Vous êtes sur la page 1sur 2

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU

Disciplina: LEGISLAO AMBIENTAL


CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM GESTO AMBIENTAL DISCIPLINA: AVALIAO AMBIENTAL ESTRATGICA Professora: Adriana Christina Pinto Rodrigues Aluno: Francimar de Arajo Galvo Cidade: Jardim do Serid-RN Telefones: (84) 3472-2887 (84) 9911-7607 Atividade: n 02 Turma: Licenciamento Ambiental Data: 19-09-2009.

O USO DA AVALIAO AMBIENTAL ESTRATGICA NA ELABORAO DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A EXPERINCIA DO SERID POTIGUAR.
A Avaliao Ambiental Estratgica ainda uma ao no muito utilizada no Brasil. As experincias de planejamento adotando os princpios de AAE foram implantados no Brasil somente em fins da dcada de 1980, inicialmente inspirada e influenciada pela legislao americana. De forma geral, essa prtica se apresenta como uma proposta de planejamento capaz de gerar resultados relevantes n]o contexto do processo de desenvolvimento tornando possvel que tal desenvolvimento seja intensificado de forma a que se alcance a sustentabilidade almejada. Uma das formas de para o alcance da sustentabilidade desenvolver um planejamento devidamente fundamentado em princpios que permitam o incremento de mudanas nos diversos setores responsveis pelo desenvolvimento de uma determinada regio e/ou espao geogrfico. Um exemplo de uso de tcnicas aplicadas a AAE ocorreu na Regio do Serid Potiguar nos ltimos anos da dcada de 1990 quando se procedeu a elaborao do Plano de Desenvolvimento Sustentvel do Serid. Esse plano foi elaborado a partir de uma grande articulao que envolveu vrias instncias da sociedade regional, tendo como princpio bsico apoiar o desenvolvimento de polticas e planos com um componente ambiental mais fortalecido permitindo que, o desenvolvimento da regio pudesse ocorrer totalmente a partir da implementao de programas e projetos que tornassem possvel o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentvel. Dentro do contexto de elaborao do Plano do Serid esteve includa a Microrregio do Serid Oriental. O plano se concretizou a partir de um amplo diagnstico respaldado pela participao de organismos da sociedade civil, e, poder pblico dos municpios e das demais instncias dos governos estadual e federal, tendo participado diversos especialistas de vrias reas do conhecimento. Os recursos financeiros utilizados na elaborao do plano foram resultantes de emprstimo internacional consolidado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte junto ao Banco Mundial, tendo sido o IICA (Instituto Interamericano de Cooperao na Agricultura) o organismo responsvel pela elaborao do planejamento. A metodologia de elaborao foi desenvolvida considerando-se cinco dimenses do desenvolvimento regional, a citar: dimenso econmica, dimenso poltico-institucional, dimenso scio-cultural, dimenso tecnolgica e, dimenso ambiental. Com base nas formas de Avaliao Ambiental Estratgica (AAE) conclui-se que, no caso especfico do Plano do Serid fora utilizada a forma de Avaliao Ambiental Regional, comumente utilizada pelo Banco Mundial para avaliao das implicaes ambientais de mbito regional de propostas de desenvolvimento multisetorial, em uma determinada rea e por determinado tempo.
1 SGAS 603 conj. C - CEP: 70.200-630 - Braslia/DF - Tel. (61) 3218-8331 www.posead.com.br - academico@posead.com.br

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU


Disciplina: LEGISLAO AMBIENTAL

O Plano de Desenvolvimento Sustentvel do Serid resultou em um amplo documento no qual consta uma srie de projetos voltados para o desenvolvimento regional em todas as suas dimenses. No entanto, depois de quase dez anos da elaborao do plano muito pouco foi implantado com base em um plano que foi um dos grandes exemplos de participao popular na elaborao de um planejamento. At os dias atuais, todos queles atores sociais que tiveram a oportunidade de participar de to amplo processo sonham com a implantao dos programas e projetos emanados de tal poltica por acreditarem que se tal vier a ocorrer estaremos diante de uma maneira transparente de governar e, principalmente, teremos a oportunidade de alcanar o que tanto almejamos durante tal elaborao, ou seja, teriamos um desenvolvimento fincado em aes que respeitariam o meio ambiente e, que seriam condutoras de um modelo de desenvolvimento sustentvel com ampla participao da sociedade civil organizada em sua gesto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ABREU, MNICA CAVALCANTI S DE. Modelo de Avaliao da Estratgia Ambiental: Uma Ferramenta Para a Tomada de Deciso. Tese de Doutorado. UFSC. Florianpolis. 2001.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Planejamento e Finanas SEPLAN. Plano de Desenvolvimento Sustentvel da Regio do Serid do Rio Grande do Norte. Diagnstico, Volume 1. Caic-RN, 2000. RIO GRANDE DO NORTE. Instituto de Desenvolvimento Econmico e do Meio-Ambiente. Procedimentos e Aspectos Legais do Licenciamento Ambiental das atividades de Explorao e Produo (E&P) no Estado do Rio Grande do Norte. Natal, RN, 2004.

2 SGAS 603 conj. C - CEP: 70.200-630 - Braslia/DF - Tel. (61) 3218-8331 www.posead.com.br - academico@posead.com.br

Vous aimerez peut-être aussi