Vous êtes sur la page 1sur 3

CRECI.

MG Conselho Regional de Corretores de Imveis de Minas Gerais

CONTRATO DE CORRETAGEM DE COMPRA E VENDA DE IMVEL


(artigos 722 a 729, do Cdigo Civil Brasileiro; artigo 16, incisos V, VI e XVII e artigo 20, inciso III, da Lei n 6.530/78; artigo 10, incisos III, VIII e IX e 38, inciso IV, do Decreto n 81.871/78; artigo 4, inciso IX, do Cdigo de tica Profissional e artigo 1, da Resoluo COFECI n 458/95).

Contrato

de

Prestao

de

Servios

que

entre

si

celebram,

de

um

lado,

__________________________________ (qualificao completa), doravante denominado (a) de CONTRATANTE, e de outro, _____________________________ (corretor de imveis, pessoa fsica ou jurdica qualificao completa), de agora em diante designado (a) simplesmente CONTRATADO (A), mediante as clusulas seguintes:

1. O (A) CONTRATADO (A) prestar servios profissionais de sua especialidade ao () CONTRATANTE, com o fim de intermediar a venda do imvel constitudo pelo (a) ____________________ (lote, apartamento, etc.), localizado na

_________________________ (endereo completo), registrado no Cartrio de Registro de Imveis ________________ (cidade, ofcio, matrcula, livro, folhas, confrontaes, etc.).

2. O preo da venda de R$__________ (___________________), o qual dever ser negociado nas seguintes condies: __________.

3. Em remunerao pelo servio prestado, o (a) CONTRATANTE pagar ao () CONTRATADO (A), por ocasio _____________ (exemplos: da assinatura da promessa de compra e venda; da lavratura da escritura definitiva de compra e venda), honorrios de corretagem a razo de ____% (______ por cento) sobre o preo total da negociao.

4. A remunerao ser devida ao () CONTRATADO (A) uma vez que tenha conseguido o resultado previsto neste instrumento, ou ainda que a mediao no se concretize em virtude de arrependimento das partes.

CRECI.MG Conselho Regional de Corretores de Imveis de Minas Gerais

5. Durante a vigncia deste contrato, ter o (a) CONTRATADO (A) direito remunerao integral, ainda que realizado o negcio sem a sua mediao, salvo se comprovada sua inrcia ou ociosidade.

6. Se a compra e venda se realizar depois do termo final deste pacto, mas por efeitos dos trabalhos do (a) CONTRATADO (A), durante sua vigncia, os honorrios de corretagem lhe sero devidos integralmente.

OBS: A redao da clusula 6, no caso de ajuste por prazo indeterminado, ser a seguinte:

6. Se, no havendo prazo determinado, o (a) CONTRATANTE dispensar o (a) CONTRATADO (A), e o negcio se realizar posteriormente dispensa aludida, por efeitos dos seus trabalhos, realizados durante a vigncia do contrato, os honorrios sero devidos integralmente.

7. Caso o (a) CONTRATANTE desista de vender o imvel antes do termo final deste contrato, obriga-se a pagar ao () CONTRATADO (A), a importncia de

________________________, a ttulo de multa compensatria.

8. O (A) CONTRATADO (A) obriga-se a observar o disposto no artigo 723, do Cdigo Civil e os preceitos tico-disciplinares constantes da Resoluo COFECI n 326/92, da Lei n 6.530/80 e do Decreto n 81.871/78.

9. O (a) CONTRATADO (A) fica, pelo presente, autorizado (a) a receber o sinal do negcio, nas condies pactuadas pelo (a) promitente vendedor (a) e promissrio (a) comprador (a).

10. O prazo do presente contrato de ___ (____) dias, contados da assinatura deste.

OBS: O ajuste poder ser firmado ainda por prazo indeterminado.

11. O presente instrumento firmado com clusula de exclusividade com o (a) CONTRATADO (A), que poder, contudo, utilizar-se de prepostos para a realizao dos servios, mediante sua total responsabilidade.

CRECI.MG Conselho Regional de Corretores de Imveis de Minas Gerais

12. O foro para soluo de quaisquer pendncias originadas deste ajuste o da Comarca de __________________/MG, com renncia expressa de qualquer outro, por mais especial que seja.

Estando assim as partes justas e contratadas, assinam este instrumento com as testemunhas abaixo, que a tudo presenciaram, em 02 (duas) vias de igual forma e teor, para um s efeito de direito.

___________________, ___ de __________ de 200__.

_______________________________________ CONTRATANTE

_______________________________________ CONTRATADO (A)

I Testemunha ____________________ CPF/MF

II Testemunha _______________________ CPF/MF

Vous aimerez peut-être aussi