Vous êtes sur la page 1sur 24

Extrada de: http://a-gramatica.blogspot.

com/

Funes sintcticas
Os vrios grupos que constituem a frase (GN, GV, GPrep, GAdj, GAdv) estabelecem entre si diferentes tipos de relao gramatical, por isso desempenham funes sintcticas especficas: A. Funes sintcticas a nvel da frase: . Sujeito: > simples; > composto; > nulo: - subentendido; - indeterminado; - expletivo. . Vocativo . Modificador da frase

. Predicado: . Complementos: > Complemento directo; > Complemento indirecto; > Complemento oblquo; > Complemento agente da passiva; . Predicativo do sujeito; . Predicativo do complemento directo. . Modificador

B. Funes sintcticas internas a Grupos Nominais: . Complemento do nome . Modificador do nome: > Modificador restritivo; > Modificador apositivo.

C. Funes sintcticas internas ao Grupo Adjectival: . Complemento do adjectivo . Modificador do adjectivo

D. Funes sintcticas internas ao grupo adverbial:

. Complemento do advrbio

Complemento do nome
1. Definio O complemento do nome uma funo sintctica que pode ser desempenhada por um grupo adjectival ou preposicional que integra o grupo nominal, sendo seleccionado por um nome.

2. Representao 2.1. Complemento do nome com a forma de grupo adjectival O complemento do nome que assume a forma de grupo adjectival surge a direita do nome e forma com este uma unidade de sentido, isto , se o adjectivo for retirado, altera o sentido do nome: . A previso meteorolgica (= da meteorologia) propicia os incndios. . A procura turstica (= dos turistas) tem diminudo em Castelo Rodrigo.

2.2. CN com a forma de grupo preposicional H determinados nomes que se constroem com um grupo preposicional: . nomes derivados de verbos - nomes deverbais (desejo, procura): . O desejo de sucesso aumentou nos ltimos anos. . nomes de parentesco (pai, me, tio...): . O pai do Pedro chama-se Ernesto. . nomes epistmicos (ideia, hiptese): . A ideia de fugir -me abjecta. . nomes icnicos (fotografia, imagem...): . A fotografia da Ernestina horrvel. 2.2.1. CN com a forma de grupo preposicional no oracional

H nomes que

Predicativo do complemento directo


O predicativo do complemento directo a funo sintctica desempenhada pelo constituinte seleccionado por um verbotransitivo-predicativo, que atribui uma propriedade ao complemento directo. Os verbos transitivo-predicativos so os seguintes: achar, chamar, considerar, declarar, designar, eleger, fazer, julgar, nomear, supor, ter por, tornar, tratar... O predicativo do complemento directo pode ser constitudo por: um grupo nominal: . Os alunos consideram-me um mau professor.
CD Pred. CD

. Os portugueses elegeram Cavaco Silva Presidente da Repblica.


CD Predicativo do CD

um grupo adjectival: . - Lusa, considero-te muito estudiosa.


CD PCD

. Alguns portugueses consideram Carlos Cruz inocente.


CD PCD

. - Acho-te linda.
CD PCD

um grupo preposicional: . - Acho esta anedota com piada.


CD PCD

. - Achei a corrida sem interesse.


CD PCD

. Todos o tm por competente.


CD PCD

. Achei este prato sem sabor.


CD PCD

. - Meus queridos alunos, dou os trabalhos de casa por concludos.


CD PCD

Por outro lado, o predicativo do complemento directo concorda em gnero e nmero com o complemento directo: . A turma designou o Pedro representante da escola.
CD PCD (masculino) (singular) (masculino) (singular)

. A turma designou trs alunos representantes da escola.


CD PCD (masculino) (plural) (masculino) (plural)

Por vezes, o complemento directo e o predicativo do complemento directo podem ser parafraseados por uma orao subordinada substantiva completiva finita, em que o complemento directo passa a sujeito e o predicativo do complemento directo a predicativo do sujeito: . Os alunos consideram-me um mau professor.
CD PCD

. Os alunos consideram que eu sou um mau professor.


Suj. Predicativo do sujeito

Predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito a funo sintctica desempenhada pelo constituinte (palavra ou expresso) seleccionado por umverbo copulativo (ser, estar, ficar, continuar, parecer, permanecer, revelar-se, tornarse): ____predicado__ . Eu sou muito baixo. sujeito | predicativo do sujeito verbo copulativo . O Antunes permaneceu na gua mas enregelado. . A Maria Kirilenko bonita, mas a Li Peng no o . [o = bonita] Por outro lado, o predicativo do sujeito, contrariamente ao que sucede com os

complementos, atribui uma caracterstica, umapropriedade ou uma localizao (espacial ou temporal) ao sujeito, contribuindo, assim, para a sua interpretao. O predicativo do sujeito pode ser constitudo por: . um grupo nominal: . O Pedro um rapaz triste e azedo. . O Eusbio foi um atleta extraordinrio. . A minha av parece uma abbora. . um grupo adjectival: . Os meus filhos so lindos. . Os alunos pareciam muito tranquilos. . Fiquei espantado com o empate de Portugal. . um grupo preposicional: . A minha me est em Mangualde. . Caeiro era de estatura mediana. . Onde estiveste de frias? . Fiquei em casa. . O PM est sem nimo. . um grupo adverbial: . Fiquem bem, amigos! . O meu aniversrio foi ontem. . A minha escola ali. . Os acidentados permanecero aqui. . uma orao: . Pensar estar doente dos olhos. . A felicidade do Djal contemplar a Floribela.

Complemento agente da passiva


O complemento agente da passiva a funo sintctica desempenhada em frases passivas por uma expresso geralmente introduzida pela preposio por - grupo preposicional (ou pelo resultado da sua contraco com os determinantes artigos definidos: por + o > pelo; por + a > pela; por + os > pelos; por + as > pelas): . A Josefina foi amada pelo Napoleo. complemento agente da passiva sujeito predicado

. Este "post" foi escrito por mim. compl. agente da passiva . A minha av foi atropelada por um camio. compl. agente da passiva Na frase activa correspondente, o complemento agente da passiva desempenha a funo sintctica de sujeito, configurando um grupo nominal: . O Napoleo amou a Josefina. complemento directo sujeito predicado

. Eu escrevi este "post". sujeito . Um camio atropelou a minha av. sujeito Pelos exemplos apresentados, facilmente se conclui que o complemento agente da passiva integra o predicado.

Complemento oblquo
1. Definio O complemento oblquo (CObl) uma funo sintctica que integra o predicado. seleccionado pelo verbo e pode assumir a forma de um grupo adverbial, de um grupo preposicional ou a coordenao de ambos. Alm disso, pode tambm apresentar diferentes valores semnticos.

2. O CObl enquanto grupo preposicional Por vezes, pode surgir a dvida sobre a identificao do CObl, confundindo-o com o complemento indirecto. Atentemos nos dois exemplos seguintes, em que ambas as expresses so iniciadas por uma preposio: . O Cruz ofereceu uma prenda namorada. . O advogado foi a Elvas. . O Cristiano Ronaldo gosta de automveis. Uma forma de esclarecer esta dvida passa pela sua substituio pela forma dativa do pronome pessoal - lhe / lhes. Caso a substituio d origem a frases com sentido, estamos perante um cumplemento indirecto; se a substituio originar frases agramaticais, estamos na presena de um complemento oblquo: . O Cruz ofereceu uma prenda namorada. complemento indirecto . O Cruz ofereceu-lhe uma prenda. complemento indirecto . O advogado foi a Elvas. complemento oblquo . * O advogado foi-lhe. . Carlos Cruz no concordou com a deciso. complemento oblquo . * Carlos Cruz no concordou-lhe. . Os acusados do processo Casa Pia vo para a priso? complemento oblquo . * Os acusados do processo Casa Pia vo-lhe? Assim, podemos concluir que, quando a expresso / o grupo preposicional passvel de ser substitudo pelo pronome lhe / lhes, desempenha a funo sintctica de complemento indirecto; quando tal substituio gera agramaticalidade, desempenha a funo de complemento oblquo.

Por outro lado, o CObl seleccionado pelo verbo, como foi acima afirmado. Tal significa que determinados verbos se combinam com outras unidades. Dito de outra forma, ir ir a algum lado; vir vir de algum lado; discordar discordar de algum ou de algo; viver viver em algum lado; portar-se portar-se de um determinado modo, etc.

3. CObl enquanto grupo adverbial semelhana do que sucede com o grupo preposicional, tambm neste caso no possvel substituir o CObl pelas formas pronominais lhe / lhes: . Os pedfilos portam-se mal. . * Os pedfilos portam-se-lhe. Por outro lado, o CObl (enquanto grupo adverbial) surge obrigatoriamente em respostas no redundantes a perguntas como: . O que fez + sujeito? Os arguidos atacaram as testemunhas acol. - O que fizeram os arguidos? - Os arguidos atacaram as testemunhas acol. (complemento oblquo) . O que aconteceu com + sujeito? O Bruno Alves escorregou alm. - O que aconteceu com o Bruno Alves? - O Bruno Alves escorregou alm. (CObl) . O que se passa com + sujeito? A Paris Hilton levou longe os seus desatinos. - O que se passa com a Paris Hilton? - A Paris Hilton levou longe os seus desatinos. (CObl)

4. O CObl enquanto coordenao de um grupo preposicional e de um grupo adverbial

10

. Tu estudas aqui (CObl) ou em Paris (CObl) ?

5. Concluses a) O complemento oblquo (CObl) seleccionado pelo verbo e faz parte do predicado. A sua supresso pode gerarincorreces (agramaticalidade) ou alteraes de sentido. b) O CObl pode ser constitudo por um grupo preposicional, um grupo adverbial ou pela coordenao de ambos. c) O CObl no pode ser substitudo pelas formas pronominais lhe / lhes.

6. Exemplos . O Rui portou-se mal. (ideia de modo) . Os juzes condenaram os arguidos priso. (ideia de lugar) . Vou para Mangualde. (ideia de lugar) . Desloquei-me at ao hospital. (ideia de lugar) . O meu julgamento foi adiado at Janeiro. . Todos concordaram em participar. . Mergulhou numa melancolia intransponvel. . Insisti no tema. . Duvido dos arguidos. . Os alunos do 11. A transitaram de ano. . Confio em ti, minha esposa. . O Dr. Barroso participou num congresso. . No mexas no pudim. . Coloca o livro a. . Eu antipatizo / simpatizo com a Josefina. . O frade andava ao peditrio. . O Outono d umas pinceladas douradas nas uvas brancas. . O Antunes gosta de filmes americanos. . A Clia cuida da av.

11

Fontes:

12

Vocativo
O vocativo a funo que representa, sintacticamente, a pessoa ou realidade a quem nos dirigimos, que chamamos ou interpelamos, isto , o vocativo identifica o interlocutor. Surge apenas no discurso directo, ocorrendo em frases imperativas, exclamativas e interrogativas. Distingue-se do sujeito porque est isolado por vrgulas e no determina a concordncia verbal, ou seja, no com ele que o verbo concorda. O vocativo pode surgir em diferentes posies na frase: . Joo, come a sopa! . Admite, Joo, que te enganaste. . Come a sopa, Joo! Por vezes, o vocativo reforado pela interjeio , que o antecede: . Lili, passa-me o sal. O vocativo e o sujeito podem co-ocorrer numa frase: . Quando posso eu (sujeito), me (vocativo), oferecer-te uma prenda?

Complemento indirecto
O complemento indirecto um grupo preposicional (geralmente introduzido pela preposio a) seleccionado pelo verbo: . O Joo telefonou me. O complemento indirecto pode ser substitudo pela forma dativa do pronome pessoal de terceira pessoa lhe / lhes: . O Joo telefonou me. . O Joo telefonou-lhe. . A pergunta tola no ds resposta. . No lhe ds resposta. . Ofereci flores minha namorada. . Ofereci-lhe flores. de notar que apenas estas formas de terceira pessoa (lhe / lhes) desempenham sempre a funo de complemento indirecto, visto que as formas de primeira e de segunda pessoa (me, te, nos, vos) podem tambm desempenhar a funo de complemento directo: . D-me a prenda. complemento indirecto . O Antunes viu-me nu na praia. complemento directo

13

Quando as referidas formas pronominais (me, te, nos, vos) desempenham a funo de complemento directo, podemos confirmar esse facto transformando as frases activas em que ocorrem em passivas. Neste caso, os pronomes assumem as formas eu, tu, ns, vs (vocs). Vejamos os seguintes exemplos: . O Antunes espancou-me. . Eu fui espancado pelo Antunes. . O Antunes viu-te nu na praia. . Tu foste visto nu, na praia, pelo Antunes. Tal no possvel com as formas lhe / lhes: . Eu ofereci-lhe flores. . Flores foram-lhe oferecidas por mim. Em determinadas circunstncias, a mesma expresso pode desempenhar, simultaneamente, as funes sintcticas decomplemento directo e de complemento indirecto: . O Ernesto ofereceu flores (c. directo) Miquelina (c. indirecto).

a palavra flores (c. directo) pode ser substituda pelo pronome pessoal as: . O Ernesto ofereceu-as Miquelina.

por sua vez, a expresso Miquelina pode ser substituda pelo pronome pessoal lhe: . O Ernesto ofereceu-lhe flores.

Procedendo s duas substituies em simultneo e contraindo os dois promomes (lhe + as), obteremos a seguinte frase: . O Ernesto ofereceu-lhas [lhe ( Miquelina) + as (flores)]. A partir da observao destes dados, conclumos que lhas, o resultado da contraco do pronome pessoal lhe com o pronome pessoal as, desempenha a funo sintctica de complemento directo e indirecto.

14

Sempre que existam dvidas acerca da correcta identificao do complemento indirecto, existe um TESTE (alm da sua substituio pelo pronome pessoal lhe / lhes) que permite o seu esclarecimento. Esse teste consiste em perguntar ao verbo a quem ou a qu: . O Ernesto ofereceu flores Miquelina. Ofereceu flores a quem? Resposta: Miquelina. complemento indirecto . O Joo telefonou me. Telefonou a quem? Resposta: me. complemento indirecto . A pergunta tola no ds resposta. No ds resposta a qu? Resposta: a pergunta tola. complemento indirecto

cada vez mais frequente ouvir (em conversas de amigos, familiares, nos corredores ou nas salas de aulas...) frases em que a forma dativa do pronome pessoal (lhe / lhes) utilizada enquanto complemento directo: . *Encontrei-lhe no XP. Ora, a forma correcta a seguinte: . Encontrei-o no XP.

Em suma, podemos concluir que: a) O complemento indirecto (CI) seleccionado pelo verbo. b) O CI faz parte do predicado. c) O CI um grupo preposicional, iniciando-se frequentemente pela preposio a. d) O CI pode ser substitudo pelo pronome pessoal lhe / lhes.

15

Complemento directo
Os complementos so constituintes da frase seleccionados por um verbo, um nome, um adjectivo, um advrbio...

1. Definio O complemento directo (CD) um constituinte obrigatrio seleccionado pelo verbo (transitivo directo), no precedido de preposio: . Eu adoro uvas. . O gato comeu o rato. . Amo-te.

2. Representatividade O CD situa-se, regra geral, direita do verbo e pode ser representado por: a) um grupo nominal: . O Juvenal adora bananas. . Fui feira e comprei dois sacos de batatas. b) uma orao substantiva completiva: . O Jorge afirmou que o Carlos Queirs um treinador assim-assim. . Quero que te portes bem. Quando o CD um grupo nominal, pode ser substitudo pela forma acusativa do pronome pessoal de 3. pessoa (o, a, os, as): . Agostinho Oliveira convocou Joo Moutinho e Manuel Fernandes. Agostinho Oliveira convocou-os. . A Sara agrediu a Vernica. A Sara agrediu-a.

16

Note-se que os acima referidos pronomes pessoais (o, a, os, as) podem apresentar outras formas quando surgem depois de: a) r, s, z (que desaparecem): passam a lo, las, los, las: . Compras a consola (CD)? . Compra-la (CD)? b) m e ditongo ou vogal nasal: passam a no, na, nos, nas: . Eles deram um presente (CD) ao Lus. . Eles deram-no (CD) ao Lus. Para aprofundar este tema, recomendamos a consulta do post referente aos pronomes pessoais. Clicar AQUI.

De acordo com Clara Amorim e Catarina Sousa, na obra Gramtica da Lngua Portuguesa, editada pela Areal Editores (p. 122), Alguns grupos nominais que ocorrem com verbos como pesar, custar ou medir no tm a funo de CD, uma vez que no admitem a pronominalizao pela forma acusativa do pronome pessoal nem a passiva, mas sim de Cobl (complemento oblquo), respondendo pergunta quanto + V + suj?: . Este saco pesa dez quilos? * Este saco pesa-os? * Dez quilos so pesados por este saco. Note-se, porm, que os mesmos verbos podem seleccionar um CD, com a funo semntica de paciente, se o GN (grupo nominal) com a funo sintctica de sujeito desempenhar tambm a funo semntica de agente: . O Lus pesou o saco. O Lus pesou-o. O saco foi pesado pelo Lus.

Por outro lado, quando o CD um uma orao subordinada substantiva, pode ser substitudo por um pronome demonstrativo: . O Joo disse que o Benfica jogava mal. . O Joo disse-o. . O Joo disse isso. Quando o verbo admite a passiva, a transformao da forma activa para a forma passiva implica que o CD passe a desempenhar a funo sintctica de sujeito e se desloque para o incio da frase:

17

. O gato comeu o rato (CD). . O rato (sujeito) foi comido pelo gato.

O CD pode ser antecedido da preposio a em determinadas circunstncias:

com verbos que exprimem sentimentos relativos a seres humanos e antes do nome Deus: . Adoro a Deus.

quando o CD um pronome pessoal antecedido de uma preposio: . A mim no me enganam.

quando o CD se encontra antes do verbo e realizado pelo pronome quem: . A quem madruga, Deus ajuda. . A ferro quente, malhar de repente.

para evitar ambiguidade: . Caim matou a Abel. (Jos Saramago, As Intermitncias da Morte)

Note-se que, nestes casos, possvel substituir o CD pelas formas pronominais o, a, os, as e, na passiva, desempenham a funo sintctica de sujeito, pelo que no os podemos considerar complementos indirectos ou complementos oblquos: . Adoro a Deus. . Adoro-o. . Deus adorado por mim. 3. Teste Alm dos testes acima apresentados que permitem a identificao do complemento directo, existe outra forma de o detectar:perguntar ao verbo quem? ou o qu?: . O Pedro assaltou a escola. O Pedro assaltou o qu? Resposta: a escola. (CD) . Vi a Joana na feira. Vi quem? Resposta: a Joana. (CD)

18

4. Concluses

O complemento directo (CD) seleccionado pelo verbo. O CD, porque seleccionado pelo verbo, faz parte do predicado. O CD pode ser constitudo por um grupo nominal ou por uma orao. O grupo nominal que desempenha a funo sintctica de CD pode ser substitudo pelas formas pronominais o, a, os, as e aorao com a mesma funo pelas formas pronominais o ou isso.

Aquando da transformao de uma frase activa para a passiva, o CD desloca-se geralmente para o incio da frase e passa a desempenhar a funo sintctica de sujeito.

Fontes:

Dicionrio Terminolgico; AZEREDO, Olga et alii, Gramtica Prtica de Portugus, Lisboa Editora; AMORIL, Clara e SOUSA, Catarina, Gramtica da Lngua Portuguesa, Areal Editores.

19

Predicado
1. Definio O predicado a funo sintctica desempenhada pelo grupo verbal. Este pode ser constitudo somente pelo verbo (O Joocaiu.) ou complexo verbal (O Joo foi atacado por um co.), ou por um verbo e pelos seus complementos e / ou modificadores: . O Pedro faltou. . Ele comprou um carro. . O Antunes ofereceu um presente namorada. . Amanheceu. . Hoje ele est a realizar correctamente os exerccios. . O rato foi comido pelo gato. . A Ernestina feissima. . Julguei-o morto, Mr. Chance. . Introduziste a pen no computador? Dito de outro forma, o predicado pode ser constitudo por / pelo: . verbo; . complemento directo; . complemento indirecto; . complemento oblquo; . complemento agente da passiva; . predicativo do sujeito; . predicativo do complemento directo; . modificador(es). 2. Identificao do predicado O predicado pode ser identificado se acrescentarmos e + grupo nominal + tambm / tambm no orao: . Eu comprei um balo e tu tambm (tambm compraste um balo). . Ns no gostamos de favas e o King Kong tambm no (tambm no gosta de favas).

20

Sujeito (funes sintcticas)


1. Definio (?) De acordo com a gramtica tradicional, o sujeito era aquele que praticava (O Joo comeu a ma. - voz activa) ou sofria a aco (O rato foi comido pelo gato. - voz passiva). Segundo a nova gramtica, o sujeito a funo sintctica desempenhada pelo constituinte da frase que controla a concordncia, em nmero e pessoa, relativamente ao verbo e, juntamente com o predicado, um constituinte com funo central a nvel da frase. 2. Posio Geralmente, o sujeito surge esquerda do verbo: . O Benfica um grande clube. No entanto, pode surgir tambm aps o verbo: . Desapareceu o Cristiano Ronaldo. . Espanta-me que os alunos no estudem. . Surgiu um contratempo.

3. Representao O sujeito pode ser representado por um grupo nominal ou por uma frase: Grupo nominal: . um determinante e / ou quantificador e um ou mais nomes: . O Antunes caiu. . Os meus filhos so chatos. . Todos aqueles filmes me agradam. . Aquele golo foi irregular. . O Pedro e a Maria fugiram para o Brasil. . um nome: . Mangualde uma cidade interessante. . Cantar faz bem alma. (neste caso, estamos perante uma forma verbal substantivada - cantar, verificando-se um fenmeno de derivao imprpria ou converso).

21

. um pronome: . Elas so lindas! . Eu comprei um Magalhes. . Isso um enorme disparate. . um nome com modificador: . Uma bela mulher foi raptada em Peniche. (adjectivo + nome) . Os alunos que conheo so preguiosos. (orao adjectiva relativa junto do nome) . O golo madrugador foi insuficiente. (nome + adjectivo) . A Naomi Watts, uma bela mulher, nunca visitou Portugal. . um nome com complemento: . O treinador do Benfica inventou contra o Nacional da Madeira. Orao: . uma orao subordinada substantiva completiva: . preciso que o Benfica jogue bem. . probido dar calduos. . evidente que o Eusbio copiou. . uma orao subordinada substantiva relativa: . Quem leu Ea de Queirs tem mais dois valores na avaliao. . Quem cala consente. Quando o sujeito constitudo por um grupo nominal ou uma orao subordinada substantiva relativa, pode ser substitudo por um pronome pessoal, na forma nominativa, com o qual o verbo concorda: . A televiso avariou. . Ela avariou. . Eu e a Josefina assassinmos o poema. . Ns assassinmos o poema.

22

Quando o sujeito constitudo por uma orao, pode ser substitudo muitas vezes por um pronome demonstrativo: . pena que tenhas faltado. pena isso. . Foi lamentvel que aquela bola no tivesse entrado. Foi lamentvel aquilo. Para identificar o sujeito de uma frase, podemos formular uma pergunta ao verbo com o interrogativo Quem ou O que, colocados antes do verbo: . O Eusbio marcou um golo. Quem marcou (um golo)? Resposta: O Eusbio (= sujeito). . A televiso avariou. O que avariou? Resposta: A televiso (= sujeito).

4. Classificao 4.1. Sujeito simples O sujeito simples constitudo por um s grupo nominal (cujo ncleo um nome ou um pronome): . O Jorge Jesus errou na contratao do Roberto. . Ele errou na contratao do Roberto. ou por uma orao: . Quem tudo quer tudo perde. . provvel que o Benfica troca de guarda-redes.

4.2. Sujeito composto O sujeito composto constitudo por mais do que um grupo nominal: . O Pedro e a Maria assaltaram a caixa de esmolas. . Eu e tu somos inteligentes. ou por mais do que uma orao: . Quem espera e quem tem pacincia alcana os seus objectivos. ou pela combinao de um grupo nominal e de uma orao: . O Antunes e quem o ama foram de frias para a Guatemala.

4.3. Sujeito nulo O sujeito um elemento frsico sintacticamente obrigatrio, mas nem sempre est expresso na frase. Quando tal sucede, diz-se que o sujeito nulo. Existem trs tipos de sujeito nulo:

23

4.3.1. Sujeito nulo subentendido Neste caso, o sujeito no est expresso na frase (no tem realizao lexical), contudo pode ser recuperado a partir do contexto e pela flexo verbal (pessoa e nmero): . Faltmos aula de Portugus. sujeito: ns. . Chorei desalmadamente a morte do meu pai. sujeito: eu. 4.3.2. Sujeito nulo indeterminado Este tipo de sujeito no tem realizao lexical e ocorre quando o verbo se encontra na 3. pessoa do plural ou do singular, acompanhado, neste ltimo caso, do pronome pessoal se com valor impessoal. Por outro lado, o sujeito nulo indeterminado por ser parafraseado por algum, h quem, h pessoas que: . Disseram que a ministra da Educao se demitiu. . Falou-se muito no acidente de hoje na A25. . Diz-se que te vais reformar. . Bebe-se demasiado lcool em Portugal. Quem disse? Quem falou? Quem diz? Quem bebe? Nenhuma das frases permite responder a cada uma das perguntas, da concluirmos que o sujeito das quatro formas verbais indeterminado.

4.3.3. Sujeito nulo expletivo Este tipo de sujeito ocorre com verbos impessoais: formas verbais referentes a fenmenos da natureza: . Anoiteceu. . Choveu torrencialmente. . Nevou no Paquisto. o verbo haver com sentido de existir: . H professores que no tm respeito pelos alunos. o verbo haver no incio de determinados textos narrativos: . H muitos anos, vivia na floresta de Tallac uma ursa... o verbo ser: . So quinze horas e vinte e trs minutos. No entanto, determinadas regies e determinados grupos sociais realizam o sujeito nulo expletivo recorrendo forma pronominal pessoal ele, resultando da uma nfase da aco ou evento: . Ele h cada coisa! . Ele muito trovejou hoje!

24

Vous aimerez peut-être aussi