Vous êtes sur la page 1sur 12

A Reforma do Calendrio e o Futuro da Civilizao

Reflexes Preliminares para a Cpula Mundial da Paz e do Tempo, Universidade para a Paz, Costa Rica, 24 da Lua Cristal - 1 da Lua Csmica, Sexto Ano da Profecia, (Gregoriano: 22 27 de junho de 1999)

Parte 1

O propsito da Cpula Mundial da Paz e do Tempo sem precedentes. No nada menos do que formular e propor, com passos bem definidos e concretos, uma reforma no atual padro de tempo mundialmente mantido no dia-a-dia, o calendrio Gregoriano de doze meses, substituindo-o por um calendrio perptuo de treze meses de 28 dias, cada. Este passo dado com extrema seriedade de inteno e reconhecimento das profundas e amplas implicaes com tal promessa de reforma. Substituir o calendrio atual por um padro de medida completamente diferente empreender uma mudana fundamental que abrange as bases de tudo o que ns agora chamamos de civilizao. exatamente por causa das profundas mudanas preditas, que esta reforma do calendrio tambm empreendida como um ato para trazer a paz universal para a Terra. E, ento, a Cpula Mundial da Paz e do Tempo.

A Reforma do calendrio o ato final da histria, e o primeiro passo, para a Regenerao da Terra no bero da cultura galctica. Mudar o calendrio agora mudar o curso da histria e revolucionar, completamente, o futuro da civilizao na Terra. Fazermos esta varredura s com afirmaes precisas, estaramos sendo negligentes se no apresentssemos uma breve histria da reforma do calendrio moderno, de modo que pudssemos captar melhor as sutilezas e implicaes do longo alcance de tal reforma. Ns tambm devemos entender que o ajuste desta reforma do calendrio de natureza vital e representa uma oportunidade evolutiva para a humanidade, a qual no pode ser desperdiada.

O assunto sobre calendrios e a reforma do calendrio no popular por uma simples razo, que o calendrio em uso, funciona como um dogma e, assim, pouco se questiona. A maioria das pessoas no tem a menor ideia de onde veio o calendrio atual. Pessoas que vivem em

sociedades, principalmente no-ocidentais, trabalham com o que chamado de calendrio lunar, tanto quanto com o atual calendrio Gregoriano. Os calendrios lunares tambm dogmatizam o sentido do tempo. Embora se fale dos calendrios, rabe, hebreu, ou lunar chins, por exemplo, deve ser lembrado que s h uma lua e consequentemente todos os calendrios lunares tem, na realidade, a mesma medida. Os calendrios lunares, em uso, medem o ciclo sindico da lua, de lua nova lua nova. Este um ciclo de 29,5 dias. Doze destas lunaes sindicas levam 354 dias, menos os 11 dias da rbita solar da Terra. O ciclo sideral da lua ou a medida da lua no mesmo lugar em que aparece no cu de apenas 27,5 dias. Entre as medidas sindicas e siderais, est o ciclo lunar de 28 dias.

Enquanto os calendrios lunares, usados por diferentes culturas mundiais, no so de forma alguma calendrios solares, ou uma medida da rbita solar da Terra, o calendrio Gregoriano, usado atualmente, uma aproximao de um calendrio solar. Dizemos aproximao porque por um lado, enquanto o calendrio Gregoriano responde pelo ciclo solar de 365 dias, incluindo um dia extra a cada quatro anos, por outro lado, seu padro de medida irregular e no corresponde a nenhum ciclo natural, qualquer que seja ele.

Deve ser compreendido, sem equvocos, que um padro irregular de medida tem um efeito profundo na mente, especialmente um padro irregular de medida de tempo. Isto devido ao tempo ser um fenmeno mentalmente percebido, diferente do espao que percebido pelos sentidos. Um padro de medida que irregular e desigual inerentemente problemtico. Nosso sentido de tempo uma percepo fundamental. Se o padro de medida de tempo que usamos irregular, ento, temos que considerar profundamente e compreender o que isto provoca em nossa mente, pelo uso prolongado durante sculos.

Parte 2

Se o relgio representa a mecanizao do tempo, o calendrio Gregoriano o instrumento que normaliza a mecanizao do tempo como uma instituio mental, inseparvel das irregularidades irracionais de sua conta mensal. Desta forma, a civilizao humana moderna adquiriu sua qualidade de eficincia da mquina institucionalizada, inseparvel de um anfitrio de problemas sociais irracionais, crime e guerra. Com exceo do prprio Vaticano que precedeu e patrocinou a Reforma do Calendrio Gregoriano, praticamente todas as invenes, naes e instituies mundiais modernas, esto incorporadas este calendrio. Qualquer tentativa para reformar o atual calendrio civil tem que estar de acordo com tudo o que est incorporado neste calendrio.

Uns 200 anos depois da Reforma do Calendrio Gregoriano, veio a Revoluo Francesa e o chamado para um novo calendrio. O Calendrio Republicano de 1793 substitua o calendrio Gregoriano com uma tabela de doze meses de 30 dias cada, mais um perodo de cinco dias no final do ano. O Calendrio Republicano Francs era essencialmente igual a um tipo babilnico, que tinha a mesma forma de diviso do ano em doze meses de 30 dias, com um ciclo de purificao de cinco dias no final. A cada quatro anos, este perodo de cinco dias, do Calendrio Republicano Francs, era estendido para seis dias para ajustar o dia trimestral (de pagamento). A semana de sete dias era substituda por um declogo ou um ciclo de dez dias. O Calendrio Republicano Francs durou dez anos, at 1803, quando foi substitudo, mais uma vez, pelo calendrio Gregoriano.

O sentimento pr-racionalista, anti-eclesistico, que incentivou o Calendrio Republicano Francs, tambm esteve por trs da proposta de reforma do calendrio do pensador francs do sculo XIX, Auguste Comte (1798-1857). Conhecido como o fundador da disciplina de sociologia moderna, filsofo e matemtico, Auguste Comte, por volta de 1840, teve a oportunidade de aprender sobre um calendrio de treze meses de 28 dias cada. Esta informao veio de viajantes que estiveram no Taiti, onde este calendrio era bastante conhecido entre os polinsios. Este calendrio indgena universal se ajustava ao ciclo menstrual da mulher, o que impressionou Comte por sua forma harmnica e veracidade biolgica, levando-o a dedicar vrios anos de estudos a esse respeito, antes de concluir sua forma como um Calendrio Positivista, apresentado em uma runio da Sociedade Positivista em 1849.

Devido proposta de Comte para um calendrio de treze meses que, necessariamente, possua um dia extra, fora do tempo, o chamado para a Reforma do Calendrio continuou na Frana e em outros lugares da Europa, porm, centrado na manuteno de um ciclo de doze meses e a semana de sete dias. Durante os anos de 1890, houve uma movimentao considervel para dar incio a um novo calendrio no sculo XX. Em 1900, uma conferncia foi organizada em Eisenach, Alemanha, para se estudar a Reforma do Calendrio Gregoriano. Apesar de todas as tentativas, a resposta Papal sempre era muito rgida em defesa do calendrio atual, por razes litrgicas. E, mais uma defesa foi proposta pelo Vaticano, a de que qualquer reforma do calendrio deveria respeitar a sequncia da semana de sete dias. Este argumento, do Vaticano, restringe bastante ou mesmo impede o debate sobre a reforma do calendrio e basicamente funes como um "catch 22" (N.T.:livro polmico de J. Heller, transformado em filme, que no Brasil teve o nome de: Artigo 22) que diz, "Sim, voc pode reformar o calendrio, mas s se no houver nenhum corte na sequncia da semana de sete dias e, que tenha doze meses". Qualquer um qualificado em soluo de problemas ver que estas diretrizes limitam bastante as possibilidades da reforma do calendrio, e, de fato, tem sido a causa da falta de xito de todas as tentativas para a reforma do calendrio, nos ltimos 150 anos. Na verdade, tudo que este argumento realmente significa uma expresso do poder da Igreja Catlica para manter seu calendrio como o padro mundial.

Entretanto, foi de grande interesse que o Calendrio Positivista de 13 Luas, de Comte, originalmente derivado dos indgenas polinsios do Taiti, se fez presente outra vez no Congresso Cientfico Pan-Americano, em Santiago, Chile, de 25 de dezembro de 1908 5 de janeiro de 1909. Neste evento inicial, um peruano de nome Carlos A. Hesse, apresentou uma reforma de calendrio usando um calendrio de treze meses idntico quele de Auguste Comte. Embora no possamos dizer exatamente de onde Hesse derivou seu calendrio, sendo do Peru, bastante provvel que ele soubesse que a civilizao andina (conquistada pelos europeus) possua um calendrio de treze luas, como faziam os Taitianos. O calendrio de treze luas peruano, ainda em uso hoje, est relacionado aos ciclos Pachacuti de 500 anos e, atualmente (gregoriano: 1998-99 DC), est em seu dcimo primeiro ciclo Pachacuti, ano 5506.

A natureza lgica do calendrio de treze meses atraiu o magnata da English Railroad, Moses B. Cotsworth, que formou a Liga do Calendrio Perptuo Internacional. Em 1921, a Cmara do Comrcio Internacional, em Londres, Inglaterra, decidiu promover o calendrio mundial, e o assunto foi levado Liga das Naes. Durante os anos vinte, Cotsworth atraiu o interesse de George Eastman, de Eastman Kodak, que organizou uma grande campanha em nome do Calendrio Perptuo Internacional. Na Liga das Naes um comit para estudar o tpico da reforma do calendrio, recebeu numerosas propostas, porm, sem sombra de dvida, a mais popular foi a do Calendrio Perptuo Internacional. S nos Estados Unidos mais de cem indstrias, com grande diversidade de interesses, estavam prontas para adotar o calendrio perptuo de treze meses. A Liga das Naes determinou que 1 de janeiro de 1933 fosse a data para se comear o novo calendrio, uma vez que aquele ano comeou em um domingo, e o calendrio perptuo sempre comea em um domingo e termina em um sbado.

Enquanto mantinha uma aproximao com os nomes tradicionais dos meses do calendrio gregoriano, sendo o dcimo terceiro ms chamado Tricembro, a oposio ao calendrio estava contra o "dia nulo, entre o ltimo sbado de um ano e o primeiro domingo do prximo ano. Isto era devido a 13 x 28 = 364 dias, ou 52 semanas perfeitas, (o que atraa os contadores das indstrias) e o ano solar, contava 365 dias. Apesar da perfeio, completamente autoexistente, da forma do calendrio de treze meses, a resistncia a isto se concentrava em uma grande campanha contra o nico dia nulo", o mesmo ponto pelo qual ele mantinha sua perfeio perptua. Aqui, a inrcia da ignorncia e desarmonia institucionalizada foi capaz de por um ponto final nas tentativas de obter sucesso na reforma do calendrio.

Em 1931, os 111 delegados representando os 42 estados membros da Liga das Naes ouviram as 28 pginas do Relatrio Preliminar da Comisso. Enquanto muitos pases incluindo os Estados Unidos, Brasil, Frana, Sua e Alemanha, votaram a favor do calendrio de treze meses, a Hungria, Itlia e Pases Baixos expressaram oposio instituio de um calendrio perptuo que implicasse na introduo de dias suplementares" (o dia nulo).

O apoio a esta posio antagnica crescia com a objeo de vrios astrnomos, como Federico Oom, do Observatrio Astronmico de Lisboa, e o Papa Pius XI, que argumentaram que a quebra na sequncia da semana de sete dias criaria caos e calamidade. O Papa afirmou, mais adiante, que o assunto sobre a fixao de uma data para a Pscoa estava completamente abaixo de sua jurisdio. Esta posio foi apoiada, posteriormente, atravs de editoriais nos principais jornais como o London Times, de 13 de outubro de 1931, que argumentou em favor das dvidas religiosas e o New York Times, de 16 de dezembro de 1934, que ecoou o raciocnio relativo ao dano que causaria a quebra da sequncia semanal, uma sequncia que j foi discutida, e que no havia sido quebrada desde os tempos Bblicos, mais antigos.

Tomado como um ataque religio e sequncia semanal, apesar da grande quantidade de dinheiro gasto na campanha para promover o calendrio de treze meses, o projeto tropeou e no pde resistir aos sentimentos conservadores da Igreja, de certos cientistas, e dos principais jornais. Com o apoio de contadores revoltados, de vrias organizaes, que desejavam criar uma atmosfera favorvel para a abolio do calendrio Gregoriano, uma ltima tentativa foi feita em favor de um calendrio moderado de doze meses, que comearia no domingo, 1 de janeiro de 1939. Porm, este calendrio tambm continha o famoso dia nulo, e no dia 4 de setembro de 1937, o Comit de Comunicaes da Sociedade das Naes, em Genebra, chegou concluso de que ainda no era hora para se reformar o calendrio. Em 1950, o Papa Pius XII fez o pronunciamento de que a Igreja no fazia oposio reforma do calendrio, mas, fazia oposio quelas propostas que incluam "dias universais, os quais no eram dias da semana de sete dias. Este sentimento est repercutido na declarao sobre a Reforma do Calendrio de 1962, na concluso do II Conselho Ecumnico do Vaticano. Assim, em meados do sculo XX, o calendrio Gregoriano prevaleceu mundialmente.

Parte 3

O debate sobre a reforma do calendrio, como ocorreu at a Segunda Guerra Mundial, reflete uma imerso total na viso mentalmente Ocidental (gregoriana). O argumento, de que a mudana do calendrio uma ameaa a religio, s mantido pela religio cujo calendrio objeto de debate para a reforma do calendrio. Que o acidente da histria, situado no calendrio do Vaticano, como padro mundial, s enrijeceu a posio de seus defensores. Que a principal objeo para a reforma do calendrio era a incluso de um dia fora do ciclo semanal (assegurando quatro trimestres iguais de 91 dias ou treze semanas de sete dias cada) surpreendente, levando em conta a regularidade harmnica que seria obtida com tal reforma.

A mesma noo de uma interrupo na sequncia das semanas de sete dias, desde o comeo de criao, , de fato, uma concepo de tempo profundamente linear. O argumento de que uma quebra nesta sequncia causaria um caos mundial, barbarismo e o declnio da religio, perde a importncia quando se contempla o curso atual dos eventos, desde a Segunda Guerra

Mundial ou, at mesmo durante todo o sculo XX: nunca houve, em qualquer outra poca da histria, tantas guerras, tantas mortes violentas, e tanta proliferao de armas para a destruio de massa. Seria porque a populao humana est presa um calendrio cuja medida atual desafia a harmonia, e cujos patrocinadores salvaguardaram sua reforma por causa de regulamentos que desafiam a possibilidade de qualquer reforma real?

Em 1956, o Conselho Econmico e Social das Naes Unidas adiou, indefinidamente, o debate sobre o assunto da reforma do calendrio. A inrcia cumulativa do dogma do calendrio Gregoriano manteve o controle, e com isto, tambm o domnio da civilizao que tinha crescido sua sombra. Ns afirmamos que o conceito de uma quebra na sequncia do ciclo semanal um provincialismo Ocidental. A noo da semana de sete dias no compartilhada pelos calendrios de muitas outras civilizaes e culturas. Quer dizer que o nico caminho verdadeiro aquele em que a semana de sete dias no tem sua sequncia interrompida, como acontece com o calendrio Gregoriano? No, pois isto seria cair em um tipo de chauvinismo e imperialismo pelos quais o calendrio Gregoriano est em destaque, no primeiro lugar.

Enquanto o debate sobre a reforma do calendrio Gregoriano, o calendrio civil mundial havia cado no esquecimento, os problemas da Guerra Fria s aumentavam em meio ao caminho desimpedido da industrializao global. O resultado era no s o aumento progressivo do terror nuclear, como tambm do efeito negativo do industrialismo desenfreado no ambiente global. Com tal complexidade de foras sociais e tecnolgicas, a reforma do calendrio parecia remota e irrelevante.

Em 1987, foi publicado um livro chamado O Fator Maia. Pela primeira vez uma tentativa compreensvel foi feita para se entender o sistema de pensamento produzido pelos Maias antigos, da Amrica Central, que era focado em uma matemtica e astronomia calendrica, nica na histria da Terra. Pelo processo histrico, esse livro s poderia ter sido produzido na poca em que foi, pois esta poca era bem conhecida pelos Maias indgenas antigos e contemporneos.

A civilizao Maia posterior foi esmagada pelos espanhis, no sculo XVI. Em 1562, um padre catlico, o Bispo de Landa, queimou todos os livros que encontrou, e destruiu, o quanto pode, muitas esculturas e obras de arte, enquanto se apoderava dos grandes templos piramidais do centro de peregrinao Maia de Izamal, e ia tirando pedra por pedra para utilizar na construo de igrejas e catedrais Crists. O auto-de-f do Bispo de Landa fez com que ele fosse chamado de volta para a Europa para relatar o ocorrido aos seus superiores. Em 1572, dez anos depois, Gregrio XIII chegou para dar poder e fazer o chamado para a Reforma do Calendrio, o Bispo de Landa publicou seu livro sobre o conhecimento dos Maias, os quais ele havia destrudo ou convertido. Longe do livro do Bispo de Landa, o conhecimento dos Maias

antigos era deixado, agora, no tempo e na selva, esperando ser descoberto, sculos depois, por grupos de arquelogos que tentavam compor a histria esquecida.

Enquanto o Fator Maia considera a existncia de sobreviventes dos Maias modernos conhecidos como "guardies do dia", os quais continuam a trabalhar com o Tzolkin ou o calendrio sagrado de 260 dias, o autor, Dr. Jos Argelles, mergulhava em anlises matemticas e histricas, baseadas no Tzolkin, as quais demonstrava que isto muito mais do que "s um calendrio". O que o Fator Maia realmente apontava era a elaborao de um ponto de vista sobre o tempo e a existncia de um calendrio ou de fato, um sistema de calendrios, totalmente diferente do calendrio Gregoriano ou dos calendrios lunares do Velho Mundo. Na verdade, de acordo com um pensador e cerimonialista Maia contemporneo, Hunbatz Man, os Maias, na verdade, trabalhavam com pelo menos dezessete calendrios no incio de sua civilizao, trezentos anos atrs. Ironicamente, no Observatrio Kitt Peak, fora de Tucson, Arizona, onde o Vaticano tem seu observatrio astronmico, h um mural em mosaico da civilizao Maia com uma declarao afirmando que o calendrio Maia era at mesmo mais preciso e cientfico do que o calendrio Gregoriano!

Dois anos depois da publicao do Fator Maia, o autor e sua esposa, que h muito tempo haviam comeado uma experincia vivendo de acordo com os ciclos do calendrio Maia, em lugar do Gregoriano, estavam no Museu do Tempo, em Genebra, Sua. Por causa da sua imerso em outra viso fora do tempo, Argelles pode fazer uma descoberta surpreendente que ia afetar, profundamente, o curso da reforma do calendrio. Esta era a descoberta das frequncias de tempo 12:60 e 13:20, a base do que eles, mais tarde, vieram a chamar de a Lei do Tempo.

O que os Argelles viram no Museu do Tempo era, na realidade, a histria da mecanizao do tempo. Incorporado ao calendrio Gregoriano, o qual tinha a mesma raiz histrica na diviso mtrica do espao e do relgio mecnico, a combinao do relgio mecnico com o calendrio irregular produzia uma frequncia de tempo, artificial, cuja aceitao inconsciente e priso mental, provocaram, na espcie humana, uma distncia cada vez maior dos ciclos naturais. Esta frequncia de tempo que os Argelles identificaram como 12:60, contrastava com o que eles agora sabiam que era a frequncia do tempo natural, 13:20. Esta frequncia 13:20 derivada do Tzolkin, que eles tambm chamavam de mdulo harmnico, uma matriz de permutao de 13 x 20 = 260 unidades. A natureza simples do uso e propagao de tantos calendrios pelos Maias antigos, era agora entendido como sendo o resultado do conhecimento Maia da atual frequncia de tempo do universo, 13:20, algo conscientemente desconhecido para todas as outras pessoas da Terra.

De suas descobertas, os Argelles perceberam imediatamente que a causa do desequilbrio humano para com o ambiente, a razo para a propagao da indstria e novas tecnologias, e a

bomba populacional humana, era uma e a mesma: a adoo para/e aceitao de uma frequncia de tempo que desvia das leis naturais.

No conhecendo nada sobre as recentes tentativas de reforma do calendrio, a primeira concluso, dos Argelles, tirada de suas descobertas sobre as frequncias de tempo 12:60 e 13:20 era mudar o calendrio. Instintivamente eles souberam que o calendrio de treze meses de 28 dias era a soluo apropriada, assim como o primeiro passo a ser dado, pela raa humana, para se harmonizar novamente com os ciclos naturais e assim, salvar a si mesmo e sua biosfera, da destruio. De seus conhecimentos dos diferentes calendrios Maias, eles souberam tambm que os Maias possuam um calendrio de treze luas, o Tun Uc ou, a contagem Lunar. Seguindo a tradio proftica Chilam Balam, dos Maias, e de acordo com a ascenso helaca de Sirius, a sincronizao ou a data do ano novo do calendrio novo era fixada em 26 de julho. Ento, 25 de julho, se tornou o Dia-fora-do-tempo (igual ao "dia nulo), o qual os Argelles tambm chamaram, Dia da Liberdade Galctica ou Dia Verde, com a finalidade de perdoar dvidas e pecados e comear uma vida nova. Os Argelles tambm perceberam que enquanto no sistema 12:60 "Tempo Dinheiro", no sistema 13:20, Tempo Arte".

Com o calendrio de Treze Luas como base para suas investigaes da Lei do Tempo, os Argelles inventaram um "kit de ferramentas do novo tempo chamado Encantamento do Sonho, uma Viagem da Nave do Tempo Terra 2013(1991). J um pensador de sistemas inteiros, Argelles identificou o sistema nico de matemtica vigesimal dos Maias com a matemtica da quarta dimenso, a causa de uma reviso radical da moderna fsica do tempo. Em seu estudo sobre a relao dos humanos com seu ambiente, Argelles estudou os trabalhos do cientista biosfrico russo, Vladimir Vernadsky (1863-1945). Foi no trabalho final de Vernadsky, Problems in Biogeochemistry II(1944) que Argelles encontrou o que estava procurando: uma declarao confirmando a percepo de Argelles de que a cincia moderna (Gregoriana) despercebia, completamente, a natureza do tempo, pela aplicao da mtrica do espao como medidas de tempo, obscurecendo assim, completamente, a natureza atual do tempo. Em outras palavras, o tempo uma dimenso diferente, ou maior do que o espao, e, de acordo com Vernadsky, do ponto de vista do tempo- espao um ponto infinitamente localizvel.

Com base nisso, Argelles foi capaz de escrever, "Um Tratado Sobre o Tempo Visto de sua prpria Dimenso"(publicado como O Chamado de Pacal Votan, 1996). A concluso deste texto considera o que Vernadsky chama transio biosfera-noosfera, da perspectiva de anlise dos padres de tempo da quarta dimenso. De acordo com esta anlise, a civilizao humana contempornea da Terra, j est no meio desta transio que prediz uma mudana radical nas operaes e avano evolutivo do que Vernadsky chama de a "Era Psicozica. Argelles foi convencido de que a mudana para o calendrio de Treze Luas era o caminho mais inteligente

e pacfico para a humanidade mudar sua frequncia e participar positivamente desta mudana evolutiva climtica.

Os Argelles tambm perceberam que devido a efeitos mentais inconscientes, do calendrio Gregoriano, as contradies inerentes sociedade global eram maiores do que a capacidade para a sua soluo, enquanto que os problemas criados para o ambiente eram maiores do que a capacidade de restabelecimento e regenerao da natureza. Algo dramtico tinha que acontecer. Com seus esforos contnuos para decodificar os hierglifos dos antigos Maias, no dia 26 de julho de 1993, algo dramtico aconteceu a Argelles. Ele comeou a decodificar a pedra do sarcfago da tumba de Pacal Votan (603-683), em Palenque, e recebeu instantaneamente a profecia das Treze Luas. Esta profecia conhecida como o Telektonon e afirma sucintamente: "O Telektonon vos revelado, o plano de Deus para a paz na Terra, a derradeira e nica esperana para a renovao espiritual e salvao: aceitao e adoo imediata do caminho de 13 Luas de 28 dias, o calendrio Telektonon". Da nasceu o Movimento Mundial de Paz e Mudana para o Calendrio de Treze Luas.

Parte 4

O Telektonon estabelece o perodo entre 26 de julho de 1993 e 25 de julho de 2000, como os "sete anos da profecia". Durante os primeiros cinco anos deste perodo os Argelles viajaram ao longo da Amrica Latina, Europa, Oriente Mdio e Amrica do Norte, para espalhar a mensagem do Calendrio de Treze Luas e promover um movimento de paz mundial. A essncia de sua misso resumida como o Plano de Paz e de Mudana para o Calendrio de Treze Luas(1995), cujo ponto principal diz que se houver uma mudana de calendrio, ento, o mundo deve parar para observar a mudana. Parar o mundo para observar a mudana o pretexto para um chamado universal de cessar fogo e a estratgia complementar para aliviar os problemas, agora presos ao velho calendrio civil. Atravs de seus esforos, eles convocaram o Congresso Planetrio dos Direitos Biosfricos, Brasil, 1996, e o Primeiro Congresso Mundial da Lei do Tempo e o Tribunal do Dia do Julgamento, Japo, 1997.

A essncia do Tribunal do Dia do Julgamento era tornar claro que o Vaticano e seu calendrio haviam manipulado a criao e manuteno da atual ordem mundial. Por esta razo, e ainda com conhecimento, porm, insuficiente das tentativas anteriores de reforma do calendrio, os Argelles fizeram uma campanha diplomtica para atrair a ateno do Vaticano e das Naes Unidas, para suas tentativas de mudar o calendrio. Chegando a Roma no dia 1 de janeiro de 1998, com um grupo de Brasileiros legais, os Argelles esperavam chegar ao Papa Joo Paulo II com sua proposta. Uma reunio com um dos secretrios particulares do Papa os convenceu de que eles tambm precisavam do apoio das Naes Unidas. Embora mais tarde, eles recebessem o reconhecimento do Diretor da Academia Pontifcia de Cincias, como tambm

do secretrio geral Kofi Annan, as tentativas para uma comunicao s foram retribudas com o silncio do Vaticano.

Percebendo que o mundo 12:60 est em um quantum exponencial de desordem, acentuada pelo problema de datas do calendrio Gregoriano do Y2K e da atual guerra, que aumenta cada vez mais nas Balcs, os Argelles agora, fizeram o chamado para a Cpula Mundial da Paz e do Tempo. Uma vez que ainda almejavam a cooperao do Vaticano e das Naes Unidas, na coordenao da reforma do calendrio, os Argelles tambm sabiam que o tempo da essncia e que confiar em quaisquer dos procedimentos estabelecidos para mediar mudanas perda de tempo. Por isto, eles perceberam que uma aproximao completamente popular, poderia ser a nica forma para se mudar de um calendrio e um tempo, para outro calendrio e outro tempo. No h questo alguma que possa depender, completamente, o futuro da civilizao e, na verdade da Biosfera - com uma reforma de calendrio estrategicamente sincronizada e bem projetada, que leva em conta todos os aspectos da existncia humana, pois no h nada que no seja afetado pelo tempo.

Da observao destas "Reflexes Preliminares para a Cpula Mundial da Paz e do Tempo", est a persistncia do Calendrio de Treze Luas: O Calendrio Positivista de Comte foi derivado do Taiti. O Calendrio de Treze Luas andino, Pachacuti ainda est em uso. Os Maias conheciam e usavam o Calendrio de Treze Luas, que o chamavam de Tun Uc. Na antiga Inglaterra e Europa este mesmo calendrio era conhecido como o calendrio Druida. Os arquelogos do Japo mostraram que este calendrio era conhecido por seus povos ancestrais. A lembrana do ciclo de 28 dias, que afinal de contas o ciclo biolgico feminino, humano, lembrado nas tradies das 28 manses lunares dos chineses e hindus, enquanto que entre o povo Lakota, era sempre usado 28 colunas para a construo da tipi. E 28 no s o nmero principal de dias do ciclo de lunao, como tambm o nmero de dias que o Sol leva para girar em seu dimetro. O "retorno" ao uso deste calendrio exatamente porque ele corresponde ao ciclo da menstruao feminina, que se processa dentro de uma profunda harmonia e regularidade naturais. Que melhor forma para a humanidade levar adiante sua causa evolutiva e voltar aos ciclos naturais?

O mito da sequncia do ciclo semanal no tem nenhum poder em face ao uso contnuo de um calendrio que inerentemente problemtico e sem soluo. Este mito deve ser visto pelo que ele : o ltimo dogma do calendrio Gregoriano. Seguindo a derrota de todas as tentativas para a reforma do calendrio, na primeira metade deste sculo, o calendrio Gregoriano teve uma suspenso de meio sculo. Mas deve ser questionado, por exemplo, de qual calendrio dependem os poderes da OTAN? A humanidade, agora, deve caminhar longe de si mesmo e experimentar um dia fora do tempo, nenhum dia da semana, absolutamente, no como o caos, mas, como a possibilidade do comeo do alvio de todas as dvidas e criar uma atmosfera de perdo e reconciliao, onde a paz pode ser praticada, uma vez mais, assim como a difuso da arte e da cultura.

Finalmente, em ateno promessa de paz garantida por um novo calendrio harmnico e regular, ns deveremos considerar a oportunidade apresentada pelo princpio de incorporao, desincorporao e regenerao do tempo. Praticamente, todas as instituies existentes esto incorporadas ao calendrio Gregoriano. Isto significa que a sua soberania do tempo devido sua data de incorporao ao calendrio Gregoriano. Renunciar a este calendrio , na verdade, desincorporar tudo destas instituies quer sejam corporaes ou naes. Na reforma completa do calendrio, toda a soberania do tempo deve ser renegociada na paz.

Isto define o propsito das Sete Comisses: se h desincorporao da velha ordem de tempo, h uma regenerao para a nova ordem de tempo; ento, determinando que, so os humanos e no as instituies que tm a soberania do tempo, como a transio pode ocorrer? Todas as instituies previamente existentes, incorporadas ao calendrio Gregoriano, sendo agora desincorporadas, devem trazer os seus antigos gerentes para uma nova compreenso humana do tempo e a criao de uma verdadeira igualdade, justia, e irmandade de irmos e irms da raa humana, onde a violncia no mais seja aceita e a paz seja como vivemos a cada momento do dia. Com a oportunidade de substituio de um calendrio por outro, cada uma das Sete Comisses deve questionar: "Qual o primeiro passo pragmtico a ser dado e quais os procedimentos a serem seguidos com segurana, para que a espcie humana, de forma criativa e pacifica, possa entrar em um novo tempo onde, com as semanas iguais e os meses harmnicos, do novo calendrio, a vida seja devolvida harmonia e ordem csmica, em nome de tudo o que vive"?

Ao entregar estas "Reflexes Preliminares" ns conclumos declarando que tudo o que for empreendido por esta reforma de calendrio ser pela paz. O Calendrio de Treze Luas o Calendrio da Paz. Esta reforma empreendida, no em reao a um velho calendrio ou qualquer velha instituio, mas, em nome de um profundo bom senso e descoberta de uma lei fundamental da natureza, a Lei do Tempo. Ns tambm estamos cientes de que nestas reflexes de abertura, h muitos assuntos de uma natureza profundamente teolgica, psicolgica e cientfica, referentes reforma do calendrio, que ns no pudemos mencionar, mas, esperamos que seja discutido e experimentado durante as deliberaes das Sete Comisses e Assembleia Geral da Cpula Mundial da Paz e do Tempo.

Ns viemos em paz, ns somos a paz. nossa misso ajudar a estabelecer uma verdadeira cultura de paz na Terra. Ns a chamamos de Cultura Galctica porque, liberada nos ciclos naturais do tempo, ns experimentaremos e conhecemos a ns mesmos como os seres verdadeiramente csmicos que somos, participando de um processo evolutivo espiritual que internamente nos conecta a toda ordem da galxia, a qual nos encontramos. Sim, h um

tempo de guerra e um tempo de paz. No tempo de guerra ns s conhecamos a guerra, assim, no tempo de paz ns s conhecemos a paz. Que a Paz prevalea! Paz Global Agora!

Submetido e Apresentado pelos Coordenadores da Cpula, Dr. Jos e Lloydine Argelles

5 da Lua Cristal, Kin 201, Sexto Ano da Profecia.

Vous aimerez peut-être aussi