Vous êtes sur la page 1sur 3

MANIFESTO DO 1 DE DEZEMBRO, DIA DA INDEPENDNCIA NACIONAL

Viva Portugal! Viva a Restaurao!

No h mais importante para uma Nao do que a sua independncia. No h mais importante para um povo do que a sua liberdade. Por isso, o 1 de Dezembro o mais importante de todos os feriados nacionais. O 1 de Dezembro o feriado sine quod non, o feriado nacional sem o qual nenhum outro existiria. Se no fosse o dia 1 de Dezembro, estaramos condenados a comemorar o Dia da Hispanidade como dia nacional e em nenhum dia seramos livres de celebrar Portugal. Poderamos festejar a independncia e a liberdade com referncia a um dos factos relevantes da fundao da nacionalidade no sculo XII ou com relao a algum dos momentos crticos e dramticos da crise do interregno no sculo XIV. Mas desde h sculo e meio que escolhemos colectivamente celebr-las com referncia data em que recupermos a independncia ptria, ao fim de sessenta anos de a termos perdido: a Restaurao de 1640. Por isso, o 1 de Dezembro o mais antigo dos nossos feriados civis e o mais alto dos feriados patriticos. Consolidou-se como marco pacfico da nossa vivncia nacional e do nosso convvio colectivo. Atravessou regimes e mudanas polticas e sociais. Estabeleceu-se como facto do mais alto significado, que no podemos interromper, nem quebrar. Este marco foi afirmado na linha do Manifesto que, em 1861, um punhado de quarenta patriotas, com Alexandre Herculano cabea da lista, lanou conscincia nacional para empreender as primeiras comemoraes solenes, a partir da Comisso Central 1. de Dezembro de 1640, antecessora da Sociedade Histrica da Independncia de Portugal. Hoje, poderamos escrever muitas das palavras por que esses patriotas despertaram o esprito nacional:
O povo portuguez, seguro da sua existncia nacional, e cnscio dos imprescrptiveis direitos em que ella assenta, sem ter esquecido as hericas aces com que seus antepassados conquistaram e mantiveram a independncia da ptria, havia quasi apagado, pelo seu caracter humano e pacifico, a recordao pblica de cruentas pelejas, que foram mais um desengano, entre tantos que a histria accumula, de que a fora e a ambio, por si ss, no lograram no mundo triumphos duradouros. () Precisvamos, portanto, expor claramente a opinio unnime do povo portuguez, e assegurar aos homens e aos governos que se interessam no melhor regimento da famlia europa, que nimo e deliberao nossa defender a integridade do territrio que possumos, no acceitando aggregaes incongruentes com o caracter e tradies nacionais, e que nos empenhamos, quanto cabe em nossas faculdades e nol-o permittem os obstculos da governao que todos os povos tm encontrado nos aperfeioamentos sociaes, por sermos dignos de fazer parceria com as naes civilisadas, tanto pelos nossos feitos passados como pela nossa vida contempornea.

No ataque de agora ao 1 de Dezembro, ouve-se comentar, em sussurros cmplices, que, em tempo de Unio Europeia, no fica bem acentuar a independncia nacional e celebrar uma vitria poltica e militar sobre a vizinha Espanha. Dizemos, sem hesitar, que exactamente ao contrrio.

Nada nos move contra a vizinha Espanha, com que desejamos viver em paz e boa cooperao, como Estados independentes, hoje unidos no mesmo projecto europeu. Basta-nos citar as palavras de Herculano e do Manifesto dos Quarenta, em 1861:
Portugal, avivando e celebrando com mais solemnidade o anniversrio da reconquista da sua Independncia em 1640, nem pretende ferir o pundonor da briosa nao hespanhola, nossa amiga e alliada, nem resuscitar os dios que outr'ora inimisaram os dois povos convisinhos. No quer reptl-a. No leva a mo espada. Unicamente aponta para o seu direito, e diz Europa que est decidido a defendl-o.

Ao preservarmos e valorizarmos o dia em que celebramos, com Portugal inteiro, a Independncia Nacional, aproximamo-nos no nos afastamos da esmagadora maioria dos Estados que compem a Unio Europeia. Dos vinte e sete Estados-membros, so dezoito aqueles cujo Dia Nacional o feriado civil mais importante assinala a respectiva independncia ou fundao. Dos nove que restam: uns so monarquias, em que o dia nacional corresponde ao aniversrio oficial do Rei ou Rainha, smbolo vivo da prpria individualidade nacional; outros, trata-se de pases que nunca tiveram aqueles marcos, porque foi outra a Histria da formao dos respectivos Estados, como ustria, Espanha, Frana ou Itlia; e, mesmo entre estes, outros feriados h que celebram datas de libertao nacional e, s vezes, em dobro, como o caso de Frana, Itlia e Holanda. A nica excepo na UE-27 a Irlanda, cujo Dia Nacional religioso, o Saint Patricks, smbolo universal da identidade irlandesa. Se Portugal abolisse o feriado da independncia, tornar-se-ia no nico Estado-membro da Unio Europeia que, tendo conquistado a independncia nacional e assinalando-a em feriado nacional, o apagaria da memria e do calendrio oficiais. Pior seria impossvel. O 1 de Dezembro no moeda de troca de negociaes financeiras ou laborais para tudo isso, na delicada situao do pas, possvel e necessrio encontrar melhores alternativas. O 1 de Dezembro uma escolha patritica e uma deciso nacional inapagvel. Acabar com o feriado do 1 de Dezembro seria atacar da pior forma a independncia nacional de Portugal: seria feri-la no seu prprio esprito. Quando alguns falam de que Portugal caiu numa situao de protectorado e o quadro de endividamento diminui a liberdade de deciso de Portugal, no tempo de apagar o esprito, a vontade e o brio da independncia nacional bem ao contrrio, o tempo de os celebrar, exaltar e fortalecer. O dia em que assinalamos a nossa independncia nacional, a data em que festejamos a nossa liberdade como povo liberto do jugo estrangeiro o dia mais importante da nossa vida colectiva. Aqui, no somos de esquerda, nem de direita somos portugueses. No somos da Repblica, nem da Monarquia somos por Portugal. O 1 de Dezembro a todos nos une e rene. O 1 de Dezembro convoca-nos.

Lisboa, 5 de Maro de 2012

Adalberto NEIVA DE OLIVEIRA (advogado,


gestor)

Jos GARCIA LEANDRO (general do Exrcito,


curador e administrador da Fundao Jorge lvares, ex-governador de Macau)

Alexandre PATRCIO GOUVEIA (economista,


gestor de empresas)

Jos Joo BRANDO FERREIRA (tenentecoronel piloto-aviador, piloto)

Aline GALLASCH-HALL (professora universitria,


investigadora)

Jos LAMEGO (advogado, professor da Faculdade


de Direito da Universidade de Lisboa, ex-secretrio de Estado)

Antnio GALVO LUCAS (engenheiro qumicoindustrial (IST), empresrio)

Antnio MENEZES CORDEIRO (advogado,


jurisconsulto e rbitro, professor catedrtico)

Jos LOUREIRO DOS SANTOS (general do


Exrcito)

Antnio PINTO DA FRANA (diplomata) Augusto CID (cartoonista) Diogo FREITAS DO AMARAL (professor
universitrio, ex-vice-primeiro-ministro e exministro, jurisconsulto)

Jos RIBEIRO E CASTRO (advogado, deputado,


presidente da Comisso de Educao, Cincia e Cultura da Assembleia da Repblica, ex-secretrio de Estado)

Leonardo MATHIAS (embaixador jubilado, exsecretrio de Estado)

Eugnio RIBEIRO ROSA (mdico, presidente do


Conselho Superior da Sociedade Histrica da Independncia de Portugal)

Manuel TAVARES (jornalista, director do Jornal


de Notcias)

Margarida GONALVES NETO (mdica


psiquiatra)

Filipe SOARES FRANCO (empresrio) Francisco de Bragana VAN UDEN (gestor) Gonalo PORTOCARRERO DE ALMADA
(sacerdote catlico)

Maria Miguel SANTOS SILVA (licenciada em


Direito, directora da Escola Ave-Maria)

Matilde SOUSA FRANCO (museloga,


historiadora)

Hlio LOUREIRO (cozinheiro, chef) Henrique MOTA (livreiro, editor) Isabel PONCE DE LEO (professora catedrtica) Jaime NOGUEIRA PINTO (professor
universitrio, escritor)

Nicolau SANTOS (jornalista, director-adjunto do


Expresso)

Nuno VIEIRA MATIAS (almirante) Octvio RIBEIRO (jornalista, director do Correio


da Manh)

Joo BRAGA (cantor, agente cultural) Joo Lus MOTA DE CAMPOS (advogado, exsecretrio de Estado)

Pedro QUARTIN GRAA (advogado, docente


universitrio)

Raquel HENRIQUES (professora de Histria,


historiadora)

Joaquim GRAVE (mdico veterinrio, gestor de


sociedade agrcola)

Renato EPIFNIO (professor universitrio,


presidente do MIL - Movimento Internacional Lusfono)

Jorge RANGEL (professor do ensino superior,


presidente do IIM Instituto Internacional de Macau)

Ricardo S FERNANDES (advogado, exsecretrio de Estado)

Jos ALARCO TRONI (advogado, presidente da


direco da Sociedade Histrica da Independncia de Portugal)

Rui PENA (advogado, ex-ministro)

Jos BAPTISTA PEREIRA (tenente-general piloto


aviador, presidente da mesa da Assembleia Geral da Sociedade Histrica da Independncia de Portugal)

Vous aimerez peut-être aussi