Vous êtes sur la page 1sur 2

TEXTO I

O que o aluno poder aprender com esta aula

1) Reconhecer a leitura de textos verbais e no-verbais como possibilidade de acesso a diferentes informaes; 2) Identificar a finalidade dos gneros discursivos em estudo; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expresso nas frases a serem analisadas; 4) Identificar a dinmica de cada linguagem na produo de sentido; 5) Valorizar a linguagem (verbal e noverbal ) como instrumento de construo da cidadania.
Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor importante que os alunos sejam capazes de fazer inferncias em diversos tipos de textos; conheam algumas figuras de linguagem; saibam trabalhar em grupo; identificar semelhanas/diferenas entre os recursos utilizados por formas distintas de linguagens. Para trabalhar os textos verbais e no verbais, primeiramente, instigue os alunos a informarem o seu grau de conhecimento sobre esses textos. Sugira que eles observem durante o percurso da casa at a escola, as diferentes formas de comunicao contidas nas placas, outdoors, comrcios e etc. No dia seguinte, promova uma discusso sobre o que observaram. O professor solicitar aos alunos que apenas observem a imagem e que tentem "fazer a leitura dela". Em seguida, o professor far as seguintes perguntas aos alunos:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

O que est representado na imagem? Voc sabe qual o significado da imagem? Onde podemos encontrar esse tipo de placa. Quando algum encontra essa "imagem", o que lhe chama a ateno? H verbos na imagem? Mesmo sem palavras as imagens transmitem alguma mensagem? Que leitura voc pode fazer da imagem? Voc sabia que a linguagem que utiliza apenas imagens para transmitir uma mensagem chamada de linguagem "no-verbal"?

O professor poder pedir aos alunos, depois de terem discutido as perguntas, que as respondam no caderno.

EXEMPLO DE QUESTIONRIO 1. Num primeiro momento, voc conseguiria dizer qual o suporte do texto lido? Em que local voc acha que circula esse tipo de texto? 2. Se voc conseguiu responder a primeira questo, a que se deveu sua resposta? Em outras palavras: houve alguma pista indicativa do texto (em geral) que te levou a essa associao? 3. Sabendo que o TEXTO 1, foi veiculado em UM HOSPITAL, quais os elementos que te permitem, agora, produzir novos sentidos? 4. E se o mesmo texto circulasse em uma farmcia? Teria o mesmo efeito de sentido? 5. Ento, posso afirmar que o ambiente, neste caso, colabora para a construo de sentidos? Se sim, de que maneira? 6. Sabendo que o suporte um CARTAZ, quais elementos colaboram para o tipo de portador de texto citado? Ou ainda: o que no te permite confirmar que se trata de um CARTAZ? 7. O suporte textual provavelmente no uma ANNCIO. Por qu? 8. O texto apresenta junto PALAVRA-CHAVE um VERBO. Sendo assim, possvel inferir o sentido desse verbo na construo do sentido? 9. Em que modo o verbo estar representado? De que forma ele contribui para o efeito de sentido do texto? 10. Em quais outros suportes, esse texto tambm seria adequada? Por qu?

Vous aimerez peut-être aussi