Vous êtes sur la page 1sur 4

Resumos de Cincias Fsico-Qumicas

Lei da Inrcia / 1 Lei de Newton


Qualquer corpo permanente, no estado de repouso ou de movimento retilneo uniforme, a resultante das foras que atuam sobre esse corpo so nulas. Inrcia a tendncia que um corpo tem em opor-se a uma mudana de estado (de repouso ou de movimento). Logo, quanto maior for a massa de um corpo maior ser a sua inrcia. Exemplo: avio maior inrcia; bicicleta menor inrcia.

Impulso
Impulso fora vertical, com sentido de baixo para cima, exercida em corpos mergulhados num fludo (lquidos ou gases) Peso real peso aparente I = Pr - Pap

A impulso uma fora, medida em newton (N). A impulso depende de dois fatores que so os seguintes: - Volume do corpo; - Densidade do lquido ou gs em que o corpo mergulhado; Densidade dos lquidos: lcool < gua < gua salgada.

Estrutura atmica
Protes que tm carga eltrica positiva. Ncleo

tomo
Nvem eletrnica

Neutres que no tm carga eltrica.


Eletres que tm carga eltrica negativa.

Representao simblica de um elemento qumico


N de massas (protes+neutres) N atmico (n de protes)

A Z

Smbolo qumico

Protes: 17

Exemplo:

35 17

Cl

Eletres: 17 Neutroes: 35 17 = 18

Istopos
So os tomos do mesmo elemento qumico, pois tm o mesmo nmero atmico, mas que tm diferente nmero de massa. Os elementos qumicos so caracterizados pelo seu nmero atmico.

tomos e os ies que formam


24 12
Protes: 12

Mg

24

2+ Protes: 12
Eletres: 10 Neutres: 12

Eletres: 12 Neutres: 12

Mg 12
35 17

35

Protes: 12 Eletres: 12 Neutres: 12

- Protes: 17

Mg 17
Na: 11

Mg

Eletres: 17 Neutres: 12

2-8-1

Tem tendncia a perder eletres . (1)

11

Na:

2-8

O:

2-6

Tem tendncia a ganhar eletres . (2)

O: 2-8

-2

Distribuio eletrnica
Segundo o modelo atual, os eletres esto distribudos por rbitas circulares em torno do ncleo. O n mximo de eletres no nvel de energia:
N 2 nvel de energia 3 nvel de energia

1 nvel de energia

Modelo atmico
Modelo atmico de Dalton No incio do sculo XIX, John Dalton, ainda imaginava os tomos assim: corpsculos indivisveis e indestrutveis. Modelo atmico de Thomson Nos finais do sculo XIX, Joseph Thomson, depois de uma experincia descobriu partculas designadas por eletres. Isto levou-o a pensar que os tomos eram corpsculos de carga positiva (protes), onde se encontravam dispersos os eletres (carga negativa), e juntos dava uma carga nula. Surgiu assim o primeiro modelo atmico divisvel. Modelo atmico de Rutherford No incio do sculo XX, Ernest Rutherford, depois uma de uma experincia, concluiu que: a maior parte do tomo seria espao vazio, no interior do tomo, haveria uma zona central muito pequena, com carga positiva, onde estaria concentrada toda a sua massa. Modelo atmico de Bohr Em 1913, Niels Bohr, completou o modelo de rutherford com as seguintes ideias: os eletres movem-se volta do ncleo em rbitas circulares, a cada rbita corresponde um determinado valor de energia, os eletres com mais energia movem-se em orbitas mais afastadas do ncleo e vice-versa.

Modelo da nuvem eletrnica Atualmente, sabe-se que existe uma nuvem eletrnica, onde dentro dela movem-se os eletres, e que a nuvem eletrnica mais densa prxima do ncleo, onde mais provvel encontrar os eletres; e vice-versa.

Tabela peridica
s colunas chamamos grupos, existem 18. s linhas chamamos, perodos existem 7. Grupos

Grupos de elementos representativos: 1,2,13,14,15,16,17,18. Grupos de elementos de transio: 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12. Propriedades peridicas

Grupo 1
1

H: 1 Li: 2-1

Grupo 2
4

Be: 2-2 Mg: 2-8-2

12

Grupo 13 5B: 2-3 13Al: 2-8-3

Vous aimerez peut-être aussi