Vous êtes sur la page 1sur 4

Curativos mais comuns 1) Gaze- Existem vrios tipos de gazes e a verdadeira feita com 100% de algodo.

. A gaze pode ser usada seca, mida ou colocada mida e removida quando seca porm esta ltima forma no recomendada pois fornece um debridamento no seletivo, podendo lesar tambm o tecido de granulao. No deve ser usada para proteo de lceras no estgio I. a) Vantagens- Usado para grandes feridas com grande volume de exsudato para absoro, baixo custo. b) Desvantagens Pode deixar partculas ou fibras na ferida; difcil garantir uma aplicao adequada; demanda mais tempo de enfermagem no cuidado pois geralmente necessita de 2 a 3 trocas dirias; precisa ser mantida mida para evitar que o leito da ferida fique ressecado; a gaze mida com exsudato pode causar a macerao da pele circundante necessitando do uso de vaselina na regio perilesional para proteo; se for colocada em excesso dentro da cavidade da ferida pode comprometer o fluxo sanguneo pela compreso, causar dor e retardar o fechamento da ferida. Pode causar danos no tecido de granulao.

2) Filme Transparente Consiste em uma membrana de poliuretano com uma camada adesiva que permevel ao vapor. Pode ser utilizado em lceras nos estgios I e II e nas lceras em estgio III com pequena quantidade de exsudato. Causam autlise do tecido necrtico. So mais adequadas para a regio do trocnter, costas e braos. Pode ser usado como cobertura secundria para outros curativos. a) Vantagens so impermeveis a gua e bactrias fornecendo assim uma barreira mecnica; mantm um ambiente mido para a ferida; permite a sua visualizao; protege e mantm a ferida aquecida; no exige um curativo secundrio; a troca deve ser feita entre 3 a 5 dias. b) Desvantagens - Se no for retirado adequadamente pode lesar a pele; no absorve exsudato. No adere muito bem na regio sacral ou em peles oleosas. 2) Hidrocolides so coberturas oclusivas para feridas compostas de gelatina, pectina e carboximeticelulose sdica em sua face interna com uma base adesiva e com espuma de poliuretano ou filme em espessura, forma e desenho da borda. Podem ser utilizadas em vrias regies corporais. a)Vantagens: Previnem a contaminao secundria da ferida; protegem o desenvolvimento do tecido novo que frgil; permitem o desbridamento autoltico; aumentam a taxa de angiognese; fibrinlise e epitelizao; mantm a umidade dos tecidos; so trocados geralmente entre 3 a 5 dias; podem reduzir a dor da ferida; no requerem o curativo secundrio.

b)Desvantagens: No transparente o que impede a visualizao da ferida; tem odor quando removido que pode ser confundido com odor de infeco; pode formar um gel amarelo que interage com o exsudato da feridae pode ser confundido com secreo purulenta; no pode ser usado em feridas com grande quantidade de exsudato pois apresenta pouca absoro; no deve ser usado em feridas infectadas, em feridas profundas ou tratos sinusais; o custo inicial elevado; tende a enrugar-se na regio sacral, criando uma presso extra. Ao ser cortado para adequao do tamanho precisa "moldura" de micropore. 4) Curativos de Hidrogel: a composio principal deste curativo a gua e a ao a hidratao da superfcie da ferida ou escara. So apresentados de trs formas: a) uma estrutura fixa plana que no permite que se molde ou se adeque ao formato da ferida; b) na forma de gel amorfo em tubos, sache aluminizado, gaze saturada ou spray; c) na forma seca congelada. a) Vantagens molda-se superfcie da ferida; muito eficaz na hidratao da ferida e debridamento de tecido necrosado; disponvel em diferentes formas; apresenta-se frio quando aplicado e auxilia a diminuir a dor; a remoo no traumatiza a ferida; permite a visualizao da ferida quando na forma plana; pode ser usado em feridas infectadas; pode ser usado em queimaduras e lceras de presso superficiais e profundas. b) Desvantagens alguns necessitam de um curativo secundrio para fixao; podem requerer trocas freqentes; tem pouca capacidade de absoro; podem macerar a pele. 5) Curativos de Espumas de Poliuretano so curativos planos ou em diferentes formatos de solues de polmeros. So utilizados principalmente em feridas com grande quantidade de exsudato. a)Vantagens: absorvem uma grande quantidade de exsudato, no aderem ao leito da ferida; alguns tem uma ao especial para diminuir o odor; protegem a ferida isolando-a e acolchoando-a; mantm o meio mido que favorece a cicatrizao; alguns so fceis de aplicar. b)Desvantagens: curativos de algumas marcas no tem a capacidade de adeso e precisam ser fixados com esparadrapos, filme transparente ou atadura; podem ser difceis de usar pois tendem a manter a forma original; no devem ser usados em feridas secas ou que no tenham exsudato; podem macerar a pele perilesional se no forem trocados quando saturados pelo exsudato. 6) Curativos de Alginatos so derivados principalmente de algas. Em contato com a ferida e o exsudato que rico em sdio, formam um gel. So usados principalmente em feridas com grande quantidade de exsudato. So disponveis em pelculas e fitas. a) Vantagens so altamente absorventes, podendo absorver at 20 vezes o seu peso em exsudato, diminuindo a necessidade de troca do curativo; pode ser usado em diferentes tipos de feridas; tem propriedades hemostticas em pequenos sangramentos; podem ser usados em reas de tneis e descolamentos. b) Desvantagens Pode ressecar feridas que apresentam diminuio do exsudato, necessitando irrigao com SF 0.9% na sua aplicao; necessita de um curativo

secundrio; pode ser de difcil remoo quando ressecado; pode apresentar odor ftido na remoo. 7) Carvo ativado com prata curativo consiste em partculas de carvo impregnado com prata que favorece os princpios fsicos de limpeza da ferida. Pode ser usado em todas as feridas crnicas com presena de exsudato e odor. a) Vantagens Auxilia na diminuio da carga bacteriana que dificulta ou impede a cicatrizao, reduzindo o exsudato e o odor. confortvel, pode permanecer at 7 dias dependendo da quantidade de secreo. b) Desvantagens Necessita de curativo secundrio que precisa ser trocado sempre que necessrio. No deve ser utilizado em feridas ressecadas ou com crostas de necrose. Pode aderir ao leito da ferida com pouco exsudato, causando sangramento ao ser removido. Poucas opes de tamanho. No recomenda-se que seja cortado pois pode introduzir partculas de carvo na ferida. 8) Colgeno produzido partir de colgeno de bovinos ou aves, uma protena insolvel encontrada na pele, ossos, cartilagens e ligamentos. Promovem a deposio e organizao das novas fibras de colgeno e tecido de granulao. a) Vantagens feitos em pelculas planas, fitas e gel; fcil de usar; quando associadas ao alginato tem maior capacidade de absoro; mantm a ferida em meio mido; pode ser usado em combinao com outros curativos. b) Desvantagens necessita de curativo secundrio; pode ter custo elevado; pode causar reaes de sensibilidade por ser de origem animal. 9) Fatores de Crescimento so protenas encontradas naturalmente no organismo humano. Afetam o processo de cicatrizao pois levam certas clulas a proliferar, a produzir um produto ou a migrar para uma rea especfica. a) Vantagens permite a liberao dos fatores de crescimento em momentos especficos; podem facilitar a cicatrizao de feridas que no evoluem. b) Desvantagens custo elevado, a forma de utilizao pode ser muito complicada ou complexa para alguns pacientes; paciente pode no ter condies de manter o produto adequadamente refrigerado. Uso de Solues Tpicas Muitas solues tpicas, pomadas e cremes so utilizados nas feridas. As informaes abaixo podem ser teis para decidir o que usar. 1) Anti-bacterianos tpicos freqentemente so prescritos para tratamento das feridas pois colocam a droga em contato direto com a rea afetada e s vezes evitam o uso de antibiticos sistmicos. Algumas pessoas apresentam alergia. Alguns apresentam efeitos colaterais. Exemplos incluem a sulfadiazina de prata, o sulfato de neomicina e bacitracina.

2) Anti-spticos tem propriedades bactericidas e bacteriostticas dependendo do agente e concentrao. Podem ser citotxicos para o tecido de granulao e precisam ser evitados ou usados com cuidado. No Brasil, o uso contra-indicado pelo Ministrio da Sade. Exemplos: cido actico, hipoclorito de sdio, gua oxigenada e PVPI (povidine). 3) A soluo salina normal ou SF 0.9% no causa efeitos colaterais e pode ser usada com segurana. 4) No ambiente domiciliar onde existe fornecimento regular de gua potvel, esta tambm pode ser usada para limpeza da ferida.

Vous aimerez peut-être aussi