Vous êtes sur la page 1sur 9

Trabalho realizado por: Pedro Dias 81 n23 Para o professor: Joaquim Fontoura Para a disciplina de Educao Fsica

Campo de jogo *O jogo realiza-se num campo rectangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados por duas linhas laterais e duas linhas de servio, dividido ao meio por uma rede. *Os postes so colocados sobre as linhas laterais de pares, devem ter 1,55 m de altura, e devem permanecer na vertical e manter a rede esticada. *A rede que divide o campo deve ter uma distncia, do solo ao topo da rede, de 1,524 metros (ao centro do campo). A rede dever ter 76 cm de largura e 6,10 metros de comprimento. O volante *O volante pode ser feito de materiais naturais e/ou sintticos, com uma base de cortia revestida por uma camada de cabedal. *O volante deve ter 16 penas fixadas na base e ligadas entre si, formando um crculo com um dimetro entre 58-68 mm. *A base do volante deve ter um dimetro entre 25-28 mm. *O volante deve pesar entre 4,74 e 5,50 gramas. A raquete *A estrutura da raquete, incluindo a pega, no dever exceder 68 cm em todo o seu comprimento e 23 cm em toda a sua largura. *A superfcie da raquete que bate o volante, deve ser plana e consistir num padro de cordas cruzadas e entrelaadas, presas a uma estrutura cuja dimenso total no pode exceder os 29 cm. Jogadores *O jogo ser jogado, no caso de pares, por dois jogadores de cada lado do campo; no caso de singulares, por um jogador de cada lado. *O lado a quem pertencer o direito de servir dever ser chamado de servidor e o lado oposto de recebedor.

Incio do jogo *Antes de comear a partida, a rbitro realiza o sorteio entre os adversrios para determinar, de acordo com as opes: -servir ou receber um primeiro lugar; -iniciar a partida de um lado ou do outro do campo. O lado perdedor poder exercer ento o direito de escolher a opo restante. Pontuao *O jogo dever ser melhor de trs sets, e um set ser ganho pelo jogador/equipa que atingir 21 pontos, excepto se: -a pontuao atingir os 20-20, o lado que conseguir obter dois pontos de diferena, ganha esse set; -a pontuao atingir os 29-29, o lado que obtiver o trigsimo ponto, ganha esse set. *O jogador / equipa que ganhar uma jogada soma um ponto. *Um lado ganhar uma jogada, se o lado oposto cometer uma falta ou o volante deixar de estar em jogo porque tocou na superfcie do campo, dentro da rea do campo oposto. *O lado que ganha um set serve em primeiro lugar no set seguinte. Mudana de campo *Os jogadores devem mudar de campo: -no fim do primeiro set. -no fim do segundo set, se existir um terceiro. -no terceiro jogo, ou numa partida de um s jogo, quando o jogador que lidera a pontuao, atinja os 11 pontos.

O Servio *Num servio correcto: -nenhum dos lados dever causar um atraso indevido na execuo do servio. -tanto o servidor como o recebedor devero encontrar-se dentro das reas de servio diagonalmente opostas, sem pisar as linhas limites respectivas; Uma parte de ambos os ps do servidor e do recebedor devem permanecer em contacto com a superfcie do campo, numa posio estacionria, at que o servio seja executado. -a raquete do servidor dever contactar a base do volante, enquanto todo o volante estiver posicionado abaixo da cintura do servidor. -no momento de bater o volante, o servidor deve ter a raquete apontada numa direco descendente, e a cabea da raquete deve estar abaixo do nvel da mo que segura a raquete. -o movimento da raquete do servidor dever ser contnuo, e de trs para diante, depois de iniciado o servio e at que este seja executado. -a trajectria do volante dever ser ascendente desde o momento em que batido pelo servidor, com o objectivo de passar por cima da rede, de tal maneira que, se no for interceptado, caia na rea de servio do recebedor. -nos jogos de pares, os parceiros podem tomar qualquer posio no campo, desde que esta no perturbe a viso, quer do servidor, quer do recebedor. Jogo Singulares *Os jogadores devem servir e receber dentro da rea de servio do lado direito respectivo, sempre que a pontuao do servidor seja par nesse jogo. *Os jogadores devem servir e receber dentro da rea de servio do lado esquerdo respectivo, sempre que o servidor tenha um nmero mpar de pontos nesse jogo. *O volante batido, alternadamente, pelo servidor e pelo recebedor, at ser cometida uma falta, ou at que o volante deixe de estar em jogo.

*Se o recebedor comete uma falta ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfcie do campo dentro da rea do recebedor, o servidor marca um ponto. Ento, o servidor volta a servir da sua outra rea de servio. *Se o servidor comete uma falta ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfcie do campo dentro da rea do servidor, o recebedor marca um ponto. Ento, o recebedor passa a ser o novo servidor. Jogo Pares *O jogador do lado servidor, deve servir do lado direito do campo, quando o lado servidor ainda no pontuou ou, quando a pontuao nesse jogo, par. *O jogador do lado servidor, deve servir do lado esquerdo do campo, quando a pontuao do lado servidor mpar nesse jogo. *Apenas o recebedor pode devolver o servio. *Sempre que o volante toque ou seja batido pelo parceiro do recebedor, na recepo do servio, o lado servidor marca um ponto. *Depois da devoluo do servio, o volante pode ser batido por qualquer um dos jogadores do lado do servidor e, depois, por qualquer um dos jogadores do lado recebedor, e assim sucessivamente, at que o volante deixe de estar em jogo. *Depois do servio ser devolvido, um jogador pode bater o volante de qualquer posio, dentro do seu meio campo. *Se o lado recebedor cometer uma falta ou se o volante deixar de estar em jogo, por ter tocado a superfcie do campo dentro da rea de jogo do recebedor, o lado servidor marcar um ponto e volta a servir. *Se o lado servidor cometer uma falta ou se o volante deixar de estar em jogo, por ter tocado a superfcie do campo dentro da sua rea de jogo, o lado recebedor marcar um ponto e ganha o servio. *O jogador do lado recebedor, que foi o servidor na ltima jogada, dever posicionar-se no mesmo lado do campo donde serviu. O inverso ser aplicado ao seu parceiro. *O jogador, do lado recebedor, que se posicionar no campo de servio transversalmente oposto ao do servidor, ser o recebedor.

*Os jogadores no mudaro as suas posies no campo de servio, at que ganhem um ponto aquando do seu lado a servir. *O servio determinado, de todas as vezes, pela pontuao do campo de servio. *Nenhum jogador servir ou receber fora da sua vez, ou receber dois servios consecutivamente no mesmo jogo. *Qualquer um dos jogadores do lado vencedor poder executar o servio inicial no jogo seguinte, e qualquer dos jogadores do lado perdedor poder receber o servio inicial no jogo seguinte, devendo no entanto, avisar o rbitro da troca. Erros na rea de servio *Um erro na rea de servio feito quando um jogador: -serviu ou recebeu fora da sua vez; -serviu ou recebeu na rea de servio errada. *Sempre que se verifique um erro na rea de servio, haver o seguinte procedimento: -se o erro for detectado antes da execuo do servio seguinte, haver lugar a repetio, a menos que apenas um dos lados estivesse em falta e perdesse a jogada, caso em que o erro no seria corrigido. -se o erro no for detectado antes da execuo do servio seguinte, o erro no ser corrigido. -se houver lugar a repetio, devido a um erro de posicionamento na rea de servio, a jogada ser repetida, depois de feita a devida correco. -se houver um erro na rea de servio que no tenha sido corrigido, o jogo continuar sem que os jogadores alterem as suas posies. Faltas Ser falta quando: *O servio no for correcto. *O servidor, na tentativa de servir, falhar o volante. *No servio, depois de passar por cima da rede, o volante fique preso nesta ou em cima dela. *O volante est em jogo e: -cai fora das linhas limites do campo;

-passa atravs ou por baixo da rede; -no consegue passar sobre a rede; -toca no telhado, no tecto ou nas paredes laterais; -toca no corpo ou vesturio de um jogador; -toca em qualquer outro objecto ou pessoa fora da rea de jogo. *Em jogo, o ponto inicial de contacto do volante com a raquete no executado do lado da rede do jogador que executa o batimento. *O volante est em jogo, e um jogador: -toca na rede ou nos seus suportes, com a raquete, o corpo ou o equipamento; -invade o campo do adversrio com a raquete ou o corpo por cima da rede; -faz obstruo, isto , impede um adversrio de executar um batimento legal em que o volante seguido por cima da rede. -invada o campo do adversrio com a raquete ou o corpo por baixo da rede, mas somente nos casos de, com esse acto, fazer obstruo ou distrair o adversrio. -deliberadamente distrair o adversrio atravs de qualquer aco, tal como gritar ou gesticular. O volante, estando em jogo: - apanhado e seguro na raquete ou ento embalado durante a execuo do batimento; - batido sucessivamente duas vezes pelo mesmo jogador; - batido por um jogador e pelo seu parceiro sucessivamente; -toca a raquete de um jogador e continua a trajectria para a parte de trs do campo do mesmo jogador.

Repeties Haver repetio: *Se acontecer algo de inesperado ou acidental. *Se um volante, depois de passar por cima da rede, preso nas malhas desta ou fica em cima dela, excepto se tal se verificar na execuo do servio. *Se durante o servio, o recebedor e o servidor forem ambos punidos, simultaneamente, com uma falta. *Se o servidor executar o servio antes do recebedor estar preparado.

*Se, durante a jogada, o volante se desintegrar e a base se separar completamente do resto do volante. *Se um juz-de-linha no tiver visto a jogada e o rbitro no puder tomar a deciso. *Sempre que haja lugar a repetio, o jogo produzido desde o ltimo servio executado no contar, e o jogador que ento serviu executar novo servio. O volante no est em jogo Um volante est fora de jogo quando: -atinge a rede, ficando preso nas malhas ou suspenso no cimo da mesma; -atinge a rede ou os postes e inicia uma queda em direco superfcie do campo, do lado do jogador que executou o batimento; -atinge a superfcie do campo; -uma falta ou repetio assinalada.

Jogo contnuo, mau comportamento, penalidades *Os Intervalos: -no podem exceder 60 segundos durante cada jogo quando a pontuao atinge os primeiros 11 pontos; -no podem exceder 120 segundos entre o primeiro e segundo jogo, e entre o segundo e o terceiro jogo; -so autorizados em todas as partidas. *O rbitro pode interromper o jogo pelo perodo de tempo que considere necessrio, sempre que surjam circunstncias que ultrapassem a capacidade de controlo dos jogadores. Se o jogo for interrompido, a pontuao existente manter-se- e o jogo ser reatado a partir desse ponto. *Em nenhuma circunstncia o jogo dever ser interrompido para permitir a um jogador recuperar a sua fora ou respirao, ou para receber instrues ou conselhos. *Nenhum jogador pode sair do campo durante uma partida sem a autorizao do rbitro, excepto durante os intervalos descritos. *O rbitro dever ser o nico juiz de qualquer interrupo de uma partida.

Comportamento, penalidades Um jogador no pode: -Provocar deliberadamente a interrupo do jogo. -Interferir deliberadamente na velocidade do volante. -Comportar-se de uma maneira ofensiva. -Ser culpado de mau comportamento. *O rbitro deve sancionar qualquer violao s Leis de acordo com o seguinte: -admoestando o lado prevaricador com um carto amarelo. -punindo com uma falta o lado prevaricador, se j o tiver admoestado e mostrando um carto vermelho. -em casos de ofensas flagrantes ou persistentes, punir com uma falta o lado prevaricador e comunicando-o, imediatamente, ao juiz-rbitro, que ter o poder de o desclassificar mostrando um Carto preto. -Quando no exista um juiz-rbitro, o rbitro ter o poder de desclassificar.

Vous aimerez peut-être aussi