Vous êtes sur la page 1sur 2

Laboratrio de Dispositivos e Circuitos Eletrnicos Curso de Graduao em Mecatrnica Departamento de Engenharia Eltrica - FT - UnB Professor: Geraldo Bencio Jr.

Roteiro de Aula de Laboratrio 3: Curva caracterstica de diodos semicondutores


Parte I - Questes tericas
1. Descreva os dois modos principais de operao do diodo semicondutor genrico (polarizao direta, polarizao reversa). 2. O que a ruptura e em que modo de operao ela ocorre em diodos semicondutores. 3. Proponha um circuito lgico de duas entradas (A e B) e uma sada (S) usando diodos. Analise quantitativamente o circuito proposto supondo que os diodos so ideais. No seu entendimento, que diferenas qualitativas seriam observadas no comportamento do circuito quando ele for construdo com usados diodos reais de caracterstica iD=IS(exp(vD/nVT)-1).

Parte II - Roteiro de experincias


Material necessrio: 1 Resistor 120 / 1W 1 Diodo rotulado A, B ou C Equipamento: osciloscpio de dois canais, fonte de alimentao, multmetro digital. Observao: trazer consigo duas folhas de papel milimetrado para o traado da curva caracterstica.

(a) Polarizao direta

(b) Polarizao reversa

Figura 1. Circuitos para o levantamento da curva caracterstica de diodos.

Experincia 1. Os circuitos da Figura 1 so usados para o levantamento aproximativo da curva caracterstica vd x id de diodos semicondutores. Com o circuito da Figura 1(a), pode-se obter a parte da curva caracterstica correspondente polarizao direta, com medies aproximadas da corrente e da tenso do diodo, providas por um ampermetro e por um voltmetro. Para a faixa de polarizao reversa, sugere-se o uso do circuito da Figura 1(b). A alimentao Vf > 0 do circuito provida por uma fonte

regulvel. Observa-se que com o ampermetro so realizadas medies da corrente id, que passa pelo diodo, somada com a corrente que passa pelo voltmetro (instrumento no ideal). Supondo-se que a corrente que passa pelo voltmetro muito pequena comparada corrente do diodo e preciso do ampermetro, pode-se considerar que a leitura no ampermetro corresponde corrente que passa pelo diodo. Para essa experincia, ser disponibilizado um diodo com um rtulo associado (A, B ou C) e uma resistncia R = 120 / 1W, responda s questes dos seguintes procedimentos: a) Monte o circuito da Figura 1(a). Construa uma tabela com valores da tenso vd e da corrente id medidas, com Vf variando de 0V a 10V. Para tenses da fonte entre 0,0V e 1,0V, varie Vf com incrementos de 0,1V. A partir de 1,0V, os incrementos de Vf devem ser de 1,0V. b) Monte o circuito da Figura 1(b). Construa uma tabela com valores da tenso vd e da corrente id medidas, com Vf variando da mesma forma que no quesito anterior. c) Com os dados obtidos, faa um esboo da curva vd x id em papel milimetrado, identificando a tenso de ruptura (se houver). d) De acordo com a curva caracterstica, voc qualifica o diodo como sendo para fins de retificao (retificador ou de sinal) ou de regulagem de tenso (Zener)?

Vous aimerez peut-être aussi