Vous êtes sur la page 1sur 3

Cincias Naturais 7 ano Nome:_______________________________________________________ N:____ Turma:_____

Fosseis e a reconstituio dos ambientes da Terra


Os fosseis so restos ou vestgios de seres vivos que viveram no passado e que por isso nos do indicaes de como evoluiu a vida na Terra. Sabendo que cada ser vivo est adaptado a um determinado meio, e sabendo qual o meio em que se desenvolveram, podemos reconstruir a histria da terra determinando em que alturas o planeta foi mais quente ou mais frio, onde se desenvolveram as grandes florestas ou que locais eram mais frios e inspitos. As investigaes geolgicas, ao encontrarem determinados fsseis permitem conhecer: - a idade das rochas em que os fsseis se encontram; - as caractersticas do ambiente em que a rocha se formou (vamos encontrar seres vivos aquticos em rochas que se formaram em rio, mar ou lagos. Assim, os fsseis permitem perceber como evoluram percebendo sucesses tentar factores evoluo. A existncia de carves num determinado local permite-nos saber como era o clima os ambientes como ecolgicas ao na longo para haver terra, as dos que dos uma aconteceram da regio na altura de formao deste recurso, uma vez que os carves formamse em locais onde existem florestas densas (de clima tropical), onde por algum motivo a floresta destruda e coberta por sedimentos e a matria orgnica aprisionada vai-se desenvolvendo ao longo dos tempos para originar os carves.

milhares de anos de vida do planeta e arranjar levaram de explicaes ao forma a desequilbrio

ecossistemas

Pgina 1 de 3

vcf

Questo: Que informaes nos fornecem os fsseis a respeito do passado da Terra?

1.

Observa com ateno as figuras 1,2 e 3, analisa a informao associada e responde em seguida s questes. Os corais actuais so organismos marinhos que, regra geral, necessitam de guas quentes, pouco profundas, lmpidas e bem oxigenadas. O Archaeopterix era um organismo com caractersticas de rptil (dentes, prolongamento da coluna vertebral na cauda) e de ave (penas).
Figura 2 Fssil de Archaeopterix

Fssil de coral

[I] A Era Paleozica corresponde poro de tempo geolgico compreendida entre os 545 e os 250 milhes de anos e a Era Mesozica poro compreendida entre os 250 e os 65 milhes de anos. As trilobites eram animais muito abundantes nos mares do Paleozico, tendo-se extinguido no final desta Era. As amonites eram tambm animais marinhos, mas abundantes no Mesozico, e tambm desapareceram no final desta Era.

Pgina 2 de 3

e locais

1.1. Imagina um fssil de um coral idntico o que est representado na figura 1. Em que ambiente se teria formado a rocha onde se encontra o teu fssil? Justifica a tua resposta. 1.2. Justifica, com base em dados presentes na figura 3, a seguinte afirmao: As rochas II das sequncias A e B da figura 3 tiveram origem na mesma altura, pelo que tm a mesma idade. 1.3. L com ateno a seguinte informao que te fornecida: Determinados fsseis podem fornecer informaes sobre o ambiente onde se originaram as rochas onde esto inseridos, sendo por isso designados por fsseis de fcies. Outros fsseis h que podem, por outro lado, fornecer informaes sobre a idade das rochas que os contm e, neste caso, so denominados fsseis de idade. 1.3.1. De entre as figuras 1,2 e 3 indica, justificando, um exemplo de um fssil de fcies e um exemplo de um fssil de idade.

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi