Vous êtes sur la page 1sur 64

VLADIMIR SACCHETTA MARCIA CAMARGOS GILBERTO MARINGONI

A imagem e o gesto
Fotobiografia de Carlos Marighella

A imagem e o gesto

Fotobiografia de Carlos Marighella

FUNDAO PERSEU ABRAMO


Instituda pelo Diretrio Nacional do Partido dos Trabalhadores em maio de 1996.

Diretoria
Luiz Dulci presidente Zilah Abramo vice-presidente Hamilton Pereira diretor Ricardo de Azevedo diretor

EDITORA FUNDAO PERSEU ABRAMO Coordenao editorial Flamarion Maus

Capa, projeto grfico e editorao eletrnica Gilberto Maringoni Pesquisa iconogrfica Vladimir Sacchetta e Marcia Camargos Paulo Cesar de Azevedo (colaborao) Reprodues fotogrficas e laboratrio Jos Silveira Rangel Reviso Maurcio Balthazar Leal Impresso e acabamento Cromosete Grfica

1 edio: novembro de 1999 1 reimpresso: junho de 2000 Todos os direitos reservados Editora Fundao Perseu Abramo Rua Francisco Cruz, 234 04117-091 So Paulo SP Brasil Telefone: (11) 5571-4299 Fax: (11) 5573-3338 Correio eletrnico: editora@fpabramo.org.br Na internet: fpabramo.org.br ISBN-85-86469-21-1 1999 by Editora Fundao Perseu Abramo

Copyrigth

SUMRIO
APRESENTAO .......................................................................................................... 7 BAHIA DE TODOS OS SONHOS ....................................................................................... 8 AGITAO E CRISE .................................................................................................... 14 PRISO .................................................................................................................... 18 REDEMOCRATIZAO E CONSTITUINTE ........................................................................ 22 A CASSAO ........................................................................................................... 36 PETRLEO E OUTRAS LUTAS ....................................................................................... 38 1964 ...................................................................................................................... 44 UM OUTRO CAMINHO ................................................................................................ 48 MEIA OITO ............................................................................................................... 52 PERSEGUIO
E MORTE........................................................................................58

O GESTO QUE FICA .................................................................................................... 60 ROND DA LIBERDADE ............................................................................................... 62 CRONOLOGIA ............................................................................................................63 BIBLIOGRAFIA
E CRDITOS DE FOTOGRAFIAS

............................................................64

Carlos Marighella, 1945

APRESENTAO
Apolonio de Carvalho
S IMAGENS DESTE LIVRO compem um belo painel, construdo em torno de uma das mais belas figuras humanas com quem tive a honra de conviver e lutar. Nesta seqncia de Bahia, infncia, juventude, poesia, ditadura, resistncia, priso, democracia, Constituinte, clandestinidade, greves, nova ditadura, luta armada, morte em combate e resgate histrico no texto elegante de Antonio Candido, o leitor colher um impressionante retrato humano do que foi o Brasil neste sculo XX. Brasil que segue sonhando com justia, lutando por ela e procurando uma democracia que seja digna desse nome. Esta uma histria de coragem, ousadia, ao, perseverana, firmeza em todas as convices. A coerncia dos ideais socialistas atravessando uma vida generosa, combatente, de ponta a ponta. O tipo de engajamento mudou, sim, conforme se modificava a realidade do pas. Mas permaneceu invarivel a disposio para a luta. Em Marighella se combinaram muito bem a fora do militante determinado e uma natureza humana fascinante. A mistura, em seu sangue, da vitalidade das culturas da Itlia e da frica, filho que era de um imigrante anarquista e de uma descendente de escravos, deve ser uma explicao forte para o seu jeito de ser. Humano, afetuoso, sensvel, amigo. Avesso s formalidades e rigidez dos dogmas, era uma pessoa criativa, alegre, independente, capaz de surpreender companheiros com visitas durante a madrugada, em plena clandestinidade, para passar horas beira do fogo conversando sobre a vida. Verstil, demonstrou capacidade de atuar nas mais diferentes reas de atividade. Alvo de enorme confiana dos militantes do partido, Marighella era o nico dirigente a receber tantos votos quanto Prestes nas eleies aos rgos dirigentes. Nem sempre tivemos as mesmas posies. Integrantes de uma gerao que viveu duas guerras mundiais e a prolongada Guerra Fria, contemporneos dos horrores do nazismo e de Hiroshima, testemunhas de um tempo em que a tortura se generalizou como mtodo de represso, embalados pelas vitrias do sonho socialista se espraiando pelo planeta, no podamos estar imunes aos erros e s derrotas. histria compete julgar. Mas, repassando nestas imagens a vida de Carlos Marighella, desponta ntido um julgamento que no precisa aguardar o tempo: este foi um brasileiro, um lder poltico, um revolucionrio que no cometeu o maior dos erros, nem sofreu a pior das derrotas, que teria sido a capitulao sem resistncia. No abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opresses. Viveu, lutou e morreu por esse sonho. Se o sonho continua vivo, animando nosso corao e nossos passos, por fora de gente como ele.
Apolonio de Carvalho, ex-dirigente comunista, lutou na Guerra Civil Espanhola e na Resistncia Francesa. Oficial do Exrcito daquele pas, condecorado com a Legio de Honra, foi fundador do PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionrio).

Bahia de todos os sonhos

Maria Rita, a me

Augusto, o pai

Descendo de italiano. Meu pai era operrio, nascido em Ferrara (Alta Itlia, regio de Emlia). Chegara como imigrante a So Paulo e se transladara Bahia. Minha ascendncia por linha materna procede de negros hausss, escravos africanos trazidos do Sudo e afamados na histria das sublevaes baianas contra os escravistas.

assim os moradores da rua Baro do Desterro o chamavam. Filho mais velho de uma famlia humilde, nasceu em 5 de dezembro de 1911, num sobrado da Baixa do Sapateiro, em Salvador. O pai, um mecnico inventivo simptico ao anarquismo, procurava sempre atender aos constantes pedidos de Carlinhos para comprar livros e mais livros.

Carlinhos

10

Salvador, cidade de dois andares, as torres das igrejas furando o cu em cima da colina. (...) O Elevador Lacerda com sua torre gigante, como um H monumental enfeitando a Bahia. (...) As jangadas singrando o mar... Pescadores, torsos nus, msculos de ao retesos, hrcules mestios arrastando redes na paisagem humana da Bahia de Todos os Santos.

11

CARLOS MARIGHELLA ingressa no curso de engenharia da Escola Politcnica da Bahia, em 1931. Datam desse perodo suas provas escritas em verso. No ano seguinte, envolvido nas manifestaes dos estudantes baianos em apoio ao movimento constitucionalista desencadeado a partir de So Paulo, preso pela primeira vez, por ordem de Juracy Magalhes, interventor no governo da Bahia. Libertado, participa das articulaes da Juventude Comunista em Salvador.

Foto do quadro de formandos do Ginsio da Bahia

O estudo, o tato intelectual com os problemas da vida, o gosto pelos livros, a tendncia para a observao cientfica levaram-me da lgica formal ensinada no ginsio indagao terica em torno da filosofia marxista. Buscava uma interpretao da sociedade brasileira, algo que explicasse as contradies observadas no ambiente em que vivia operrios, estudantes, homens e mulheres do povo, sincretismo religioso, preconceitos das elites. (...) como homem do povo, escolhi cedo o caminho, que s podia ser o da luta pela liberdade.

Alunos da 5a srie do Ginsio da Bahia em uniforme do Tiro de Guerra, 1929. Ao centro, Carlos Marighella, e esquerda, Maurcio Grabois (1).

12

Populao nas ruas do Rio de Janeiro sada a deposio de Washington Lus.

EM 24 DE OUTUBRO DE 1930, o presidente da Repblica, Washington Lus, deposto pelos ministros militares. No dia 3 de novembro, Getlio Vargas, lder da revoluo no Rio Grande do Sul, assume o poder. Uma semana depois, o novo governo dissolve o Congresso Nacional e destitui todos os governadores de estado, exceto o de Minas Gerais. Em seu lugar so nomeados interventores. Conforme observou Darcy Ribeiro, a exemplo do que ocorrera na proclamao da Repblica, as foras populares e organizaes de trabalhadores no tiveram qualquer papel no movimento revolucionrio. Entretanto, a queda de Washington Lus foi saudada por multides nas maiores cidades do pas.

VOZES DA MOCIDADE ACADMICA (Pardia de Vozes d frica, de Castro Alves)

Provisria gal!... Por txico me deste uma gua escassa! E imenso bolacho foi a argamassa... Juracy! Onde ests que no Que ligaste ao caf... respondes!? Em que escuso recanto tu te escondes, (...) Bahia!... em vo exiges liberdade! Quando zombam de ti? H duas noites te mandei meu brado, Teu sangue no lavou desta cidade A mancha original. Que embalde desde ento corre Ainda hoje so por sorte vria alarmado... Burro HANNEQUIM, FAC uma Onde ests, Juracy? Qual Zigomar, tu me encerraste um dia alimria... JURACY um boal.(...) Nas celas vis da infinda galeria,
13

Juracy Magalhes

Agitao e crise

14

Manifestao da Ao Integralista Brasileira (AIB)

NO INCIO DE 1935, comea a se organizar a Aliana Nacional Libertadora (ANL), uma ampla frente democrtica de carter antifascista. Embora estruturada pelo Partido Comunista do Brasil (PCB), no se tratava de um movimento comunista. Seu programa de cinco pontos consistia em cancelamento da dvida externa, nacionalizao das empresas estrangeiras, garantia das liberdades individuais, reforma agrria e constituio de um governo popular revolucionrio. Atraindo militantes de diversos matizes polticos, rapidamente a ANL cresceu em todo o pas. J em maio, somava 1.600 ncleos espalhados por vrios estados e, s no Distrito Federal, contabilizava nada menos que 50 mil filiados. Em 11 de julho a ANL colocada na ilegalidade, suas sedes so invadidas pela polcia e centenas de militantes, presos. A medida aplaudida pela Ao Integralista Brasileira (AIB), associao de orientao fascista, que contava com simpatizantes no governo. Mas as atividades da ANL prosseguem mesmo na ilegalidade. A situao se radicaliza e os comunistas planejam um levante para o final do ano.
Propaganda da ANL

Comcio da Aliana Nacional Libertadora (ANL), Rio de Janeiro, 1935

15

Alguns dos revoltosos do 3o RI. A partir do segundo, da esquerda para a direita, Agildo Barata, Humberto Morais Rego e lvaro de Souza.

A INSURREIO tem incio em Natal (RN), em 23 de novembro, com a sublevao do 23 Batalho de Caadores. No dia 24, a rebelio chega a Recife e na madrugada de 27 subleva-se o 3 Regimento de Infantaria e a Escola de Aviao, no Rio de Janeiro. Sem apoio popular e restrito a unidades militares, o movimento foi rapidamente sufocado pelo governo. A represso que se seguiu foi das mais violentas, culminando com a priso de Luiz Carlos Prestes e de sua mulher, Olga Benario. Alem e judia, Olga seria, meses depois, deportada para a Alemanha e entregue Gestapo a polcia secreta nazista , vindo a morrer na cmara de gs num campo de concentrao, aps dar luz a sua filha, Anita Leocdia.

Fachada do 3o RI, na Praia Vermelha, RJ.

16

ltimo nmero do jornal A Manh.

Interrogatrio de Prestes no quartel da Polcia Especial, morro de Santo Antnio (RJ), maro de 1936

Marighella transfere-se para o Rio de Janeiro e vai trabalhar na reorganizao do Partido Comunista, esfacelado pela represso. Era membro da Comisso Especial do Comit Central e responsvel pelo setor grfico do Partido. Preso em 1o de maio de 1936 e barbaramente torturado, nada revelou polcia de Filinto Mller, o temido chefe da represso poltica. Solto em julho do ano seguinte, cai na clandestinidade, sendo incumbido de reestruturar o partido em So Paulo. Novamente capturado pela polcia em maio de 1939 e condenado pelo Tribunal de Segurana Nacional, permanece seis anos nos presdios de Fernando de Noronha e Ilha Grande.

17

Priso

NA CPI QUE INVESTIGOU os crimes do Estado Novo, o mdico Nilo Rodrigues afirmaria, referindo-se a Marighella, que nunca vira tamanha resistncia a maus-tratos nem tanta bravura. Nos presdios de Fernando de Noronha e Ilha Grande, ele dedicou-se intensamente ao trabalho de educao cultural e poltica dos companheiros de cadeia.

Material apreendido no aparelho de Carlos Marighella na rua Abolio, bairro do Bexiga, So Paulo, em maio de 1939.

Pronturio de Carlos Marighella no DOPS

18

Em 10 de novembro de 1937, Getlio Vargas decreta o Estado Novo, fecha o Senado e a Cmara dos Deputados, anulando as eleies presidenciais previstas para o ano seguinte. Uma nova Constituio outorgada e o mandato presidencial prorrogado. As greves so proibidas, a pena de morte restabelecida e os meios de comunicao colocados sob censura.

A guerra civil espanhola (1936-1939) sintetizou o embate, radicalizado pouco antes da Segunda Guerra, entre fascismo e comunismo. Militantes de esquerda de todo o mundo inclusive do Brasil acorreram para defender a Repblica espanhola e implantar um governo popular naquele pas.

19

LIBERDADE

No ficarei to s no campo da arte, e, nimo firme, sobranceiro e forte, tudo farei por ti para exaltar-te, serenamente, alheio prpria sorte. Para que eu possa um dia contemplar-te dominadora, em frvido transporte, direi que s bela e pura em toda parte, por maior risco em que essa audcia importe.

Queira-te eu tanto, e de tal modo em suma, que no exista fora humana alguma que esta paixo embriagadora dome. E que eu por ti, se torturado for, possa feliz, indiferente dor, morrer sorrindo a murmurar teu nome So Paulo, Presdio Especial, 1939

1 3 6 5 8

2 4 9 7

Presos polticos na Ilha Grande: Diogo Soares Cardoso (1), Juvenal de Brito (2), Arlindo Pinho (3), Antonio Bento Monteiro Tourinho (4), Agliberto Vieira de Azevedo (5), David Capistrano (6), Antonio Gouveia (7), Cesar Gonalves da Silva (8), Joaquim Cmara Ferreira (9); no destaque, Carlos Marighella.

20

Presos polticos em Fernando de Noronha. Assinalados, da esquerda para a direita, Marighella, Gregrio Bezerra (1), Agildo Barata (2) e Ren Bastos de Miranda (3), 1942.

21

Marighella era um lder na cadeia. (...) Ele tinha um grande prestgio, tinha muito carisma, mas era simples, um baiano comum. A presena de Marighella foi fundamental na Ilha, no s na vida poltica, mas na vida intelectual dos comunistas, dos aliancistas.

No Gertel, jornalista e militante comunista, conviveu com Marighella na Ilha Grande

Redemocratizao e Constituinte

Comcio pela anistia na praa da S, So Paulo, 14 de abril de 1945.

22

Acima e abaixo: manifestaes em So Paulo contra a ditadura Vargas e por anistia.

APS INTENSA presso popular, a ditadura do Estado Novo comea a ceder. Manifestaes nas principais cidades brasileiras exigem a democratizao. Em 18 de abril de 1945, Vargas concede a anistia a todos os presos polticos. No dia seguinte, juntamente com cerca de 500 militantes, comunistas e integralistas, Prestes sai da cadeia. A conjuntura internacional contribui para a distenso interna: a derrota da Alemanha em maio e a volta dos pracinhas da Fora Expedicionria Brasileira (FEB) colocam o regime em xeque. Um golpe militar, comandado pelo general Gis Monteiro, depe Vargas em 29 de outubro. Duas semanas depois o PCB obtm seu registro legal. Nas eleies para a Assemblia Constituinte em dezembro, elege um senador (Prestes), 14 deputados federais, 46 estaduais e Yedo Fiza, candidato presidncia da Repblica, conquista 10% dos votos vlidos. Em dois anos, a agremiao cresceria de 2 mil para 150 mil membros.

23

Marighella deixa o presdio da Ilha Grande e chega ao Rio de Janeiro (na foto de baixo, atrs e esquerda, Antnio Bento Monteiro Tourinho, tenente do 3o RI). Aos 34 anos, Marighella se tornara um dirigente maduro e experiente.

24

3
Homenagem FEB promovida pela Liga de Defesa Nacional, Rio de Janeiro, 23 de maro de 1945

Comunistas sadam os pracinhas da FEB na volta de um de seus contingentes da Itlia. Aparecem, da esquerda para a direita, Marighella, Maurcio Grabois (1), Luiz Carlos Prestes (2) e Digenes Arruda Cmara (3). Rio de Janeiro, 1945.

Prestes chega ao comcio no estdio do Pacaembu, em So paulo, 15 de julho de 1945. Desembarque dos pracinhas da Fora Expedicionria Brasileira, Rio de Janeiro, julho de 1945

Getlio Vargas, aps a deposio, em sua fazenda. So Borja, Rio Grande do Sul, 1945.

25

Eugnia Moreyra atende eleitor no posto de alistamento do PCB, instalado na Associao Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro.

Comcio do PCB em So Paulo, com Prestes ao centro. Lder da Coluna e mrtir nas prises do Estado Novo, suscitou um amplo movimento internacional em favor de sua libertao, sendo confirmado na secretaria geral do Partido legalizado. Sua figura atingira uma dimenso herica e legendria dentro e fora do Brasil. No canto direito, aparece Jos Maria Crispim.

Carlos Marighella discursa na sede do PCB. Rio de Janeiro, 1945.

26

Sede do PCB, no Rio de Janeiro. Com a legalidade, o Partido teve um crescimento vertiginoso em todo o pas. Na capital federal, organizaram-se 500 clulas; em So Paulo, 361, alm de 22 ncleos distritais e 102 comits; em Porto Alegre, havia 123 comits. Depois de praticamente destroado durante a ditadura do Estado Novo, tornava-se uma corrente poltica influente na vida nacional, assustando os setores mais reacionrios das classes dominantes.

27

Manifestao comunista pr-Constituinte, no Largo da Carioca, Rio de Janeiro, 1945.

Vinheta da revista Problemas, publicao terica do PCB.

ELEITO DEPUTADO FEDERAL constituinte pela Bahia em dezembro de 1945, Marighella seria o autor de grande parte das emendas apresentadas pela bancada do PCB. Com atuao marcada pela combatividade, fez do plenrio uma tribuna de denncias da injustia social e da violncia contra os trabalhadores. A situao dos operrios e camponeses de todo o pas em especial os de sua terra natal e a luta contra os baixos salrios eram os alvos preferenciais do parlamentar comunista.
28


Diploma de deputado federal de Marighella

Foi uma votao incrvel, mas ele praticamente no fez campanha. A trajetria dele j era muito conhecida na Bahia. Era um deputado excepcional, pela rapidez de raciocnio e pela forma diferente de fazer discurso. A bancada comunista destoava do conjunto. Nessa poca, quando o Marighella ia aos bairros, as pessoas comearam a reclamar para ele do preo, do tamanho e da qualidade do po. A, ele pegou amostras e as colocou numa mala, no dia em que iria fazer um discurso. Chegou na Cmara com a maletinha, que ningum sabia o que tinha dentro. Ele tinha uma cara-de-pau, com aquela cara sria, parecendo que no estava tramando nada. Por dentro estava morrendo de rir. Subiu na tribuna com a mala e fez uma denncia violenta contra o imperialismo americano. medida que foi falando e explicando, ele abriu a mala e foi mostrando qual o tipo de po que estava sendo vendido ao povo. Caiu po para todo lado, foi um show. Clara Charf, companheira de Marighella

Bancada comunista em 1946: na fila superior, da esquerda para a direita: Claudino Silva, Osvaldo Pacheco, Batista Neto, Gregrio Bezerra, Alcedo Coutinho, Carlos Marighella, Alcides Sabena; em primeiro plano: Jorge Amado, Ablio Fernandes, Joo Amazonas, Luiz Carlos Prestes, Maurcio Grabois, Milton Caires de Brito, Agostinho Dias e Jos Maria Crispim.

29

Entre 1947 e 1948, Marighella dirigiu Problemas, revista terica do PCB

Vinheta de Problemas

Deputado Carlos Marighella concede entrevista coletiva imprensa

Conheci Marighella pessoalmente em 1945. A pude perceber o que era Marighella como lder revolucionrio. Muito diferente de outros que eu acompanhei na direo. Era um homem fraternal, no tinha nenhum ar de superioridade, nunca se atribuiu mritos pessoais particulares. Quando falava de suas experincias na tortura, na priso e em outras circunstncias, s o fazia para ensinar, para alertar os companheiros que no tinham essa experincia. Um homem, um lder, que jamais usava de grosseria, que se interessava pelos problemas pessoais dos companheiros.
Jacob Gorender, historiador, ex-dirigente do PCB e fundador do PCBR

30

Nas fazendas, onde o trabalhador labuta de sol a sol, no se conhece o sistema de oito horas de trabalho. Os grandes fazendeiros reacionrios no esto preocupados em suavizar a situao dos seus empregados, dando-lhes aquilo que por lei lhes deveria caber, pois os trabalhadores dos campos tm direito a vida melhor, direitos atualmente assegurados em todos pases democrticos.
18 de fevereiro de 1946

Do contato direto com os trabalhadores o deputado Marighella (ao centro) extraa a matria-prima para sua atuao parlamentar. Rio de Janeiro, 1946.

31

Marighella conversa com trabalhador em subrbio do Rio de Janeiro.

Se marchamos para a democracia, se estamos sinceramente devotados a respeitar a opinio de nosso povo e a acatar a realidade, preciso considerar que a liquidao do monoplio da terra o primeiro passo para chegarmos democracia a que aspiramos. Mas tambm no existir democracia, em hiptese nenhuma, sem a liberdade de culto, sem o casamento civil casamento civil sem nenhuma intromisso da religio , sem o ensino leigo e sem o divrcio.
Discurso sobre a separao entre a Igreja e o Estado, e sobre o divrcio (4 de julho de 1946) Marighella discursa na Cmara Federal

32


Da esquerda para a direita, Marighella, Prestes e Gregrio Bezerra, no plenrio da Cmara.

Sabemos, e o povo sabe perfeitamente, que nada se pode esperar dos salvadores; o povo tem de agir por si mesmo, precisa organizar-se e colaborar com aqueles que esto, realmente, com ele, com aqueles que pretendem resolver os seus problemas e que, na prtica, so a seu favor, a fim de que sejam os mesmos solucionados.

Vinheta de Problemas

Marighella com integrantes da clula Joo Cndido, do PCB. Porto Alegre, maio de 1946

33

Democracia assegurar todos os direitos a que o povo faz jus; democracia no dizer, apenas, que se trata do presidente de todos os brasileiros. Demagogia, sim, declarar-se presidente de todos os brasileiros, mas no lhes manter os direitos. Se o Parlamento no se revoltar, no mostrar que tem fibra para se opor a todos e quaisquer atos do Executivo que visem anular os sagrados direitos do povo, no evidenciar o seu desejo de garantir a democracia, para que o Brasil possa tornar-se independente ento poderemos dizer que teremos fracassado.
2 de novembro de 1946

Manifestao popular em frente ao Palcio Tiradentes, Rio de Janeiro, no dia da promulgao da Constituio, 18 de setembro de 1946. No alto, fac-smiles da Carta autografada pelos parlamentares comunistas.

34

35

A cassao
COM O ALINHAMENTO do governo Dutra aos Estados Unidos, no contexto da Guerra Fria, os avanos democrticos alcanados na Constituio de 1946 sofrem um retrocesso. O registro do PCB cassado em maio de 1947, e o Partido volta ilegalidade. Na ocasio, com oito jornais dirios e duas editoras, tem suas grficas empasteladas pela polcia e os dirigentes comunistas passam a ser perseguidos e processados. A Confederao Geral dos Trabalhadores do Brasil fechada, mais de uma centena de sindicatos colocados sob interveno, e as relaes diplomticas com a Unio Sovitica rompidas. Em 10 de janeiro de 1948, ocorre a cassao dos mandatos dos parlamentares eleitos sob a legenda do PCB. Ainda naquele ano, criada a Escola Superior de Guerra, difusora da Doutrina de Segurana Nacional, que passaria a justificar a represso aos movimentos sociais como parte da geopoltica do mundo polarizado entre Estados Unidos e Unio Sovitica. Para Carlos Marighella, tem incio novo perodo de clandestinidade, que se estenderia por mais de uma dcada.

O presidente Dutra assina a cassao dos mandatos dos comunistas.

Parlamentares comunistas protestam em plenrio contra a cassao

36

Acima, a polcia reprime manifestao contra a cassao do PCB, na praa da S, em So Paulo. Ao lado, empastelamento da Tribuna Popular, jornal dirio do PCB. Rio de Janeiro, outubro de 1947.

37

Petrleo e outras lutas


SOB A FORTE REPRESSO desencadeada por Dutra, o PCB identifica o governo como de traio nacional a servio do imperialismo norteamericano no manifesto divulgado em 1948. Radicalizando suas posies, prope, dois anos mais tarde, a constituio de uma Frente Democrtica de Libertao Nacional para deter a marcha no caminho da escravido colonial e a perda total de nossa soberania nacional no documento conhecido como Manifesto de Agosto. Em 1950, Getlio Vargas volta presidncia pelo voto direto e o pas v crescer o movimento de massas. Marighella toma parte ativa nas lutas em defesa do monoplio estatal do petrleo e contra o envio de soldados brasileiros Guerra da Coria. Nessa fase, visita a Unio Sovitica e a Repblica Popular da China, proclamada por Mao Ts-tung em outubro de 1949. No Brasil, os comunistas sofrem o impacto do XX Congresso do Partido Comunista da Unio Sovitica, em 1956, com a divulgao das denncias de Kruchev sobre os crimes de Stalin, morto trs anos antes.

Passeata em Niteri contra o envio de tropas brasileiras para a Coria. Abaixo: operrios comemoram o incio das operaes de um campo petrolfero na Bahia, 1955.

Represso em So Paulo durante a greve dos 300 mil, maro de 1953.

38

Nosso Partido possui um programa de salvao nacional. Somente nosso Partido pela luta revolucionria contra os grandes capitalistas e latifundirios. Somente nosso Partido pela entrega da terra gratuitamente aos camponeses. Os comunistas so os nicos que podem combater e liquidar a corrupo administrativa e as negociatas e rebaixar o custo de vida. Os comunistas lutam abnegadamente pela paz e pela independncia nacional. Lutamos por uma ampla frente democrtica de libertao nacional, expanso da aliana operrio-camponesa, via pela qual ser possvel conquistar o poder poltico, derrubando o atual governo.
Interveno no IV Congresso do PCB, novembro de 1954. Nele, o Partido define que a revoluo brasileira (...) uma revoluo democrticopopular, de cunho antiimperialista, e agrria e antifeudal.

39

Flagrantes raros do cotidiano de Marighella: acima, na festa de aniversrio de Regina e Jos Augusto, filhos de sua irm Teresa, Rio de Janeiro, 1959; direita, um registro do casamento de Soreh Trench e Ivens de Camargo, que teve como padrinhos Marighella e Clara Charf, So Paulo, 1962; abaixo, com Clara, sua companheira desde 1948, e a sobrinha Esther Grinspum, So Paulo, 1963.

NO V CONGRESSO, em 1960, o PCB abandonou as concepes insurrecionais, apontando para a necessidade da organizao de uma frente nica nacionalista e democrtica. Considerava vivel um caminho pacfico para a revoluo brasileira, ainda que esta possibilidade no dependesse exclusivamente das foras sociais progressistas. Ao mesmo tempo, identificou nos camponeses os aliados fundamentais da classe operria.

Em clima de semilegalidade, os comunistas realizam o V Congresso do PCB no auditrio da Associao Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Marighella aparece direita de Prestes.

40

41

OS ANOS 50 assinalam o crescimento das lutas no campo, com destaque para o movimento dos posseiros de Porecatu, no Paran, e de Trombas do Formoso, em Gois. Cada vez mais, Marighella voltaria suas reflexes para o problema agrrio, redigindo em 1958 o ensaio Alguns aspectos da renda da terra no Brasil. direita, manifestao das Ligas Camponesas na Paraba, maro de 1964.

A vitria da Revoluo Cubana, em janeiro de 1959, representando a possibilidade da derrota do imperialismo no continente, entusiasmou a esquerda brasileira e latino-americana. Abaixo, Carlos Marighella discursa no Congresso de Solidariedade a Cuba, realizado em Niteri em maro de 1963.

42

O PERODO 1960-1964 marcou o ponto mais alto das lutas dos trabalhadores brasileiros at ento. Em 13 de maro, no Rio de Janeiro, o presidente Joo Goulart participa de uma grande manifestao em defesa das Reformas de Base, conhecida como Comcio da Central (foto abaixo). Com uma conspirao civil-militar em curso, promovida pelas elites brasileiras e apoiada pelos Estados Unidos, o governo constitucional de Goulart estava com os dias contados. Em 1o de abril de 1964, seria deposto e o pas mergulharia numa ditadura por 20 anos.

43

1964

44

45

- Teje todo mundo preso!

Claudius, Hay Gobierno, 1964

A priso
NO DIA 9 DE MAIO de 1964, pouco mais de um ms depois do golpe, Marighella preso no interior de um cinema, no Rio de Janeiro (fotos superiores). Sem ordem formal, os policiais invadiram a sala de projeo e o balearam queima-roupa. A arbitrariedade do ato que resultou na deteno de Marighella por trs meses narrada no livro Por que resisti priso, uma contundente denncia da violncia do novo regime.
Na seqncia abaixo, sua transferncia do Hospital Souza Aguiar para a penitenciria Lemos de Brito.

Libertado, Marighella percorre as redaes dos jornais cariocas, denunciando a violncia que sofreu.

46

A minha priso, no dia 9 de maio, no cinema Eskye-Tijuca, revestiu-se de sensacionalismo e suspense. Os agentes do DOPS dispararam um tiro contra meu peito para me matar. (...) O tiro foi desfechado queima-roupa, dentro do cinema. O pormenor importante: foi dentro do cinema. A casa de espetculos estava cheia de gente. Era uma tarde de sbado, e grande a afluncia de crianas. O filme era significativamente Rififi no safari. (...) Foi tudo numa frao de segundo. Um estampido dentro do cinema. Os gritos de horror. A fumaa do tiro. O cheiro de plvora queimada. O sangue quente rolando aos borbotes sobre a camisa, o palet. (...) Resisti a essa priso at o fim. No desmaiei com o tiro.(...) No rolei para o cho. Lutei todo o tempo com a bala embutida no corpo, e sangrando sempre e muito. (...) Dominaram-me por fim com uma pancada no crnio, que me ps a nocaute e desacordado.

47

Um outro caminho
Marighella na redao do Jornal do Brasil, aps denunciar a priso e o atentado de que foi vtima.

48

Carta Comisso Executiva do PCB

Comisso Executiva. Prezados camaradas: Escrevo-lhes para pedir demisso da atual Executiva. O contraste das nossas posies polticas e ideolgicas demasiado grande e existe entre ns uma situao insustentvel. Na vida de um combatente prefervel renunciar a um convvio formal a ter de ficar em choque com a prpria conscincia. Nada tenho a opor aos camaradas pessoalmente.(...) O centro de gravidade do trabalho executivo repousa em fazer reunies, redigir notas polticas e elaborar informes. No h, assim, ao planejada, a atividade no gira em torno da luta. Nos momentos excepcionais, o partido estar sem condutos para mover-se, no ouvir a voz do comando, como j aconteceu face renncia de Jnio e deposio de Goulart. (...) Nossas discordncias no so de agora. Vm de muito antes. Cresceram a partir dos acontecimentos subseqentes renncia de Jnio, quando nosso despreparo poltico e ideolgico ficou demonstrado. Em 1962, perante o coletivo do Partido, critiquei os mtodos no marxistas, os remanescentes do individualismo na direo e a falta de tomada de posio ideolgica face ao nosso despreparo. O golpe de abril vitorioso sem nenhuma resistncia mostrou mais uma vez que poltica, e sobretudo ideologicamente, estvamos mesmo despreparados. (...) A Executiva subordina a ttica do proletariado burguesia, abandona as posies de classe do proletariado. Com isso, perde a iniciativa, fica espera dos acontecimentos. (...) As iluses da Executiva perdoem-me os companheiros permanecem intactas. Da porque as vimos refletidas nas iluses de uma boa parte dos dirigentes e militantes que acreditavam nos lderes burgueses, como Juscelino, Jnio, Adhemar, Amauri Kruel, Justino Alves e outros, e tinham esperana na resistncia que prometiam fazer contra a ditadura. (...) A Executiva ainda pensa em infligir ditadura derrotas eleitorais capazes de debilit-la. E d

grande importncia ao MDB, apontado como capaz de permitir a aglutinao de amplas foras contra a ditadura. Ou ento apia a Frente Ampla, de Lacerda. No isto querer desfazer-se da ditadura suavemente, sem ofender os golpistas, unindo gregos e troianos? (...) A sada no Brasil a experincia atual est mostrando s pode ser a luta armada, o caminho revolucionrio, a preparao da insurreio armada do povo, com todas as conseqncias e implicaes que da resultam. (...) A questo mais importante, a fundamental, a questo do poder. Os revolucionrios no Brasil no se podem propor a outra coisa seno tomada do poder, juntamente com as massas. No h por que lutar, para que o poder seja entregue burguesia, para que seja constitudo um governo sob hegemonia da burguesia. (...) A luta pelas reformas de base no possvel pacificamente, a no ser atravs da tomada do poder por via revolucionria e conseqente modificao da estrutura militar que serve s classes dominantes. (...) Para mim doloroso escrever-lhes como o fao neste momento. Mas no seria do meu feitio deixar de lhes dizer, perante o coletivo partidrio e a opinio pblica, o que sinto realmente. No acredito que o individualismo ou a ao pessoal possam resolver todos esses problemas. As idias que desempenharo o papel decisivo. E somente elas encontraro eco. A causa revolucionria brasileira, a libertao do nosso povo do jugo dos Estados Unidos, o empenho pela unidade do Partido em torno das idias marxistas esto acima de qualquer acomodao, sobretudo quando o que mais se exige de ns, comunistas, revolucionrios, marxistas-leninistas, justamente a coragem de dizer e agir. Sem mais, com saudaes proletrias. Rio, 10 de dezembro de 1966.

49

O PAS DE UMA NOTA S


No pretendo nada, nem flores, louvores, triunfos. Nada de nada. Somente um protesto, uma brecha no muro, e fazer ecoar, com voz surda que seja, e sem outro valor, o que se esconde no peito, no fundo da alma de milhes de sufocados. Algo por onde possa filtrar o pensamento, a idia que puseram no crcere. A passagem subiu, o leite acabou, a criana morreu, a carne sumiu, o IPM prendeu, o DOPS torturou, o deputado cedeu, a linha-dura vetou, a censura proibiu, o governo entregou, o desemprego cresceu, a carestia aumentou, o Nordeste encolheu, o pas resvalou. Tudo d, tudo d, tudo d... E em todo o pas repercute o tom de uma nota s... de uma nota s...
50

Fotografia do passaporte falso com que Marighella viajou para Cuba. a sua ltima foto com vida conhecida.

Cartaz da reunio da Organizao Latino-Americana de Solidariedade, cujas diretrizes inspiravam-se nas idias de Che Guevara.

Entre 31 de julho e 10 de agosto de 1967, realizou-se em Havana, Cuba, a Conferncia da Organizao LatinoAmericana de Solidariedade OLAS. Marighella participa do encontro e declara a opo pela guerrilha, a seu ver, caminho fundamental mas no exclusivo da revoluo no continente.

51

Meia oito

52

A Revoluo no coisa abstrata. Ento continuamos lutando, sem desfalecer, indo devagar, at conseguirmos o que queremos. um jogo de pacincia, de deciso e de vontade. A persistncia a melhor qualidade do revolucionrio. (...) A guerra contra eles longa e prolongada e no se baseia em combates decisivos, mas na pacincia chinesa, na astcia, na sagacidade, na malcia e no reconhecimento de que somos fracos e eles fortes.
Quem samba fica, quem no samba vai embora (carta aos revolucionrios de So Paulo, dezembro de 1968).

A passeata dos Cem Mil, Rio de Janeiro, 25 de julho de 1968

53

A PARTIR DE 1966, articulam-se vrias organizaes clandestinas de combate ditadura militar formadas por dissidentes e ex-militantes do PCB. Entre elas, a Ao Libertadora Nacional (ALN), fundada por Carlos Marighella, o Movimento Revolucionrio 8 de Outubro (MR-8), o Partido Comunista Brasileiro Revolucionrio (PCBR) e a Vanguarda Popular Revolucionria (VPR).

Manifestantes dissolvem as comemoraes oficiais de 1o de maio de 1968 na praa da S, em So Paulo.

Jornal do Agrupamento Comunista de So Paulo, grupo dissidente do PCB que deu origem Ao Libertadora Nacional (ALN), organizao que ir desencadear aes armadas a partir de 1968.

Greves de trabalhadores em Osasco, So Paulo (foto acima) e Contagem, Minas Gerais, ao lado de grandes passeatas estudantis, marcaram as manifestaes de protesto contra a ditadura militar no ano de 1968.

54

Nossa vocao no Brasil a liberdade e no isso que a est. Para que haja a liberdade, preciso lutar. A luta pela liberdade no se pode fazer por meios suasrios, quando os monstros da ditadura militar esto armados at os dentes e empregam sem d nem contemplao a violncia contra o povo. Com os que me acompanham, verifiquei no existir outra sada seno a luta armada. Pertencemos Ao Libertadora Nacional e o que propomos derrubar pela violncia a ditadura militar, anular todos os seus atos desde 1964, formar um governo revolucionrio do povo; expulsar os norte-americanos, confiscar suas firmas e propriedades e as firmas e propriedades dos que com eles colaborarem; transformar a estrutura agrria do pas, expropriando e extinguindo o latifndio, dando terra ao campons, valorizando o homem do campo; transformar as condies de vida dos trabalhadores, assegurando salrios condignos, melhorando a situao das classes mdias; assegurar a liberdade em qualquer terreno, do campo poltico ao campo cultural ou religioso; retirar o Brasil da condio de satlite da poltica externa dos Estados Unidos, coloc-lo no plano mundial como nao independente, reatar relaes com Cuba e todos os demais pases socialistas.
A partir das primeiras aes da guerrilha urbana no Brasil, deflagradas pela ALN, a represso construiu a imagem de Marighella como o Inimigo Pblico Nmero Um.

Carta a D. Helder Cmara, agosto de 1969

A resistncia armada ditadura, que teve em Marighella uma de suas mais importantes lideranas, rapidamente se espraiou por todo o pas. Jovens e velhos militantes abraavam com entusiasmo esse exemplo de rebeldia. Os revolucionrios brasileiros, naquele final de dcada, irmanavam-se ao esprito de rebelio que incendiava toda a Amrica Latina e alimentava as lutas de libertao anticolonial na Indochina e na frica.

Clara Charf

55

Gama e Silva ( esquerda), ministro da Justia, anuncia o Ato Institucional nmero 5 (AI-5) em 13 de dezembro de 1968, e o Jornal do Brasil (pgina e detalhe), por meio de metforas, denuncia a censura.

56

O AI-5 REPRESENTOU um endurecimento ainda maior da ditadura militar. Sob sua vigncia, instaurou-se no pas o terror, que teve o auge da violncia no perodo 1969-1976, com tortura, eliminao fsica e desaparecimento de militantes de organizaes de luta armada, do PCB e do PCdoB. A represso sistemtica aos movimentos democrticos foi generalizada, com censura imprensa e produo cultural.

SEQESTRO DO EMBAIXADOR NORTE-AMERICANO

Em 4 de setembro de 1969, numa ao conjunta do MR-8 e da ALN, seqestrado o embaixador norte-americano Charles Elbrick. Para libert-lo, os seqestradores exigem a soltura de presos polticos.

Em nome da Ao Libertadora Nacional envio esta saudao aos 15 patriotas resgatados em troca do embaixador norte-americano Charles Elbrick, seqestrado em setembro no Rio de Janeiro (...) Foi esta uma das maneiras que os revolucionrios brasileiros encontraram para libertar um punhado de patriotas que sofriam nas prises do pas os mais brutais castigos impostos pelos fascistas militares. outubro de 1969

Abaixo, 13 dos 15 presos polticos trocados pelo embaixador norteamericano: em p, da esquerda para a direita, Lus Travassos, Jos Dirceu, Jos Ibrahim, Onofre Pinto, Ricardo Villas-Boas, Maria Augusta Carneiro, Ricardo Zarattini e Rolando Frati; agachados, Joo Leonardo Rocha, Argonauta Pacheco, Vladimir Palmeira, Ivens Marchetti e Flvio Tavares. Na foto ao lado, Gregrio Bezerra e Mario Roberto Zanconato, que seriam tambm incorporados ao grupo. Abaixo, direita, o embaixador Elbrick, logo aps ser libertado.

57

Perseguio e morte
Manuscritos de Marighella

Ele foi perseguido como a caa mais cobiada e condenado morte cvica, eliminao da memria coletiva
Florestan Fernandes

Em Front, a ltima entrevista, que seria publicada na Frana depois do assassinato.

58

QUATRO DE NOVEMBRO de 1969, tera-feira. Como de outras vezes, Marighella marcara um ponto com os freis dominicanos Ivo e Fernando na altura do nmero 806 da Alameda Casa Branca. Passava um pouco das oito da noite e os frades, que haviam sido presos e torturados, estavam l, levados pela polcia. Naquele momento Marighella no poderia supor que ia cair numa emboscada. Sob o comando do delegado Srgio Fleury, 29 agentes fortemente armados haviam cercado o local e aguardavam sua chegada.

Para Marighella, tudo parecia normal enquanto caminhava lentamente em direo ao carro at estourar a fuzilaria. O primeiro tiro que o atingiu atravessou as suas ndegas; o segundo, acertou-lhe a virilha; o terceiro, feriu de raspo o seu rosto. Cado no meio da rua, imobilizado pelos ferimentos, foi cercado e executado queima-roupa com um quarto tiro. Em um reflexo defensivo, elevou a mo e teve um dos dedos estraalhado pela bala que lhe perfurou o pulmo e a aorta, provocando-lhe hemorragia interna e morte instantnea.

O ESTADO

RECONHECE O CRIME

Dos filhos deste solo, de Nilmrio Miranda e Carlos Tibrcio

59

Em 11 de setembro de 1996, por 5 votos a 2, a Comisso Especial dos Mortos e Desaparecidos do Ministrio da Justia condenou a ditadura militar pela morte covarde de Carlos Marighella. Concluiu que ele foi assassinado por um tiro a curta distncia, depois de imobilizado por trs disparos no fatais. Alm disso, a polcia tinha controle absoluto sobre a rea onde foi morto, caracterizando-a como uma dependncia do Estado, o qual deve zelar por quem se encontra sob sua responsabilidade.

O gesto que fica

Aps a autpsia realizada em sigilo, o corpo de Carlos Marighella foi levado para o cemitrio de Vila Formosa, na capital paulista, escoltado por duas viaturas do DOPS. Alm dos 15 agentes armados de metralhadoras, impedindo que algum se aproximasse do local, somente os coveiros (foto acima) que realizaram o sepultamento puderam presenci-lo.

Inaugurada em 1973 no municpio de Sandino, provncia de Pinar del Rio, Cuba, a Escola Carlos Marighella funciona como instituto pr-universitrio. Desenvolvendo atividades didticas e trabalho agrcola, autosuficiente e fornece alimentao balanceada para estudantes e funcionrios.

60

Ato no Instituto dos Arquitetos do Brasil: em primeiro plano, Clara Charf e Carlos Augusto, filho de Marighella. Ao fundo, esquerda, Luiz Carlos Prestes, entre outros. So Paulo, 1979. Dez anos depois do assassinato, o traslado para o cemitrio das Quintas, em Salvador, e o sepultamento no tmulo projetado por Oscar Niemeyer. Ato em homenagem a Marighella realizado na seo paulista da Associao Brasileira de Imprensa, em dezembro de 1981. A partir da esquerda, Lus Eduardo Greenhalgh, Ricardo Carvalho, Carlos Augusto Marighella, Euzbio Rocha, Clara Charf, Florestan Fernandes (orador), Aldo Lins e Silva, Antonio Candido e Llia Abramo.

Atravessaste a interminvel noite da mentira e do medo, da desrazo e da infmia, e desembarcas na aurora da Bahia, trazido por mos de amor e de amizade. Aqui ests e todos te reconhecem como foste e sers para sempre: incorruptvel brasileiro, um moo baiano de riso jovial e corao ardente. (...) Tua luta foi contra a fome e a misria, sonhavas com a fartura e a alegria, amavas a vida, o ser humano, a liberdade.
Jorge Amado, 1979

61

ROND DA LIBERDADE
preciso no ter medo, preciso ter a coragem de dizer. H os que tm vocao para escravo, mas h os escravos que se revoltam contra a escravido. No ficar de joelhos, que no racional renunciar a ser livre. Mesmo os escravos por vocao devem ser obrigados a ser livres, quando as algemas forem quebradas. preciso no ter medo, preciso ter a coragem de dizer. O homem deve ser livre... O amor que no se detm ante nenhum obstculo, e pode mesmo existir quando no se livre. E no entanto ele em si mesmo a expresso mais elevada do que houver de mais livre em todas as gamas do humano sentimento. preciso no ter medo, preciso ter a coragem de dizer.

62

CRONOLOGIA Carlos Marighella 5/12/1911 Nasce em Salvador, Bahia, filho de Augusto Marighella, imigrante italiano e de Maria Rita Marighella, descendente de escravos africanos. 1931 Matricula-se na Escola Politcnica de Salvador. 1932 preso nas manifestaes dos estudantes baianos em apoio ao movimento constitucionalista. 1933 Ingressa no PCB via Juventude Comunista. 1936 Milita no Rio de Janeiro, trabalhando na reorganizao do PCB aps a represso desencadeada com o levante de 1935. 1/5/1936 Preso no Rio de Janeiro e barbaramente torturado. 15/7/1937 Libertado pela Macedada, ato de Macedo Soares, ministro da Justia, que soltou os presos polticos sem condenao. 1938 Incumbido de reorganizar o PCB em So Paulo, em conseqncia da luta interna na direo do partido. Maio/1939 Preso em So Paulo, condenado pelo Tribunal de Segurana Nacional. Permanece quase seis anos em Fernando de Noronha e na Ilha Grande (RJ). 18/4/1945 libertado pela anistia concedida por Vargas. Integra o Comit Nacional do PCB. 2/12/1945 Eleito deputado federal constituinte pela Bahia. 1947 Dirige a revista Problemas, rgo do PCB. Janeiro/1948 Com a cassao dos mandatos dos deputados comunistas, volta clandestinidade. 1952/1953 Visita a Repblica Popular da China e a Unio Sovitica. Maro/1953 Participa da preparao da greve do 300 mil em So Paulo. 1958 Publica Alguns aspectos da renda da terra no Brasil. 9/5/1964 Recebe voz de priso no cinema Eskye, no Rio de Janeiro. Resiste, mas baleado e preso. 1965 Publica o livro Por que resisti priso. 1966 Escreve o ensaio A crise brasileira. 10/12/1966 Demite-se da Comisso Executiva do PCB. Maio/1967 Por grande maioria eleito secretrio poltico do Comit Estadual de So Paulo do PCB. Junho/1967 Escreve Crtica s teses do Comit Central. Sem informar a direo do PCB, cuja autoridade no reconhece mais, vai a Cuba participar da Conferncia da Organizao Latino-Americana de Solidariedade (OLAS). Setembro/1967 expulso do PCB. Outubro/1967 Em Havana, escreve o artigo Algumas questes sobre as guerrilhas no Brasil. Dezembro/1967 Regressa ao Brasil. Fevereiro/1968 Pronunciamento do Agrupamento Comunista de So Paulo, plo aglutinador de ex-membros do PCB discordantes da linha pacfica do partido. 1968 Inicia uma srie de viagens pelo Brasil com o objetivo de transformar o Agrupamento paulista numa organizao nacional, a ALN (Ao Libertadora Nacional). Dezembro/1968 Escreve o Chamamento ao povo brasileiro, defendendo-se das calnias lanadas pela represso. Junho/1969 Escreve o Minimanual do guerrilheiro urbano. 15/8/1969 Comando da ALN invade os transmissores da Rdio Nacional em Piraporinha (SP) e coloca no ar um manifesto de sua autoria. 4/9/69 Comando da ALN e do MR-8 seqestra o embaixador norte-americano Charles Elbrick no Rio de Janeiro. Outubro/1969 Paralelamente s aes urbanas, dedica-se organizao da guerrilha rural. 4/11/1969 Assassinado em So Paulo, na Alameda Casa Branca, por equipe do DOPS paulista chefiada pelo delegado Srgio Fleury. 11/9/1996 Por 5 votos a 2, a Comisso Especial de Mortos e Desaparecidos do Ministrio da Justia reconhece a responsabilidade do Estado pelo assassinato de Marighella.

63

BIBLIOGRAFIA AARO Reis, Daniel et alli. Verses e fices, o seqestro da histria. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 1997 ABRAMO, Llia. Vida e arte. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 1997 ABRAMO, Flvio et alli. Rememria, entrevistas sobre o Brasil do sculo XX. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 1996 ARAJO, Maria do Amparo Almeida et alli. Dossi dos mortos e desaparecidos polticos a partir de 1964. Recife, Companhia Editora de Pernambuco, 1995. BETTO, Frei. Batismo de sangue. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1982. BRENER, Jayme. Jornal do sculo XX. So Paulo, Moderna, 1998. CAMARGOS, Marcia. Carlos Marighella e o projeto de revoluo latino-americana. In: CATANI, Afrnio Mendes (coord.). Amrica Latina e Caribe e os desafios da nova ordem mundial. So Paulo, Prolam/USP, 1996. CHE GUEVARA, Ernesto. Obras: 1957/1967. Cuba, Casa de las Amricas, 1977. CLAUDIUS, JAGUAR e FORTUNA. Hay gobierno? Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1964. FERNANDES, Florestan. Da guerrilha ao socialismo: a revoluo cubana. So Paulo, T. A. Queiroz,1979. ________. A contestao necessria: retratos intelectuais de inconformistas e revolucionrios . So Paulo, tica, 1995. FON, Antnio Carlos. Tortura: a histria da represso poltica no Brasil. So Paulo, Global Editora, 1979. GALEANO, Eduardo. Las venas abiertas de Amrica Latina. Crdoba, Siglo XXI, 1974. GORENDER, Jacob. Combate nas trevas: a esquerda brasileira, das iluses perdidas luta armada. So Paulo, tica, 5a edio, 1998. HUGGINS, Martha. Polcia e poltica: relaes Estados Unidos/Amrica Latina. So Paulo, Cortez, 1998. JOS, Emiliano. Carlos Marighella: o inimigo nmero um da ditadura militar. So Paulo, Sol & Chuva, 1997. KAROL, K. S. Guerrillas in power: the course of the Cuban revolution. New York, Hill & Wang, 1970. LWY, Michael (org.). O marxismo na Amrica Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo, 1999. MARIGHELLA, Carlos. Escritos de Carlos Marighella. So Paulo, Editorial Livramento, 1979. ________. For the liberation of Brazil. Middlessex, Penguin Books, 1971. ________. Manual do guerrilheiro urbano e outros textos. Portugal, Assrio & Alvim, 1974. ________. Porque resisti priso. So Paulo, Brasiliense, 1994. ________. Rond da liberdade: poemas. So Paulo, Brasiliense, 1994. ________. Teora y accin revolucionarias. Mexico, Editorial Diogenes, 1978. MIRANDA, Milton (coord. e seleo). O Brasil de Carlos Marighella: na senda de Guevara. Porto, Latitude, s.d. MIRANDA, Nilmrio e TIBRCIO, Carlos. Dos filhos deste solo mortos e desaparecidos polticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado. So Paulo, Editora Fundao Perseu Abramo/Boitempo, 1999. Nosso Sculo. So Paulo, Abril Cultural, 1980, 4 v. NVOA, Jorge e NOVA, Cristiane (orgs.). Carlos Marighella: o homem por trs do mito. So Paulo, Unesp, 1999. OLAS: premire confrence de lorganization latino-amricaine de solidarit. Paris, Franois Maspero, 1967. PAZ, Carlos Eugnio. Viagem luta armada: memrias romanceadas. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1966. RIBEIRO, Darcy. Aos trancos e barrancos: como o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro, Guanabara, 1985. SACCHETTA, Vladimir et alii. PCB 1922/1982: Memria fotogrfica. So Paulo, Brasiliense, 1982. SADER, Emir (org.). Fidel Castro. So Paulo, tica, 1986. ________. A Revoluo Cubana. So Paulo, Moderna, 1985. SEGATTO, Jos Antonio. Reforma e revoluo: as vicissitudes polticas do PCB - 1954/1964. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1995. SPINDEL, Arnaldo. O Partido Comunista na gnese do populismo. So Paulo, Smbolo, 1980.

CRDITOS DE FOTOGRAFIAS As fotografias publicadas neste livro so fruto de pesquisa desenvolvida com a colaborao da famlia e dos companheiros e amigos de Carlos Marighella. Com exceo das imagens publicadas nas pginas 40/41 (Agncia O Globo), 46 canto inferior, esquerda e 48 (Agncia JB/Brs Bezerra), 52/53 (Agncia JB/Alberto Ferreira) e 61, superior e inferior (N Imagens/Nair Benedicto), todas as demais pertencem ao Acervo Iconographia, Arquivo Nacional e Arquivos do Estado de So Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Os autores agradecem a todos aqueles que tornaram esta edio possvel. Em 1999, na passagem do 30o aniversrio da morte de Carlos Marighella foram realizados diversos eventos em sua memria, na cidade de So Paulo, com destaque para: Exposio fotobiogrfica Encontra-se Marighella, 30 anos depois, no Memorial da Amrica Latina (outubro/novembro), com curadoria de Vladimir Sacchetta e direo de arte de Elifas Andreato. Caminhada e encontro Flores para Carlos Marighella, em 4 de novembro, na alameda Casa Branca, no local onde ele foi assassinado. Espetculo musical Tributo a Carlos Marighella, em 8 de novembro, no Teatro Srgio Cardoso, com direo de Elifas Andreato.

64

Vous aimerez peut-être aussi