Vous êtes sur la page 1sur 5

RELATRIO AMPLIFICADOR DE UDIO UTILIZANDO SINAL PWM E MOSFETS

Victor Santos Vieira Matheus Vieira Samuel Rubert Engenharia Eltrica 6 Perodo

Vitria 05/12/2009

Objetivo: Construo de um amplificador de udio com sada PWM e transistores do tipo MOSFET. Introduo: O amplificador em questo o amplificador classe D. Nesse tipo de amplificador os MOSFETs funcionam como chaves, ou seja, ou esto totalmente em curto ou totalmente em saturao. Desse modo, se tais componentes fossem ideais, a eficincia do amplificador seria de 100%, porm, empiricamente a eficincia chega a 90%. A idia bsica do projeto consiste em entrar com um sinal de udio e ter na sada um sinal PWM para fazer o controle de corte/saturao dos transistores. Esse sinal PWM seria gerado a partir da modulao da onda senoidal por uma onda triangular. Para gerarmos este sinal PWM utilizamos o TL494. Este CI um controlador de modulao de largura de pulso, ou seja, a partir desse CI somos capazes de gerar um sinal PWM com frequncia suficiente para modular o sinal de udio. A figura abaixo exemplifica melhor o uso deste CI:

Como podemos ver, o sinal PWM formado pela comparao de um sinal de entrada com um sinal de sada. Assim, o TL494 gera uma onda dente de serra e compara o valor desta onda com o valor do sinal de udio que deseja ser amplificado. Caso o sinal de udio tenha um valor de tenso maior que o dente de serra, o pulso gerado positivo, caso o dente de serra tenha valor

maior que o sinal de udio, o valor do pulso ser negativo, porm com mesma intensidade em mdulo.

Circuito esquematizado:

Lgica do circuito: O TL494 possui um amplificador interno, sendo assim, como o sinal de udio geralmente apresenta uma tenso da ordem de 50 a 100mV, inicialmente amplificamos este sinal j com um nvel DC, utilizando o prprio amplificador do integrado. O pino 1 o sinal de entrada. A entrada no TL494 deve apresentar um nvel DC afim de que o sinal de udio possa ser colocado dentro da onda dente de serra para ser modulado. O valor DC utilizado foi obtido atravs da anlise da onda dente serra com auxlio do osciloscpio. Tal onda apresentava um valor de tenso mximo de 5V. Assim, um valor DC de 1.5V foi o suficiente.

Os pinos 2 e 3 so os responsveis pela amplificao do sinal. Os valores de resistncia utilizados foram: R3 = 1.8K e R2 = 6.8K. Como o sinal de entrada est utilizando a entrada no inversora, o valor do ganho ser:

Os pinos 5 e 6 so os responsveis por gerar a onda dente de serra. Os valores de resistncia e capacitncia foram calculados segundo a equao fornecida pelo prprio datasheet:

O Pino 13 o Output control. este pino que controla a sada do PWM. Caso o pino 13 esteja ligado ao terra, o dutycicle mximo do PWM ser de 96%. Caso seja ligado na referncia, ter valor mximo de duty cicle igual a 48%. E como sada estamos utilizando apenas um coletor do TL, que o pino 11. Para evitar oscilaes, tal pino foi colocado em Pullup com a referncia. A sada do TL dever ser ligada em um driver a fim de aumentar a potncia para o chaveamento dos FETs. A tenso necessria para o chaveamento do MOSFET gerada por um capacitor que carregado com a tenso de alimentao atravs de um diodo, enquanto o sinal de PWM est em nvel baixo. Quando o PWM passa para o nvel alto, a tenso no capacitor somada tenso do dreno do MOSFET da parte alta, gerando uma tenso capaz de ativar o MOSFET na parte alta da ponte. Foi utilizado para desempenhar tal funo o CI IR2104, que, alm de controlar o nvel das tenses nas portas, faz o controle dos tempos de abertura e fechamento das chaves para meia ponte.

O IR2104 recebe o sinal de PWM no pino IN e o sinal de ENABLE no pino SD. O pino HO ativa a parte alta da ponte enquanto o pino LO ativa a parte baixa. Os pinos VB e VS servem para estabelecer uma tenso diferencial suficiente para acionar a parte alta da ponte. Quando SD estiver ativo o motor ficar em aberto.

Componentes utilizados: Resistores; Capacitores eletrolticos e cermicos; TL494 IR2104 Mosfets IRFP250N Diodo de ao rpida

Vous aimerez peut-être aussi