Vous êtes sur la page 1sur 63

APOSTILA DE QUMICA APLICADA

Curso Superior de Tecnologia em Automao Industrial

REVISO DE QUMICA
A Qumica uma cincia natural 1 que estuda a composio, a estrutura e as propriedades das substncias e suas transformaes. Os conhecimentos de Qumica so empregados na explicao e resoluo de muitos problemas, com base em aspectos cientficos e tcnicos. Por exemplo: o efeito da chuva cida nas obras civis; os riscos ao meio ambiente da utilizao de certos produtos qumicos em estaes de tratamento de guas de abastecimento ou residuria; produo de materiais alternativos na construo civil; contaminao por metais pesados provenientes de tintas e vernizes; etc. A Qumica uma cincia quantitativa e suas relaes so expressas

satisfatoriamente em linguagem matemtica. A Qumica pode ser dividida em:


Qumica Orgnica: estuda os compostos do elemento carbono. Qumica Inorgnica: estuda os compostos dos demais elementos qumicos. Fsico - Qumica: relaciona a fsica com a qumica. Qumica Analtica: trata das anlises qualitativa e quantitativa de um sistema qumico, definindo quais as espcies qumicas presentes no sistema e quais as suas quantidades.

2.1. MATRIA, SUBSTNCIA, ELEMENTO, COMPOSTO E MISTURAS


Todos os corpos que nos rodeiam, fazem parte da matria do universo. Cada espcie de matria uma substncia. A substncia constituda de elementos. E a unio de duas ou mais substncias forma uma mistura.

2.1.1. Matria
Tudo que tem massa e ocupa lugar no espao. A matria descrita atravs de uma especificao de uma extenso ou quantidade.

As cincias naturais so: qumica, fsica, biologia, geologia, astronomia, etc., e estudam de forma sistemtica os fatos e idias que descrevem nosso mundo. Cincia uma palavra latina que significa conhecimento.

2.1.1.1 Estados da Matria A matria pode ser apresentada em 5 estados fsicos: slido lquido gasoso 4o estado (plasma) 5o estado No estado slido, a matria apresenta forma prpria e volume definido. No estado lquido, a matria apresenta volume constante mas, a forma aquela do recipiente que a contm. No estado gasoso, a matria no apresenta forma prpria e nem tem volume constante. No 4o estado, o plasma, os tomos da matria encontram-se ionizados (exemplo: bolhas de plasma da coroa solar, constituda basicamente de gs hlio ionizado). No 5o estado, os tomos esto com uma temperatura prxima do zero absoluto, ficam praticamente imveis e muito concentrados (exemplo: supercondutores).

2.1.1.2 Propriedades da Matria As propriedades da matria podem ser: fsicas e qumicas: 2.1.1.2.1 - Propriedades Fsicas: so utilizadas para identificar a substncia (ex.: ponto de fuso, ponto de ebulio, densidade, solubilidade, calor especfico, massa, volume, etc.). 2.1.1.2.2 - Propriedades Qumicas: no so utilizadas para identificar a substncia, so usadas para prever transformaes (ex.: reatividade, eletronegatividade, ionizao). afinidade eletrnica, energia de

2.1.2. Substncia
a matria formada por molculas iguais entre si. Um s tipo de molcula constitui a substncia pura (ex.: gua, sal, ferro, acar e oxignio, etc.). As substncias puras podem ser formadas de elementos e de compostos, so denominadas substncias simples ou substncias compostas, respectivamente. As substncias so reconhecidas pelas suas caractersticas ou propriedades. As propriedades de uma substncia informam o emprego a que se destinam.

2.1.2.1 - Substncia Simples Formada por um nico elemento qumico, um s tipo de tomo na molcula (ex.: ferro metlico Fe, gs oxignio O2, gs oznio O3, etc.). 2.1.2.2 - Substncia Composta Formada por tomos de mais de um elemento qumico, mais de um tipo de tomo na molcula (ex.: gs clordrico HCl, gs carbnico CO2, etc.).

2.1.3. Elemento
uma substncia pura, simples, fundamental e elementar (ex.: sdio, cloro, hidrognio, oxignio, ferro, etc.). Um elemento no pode ser separado ou decomposto em substncias mais simples. Cada elemento pode ser representado por um smbolo. Assim, a palavra elemento normalmente relacionada ao smbolo qumico da substncia simples. A primeira tentativa de relacionar os diferentes elementos qumicos da natureza foi realizada por Lavoisier, em 1789, compondo uma lista de 33 substncias tomadas como elementos, porm um pouco mais de 20 eram realmente elementos. Hoje em dia se conhecem 111 elementos.

2.1.4. Composto
uma substncia pura constituda de dois ou mais elementos combinados sempre nas mesmas propores (ex.: sal de cozinha - NaCl, acar C 12H22O11, sal de sulfato de cobre pentahidratado CuSO 4.5H2O, etc.). Os compostos so representados por frmulas. Um composto pode ser separado ou decomposto em substncias mais simples. Proust elaborou a Lei das Propores Definidas ou Lei da Composio Constante cujo enunciado : um composto puro, qualquer que seja sua origem, contm sempre as mesmas propores definidas, ou constantes, dos elementos que os constituem

2.1.5. Mistura
a composio de duas ou mais substncias misturadas fisicamente. As misturas podem ser identificadas atravs do olho nu, lupas ou microscpios. Exemplo: granito (observa-se a olho nu os grnulos de quartzo branco), mica preta, feldspato rosa concreto, madeira, leo de motor e ligas metlicas). Algumas misturas so difceis de serem caracterizadas, como por exemplo a gua salgada, que uma mistura de gua e sal. As misturas podem ser classificadas em: homogneas e heterogneas.

2.1.5.1 Misturas Homogneas So uniformes em relao a todas as propriedades, so monofsicos e so chamadas de soluo (ex.: ar, gua salgada, gasolina, vidro, etc.). 2.1.5.2 Misturas Heterogneas So constitudos de misturas homogneas (fases) separadas por superfcies bem definidas (interface), onde ocorrem mudanas bruscas de propriedades (ex.: gua e leo; areia e gua, gua gaseificada - gua e dixido de carbono, etc.).

2.1.5.3 Diferena entre Substncia Pura e Mistura Uma diferena importante entre substncia pura e mistura o comportamento no aquecimento ou resfriamento, a presso constante. A substncia pura quando muda o seu estado fsico, a temperatura se mantm constante, enquanto que a mistura apresenta uma variao de temperatura durante a mudana do estado fsico. Algumas misturas especiais se comportam como substncia pura durante a fuso (e solidificao) ou a ebulio (e condensao). Estas misturas so conhecidas como misturas eutticas e misturas azeotrpicas. As misturas eutticas apresentam ponto de fuso (ou solidificao) constante, por exemplo: algumas ligas metlicas, e as misturas azeotrpicas apresentam ponto de ebulio (ou condensao), por exemplo: gua e lcool.

2.2. ESTRUTURA ATMICA


O tomo a menor parte de um elemento 2 que ainda preserva as propriedades daquele elemento. Desta forma, existe uma inter-relao entre a estrutura atmica, estrutura da matria e suas propriedades fsicas e qumicas. A estrutura do tomo ir determinar como os tomos vo interagir entre si, e essa interao ir definir o comportamento fsico e qumico da matria.

2.2.1. Evoluo do Modelo Atmico


450 500 a.C. Demcrito de Abdera e Leucipo de Mileto (filsofos gregos). Demcrito e Mileto imaginaram que se um corpo qualquer fosse dividido sucessivas vezes, haveria um certo momento em que essa diviso no seria mais possvel. Assim, se chegaria ao tomo. Este pensamento filosfico no tinha base experimental. Em grego, a palavra tomo significa parte e a significa no, assim, tomo quer dizer indivisvel.
2

Substncia que contm tomos do mesmo tipo.

Demcrito aceitava a idia da existncia de apenas quatro elementos: terra, ar, fogo e gua. Esta idia foi rejeitada algum tempo depois por Aristteles, que acreditava no modelo da matria contnua.

1800 Comunidade Cientfica Nesta poca, os cientistas j conheciam uma grande quantidade de informaes (fatos isolados) sobre as propriedades fsicas e qumicas dos elementos conhecidos. Becker e Stahl relataram que alguma coisa era perdida pelas substncias quando queimadas, o produto era menos denso que a substncia original, e denominaram este fenmeno de flogstico. William Nicholson e Anthony Carlisle (qumicos ingleses) demonstraram a

decomposio da gua nos gases hidrognio e oxignio por eletrlise, surgindo a primeira evidncia da relao entre matria e eletricidade. 1803 John Dalton (cientista ingls) Dalton props uma teoria para explicar as leis: da conservao da massa (postulada por Lavoisier) e da composio definida (enunciada por Proust). A Lei da Conservao da Massa estabelece que a massa no se modifica quando a matria sofre uma transformao. E a Lei da Composio Definida estabelece que as matrias ao sofrerem uma transformao, elas o fazem sempre numa mesma proporo. A Teoria Atmica de Dalton criou um modelo atmico retomando o antigo conceito dos filsofos gregos, com base no seguinte modelo: 1. Toda matria composta de partculas fundamentais, os tomos; 2. Os tomos so permanentes e indivisveis, eles no podem ser criados e nem destrudos; 3. Os elementos so caracterizados por seus tomos. Todos os tomos de um dado elemento so idnticos em todos os aspectos. tomos de diferentes elementos tm diferentes propriedades; 4. As transformaes qumicas consistem em uma combinao, separao ou rearranjo de tomos; 5. Compostos qumicos so formados de tomos de dois ou mais elementos em uma razo fixa. Toda matria formada por tomos. Os tomos so esferas macias, homogneas, indivisveis e indestrutveis. (Modelo Bola de Bilhar)

Como o modelo de Dalton explicava naquela poca muitos dos fenmenos observados experimentalmente, a idia de usar modelos para compreender melhor a constituio elementar da matria foi muito bem aceita pelos cientistas (Brady e Humiston, 1986). 1832 Michael Faraday (qumico ingls) Faraday relatou que uma transformao qumica podia ser causada pela passagem de eletricidade atravs de solues aquosas de compostos qumicos. Estas experincias demonstraram que a matria apresentava natureza eltrica.

1850 William Crookes (fsico ingls)


Os fsicos comearam a investigar a condio da corrente eltrica em tubos de descarga de gs. Os tubos de descarga em gs eram de vidros, totalmente vedados e com uma pea de metal (eletrodos) em cada extremidade. Os tubos de descarga de gs ou tubos Crookes eram construdos com pouco ar atmosfrico (vcuo parcial) ou completamente sem ar atmosfrico (vcuo). Quando uma alta voltagem, 20.000 volts, era aplicada atravs dos eletrodos, podia-se observar uma corrente eltrica (descarga eltrica) e o ar residual no interior do tubo se iluminava ou no havia iluminao na ausncia de ar. Exemplos de tubos de descarga em gases so: Letreiros e anncios luminosos de non: onde o gs residual o nenio; Lmpadas de sdio: o gs residual o vapor de sdio, que confere uma luz amarela caracterstica. So usadas na iluminao de vias pblicas e de tneis;

Lmpadas fluorescentes de mercrio: utilizam o vapor de mercrio, que emite luz violeta e ultravioleta. O tubo revestido com uma tinta especial (fluorescente 3) cuja funo absorver a luz emitida e reemiti-la como luz branca. So usadas em residncias, escritrios e algumas vias pblicas;

Tubo de imagem da televiso: um tubo de alto vcuo com mudanas complexas capazes de dar origem s imagens na tela. Observou-se que, ao se colocar um anteparo coberto de sulfeto de zinco entre os

eletrodos dentro de tubo de descargas sem ar, o anteparo brilhava do lado que estava o eletrodo negativo (ctodo). Isto significava que a descarga eltrica se originava no ctodo e flua para o eletrodo positivo (nodo). Essa descarga eltrica foi chamada de raios catdicos (Brady e Humiston, 1986).
3

Alguns materiais, quando absorvem luz ultravioleta, emitem de volta luz visvel. Esse fenmeno chamado genericamente de luminescncia. Quando a emisso ocorre imediatamente aps a incidncia da luz ultravioleta, o fenmeno chamado de fluorescncia; se, por outro lado, a emisso demorar alguns segundos ou at mesmo horas, denomina-se de fosforescncia (ex.: interruptores).

Os raios catdicos: a) Caminham em linha reta, b) Delineiam sombras, c) Giram pequenos moinhos, d) Aquecem uma folha metlica, e) Curvam-se sob campo magntico ou eltrico. f) So sempre os mesmos independente da natureza do material dos eletrodos ou do gs residual no interior do tubo.

1869 Dmitri Mendeleev (qumico russo) e Julius Lothar Meyer (qumico alemo) Os qumicos Mendeleev e Meyer, independentemente, ordenaram os elementos qumicos conhecidos em tabelas peridicas similares. 1874 G. J. Stoney Stoney props a existncia de partculas de eletricidade, os eltron. 1886 E. Goldstein (fsico alemo) Usou um tubo Crookes modificado, o ctodo tinha uma fenda afastada da extremidade do tubo. Durante uma descarga eltrica, os eltrons emitidos do ctodo colidiam com os tomos neutros do gs residual, arrancando-lhes os eltrons. Os tomos, pela perda dos eltrons, tornavam-se ons positivos. Estes ons positivos eram atrados em direo ao ctodo. Alguns colidiam com o ctodo e outros atravessavam a fenda e um fluxo incandescente surgia na parte de trs do ctodo. Esse fluxo foi denominado como raios canais. 1887 Joseph Thomson (fsico ingls) As observaes nos tubos Crookes sugeriram que os raios catdicos eram formados de partculas energticas, carregadas negativamente e que faziam parte da constituio de todas substncias. Estas partculas foram chamadas de partculas fundamentais, e eram na verdade, os eltrons descritos por Stoney. O eltron foi descoberto quantitativamente por Thomson. 1896 Henri Becquerel Becquerel descobre a radiatividade. Os tomos de alguns elementos no so estveis. Eles emitem espontaneamente, radiaes naturais por desintegrao de seus ncleos, de vrios tipos, denominadas de radiatividade. A partir do elemento qumico chumbo (Pb), de nmero atmico 82, o ncleo dos elementos seguintes comeam a tornarem-se instveis. As radiaes tambm podem ser geradas artificialmente. 1898 Joseph Thomson

Fundamentado na descoberta do eltron e na descoberta da radiatividade, Thomson sugeriu que: O tomo deveria ser formado por uma esfera positiva, no macia e incrustada de eltrons (carga negativa), de modo que a carga total fosse nula. (Modelo Pudim de Passas) 1905 Albert Einstein (fsico alemo) Einstein mostrou que existe uma relao entre massa e energia.

E = mc 2
Sendo, c = velocidade da luz.

(2.1)

Variaes de energia que ocorrem durante as reaes qumicas, so acompanhadas por variao de massa, as variaes na massa so extremamente pequenas para serem detectadas experimentalmente. 1911 Ernest Rutherford, E. Marsden e H. Geiger (fsicos ingleses) Rutherford atribuiu a dois dos seus estudantes a tarefa de medir o espalhamento das partculas alfa que se projetavam contra a uma lmina. As partculas alfa foram emitidas por uma pequena quantidade do elemento radiativo polnio em vrias folhas finas de diversos materiais como mica, papel e ouro. Observou-se que embora muitas partculas atravessassem as folhas em linha reta, algumas foram espalhadas, ou desviadas da linha reta. As partculas foram detectadas atravs de pontos luminosos em um anteparo revestido com uma pelcula de sulfeto de zinco fosforescente. Rutherford e seus discpulos esperavam que as partculas passassem atravs da folha sem serem perturbadas, j que o Modelo Pudim de Passas previa uma distribuio mais ou menos uniforme das cargas positivas e negativas. Entretanto, o que se verificou foi que a maioria das partculas atravessou facilmente as lminas, algumas partculas foram defletidas com ngulos extremamente grandes de sua trajetria original e, poucas foram refletidas em ngulo oposto ao choque. Rutherford e seus discpulos concluram que o tomo: Era formado de grandes espaos vazios, Possua um ncleo central pequeno e denso, e O ncleo apresentava carga positiva. Assim, o tomo assemelhava-se ao Sistema Solar, como os eltrons localizados ao redor do ncleo. Este modelo atmico foi denominado modelo planetrio. 1913 Niels Bohr (fsico dinamarqus) O modelo planetrio de Rutherford apresentava duas falhas:

a) Se os eltrons estivessem parados ao redor do ncleo, eles seriam atrados pelo ncleo, fazendo com que o sistema entrasse em colapso. Esta hiptese foi rejeitada. b) Se os eltrons estivessem em movimento ao redor do ncleo, eles precisariam modificar a direo constantemente para se manterem em rbita do ncleo. Uma carga negativa colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionria, sofre uma acelerao. Essa carga em movimento perde energia, emitindo radiao. Os eltrons ao perderem energia gradualmente adquiririam um movimento espiralado em direo ao ncleo, acabando por colidir com ele. Esta hiptese tambm foi rejeitada. O tomo no seu estado normal no emite radiao. O modelo de Rutherford no explicava os espectros atmicos. Para tentar explicar os espectros atmicos, Bohr formulou uma srie de postulados fundamentados nas idias de Max Planck e Albert Einstein. Planck defendia a idia que a luz possua propriedades ondulatrias, representada por E = h., sendo E = energia, h = constante de Max Planck e = freqncia. J Einstein acreditava na dualidade entre matria e energia, em que uma se transformava em outra dependendo da condies; assim a luz, apresentava propriedades de partcula, obedecendo a lei da relatividade, E = mc 2. A srie de postulados formulados por Bohr foram os seguintes: Os eltrons nos tomos movimentam-se ao redor do ncleo em trajetria circulares (camadas ou nveis), Cada um desses nveis possui um valor determinado de energia, Um eltron no poderia permanecer entre dois nveis, Um eltron poderia passar de um nvel de menor energia para um de maior energia, absorvendo energia externa - eltron excitado, O retorno do eltron ao nvel inicial se faz acompanhar da liberao de energia na forma de ondas eletromagnticas (luz visvel ou ultravioleta). Assim, um eltron num tomo s pode ter certas energias especficas energia quantizada, e cada uma delas corresponde a uma rbita particular. Todos os eltrons esto nos nveis de energia mais baixo estado fundamental. Quanto maior a energia do eltron, mais a sua rbita estar afastada do ncleo. Este o Modelo Orbital. O eltron ao receber energia externa, de uma chama ou descarga eltrica, salta para uma rbita mais afastada do ncleo, o tomo fica no estado excitado. Quando a energia externa cessa, o eltron irradia essa energia (fton), em certo comprimento de onda () e salta para a sua rbita normal, que a mais estvel.

10

2.2.2. Mecnica Quntica ou Mecnica Ondulatria


A Mecnica Clssica ou Mecnica Newtoniana explica com sucesso a influncia de vrias foras no movimento dos objetos e falha na descrio dos movimentos de pequenas partculas, tais como os eltrons. A mecnica clssica pode ser considerada como uma verso simplificada da mecnica quntica quando aplicada para explicar e prever o movimento de objetos grandes. A Mecnica Ondulatria ou Mecnica Quntica explica o comportamento dos eltrons no tomo atravs de sua natureza dual onda - partcula. Como a energia total de qualquer partcula E = mc 2, segundo Einstein e a energia de uma onda E = h, de acordo com Planck. 1924 De Broglie De Broglie resolveu combinar as expresses de Einstein e Planck, obtendo: m = h/c, que relaciona os dois aspectos da natureza dualstica da luz. Diferentemente da luz, os eltrons movimentam-se em diferentes velocidades, onde c substitudo por v (m = h/v). Assim, De Broglie concluiu que os eltrons se movimentavam ao redor do ncleo como uma onda estacionria tridimensional.

2.2.2.1 Ondas Estacionrias Contrariamente a uma onda corrente ou onda viajante, uma onda estacionria no movimenta em uma nica direo, a onda se movimenta dentro de uma regio (RUSSEL, 1982). Existem trs tipos de ondas estacionrias:

2.2.2.1.1 - Onda Estacionria Unidimensional: exemplificada pela onda produzida por um toque de uma corda de guitarra, onde a corda se movimenta para cima e para baixo; portanto, a onda se movimenta em uma nica dimenso (z). 2.2.2.1.2 - Onda Estacionria Bidimensional: exemplificada pela onda produzida pela vibrao da parte superior do tambor, semelhante tambm pela ondulao formada por uma pedra lanada em um lago, com propagao de duas frentes de onda (x, z). 2.2.2.1.3 - Onda Estacionria Tridimensional: exemplificada pela onda produzida por sino soando, no ar de uma sala fechada com alto - falante em seu interior, na terra durante a ocorrncia de um terremoto e na vibrao de recipientes contendo gelatina.

11

1924 Erwin Schrdinger Em 1926, Erwin Schrdinger aplicou a matemtica para investigar as ondas estacionrias no tomo de hidrognio, este novo campo de estudo foi denominado de mecnica ondulatria ou mecnica quntica. Schrdinger resolveu uma equao chamada de equao de onda e obteve um conjunto de funes matemticas denominadas de funes de onda (), que descrevem as formas e as energias das ondas eletrnicas. Cada uma das diferentes ondas possveis chamada de um orbital. Cada orbital em um tomo possui uma energia caracterstica, que a descrio espacial da regio em torno do ncleo onde se espera encontrar o eltron.

2.3. PERIODICIDADE QUMICA


A idia dos quatros elemento (fogo, ar, terra e gua) foi mudando com o tempo. Lavoisier definia a substncia elementar como aquela que no podia ser decomposta por meio dos processos qumicos conhecidos na poca. Somente aps a descoberta dos prtons que foi possvel formular um critrio para a identificao das substncias simples, que so substncias formadas por tomos iguais, no qual esses tomos possuem o mesmo nmero de prtons em seu ncleo. Porm antes da descoberta dos prtons, Mendeleev e Lothar Meyer (1869) ordenaram os elementos conhecidos na poca, em uma tabela, de acordo com as suas propriedades fsicas e qumicas.

2.3.1. Representao do Elemento Qumico


Por simplicidade, na prtica, um nico tomo denominado de Elemento Qumico, onde a quantidade de prtons contido em seu ncleo passou a ser designado como Nmero Atmico (Z) ou Nmero de Prtons. Assim, o Nmero Atmico usado para identificar o Elemento Qumico. Outro nmero caracterstico do Elemento Qumico a sua massa atmica (A), assim o elemento representado na Tabela Peridica com:

Figura 2.1 Representao do elemento qumico.

12

Como ncleo de um tomo constitudo de prtons e nutrons, para um mesmo elemento qumico, o nmero de prtons o mesmo, porm o nmero de nutrons pode variar. Esse fenmeno conhecido como isotopia (Tabela 2.1).

Tabela 2.1 Exemplos de Istopos.


Elemento Qumico Hidrognio Cloro Istopos Comum Deutrio Trtio Cloro 35 Cloro 37 Representao 1 1H H1 2 1 3H 17 35Cl 17 37Cl No de Prtons 1 1 1 17 17 No de Nutrons 0 1 2 18 20

Outro nmero significativo o nmero de massa, que expressa a massa do tomo atravs da somatria do nmero de prtons (igual ao nmero atmico - Z) com o nmero de nutrons (A = Z + N). A maioria dos elementos qumicos ocorre na natureza sob a forma de istopos, as formas mais abundantes so aquelas dispostas na Tabela Peridica. Atualmente so conhecidos mais de 100 elementos qumicos, mas nem todos so naturais. Os elementos encontrados na natureza tm nmero atmico variando entre 1 e 92. A partir de 1940, comearam a ser obtidos, artificialmente, elementos com nmeros atmicos maiores que 92. Apesar da grande quantidade de elementos qumicos, muitos deles apresentam propriedades semelhantes. Durante o sculo XIX ocorreram varias tentativas de se agruparem os elementos de acordo com essas propriedades em comum. A questo chave para essa organizao era o critrio a ser utilizado.

2.3.2. Disposio dos Elementos Qumicos na Tabela Peridica


A Tabela Peridica atual tem sua origem na proposta lanada por Mendeleev, na metade do sculo XIX, poca em que eram conhecidos aproximadamente 60 elementos. Mendeleev tinha um grande conhecimento das propriedades fsicas e qumicas desses elementos e organizou a tabela colocando-os em ordem crescente de suas massas atmicas (A), procurando agrupar os elementos que possuam propriedades semelhantes, uns debaixo dos outros. Por isso a tabela ficou conhecida como tabela peridica, uma vez que as propriedades se repetiam periodicamente. O nmero de elementos conhecidos no era suficiente para que Mendeleev preenchesse todos os espaos da tabela, obrigando-o a deixar alguns espaos em branco. O poder organizativo do quadro de Mendeleev permitia prever as propriedades desses

13

elementos ainda no conhecidos, e forneceu um verdadeiro mapa da mina para suas descobertas. Antigamente, a listagem dos elementos qumicos era feita em ordem crescente de massa atmica (A), ordenao efetuada por Mendeleev e Lothar Meyer (1869), em funo das propriedades fsicas e qumicas das substncias simples. Atualmente, a periodicidade feita em ordem crescente de nmero atmico (Z), nmero de prtons existentes no ncleo atmico. Esta classificao peridica foi possvel aps o enunciado da Lei de Moseley (1913), que conceituou o nmero atmico. Analisando as freqncias dos raios-X de vrios elementos, Moseley descobriu que essas freqncias podiam ser relacionadas localizao dos elementos na tabela peridica. Assim, Moseley atribuiu um nmero inteiro, o nmero atmico (Z), que era igual ao nmero da posio na Tabela Peridica. A partir do modelo atmico de Rutherford e seus discpulos (1911), modelo planetrio, na qual concluram que o tomo era formado de grandes espaos vazios, possua um ncleo central pequeno e denso, e o ncleo apresentava carga positiva. Moseley concluiu que o nmero atmico representava o nmero de prtons no ncleo. A lei peridica estabelece quando os elementos so listados seqencialmente em ordem crescente de nmero atmico, que observada uma repetio peridica em suas propriedades fsicas e qumicas.

2.3.2.1. Famlias e Perodos A Tabela Peridica organizada em colunas verticais chamadas grupos ou famlias e filas horizontais chamadas de perodos. 2.3.2.1.1 - Famlias ou Grupos: a classificao dos grupos segue regras diferentes de acordo com dois rgos cientficos de qumica o Chemical Abstract Service Group e, a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry - Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada). De acordo com Chemical Abstract Service Group, os grupos so divididos nos seguintes grupos (Figura 2.2): elementos representativos (grupos A) e; elementos de transio (grupos B).

14

Figura 2.2 Classificao do Chemical Abstracts Service Group.

Os grupos A so conhecidos por nomes especiais como: Grupo IA (ou Grupo 1): metais alcalinos Grupo IIA (ou Grupo 2): metais alcalinos terrosos Grupo IIIA (ou Grupo 13): famlia do boro Grupo IVA (ou Grupo 14): famlia do carbono Grupo VA (ou Grupo 15): famlia do nitrognio Grupo VIA (ou Grupo 16): famlia dos calcognios (os que geram calor) Grupo VIIA (ou Grupo 17): famlia dos halognios (os que geram sais) Grupo 0 (ou Grupo 18): famlia dos gases nobres ou inertes J a IUPAC recomenda uma numerao de 1 at 18 para designar os grupos. Os grupos renem elementos de configuraes eletrnicas, distribuio dos eltrons ao redor do ncleo, semelhantes; portanto, com propriedades semelhantes. 2.3.2.1.2 Perodos: Os perodos ou linhas so enumerados de 1 a 7, onde representa os nveis de energia ocupados pelos eltrons. Renem elementos de configuraes eletrnicas diferentes; portanto, com propriedades diferentes.

2.3.2.2. Tabela Peridica


Os elementos se distribuem na tabela peridica como ilustrado na Figura 2.3.

15

Figura 2.3 Tabela peridica.

2.3.3. Distribuio dos Eltrons nos Orbitais


A disposio dos eltrons nos orbitais de um tomo em estado fundamental chamada de configurao eletrnica. Os eltrons se distribuem segunda a regra de Hund, o que significa que os eltrons se encontram nos menores nveis de energia disponvel. A localizao do eltron indicada pelos seguintes nmeros qunticos: Nmero Quntico Principal Nmero Quntico Secundrio ou Azimutal Nmero Quntico Magntico Nmero Quntico Spin

2.3.3.1. Nmero Quntico Principal (n) O nmero quntico principal designa o nvel em que o eltron se encontra, sendo n = 1, 2, 3, ..... O nmero quntico principal indica a distncia mdia entre o eltron e o ncleo do tomo. Quanto maior n maior a energia mdia dos nveis (Figura 2.4).

Figura 2.4 Nveis de energia contendo eltrons.

16

2.3.3.2. Nmero Quntico Secundrio ou Azimutal () O nmero quntico secundrio designa a subcamada em que o eltron se encontra, sendo = 0, 1, ...., n-1. O nmero quntico secundrio indica a forma espacial do orbital, em que: = 0 designa o subnvel s (sharp), = 1 designa o subnvel p (principal), = 2 designa o subnvel d (diffuse) e = 3 designa o subnvel f (fundamental). O nmero de subnveis em qualquer nvel simplesmente igual ao seu valor n (Figura 2.5).

Figura 2.5 Subnveis de energia contendo eltrons.

2.3.3.3. Nmero Quntico Magntico (m) O nmero quntico magntico indica a orientao no espao em relao aos outros orbitais, onde m assume os valores inteiros no intervalo de l at +l. Os orbitais de um determinado subnvel possuem diferentes energias quantizadas, ou seja, diferentes orientaes no espao, na presena de um campo magntico.

2.3.3.4. Nmero Quntico de Spin (s) O nmero quntico spin indica o sentido da rotao do eltron no orbital, onde s pode ser igual a +1/2 e 1/2. A cada eltron em um tomo poder ser associado um conjunto de 4 nmeros qunticos que determinaro o orbital no qual o eltron ser encontrado e a direo na qual o eltron estar girando. O princpio de excluso de Pauli estabelece que dois eltrons em um tomo no podem ter todos os 4 nmeros qunticos iguais. Assim, o nmero mximo de eltrons nos orbitais s, p, d e f so: 2, 6, 10 e 14, como demonstrado na Tabela 2.3. Tabela 2.3 Nmero mximo de eltrons nos orbitais s, p, d e f.
Orbitais s p d f Nmero de Orbitais 1 3 5 7 Nmero Mximo de Eltrons 2 6 10 14 Diagrama Orbital _ ___ _____ _______

17

O movimento circular de carga eltrica faz com que o eltron atue como um eletrom da mesma forma como uma corrente eltrica, passando atravs de um fio enrolado em torno de um prego, faz com que o prego se torne magnetizado. Os eltrons podem girar no sentido horrio e anti-horrio. Dois eltrons prximos apresentando spins contrrios se repelem eletricamente, porm se atraem magneticamente; e dois eltrons prximos apresentando spins iguais se repelem eltrica e magneticamente. O spin do eltron tambm responsvel pela maioria das propriedades magnticas que se encontram associadas aos tomos e molculas. Os materiais podem apresentar as seguintes propriedades magnticas: diamagnetismo; paramagnetismo, e; ferromagnetismo. Os materiais que so diamagnticos no sofrem atrao quando submetidos a um campo magntico (so repelidos ligeiramente). Nestas substncias, existem nmeros iguais de eltrons de cada spin. Os materiais paramagnticos so fracamente atrados em presena de um campo magntico. As substncias paramagnticas so fortemente atradas em presena de um campo magntico. A distribuio dos eltrons nos orbitais feita atravs de um mtodo grfico chamado de Diagrama de Linus Pauling (Figura 2.6). O preenchimento dos orbitais, formado pelos subnveis (s, p, d, f), com eltrons, realizado seguindo as flechas diagonais descendentes. Verifica-se que o subnvel s do orbital 4 menos energtico que o subnvel 3d, assim como o 5s menos energtico que o 4d e o 6s possui menor energia que o 4f, e assim sucessivamente.

Figura 2.6 Diagrama de Linus Pauling.

18

A configurao eletrnica realizada atravs de uma notao cujo nmero quntico principal (n) escrito antes da letra indicativa do subnvel, a qual possui um expoente que indica o nmero de eltrons contidos nesse subnvel. Como por exemplo: 3p 5, que significa: no nvel 3 (nmero quntico principal = 3, ou seja camada M ), existe o subnvel p, contendo 5 eltrons. Como exemplo, tem-se a configurao eletrnica do ferro cujo nmero atmicos Z = 26, ilustrada na Figura 2.7.

Figura 2.7 Configurao eletrnica do ferro. Observa-se que, 4 eltrons giram sozinhos no mesmo sentido, isto gera um campo magntico, conferindo a propriedade de ferromagnetismo.

2.3.4. Periodicidade na Configurao Eletrnica


A periodicidade na distribuio eletrnica justifica a periodicidade nas propriedades dos elementos qumicos. A Figura 2.8 ilustra as configuraes eletrnicas do nvel mais externo (camada de valncia 4) do tomo dos elementos apresentados na Tabela Peridica, na qual se dispem da seguinte forma: ns1 para o hidrognio e os elementos do grupo IA, ns 2 para o hlio e os elementos do grupo IIA, ns2np1 e ns2np6 para os elementos dos grupos IIIA a 0, (n-1)d para os elementos dos grupos B e (n-2)f para os elementos das sries de lantanides (terrasraras) e actnides (terras-raras pesadas).

A palavra valncia significa capacidade de combinao.

19

Figura 2.8- Periodicidade nas distribuies eletrnicas dos tomos (Fonte: BRADY e HUMISTON, 1986).

2.3.5. Periodicidade nas Propriedades


A periodicidade nas propriedades das substncias simples (ou elementos)

apresentadas na tabela peridica podem ser: atmicas, fsicas e qumicas. 2.3.5.1. Periodicidade nas Propriedades Atmicas As propriedades raio atmico, energia de ionizao e afinidade eletrnica variam periodicamente em funo do nmero atmico. 2.3.5.1.1 - Raio Atmico: Nos grupos, o aumento do raio atmico ocorre de cima para baixo, pois a adio de camadas faz com que os eltrons fiquem mais distantes do ncleo. Nos perodos, o aumento do raio atmico ocorre da esquerda para direita, pois ao longo do perodo ocorrem as adies dos eltrons na mesma camada e o aumento simultneo dos prtons no ncleo, aumentando a carga nuclear. A carga nuclear atrai mais efetivamente a camada de eltrons. 2.3.5.1.2 Energia de Ionizao: Energia de ionizao a mnima energia necessria

para remover um eltron de um tomo isolado, no seu estado fundamental. A energia de ionizao aumenta da direita para a esquerda, pois a carga nuclear aumenta atravs do perodo dificultando a remoo do eltron 2.3.5.1.3 Afinidade Eletrnica: Afinidade eletrnica a quantidade de energia necessria para um tomo isolado, no seu estado fundamental, receber um eltron formando um on negativo.

20

2.3.5.2. Periodicidade nas Propriedades Fsicas As propriedades fsicas densidade e ponto de fuso variam periodicamente em funo do nmero atmico. 2.3.5.2.1 Densidade: Por definio densidade a razo entre a massa da substncia e seu volume. Esta propriedade fsica uma propriedade intensiva. A periodicidade na densidade em funo do nmero atmico uma sucesso de mximos e mnimos, porm estas variaes no so muito regulares devido as diferentes caractersticas estruturais da substncia. 2.3.5.2.2 Ponto de Fuso: A periodicidade do ponto de fuso em funo do nmero atmico, tambm, uma uma relao sucesso entre o de mximos de e mnimos, com a demonstrando ponto fuso

configurao eletrnica. As propriedades qumicas so: reatividade e configurao eletrnica que variam tambm com o nmero atmico. 2.3.5.3. Periodicidade nas Propriedades Qumicas As propriedades qumicas esto relacionadas aos metais, no-metais e metalides. 2.3.5.3.1 Dos Metais: A maioria dos elementos qumicos so metais e esto posicionados esquerda da tabela peridica, so bons condutores de calor e de eletricidade, maleveis, dcteis, possuem alta refletividade e brilho metlico caracterstico. Os metais tendem a ceder eltrons e se tornarem carregados positivamente: M M+ + e(2.2)

em que so denominados de ctions (Russel, 1994). A carga do on metlico ction depende do nmero de eltrons perdidos pelo tomo, como por exemplo: Na+, Mg2+, Al3+, Fe2+, Fe3+, etc, sendo esta carga chamada de nmero de valncia, nmero de oxidao ou, simplesmente, nox. 2.3.5.3.2 Dos No-Metais: Os no-metais so na maior parte gases (exemplos: cloro e oxignio) e so caracterizados por serem pobres condutores trmicos e eltricos, no estado slido so duros e quebradios (exemplos: enxofre e fsforo), e no apresentam alta refletividade e nem brilho metlico. O bromo o nico no-metal lquido temperatura ambiente. Suas principais caractersticas so explicadas devido a sua estrutura eletrnica e elevada afinidade eletroltica. Os no-metais tendem a receber eltrons e se tornarem carregados negativamente:

21

M + e- M-

(2.3)

em que so denominados de nions. A carga do on no-metlico nion depende do nmero de eltrons ganhos, como por exemplo: Cl-, O2-, OH-, F-, etc, sendo esta carga tambm chamada de nmero de valncia ou nox. 2.3.5.3.3 Dos Semimetais: Os semimetais entre os so metais elementos e os com propriedades so bons

intermedirias

no-metais,

semicondutores e quando sofrem dopagem5, se transformam em bons condutores de eletricidade.

2.4. ESTEQUIOMETRIA
A estequiometria a parte da qumica em que se investigam as propores dos elementos que se combinam ou dos compostos que reagem. Essas propores so determinadas por meio de clculos estequiomtricos. RUSSEL (1994) define estequiometria como:
Estudo quantitativo da composio qumica (composto e frmula estequiomtrica) e transformaes qumicas (reao e equao estequiomtrica).

Os clculos estequiomtricos tm importncia fundamental em todos os campos da qumica, especialmente na anlise quantitativa e na sntese de compostos. Na Qumica Aplicada Engenharia do Meio, o profissional precisa freqentemente conhecer ou deduzir relaes entre as quantidades de substncias que participam de reaes qumicas em meios aquticos, atmosfera e solo. Para tanto, os conceitos de massa atmica, massa molecular, mol, entre outros, devem ser revistos.

2.4.1. Conceitos Fundamentais da Estequiometria


A seguir sero revistos os conceitos de frmulas qumicas, massa atmica, massa molecular, mol, nmero de Avogadro, massa molar. 2.4.1.1. Frmulas Qumicas As frmulas qumicas so empregadas para representar compostos ou agregados de tomos. Existem basicamente 2 tipos de frmulas: as moleculares e as estruturais. As frmulas moleculares so formadas pelos smbolos dos tomos e um subndice
5

quando o semicondutor puro recebe pequenas quantidades de outros elementos.

22

para indicar a quantidade de tomos existente na molcula, dando a quantidade real de tomos, como por exemplo, a molcula da glicose representada pela frmula C6H12O6. As frmulas estruturais so aquelas que mostram as ligaes entre os tomos, como por exemplo, a frmula estrutural do sabo (Figura 2.9).

Figura 2.9 - Frmula estrutural do sabo.

2.4.1.2. Massa Atmica Como impossvel fisicamente se determinar a massa ou peso de um tomo foi necessrio criar um padro de unidade (terico), denominada de unidade de massa atmica, simbolizada por uma ou u. A uma unidade de massa atmica foi estabelecida em funo de 1/12 da massa do tomo de carbono (C) istopo 12, como demonstrado na Tabela 2.4. Tabela 2.4 Composio dos istopos de carbono.
Elemento Qumico Carbono Istopos Carbono 12 Carbono 14 Representao Nmeros de Prtons Nmeros de Nutrons C6 6 14C
12

6 6

6 8

que equivale a: 1/12 da massa de C = 1 uma = 1 u = 1,66.10-24 g Portanto, a massa atmica a massa de um tomo expresso em unidades de massa atmica (uma), como por exemplo, massa atmica do flor = 18,998 uma.

2.4.1.3. Massa Molar Como os tomo podem se agrupar para formar conjuntos bem definidos,

denominados molculas. Assim, molcula a menor parte da matria que caracteriza uma substncia pura. Aqui cabe lembrar a definio de elemento qumico ou substncia simples, que um conjunto de tomos iguais, de mesma espcie. E substncia pura um conjunto de molculas iguais. sabido que os tomos que reagem, sempre guardando entre si relaes simples de nmeros inteiros, como por exemplo, tomos de hidrognio e de oxignio, combinam-se numa proporo de 2:1 para formar molculas de gua; tomos de enxofre, carbono e nitrognio, por outro lado, formam o on tiocianato (SCN -), quando se combinam numa

23

razo de 1:1:1. A massa molecular a soma das massas atmicas de todos os tomos constituintes da molcula. Como por exemplo, a massa molecular da propanona igual a 58,09 u; a massa molecular do perclorato de potssio = 122,44 u.

2.4.1.4. Mol A palavra mol vem do latim e significa um amontoado ou pilha de pedras para conter as guas do mar (quebra-mar). Por analogia, o termo mol representa um amontoado de tomos, molculas, eltrons, ons ou outras partculas. Esse amontoando contm sempre 6,02.10 23 unidades, do mesmo modo de 1 dzia que corresponde a 12 unidades. Por conseguinte, como uma dzia de ovos contm 12 unidades de ovos; um mol de ovos corresponde a 6,02.10 23 unidades de ovos; um mol de eltrons corresponde a 6,02.10 23 unidades de eltrons; um mol de molculas corresponde a 6,02.10 23 unidades de molculas e assim por diante. Uma vez que tomos, ons ou molculas so pequenos de mais para serem tratados individualmente no laboratrio, na prtica se trabalha com os moles destas partculas. Assim, pode-se pesar um mol de qualquer substncia em uma balana comum; por exemplo, 1 mol de limalha de ferro equivale massa atmica do elemento qumico Fe expresso em gramas. Logo, 1 mol de ferro (Fe) = 6,02.1023 tomos de ferro = 55,845 g

2.4.1.5. Nmero de Avogrado O nmero de Avogrado, 6,02.10 23, foi institudo para expressar quantas partculas (tomos, ons, molculas, etc) existem em 1 mol. O nmero de Avogrado significa a presena de 6,02.10 23 partculas de tomos, ons, molculas, etc.

2.4.1.6. Massa Molar A massa molar de um elemento a massa de 6,02.10 23 tomos do mesmo elemento em gramas. Ou, a massa molar de uma substncia a massa de 6,02.10 23 de molculas da mesma substncia em gramas. A massa molar de qualquer substncia qumica, por sua vez, corresponde massa de um mol de partculas daquela substncia. Para um mesmo composto, a massa molar numericamente igual massa molecular com a diferena de que a massa molar expressa

24

em g/mol. Logo a massa molar da propanona = 58,09 g/mol e do perclorato de potssio = 122,44 g/mol. Assim, os termos massa molecular e massa molar podem ser utilizados sem distino, para compostos moleculares e no moleculares.

2.4.1.7. Equao Qumica A equao qumica uma representao simblica da reao qumica, como por exemplo, a combusto do carvo ou coque (carbono) pelo oxignio para formar o dixido de carbono. C (s) + O2 (g) CO2 (g)

em que, C (s) e O2 (g) so os reagente e o CO2 o produto; (s) e (g) significam o estado fsico dos reagentes e produto, slido e gasoso, respectivamente. Alm dessas abreviaes, existem () para lquido, (aq) para substncias dissolvidas em gua (soluo aquosa), ( ) para formao de precipitado e () para gerao de gs. A equao qumica guarda as seguintes relaes de quantidades: C (s)
1 tomo de carbono 1 mol de carbono 6,02.1023 tomos de carbono 12 g de carbono

+
____ ____ ____ ____

O2 (g)
1 molcula de oxignio 1 mol de oxignio 6,02.1023 molculas de oxignio 32 g de oxignio

____ ____ ____ ____

CO2 (g)
1 molcula de dixido de carbono 1 molde dixido de carbono 6,02.1023 molculas de carbono 44 g de dixido de carbono

Uma equao qumica deve estar sempre balanceada, onde as quantidades de tomos presentes nos reagentes so correspondentes as quantidades de tomos nos produtos.

2.5. LIGAES QUMICAS


Os tomos possuem a capacidade de se combinar entre si para produzirem espcies mais complexas. Eles se combinam para ficarem estveis, adquirindo a configurao eletrnica dos gases nobres. Os gases nobres no fazem ligaes qumicas com os demais elementos, pois apresentam grande estabilidade. Esta estabilidade conseqncia da configurao eletrnica que apresentam 8 eltrons na camada de valncia. Os outros elementos estabelecem as ligaes qumicas para adquirirem a configurao eletrnica idntica a dos gases nobres. Desta forma, a Regra do Octeto dita que:
Os tomos tendem a ganhar ou perder eltrons at que existam oito eltrons em sua camada de valncia.

25

Assim como os tomos, as molculas de algumas substncias tambm so capazes de reagir com outras molculas para formar novas substncias. Estas combinaes so ocasionadas pelos diferentes tipos de ligaes qumicas. As ligaes qumicas so foras que unem os tomos formando agrupamento de tomos, agrupamentos de partculas carregadas (os ons) ou molculas. Os tipos de ligaes qumicas determinam as propriedades caractersticas das substncias.

2.5.1. Principais Tipos de Ligaes Qumicas


Basicamente existem 3 tipos de ligaes qumicas mais importantes: ligao inica; ligao metlica; ligao covalente.

Entretanto, existem algumas interligaes moleculares que conseguem explicar determinadas propriedades peculiares de algumas substncias. Vale lembrar, que um tipo de ligao qumica no predomina sozinha, ocorre uma ligao intermediria entre os tipos puros definidos pelos modelos, pois entend-los isoladamente se torna mais simples e mais didtico. 2.5.1.1. Ligao Inica A ligao inica ocorre quando um ou mais eltrons so transferidos da camada de valncia de um tomo para a camada de valncia de outro, resultando na atrao eletrosttica entre uma partcula de carga positiva (on positivo) e outra de carga negativa (on negativo). As substncias inicas so caracterizadas pelas seguintes propriedades: possuem elevados ponto de fuso (PF) e ponto de ebulio (PE); so solveis em solventes polares; conduzem a corrente eltrica quando fundidos (fase lquida) ou em soluo aquosa, slidos em temperatura ambiente; formam cristais quebradios.

situaes onde existem ons livres na soluo;

2.5.1.2. Ligao Metlica A ligao metlica consiste na formao de uma rede cristalina onde esto localizados os ons positivos circundados por uma nuvem de eltrons livres. As substncias metlicas so caracterizadas pelas seguintes propriedades: possuem elevados ponto de fuso (PF) e ponto de ebulio (PE) (exceo: mercrio,

csio e frncio);

26

na forma metlica so insolveis em solventes polares e apolares; timos condutores de corrente eltrica, mesmo na fase slida devido a presena dos so dcteis e maleveis; so timos condutores de calor.

eltrons livre;

2.5.1.3. Ligao Covalente A ligao covalente uma das ligaes mais resistentes e mais energticas, consistindo no compartilhamento de um par de eltrons entre os tomos. As substncias formadas por ligaes covalentes so caracterizadas pelas seguintes propriedades: possuem pontos de fuso e ponto de ebulio variveis; no conduzem corrente eltrica (exceo: grafita) podem ser slidos (glicose), lquidos (gua) ou gasosos (oxignio) em temperatura molculas polares so solveis em solventes polares, molculas apolares so solveis

ambiente; em solventes apolares.

2.5.2. Tipos de Ligaes Qumicas Intermoleculares


As outras ligaes, menos energtica e uma pouco mais fraca que as ligaes citadas anteriormente, so: foras de Van der Waals, foras de London ou dipolo induzido; foras dipolo permanente; ligaes de hidrognio.

2.5.2.1. Foras de Van der Waals, Foras de London ou Dipolo Induzido - Dipolo Induzido As foras de Van der Waals, foras de London ou dipolo induzido - dipolo induzido ocorrem entre molculas apolares ou entre tomos de gases nobres, quando por um motivo qualquer ocorre uma assimetria na nuvem eletrnica, gerando um dipolo que induz as demais molculas ou tomos a tambm formarem dipolos. So de intensidade fraca. Ex.: H2; N2; O2; I2; Br2; CO2; BF3; He; Ne; Ar. 2.5.2.2. Foras Dipolo Permanente - Dipolo Permanente Ocorrem em molculas polares, de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molcula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molcula. So mais fortes que as foras de London; Ex.: HCl; HBr; HI; H2S; PH3.

27

2.5.2.3. Pontes de Hidrognio As pontes de hidrognio so foras de natureza eltrica do tipo dipolo permanente dipolo permanente, porm bem mais intensas. O corre quando a molcula polar e possui H ligado a elemento muito eletronegativo e de pequeno raio (F, O, N), de modo que o hidrognio de uma molcula estabelece uma ligao com o tomo muito eletronegativo de outra molcula. Ex.: H2O; HF; NH3. Na prtica as foras intermoleculares podem atuar em conjunto, e a interao entre as molculas calculada pela soma dos diversos tipos de foras intermoleculares atuantes. Por exemplo na gua a principal fora de interao molecular so as pontes de hidrognio, embora tambm haja interaes do tipo dipolo permanente. Entre as molculas com interaes do tipo dipolo permanente existem tambm interaes do tipo foras de Van der Waals.

2.6. SOLUES
A soluo uma disperso ou mistura uniforme de tomos, ons ou molculas de duas ou mais substncias. Freqentemente, uma das substncias numa soluo um lquido. Os componentes de uma soluo podem ser misturados em varias propores. Cada poro de uma dada soluo apresenta composio e propriedades idnticas. Por exemplo, quando a sacarose (C12H22O11) dissolvida em gua (H2O), suas molculas se espalham e se misturam completamente com a gua. Cada gota da soluo contm sacarose e gua nas mesmas propores. Pelo fato de uma soluo ser um tipo de mistura (mistura homognea), seus componentes podem ser separados fisicamente. Por exemplo, pode-se separar os componentes da soluo de sacarose acima evaporando a gua por fervura. Entretanto, os componentes de uma soluo no se separam por si s, e nem podem ser separados por filtrao. Estas propriedades podem ser entendidas se imaginarmos uma soluo como um arranjo ao acaso de minsculas partculas: tomos, ons ou pequenas molculas. As partculas de uma soluo so pequenas demais para serem puxadas pela gravidade e sedimentarem, e tambm para serem retiradas por papel de filtro. As partculas do soluto no se separam do solvente sob a ao de ultracentrifugas, no so retiradas por ultrafiltros e no so vistas atravs de microscpios potentes. Alm disto, solues lquidas so geralmente transparentes. Pode-se ver atravs delas porque as partculas so pequenas demais para bloquearem a transmisso de luz atravs da soluo.

28

2.6.1. Componentes da Soluo


Uma soluo consiste de dois componentes principais: soluto; solvente. O soluto a substncia dissolvida e o solvente a substncia que dissolve. Diz-se que uma soluo se forma, dissolvendo-se um soluto num solvente. O soluto pode tambm ser definido como a substncia presente em menor quantidade na soluo. O solvente a substncia presente em maior quantidade; o componente mais abundante da soluo, que retm o seu estado fsico original aps a adio do soluto. Muitas solues contm gua como solvente e so chamadas solues aquosas. As solues podem ser preparadas de vrias maneiras. Tanto o soluto como o solvente pode ser um elemento ou um composto, e eles podem estar presentes como slidos, lquidos ou gases (com algumas excees).

2.6.2. Tipos de Disperso


A soluo uma disperso homognea de duas ou mais espcies de substncias moleculares ou inicas, na qual apresenta partculas do disperso (soluto) com dimetro inferior a 10 . Existem outros tipos de disperses como demonstrado na Tabela 2.5. Tabela 2.5 Tipos de disperso.
Disperso homognea ou soluo homognea coloidal ou soluo coloidal grosseira Dimetro das Partculas < 10 10 a 1000 > 1000 Exemplo gua e cloreto de sdio gelatina, goma arbica, algumas disperses de protenas (como albumina bovina), fumaa leite de magnsia (aglomerados de Mg+2 e OHem gua)

2.6.3. Classificao das Solues


As solues so classificadas quanto: ao estado fsico da matria; a conduo de corrente eltrica; ao potencial hidrogeninico; a concentrao de soluto.

2.6.3.1. Quanto ao Estado Fsico da Matria As solues podem existir em qualquer dos trs estados da matria (gasoso, lquido e slido), como apresentado na Tabela 2.6.

29

Tabela 2.6 Tipos de solues quanto ao estado fsico da matria.


Soluo Gasosa Lquida Slido Soluto em Solvente gs em gs lquido em gs slido em gs gs em lquido lquido em lquido gs em lquido gs em Slido lquido em slido slido em slido Exemplo ar, O2 e gases nobres em N2 (g) a 250C e 1 atm gs nitrognio mido H2O (lq.) em N2(g) a 250C e 1 atm iodo, I2 (g) em nitrognio em N2(g) a 250C e 1 atm amonaco, NH3 (g) em gua H2O (lq.) cido actico (H3CCOOH) em gua nitrato de potssio em gua hidrognio H2 (g) em paldio Pd (s) mercrio [Hg (lq.)] em cobre [Cu (s)] ligas metlicas. Ex.: Cu em Ag

2.6.3.2. Quanto a Conduo de Corrente Eltrica Em 1884, Arrhenius afirmava que a dissoluo de certas substncias em gua produziam ons que se moviam livremente na soluo e eram os responsveis pela conduo da corrente eltrica nas solues, propondo assim, a Teoria Inica das Solues para explicar a condutividade das solues. As solues so classificadas quanto a conduo de corrente eltrica em:

solues eletrolticas; solues no eletrolticas. As solues eletrolticas so formadas pela dissoluo de substncias inicas ou

moleculares, que produzem ons ctions e nions e possibilitam a passagem de corrente eltrica. As solues eletrolticas podem ser fortes ou fracas, sendo caracterizadas pelo grau de dissociao. As substncias inicas se dissociam quase totalmente e as substncias moleculares produzem poucos ons. As solues no eletrolticas no possuem ons para promover a conduo de corrente eltrica. Geralmente so formadas de substncias moleculares, onde as molculas so eletricamente neutras. Existem uma diferena conceitual entre os termos tcnicos dissociao e ionizao. A dissociao empregada quando a substncia inica e se dissocia em ons, isto quer dizer que os ons j existem (substncias inicas so formadas por ons positivos e negativos, unidos por atrao eletrosttica), o solvente apenas os separa. Exemplo: NaCl + H2O Na+ (aq.) + Cl(aq.)

A gua solvata6 os ons ctions e nions separando-os. A ionizao empregada para substncias moleculares ou tomos que produzem ons, neste caso, os ons so produzidos, a molcula do soluto apresenta uma certa

a formao de camadas de solvente ao redor da partcula. Quando o solvente gua e ela soltada a partcula inica, este fenmeno denominado de hidratao.

30

polaridade, constituindo-se num dipolo, sendo solvente o promotor da separao desses plos. Exemplo: HCl + H2O H+ (aq.) + Cl(aq.)

A molecular do cido clordrico polar, a gua promove a formao dos ons ctions H e nions Cl-.
+

2.6.3.3. Quanto ao Potencial Hidrogeninico As solues podem ser classificadas de acordo com o potencial hidrogeninico (pH), ou seja, pela concentrao de ons prtons (H+) em soluo, em:

solues cidas; solues bsicas; solues neutras. A definio clssica de substncia cida e bsica foi proposta pelo qumico suo

Arrhenius. Um cido um composto que, dissociado em gua, libera ons de hidrognio (H+), conhecido tambm por prton, produzindo uma soluo cido, e bases so compostos que, dissociam em gua, libera ons de hidrxidos (on hidrnio ou on hidroxnio, OH -), produzindo soluo bsica ou alcalina. A mistura de uma soluo cida com uma soluo bsica produz uma soluo neutra, formando sal e gua. A grau de acidez ou basicidade de uma soluo determinada pelo mtodo potenciomtrico, na qual se mede o pH atravs do pHmtro. O pHmtro mede a concentrao de ons [H+] na faixa de uma escala de 0 a 14, onde pH = 7 indica soluo neutra, pH < 7 indica soluo cida e pH > 7 indica soluo alcalina. A determinao do pH consiste em medir a concentrao de ons H+ disperso em uma soluo. Esta determinao est entre as grandezas qumicas mais importante e mais determinadas em todos os processos qumicos. A grandeza pH foi definida pela IUPAC como sendo igual a logaritmo negativo da atividade do on hidrognio:

pH = log H +

[ ]

(2.8)

O mtodo mais operacional para determinar o pH o mtodo eletroqumico, que utiliza eletrodos sensveis ao on hidrognio, como o eletrodo de vidro. Neste mtodo o pH determinado pela fora eletromotriz produzida em um eletrodo sensvel ao pH contra um eletrodo de referncia, mais comumente o Ag+/AgCl. O eletrodo de vidro no um eletrodo reversvel ao par H2/2H+ e por isso requer calibraes constantes.

31

A calibrao do pHmtro consiste na construo de uma curva de calibrao do tipo ilustrados na Figura 2.10.

Figura 2.10 Curva de calibrao de pH (Fonte: Covington et al., 1985).

2.6.3.4. Quanto a Concentrao de Soluto As solues so classificadas em: soluo saturada; soluo no saturada; soluo supersaturada soluo diluda; soluo concentrada. Soluo saturada aquela em que existe um equilbrio entre o soluto no dissolvido (gasoso, lquido ou slido) e o soluto presente na soluo. A concentrao do soluto na soluo em equilbrio chamada solubilidade do soluto nesse solvente temperatura considerada. A solubilidade de qualquer substncia (gs, lquido ou slido) no depende da quantidade do soluto em excesso, isto , em contato com a soluo. De fato, a mesma concentrao de equilbrio encontrada em uma soluo saturada, quer seja pequena ou grande a quantidade do excesso que est em contato com a soluo. Se a quantidade de soluto na soluo corresponde a uma quantidade menor do que a da concentrao de equilbrio, a soluo no saturada. Em uma soluo no saturada a quantidade do soluto presente em soluo pode variar desde um mero trao, at uma concentrao imediatamente inferior de uma soluo saturada. Quanto relao existente entre soluto e solvente, as solues no saturadas podem ser diludas e concentradas.

32

Soluo diluda aquela que apresenta uma quantidade relativamente pequena do soluto para uma dada quantidade de solvente., a uma dada temperatura. Ex: 10,0 g de AgNO3, dissolvidos em 100 g de gua a 25oC. Soluo concentrada aquela que apresenta quantidade relativamente grande do soluto para uma dada quantidade do solvente, a uma dada temperatura. Ex: 70,0 g de AgNO3, dissolvidos em 100 g de gua a 25oC. Naturalmente, se h soluto no dissolvido em contato com uma soluo no saturada, ele se dissolve at desaparecer ou at atingir o equilbrio. Uma soluo que contenha mais soluto do que corresponde a concentrao de equilbrio uma soluo supersaturada. Ela no estvel e manifesta sua instabilidade particularmente se entrar em contato com qualquer quantidade de soluto no dissolvido. Uma soluo supersaturada portanto, um sistema metaestvel. As solues supersaturadas tendem a atingir um estado de equilbrio; se ficar em repouso, o excesso de soluto se separa da soluo at que a concentrao atinja o valor da saturao. No entanto, na ausncia de perturbaes, uma soluo supersaturada pode assim permanecer por um tempo bastante longo. Uma soluo supersaturada e uma no saturada apresentam uma caracterstica em comum: nenhuma tem a concentrao de equilbrio. No entanto, uma soluo no saturada no pode, por si mesma, atingir o estado de equilbrio (saturar), a no ser que acrescentese soluto, evapore o solvente ou varie a temperatura, enquanto que uma soluo supersaturada pode, e geralmente o faz, espontaneamente atingir o estado de equilbrio, simplesmente cedendo o excesso de soluto dissolvido. Logo, as solues no saturadas s existem por no conter soluto suficiente no sistema; as solues supersaturadas podem se manter durante algum tempo porque a mudana: soluo supersaturada soluo saturada + soluto no dissolvido, embora termodinamicamente favorvel, pode envolver uma energia de ativao elevada e, por isso, ocorrer muito lentamente. As solues saturadas podem ser tomadas como padres de referncia, porque tanto as no saturadas como as supersaturadas tendem a formar uma soluo saturada quando as condies o permitem. Por exemplo, quando cristais do soluto silo adicionados a urna soluo no saturada ou a unia soluo supersaturada, ambas tendem a se aproximar das condies de equilbrio. A soluo no saturada aproxima-se do equilbrio dissolvendo cristais, e a soluo supersaturada aproxima-se do equilbrio depositando cristais. As solues supersaturadas de gases com lquidos so bastante comuns. Por exemplo, as bebidas carbonatadas so solues supersaturadas de dixido se carbono em gua sob presso relativamente elevada. Quando as garrafas so destampadas, escapa algum gs, mas a soluo remanescente pode, por algum tempo, continuar supersaturada

33

de dixido de carbono. Pode-se obter solues supersaturadas de substncias slidas, fazendo-se a evaporao lenta do solvente ou reduzindo-se a temperatura de unia soluo saturada, desde que no haja contato da soluo com partculas slidas que possam agir como ncleo de cristalizao. Algumas substncias formam facilmente solues supersaturadas outras somente sob condies experimentais cuidadosamente controladas. No que se refere a solues de diferentes sais em gua, o efeito da temperatura sobre a solubilidade varia de um sal para outro. Os sais, geralmente, so mais solveis a temperaturas elevadas do que baixas.

2.6.4. Unidades de Concentrao


Concentrao de uma soluo a relao entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da soluo. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matria (nmero de mols), h diversas unidades de concentrao de solues. As mais utilizadas so: mg/L ou g/L; %; mol/L; N.

2.6.4.1. Concentrao em Miligramas por Litro ou Gramas por Litro Esse termo utilizado para indicar a relao entre a massa do soluto (m), expressa em gramas, e o volume (V), da soluo, em litros.

C=

m( g ) V ( L)

(2.5)

2.6.4.2. Concentrao em Composio Percentual um mtodo bastante comum de expressar a concentrao de uma soluo. Esta unidade de concentrao relaciona a massa (m) ou o volume (V) do soluto com a massa ou o volume do solvente ou da soluo, conduzindo a notaes tais como: % (m/m); % (m/V) ou % (V/V) A relao m/m corresponde a base percentual mais usada na expresso da concentrao de solues aquosas concentradas de cidos inorgnicos como cido clordrico, cido sulfrico e cido ntrico. Ex. o cido sulfrico encontrado no comrcio contm cerca de 98% (em massa) de soluto (H2SO4 lquido), ou seja, 100 g do cido comercial contm 98 g de H2S04 e 2g de gua. Os termos diludo e concentrado so apenas termos relativos. Uma soluo diluda

34

contm somente uma frao do soluto contido numa soluo concentrada. Ex. Uma soluo a 3%(m/m) de cido ntrico diluda em comparao com uma soluo de 1-1N03 a 30% em massa. 2.6.4.3. Concentrao em Quantidade de Matria a relao entre a quantidade de matria do soluto (n) e o volume da soluo (V), expresso em litros.

C=

n(mol ) V ( L)

(2.6)

No passado, essa unidade de concentrao era denominada molaridade ou concentrao molar, que hoje encontra-se em desuso. Atualmente, de acordo com a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), o uso desses termos deve ser evitado. 2.6.4.4. Concentrao Normal Denominada de normalidade, no passado esta unidade foi muito utilizada em clculos relacionados com titulaes. Atualmente, o uso da normalidade no recomendado pela IUPAC, uma vez que o emprego desta unidade de concentrao no enfatiza a estequiometria da reao qumica. Alm disso, o valor numrico do equivalente-grama de alguns compostos qumicos varia de uma reao para outra. Est em desuso. A converso da concentrao normal para mol/L realizada de acordo com a seguintes equao:

N = M
sendo, N = concentrao normal; M = concentrao mol/L; = nmero de oxidao (nox).

(2.7)

2.6.6. Hidrlise
Hidrlise a reao da gua sobre um composto, quebrando este composto, com a fixao de ons hidrognio ou de ons hidroxila. Quando um sal dissolvido em gua ele se dissocia totalmente, para produzir ctions e nions, que devem subseqentemente, reagir quimicamente com o solvente, por meio de hidrlise. A hidrlise ocorre para ons provenientes de cidos ou bases fortes. Por exemplo, o ction (proveniente de uma base forte) de um sal sofre a seguinte reao de hidrlise: M+ + H2O MOH + H+

35

Assim, tem-se um sal cido. Ento, um nion (proveniente de um cido forte) de um sal, sofre a seguinte reao de hidrlise: X+ H2O HX + HO-

tem-se, desta forma, um sal bsico. 2.6.6.1. Hidrlise de Sais cidos, Bsicos e Neutros Os sais quando dissolvidos em gua podem produzir solues cidas, bsicas ou neutras. 2.6.6.1.1 Hidrlise de Sais cidos: Um sal dito cido quando ele formado pela reao de um cido forte com uma base fraca. Por exemplo, o sal de NH4Cl (cloreto de amnio). HCl
cido forte

NH4OH
base fraca

NH4Cl
sal cido

H2O
gua

Assim, esse sal quando dissolvido em gua produz um meio cido cujo pH < 7. NH4Cl OH- Sofre hidrlise: NH4+ - Sofre hidratao: ClO on amnio sofre hidrlise porque pouco eletropositivo, e o on coreto sofre hidratao porque muito eletro negativo. 2.6.6.1.2 Hidrlise de Sais Bsicos: Um sal dito bsico quando ele formado pela reao de uma base forte com um cido fraco. Por exemplo, o sal de NaCH3COO (ou NaC2H3O2 acetato de sdio). CH3COOH
cido fraco

H2O

NH4+

Cl-

H|

OH

NH4OH

H+

NaOH
base forte

NaCH3COO
sal bsico

H2O
gua

Assim, esse sal quando dissolvido em gua produz um meio bsico cujo pH > 7. H2O NaCH3COO - Sofre hidratao: Na+ H+ - Sofre hidrlise: CH3COO+ H| OH HCH3COO + OHNa+ + CH3COO-

36

O on amnio sofre hidrlise porque pouco eletropositivo, e o on coreto sofre hidratao porque muito eletro negativo.

2.7. REAES QUMICAS


A reao ou transformao qumica uma reorganizao dos tomos das

substncias, na qual uma espcie de matria, ou mais de uma, se transforma em nova espcie de matria ou em diversas novas espcies de matria. O enferrujamento do ferro, no qual o ferro se combina com o oxignio da atmosfera para formar a ferrugem, uma transformao qumica. As substncias iniciais, ferro e oxignio, combinam-se quimicamente e no podem ser separadas por procedimentos fsicos. As reaes qumicas ocorrem em nvel microscpico, onde a viso humana no consegue alcanar, por outro lado necessrio apoiar-nos em parmetros macroscpicos que evidencie se uma reao ocorreu ou no durante aos procedimentos prticos. Algumas evidncias de ocorrncia de uma reao qumica so: desprendimento de gs, turvao, mudana de cor, mudana de cheiro e produo de energia.

2.7.1. Tipos de Reaes Qumicas


Existem basicamente 3 tipos de reaes qumicas: reaes de precipitao; reaes cido-base; reaes de oxidao-reduo.

2.7.1.1. Reaes de Precipitao As reaes de precipitao ocorrem da mistura de duas solues de substncias inicas para formar uma substncia inica slida, chamada de precipitado. Precipitado um composto slido insolvel formado durante a reao qumica em soluo. Para prever se haver ou no formao de um precipitado, basta saber as regras de solubilidade (Tabela 2.7). Tabela 2.7 Regras de Solubilidade de Compostos Inicos. Regr 1 2 3 Aplica-se aos ons Li+, Na+, K+, NH4+ C2H3O2-, NO3Cl-, Br-, IEnunciado Excees

compostos do grupo IA e do on amnio so solveis acetatos e nitratos so solveis cloretos, brometos e iodetos so cloretos, brometos e iodetos solveis de Ag, Hg e Pb

37

4 5 6 7 8

SO42CO32PO43S2OH-

sulfatos so solveis carbonatos so insolveis fosfatos so insolveis sulfetos so insolveis hidrxidos so insolveis

sulfatos de Ca, Ba, Sr, Ag, Hg e Pb carbonatos do grupo IA e NH4+ fosfatos do grupo IA e NH4+ sulfetos do grupo IA e NH4+ hidrxidos do grupo IA, Ca, Ba e Sr

Como exemplos, tem-se as seguintes reaes: AgNO3 Na2CO3 2.7.1.2. Reaes de cido - Base As reaes de cido - base ocorrem quando uma substncia cida reage com uma substncia bsica produzindo sal mais gua. Estes tipos de reaes tambm so conhecidas como reaes de neutralizao, quando as quantidades de cido e base so equivalentes. Por exemplo, NaOH Ca(OH)2 + + HCl H2SO4 NaCl + H2O + 2 H2O + + HCl HCl AgCl NaCl + HNO3 + H2CO3

CaSO4

Quando as quantidades de cido ou base so excedentes no meio, elas podem ser detectadas utilizando-se indicadores, que so substncias orgnicas (cidos ou bases orgnicas fracas) adicionadas em pequenas quantidades ao meio, dando uma colorao caracterstica. Os indicadores so muito empregados nas titulaes de cido base, para que o operado consiga visualizar o ponto de viragem (ponto de equivalncia) da titulao. Como a mudana de colorao do meio para cada indicador ocorre em uma determinada faixa de pH (Figura 2.11), necessrio que se escolha o pH adequado para cada ponto de equivalncia da titulao.

38

Figura 2.11 Indicadores e suas respectivas faixa de mudana de colorao do meio (Fonte: ROSSETTI, 2004). 2.7.1.3. Reaes de Oxidao - Reduo As reaes de oxidao - reduo ocorrem quando existe a transferncia de eltrons entre os reagentes, onde um elemento qumico sofre oxidao e o outro elemento sofre reduo. Oxidao processo de perda de eltrons e reduo o processo de aquisio de eltrons. As reaes de oxidao-reduo podem ser do tipo: combinao, decomposio, deslocamento e combusto. Como por exemplos: a) Combinao: Na (s) + Cl2 2 NaCl b) Decomposio: CaCO3 CaO (s) + CO2 (g) c) Deslocamento: Zn (s) + 2 HCl (aq) ZnCl2 (aq) + H2 (g) d) Combusto: 4 Fe (s) + 3O2 Fe2O3 O balanceamento de uma equao de oxidao-reduo pode ser feito de acordo com o passo-a-passo a seguir: 1o Passo: Indicar os nmeros de oxidao (nox) de cada elemento qumico; 2o Passo: Identificar qual o elemento qumico em que ocorre mudana do nox; 3o Passo: Identificar qual o elemento qumico sofre reduo; 4o Passo: Identificar qual o elemento qumico sofre oxidao; 5o Passo: Determinar a quantidade de eltrons para reduo; 6o Passo: Determinar a quantidade de eltrons para oxidao; 7o Passo: Balancear as quantidades de eltrons, multiplicando cruzado; 8o Passo: Colocar, como ndice no primeiro termo da equao, o nmero determinado pelo balanceamento; 9 Passo: Verificar as quantidades de tomos dos elementos qumicos diferentes do hidrognio e oxignio; 10 Passo: Balancear as quantidades de oxignio e hidrognio por ltimo. Exemplos: a) HI + H2SO4 H2S + I2 + H2O. Resposta: 8HI + H2SO4 H2S + 4I2 + 4H2O. b) K2Cr2O7 + HBr KBr + CrBr3 + Br2 + H2O Resp.: K2Cr2O7 + 14HBr 2KBr + 2CrBr3 + 3Br2 + 7H2O c) Ag + HNO3 AgNO3 + NO + H2O Resp.: 3Ag + 4HNO3 3AgNO3 + NO + 2H2O
o o

39

2.8. TERMOQUMICA
A termoqumica estuda as energias envolvidas nas reaes qumicas. Toda reao qumica implica no rearranjo dos tomos em suas diferentes ligaes. Estas transformaes so acompanhadas por absoro ou desprendimento de energia sob a forma de luz, eletricidade ou calor. A maioria das reaes qumicas envolvem as transformaes de energia trmica, nas quais so transferidas sob a forma de calor. Uma reao qumica acompanhada de desprendimento de calor para o meio denominada de reao exotrmica, e uma reao qumica acompanhada por absoro de calor do meio denominada de reao endotrmica. Estes estudos so fundamentados na termodinmica, cincia macroscpica que estuda as relaes entre as diferentes propriedades de equilbrio de um sistema e as trocas das propriedades de equilbrio nos processos. A energia liberada ou absorvida nas reaes qumica so extremamente importantes nos processos bioqumicos do nosso ecossistema, como por exemplo, a absoro de energia luminosa pelas plantas durante a fotossntese. As energias envolvidas nas reaes qumicas so: energia interna; entalpia; entropia; energia livre.

2.8.1. Energia Interna


A Energia Interna (E) a energia armazenada nas ligaes das molculas e nos retculos inicos e se origina das energias potencial e cintica dos eltrons (Ucko, 1992). A variao da energia interna (E) uma funo termodinmica que depende do estado inicial e final da reao, e ocorre quando a reao absorve ou libera de calor em um sistema com volume constante (V = constante). Se E positivo, a reao endotrmica, e se E negativo, a reao exotrmica (Figura 2.13). O calor liberado (E) a volume constante medido na prtica por uma bomba calorimtrica (ou calormetro), porm como a maioria das reaes qumicas ocorrem em sistemas abertos e presso atmosfrica constante, mais prtico medir a entalpia do sistema.

40

2.8.2. Entalpia
A Entalpia (H) uma palavra de origem alem, enthalen, que significa contedo de calor, o calor absorvido ou liberado presso constante (P = constante). Se a entalpia negativa (H = -), a reao exotrmica e se a entalpia positiva (H = +), a reao endotrmica (Figura 2.12).

Figura 2.12 Troca de calor entre o sistema e o meio. A entalpia de formao (ou calor de formao, H0f) de uma substncia o calor absorvido ou liberado para formao da substncia nas condies padres de temperatura e presso, 25oC e 1 atm, cujo valor tabelado. Em reaes qumicas entre slidos, lquidos ou gases, os valores de E e H so muito prximos.

2.8.3. Entropia
Entropia (S) o parmetro que mede o grau de desordem de um sistema (energia catica, energia do caos). Quanto maior a quantidade de calor no sistema, maior a entropia, maior a desordem do sistema. Mas, por outro lado, se a desordem j est instalada, um aumento na temperatura no iria aumentar o caos existente, com esta forma de pensamento, a temperatura foi considerada inversamente proporcional entropia.

Um dos enunciados da 2a Lei da Termodinmica est relacionado entropia, que diz: Em qualquer processo espontneo, existe sempre um aumento na entropia do universo (Stotal > 0) Se S positivo, a reao acompanhada de uma desordem, e se S negativo, a reao desencadeia a ordenao.

2.8.4. Energia Livre


A energia livre de Gibbs (G) outra funo termodinmica de estado, definida como:

G = H TS

(2.10)

A variao da energia livre depende das variaes de entalpia e entropia, na qual indicar se a reao ir ocorrer espontaneamente ou no (Tabela 2.8).

41

Tabela 2.8 Espontaneidade das reaes qumicas. H (-) (+) (+) (-) S (+) (-) (+) (-) G espontnea em qualquer temperatura no-espontnea independentemente da temperatura espontnea somente a altas temperaturas espontnea somente a baixas temperaturas

2.9. ELETROQUMICA
A eletroqumica a parte da qumica que estuda as converses de energia eltrica e qumica. A converso de energia eltrica em energia qumica, denominada de eletrlise. E a converso da energia qumica em energia eltrica denominada de galvanometria.

2.9.1. Eletrlise
O processo de eletrlise a converso de eltrica em energia qumica promovida pela passagem da corrente eltrica atravs de uma soluo contida em uma clula eletroltica (Figura 2.13). Neste processo o escoamento de eltrons forado por uma fonte de energia externa ao sistema. A energia fornecida deve ser suficiente para promover uma reao de oxidao e reduo no sentido inverso daquela em que se processaria espontaneamente.

Figura 2.13 Clula eletroltica ou cuba eletroltica (Fonte: COC, 2006). 2.9.1.1. Clula Eletroltica A clula eletroltica ou cuba eletroltica o recipiente onde ocorre a eletrlise na qual composta pelos seguinte elementos: eletrodos; soluo eletroltica; circuito metlico externo. 2.9.1.1.1 Eletrodos: so as superfcies slidas cujas interfaces ocorrem as reaes

qumicas de oxidao e reduo. O eletrodo no qual ocorre a reao de oxidao7 denominado de nodo e o eletrodo onde ocorre a reao de reduo8 denominado de ctodo. Eletrodo Positivo ou nodo a placa positiva do nodo atrai os ons
7 8

Significa perder eltrons e tornar-se positivo. Significa ganhar eltrons e tornar-se negativo.

42

nions do eletrlito. Os ons nions ao tocarem a placa cedem seus eltrons, passando para o estado fundamental (Figura 2.14). Este processo chamado de oxidao. Os eltrons por sua vez percorrem o circuito metlico externo, fazendo com que o ons metlicos formados pela ausncia de eltrons na placa, passem para a soluo eletroltica na forma de ons ctions, promovendo a corroso da placa. passagem dos ons metlicos positivos para a soluo eletroltica, diz que a corrente eltrica est entrando no eletrlito.

Figura 2.14 Oxidao no eletrodo positivo (nodo). Eletrodo Negativo ou Ctodo a placa positiva atrai os ons ctions do eletrlito. Os ons ctions ao tocarem a placa recebem os eltrons excedentes, passando para o estado fundamental (Figura 2.15). Este processo chamado de reduo, na qual ocorre a deposio (incrustao no eletrodo). passagem dos eltrons da soluo eletroltica para placa, diz que a corrente eltrica est saindo do eletrlito. As leis de Faraday permitem o clculo da transformao de matria que ocorre nos eletrodos.

Figura 2.15 Reduo no eletrodo negativo (ctodo). 2.9.1.1.2 Eletrlito: a substncia condutora de eletricidade por meio de ons mveis, na

43

qual pode ser obtida por meio da fuso de um sal fundido ou soluo. 2.9.1.1.3 - Circuito Metlico Externo: o suporte metlico, externo cuba eletroltica, que conduz a corrente eltrica por meio dos eltrons gerados por uma fonte corrente contnua. 2.9.1.2. Aplicaes do Processo Eletroltico Diferentes reaes qumicas do processo eletroltico so de interesse da rea de meio ambiente, como por exemplo, a produo de cloro empregado na desinfeco das guas; a produo de sdio usado como transferncia de calor para a refrigerao de reatores nucleares e nas lmpadas a vapor de sdio; a corroso; a eletrlise como tratamento qumico alternativo de guas residurias; e muitos outros.

2.9.1.3. Produo de Cloro a Partir do Sal Fundido de NaCl O sal de cloreto de sdio (NaCl) colocado na cuba eletroltica, onde fundido produzindo ons Na+ e ons Cl- (BRADY e HUMISTON, 1996). Os ons ctions Na+ se movem para o eletrodo negativo (ctodo) e os ons Cl - se movem para o eletrodo positivo (nodo), onde ocorrem as seguintes semi-reaes em cada eletrodo: Eletrodo positivo (nodo): Eletrodo negativo (ctodo): 2 ClNa
+

Cl2 + 1 e
-

2 e-

oxidao reduo

Na

A partir das equaes de semi-reaes pode-se obter a equao de reao global, aps o balanceamento tem-se: 2 Cl- () 2 Na () + 2 e2 Na+ () + 2 Cl()
+

Cl2 (g)+ 2 e 2 Na () Cl2 (g) + 2 Na ()

Desta forma, foram-se: no ctodo: sdio metlico lquido; no nodo: cloro gasoso. 2.9.1.4. Produo de Cloro a Partir de Soluo Salina de NaCl A produo de cloro a partir de soluo aquosa de NaCl bem mais complexa, pois neste caso podem ocorrer as reaes de oxidao ou reduo da gua. Assim, as reaes que podem ocorrer so as seguintes: Eletrodo positivo (nodo): 2 Cl- (aq) Cl2 (g) + 2 eoxidao

2 H2O () O2 (g) + 4 H+ (aq) + 4 e-

44

Eletrodo negativo (ctodo):

Na+ (aq) +

1 e- Na (s)
-

reduo

2 H2O () + 2 e H2 (g) + 2 OH (aq) Somente uma anlise qualitativa ir revelar quais os elementos qumicos formados nos eletrodos, uma vez que existem duas reaes competindo em cada eletrodo. Assim, a reao global : 2 Cl- (aq) 2 H2O () + 2 e 2 Cl- (aq) + H2 (g) + 2 OH- (aq) Desta forma, foram-se: no ctodo hidrognio gasoso; no nodo - cloro gasoso. Cl2 (g) + 2 e H2 (g) + 2 OH- (aq) Cl2 (g) + H2 (g) + 2 OH- (aq)

2.9.2. Galvanometria
O processo de galvanometria a converso qumica em energia eltrica promovida pelas transformaes qumicas desenvolvidas em uma pilha galvnica. As reaes de oxidao e reduo ocorrem espontaneamente. 2.9.2.1. Clula Galvnica O processo de funcionamento de uma clula galvnica ou voltaica muito parecido com a de uma clula eletroltica. Na clula eletroltica, a corrente eltrica inserida no sistema (um sistema externo fornece energia), enquanto que na clula galvnica, a energia eltrica gerada no sistema (a clula fornece energia para um sistema externo), como ilustrado na Figura 2.16.

Figura 2.16 Clula galvnica ou pilha galvnica. Cada compartimento da Figura 2.16, recebe o nome de meia-pilha, e quando eles so conectados adequadamente, o zinco sofre oxidao espontaneamente, perdendo seus eltrons e produzindo ons ctions Zn2+. Estes ons migram para soluo, promovendo a dissoluo do zinco, ocasionando, por conseguinte, a corroso na placa de zinco. A interface da placa do eletrodo que ficou carregada positivamente, atrai os nions SO 42- da soluo de

Fonte: UFPa, 2006.

45

sulfato de zinco. A soluo, por sua vez, vai aumentando a concentrao de partculas positivas. Estas atraem os ons cloretos da ponte salina (RUSSELL, 1994). Os eltrons perdidos pelo zinco caminham pelo fio do circuito externo at o eletrodo de cobre, tornando a placa do eletrodo carregada negativamente. Os ons Cu 2+ contidos na soluo de sulfato de cobre so reduzidos, produzindo o cobre metlico, que se deposita no eletrodo de cobre. A concentrao de ons ctions na placa de cobre afasta os ons SO 42-, tornando a soluo de sulfato de cobre carregada negativamente, atraindo os ons K + contidos na ponte salina. As semi-reaes e a reao global que ocorrem nas semi-pilhas so as seguintes: Zn (s) Cu (aq) + 2 eZn (s) + Cu2+ (aq)
2+

Zn2+ (aq)+ 2 e Cu (s) Zn2+ (aq)+ Cu (s)

(oxidao nodo) (reduo ctodo)

O importante fato de eletricidade pode ser produzida por meio de transformaes qumicas, permite o estoque de energia eltrica sob a forma de reagentes qumicos, os quais podero ser usados para gerar energia eltrica e outras formas de energia, quando houver necessidade. 2.9.2.2. Diferena de Potencial e Potencial Padro do Eletrodo A clula eletroqumica (eletroltica ou galvnica) somente produz energia eltrica se houve uma diferena de potencial (ddp) entre os eletrodos. Portanto, o potencial de eletrodo ou potencial de reduo pode ser definido como a tendncia dos ons de doar ou receber eltrons, promovendo as reaes de oxidao e reduo. Como cada eletrodo est envolvido em uma soluo contendo ons, os quais tem tendncia de adquirir eltrons de seu respectivo eletrodo, a fim de reduzir-se.
ON CTION (aq) + e- METAL

Quanto maior o potencial de reduo, tanto maior ser sua facilidade em sofrer reduo (receber eltrons), como expresso na Tabela 2.9. Tabela 2.9 Potenciais padres de reduo dos metais (Fonte: CHEMISTRY AND PHYSICS).
Semi-Reao Li Li+ + eK K+ + eRb Rb+ + eCs Cs+ + eBa Ba2+ + 2eSr Sr2+ + 2eCa Ca2+ + 2eNa Na+ + eMg Mg2+ + 2eAl Al3+ + 3eMn Mn2+ + 2eEo (V) + 3,04 + 2,29 + 2,29 + 2,29 + 2,90 + 2,89 + 2,87 + 2,71 + 2,37 + 1,66 + 1,18 Semi-Reao Fe Fe2+ + 2eCo Co2+ + 2eNi Ni2+ + 2eSn Sn2+ + 2ePb Pb2+ + 2eH2 2 H+ + 2eCu Cu2+ + 2eAg Ag+ + ePd Pd2+ + 2ePt Pt2+ + 2eAu Au+ + eEo (V) + 0,44 + 0,27 + 0,25 + 0,13 + 0,12 0,00 - 0,34 - 0,80 - 0,98 - 1,20 - 1,68

HANDBOOK

OF

46

Zn Zn2+ + 2e-

+ 0,76

A srie eletroqumica de metais, lista na Tabela 2.9, tambm conhecida como escala de nobreza ou de fila de reatividade qumica (Figura 2.17), que dispe os elementos em ordem decrescente de reatividade (cada elemento mais reativo do que os vm depois dele) e em ordem crescente de nobreza (cada elemento menos nobre do que os que vm depois dele), com tendncia de perder eletrons.

Figura 2.17 Fila de reatividade dos metais. Quanto mais reativo o elemento, tanto menos nobre ele . Quanto mais nobre o elemento, menor ser a sua reatividade qumica. O ouro (Au), a platina (Pt) e a prata (Ag) tm baixa reatividade qumica so elementos de metais nobres. So chamados de nobres porque mais dificilmente sofre ataques qumicos de outras substncias. Resumindo, quando dois metais esto prximos, cria-se uma diferena de potencial entre eles que gera a conduo de corrente eltrica. Um desses materiais ter maior facilidade de receber os eltrons livres do metal adjacente. Essa facilidade de receber eltrons gera o potencial de reduo do metal. Portanto, quanto maior o potencial de reduo, maior ser a avidez por eltrons. Por exemplo, no sistema zinco (Zn) cobre (Cu), o zinco tem tendncia de perder eltrons, porque seu potencial de reduo (-0,76 V) menor que o potencial de reduo do cobre (0,34 V) Assim, o potencial de uma pilha galvnica :

pilha = reduo oxidao


No exemplo do sistema Zn - Cu, tem-se:

(2.11)

pilha = Cu Zn pilha = 0,34 ( 0,76) pilha = 1,10V


o o

(2.12) (2.13) (2.14)

47

2.10. NOES DE QUMICA ORGNICA E BIOQUMICA


A Qumica Orgnica a parte da Qumica que estuda as estruturas, propriedades e reaes dos compostos de carbono (compostos orgnicos) e a Bioqumica a cincia que estuda a qumica dos processos biolgicos, isto , as reaes que ocorrem em todos os organismos vivos.

2.10.1. Tpicos Fundamentais


O estudo da Qumica Orgnica bastante complexo e seus fundamentos esto focados nos seguintes tpicos: hidrocarbonetos; compostos orgnicos oxigenados; compostos orgnicos sulfurados; compostos orgnicos nitrogenados; polmeros; carboidratos; lipdios; protenas; enzimas. Os principais tpicos abordados pela Bioqumica muitas vezes se fundem aos fundamentos da Qumica Orgnica, uma vez que, para entender a Bioqumica necessrio o conhecimento bsico da Qumica Orgnica. Assim, de acordo com VIEIRA (2006), os principais tpicos do aprendizado em bioqumica bsica so: metabolismo); lipdios: os compostos mais calricos; protenas: biomolculas multifuncionais; vitaminas: reguladores bioqumicos; cidos nuclicos; bioqumica da respirao: mecanismos moleculares do transporte dos gases respiratrios.; bioenergtica: a interao metablica das molculas para produzir energia intracelular. alimentos: uma abordagem prtica ao estudo das biomolculas; carboidratos: principais compostos energticos (estrutura e

2.10.2. Introduo Qumica Orgnica


Os compostos orgnicos so os compostos formados pelo carbono, excluindo os xidos de carbono, carbonatos, cianetos e carbetos (compostos inorgnicos). As principais

48

diferenas entre os compostos orgnicos e inorgnicos so as seguintes: Tabela 2.10 Principais diferenas entre os compostos orgnicos e inorgnicos (Fonte: UCKO, 1992).
Compostos Orgnicos Baseados no carbono Predominncia de ligaes covalentes Nmero de tomos na molcula relativamente grande Baixo ponto de ebulio e fuso Baixa solubilidade em gua No eletrolticos Inflamveis Compostos Inorgnicos Baseados em outros elementos Predominncia de ligaes inicas Poucos tomos na unidade frmula Alto ponto de ebulio e fuso Alta solubilidade em gua Eletrolticos No inflamveis

2.10.2.1. Ligaes do tomo de Carbono O tomo de carbono apresenta 4 eltrons perifricos, proporcionando 4 ligaes covalentes. Assim, ele pode formar vrios milhes de diferentes compostos, porque os tomos de carbono se ligam fortemente a outros tomos de carbono, assim como outros tomos de no metais. As ligaes que o tomo de pode formar so:

Nmero de Ligaes: Geometria: Hibridao:

4 ligaes tetradrica sp3

3 ligaes e 1 ligaes trigonal plana sp2

2 ligaes e 2 ligaes linear sp

1 ligaes e 3 ligaes linear sp

Figura 2.18 Tipos de ligaes do tomo de carbono. A classificao dessas ligaes : saturada: quando s existem ligaes simples; insaturada: quando existem ligaes duplas ou triplas.

2.10.2.2. Cadeias Carbnicas A cadeia carbnica a ligao seqencial de tomos de carbono que podem ser abertas ou fechadas. a) Cadeias Abertas, Acclica ou Aliftica- a ligao seqencial de tomos de carbono possui extremidades, podendo ser dos seguintes tipos: - Saturadas (C-C-C): todos os carbonos fazem ligaes simples; - Insaturadas (C=C-C=C C-C): algum carbono faz ligao dupla ou tripla; - Homogneas (C-C-C=C-C): no h um elemento diferente ligado entre carbonos; - Heterogneas (C-X-C-C): h um elemento entre carbonos denominado heterotomo; - Normais (C-C-C-C): somente h carbonos primrios ou secundrios;

49

- Ramificadas (C-C-C-C): h carbonos tercirios e quaternrios. b) Cadeias Fechadas ou Cclica - a ligao seqencial de tomos de carbono no possui extremidades, podendo ser dos seguintes tipos: - Aromtica: possui o ncleo benznico (Figura 2.19);

Figura 2.19 Formas de representao do ncleo benznico. O ncleo benznico caracterizado por ter: * 6 carbonos, * 3 ligaes duplas conjugadas, * cadeia fechada, * ressonncia. - No-aromtica: no possui o ncleo benznico;

Figura 2.20 Cadeias fechadas no-aromticas.

c) Cadeia Mista - possui uma cadeia fecha e outra aberta.

Figura 2.21 Cadeias mista. 2.10.2.3. Nomenclatura A nomenclatura dos compostos orgnicos pode ser extremamente complexa. Porm, de um modo geral, a nomenclatura dos compostos orgnicos feita de acordo com o nmero de carbono existentes na cadeia (Tabela 2.11), tipo de ligao (Tabela 2.12) e grupo funcional (Tabela 2.13). Tabela 2.11 Nomenclatura de acordo com (Fonte: CARVALHO, 2006). Nmero de Carbono 1C 2C Nomenclatura MET ET o nmero de carbono da cadeia

50

3C 4C 5C 6C 7C 8C 9C 10 C (Fonte: CARVALHO, 2006). Tipo de Ligao Simples Dupla Tripla 2.10.2.4. Funes Orgnicas

PROP BUT PENT HEX HEPT OCT NON DEC de carbonos da cadeia

Tabela 2.12 Nomenclatura de acordo com o nmero

Nomenclatura AN EN IN

So grupos funcionais, de mesma famlia, que apresentam a mesma estrutura e propriedades qumicas caractersticas. O grupo funcional formado de um tomo ou grupo de tomos e sofrem as mesmas reaes qumicas, independentemente da natureza do resto da molcula, denominada de radical ( R). Entretanto, quanto maior o radical (esqueleto carbnico), menor ser a influncia do grupo funcional. Os grupos funcionais mais importantes esto apresentados na Tabela 2.13.

Tabela 2.13 Importantes grupos funcionais (Adaptao: BRUNET, 2006).


Classe alcanos alquenos (homo) aromticos Grupo funcional Exemplo CH3-CH3 CH3CH=CH2 Nomenclatura Etano Propeno Tolueno

(hetero) aromticos

3-Metilpiridina

alcinos haletos de alquila lcoois fenis teres aminas primrias aminas secundarias aminas tercirias tiis compostos sulfurados

halognio OH O NH2 NH SH S -

CH3-C C-CH3 CH3-CH2-Br CH3-CH2-OH Ph-OH CH3-CH2-O-CH2-CH3 CH3-NH2 (CH3)2NH (CH3)3N CH3-CH2-SH (CH3)2S

2-Butino Brometo de etila Etanol Fenol Dietilter Metilamina Dimetilamina Trimetilamina Etiltiol Dimetilsulfeto

51

boranos organometlicos aldedos metal (Li, Mg, Al, etc.)

(CH3)3B CH3Li (CH3)2Mg (CH3)3Al

Trimetilborano Metilltio Dimetilmagnsio Trimetilalano Etanal

cetonas aminas

Propanona Metilamina propanona

cidos carboxlicos

cido actico

steres

Acetato de etilo

amidas

Acetamida

haletos de acetileno anidridos nitrilas nitroderivados sulfonas cidos sulfnicos -C N -NO2 -SO2-SO2-OH CH3CN CH3NO2 CH3SO2CH3 CH3CH2CH2SO2OH

Acetilenocloreto Anidrido actico Acetonitrila Nitrometano Dimetilsulfona cido propano sulfnico

2.10.2.5. Isomeria Um fenmeno muito comum na qumica orgnica a existncia de compostos diferentes com a mesma frmula molecular. Existem dois tipos de ismeros: o ismero constitucional (ou estrutural) e o esteroismero. Tabela 2.14 Exemplos de ismeros (Adaptao: SILVA, 2006).
Frmula Molecular Ismero Constitucional ou Estrutural C4H10

C5H11Cl

C2H6O

52

Esteroismero

BrNSOH4

Enantimeros ou ismero ptico: so reflexos, porm no se sobrepem, mas possuem as mesmas propriedades fsicas. So capazes de desviar a luz polarizada: a) para direita (D+), so denominados dextrgiro; e a) para esquerda (L-), so denominados levgiro. Essa atividade tica devido as molculas serem assimtricas, isto , possuem carbono quiral (ou estereocentro), todos os ligantes so diferentes.

C2H2Cl2

Diasteroimeros: os tomos esto ligados da mesma forma, mas diferem na disposio, no podendo ser convertido um np outro devido barreira energtica de rotao.

2.10.3. Hidrocarbonetos
So os compostos orgnicos mais simples, formado apenas por tomos de carbono e hidrognio. Possuem a capacidade de sofrer combusto.

2.10.3.1. Tipos de Ligaes nos Hidrocarbonetos As ligaes carbono carbono (C C) podem ser de 2 tipos: saturada ou simples; insaturada ou ligaes mltiplas.

2.10.3.2. Classificao dos Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos so classificados em: alcanos; alcenos; alcinos; cclicos; derivados halogenados.

2.10.3.2.1 - Alcanos: ou parafinas, so os compostos orgnicos mais simples, constitudos por carbono em hibridao sp3 e hidrognio, cujo ngulo de ligao 109,5 o, a distncia C C 1,54 e a distncia C H 1,09 (BRUNET, 2003). Podem ser de cadeia linear ou ramificada (Figura 2.26. A cadeia linear, no significa

53

que a ligao C C seja de 180o, na realidade significa cadeia no ramificada, em forma de zigue-zague. So pouco reativos e apolares, sendo utilizados como solventes. Esto presentes no gs natural, petrleo e seus derivados. O alcano mais simples o gs metano. Os alcanos so bons combustveis, pois a ligao sigma () quando quebrada libera grande quantidade de calor, produzindo CO 2 e H2O. Exemplos: metano (gs natural), propano (gs de botijo), butano (gs de isqueiro), octano e outros (componentes da gasolina) e alcanos superiores (componentes do querosene). O ponto de ebulio dos alcanos aumenta com o nmero de carbonos (Figura 2.22). Isto se deve as foras intermoleculares (foras de Van der Walls e de London) so mais efetivas quanto maior a superfcie da molculas. Portanto, os ismeros com mesmo nmero de carbonos e hidrognios, o ponto de ebulio ser maior para uma cadeia linear, pois quanto mais ramificada for a molcula, a superfcie efetiva de contato diminui; assim as foras intermoleculares so menores em alcanos ramificados, resultando em pontos de ebulio mais baixos. O heptano (23 tomos) tem ponto de ebulio prximo ao da gua (3 tomos), pois as foras de Van der Walls so muito mais fracas que as pontes de hidrognio da guas que so mais fortes.

Figura 2.22 Ponto de ebulio dos alcanos (Fonte: BRUNET, 2003). Os alcanos apresentam densidade menor que 1 (Figura 2.23).

Figura 2.23 Densidade dos alcanos (Fonte: BRUNET, 2003). Os principais alcanos e seus respectivos nomes esto apresentados na Tabela 2.15.

54

Tabela 2.15 Principais alcanos (Adaptao: BRUNET, 2003).


n Nombre (-ano) Frmula (CnH2n+2) n Nombre (-ano) Frmula (CnH2n+2) 1 2 3 4 4 5 5 5 6 7 8 9 metano* etano* propano* butano* isobutano pentano isopentano neopentano hexano heptano octano nonano CH4 CH3CH3 CH3CH2CH3 CH3(CH2)2CH3 (CH3)3CH CH3(CH2)3CH3 (CH3)4C CH3(CH2)4CH3 CH3(CH2)5CH3 CH3(CH2)6CH3 CH3(CH2)7CH3 10 11 12 13 14 15 21 22 30 40 decano undecano dodecano tridecano tetradecano pentadecano eicosano heneicosano docosano triacontano tetracontano CH3(CH2)8CH3 CH3(CH2)9CH3 CH3(CH2)10CH3 CH3(CH2)11CH3 CH3(CH2)12CH3 CH3(CH2)13CH3 CH3(CH2)18CH3 CH3(CH2)19CH3 CH3(CH2)20CH3 CH3(CH2)28CH3 CH3(CH2)38CH3 CH3(CH2)48CH3

(CH3)2CHCH2CH3 20

50 pentacontano

2.10.3.2.2 - Alcenos: ou olefinas, possuem ligao dupla C = C. A nomenclatura dos alcenos muito semelhante a nomenclatura dos alcanos, trocando apenas o ano por eno. Os pontos de ebulio e fuso so parecidos com os alcanos correspondentes, aumentam com o peso molecular, mais ao contrrio dos alcanos so bastante reativos (RUSSEL, 1994). O alceno mais simples eteno (etileno). 2.10.3.2.3 - Alcinos: possuem ligao tripla C C, so compostos no-polares ou

levemente polares, apresentam ponto de fuso e ebulio que aumentam com o peso molecular, sendo bastante reativos. A nomenclatura dos alcinos tambm semelhante a nomenclatura dos alcanos, substituindo o sufixo ano por ino. O alcino mais simples etino (acetileno). Exemplos comuns de alcinos so os anticoncepcionais e antibiticos orais. A Figura 2.24 ilustra as molculas mais simples de alcano, alceno e alcino.

Figura 2.2 Metano, etileno e acetileno (Fonte: SILVA, 2006). 2.10.3.2.4 - Cclicos: so hidrocarbonetos que formam um anel de tomos de carbono. Existem basicamente 3 tipos: cicloalcanos, cicloalcenos e hidrocarbonetos aromticos. O alcano cclico mais comum em molculas orgnicas encontradas no seres vivos o ciclohexano. Outro exemplo de cicloalcano o ciclopropano, um gs incolor de aroma adocicado (UCKO, 1992). Dentre os cicloalcenos mais importantes esto os terpenos (principais

55

componentes dos leos essenciais), contendo de 10, 15, 20 ou 30 tomos de carbono, so derivados da unidade do isopreno (alceno). A maioria dos terpenos so volteis. As plantas e rvores exalam terpenos e so fontes naturais de hidrocarbonetos para atmosfera. O escapamento dos automveis constitui a maior fonte artificial de terpenos. Outro cicloalceno importante o caroteno, tambm derivado do isopreno, presentes em quase todas as plantas verdes (UCKO, 1992). Os esterides (componentes dos hormnios) integram a lista de importantes cicloalcenos. Os hidrocarbonetos aromticos 9 so uma classe especial de hidrocarbonetos cclicos insaturados. O hidrocarboneto aromtico mais simples o benzeno, altamente txico, possui a frmula C6H6, nas quais 3 ligaes pi () so deslocalizadas na Figura 2.35. sobre o anel, em ressonncia eletromagntica. Os hidrocarbonetos aromticos so pouco reativos. Alguns exemplos so ilustrados

Figura 2.25 Benzeno, naftaleno, antraceno e fenantreno (Fonte: BRUNET, 2003). 2.10.3.2.5 Derivados Halogenados: so hidrocarbonetos formados por tomos de

carbono, hidrognio e halognios (cloro, flor, bromo ou iodo). So mais densos que a gua e esto presente no cotidiano como inseticidas, anestsicos, solventes e intermedirios de snteses.

2.12.4. Compostos Orgnicos Oxigenados


So os compostos orgnicos que contm um ou mais tomos de oxignio e esto classificados nas seguintes famlias: Tabela 2.16 Compostos orgnicos oxigenados (Adaptao: CARVALHO, 2006).
Funo LCOOL FENOL Frmula Geral R OH OH ligado a C saturado Ar OH hidroxi + TER R1 O R2 ALDEDO Nomenclatura IUPAC nome de o R H + ol nome de Ar H Exemplos CH3 CH2 CH2 OH 1-propanol OH hidroxibenzeno CH3 O CH2 CH3 metoxietano O || CH3 CH2 C | H

nome de nome de R1 O + R2 H R1 R2 nome de o R CH3 + al

Termo empregado porque muitos dos compostos possuem odores pronunciados (RUSSELL, 1994).

56

propanal CETONA nome de R CH2 R1 o + ona propanona CIDO CARBOXLICO nome de o cido R CH3 + oico O || CH3 CH2 C | OH cido propanico O || CH3 CH2 C | O CH3 propanoato de metila

STER

nome de O || R C |

O H

cido ico + ato + nome de R1

2.10.4.1. lcoois So molculas que contm um grupo hidroxila ( OH) ligado a um radical alquila. Os lcoois formam ponte de hidrognio porque o oxignio do grupo hidroxila mais eletronegativo que o carbono, deslocando as cargas na molcula formando um dipolo, por isso os lcoois so solveis em gua. Exemplos: metanol (lcool metlico lcool de madeira, venenoso), etanol (lcool etlico de bebidas), 2-propanol (lcool isoproplico lcool para frico, usado como anti-sptico, pois age como adstringente, enrijecendo a pele e limitando as secrees). O fenol no age como lcool tpico, ligeiramente cido, pode ser ionizado, muito corrosivo podendo causar queimaduras na pele, usada como germicida em soluo de 2% para desinfetar instrumentos mdicos. Dois grupos hidroxilas em uma mesma molcula denominada de diol (etileno glicol agente anticongelante e refrigerante usado em radiadores de automveis) e trs grupos hidroxilas em uma mesma molcula denominada de triol (glicerol ou glicerina lquido incolor, viscoso, no txico e higroscpico, usado em hidratantes e supositrios).

2.10.4.2. teres So molculas que contm um tomo de oxignio ligado a dois radicais alquilas (R 1 O R2). Os teres so relativamente estveis e geralmente no reagem com: cidos, bases ou metais ativos. Tendem a se oxidar lentamente se transformando em perxidos ( O O ). Os perxidos orgnicos so muito explosivos, por isso, os teres devem ser manipulados cuidadosamente (UCKO, 1992). Muitos teres so usados como anestsicos gasosos.

57

2.10.4.3. Aldedos So molculas que contm um tomo de carbono fazendo duas ligaes: uma ligao simples com hidrognio ( H), de um lado, e uma dupla ligao com o oxignio , o grupo carbonila , do outro lado .

Como exemplos de aldedos, tem-se: baunilha. 2.10.4.4. Cetonas So molculas que contm um grupo carbonila ligado a dois radicais alquilas. Como exemplos de cetonas, tem-se: acetona (propanona ou dimetil cetona), de odor adocicado, usada como removedor de esmalte de unha e encontrada em pequenas quantidades no sangue decorrente da degradao de gorduras; cnfora, anti-sptico suave; acetofenona empregada para induzir o sono. 2.10.4.5. cidos Carboxlicos So molculas que contm um grupo carboxlico fracos. Como exemplos de cidos carboxlicos, tem-se: acar no corpo; cidos graxos, tais como: cido esterico, cido palmtico, cido olico cido frmico (cido metanico), substncia irritante proveniente da picada de alguns insetos; vinagre, soluo diluda de 5 % de cido actico; cido lctico (cido propanico), presente no leite azedo e nos msculos, aps intensa atividade fsica; cido ctrico, presente nas frutas ctricas, auxilia na degradao do e constituem-se em cidos (metil fenil cetona), cetona aromtica, substncia acrolena, composto mau cheiroso formado pela decomposio da gordura depois de ser queimado, devido desidratao do glicerol; formalina (formaldedo ou metanal), gs incolor, usado como desinfetante e germicida em soluo de 37 %; benzaldedo, composto aromtico, usado na fabricao de drogas, corantes, perfume e aromatizantes; vanilina, derivado do benzaldedo, usado como aromatizante de odor

58

e cido linolico; cido saliclico. 2.10.4.6. steres So molculas que contm um grupo funcional carbonila oxignio ligado a um tomo de cidos aromticos, como: cido benzico anti-sptico e diurtico,

. Um ster produzido (sintetizado) pela reao de esterificao entre um

cido carboxlico e um lcool. A reao inversa restitui o cido carboxlico e o lcool. O ster pode sofrer saponificao (produo de sabo), quando exposto a uma base forte. Os teres so comercialmente importantes na fabricao de fragrncias e

aromatizantes, como por exemplo: acetato de amila (aroma da banana), acetato de octila (aroma da laranja), acetato de isoamila (aroma da pra), butirato de etila (aroma do abacaxi), formato de isobutila (aroma da framboesa), formato de etila (aroma do rum), etc. Os teres tambm so responsveis por odores, como por exemplo, benzoato de metila (odor de feno ceifado) entre outros. Dois steres importantes so: o salicilato de metila (leo de gualtria, usado como medicamento untoso para alvio de dores musculares) e cido acetilsaliclico (aspirina, usado como analgsico, antipirtico e antiinflamatrio).

2.10.5. Compostos Orgnicos Sulfonados


So parecidos como os compostos orgnicos oxigenado, pois o enxofre est no mesmo grupo do oxignio da tabela peridica, com 6 eltrons no nvel mais externo e contm um ou mais tomos de enxofre. Como exemplos de compostos orgnicos sulfonados, tem-se: tiol, tiolcool, metil mercaptana ou mercaptana (CH3SH), parecido como o metanol (CH3OH), um dos odores inseridos nos butijes de gs. O cheiro das mercaptanas esto presentes em lagoas de estabilizao anaerbias ou camadas betnicas; metanodiol, parcialmente responsvel pelo odor das fezes; butanotiis, cheiro exalado pelas jaguatiricas; fenolsulfonftalena (fenol vermelho), corante. Certos compostos orgnicos sulfurados tem cores caractersticas.

2.10.6. Compostos Orgnicos Nitrogenados


So os compostos orgnicos que contm tomos de nitrognios em sua estrutura molecular. Depois do hidrognio, oxignio e carbono, o nitrognio so os tomos mais

59

abundantes nos seres vivos. As famlias nitrogenadas orgnicas so classificados em: 2.10.6.1. Aminas So molculas de amnia (NH3), na qual o tomo ou tomos de hidrognios so substitudos por compostos orgnicos. A substituio de um tomo de hidrognio produz uma amina primria, a substituio de dois tomos de hidrognio produz uma mina secundria e substituio de trs tomos de hidrognios produz uma amina terciria (Figura 2.31). aminas; amidas; alcalides.

(a) metilamina (amina primria)

(b) dimetilamina (amina secundria)

(c) trimetilamina (amina terciria)

Figura 2.26 Tipos de aminas. Como exemplos de aminas, tem-se: anilina (fenilamina amina aromtica), corante; glicina, um aminocido (molcula de protena composta por uma amina e um grupo carboxlico); adrenalina (epinefrina), hormnio que aumenta a presso cardaca e a pulsao, secretado em momentos de tenso. Administrado para abrir os canais pulmonares em casos de bronquite asmtica e em paradas cardacas, injetada diretamente no corao; lidocana, usado como anestsico local; fenilefrina, usado como descongestionante nasal; e outros. Existem trs tipos de aminas: as de cadeia linear, as de cadeia ramificadas e as heterocclicas. As aminas heterocclicas ou aromticas, cujo tomo de nitrognio est ligado a dois ou trs tomos de carbono, so as estruturas bsicas dos alcalides, como por exemplo:

(a) pirrol

ou

(b) imidazol

(c) indol

(d) piridina

(e) quinolina

(f) purina

Figura 2.26 Importantes aminas heterocclicas ou aminas aromticas.

60

2.10.6.2. Amidas So molculas que contm um grupo funcional resultante da combinao de uma amina com um grupo carbonila .Existem aminas de cadeia linear, cadeia ramificadas e amidas aromticas. Como exemplos de amidas, tem-se: uria, molculas nitrogenadas; acetanilida, acetaminofen ou p-hidroxiacetanilida (Tylenol), amida aromtica, um substituto da aspirina. um analgsico e antipirtico, mas no tem efeito antiinflamatrio como a aspirina; 2.10.6.3. Alcalides So compostos orgnicos encontrados em produtos naturais (razes, folhas, crtex, frutos e bagas de plantas). Essas molculas so nitrogenadas, no qual o tomo de nitrognio geralmente faz parte de um anel heterocclico (amina aromtica); alm do nitrognio, fazem parte da frmula o carbono, hidrognio e oxignio. Como exemplos mais comuns de alcalides, tem-se: piperidina; aromtica indol; e outros. morfina, droga eficaz contra dor, retirada da papoula; estricnina, estimulante do sistema nervoso central, derivado da amina nicotina, encontradas nas folhas de tabaco e conseqentemente nos cigarros, um alcalide derivado da amina aromtica piridina; atropina, soluo 0,5 a 1 %, empregada para dilatar as pupilas; cocana, estimulante que causa dependncia, alcalide derivado da antibiticos contm as lactamas (amidas cclicas anis cclicos) um componente da urina, resultante da degradao de

2.10.7. Polmeros
So os compostos orgnicos formados por macromolculas, molculas muito grandes. Estas molculas so formadas por pequenas unidades moleculares, denominadas de monmeros, que se repetem e se ligam umas as outras. A reao pela qual os monmeros se interligam chamada de polimerizao. Existem dois tipos de polmeros: os naturais e os sintticos. Os polmeros so muito resistentes rupturas e desgastes, muito elsticos e resistentes ao dos agentes atmosfricos.

61

Como exemplos de polmeros naturais, tem-se: celulose, polmero de glucose, encontrado nas plantas; ltex, seiva da seringueira que se transforma em borracha; alguns carboidratos; e outros. Como exemplos de polmeros sinttica, tem-se: celulide, plstico de importncia comercial, usado para pelculas fotogrficas e de cinema; plsticos, so geralmente rgidos temperatura ambiente, embora se tornem moles e flexveis ao elevar a temperatura; elastmeros, so polmeros de cadeias lineares interligadas que podem mudar de forma a baixa tenso, se a temperatura suficientemente elevada, porm recuperam a forma primitiva ao fazer desaparecer a tenso. Podem ser estirados sem se romper at um comprimento muito superior ao primitivo; duras; almofades; nylon, uma poliamida; e outros. poliuretanos, empregados para fabricar espumas de almofadas e resinas, so polmeros de estrutura tridimensional formados por molculas rgidas de pesos moleculares no muito altos, mais que produzem substncias

Qumica Aplicada
62

Tecnologia da Automao Industrial


Profa. Dra. Orlene Silva da Costa
Revisada por Prof. Msc. Srgio Botelho de Oliveira

GOINIA Gois 2006

63

Vous aimerez peut-être aussi