Vous êtes sur la page 1sur 7

5

HIDROCEFALIA Hidrocefalia uma palavra que se origina do grego: Hidro significa gua, cfalo cabea, que caracteriza uma doena congnita (Adquirida desde o nascimento) ou adquirida onde ocorre um acmulo anormal de lquido (Lquido Cefalo-Raquidiano, liquor ou LCR) em reas especficas do crebro chamadas de ventrculos. O LCR produzido nos ventrculos e nos plexos coriides, circulam atravs de um sistema de canais no Sistema Nervoso Central e absorvido na corrente sangnea. O lquor tem grande importncia na proteo do SNC visto que ele auxilia no amortecimento de impacto e por ser completamente esteril no permite tambm a entrada de qualquer substncia ou microorganismo que possa lesar o crebro. Na hidrocefalia ocorre um desequilbrio deste lquor em relao a quantidade produzida e a reabsorvida, como consequncia, isso leva ao aumento do ventrculo e da presso no crebro.

FISIOPATOLOGIA Os dois mecanismos de formao do LCR incluem a secreo pelos plexos corides e a drenagem linftica pelo liquido extracelular do crebro. Porm, grande parte do lquido cefalorraquidiano segregada pelos plexos corides, uma estrutura presente no sistema ventricular do encfalo, mas cerca de um quarto produzido no endotlio parenquimatoso a partir de um mecanismo de ultra filtrao do plasma. Uma criana normal capaz de produzir 20 ml de LCR por hora, onde o volume total de LCR aproxima-se de 50 ml no recm-nascido e 150 ml no adulto. Partindo dos ventrculos laterais, o LCR chega ao terceiro ventrculo atravs dos forames intraventriculares de Monro e atravessa o aqueduto cerebral e ganha o quarto ventrculo. A partir da, atravessa os forames de Luschka e de Magendie e atinge as cisternas na base do encfalo. Circula, ento em direo s concavidades dos hemisfrios cerebrais, sendo absorvido principalmente pelas vilosidades aracnides.

CAUSAS DA HIDROCEFALIA A hidrocefalia congnita est relacionada principalmente a trs causas, embora possam haver outras:

Gentica: Heredietaridade; Espinha Bfida; Prematuridade do beb.

A hidrocefalia adquirida pode ser causada por:

Infeces:

Caxumba,

Citomegalovirus,

Hepatite,

Poliomielite,

Toxoplasmose, Varicela, Varola;


Hemorragia intraventricular; Meningite; Traumatismos; Tumores; Cistos: Cisto aracnide, cisto ependimrio, cistos embrionrios

subcalosos e cisto retrocerebelar;

Estenose do Aqueduto Sylvius.

CLASSIFICAO A Hidrocefalia classificada conforme a causa: Obstrutiva (No-comunicante) causada por bloqueio no sistema ventricular do crebro, impedindo que o lquido crebro-espinhal flua devidamente pelo crebro e a medula espinhal (Espao subaracnideo). A obstruo pode apresentar no nascimento ou aps. Um dos tipos mais comuns a estenose do aqueduto, que acontece por causa de um estreitamento do aqueduto de Sylvius. No-obstrutiva (Comunicante) resultado de dficit da produo do lquor ou de sua absoro. Sendo mais comuns nos sangramento no espao subaracnideo. Pode estar presente ao nascimento (especialmente os bebs pr-maturos) ou podem acontecer depois. Presso Normal um tipo de hidrocefalia adquirida comunicante no qual os ventrculos esto aumentados, porm no ocorre aumento da presso,sendo mais comum em idosos. Podendo ser resultado de trauma ou doena, mas as causas ainda no so bem descritas.

QUADRO CLNICO As manifestaes clnicas vo depender de inmeros fatores como idade do paciente, grau de fechamento das suturas cranianas, aumento da presso intracraniana, mecanismos de compensao e da severidade do processo causal. No lactente, como as suturas cranianas encontram-se em fase inicial de resoluo, os sinais e sintomas so bastante aparentes. O mais notvel o permetro ceflico, desproporcionalmente alto, sendo o aumento progressivo aparente durante as primeiras

semanas de vida, acompanhado de um alargamento das suturas, abaulamento das fontanelas anteriores e as veias do couro cabeludo ingurgitam-se. O sinal dos tratos longos, incluindo reflexos tendneos vivos, espasticidade, clona (particularmente em membro inferior) e sinal de Babinski comuns em virtude do estiramento e ruptura das fibras corticoespinhais que se originam da regio do crtex motor para o membro inferior. Apresenta-se sinal dos olhos em sol-poente (desvio para baixo), sndrome piramidal (especialmente em membros inferiores), irritabilidade, prostrao, anorexia e episdios de vmitos. Em crianas maiores, com suturas cranianas parcialmente fechadas, o quadro clnico, em geral menos evidente. Ainda assim pode sobrevir cefalia, vmitos (geralmente em jato), irritabilidade, letargia, falta de apetite, sinal de Mcewen ( percusso do crnio, tem-se sensao deste ser semelhante a um pote rachado), papiledema, paralisia do nervo abducente, macrocefalia, alteraes endcrinas e hipotalmicas, alterao do aprendizado espasticidade de membros inferiores. Em alguns casos, as crianas apresentam uma evoluo pouco assintomtica no primeiro ano de vida. Assim, podem apresentar um nico indcio de hidrocefalia como o crescimento anormal da cabea e terem um comportamento normal, com boa alimentao e desenvolvimento motor adequado. Entretanto, freqentemente estas crianas alimentam-se pouco, so facilmente irritveis, apresentam vmitos recorrentes e quanto ao desenvolvimento das habilidades motoras, so atrasadas, embora algumas crianas progridam de modo normal.

DIAGNSTICO O ultra-som ainda tem sido o meio mais eficaz e rpido de diagnosticar precocemente a hidrocefalia no perodo gestacional, podendo ainda serem utilizados tomografias computadorizada (TC) que pode ser considerada um meio simples e bastante confivel para avaliao da hidrocefalia. Demonstra nitidamente a posio e o tamanho dos ventrculos e do espao subaracnideo. No seguimento ps-operatrio, possvel analisar a exata posio do cateter ventricular em crianas com derivao ventricular, determinar o tamanho dos ventrculos e discernir as causas de mau funcionamento da derivao, a ressonncia magntica(RM) permite delimitar as reas afetadas com preciso.

TRATAMENTOS CLNICOS E CIRRGICOS

O tratamento clnico s realmente eficaz nos casos leves onde a causa pode ser removida sem teraputica cirrgica.

A derivao controla a presso dos ventrculos, drenando o lquor em excesso, sendo este reabsorvido na corrente sangunea, evitando assim, que o quadro se agrave. Os sintomas causados pela presso elevada habitualmente melhoram. Entretanto, o dano ao tecido cerebral permanece. Para a maioria dos pacientes com hidrocefalia infantil, uma nica operao no suficiente, sendo necessrias mltiplas revises para acomodar o crescimento. Em bebs a termo, um shunt implantado no perodo neonatal necessitar de pelo menos uma reviso antes do desenvolvimento completo da criana. J nos bebs prematuros, o nmero de revises maior, sendo necessrio o alongamento do shunt original no primeiro ano de vida. Outro mtodo utilizado para tratamento cirrgico consiste nas derivaes intracranianas, que est indicado para hidrocefalias no comunicantes. Consiste na realizao de fstulas entre o espao subaracnideo e o sistema ventricular. Podem ocorrer defeitos ou mesmo infeco na vlvula por isso os familiares devem ser avisados e estarem atentos a possveis problemas ocasionados pelas vlvulas para que o quanto antes se tome as devidas providncias.

TRATAMENTO FISIOTERAPUTICO H diferentes aspectos no trabalho da fisioterapia em crianas com hidrocefalia. O primeiro deles a avaliao das capacidades e dificuldades do beb ou da criana. O segundo aspecto o tratamento da criana para ampliar sua funo, melhorar a capacidade de vida e modificar o produto final diante dos dficits neurolgicos e motores, incluindo questes de desenvolvimento cognitivo, comunicao, social e emocional. O terceiro a adaptao das necessidades da criana, com o tempo, necessria para que se possa avaliar os efeitos da interveno e planejar o tratamento futuro. O fisioterapeuta deve adotar medidas para prevenir complicaes secundrias como escoliose, hipercifose, lordose, facilitar o desenvolvimento sensrio-motor, preparar a criana para deambulao se for possvel ou tornar essa deambulao mais independente, facilitar e treinar as atividades de vida diria, promover o desenvolvimento scio-emocional, orientar os familiares quanto s estratgias adequadas e engaj-los no manejo dos problemas juntamente com os professores da escola. Alguns pacientes com hidrocefalia apresentam certo grau de deficincia cognitiva. O tratamento consiste em estimular o desenvolvimento motor normal, dependendo da seqela e do atraso acarretado pela patologia. O peso da cabea volumosa faz com que algumas crianas demorem muito a firmar a cabea, o desenvolvimento geral da motricidade apresenta um

atraso correspondente, o que leva a criana a sentar mais tarde do que deveria e a manuteno do equilbrio se instala mais tardiamente. Deve-se trabalhar o tnus muscular, o equilbrio, orientar o uso de rtese quando necessrio, prevenir deformidades atravs do alongamento e fortalecimento muscular, uso de talas, posicionamento adequado, descarga de peso, fazer exerccios para propriocepo corporal e exerccios respiratrios. Durante o primeiro grau escolar, muitas crianas com hidrocefalia so submetidas a uma reviso da derivao para alongar a sonda de drenagem. Se for necessrio trocar toda a derivao, pode haver algum dficit nas habilidades fsicas. A fisioterapia intensiva ser efetiva durante esse perodo, para restaurar os graus de funes anteriores da criana

10

CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho evidenciou a grande importncia de um diagnstico precoce da patologia, podendo assim tratar e restabelecer a funes normais de uma criana com hidrocefalia, onde a fisioterapia ser efetiva durante esse perodo, para restaurar os graus de funes da criana.

11

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS Wong,fundamentos de enfermagem peditrica/[editoria] Marilyn J. Hockenberry; editores das sees David Wilson, Marilyn L. Winkelstein. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000200008 CAVALCANTI DP, SALOMO MA. Incidncia de hidrocefalia congnita e o papel do diagnstico pr-natal. J. Pediatr.(Rio J.) vol.79 no.2 Porto Alegre Mar./Apr. 2003 acessado em: 22/08/2011.

Vous aimerez peut-être aussi