Vous êtes sur la page 1sur 12

Aprenda a lidar com Excel.

Comear com um sinal de igual


Dois CDs comprados no ms de fevereiro custam R$12,99 e R$16,99. O total desses dois valores corresponde despesa do ms com CDs. Voc realiza operaes matemticas no Excel digitando frmulas simples nas clulas. As frmulas do Excel sempre comeam com um sinal de igual (=). Esta a frmula digitada na clula C6 para adicionar 12,99 e 16,99: =12,99+16,99 O sinal de mais (+) um operador matemtico que fornece instrues para o Excel adicionar os valores. Posteriormente, se voc quiser saber como obteve esse resultado, a frmula estar visvel na barra de frmulas prxima parte superior d a planilha sempre que a clula C6 for selecionada novamente.

Digite a frmula na clula C6. Pressione ENTER para exibir o resultado da frmula. Sempre que voc selecionar a clula C6, essa frmula ser exibida na barra de frmulas.

Utilizar outros operadores matemticos


Operadores matemticos Adio (+) Subtrao (-) Multiplicao (*) Diviso (/) =10+5 =10-5 =10*5 =10/5

O Excel utiliza sinais semelhantes para criar frmulas. Para realizar outras operaes alm de adicionar, voc pode utilizar outros operadores matemticos enquanto digita frmulas nas clulas da planilha.

Voc pode iniciar cada frmula com um sinal de igual e utilizar um sinal de menos (-) para subtrair, um asterisco (*) para multiplicar e uma barra invertida (/) para dividir. Observao: possvel utilizar mais de um operador matemtico em uma nica frmula. Este curso discute apenas frmulas com um operador, mas voc deve saber que, se houver mais de um operador, as frmulas no sero apenas calculadas da esquerda para a direita. As regras de precedncia de operadores e dois exemplos de frmula encontram-se no Carto de Referncia Rpida, no final deste curso.

Somar o total de todos os valores em uma coluna

Selecione a clula B7 e clique no boto AutoSoma. Um letreiro digital colorido envolve as clulas na frmula, que exibida na clula B7. Pressione ENTER para exibir o resultado na clula B7. Selecione a clula B7 para exibir a frmula na barra de frmulas. Para somar o total de despesas do ms de janeiro, no necessrio digitar todos esses valores novamente. Como alternativa, voc pode utilizar uma frmula pr-gravada, chamada de funo. Voc poder obter o total do ms de janeiro selecionando a clula B7 e clicando em AutoSoma na barra de ferramentas Padro. Essa operao insere a funo SOMA, que soma todos os valores em um intervalo de clulas. Para economizar tempo, utilize essa funo sempre que voc tiver uma quantidade maior de valores a serem somados, para que no seja necessrio digitar a frmula. O pressionamento da tecla ENTER exibe o resultado 95,94 da funo SOMA na clula B7. A frmula =SOMA(B3:B6) ser exibida na barra de frmulas sempre que a clula B7 for selecionada. B3:B6 so as informaes, chamadas de argumentos, que informam funo SOMA o que deve ser adicionado. Utilizando uma referncia de clula (B3:B6) em vez dos valores nessas clulas, o Excel poder atualizar os resultados automaticamente se os valores forem alterados no futuro. O caractere dois-pontos (:) em B3:B6 indica um intervalo de clulas na coluna B entre as linhas 3 e 6. Os parnteses so necessrios para separar o argumento da funo. As prximas duas lies explicam referncias de clula e funes com mais detalhes.

Copiar uma frmula em vez de criar uma nova frmula


s vezes, mais fcil copiar frmulas do que criar novas frmulas. Neste exemplo, voc ver como copiar a frmula do ms de janeiro e utiliz-la para somar as despesas do ms de fevereiro. Voc pode selecionar a clula B7, que contm a frmula do ms de janeiro, e posicionar o ponteiro do mouse sobre o canto inferior direito da clula at que uma cruz preta (+) seja exibida. Em seguida, arraste a ala de preenchimento sobre a clula C7. Quando a ala de preenchimento solta, o total do ms de fevereiro (126,93) exibido na clula C7. A frmula =SOMA(C3:C6) fica visvel na barra de frmulas prxima parte superior da planilha sempre que a clula C7 selecionada. Depois que a frmula for copiada, o boto Opes de AutoPreenchimento ser exibido para fornecer algumas opes de formatao. Neste caso, no necessrio executar nenhuma ao com as opes do boto. Esse boto desaparecer da prxima vez em que voc criar uma entrada em qualquer clula. Observao Voc pode arrastar a ala de preenchimento para copiar frmulas apenas em clulas adjacentes, seja no sentido horizontal ou vertical.

Arraste a cruz preta da clula que contm a frmula at a clula na qual essa frmula ser copiada. Em seguida, solte a ala de preenchimento. O boto Opes de AutoPreenchimento exibido, mas nenhuma ao necessria.

Auto-avaliao
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o material. Suas respostas so confidenciais e os resultados do teste no so avaliados. O que voc digita em uma clula vazia para iniciar uma frmula? * ( = O que uma funo? Uma frmula pr-gravada. Um operador matemtico.

Utilizar referncias de clula


Prxima

Referncias de clula A10 A10,A20 A10:A20 B15:E15 A10:E20

Consulte os valores em a clula na coluna A e linha 10 clula A10 e clula A20 o intervalo de clulas na coluna A e entre as linhas 10 e 20 o intervalo de clulas na linha 15 e entre as colunas B e E o intervalo de clulas entre as colunas A e E e nas linhas 10 e 20

Referncias de clula podem indicar clulas especficas ou intervalos de clula em colunas e linhas.

As referncias de clula identificam clulas individuais de uma planilha. Elas informam ao Excel onde procurar valores a serem usados em uma frmula. Nesta lio, voc ver porque o Excel pode atualizar automaticamente os resultados das frmulas que usam referncias de clula e o que acontece com essas referncias quando as frmulas so copiadas. Na seo prtica no final da lio, voc ter a oportunidade de experimentar o que aprendeu. Por padro, o Excel utiliza um estilo de referncia chamado de A1, que faz referncia a colunas com letras e a linhas com nmeros. As letras e os nmeros so chamados de cabealhos de linha e coluna. A tabela mostra como consultar clulas utilizando a letra da coluna acompanhada pelo nmero da linha. O que acontecer se o valor em uma clula for alterado aps o clculo do total? Veja no Prximo Passo.

Atualizar resultados de frmulas


Suponha que o valor de 11,97 na clula C4 para gastos com a locadora de vdeo no ms de fevereiro tenha sido considerado incorreto. Uma locao de 3,99 foi omitida. Para adicionar 3,99 a 11,97, voc deve selecionar a clula C4 e digitar esta frmula na clula: =11,97+3,99 Como mostra a figura, quando o valor na clula C4 alterado, o Excel atualiza automaticamente o total do ms de fevereiro na clula C7 de 126,93 para 130,92. O Excel pode fazer isso porque a frmula original =SOMA(C3:C6) na clula C7 contm referncias de clula. Se voc tivesse inserido 11,97 e outros valores especficos em uma frmula na clula C7, o Excel no conseguiria atualizar o total. Seria necessrio alterar 11,97 para 15,96 no apenas na clula C4, mas tambm na frmula da clula C7.

O Excel pode atualizar totais automaticamente para incluir valores alterados.

Observao Voc pode revisar uma frmula em uma clula selecionada digitando na prpria clula ou na barra de frmula .

Outras maneiras de digitar referncias de clula


Voc pode digitar referncias de clula diretamente em clulas ou pode digitar referncias de clula clicando em clulas, o que evita erros de digitao. Na primeira lio, voc viu como utilizar a funo SOMA para somar todos os valores em uma coluna. Tambm possvel utilizar a funo SOMA para adicionar apenas alguns valores em uma coluna selecionando as referncias de clula a serem includas. Imagine que voc queira saber o custo combinado para locaes de vdeo e CDs no ms de fevereiro. No necessrio armazenar o total e, portanto, voc pode inserir a frmula em uma clula vazia e exclu-la posteriormente. O exemplo utiliza a clula C9. O exemplo mostra como inserir a frmula. Voc pode clicar nas clulas que deseja incluir na frmula em vez de digitar as referncias de clula. Um letreiro digital colorido envolve cada clula selecionada e desaparece quando voc pressiona ENTER para exibir o resultado 45,94. A frmula =SOMA(C4,C6) exibida na barra de frmulas prxima parte superior da planilha sempre que a clula C9 selecionada. Digite o sinal de igual, digite SOMA e, em seguida, digite um parntese de abertura na clula C9. Clique na clula C4 e, em seguida, digite uma vrgula na clula C9. Clique na clula C6 e, em seguida, digite um parntese de fechamento na clula C9. Pressione ENTER para exibir o resultado da frmula. Os argumentos C4 e C6 informam funo SOMA os valores que devem ser calculados. Os parnteses so necessrios para separar os argumentos da funo. A vrgula, que tambm necessria, separa os argumentos.

Tipos de referncia
Agora que voc aprendeu mais a respeito do uso de referncias de clula, hora de conhecer outros tipos de referncias: Relativa Cada referncia de clula relativa em uma frmula automaticamente alterada quando essa frmula copiada verticalmente em uma coluna ou transversalmente em uma linha. Isso explica por que, na primeira lio, voc pde copiar a frmula do ms de janeiro para somar as despesas do ms de fevereiro. Como mostra o exemplo nesta lio, quando a frmula =C4*$D$9 copiada de uma linha para a outra, as referncias de clula relativas so alteradas de C4 para C5 e para C6. Absoluta Uma referncia de clula absoluta fixa. Referncias absolutas no sero alteradas se voc copiar uma frmula de uma clula para a outra. Referncias absolutas apresentam cifres ($) como este: $D$9. Como mostra a imagem, quando a frmula =C4*$D$9 copiada de uma linha para a outra, a referncia de clula absoluta permanece como $D$9. Mista Uma referncia de clula mista possui uma coluna absoluta e uma linha relativa ou uma linha absoluta e uma coluna relativa. Por exemplo, $A1 uma referncia absoluta para a coluna A e uma referncia relativa para a linha 1. medida que uma referncia mista copiada de uma clula para a outra, a referncia absoluta permanece a mesma, mas a referncia relativa alterada. Em seguida, voc ver por que poderia utilizar uma referncia absoluta.

Referncias relativas so alteradas conforme so copiadas. Referncias absolutas permanecem iguais conforme so copiadas.

Utilizar uma referncia de clula absoluta


Utilize referncias absolutas para fazer referncia a clulas que voc no deseja alterar medida que a frmula copiada. Referncias so relativas por padro e, portanto, necessrio digitar cifres, como mostra o item nmero 2 no exemplo, para alterar o tipo de referncia para absoluta. Imagine que voc receba um pacote de cupons de desconto para entretenimento oferecendo um desconto de 7% para locaes de vdeos, filmes e CDs. Voc pensa em quanto por ms poderia economizar com os cupons. possvel utilizar uma frmula para multiplicar essas despesas do ms de fevereiro por 7%. Voc pode digitar a taxa de desconto de 0,07 na clula D9 vazia e, em seguida, digitar uma frmula na clula D4, comeando com =C4*. Em seguida, possvel digitar um cifro ($) e a letra D para criar uma referncia absoluta para a coluna D e $9 para criar uma referncia absoluta para a linha 9. Essa frmula multiplicar o valor na clula C4 pelo valor na clula D9. Referncias de clula relativas so alteradas de uma linha para a outra. A referncia de clula absoluta sempre faz referncia clula D9. Em seguida, voc pode copiar a frmula da clula D4 para a clula D5 utilizando a ala de preenchimento . medida que a frmula copiada, a referncia de clula relativa alterada de C4 para C5, enquanto a referncia absoluta para o desconto em D9 no alterado, permanecendo como $D$9 em cada

A clula D9 contm o valor para o desconto de 7%.

linha para a qual copiado. Agora, hora de praticar os tpicos aprendidos nesta lio.

Auto-avaliao
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o material. Suas respostas so confidenciais e os resultados do teste no so avaliados. Qual referncia de clula corresponde a um intervalo de clulas na coluna B entre as linhas 3 e 6? (B3:B6) (B3,B6) Quais destas referncias uma referncia absoluta? B4:B12 $A$1

Simplificar frmulas utilizando funes


Nome da funo MDIA MXIMO MNIMO Calcula uma mdia o maior nmero o menor nmero SOMA apenas uma das vrias funes do Excel. Essas frmulas pr-gravadas simplificam o processo de insero de clculos. Com as funes, voc cria, de forma rpida e fcil, frmulas que talvez sejam difceis de criar sozinho. Nesta lio, voc ver como agilizar tarefas com algumas outras funes fceis e poder tentar usar as funes na sesso prtica, no final da lio.

Nomes de funes expressam funes longas rapidamente.

Para continuar a ler esta lio, clique no boto Prxima.

Encontrar uma mdia


Voc pode utilizar a funo MDIA para encontrar o custo mdio de todos os entretenimentos dos meses de janeiro e fevereiro. O Excel poder inserir a frmula automaticamente se voc clicar na clula D7, clicar na seta do boto AutoSoma e, em seguida, clicar em Mdia na lista. A frmula =MDIA(B7:C7) ser exibida na barra de frmulas prxima parte superior da planilha. Tambm possvel digitar essa frmula diretamente na clula.

Clique na clula D7, clique na seta do boto AutoSoma e, em seguida, clique em Mdia na lista. Pressione ENTER para exibir o resultado na clula D7.

Encontrar o maior ou o menor valor


A funo MXIMO encontra o maior nmero em um intervalo de nmeros, enquanto a funo MNIMO encontra o menor nmero em um intervalo. O exemplo utiliza um conjunto de valores que voc nunca viu antes. Esta uma frmula para encontrar o maior valor do conjunto. Voc pode clicar na clula F7, clicar na seta do boto AutoSoma, clicar em Mximo na lista e pressionar ENTER. A frmula =MXIMO(F3:F6) exibida na barra de frmulas prxima parte superior da planilha. O maior valor 131,95. Para encontrar o menor valor do intervalo, voc pode clicar em Mnimo na lista e pressionar ENTER. A frmula =MIN(F3:F6) exibida na barra de frmulas. O menor valor da srie 131,75. Tambm possvel digitar cada frmula diretamente em uma clula.

Clique na clula F7, clique na seta do boto AutoSoma e, em seguida, clique em Mximo na lista. Pressione ENTER para exibir o resultado na clula F7.

Imprimir frmulas
Voc pode imprimir frmulas para coloc-las no seu quadro de avisos e lembrar-se de como cri-las. Para imprimir frmulas, ser necessrio exibi-las na planilha. Na sesso de exerccio, voc ver como fazer isso clicando em Auditoria de Frmulas no menu Ferramentas e, em seguida, clicando em Modo de Auditoria de Frmulas. Dicas Voc tambm pode pressionar CTRL+` (ao lado da tecla 1) para exibir e ocultar frmulas. Exibir frmulas pode ajud-lo a detectar erros.

Frmulas exibidas na planilha.

O que significam esses caracteres estranhos na minha planilha?


s vezes, o Excel no consegue calcular uma frmula porque ela apresenta um erro. Se isso acontecer, voc ver um valor de erro em vez de um resultado em uma clula. Estes so os trs valores de erro comuns: ##### A coluna no larga o suficiente para exibir o contedo dessa clula. Aumente a largura da clula, reduza o contedo para ajust-lo coluna ou aplique um formato numrico diferente. #REF! Uma referncia de clula no vlida. Clulas podem ter sido excludas ou sobrepostas. #NOME? Voc pode ter digitado incorretamente um nome de funo ou utilizado um nome no reconhecido pelo Excel. Voc deve saber que clulas com valores de erro, como #NOME?, podem exibir um tringulo colorido. Se voc clicar O valor de erro ##### indica que a coluna muito estreita para exibir o contedo dessa clula. nessa clula, um boto de erro ser exibido para fornecer algumas opes de correo.

Encontrar mais funes


O Excel oferece muitas outras funes teis, como funes de data e hora e funes que podem ser utilizadas para manipular textos. Essas funes so discutidas em outros cursos de treinamento do Excel: "Calcular datas utilizando frmulas", "Cronometrar o tempo utilizando frmulas" e "Utilizar frmulas para editar, corrigir e revisar textos". possvel ver outras funes clicando em Mais Funes na lista de AutoSoma. A opo Mais Funes abre a caixa de dilogo Inserir Funo, que o ajuda a procurar uma funo. Essa caixa de dilogo tambm oferece outra maneira de digitar frmulas no Excel. Com essa caixa de dilogo aberta, voc pode digitar o que deseja fazer na caixa Procure por uma funo ou pode selecionar uma categoria e, em seguida, percorrer a lista de funes nessa categoria. Clique em Ajuda sobre esta funo na parte inferior da caixa de dilogo para obter mais informaes sobre qualquer funo. A caixa de dilogo Inserir Funo discutida detalhadamente em "Encontrar funes e inserir argumentos".

A caixa de dilogo Inserir Funo.

Auto-avaliao
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o material. Suas respostas so confidenciais e os resultados do teste no so avaliados. Como voc pode imprimir frmulas? Clique em Imprimir no menu Arquivo. Clique em Normal no menu Exibir e clique em Imprimir. Aponte para Auditoria de Frmulas no menu Ferramentas, clique em Modo de Auditoria de Frmulas e, em seguida, clique em Imprimir. O que significam os caracteres #####? A coluna no larga o suficiente para exibir o contedo. A referncia de clula no vlida. Voc digitou um nome de funo incorretamente ou utilizou um nome no reconhecido pelo Excel.

Carto de Referncia Rpida Descubra uma calculadora mais eficiente

Somar, dividir, multiplicar e subtrair

Digite um sinal de igual (=), utilize operadores matemticos e pressione ENTER. =10+5 para somar =10-5 para subtrair =10*5 para multiplicar =10/5 para dividir As frmulas ficam visveis na barra de frmulas quando voc seleciona uma clula que contm um resultado. Se a barra de frmulas no estiver visvel, no menu Ferramentas, clique em Opes. Clique na guia Exibir e marque a caixa de seleo Barra de frmulas. Inserir referncias de frmula permite que o Microsoft Excel atualize resultados de frmula automaticamente caso os valores das clulas sejam alterados. Por exemplo: Digite=C4+C7 em uma clula. Como alternativa, digite o sinal de igual (=), clique na clula C4, digite o sinal de mais (+) e, por ltimo, clique na clula C7. Referncias de clula Consulte os valores em a clula na coluna A e na linha 10 clula A10 e clula A20 o intervalo de clulas na coluna A e entre as linhas 10 e 20 o intervalo de clulas na linha 15 e entre as colunas B e E o intervalo de clulas entre as colunas A e E e entre as linhas 10 e 20

A10 Utilizar referncias A10,A20 de clula em frmulas A10:A20 B15:E15 A10:E20

Observao Se os resultados no forem atualizados, no menu Ferramentas, clique em Opes. Clique na guia Clculo e marque a caixa de seleo Automtico. Utilize a funo SOMA, que uma frmula pr-gravada, para somar todos os valores em uma linha ou coluna: Clique em uma clula abaixo da coluna de valores ou direita da linha de valores. Clique no boto AutoSoma na barra de ferramentas Padro e, em seguida, pressione ENTER. Para somar alguns dos valores em uma coluna ou linha: Digite um sinal de igual, digite SOMA e, em seguida, digite um parntese de abertura. Digite ou selecione as referncias de clula que voc deseja somar. Uma vrgula (,) separa argumentos individuais que informam funo o que deve ser calculado. Digite um parntese de fechamento e pressione ENTER. Por exemplo: =SOMA(B2:B4,B6) e =SOMA(B2,B5,B7) Utilize as funes MDIA, MXIMO ou MNIMO. Clique em uma clula abaixo ou direita dos valores para os quais voc deseja encontrar a mdia (mdia aritmtica), o mximo ou o mnimo. Encontrar a mdia, Clique na seta ao lado de AutoSoma na barra de ferramentas Padro. o mximo ou o Clique em Mdia, Mximo ou Mnimo e, em seguida, pressione ENTER. mnimo Para ver mais funes, clique em Mais Funes na lista de AutoSoma para abrir a caixa de dilogo Inserir Funo. Dica Voc tambm pode inserir frmulas e referncias de clula digitando-as na barra de frmulas depois de selecionar uma clula. Para uma clula adjacente utilizando a ala de preenchimento: Selecione a clula que contm a frmula e, em seguida, posicione o ponteiro do mouse sobre o canto inferior direito da clula at que a cruz preta (+) seja exibida. Copiar uma frmula Arraste a ala de preenchimento sobre uma ou mais clulas para as quais voc deseja copiar a frmula e, em seguida, solte o boto do mouse. Sem utilizar a ala de preenchimento: Selecione a clula que contm a frmula e, no menu Editar, clique em Copiar. Selecione uma ou mais clulas para as quais voc deseja copiar essa frmula. Para copiar a frmula e todas as formataes, no menu Editar, clique em Colar. Para copiar apenas a frmula, no menu Editar, clique em Colar Especial e, em seguida, clique em Frmulas. Exiba frmulas na planilha. No menu Ferramentas, aponte para Auditoria de Frmulas e clique em Modo de Auditoria de Frmulas. No menu Arquivo, clique em Imprimir. Oculte as frmulas na planilha repetindo a etapa 1. Dica Voc tambm pode pressionar CTRL+` (ao lado da tecla 1) para exibir ou

Somar os valores em uma linha ou coluna

Imprimir frmulas

ocultar frmulas. ##### A coluna no larga o suficiente para exibir o contedo. Aumente a largura da coluna, diminua o contedo para ajust-lo coluna ou aplique um formato numrico diferente. #REF! Uma referncia de clula no vlida. Clulas podem ter sido excludas ou sobrepostas. #NOME? Voc pode ter digitado o nome de uma funo incorretamente. Clulas com erros como #NOME? podem exibir um tringulo colorido. Se voc clicar nessa clula, um boto de erro ser exibido para fornecer algumas opes de correo. A maneira de utilizar esse boto no discutida neste curso. Se uma frmula apresentar mais de um operador, o Excel seguir as regras de precedncia de operadores em vez de apenas calcular da esquerda para a direita. A multiplicao calculada antes da adio: =11,97+3,99*2 igual a 19.95. O Excel multiplica 3,99 por 2 e, em seguida, soma o resultado a 11,97. As operaes em parnteses so calculadas em primeiro lugar: =(11,97+3,99)*2 igual a 31,92. O Excel soma primeiro e, em seguida, multiplica o resultado por 2. O Excel utilizar operadores da esquerda para a direita se eles possurem o mesmo nvel de precedncia. A multiplicao e a diviso esto no mesmo nvel. Inferiores multiplicao e diviso, a adio e a subtrao esto no mesmo nvel. As planilhas nas sesses prticas foram formatadas para exibir nmeros com duas casas decimais clicando em Clulas no menu Formatar, clicando na guia Nmero, selecionando a categoria Nmero e, em seguida, selecionando 2 na caixa Casas decimais.

Compreender valores de erro

Utilizar mais de um operador matemtico em uma frmula

Selecionar a formatao para valores a ser utilizada em clculos

Vous aimerez peut-être aussi