Vous êtes sur la page 1sur 4

EXERCCIOS: ORIGEM DA VIDA

01. (Prof. Fernando) Segundo a hiptese atualmente aceita sobre a origem e


evoluo da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotrficos por absoro (saprobiontes), com respirao anaerbica. Com as alteraes climticas do planeta e as atividades desses primeiros seres, o alimento disponvel para os saprobiontes comeou a rarear. "Em virtude da escassez de alimento, os seres iniciais desenvolveram a capacidade de produzir o seu prprio alimento." A frase entre aspas foi empregada: a) corretamente, pois os seres sofreram mutaes orientadas pela ausncia de alimento disponvel. b) corretamente, pois os seres se modificaram para tornarem-se capazes de produzir seu prprio alimento. c) corretamente, pois a escassez de alimento induziu a formao de caractersticas favorveis nesses seres. d) erradamente, pois a capacidade de produzir seu prprio alimento determinada pelo material gentico do ser. e) erradamente, pois foram as alteraes climticas que permitiram o desenvolvimento da capacidade de produzir seu prprio alimento.

02. (Fatec) Hoje admite-se que a primeira forma de vida tenha surgido em lagos da
Terra primitiva, que apresentava uma atmosfera diferente da atual. A partir desse acontecimento outros se sucederam, estabelecendo-se uma diversidade de formas e processos. A primeira forma de vida (I), a composio da atmosfera primitiva (II) e a provvel seqncia de processos para obteno de alimento e energia (III) conquistados pelos seres vivos foram, respectivamente: a) I = auttrofa; II = sem oxignio; III = fotossntese, fermentao, heterotrfico, respirao aerbica b) I = auttrofa; II = com oxignio; III = fotossntese, fermentao, heterotrfico, respirao aerbica c) I = hetertrofa; II = sem oxignio; III = heterotrfico, fermentao, fotossntese, respirao aerbica d) I = hetertrofa; II = sem oxignio; III = heterotrfico, respirao aerbica, fotossntese, fermentao e) I = hetertrofa; II = com oxignio; III = heterotrfico, respirao aerbica, fotossntese, fermentao

03. (Fatec) Leia com ateno as declaraes a seguir.


I - Admite-se, atualmente, que a atmosfera da Terra primitiva era constituda de vapor de gua, metano, amnia e hidrognio. II - Em 1953, Stanley L. Miller, reconstituindo as condies da Terra primitiva em um aparelho, conseguiu produzir molculas de carboidratos. III - Sobre os primeiros seres vivos que surgiram na Terra, aceita-se, atualmente, que eram muito simples, auttrofos e aerbios. Sobre essas declaraes pode-se afirmar que a) apenas a II e a III esto corretas. b) apenas a II est correta. c) apenas a I e a II esto corretas. d) apenas a I e a III esto corretas. e) apenas a I est correta.

04. (Fatec) Com relao origem da vida so feitas trs afirmaes:


I. A idia de que a vida surge a partir de vida preexistente conhecida como biognese. II. A crena em que a vida poderia surgir a partir de gua, lixo, sujeira e outros meios caracteriza a idia de abiognese. III. A crena em que a vida fruto da ao de um criador (como consta no livro Gnesis, da Bblia) denominada de Criacionismo. Assinale a alternativa que classifica corretamente cada afirmao como derrubada (+) ou no derrubada (-) por Pasteur. a) I. (+), II. (-), III. (-). b) I. (-), II. (+), III. (-). c) I. (-), II. (-), III. (+). d) I. (+), II. (+), III. (+). e) I. (-), II. (-), III. (-).

05. (PUCMG) Em uma experincia, Francesco Redi colocou em oito frascos de vidro
um pedao de carne. Quatro vidros tiveram sua abertura recoberta por um pedao de gaze. Aps alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que no continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas no apareceram. Essa experincia ilustra o princpio da: a) Teoria Celular. b) biognese. c) sucesso ecolgica. d) origem da clula. e) higiene.

06.

(PUCSP) Na figura abaixo, temos representado um aparelho projetado por Stanley Miller, no incio da dcada de 1950. Por esse aparelho circulavam metano, amnia, vapor de gua e hidrognio e, atravs de energia fornecida por descarga eltrica, produtos de reaes qumicas como aminocidos, carboidratos e cidos graxos eram coletados no alapo.

Atravs desse experimento, Miller testou a hiptese de que, na atmosfera primitiva pela ao de raios, a) compostos orgnicos puderam se formar a partir de molculas simples. b) compostos inorgnicos puderam se formar a partir de molculas orgnicas. c) compostos inorgnicos e orgnicos puderam originar os primeiros seres vivos. d) macromolculas puderam se formar a partir de molculas orgnicas simples. e) coacervados puderam se formar a partir de molculas inorgnicas.

07. (Unirio) Stanley Miller, no incio da dcada de 50, montou um experimento que
hoje um dos suportes da hiptese de origem da vida na Terra, expondo uma mistura de gases provveis da atmosfera primitiva a descargas eltricas. Analisou, durante esse experimento, as concentraes de determinadas substncias dentro do sistema. O grfico a seguir mostra a relao entre algumas dessas substncias.

A partir desses dados, Miller pde concluir que: a) a clula pode ser recriada atualmente a partir de compostos inorgnicos. b) a primeira clula era procariota, semelhante a bactrias atuais. c) a formao de compostos orgnicos depende da transformao da amnia. d) os primeiros seres vivos eram hetertrofos. e) na atmosfera primitiva no havia oxignio.

08. (Prof. Fernando) Responder questo com base nos eventos relativos origem
da vida em nosso planeta. I. Aumento gradativo da concentrao de O2 na atmosfera. II. Aparecimento dos organismos hetertrofos. III. Surgimento de organismos com capacidade de utilizar energia luminosa. A ordem em que esses eventos ocorreram mais aceita na atualidade est contida na alternativa a) I - II - III b) I - III - II c) II - I - III d) II - III - I e) III - II I

09. (Cftce) INCORRETO em relao teoria da biognese:


a) trata-se de uma teoria contrria da gerao espontnea. b) comprovou que os seres vivos se originam de matria no-viva. c) teve como principal defensor o cientista francs Louis Pasteur. d) baseava-se no fato de que todo ser vivo se origina por reproduo de outro ser vivo da mesma espcie. e) o pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani foi um grande aliado desta teoria.

10. (UEPG) O assunto da origem da vida se baseia grandemente em hipteses, mas


existem questes sobre as quais podemos ter alguma certeza. A respeito deste tema, assinale o que for correto. 01) Para formular hipteses sobre a origem da vida e sua evoluo, a cincia utiliza o registro fssil em restos de organismos, preservados em rochas, mbar ou gelo, que podem ser datados com razovel segurana, por meio de mtodos sofisticados como o do carbono 14. 02) Existem trs proposies sobre a origem da vida: a criao divina, a origem extraterrestre e a origem por evoluo qumica. 04) Houve uma poca em que se acreditava que determinadas substncias eram exclusivas dos seres vivos e que elas s podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o qumico Wohler conseguiu produzir em laboratrio, a partir de substncias inorgnicas simples, uria, que uma substncia orgnica encontrada na urina. 08) Um dos primeiros cientistas a organizar as idias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, props um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composio da atmosfera primitiva. Naquela poca ainda no se sabia que os cidos nuclicos carregam as informaes genticas de todos os seres vivos. 16) Na dcada de 1950, Miller, um cientista bioqumico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de gua, metano, amnia e hidrognio, que submeteu a descargas eltricas contnuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, alm de outras molculas orgnicas, continha alguns aminocidos, as matrias-primas das protenas.

Vous aimerez peut-être aussi