Vous êtes sur la page 1sur 5

Ingredientes para o sucesso

Em 05 de maro de 2012
303 visualizaes

Por Tom Coelho | Consultores.com.br

Futuro o perodo de tempo em que nossos negcios prosperam, nossos amigos so verdadeiros e nossa felicidade est garantida." (Ambrose Bierce)

Enquanto consultor, tenho tido a oportunidade de conhecer e estudar a realidade de empresas diversas, seja no porte ou na atividade econmica, concluindo que invariavelmente a distncia entre o sucesso e o fracasso mensurada pela qualidade da gesto. Desta experincia, posso afirmar que o xito no mundo corporativo passa necessariamente pelos quesitos abaixo relacionados.

1. Propsito definido. Toda organizao deve ser capaz de responder seguinte questo: Qual o seu negcio? Empresas de cosmticos vendem beleza, a expectativa das mulheres de se tornarem mais belas e atraentes. Companhias de transporte areo vendem economia de tempo, a promessa de fazer o usurio chegar mais rapidamente ao seu destino. Indstrias de freios e pneus vendem segurana. O que vende a

empresa na qual voc trabalha?

2. Valores e viso compartilhados. Os valores praticados (e no os meramente declarados) por uma empresa expressam seu DNA e sua personalidade. Definem o perfil de quem pode e deve vestir a camisa da corporao. E a viso, quando comungada pelos colaboradores, indica a trajetria a ser seguida. Os valores determinam o ponto de partida, e a viso, a estao de chegada.

3. Foco no cliente e na rentabilidade do negcio. O cliente , h tempos, o fiel da balana. Do alto de sua subjetividade e infidelidade, sentencia quem capitula ou permanece no mercado, simplesmente decidindo onde e como gastar seus recursos. Mas que no se perca de vista a obrigatoriedade de a empresa ser lucrativa, e mais ainda, rentvel. Este o nico caminho para a perenidade.

4. Metas factveis, planejamento e monitoramento sistemticos. Administrar uma empresa no fruto do acaso. um processo que demanda a determinao de metas especficas, quantificadas, ousadas e possveis de serem alcanadas, traadas dentro de um planejamento estratgico e continuamente monitoradas.

5. Produtos, servios e atendimento excepcionais. Produtos e servios (e todo produto um servio em ltima instncia) esto comoditizados, cada vez mais similares em forma, contedo, design e

funcionalidade. Mas h um grande diferencial competitivo: a qualidade do atendimento. Este o nico fator possvel de fidelizao de clientes. E o primeiro a impor uma fronteira entre preo e valor.

6. Equipe extraordinria e clima organizacional estimulante. Se a vantagem comparativa advm de um atendimento primoroso, este s pode ser proporcionado por pessoas. O segredo est em contratar, capacitar, educar, desenvolver e aprimorar pessoas comprometidas, responsveis e leais, alm de ntegras e ticas, ou seja, de bom carter. E propiciar um ambiente de trabalho auspicioso, aliando os interesses individuais aos corporativos, alm de promover a diversidade.

7. Marketing na veia. O marketing no pode ser entendido como responsabilidade de um departamento da empresa. Marketing tudo o que fazemos e deixamos de fazer. Ou, como diria Peter Drucker, ele o prprio negcio. Deve-se cuidar da comunicao corporativa (no seio da empresa), mercadolgica (para fora da empresa) e institucional (perante a comunidade). O objetivo deve ser a construo de uma marca slida capaz de gerar um vnculo cognitivo e emocional com o consumidor.

8. Finanas sob controle. Nenhuma organizao progride com m administrao financeira. Vendas deficitrias, crdito irresponsvel, cobrana inepta, investimentos perdulrios e endividamento galopante

conduzem gradualmente qualquer empresa bancarrota. preciso austeridade na gesto do caixa, combate aos desperdcios e ateno com os custos, que crescem como unhas: insistentemente.

9. Responsabilidade social e sustentabilidade. Toda empresa tem uma funo social que principia com a gerao de emprego e renda e se amplia ao suprir as deficincias do Estado no que tange sade, educao, transporte e segurana. Associado a isso, surge a questo da sustentabilidade, mais do que um modismo, uma tendncia, ainda que incipiente como princpio valorativo. Num futuro prximo, a percepo do consumidor da preocupao legtima das empresas com o meio ambiente balizar suas decises de compra.

10. Inovao e capacidade de se reinventar. Ao seguir um mesmo receiturio, ainda no se garante uma posio de destaque e diferenciao. O desafio evoluir sempre. Antever e traar cenrios. Criar novas maneiras de gerir o negcio e as pessoas. O mais difcil no atingir o topo, pois toda liderana transitria e situacional. Difcil permanecer l em cima.

Estes so ingredientes essenciais para o sucesso empresarial. J a receita, cada um faz a sua, mediante a combinao inclusive de outros temperos. Mas vale salientar que a prosperidade deve contemplar uma melhor qualidade de vida. Este um objetivo final nobre e que vale a pena ser perseguido.

Link do artigo: http://www.consultores.com.br/artigos.asp?cod_artigo=748

Vous aimerez peut-être aussi