Vous êtes sur la page 1sur 6

TEORIA GERAL DA PROVA - Provas em espcie

TEORIA GERAL DA PROVA 1. Acepes da palavra prova: a) prova como fonte de prova: Fonte de prova tudo quanto possa gerar, produzir prova. As fontes de prova so trs: 1 pessoas; 2 coisas e 3 fenmenos b) prova como meio de prova: o modo para extrai prova de determinada fonte e junt-la ao processo. A testemunha fonte de prova e o testemunho o meio de prova. Vigora o princpio da liberdade dos meios de prova desde que o meio no seja ilcito. Entre ns se admitem as provas atpicas. c) prova como resultado da convico do rgo jurisidicional: Prova como convencimento, prova em sentido subjetivo 2. Relao entre prova e verdade: Verdade real e verdade formal: essa dicotomia justificava uma diferenciao entre processo civil e processo penal. Hoje isso no se aplica mais porque se se atribui ao juiz o poder de instruir em qualquer causa artigo 130, CPC no se trata de verdade formal. O sistema da verdade formal incompatvel com o poder instrutrio do juiz. No se busca tambm no processo a verdade real pq ela no existe; idia impossvel de se concretizar. O que se busca a verdade possvel, que convena e parea ser justa. 3. Prova e contraditrio: Existe um direito fundamental prova, direito esse que decorre da garantia do contraditrio. Revela-se em trs dimenses: a) direito de produzir prova; b) direito de participar da produo da prova; Significa que a prova no pode ser produzida sem a parte contra quem ela ser usada. c) direito de manifestar-se sobre a prova produzida. 4. Livre convencimento motivado: O juiz tem liberdade para apreciar, mas precisa motivar. Limites ao livre convencimento: a) exigncia de motivao; b) juiz s fundamenta naquilo que est nos autos; c) juiz no pode violar as regras da natureza; d) juiz tem que fundamentar com a razo no se pode valer de f, p.e; e) provas legais (prxima aula).

O objeto da prova so as alegaes de fato e no o fato em si. Costuma-se falar em fato probando que o objeto da prova, apesar de, rigorosamente, o objeto da prova serem as alegaes. O fato probando precisa de trs caractersticas: que seja relevante ao julgamento da causa; h de ser um fato determinado; precisa ser um fato controvertido. Artigo 334, CPC. No dependem de prova: I fato notrio: aquele que se tem como ocorrido de conhecimento de todos em determinado momento histrico, em determinada sociedade. II fato confessados: So os fatos incontroversos, logo, no precisam ser provados. III fato admitido com incontroverso: A diferena entre os incisos II e III que a confisso expressa e a admisso tcita. IV presuno legal: a) Presunes legais: So regras de lei que apontam para a ocorrncia de um fato. Aqui no se valora prova, apenas se aplica a lei. Dividem-se em: absolutas: iure et de iure e relativas: iures tantum Nas presunes legais absolutas irrelevante a prova do fato. No permite discusso sobre a ocorrncia do fato. Por exemplo, se o exeqente registra a penhora do imvel haver presuno absoluta de que qualquer terceiro sabia que o bem era penhorado ao compr-lo. Na presuno legal relativa quem alega o fato que a lei o previu no precisa prov-lo, mas por ser fato relevante admite-se prova em contrrio. Por exemplo, presuno de pobreza decorrente da declarao de pobreza. nus da prova: a regra que determina quem arcar com as conseqncias pela falta de prova de um determinado fato. No regra que distribui tarefa, mas responsabilidade. O momento da aplicao das regras do nus da prova quando o juiz julga, da serem regras de julgamento. no momento da deciso que o juiz aplica as regras do nus da prova de acordo com a produo ou no de provas nos autos. Inverso do nus da prova no CDC: O CDC prev que o juiz, no caso concreto, pode redistribuir o nus da prova; isso s a favor do consumidor, se este for hipossuficiente tecnicamente ou forem verossmeis as suas alegaes. Artigo 6, VIII, CDC.

Provas em espcie Depoimento pessoal (Arts. 342 a 347) Meio de prova atravs do qual o juiz conhece os fatos com a narrativa das prprias partes Prestam depoimento quem for parte na relao processual (autor, ru, denunciado...) Pessoalidade e indelegabilidade apenas a parte pode depor Exceo: preposto Possibilidade de confisso real ou ficta (decorrente da ausncia) Interrogatrio (342) e depoimento propriamente dito (343) Interrogatrio o juiz age de ofcio, em qualquer momento, e tem por objetivo o seu esclarecimento Depoimento propriamente dito iniciativa da parte contrria em requerer o depoimento; somente na A.I.J.; pode provocar a confisso Confisso (Arts. 348 a 354) Definio art. 348 A rainha das provas doutrina antiga Direitos disponveis (art. 351) Requisito: capacidade do confitente Judicial obtida dentro do processo, como meio de prova Espontnea: ato de declarao da parte Provocada: oriundo do depoimento pessoal Extrajudicial: ocorre fora do processo, por escrito diretamente parte adversa Indivisibilidade x Divisibilidade 354 Irretratabilidade no h disposio legal, mas ilgico algum reconhecer como verdadeiro um fato que lhe desfavorvel, e posteriormente pretender que esse reconhecimento seja desconsiderado (Wambier) Revogabilidade se houver vcio de vontade (coao, p.ex.), poder ser revogada, atravs de ao anulatria (no curso do processo) ou em ao rescisria (485, VIII) possvel a confisso por mandatrio com poderes especficos (art. 38 procurao geral para o foro) Limitao: prova legal; a confisso no afeta o litisconsorte (350); no cabe contra direitos indisponveis; o juiz pode afastar a confisso de fatos inverossmeis ou impossveis. Prova documental (Arts. 364 a 399) Documento todo objeto capaz de cristalizar, materializar um fato transeunte, trazendo-lhe um carter de permanncia Documento escrito (contrato, recibo, email...), tela pintada, foto, mapa, CD com imagens e sons, holografia, sites... Qualquer um desses e outros, desde que seja possvel a percepo de estar nele representado um fato Tambm conhecida como prova real res: coisa O documento tem a funo de tornar fixo, esttico, um momento da vida

humana. O fato, que acontece e desaparece, torna-se permanentemente retratado no documento, que exatamente a isso se presta. Podem ser: Pblico: o autor material uma autoridade pblica; ex.: escritura pblica Judicial: oriundos do processo; ex.: certides, peties, sentena... Extrajudicial: elaborados pelos serventurios da justia (foro extrajudicial tabelio, p.ex.); ex.: escrituras, registros civis Administrativos: todos os outros, originados por reparties pblicas; ex.: certido de dbito tributrio, inqurito administrativo Particular: elaborados pela prpria pessoa, para servir como futura prova ou apenas para fim de registro; Autenticidade Certeza quanto autoria, em razo do documento ser inclume; Os pblicos so autnticos; os particulares sero autnticos se, antes do processo, houver reconhecimento da firma do signatrio, ou j como prova, a parte contrria a quem o apresentou admita a sua autenticidade Indivisibilidade defeso parte aproveitar somente a parte do documento que a favorece, refutando as demais Documento estrangeiro pode ser utilizado, desde que acompanhado da verso firmada por tradutor oficial; O momento adequado para a produo dessas provas quando os fatos a elas relacionados so alegados, ou seja, petio inicial (283) e resposta do ru (297) Documento novo (397) doutrina divergente Exibio de documento ou coisa (Arts. 355 a 363) H situaes em que a parte est impossibilitada de produzir a prova, mas ela no invivel; o meio de prova pelo qual a produo se d pela parte adversa ou por terceiro, ou por iniciativa do juiz (130) A prova material e, no, oral. Pode ser: Contra a parte contrria Numa relao jurdica, um dos sujeitos pode ficar com os papis, documentos ou objetos que podem servir de prova em seu desfavor; Procedimento: 356 a 357 um incidente meramente processual; o juiz decide (interlocutria) informando o que demonstra o documento ou a coisa; se no forem trazidos aos autos, o juiz fato ter o fato como provado; Contra terceiro: No incidente processual; Prova testemunhal (Arts. 400 a 406) Reproduo oral do que se encontra guardado na memria daqueles que, no sendo parte, presenciaram ou tiveram notcia dos fatos da demanda A prostituta das provas sujeita a imprecises, em face da falha ou da malcia humana; Requisitos:

Pessoa fsica Capacidade - a testemunha no pode ter interesse no litgio No se confunde com capacidade civil (um cego pode ser civilmente capaz, mas no ser capaz de testemunhar algum fato visvel) Suspeitos (art. 405, 3): Pessoa condenada a por crime de falso testemunho (sentena transitada em julgado) Aquele que, por seus costumes, no for digno de f (inconstitucional para boa parte dos doutrinadores) Inimigo capital ou amigo ntimo da parte O que tiver interesse no litgio Impedidos (art. 405, 2): Cnjuge e parentes da parte (colateral at o 3 grau) Quem for parte (cabe o depoimento pessoal) Aquele que intervm em nome da parte (tutor, curador...) Pode ser: Presencial: so as que tiveram contato direto com o fato probando; maior credibilidade De ouvida (de referncia) no presenciaram o fato, mas dele tiveram notcia por terceiros; anlise cuidadosa Referidas: aquelas que, embora no arroladas pela parte, surgiram durante o depoimento de outras pessoas Admissibilidade arts. 400 e 401 Obrigaes da testemunha: Comparecer em Juzo Prestar o depoimento Dizer a verdade (compromisso) Direitos da testemunha: Ter o depoimento tomado por juiz Tratamento respeitoso e urbano Recusar-se a responder Ressarcimento das despesas Acareao Divergentes os depoimentos testemunhais, o juiz pode determinar, de ofcio ou a requerimento, a realizao de um confronto, na audincia, entre as pessoas que prestaram tais depoimentos Somente para testemunhas, nunca entre as partes Prova pericial (Arts. 420 a 439) Meio de prova destinado a esclarecer o juiz sobre circunstncias relativas aos fatos conflituosos, que envolvem conhecimentos tcnicos ou cientficos Pode ser, quanto ao tipo de percia: Exame: a percia propriamente dita; trabalho que o perito faz em inspecionar coisas ou pessoas Vistoria: o mesmo que exame, mas est restrita aos bens imveis Avaliao: a atribuio de valores para bens jurdicos Pode ser, quanto ao ambiente em que se produz Judicial: ocorre dentro do processo Extrajudicial: o litigante contrata profissional de sua confiana e este realiza o exame da coisa

A percia deve ser til deve servir para afastar a dvida, e, tambm, necessria se houver o esclarecimento por outro meio, deve ser dispensada; O perito pode escusar-se da incumbncia, quando lhe for impossvel ou lhe impuser nus excessivo; pode alegar suspeio; cabem honorrios periciais (antecipados, sob pena de precluso da prova), suportados por quem requereu a prova pericial; O laudo se compe de parte expositiva e de parte conclusiva A fora probante art. 436 Inspeo judicial (Arts. 440 a 443) Meio de prova pelo qual o prprio julgador examina pessoas, coisas ou locais, sempre que os outros meios de prova forem insuficientes para o seu convencimento como uma extenso da audincia Meio subsidirio 440 (esclarecer) Objeto: Pessoas: partes (340, II) ou terceiros Coisas: mveis, semoventes; incluem-se documentos (histricos, em museu...) Lugares: in loco visualizao do local onde os fatos ocorreram Procedimento: Qualquer momento anterior a sentena Art. 442 A presena das partes na inspeo assegurada, inclusive podendo manifestarem-se com observaes e esclarecimentos Documentao: o escrivo, por ordem do juiz, documentar tudo o que ocorrer, para depois ser lavrado um auto circunstanciado, acompanhado de outros documentos colhidos na inspeo
Postado por Aline Lemos s 18:24

Vous aimerez peut-être aussi