Vous êtes sur la page 1sur 2

TREINAMENTO CARO. CONSIDERE O E-LEARNING.

. Por Andr Alves Silva A grande maioria das empresas utiliza algum tipo de treinamento interno e paga caro por ele. Se o ensino distncia baseado na internet tem desvantagens, as vantagens podem compensar. Nunca tivemos tanta necessidade de atualizar conhecimento quanto nos tempos atuais. As empresas precisam capacitar funcionrios para uma melhor produo, mas com um custo baixo. Unindo esses pontos vemos que o e-learning se encaixa perfeitamente e traz boas vantagens. Atualmente temos uma previso de que 90% das empresas praticam algum tipo de treinamento interno, muitas vezes a um custo muito elevado. Entretanto, por no terem uma cultura de e-learning, as empresas no vem essas vantagens. Algumas delas: a. Acessibilidade. Os alunos podem acessar seus cursos de qualquer lugar, no horrio que preferirem. b. Reutilizao. O mesmo curso serve como fonte de consulta para outras turmas. c. Colaborao. Possibilidade de compartilhar o mesmo treinamento entre vrios grupos. possvel criar comunidades para compartilhar informaes, entre os grupos e alunos participantes do mesmo curso, atravs de chats e fruns para esclarecimentos e debates de duvidas e sugestes. d. Facilidade de distribuio. O curso pode ser distribudo de vrias formas, atravs CDs, intranet, internet. e. Acesso em diversas plataformas. Desde que o curso tenha sido planejado para isso, pode ser acessado atravs de browser em um Mac, PC ou qualquer outra plataforma. f. Rpida atualizao. Qualquer mudana pode ser feita imediatamente sem altos custos.

g. Reduo de despesas. Menos viagens com treinamentos significa que os custos podem ser direcionados para outras reas da empresa. h. Estatsticas de desempenho no curso. Podemos obter relatrios de funcionalidade de cada aluno, como quem concluiu o curso, quem fez as avaliaes e foi aprovado e reprovado e as horas gastas durante o treinamento. i. Fonte inesgotvel de informao. Se o curso for disponibilizado na internet, podemos desenvolver uma estratgia onde o aluno possa buscar na web subsdios para o desenvolvimento do curso e assim criar o hbito de pesquisa e atualizao.

Agora as desvantagens, que podem ser facilmente contornadas, dependendo da soluo criada: a. Conexo limitada internet. um dos problemas mais comuns e o maior deles.Quando no h uma boa conexo esbarramos em vrias consequncias. b. Tempo de download. Novamente temos o problema da conexo retardando o download de recursos que podem ser utilizados no curso, como Flash, DHTML e outras tecnologias. A lentido no download responsvel por 30% das desistncias de cursos. Este problema pode ser resolvido se produzirmos cursos que tenham como configurao mnima modems de 28.8 kbts.

c. Retorno das expectativas dos alunos. uma questo crtica - quando temos um treinamento presencial existe a figura do professor, que d o retorno das dvidas no momento exato que elas surgem. Online no temos esse dilogo imediato. Para minimizar a ausncia fsica do professor, podemos utilizar elementos que transfiram para o aluno a sensao de que h algum do outro lado do computador. d. Falta de interatividade. Ponto diretamente ligado conexo, mas tambm um elemento fundamental pela sua importncia na fixao de uma determinada estratgia pedaggica e no enriquecimento do treinamento. e. Design deficiente. O design um componente fundamental que no levado a srio nos cursos desenvolvidos (veja matria ao lado). A deficincia facilmente encontrada em grande parte dos cursos do mercado. O design o diferencial, o atrativo do treinamento. Atualmente no h um cuidado na estrutura e organizao visual dos elementos. f. Novidade. O e-learning uma novidade e por isso requer tempo, dinheiro e experincia at que se obtenha grandes resultados. Passada a fase de implementao, os relatrios apontam bons resultados em treinamentos online.

Aps listar vantagens e desvantagens, possvel concluir que o e-learning pode ser utilizado sem problema nenhum no mercado nacional, desde que seja bem feito.

Vous aimerez peut-être aussi