Vous êtes sur la page 1sur 2

MODERNISMO PORTUGUS E EUROPEU Caractersticas Rompimento com o tradicionalismo: libertao esttica, experimentao constante, busca pelo o que verdadeiramente

e novo. Meio de divulgao: revistas (Revista Orpheu 1 gerao. Revista Presena 2 gerao). Contexto histrico Final do sculo XIX, por tanto, euforia pelo progresso industrial e cientfico aps a segunda revoluo industrial, o que culminou no xito rural e um novo tipo de colonialismo (imperialismo), e a disputa por mercados, o que resulta na primeira guerra mundial. Nos anos iniciais do sculo XX, h um forte nacionalismo portugus. Na arte, isso se manifestou como saudosismo (devolver aos portugueses o orgulho e nimo das pocas das navegaes). Em Portugal, a repblica instaurada em 1910. Em 1926, a burguesia apoia o que vir a ser a ditadura de Salazar. Revista Orpheu Tinha tendncias diversificadas, reunindo modernistas da primeira gerao ao lado de velhos simbolistas. Queria divulgar a cultura portuguesa no cenrio europeu, porm s teve dois nmeros. Reuniu pessoas importantes como Fernando Pessoa e Mrio de S-Carneiro. Revista Presena Em uma poca de pessimismo poltico, a revista Presena aglutinou a 2 gerao modernista. Seu principal nome Jos Rgio, que tinha como caracterstica apresentar uma viso interior das pessoas, atravs de temas religiosos. A revista pretendia ser apenas literria, querendo aumentar o processo de modernizao. Ela defende a literatura viva: busca pela originalidade.

1 gerao do modernismo Fernando Pessoa o principal autor do modernismo portugus. Cresceu na frica do Sul, por isso suas primeiras publicaes so em ingls. Famoso por seus heternimos, que so mais de 70, porm apenas trs so considerados perfeitos. Heternimo x Pseudnimo: No heternimo, tudo diferente, inclusive a personalidade, mudando a escrita em uma personalidade alternativa. No pseudnimo, somente o nome diferente, o autor possui o mesmo modo de escrever. Alberto Caeiro Ricardo Reis lvaro de Campos Fernando Pessoa (ortnimo) Pensa com os sentidos. Pensa com a razo. Pensa com a emoo. Pensa com a imaginao.

Alberto Caeiro: natural de Lisboa, ele viveu no campo com uma tia. S teve instruo primria, por isso escreve com erros. Pensa com os sentidos: as coisas so o que realmente so, objetivas e reais. Morreu de tuberculose. Ricardo Reis: Natural da cidade do Porto, ele estudou em um colgio de padres e se formou em medicina. Por no concordar com a Repblica, veio para o Brasil. Gosta de coisas clssicas, como o latim e a mitologia e pensa com a razo. lvaro de Campos: Natural de Tavira, ele um engenheiro naval e vive na inatividade. Gosta de mquinas, eletricidade e velocidade, um futurista. Tem problemas de convivncia e est sempre brabo, o poeta do NO. Pensa com a emoo. Fernando Pessoa: Nacionalista e saudosista, conta as glrias de um Portugal real e as futuras glrias de um Portugal sonhado. Pensa com a imaginao. Obra: Mensagem. Na lrica, aposta em temas como saudade, solido, vida, arte e o ser poeta. Obra: O Cancioneiro. MRIO DE S-CARNEIRO Criado pelos avs, um garoto mimado e longe das dificuldades. Sofria de complexo de obesidade, no conseguia se relacionar, principalmente com as mulheres. Marcado pelo suicdio de seu amigo no colgio, ele se suicidou aos 25 anos. Poesia trgica, ela apresenta um eu-lrico em crise, introspectivo, frustrado, negativo e autodestrutivo. Obra: Quase.

Vous aimerez peut-être aussi