Vous êtes sur la page 1sur 26

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.

1 PROINFOTEC

NDICE

O QUE A UNIBRATEC?

PROJETO PIRMIDE DIGITAL

CURSOS OFERECIDOS

SERVIOS OFERECIDOS

12

MATRCULA

18

APNDICE 1

24

APNDICE 2

25

ENDEREO DO CAMPUS UNIBRATEC

26

Pgina 2 Pgina 2

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC

O que a Unibratec?
1- Identificao
A ASBRATEC - Associao Brasileira de Tecnologia, entidade sem fins lucrativos, a mantenedora dos Cursos Tcnicos da UNIBRATEC. A marca UNIBRATEC hoje a mais conhecida no mercado de formao profissional na rea de informtica do nordeste. Somos hoje um dos principais centros de excelncia do pas na disseminao de tecnologia, atravs da educao de qualidade, objetivando a contnua qualificao dos nossos alunos no sentido de se tornarem excelentes profissionais bem como agentes de transformao dessa nova sociedade denominada moderna.

2 - Insero Regional
Alm disso, estamos tambm inseridos no contexto regional, ou seja, mantemos relacionamentos com os plos de desenvolvimento local. A forte atuao em Recife se d historicamente pelo foco da Instituio na rea de Informtica, uma vez que Recife reconhecidamente um dos principais plos de desenvolvimento de tecnologia em software do pas, irradiando esta vocao para as capitais adjacentes. Movimentos como o Porto Digital, que h quase uma dcada atrai milhes em investimentos para o centro da cidade do Recife, torna esta regio extremamente frtil para a prtica da educao tecnolgica na rea de Informtica. Os profissionais formados pela UNIBRATEC, vislumbram posicionar-se no cenrio tecnolgico regional, e o papel da instituio tem sido contribuir para o crescimento desde alcance, em sinergia com os outros plos onde h representatividade institucional.

Pgina 3

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


3 - Responsabilidade Social
Desde que foi fundada, a ASBRATEC vem se destacando pela sua atuao proativa no terceiro setor, apoiando ONGs na doao bolsas de estudo, e na capacitao de voluntrios para a multiplicao do conhecimento nas comunidades menos favorecidas. Outros Projetos em Andamento.

Projeto Pirmide Digital


Este projeto consiste em articular o setor pblico comunidade acadmica, visando fornecer qualificao e formao profissional para promover a incluso de pessoas de baixo poder aquisitivo no mercado de trabalho. Na primeira etapa do projeto, um grupo de voluntrios oriundo dos quadros docente e discente, capacitar cerca de 1.000 pessoas por ano, prselecionadas por instituies ligadas ao terceiro setor, utilizando as instalaes UNIBRATEC aos finais de semana em um curso de qualificao alicerado basicamente em trs pilares: informtica cidadania empreendedorismo.

4- Nossa Viso:
Formar profissionais ticos que mudaro o mundo atravs da tecnologia.

5- Nossa Misso
Ser um centro de excelncia em tecnologia no pas, promovendo o ensino nos nveis: tcnico, graduao, ps-graduao e extenso, permitindo a formao continuada e a preparao profissional e tica do aluno adequadas aos requisitos do mercado de trabalho, transformando a sociedade atravs da realizao de aes prticas.

6- Nossos Valores
1. Busca permanente do crescimento e da qualidade continuada; 2. Prtica da incluso social e do respeito ambiental, buscando o equilbrio da sociedade com o meio ambiente; Pgina 4 Pgina 4

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


3. Pioneirismo e inovao para o desenvolvimento sustentvel; 4. Ensino tecnolgico especializado com foco na prtica e nas necessidades do mercado.

Cursos oferecidos
Curso Tcnico em Eletrnica, nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Eletrnica para Sistemas Informatizados. Curso Tcnico em Informtica para Internet, nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Desenvolvimento de Software; Curso Tcnico em Multimdia, nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Computao Grfica; Curso Tcnico em Redes de Computadores, nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Administrao de Redes.

Pr-requisitos Bsicos:
Para se matricular em um dos cursos de nvel tcnico da ASBRATEC voc dever estar, no mnimo, cursando o ensino mdio (a partir do 1 ano) e se inscrever no processo seletivo. Para receber o Diploma de formao profissional de nvel tcnico, o aluno precisar ter concludo o ensino mdio. Caso contrrio o aluno NO RECEBER SEU DIPLOMA at que conclua o mesmo.

Curso Tcnico em Eletrnica


Nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Eletrnica para Sistemas Informatizados, atendendo as exigncias do MEC atravs do Parecer CNE/CEB n. 11/2008 quanto adequao ao Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Este curso tem como principal objetivo formar tcnicos com profundos conhecimentos de hardware, incluindo manuteno de monitores e impressoras. Completando a formao, este

Pgina 5

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


profissional estar apto a trabalhar com microcontroladores, utilizando-se de Programao de Linguagem de Controle, amplamente aplicada na automao industrial. Esse profissional ser especialmente necessrio para atender s demandas de Complexos Industriais como o que est sendo implantando na regio do Porto de SUAPE. Este curso tem por objetivo a formao do profissional de nvel superior completo na rea de programao de computadores e anlise de sistemas, nas mais diversas plataformas operacionais (Windows, Linux, Web, dispositivos mveis, etc.).

Organizao curricular
Perodo 1 Eletricidade Bsica Montagem e Manuteno de Microcomputadores Arquitetura e Implementao de Redes Ingls Instrumental Aplicado Informtica Projeto Integrador 1 2 Eletrnica Analgica Ferramentas para Otimizao e Segurana do Sistema Operacional Instalaes Eltricas Projeto Integrador 2 3 Eletrnica Digital Lgica Aplicada a Hardware Manuteno de Monitores de Vdeo 4 Projeto Integrador 3 Microcontroladores Programao de Linguagem de Controle Manuteno de Impressoras Projeto Integrador 4 5 Legislao e tica Profissional Empreendedorismo Disciplina Crditos 3 3 2 2 2,5* 4 3 3 2,5* 4 3 3 2,5* 4 3 3 2,5* 2 3 7,5** Projeto de Concluso de Curso Total de Crditos Durao do Curso: 2,5 anos * Crditos no-presenciais ** 2,5 Crditos no-presenciais e 5 crditos presenciais Caso o curso seja extinto o aluno/contratante dever ser alocado em outro similar, sujeitando-se a nova grade e valores. 62,5 Microcontroladores Programao de Linguagem de Controle Instalaes Eltricas Eletrnica Analgica Lgica Aplicada a Hardware Lgica Aplicada a Hardware Eletrnica Analgica Eletrnica Analgica Eletrnica Analgica Eletricidade Bsica Montagem e Man. de Microcomputadores Eletricidade Bsica Disciplinas Pr-requisitos

Pgina 6 Pgina 6

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


Curso Tcnico em Informtica para Internet
Nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Desenvolvimento de Software, atendendo as exigncias do MEC atravs do Parecer CNE/CEB n. 11/2008 quanto adequao ao Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Este curso tem por objetivo a formao do profissional de nvel tcnico completo na rea de programao de computadores e projeto de sistemas, nos mais diversos ambientes operacionais (Windows, Linux, Web, etc).

Organizao curricular
Perodo 1 Disciplina Lgica Aplicada ao Desenvolvimento de Software Ingls Aplicado Informtica Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software 2 Projeto Integrador 1 Desenvolvimento de Aplicaes Desktop Programao Orientada a Objetos Anlise e Projeto de Sistemas Projeto Integrador 2 3 Desenvolvimento para Ambiente Multiplataforma Programao Visual para Web Legislao e tica Profissional Design e Multimdia para Aplicao Web Projeto Integrador 3 4 Linguagem de Desenvolvimento Web de Arquitetura Aberta Linguagem de Desenvolvimento Web de Arquitetura Proprietria Empreendedorismo Projeto Integrador 4 Crditos 5 2 3 2,5* 3 4 3 2,5* 3 3 2 2 2,5* 3 3 2 4,5** Programao Visual para Web Programao Visual para Web Lgica Aplicada ao Desenv. de Software Programao Orientada a Objetos Lgica Aplicada ao Desenv. de Software Lgica Aplicada ao Desenv. de Software Banco de Dados Aplic.ao Des. de Software Lgica Aplicada ao Desenv. de Software Lgica Aplicada ao Desenv. de Software Banco de Dados Aplic.ao Des. de Software Disciplinas Pr-requisitos

Anlise e Projeto de Sistemas Desenv. de Aplicaes Desktop Desenv. para Ambiente Multiplataforma Programao Visual para Web Design e Multimdia para Aplicao Web

Total de Crditos Durao do Curso: 2 anos

50

* Crditos No-presenciais (Ver Projetos Integradores) ** 02 (dois) Crditos Presenciais e 2,5 (dois e meio) Crditos No Presenciais Caso o curso seja extinto o aluno/contratante dever ser alocado em outro similar, sujeitando-se a nova grade e valores.

Pgina 7

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


Curso Tcnico em Multimdia
Nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Computao Grfica, atendendo as exigncias do MEC atravs do Parecer CNE/CEB n. 11/2008 quanto adequao ao Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Este curso tem por objetivo a formao do profissional de nvel tcnico completo, capaz de: Criar ilustraes para o mercado publicitrio como logomarcas, folders, revistas e publicaes em geral; Manipular e editar fotografias e imagens digitais, criando composies ou realizando correes em imagens defeituosas; Elaborar modelos 3D que atendam a necessidade de trabalhos grficos. Criar animaes e vdeos para agncias de publicidade e produtoras de vdeo integrando imagem e som; Elaborar animaes com modelos virtuais que comuniquem idias de acordo com as necessidades do mercado publicitrio; Desenvolver sites para a Web, contendo contedos dinmicos e/ou multimdia.

Organizao curricular
Perodo 1 Disciplina Ferramentas de apoio a computao grfica Modelagem 3D Planejamento de impressos e animaes Ingls Instrumental Aplicado Informtica Projeto Integrador 1 2 Animao 2D para Web Animao 3D Ilustrao e diagramao de impressos Interfaces para Web Projeto Integrador 2 3 Web-Design Edio e tratamento de imagens digitais Edio de Vdeo e udio Multimdia e interfaces interativas Projeto Integrador 3 Crditos 3 3 2 2 2,5* 3 3 2 2 2,5* 3 3 2 2 2,5* Animao 2D para Web Interfaces para Web Modelagem 3D Ferramentas de apoio a computao grfica Planejamento de impressos e animaes Disciplinas Pr-requisitos

Pgina 8 Pgina 8

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


4 Projeto Grfico para Internet Legislao e tica Profissional Empreendedorismo Projeto Integrador 4 Total de Crditos Durao do Curso: 2 anos * Crditos No-presenciais (Ver Projetos Integradores) Caso o curso seja extinto o aluno/contratante dever ser alocado em outro similar, sujeitando-se a nova grade e valores. 6 2 2 2,5* 50 Edio e tratamento de imagens digitais Web-Design

Curso Tcnico em Redes de Computadores


Nova nomenclatura para o Curso Tcnico em Administrao de Redes, atendendo as exigncias do MEC atravs do Parecer CNE/CEB n. 11/2008 quanto adequao ao Catlogo Nacional de Cursos Tcnicos. Este curso tem por objetivo a formao do profissional de nvel tcnico capaz de: gerenciar redes de computadores; montar servidores para Intranets e provedores Internet, com segurana e conectividade; montar e instalar todo o hardware, desde os prprios computadores, at o cabeamento e os concentradores de rede para quaisquer tamanhos de organizaes. O curso prepara o profissional para lidar com os dois principais ambientes operacionais existentes: Windows e Linux, juntamente com inmeros aplicativos para essas duas plataformas.

Organizao curricular
Perodo 1 Disciplina Automao de Documentos Introduo a Redes e Protocolos Ingls Instrumental Aplicado Informtica Introduo ao Hardware Projeto Integrador 1 2 Sistema Operacional de Arquitetura Proprietria Montagem de Microcomputadores Mdias de Comunicao de Dados Crditos 3 3 2 2 2,5* 5 3 2 Introduo a Redes e Protocolos Introduo ao Hardware Introduo a Redes e Protocolos Disciplinas Pr-requisitos

Pgina 9

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


Projeto Integrador 2 3 Sistema Operacional de Arquitetura Aberta Equipamentos Ativos de Rede Integrao de Dados e Documentos Projeto Integrador 3 4 Segurana Aplicada a Redes em SO de Arquitetura Proprietria Segurana Aplicada a Redes em SO de Arquitetura Aberta Legislao e tica Profissional Empreendedorismo Projeto Integrador 4 Total de Crditos Durao do Curso: 2 anos * Crditos No-presenciais (Ver Projetos Integradores) Caso o curso seja extinto o aluno/contratante dever ser alocado em outro similar, sujeitando-se a nova grade e valores. 2,5* 5 3 2 2,5* 3 3 2 2 2,5* 50 Sistema Oper. de Arquitetura Proprietria Sistema Operacional de Arquitetura Aberta Introduo a Redes e Protocolos Mdias de Comunicao de Dados Automao de Documentos

Metodologia de Ensino e Avaliao Competncias e habilidades


A educao profissional, tanto no nvel tcnico quanto no superior, requer, da instituio, uma metodologia diferente de ensino e avaliao do aprendizado. Nos cursos da UNIBRATEC no poderia deixar de ser diferente. Aqui o aluno avaliado durante todo o processo de ensinoaprendizagem, e no apenas por provas escritas e outros meios tradicionais de avaliao. Para cada disciplina do curso apresentado um conjunto de competncias as quais tero que ser desenvolvidas pelo aluno. No decorrer das aulas, cada uma dessas competncias estar sendo constantemente avaliada pelo professor, que atribui indicadores de aprendizagem: NSF SFA SFS SFO No Sabe Fazer Sabe Fazer com Ajuda Sabe Fazer Sozinho Sabe Fazer e Orienta

Nas duas primeiras situaes (NSF e SFA), a competncia no ser aprovada dentro da disciplina, o que implicar em repetncia da mesma. A UNIBRATEC foi a primeira a utilizar esta

Pgina 10 Pgina 10

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


nova metodologia de ensino e avaliao, a luz da nova legislao educacional (Decreto MEC 5.154/2004).

Projetos Integradores
O componente Projetos Integradores dos cursos compem 2,5 (dois e meio) crditos nopresenciais por semestre nos cursos tcnicos. Neles sero desenvolvidas atividades interdisciplinares que tm como objetivo proporcionar maior flexibilidade curricular ao curso, j que em cada semestre letivo o aluno ser exposto a diferentes tecnologias. A proposta inicial que os Projetos Integradores possam preencher uma lacuna para interao pedaggica, onde cada um dos componentes curriculares do semestre possa, em conjunto, propor atividades, estabelecer pesquisas, realizar atividades que promovam junto aos alunos a possibilidade de realizar a transposio didtica, a partir dos contedos e prticas realizados em sala de aula. Neste mbito, a flexibilidade curricular dever ser o mote: cada equipe de professores de cada semestre reunir-se- para definir tais atividades semestrais. Assim sendo, os projetos realizados em um semestre letivo no sero, necessariamente, os mesmos do semestre subsequente, dado o carter inovador s mudanas da rea profissional de INFORMTICA.

Bases tecnolgicas
Entendemos por Bases Tecnolgicas o conjunto de ferramentas, tcnicas, metodologias (software e hardware) empregadas no currculo dos cursos de modo a proporcionar a construo das competncias no futuro profissional. A UNIBRATEC se reserva, neste peculiar, o direito de modific-las, remov-las e/ou adapt-las s reais necessidades do mercado regional e global. Neste aspecto, a equipe tcnico-pedaggica da Rede soberana e bastante suficiente para eleger tais bases tecnolgicas. Assim sendo, toda e qualquer base tecnolgica que figure em materiais promocionais da Instituio poder ser modificada ou suprimida ao longo do curso.

Matrculas e mensalidades
Os valores praticados pelo ASBRATEC para as matrculas e mensalidades dos cursos, bem como este edital, esto disponveis neste manual e no Site Unibratec, no endereo http://unibratec.edu.br.

Pgina 11

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


Diplomas
A UNIBRATEC confere diploma reconhecido pela Secretaria Estadual de Educao, em nvel tcnico, aos concluintes dos Cursos Tcnicos, mediante requerimento por escrito junto a secretaria, desde que sejam portadores de certificado de concluso do ensino mdio (2 grau), que tenham concludo todas as disciplinas do curso em, no mximo, 5 anos.

Acelerao dos estudos


Ao incio de cada semestre letivo, o aluno poder solicitar, na poca prevista no Calendrio Escolar, exames de competncia visando dispensa de disciplinas em que julgar dominar os conhecimentos, no semestre vindouro. Atravs destes possvel acelerar os estudos desde que todas as competncias previstas nas respectivas disciplinas sejam devidamente avaliadas com xito. O amparo legal deste procedimento consta do Decreto Federal 5.154/2004 do Ministrio da Educao.

Servios oferecidos
Departamento de Estgio e Empregabilidade Estgio Curricular NO Obrigatrio.
O Estgio Supervisionado uma atividade Educativa que visa oferecer ao aluno vivncia profissional real, facilitando seu acesso ao mercado de trabalho, alm de consolidar os conhecimentos apreendidos ao longo do curso. A instituio oferece um Departamento de Estgio e Empregabilidade, cuja funo agir como facilitador na captao de oportunidades de estgio e trabalho, bem como acompanhar e supervisionar os estgios dos alunos da Rede. O Estgio consiste em proporcionar ao aluno uma vivncia no meio profissional, submetendo-o ao mercado atravs de empresas que firmam convnios com instituies voltadas alocao de estagirios, de acordo com a Lei Federal N 11.788 de 25/09/2008.

Pgina 12 Pgina 12

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


O Estgio:
Ser vivenciado durante o curso, podendo ser iniciado, no mnimo, aps a concluso do primeiro semestre letivo; O estgio NO obrigatrio para a obteno do Diploma de concluso do curso. A ASBRATEC NO garante estgio, emprego ou oportunidade de trabalho para seus alunos, no se responsabilizando por eventuais frustraes dos mesmos durante ou aps o processo de aprendizagem. Os mecanismos oferecidos pela instituio devem ser encarados como meros fomentadores de trabalho e negcio, dependendo essencialmente do aluno e de seu desempenho no seu sucesso profissional.

Empregabilidade
O mercado de informtica seguramente um dos mais ricos do mundo, e as carreiras profissionais nesta rea so bastante promissoras. Todos os alunos das primeiras turmas de egressos dos cursos superiores da UNIBRATEC esto inseridos no mercado de trabalho, e cerca de 60% destes profissionais tiveram seu primeiro contato com este mercado antes de conclurem o primeiro ano de curso. Portanto a nossa instituio continua com altos ndices de empregabilidade no mercado de trabalho.

Banco de talentos
Todos os alunos participam do Banco de Talentos do Departamento de Estgio e Empregabilidade. Trata-se de um servio oferecido para empresas e rgos pblicos da regio, que possibilita a seleo dos perfis mais adequados para cada necessidade requisitada.

Projetos de extenso em andamento


Outro projeto em andamento o de Incluso Digital, que visa utilizar o parque de laboratrios da ASBRATEC para a capacitao bsica de jovens carentes atravs do apoio voluntrio de toda a comunidade: alunos, funcionrios, professores, famlia, organizaes no governamentais, etc. Pgina 13

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


Qualidade de ensino Corpo docente
Nos cursos UNIBRATEC no h preocupao apenas com a titulao de seus professores. Antes de qualquer coisa, esses professores tm que ser profissionais experientes no mercado, e com alta reputao e competncia tcnica. Tambm temos uma preocupao com a eficincia didtica e pedaggica de seu corpo docente, que submetido previamente a um rigoroso processo seletivo denominado Homologao. Este trabalho se perpetua com as constantes avaliaes de desempenho docente aplicadas pela Coordenao de Curso durante os perodos letivos. por isto que, nos cursos UNIBRATEC, voc aprende com quem faz.

Portal 28 Horas
A UNIBRATEC acompanha voc at sua casa. Atravs da Internet, vrios servios so oferecidos durante 24 horas/dia. Ao ingressar nos cursos UNIBRATEC voc tem direito a um login de acesso ao Portal 28 Horas. por isto que estudar na UNIBRATEC estudar em uma Escola 28 horas (24 horas em casa e 4 no Campus).

Laboratrios
Um dos maiores diferenciais dos cursos UNIBRATEC , sem dvida, o percentual de aulas prticas que so ministradas, na maior parte do tempo, em sofisticados laboratrios de informtica, com, no mximo, dois (02) alunos por computador. Nossos equipamentos so conectados Internet de Banda Larga. A instituio tambm oferece laboratrios especficos para trabalho com hardware (montagem e manuteno de computadores), laboratrio de eletrnica, estdio de fotografia, Atelier de Design, salas de aula equipadas com recursos audiovisuais, e biblioteca com computadores disponveis para pesquisa fora do horrio curricular.

Inscrio no Processo Seletivo


PROGRAMA DE INCENTIVO FORMAO PROFISSIONAL DE GRADUAO - PROINFOTEC A UNIBRATEC, ciente dos investimentos que esto sendo implantados em Pernambuco, bem como a falta de mo de obra qualificada aliada ao baixo poder aquisitivo de uma parte considervel da populao, vem contribuir para minimizar essa desigualdade oferecendo o Pgina 14 Pgina 14

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


PROINFOTEC, no qual oferecer 100 (cem) vagas em seus cursos de tcnicos no processo seletivo 2012.1- PROINFOTEC a um valor diferenciado, desde que as parcelas sejam pagas na data dos seus respectivos vencimentos. PARA SE HABILITAR AO PROGRAMA PROINFOTEC O CANDIDATO OU RESPONSAVEL FINANCEIROS DEVER APRESENTAR COMPROVADAMENTE UMA REMUNERAO ENTRE 01 E 04 SALARIOS MNIMOS E SER SUBMETIDO A UMA ENTREVISTA. O BENEFICIADO PELO PROGRAMA PERMANECER COM OS BENEFCIOS DO MESMO DESDE QUE PERMANEA NO CURSO E TURNO EM QUE FOI APROVADO INICIALMENTE. A MANUTENO DO ALUNO NO PROGRAMA E CONSEQUENTEMENTE A CONCESSO DO BENEFCIO DEPENDER DO SEU DESEMPENHO ACADEMICO NOS SEMESTRE SUBSEQUENTES.

Entrada:
Refere-se ao semestre letivo com incio em Fevereiro de 2012. Para fins de contrato, o semestre composto de 06 parcelas devendo a primeira parcela ser paga no ato da matrcula e as demais no dia 05 de cada ms subseqente. Se o dia 05 do ms coincidir com final de semana ou com um feriado, a data de pagamento da parcela ser postergada para o 1. dia til deste ms.

Inscries:
A sua inscrio poder ser feita a partir de sua prpria casa via Internet, ou no Campus da
UNIBRATEC, sito AV. Mascarenhas de Moraes, 4989, Imbiribeira Recife PE., em data e

horrio previsto no apndice 1 deste manual. As inscries do Processo Seletivo da UNIBRATEC sero realizadas diretamente no site, e o exame ser aplicado em datas agendadas, conforme calendrio constante neste manual no apndice1. Isto facilita bastante o seu acesso a todas as opes deste processo seletivo. Agora siga as instrues abaixo, passo a passo:

1.

Leia atentamente o contedo deste manual para formar a sua opinio sobre qual a melhor opo de curso e turno para atender s suas expectativas.

2.

De posse de seu documento de identidade, um computador com acesso Internet e uma impressora (laser ou jato de tinta), acesse o site do endereo: Pgina 15

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


http://unibratec.edu.br Caso voc no tenha acesso a internet, procure o campus UNIBRATEC onde voc ter toda uma equipe treinada e preparada para lhe prestar suporte e orientao em todas as fases do processo.

3.

Clique no link Inscries aqui na janela Processo Seletivo 2012.1 - PROINFOTEC ou no link Vestibular na parte superior no site, onde voc encontrar links para: Consultar informaes para todos os cursos oferecidos; Baixar os manuais dos cursos; Baixar o Adobe Reader, programa necessrio para visualizao do manual (caso no esteja instalado no computador em uso, baixe-o e instale-o); Fazer / Alterar a inscrio atravs do formulrio eletrnico; IMPORTANTE: A leitura completa do manual do candidato OBRIGATRIA para que voc possa se inscrever no Processo Seletivo. Ao se inscrever, voc est declarando que leu todo o manual e concorda integralmente com seu contedo.

4.

Para a inscrio no processo seletivo informe a sua identidade no campo RG e clique no boto OK.

5.

Aparecer a pgina contendo um formulrio eletrnico de inscrio. Este formulrio auto-explicativo e de fcil utilizao. Mas se voc tiver alguma dvida, entre em contato com o Campus UNIBRATEC, atravs do telefone +55(81) 3339-0998 ou pelo e-mail: atendimento@unibratec.edu.br.

6.

Preencha os dados relativos s suas informaes pessoais e clique no boto Avanar.

Pgina 16 Pgina 16

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


7. 8. 9.
Responda o questionrio scio-econmico e clique no boto Avanar. Preencha o formulrio do curso e clique no boto Concluir Inscrio. A pgina com a confirmao da inscrio ser exibido. Imprima esta pgina para seu controle.

10. Clique na logomarca do Banco. Isto far aparecer uma pgina contendo a imagem do
boleto bancrio gerado automaticamente de acordo com os dados que voc forneceu. Confirme o valor da inscrio correspondente ao curso que voc optou e clique no boto Imprimir.

11. Efetue o pagamento em alguma agncia bancria e guarde o boleto e o comprovante de


pagamento para apresent-los no ato da realizao do exame seletivo.

Taxa de Inscrio
A UNIBRATEC no cobra taxa de inscrio no processo seletivo dos cursos tcnicos.

Consideraes sobre a Inscrio Inscrio duplicada


O candidato que se inscrever mais de uma vez neste mesmo processo seletivo ter anulada a sua primeira inscrio. Se as duas inscries tiverem sido feitas em uma mesma data, caber a comisso organizadora do exame decidir por uma delas.

Alterao dos dados cadastrados na inscrio


Apenas os dados pessoais e as informaes sobre o curso e o turno escolhidos podero ser alterados. Os dados relativos ao dia, horrio e local das provas so gerados pelo sistema, no podendo, portanto, ser modificados. Tambm no poder haver mudana entre os cursos de nvel tcnico e superior, e vice-versa.

Pgina 17

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC

Matrcula
A matrcula obrigatria em at 3 dias teis horas da data da inscrio

OBS: Na impossibilidade de comparecimento do candidato, esta dever ser feita na data e horrio previstos, atravs de procurao particular, com poderes especficos e com firma reconhecida. O procurador apresentar original de sua cdula de identidade e cpia da mesma anexada ao processo, alm da prpria procurao, e de toda a documentao exigida para o aluno. O no comparecimento, no dia estabelecido, para a matrcula, ou a no apresentao da documentao exigida, acarretar na perda da vaga obtida.

Documentao exigida para Matrcula


O candidato dever comparecer matrcula presencial, munido de: Uma foto 3x4 recente; Original e cpia de: o Cdula de identidade (prprio e do responsvel financeiro); o CPF (prprio e do responsvel financeiro); o Prova de quitao com o servio militar; o Certido de nascimento ou casamento; o Comprovante de residncia atualizado (prprio e do responsvel financeiro/fiador); Cpia autenticada: o Do certificado/histrico de concluso do ensino mdio (2 grau) para os alunos que concluram o ensino mdio; o Do comprovante de renda (prprio e do responsvel financeiro); Para os estudantes do ensino mdio ainda em curso, ser exigida a cpia autenticada de: Declarao de matricula do ensino mdio, constando: o nmero da Portaria ou Decreto de Autorizao pela SEE ou MEC; o a data do registro em Dirio Oficial Pgina 18 Pgina 18

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


Esta declarao dever apresentar-se em papel timbrado, com assinatura do(a) secretrio(a) pedaggico(a) ou diretor, com os respectivos carimbos de identificao, contendo seus nmeros de autorizao. Aps a apresentao e conferncia da documentao acima, ser realizado o cadastro do aluno no sistema informatizado da ASBRATEC, impresso o boleto bancrio para pagamento da matricula e impresso o contrato de prestao de servio educacional, com assinatura das partes.

Alunos menores
Os alunos menores de 18 anos devero comparecer, no ato da matrcula, acompanhados de seus pais ou responsveis, com a documentao acima.

Responsvel Financeiro
A ASBRATEC, entidade mantenedora dos Cursos Tcnicos da UNIBRATEC, poder exigir, a qualquer tempo, responsvel financeiro para o contrato de prestao de servios educacional, desde que o aluno, ou o responsvel legal no tenha renda prpria ou tenha seu nome em cadastro de restrio ao crdito. No ato da Matrcula o aluno ou seu responsvel legal ou financeiro, assinar o contrato de prestao de servios. A instituio reserva-se no direito de consultar o CPF do aluno, responsvel leal ou financeiro, junto aos Sistemas de Proteo de Crdito. Em caso de restrio, o aluno dever apresentar, no prazo de 24 horas, pessoa idnea para celebrar o contrato, sob pena de, caso no o apresente em tempo, perder a vaga no curso. A ASBRATEC reserva-se no direito de no celebrar contrato com aluno ou responsvel legal que tenha restrio de crdito.

Desistncia aps a Matrcula


Em caso de desistncia antes do inicio das aulas, o aluno dever comunicar por escrito e via requerimento protocolado na secretaria do ASBRATEC, que devolver 20% (vinte por cento) do

Pgina 19

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


valor pago a ttulo de matricula, retendo o percentual restante a ttulo de ressarcimento de despesas inerentes ao processo de matricula.

Nmero Mnimo de Alunos


A existncia de turmas est condicionada ao preenchimento do nmero mnimo de 25 alunos matriculados, conforme especificado no contrato de prestao de servios educacionais.

Horrios de aula
Tabela 01

Tarde 14:00h s 18:20h

Noite 18:30h s 22:25h

Os horrios acima podero sofrer pequenas modificaes no decorrer do curso, de modo a atender s peculiaridades acadmicas, mantendo-se, porm, os turnos estabelecidos acima. Os dias de sesta e sbado, caso seja necessrio, podero ser utilizados para aulas, revises, reposio de contedos e avaliaes, a critrio da Instituio.

Quadro de vagas
Tabela 02

Tcnico em Eletrnica Turma A (Segundas e Quartas) 50 50

Tcnico em Informtica para Internet Turma A (Segundas e Quartas) --50 Turma B (Teras e Quintas) 50 50

Tcnico em Multimdia Turma A (Segundas e Quartas) 50 50

Tcnico em Redes de Computadores Turma A (Segundas e Quartas) --50 Turma B (Teras e Quintas) 50 50

Tarde Noite

A UNIBRATEC RESERVA NESTE ATO 100 (CEM) VAGAS AO PROGRAMA DE INCENTIVO FORMAO PROFISSIONAL DA SEGUINTE FORMA: 25 VAGAS PARA O CURSO TCNICO EM ELETRNICA; 25 VAGAS PARA O CURSO TCNICO EM INFORMTICA PARA INTERNET; 25 VAGAS PARA O CURSO TCNICO EM MULTIMDIA; 25 VAGAS PARA O CURSO TCNICO EM ELETRNICA.

Pgina 20 Pgina 20

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC

Matrculas e Mensalidades
A matrcula representa o vnculo do aluno com a instituio, e sempre efetuada semestralmente mediante instrumento contratual prprio, assinado entre o aluno ou responsvel, e a ASBRATEC. As mensalidades, assim como a matrcula, so valores resultantes do parcelamento do semestre letivo. A matrcula equivale ao valor de uma mensalidade. As matrculas devero ser pagas antes do incio de cada semestre letivo. A cada semestre o aluno dever pagar o valor da matrcula e de mais 5 (cinco) mensalidades. Os perodos de matrcula sero agendados de acordo com o calendrio escolar afixado nos quadros de avisos e/ou site da instituio na Internet. As matrculas e mensalidades do ASBRATEC esto em consonncia com a Lei n 9.870/99, art 1, 3:
Tabela 03

CURSOS TCNICOS
Turnos Valor da Matricula / Mensalidade Tarde Noite

R$ 263,25

R$ 315,90

Para PROINFOTEC ver tabela 04

Aps o vencimento 2% de multa e juros de mora pro rata de 1% ao ms. Os valores praticados acima podem sofrer alteraes devido a reajustes conforme previsto na n 9.870/99. As mensalidades descritas no quadro anterior referem-se ao valor mximo de crditos pagos pelo aluno, ou seja, considerando que este esteja cursando todas as disciplinas de um semestre letivo. O aluno ter que se matricular em todas as disciplinas do primeiro semestre letivo de seu curso, a menos que seja dispensado por xito em exames de competncia. A quantidade de mensalidades fixa, independente de eventuais atrasos ou variaes no calendrio escolar. Assim, portanto, elas so caracterizadas como parcelas de um valor montante. J, por motivo de atualizao do currculo escolar, ser facultado ao aluno que Pgina 21

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


estar em curso, atravs de votao por turma, o seu enquadramento a um novo programa curricular, o que, neste caso, poder repercutir em mudanas no valor e quantitativo de mensalidades. A prestao do servio educacional poder sofrer reajuste anual.

PROGRAMA DE INCENTIVO FORMAO PROFISSIONAL


As mensalidades, assim como a matrcula, dos alunos beneficiados com o PROINFOTEC sero da forma abaixo:
Tabela 04

CURSOS TCNICOS
Turnos Valor da Matricula / Mensalidade Tarde Noite

R$ 210,60

R$ 236,15

Aps o vencimento 2% de multa e juros de mora pro rata de 1% ao ms. Todas as demais regulamentaes concernentes a matricula e mensalidade so iguais aos demais alunos que no fazem parte do presente programa. Os perodos de matrcula sero agendados de acordo com o calendrio escolar afixado nos quadros de avisos e/ou site da instituio na Internet.

Mensalidade mnima
O primeiro perodo dever ser cursado integralmente e a partir do segundo perodo, o aluno dever cursar no mnimo o equivalente a 50% (cinqenta por cento) da carga horria do semestre, o que equivale a 50% da mensalidade exibida no quadro anterior.

Renovao de matricula
A Renovao de matricula (re-matrcula) ser feita semestralmente, exclusivamente nas datas previstas no Calendrio Escolar. De conformidade com a Lei n 9870/99 o ASBRATEC NO RENOVAR a matricula de alunos com quaisquer tipo de pendncia financeira, disciplinar ou junto biblioteca. Pgina 22 Pgina 22

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC


O aluno que no realizar a renovao de matrcula nas datas estipuladas no Calendrio Escolar alm de perder o desconto, poder perder sua vaga e, consequentemente, seu vnculo com a instituio.

Pgina 23

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC

Apndice 1
Calendrio do processo seletivo
Tabela 08

Evento
Download dos manuais de inscrio (GRTIS) Inscries Matrcula

Perodo
11/11/2011 a 28/01/2012 11/11/2011 a 27/01/2012 At 3 (trs) dias teis da inscrio No ato da matrcula

Horrio
24 horas por dia 24 horas por dia Das 09h00 s 21h00

Local
NO SITE unibratec.edu.br NO SITE unibratec.edu.br Campus UNIBRATEC

Solicitao de exames de dispensa de competncia Aplicao dos exames de dispensa de competncia Vencimento das mensalidades Trancamento de curso Substituio de disciplina

No ato da matrcula

Campus UNIBRATEC Campus UNIBRATEC Rede bancria nacional Campus UNIBRATEC No Campus UNIBRATEC

Consultar calendrio das disciplinas no ato da matricula Dia 05 de cada ms At 30/04/2012 At 15 dias da assinatura do contrato de prestao de servios educacionais Horrio bancrio Das 09h00 s 21h00 Das 09h00 s 21h00

Pgina 24 Pgina 24

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC

Apndice 2
Taxas praticadas
Tabela 09

Itens
Avaliao de Currculo para Dispensa de Disciplina Ementa de Disciplina Exame de dispensa (competncia) por disciplina (TCNICO) Expedio de certido de concluso de curso (1 via) Expedio de segundas vias de declarao (Semestre atual) Expedio de segundas vias de diploma / certificado Histrico Escolar Ingresso via portador de diploma Ingresso via transferncia de outras Instituies de Ensino Mudana de curso Mudana de turno Mudana de curso em conjunto com mudana de turno Reposio de Prova (2 Chamada) Reviso de prova por banca examinadora Taxa de substituio de disciplina Taxa de trancamento de perodo Transferncia para outras Instituies de Ensino Segunda via de carto de acesso Segunda via de boleto

Taxa
R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 75,00 Gratuito R$ 10,00 R$ 30,00 R$ 15,00 Gratuito Gratuito R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 60,00 R$ 70,00 R$ 75,00 Gratuito R$ 100,00 R$ 75,00 R$ 10,00 R$ 5,00

As taxas supramencionadas esto sujeitas alteraes a qualquer tempo, segundo o aumento dos custos operacionais da instituio. Essa tabela esta disponvel na Secretaria da instituio e afixada nos quadros de aviso da ASBRATEC.

Pgina 25

PROCESSO SELETIVO | CURSOS TCNICOS 2012.1 PROINFOTEC

Endereo do Campus UNIBRATEC


Recife:
Av. Marechal Mascarenhas de Morais, n 4989 - bairro - Imbiribeira Recife/PE CEP: 51150-002 Telefone (81)3339.0998 unibratec.edu.br
atendimento@unibratec.edu.br ou ouvidoria@unibratec.edu.br

OBS: A ASBRATEC reserva-se no direito de mudar o endereo do campus, por questes estruturais ou de adaptabilidade s necessidades institucionais.

Pgina 26 Pgina 26

Vous aimerez peut-être aussi