Vous êtes sur la page 1sur 22

Contos de Italo Calvino, retirados de A Memria do Mundo, Editorial Teorema.

QUEM SE CONTENTA Era uma vez um pas onde era tudo proibido. Ora como a nica coisa no proibida era o jogo do mata, os sbditos reuniam-se em certos campos que ficavam por detrs dos pas e a, jogando ao mata, passavam os dias. E como as proibies vieram umas de cada vez, sempre por motivos justificados, no havia ningum que achasse mal ou no soubesse adaptar-se. Passaram os anos. Um dia os notveis do pas viram que j no havia razo para que tudo fosse proibido e mandaram arautos avisar os sbditos de que podiam fazer o que queriam. Os arautos foram aos locais onde costumavam reunir-se os sbditos. - Saibam anunciaram que j nada proibido. Eles continuaram a jogar ao mata. - No perceberam insistiram os arautos. So livres de fazerem o que quiserem. - Muito bem responderam os sbditos. Ns jogamos ao mata. Os arautos bem se afadigaram a recordar-lhes todas as ocupaes boas e teis que haviam tido no passado e poderiam ter novamente de agora em diante. Mas eles no ligavam e continuavam a jogar, um lance a seguir ao outro, sem pararem sequer para ganhar flego. Vendo que as tentativas eram vs, os arautos foram diz-lo aos condestveis. - Resolve-se bem disseram os condestveis. Proibimos o jogo do mata. Foi ento que o povo fez a revoluo e os matou a todos. Depois, sem perder tempo, tornou a jogar ao mata.

Condestvel: 1. Militar antigo comandante do exrcito; 2. ttulo do infante que, nas grandes solenidades, acompanhava o rei e se colocava direita do trono real; 3. estribeiro-mor) Arauto: 1. HISTRIA (Idade Mdia) oficial que levava as declaraes de guerra ou de paz, ou anunciava as funes pblicas 2. pregoeiro 3. figurado mensageiro; correio 4. figurado defensor) Sbdito: que ou aquele que est dependente da vontade de outrem, vassalo.

CONSCINCIA Veio uma guerra e um tal Luigi perguntou se podia ir, como voluntrio. Todos lhe fizeram uma data de elogios. Luigi foi ao stio onde davam as espingardas, recebeu uma e disse: - Agora vou matar um tal Alberto. Perguntaram-lhe quem era esse Alberto. - Um inimigo respondeu, - um inimigo que tenho. Eles deram-lhe a entender que devia matar inimigos de uma dada qualidade, e no os que lhe apetecia. - Ento? disse Luigi. Tomam-me por ignorante? Esse tal Alberto mesmo dessa qualidade, e desse pas. Quando soube que estavam em guerra com eles, pensei: vou tambm, assim posso matar Alberto. Por isso que vim. Alberto conheo-o muito bem: um patife e por dinheiro fez-me passar um mau bocado perante uma mulher. So questes antigas. Se no acreditam, vou contar tudo tintim por tintim. Eles disseram que sim, que estava bem. - Ento fez Luigi expliquem-me onde est Alberto, assim eu vou l e combato-o. Eles disseram que no sabiam. - No importa disse Luigi, - vou perguntando. Mais tarde ou mais cedo hei-de encontr-lo. Eles disseram-lhe que no podia ser, que ele devia fazer a guerra onde o pusessem eles, e matar quem calhasse, e de Alberto ou no Alberto no sabiam nada. - Vo ver insistiu Luigi tenho mesmo de lhes contar. Porque ele mesmo um grande patife e vocs fazem muito bem em fazer guerra contra eles. Mas os outros no quiseram saber. Luigi no conseguia fazer-se compreender: - Desculpem, para vocs se eu mato um inimigo ou se mato outro o mesmo. Mas para mim desagrada-me matar algum que se calhar com Alberto no ter nada a ver. Os outros perderam a pacincia. Algum lhe explicou muitas razes e como era a guerra e que um tipo no podia ir procurar o inimigo que quisesse. Luigi encolheu os ombos. Sendo assim disse, - j no vou. - No vais j, vais agora! gritaram eles. - Frente-march, um-dois, um-dois! E mandaram-no a fazer a guerra. Luigi no estava satisfeito. Matava inimigos, assim, para ver se lhe calhava matar tambm Alberto ou algum parente seu. Davam-lhe uma medalha por cada inimigo que matava, mas ele no estava satisfeito. Se no mato Alberto pensava matei muita gente para nada. E sentia remorsos. Entretanto davam-lhe medalhas sobre medalhas, de todos os metais. Luigi pensava: - Mata hoje mata amanh, os inimigos diminuiro e h-de chegar tambm a vez daquele patife. Mas os inimigos renderam-se antes que Luigi encontrasse Alberto. Veiolhe o remorso de ter matado tanta gente para nada, e como se estava em paz, meteu todas as medalhas num saco e correu o pas dos inimigos a oferec-las aos filhos e s mulheres dos mortos. Andando assim, aconteceu que encontrou Alberto. - Muito bem disse ele, - mais vale tarde que nunca e matou-o. Foi ento que o prenderam; processaram-no por homicdio e enforcaramno. No processo fartou-se de repetir que o fizera para ficar em paz com a conscincia, mas ningum lhe deu ouvidos.

A OVELHA RANHOSA Havia uma terra onde eram todos ladres. noite todos os habitantes saam, com as gazuas e a lanter- na cega, e iam arrombar a casa de um vizinho. Tornavam a casa de madrugada, carregados, e davam com a casa assaltada. E assim todos viviam em concrdia e sem dano, porque um roubava o outro, e este um outro ainda e assim por diante, at que se chegava a um ltimo que roubava o primeiro. O comrcio naquela terra s se praticava sob a forma de vigarice tanto por parte de quem vendia como por parte de quem comprava. O governo era um bando de criminosos agindo contra os sbditos, e os sbditos por sua vez s se preocupavam em defraudar o governo. Assim a vida prosseguia sem tropees, e no havia ricos nem pobres. Ora, no se sabe como, aconteceu que na terra se veio instalar um homem honesto. noite, em vez de sair com o saco e a lanterna, ficava em casa a fumar e a ler romances. Vinham os ladres, viam a luz acesa e no entravam. Este facto durou pouco tempo: depois tiveram de fazer-lhe compreender que se ele queria viver sem fazer nada, isso no era razo para no deixar fazer aos outros. Cada noite que ele passava em casa, era uma famlia que no comia no dia seguinte. A razes destas o homem honesto no podia opor-se. Comeou tambm a sair noite, mas no ia roubar. No havia nada a fazer: era mesmo honesto. Ia at ponte e ficava a ver a gua a passar por baixo. Tornava a casa, e encontrava-a roubada. Em menos de uma semana o homem honesto viu-se sem tosto, sem comer, e com a casa vazia. Mas at aqui nada de mal, porque era culpa dele; o problema que deste seu modo de vida nascia toda uma trapalhada. Porque ele deixava roubar tudo e entretanto no roubava nada a ningum; assim, havia sempre algum que ao chegar a casa de madrugada a encontrava intacta: a casa que ele deveria ter roubado. O facto que ao fim de uns tempos os que no eram roubados ficaram mais ricos que os outros e j no queriam ir roubar. E por outro lado, os que vinham roubar a casa do homem honesto davam com ela sempre vazia; e assim iam ficando pobres. Ora os ricos viram que, indo noite ponte, ao fim de uns tempos ficariam pobres. E pensaram: - Vamos pagar aos pobres para que vo roubar por nossa conta. Fizeram-se os contratos, estabeleceram-se os salrios e as percentagens: naturalmente continuavam sempre a ser ladres, e tentavam enganar-se uns aos outros. Mas como sempre sucede, os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Havia ricos to ricos que j no precisavam de roubar e de mandar roubar para continuarem a ser ricos. Mas se deixassem de roubar ficariam pobres porque os pobres os roubavam. Ento pagaram aos mais pobres dos pobres para que defendessem as suas coisas dos outros pobres, e assim instituram a polcia, e construram as prises. Deste modo, logo poucos anos aps o acontecimento do homem honesto, j no se falava de roubar nem de ser roubado mas s de ricos ou de pobres; no entanto continuavam a ser todos ladres. Honesto s houve esse tal, que morreu de repente, de fome.
Gazuas: 1. ferro de abrir fechaduras 2. chave falsa

O REGIMENTO PERDIDO Um regimento de um poderoso exrcito devia desfilar pelas ruas de uma cidade. Logo aos primeiros alvores da madrugada as tropas alinharam no quartel em formao de parada. O sol j subia alto no cu e as sombras encurtavam-se ao p das franzinas rvores da parada. Sob os elmos pintados de fresco, os soldados e os oficiais destilavam suor. O coronel, do alto do seu cavalo branco, fez um sinal: rufaram tambores, toda a fanfarra comeou a tocar e o porto do quartel lentamente rodou nos gonzos. L fora abriu-se a vista da cidade, sob um cu celeste atravessado por moles nuvens, a cidade de chamins a verter bigodes de fumo, de terraos com as cordas cheias de molas de roupa, de reflexos dos raios de sol a bater nos espelhos das cmodas, de cortinas-mosquiteiros a prenderem-se nos brincos da madame de cesto no brao, um carrinho de gelados com guarda-sol e a caixa de vidro dos cones, e a rasar o cho um papagaio de papel vermelho todo encaracolado que corria arrastado pelas crianas por um longo cordel e pouco a pouco se elevava nos ares e se endireitava contra as moles nuvens do cu. O regimento comeou a avanar ao ritmo dos tambores, com um grande bater de taces na calada e o chiar das rodas das peas de artilharia; contudo, ao ver frente aquela cidade tranquila, cordial, ocupada com a sua vida, cada um dos militares se sentiu como que indiscreto, importuno, e a parada saltou aos olhos de todos como coisa deslocada, fora de tom, uma coisa que se podia mesmo passar bem sem ela. Um tambor, um tal Pr Gio Batta, fingiu continuar a sua funo comeada mas mal tocou a pele do tambor. Saiu um baixinho tiquetaque, mas no s dele: geral; porque no mesmo instante todos os outros tambores fizeram como Pr. Os clarins, a seguir, fizeram s um solfejo de suspiros, porque ningum soprava com flego. Os soldados e os oficiais, lanando sua volta olhares de mal-estar, pararam com uma perna no ar e depois foram-na baixando devagarinho, e retomaram a marcha em pontas dos ps. Assim a compridssima coluna, sem que fosse dada nenhuma ordem, avanava nas pontas dos ps com movimentos lentos e encolhidos, e um abafado frufru de passos. Os encarregados das peas de artilharia, vendo junto de si aqueles canhes to deslocados, foram assaltados de repente por um sentimento de pudor: alguns quiseram ostentar indiferena, caminhar sem nunca olhar para o lado das peas, como se estivessem a passar por ali por mero acaso; outros mantinham-se o mais encostados s peas que podiam, como que para escond-las, poupando gente aquela viso to desagradvel e inurbana, ou punham-lhes por cima cobertores e mantas, de modo a faz-las passar despercebidas ou pelo menos a no chamarem a ateno; outros ainda tinham em relao aos canhes um comportamento de afectuoso escrnio, davam palmadas no cano, na culatra, e apontavam-nos uns aos outros com meio sorriso: tudo para demonstrar que a sua inteno no era a de se servirem deles com fins mortferos, mas s lev-los rua como grotescos aparelhos, grandes e esquisitos. Aquele confuso sentimento atingiu tambm a alma do coronel, Clelio Leontuomini, que instintivamente baixou a cabea altura da do cavalo. O cavalo, por seu lado, comeou a mover as patas cheio de pausas, com a cautela dos animais de tiro. Mas bastou um momento de reflexo para que o coronel e o cavalo retomassem o seu andamento marcial. Leontuomini, dando-se rapidamente conta da situao, lanou uma ordem seca: - Passo de parada!

Os tambores rufaram, depois comearam a dar pancadas cadenciadas. O regimento recomps-se velozmente e agora avanava pisando o terreno com agressiva segurana. - Pronto disse para consigo o coronel mirando pelo canto do olho a sua tropa, - mesmo um verdadeiro regimento em marcha. No passeio um ou outro transeunte ainda se deteve a fazer alas parada, e olhou com ar de quem queria interessar-se e se calhar at comprazer-se com tanto gasto de energias, mas sente dentro de si algo que no percebe muito bem, um vago sentimento de alarme, e de qualquer modo tem demasiadas coisas srias na cabea para se pr a pensar em sabres e canhes. Sentindo-se olhados, as tropas e os oficiais foram novamente assaltados por aquela leve e inexplicvel perturbao. Continuaram a marchar impvidos em passo de parada, mas no conseguiam livrar o corao da dvida de que estariam a fazer mal queles bons cidados. O soldado Marangon Remigio, para no se distrair com a presena deles, mantinha sempre os olhos baixos: quando se marcha em coluna as nicas preocupaes so o alinhamento e o passo; quanto a tudo o resto, o comandante que trata. Mas como o soldado Marangon faziam mais cento e tal soldados: alis, podese dizer que todos eles, oficiais, alferes, coronel, marchavam todos sem nunca levantar os olhos do cho, seguindo confiantes a coluna. Assim viu-se o regimento, em passo de parada, fanfarra cabea, virar para um lado da rua, sair do terreno asfaltado, meter por uma alameda do jardim pblico e avanar decidido pisando rannculos e lilases. Os jardineiros andavam a regar o jardim e o que vem? Um regimento que avana de olhos fechados sobre eles, batendo os taces sobre a relva. Aqueles desgraados j no sabiam como segurar as mangueiras, para no dirigirem os jactos de gua contra os militares. Acabaram por p-las na vertical, mas os jactos com um longo repuxo caam em direces insuspeitadas; um regou da cabea aos ps o coronel Clelio Leontuomini que avanava todo empertigado tambm de olhos fechados. O coronel com o duche estremeceu e lanou um grito: - Aluvio! Aluvio! Mobilizar para os socorros! Depois recuperou logo e retomou o comando do regimento para o fazer sair do jardim pblico. Mas ficara um tanto decepcionado. Aquele grito Aluvio! Aluvio! trara uma sua secreta e quase inconsciente esperana: que de repente sucedesse um cataclismo natural, sem vtimas mas perigoso, e desfizesse a parada, e desse modo ao regimento de se prodigalizar em obras teis populao: construo de pontes, salvamentos. S assim ficaria bem com a sua conscincia. Sado do jardim pblico, o regimento encontrou-se noutra zona da cidade, no a de largas avenidas onde estava estabelecido que desfilasse, mas um bairro de ruas mais pequenas, estreitas e tortuosas. O coronel decidiu que atalharia por estas ruelas para alcanar a praa sem mais perdas de tempo. Uma inslita animao reinava naquele bairro. Os electricistas punham as lmpadas com longas escadas e levantavam e baixavam os fios do telefone. Os engenheiros da construo civil mediam as ruas com as palas e fitas mtricas enrolveis. Os operrios do gs, armados de picaretas, abriam grandes buracos no pavimento das ruas. Os alunos das escolas davam passeios em fila. Os pedreiros passavam os tijolos uns aos outros pelo ar gritando: Hop! Hop!. Os ciclistas, emitindo longos assobios, transportavam escadas s costas. E a todas as janelas das casas as empregadas torcendo trapos molhados para dentro de grandes baldes, lavavam vidros muito direitas nos parapeitos.

Assim o regimento teve de continuar o desfile por aquelas ruas tortuosas abrindo caminho pelo meio do emaranhado de fios do telefone, fitas mtricas, escadas de mo, buracos no cho, turmas de raparigas peitudas, e apanhando no ar tijolos, Hop! Hop!, evitando trapos molhados e baldes que as empregadas emocionadas deixavam cair do quarto andar. O coronel Clelio Leontuomini teve de admitir que se perdera no caminho, Inclinou-se do cavalo para um transeunte e perguntou: - Desculpe, sabe o caminho mais curto para a praa principal? O transeunte, um homenzinho de culos, ficou um pouco a pensar: - uma volta complicada; mas se quiserem eu levo-os por dentro de um ptio para a outra rua, e poupam pelo menos um quarto de hora. - Poder passar o regimento todo por esse ptio? perguntou o coronel. O homenzinho avaliou a tropa com um olhar e fez um gesto incerto: - Bem! Pode-se experimentar e caminhou frente direito a um porto. Assomando aos varandins ferrugentos dos patamares, todas as famlias daquele prdio se debruaram a ver no ptio o regimento que tentava entrar com cavalos e artilharias. - Onde o outro porto por onde se sai? perguntou o coronel ao homenzinho. - Porto? perguntou o homenzinho Se calhar no me expliquei bem. Tem de se subir at ao ltimo andar, e da passa-se para a escada de servio de um prdio vizinho, cujo porto d precisamente para a outra rua. O coronel queria continuar a cavalo tambm por aquelas escadas estreitas, mas ao cabo de dois andares decidiu deixar o cavalo amarrado ao corrimo e continuar a p. Tambm quanto aos canhes, decidiram deix-los no ptio, e um sapateiro comprometeu-se a t-los debaixo de olho. Os soldados subiam em fila indiana e em cada patamar abria-se alguma porta e uma criana gritava: - Me! Anda ver. Os soldados a passar! Est a desfilar o regimento! No quinto andar, para passar daquela escada a uma outra secundria que levava aos stos, tiveram de fazer um pedao de patamar. Todas as janelas davam para algum desolado quarto com muitas enxergas, onde viviam famlias cheias de filhos. - Entrem, entrem diziam os pais e as mes aos militares. Descansem um pouco, devem estar cansados! Passem por aqui que o caminho mais curto! Mas a espingarda deixem-na l fora; por causa das crianas, percebem Assim o regimento desfalcava-se pelos andares e corredores. E naquela confuso, o homenzinho que sabia o caminho ningum mais lhe ps a vista em cima. Veio a noite e ainda as companhias e os pelotes continuavam a correr escadas e patamares. No alto do telhado, empoleirado no cimcio, estava o coronel Leontuomini. Via abrir-se por baixo de si a cidade espaosa e lmpida, com o tabuleiro de xadrez que constituam as ruas e a grande praa vazia. Com ele, agachado em cima das telhas, estavam uma patrulha de soldados, armados de bandeirinhas coloridas, pistolas de raios, e lanternas pisca-pisca. - Transmitam dizia o coronel. Depressa, transmitam: Zona impraticvel Impossibilitados avanar Aguardamos ordens
Rannculos: 1. BOTNICA planta herbcea (ou as suas flores) da famlia das Ranunculceas, com flores de variadas cores, cultivada, em Portugal, nos jardins 2. BOTNICA flor dessa planta (Do lat. *ranunclu-, de ranucla-, pequena r)

Aluvio: 1. GEOLOGIA depsito de materiais provenientes da destruio das rochas e transportados pelas guas correntes para determinado lugar, originando por vezes jazigos de valiosos minrios (jazigos sedimentares) 2. materiais transportados dessa forma 3. inundao 4. grande quantidade Enxergas: 1. colcho grosseiro de palha 2. cama pobre Cimcio: ARQUITECTURA moldura que remata a cornija (Do gr. kymtion, id. pelo lat. cymatu-, cimalha)

AMOR LONGE DE CASA s vezes um comboio vai pela beira ferrada do mar e nesse comboio vou eu de partida. Porque eu no quero ficar na minha terra cheia de sono e de hortas, a decifrar as matrculas dos carros forasteiros como o rapaz montanhs sentado na balaustrada da ponte. Eu c vou-me embora, adeus terra! No mundo, alm da minha terra h outras cidades, umas beira-mar, outras no se sabe porqu perdidas no fundo das plancies, beira dos comboios que chegam no se sabe como, aps voltas e mais voltas arquejantes por campos e campos. De vez em quando saio do comboio numa destas cidades e tenho sempre um ar de viajante maarico, com os bolsos cheios de jornais e os olhos irritados por ciscos. noite apago a luz dentro da cama nova e fico a ouvir os elctricos, depois penso no meu quarto da minha terra, remotssimo na noite, parece impossvel que no mesmo momento existam dois lugares to afastados. E, no sei bem onde, adormeo. De manh, l fora pela janela h tudo para descobrir, se Gnova ruas que sobem e descem e casas para baixo e para cima e o correr do vento de uma para outra, se Turim ruas direitas sem fim, a emergir do parapeito das varandas, com uma dupla fila de rvores que se esfuma l ao fundo nos cus brancos, se Milo casas que viram as costas umas s outras no parques de nevoeiro. Deve haver outras cidades e outras coisas para descobrir: um dia irei l ver. O quarto porm sempre o mesmo em todas as cidades, parece que o mandam de cidade em cidade as madames assim que sabem que vou chegar. At os meus apetrechos da barba sobre o mrmore da cmoda parece que os encontrei assim ao chegar, no que os tenha posto eu, com aquele seu ar inevitvel e to pouco meu. Posso habitar anos um quarto e depois mais anos noutros quartos absolutamente iguais, sem conseguir senti-lo como meu, dar lhe a minha marca. que a mala est sempre pronta para tornar a partir, e nenhuma cidade de Itlia a boa, e em nenhuma se encontrar trabalho, e em nenhuma cidade o encontrar trabalho satisfaz porque h sempre outra cidade melhor aonde se espera ir trabalhar um dia. Assim as coisas esto sempre nas gavetas como as tirei um dia da mala, prontas para voltar l para dentro. Passam os dias e as semanas e ao quarto comea a vir uma rapariga. Posso dizer que sempre a mesma rapariga porque em princpio uma rapariga o mesmo que outra, uma pessoa estranha, com quem se comunica atravs de uma formulrio obrigatrio. Tem de se passar algum tempo e fazer muitas coisas com esta rapariga, para chegarmos os dois a compreender a explicao; e ento comea a poca das enormes descobertas, a verdadeira e talvez nica poca entusiasmante do amor. Depois passando ainda mais tempo e fazendo mais outras muitas coisas com esta rapariga, verificamos que tambm as outras eram assim, que eu tambm sou assim, que todos somos assim, e cada gesto seu aborrece por ser como que repetido por milhares de espelhos. Adeus, rapariga. A primeira vez que vem ter comigo uma rapariga, digamos Mariamirella, eu toda a tarde fao pouco: continuo a ler um livro e depois verifico que passei vinte pginas olhando as letras como se fossem figuras; escrevo e afinal fao desenhos no branco da folha e todos os desenhos juntos tornam-se o desenho de um elefante, ao elefante fao os sombreados e no fim torna-se um mamute. Ento enraiveo-me com este mamute e rasgo-o; possvel, todas as vezes to infantil, um mamute? Rasgo o mamute, toca a campainha: Mariamirella. Tenho de correr a abrir a porta antes que a madama assome grade da retrete a gritar; Mariamirella fugiria assustada.

A madama morrer um dia estrangulada pelos ladres: est escrito, nada a fazer. Ela julga evit-lo no indo abrir a porta quando tocam, e perguntando: - Quem qchama? da grade da retrete, mas uma precauo intil, os tipgrafos j compuseram o ttulo A sublocatria Adelaide Braghetii estrangulada por desconhecidos e s esperam pela confirmao para paginar. Mariamirella est ali mdia luz, com um chapelinho marinheiro de pompom e a boca em corao. Abro a porta e ela j preparou toda uma conversa a fazer assim que entra, uma conversa qualquer, porque tem de discorrer muito enquanto a conduzo atravs do corredor escuro at ao meu quarto. Deveria ser uma conversa longa, para no ficar no meio do meu quarto sem saber o que dizer. O quarto no tem apoios, desesperado na sua desolao: o espaldar de ferro da cama, os ttulos de livros desconhecidos na pequena prateleira. - Vem ver da janela, Mariamirella. A janela uma janelo com a balaustrada de peito sem varanda, no alto de dois degraus e parece que nos fartamos de subir. L fora, o mar avermelhado das telhas. Olhamos os telhados a perder de vista nossa volta, as toscas chamins que a certa altura explodem em baforadas de fumo, os absurdos peitoris em cornijas onde ningum se pode debruar, os muros dos recintos vazios, no alto das casas em runas. r antigo humano. - Diz l. Tirei-lhe o chapelinho marinheiro e fi-lo voar para cima da cama. - No. Tenho de me ir embora. Pus-lhe uma mo no ombro, uma mo quase inchada que no sinto como minha, como se nos tocssemos atravs de uma cama de gua. - J viste muito? - Bastante. - Desce. Descemos e fecha-se a janela. Estamos debaixo de gua, andamos s cegas com sensaes informes. Pelo quarto paira o mamute, terro Pe-no na cabea, eu tiro-lho e lano-o ao ar, agora corremos atrs um do outro, brincamos de dentes cerrados, o amor, eis o amor um pelo outro, um desejo de arranhes e dentadas um pelo outro, de murros at, nas costas, e depois um beijo cansadssimo: o amor. Agora fumamos sentados frente a frente: os cigarros so enormes entre os nossos dedos, como objectos mantidos debaixo de gua, grandes ncoras afundadas. Porque no somos felizes? - O que tens? fez Mariamirella. - O mamute digo eu. - O que ? faz ela. - Um smbolo respondo. - De qu? diz ela. - No se sabe de qu digo eu. Um smbolo. - Vs digo eu, - uma noite estive sentado beira de um rio com uma rapariga. - Como se chamava? - O rio chamava-se Po, e a rapariga Enria. Porqu? - Por nada: gosto de saber com quem andaste antes. - Bem, estvamos sentados na margem cheia de ervas do rio. Era Outono, de noite, as margens j estavam escuras e sobre o rio descia a sombra de dois homens em p a remar. Na cidade comeavam as luzes e ns sentvamo-nos na margem de l do

rio, e em ns havia aquilo a que se chama amor, aquele rude descobrir-se e procurar-se, aquele spero sabor um do outro, bem sabes, o amor. E em mim havia tristeza e solido, naquela noite beira das negras sombras dos rios, tristeza e solido dos novos amores, tristeza e saudade dos amores antigos, tristeza e desespero dos amores futuros. Don Juan, triste heri, antiga condenao, nele h tristeza e solido, nada mais. - Tambm comigo, assim? diz Mariamirella. - E se falasses um pouco de ti, agora, se dissesses um pouco o que sabes? Pus-me a gritar com raiva; s vezes ao falar sente-se como que o eco, e enfurecemo-nos. - O que queres, destas coisas, de vocs homens, no consigo compreender. assim: as mulheres s tiveram notcias falsas sobre o amor. Muitas notcias diferentes, todas falsas. E inexactas experincias. Aprende-se que aquilo o mais importante de tudo, a finalidade de tudo. Depois, v bem, apercebo-me de que nunca se chega quilo, realmente quilo. No o mais importante de tudo. Eu queria que no houvesse nada disto, que se pudesse no pensar no assunto. E afinal espera-se sempre. Talvez se devesse ser me para atingir o verdadeiro sentido de tudo. Ou prostitutas. Pronto: maravilhoso. Todos temos a nossa explicao secreta. Basta descobrir a sua explicao secreta e ela deixa de ser uma estranha. Estamos enroscados ao p um do outro como grandes ces, ou divindades fluviais. - Vs? diz Mariamirella. Se calhar tenho de medo de ti. Mas no sei onde refugiar-me. O horizonte est deserto, s l ests tu. Tu s o urso e a gruta. Por isso eu agora estou enroscada no meio dos teus braos, para que tu me protejas do medo de ti. No entanto, para as mulheres mais fcil. A vida corre nelas, grande rio, nelas, as continuadoras, h a natureza segura e misteriosa, nelas. Havia o Grande Matriarcado, dantes, a histria dos povos flua como a das plantas. Depois, o orgulho dos zanges: uma revolta, eis a civilizao. Penso-o, e no acredito. - Uma vez no consegui ser homem com uma rapariga, no prado de um monte digo. O monte chamava-se Bignone e a rapariga ngela Pia. Um grande prado, no meio dos arbustos, lembro-me bem, e em cada folha um grilo a saltar. Aquele cantar dos grilos, altssimo, sem termos proteco. Ela no compreendeu bem porque que me levantei e disse que o ltimo telefrico estava quase a partir. Porque se ia de telefrico quele monte: e ao passar pelos pilares sentia-se fazer-se um vazio c dentro e ela disse: Parece-me quando tu me beijas. Isto, lembro-me, para mim foi um grande alvio. - No deves dizer-me essas coisas diz Mariamirella. J no existiria nem o urso nem a gruta. E at em meu redor no haveria seno medo. - V bem, Mariamirella digo eu, - no devemos separar as coisas dos pensamentos. A maldio da nossa gerao foi esta: no podermos pensar aquilo que se fazia. isto: por exemplo, h muitos anos (falsifiquei o carto de identidade porque ainda no tinha a idade permitida) fui com uma mulher numa casa de tolerncia. A casa de tolerncia chamava-se Via Calandra 15 e a mulher Derna. - Como? - Derna. Naquele tempo ainda havia o imprio e a nica coisa nova era que as mulheres das casas se chamavam Derna, Adua, Harrar, Dessi. - Dessi? - At Dessi, creio eu. Queres que te chame Dessi, de agora em diante? - No. - Bem, voltando quela vez, com aquela Derna. Eu era jovem e ela grande e peluda. Fugi. Paguei o que tinha a pagar e fugi: parecia-me que ao corrimo das escadas tinham assomado todas a rir-se nas minhas costas. Bem, isto no nada: que assim

que cheguei a casa aquela mulher tornou-se uma coisa pensada e ento j no me meteu medo. Deu-me um desejo dela, um desejo dela de morrer Isto : que para ns as coisas pensadas so diferentes das coisas. - Pronto diz Mariamirella, - eu j pensei todas as coisas possveis, vivi centenas de vidas com o pensamento. O de casar-me, ter muitos filhos, abortar, casar com um rico, casar com um pobre, tornar-me uma mulher de luxo, tornar-me uma mulher da rua, bailarina, freira, vendedeira de castanhas, actriz, deputada, enfermeira voluntria, campe. Muitas vidas com todos os pormenores. E todas a acabarem felizes. Mas na vida verdadeira nunca acontece nada dessas coisas pensadas. Assim, todas as vezes que me acontece fantasiar, assusto-me e tento afastar os pensamentos, porque se sonho uma coisa ela nunca acontecer. uma delcia de rapariga, Mariamirella; uma delcia de rapariga quer dizer que compreende as coisas difceis que digo e as faz tornarem-se logo fceis. Apeteciame dar-lhe um beijo, mas depois penso que ao beij-la pensaria beijar o pensamento dela, e ela pensaria que era beijada pelo pensamento de mim, e no fao nada. - preciso que a nossa gerao reconquiste as coisas, Mariamirella digo eu. Que pensemos e faamos no mesmo momento. Mas no que faamos sem pensar. preciso que entre as coisas pensadas e as coisas j no haja diferena. Ento seremos felizes. - Porque assim? pergunta-me. - V bem, no assim para todos digo. Eu em criana morava numa grande vivenda, no meio de balaustradas altas como voos sobre o mar. E passava os dias atrs destas balaustradas, menino solitrio, e cada coisa para mim era um estranho smbolo, os intervalos das tmaras penduradas em cachos nos pednculos, os braos disformes dos cactos, estranhos sinais no saibro das alamedas. Depois havia os grandes, que tinham o dever de tratar com as coisas, com as verdadeiras coisas. Eu no devia fazer nada seno descobrir novos smbolos, novos significados. Assim fiquei toda a vida, ainda me movo num castelo de significados, no de coisas, dependo sempre dos outros, dos grandes, dos que manobram as coisas. E afinal h quem desde pequeno tenha trabalho a um torno. A uma ferramenta para fazer coisas. Que no pode ter um significado diferente das coisas que faz. Eu quando vejo uma mquina olho-a como se fosse um castelo mgico, imagino homenzinhos pequenssimos a girar por entre as rodas dentadas. Um torno. Sabe-se l o que um torno. Sabes o que um torno, Mariamirella? - Um torno, no sei bem, agora diz ela. - Deve ser importantssimo, um torno. Deviam ensinar toda a gente a usar um torno, em vez de ensinar a usar uma espingarda, que sempre um objectivo simblico, sem uma verdadeira finalidade. - A mim no interessa um torno diz ela. - V bem, para ti mais fcil: tens mquinas de costura para te salvares, agulhas, sei l que mais, foges de gs, at mquinas de escrever. Tu tens poucos mitos de que te devas libertas; para mim todas as coisas so smbolos. Mas isto certo: temos de reconquistar as coisas. Vou-a acariciando, devagarinho. - Diz l, sou uma coisa, eu? diz ela. - Ugh digo eu. Descobri uma pequena covinha num ombro, por cima da axila, macia, sem osso por baixo, do tipo das covinhas das faces. Falo com os lbios na covinha. - Ombro como face digo eu. No se percebe nada. - Como? pergunta ela. Mas no lhe importa nada o que digo.

- Corrida como Junho digo eu, ainda na covinha. Ela no compreende o que fao mas fica satisfeita e ri-se. uma delcia de rapariga. - Mar como chegada digo, e tiro a boca da covinha e pouso nela a orelha para ouvir o eco. S se ouve o seu respirar e, l longe, sepultado, o corao. - Corao como comboio digo eu. Pronto: agora Mariamirella no Mariamirella pensada mais a Mariamirella verdadeira: Mariamirella! E o que fazemos agora no uma coisa pensada mais uma coisa verdadeira: o voo por cima dos telhados, e a casa que se recorta como as palmeiras na janela da minha casa na terra, um grande vento levou o nosso ltimo plano e transporta-o pelos cus e pelas filas avermelhadas das telhas. Na praia da minha terra, o mar deu por mim e faz-me festas como um grande co. O mar, gigantesco amigo, de pequenas mozinhas brancas que raspam a areia, ei-lo que ultrapassa os contrafortes dos molhes, endireita a branca barriga e salta os montes, ei-lo que chega festivo como um imenso co de patas brancas de remoinho. Calam-se os grilos, todas as plancies so invadidas, campos e vinhas, agora s um campons ergue o tridente e grita: j est, e o mar desaparece como que bebido pela terra. Adeus, mar. Ao sair, Mariamirella e eu pusemo-nos a correr pelas escadas abaixo at perdermos o flego, antes que a madama assome grade e tente perceber tudo olhando a nossa cara.
Ciscos: 1. P de carvo 2. Aparas mudas 3. lixo 4. miudezas arrastadas pelas enxurradas 5. corpsculo que se introduz nos olhos; argueiro. (Do lat. cinisclu-, dim. de cinis, cinza)balaustradas Balaustrada: Srie de balastres que formam corrimo ou resguardo. Balastres: 1. Colunelo geralmente usado no suporte de corrimes e peitoris 2. parte lateral da volupta de um capitel jnico (Do gr. balastion, flor da romzeira brava, pelo lat. balaustu-, balastre, pelo it. balaustro, id.) Saibro Mistura de areia e argila, usada para preparar argamassa; areia argilosa (Do lat. sablu-, areia)

A DECAPITAO DOS CHEFES 1. O dia em que cheguei capital devia ser a vspera de uma festa. Nas praas estavam a montar palanques, a pr bandeiras, fitas, palmas. Ouviam-se marteladas por todos os lados. - a festa nacional? perguntei ao dono do bar. Apontou para a fila de retratos atrs de si. Os nossos chefes respondeu. a festa dos chefes. Pensei que fosse uma proclamao de novos eleitos. Novos? perguntei. Por entre o bater dos martelos, os altifalantes que faziam as experincias, o guinchar das gruas, quase gritando. O homem do bar fez sinal que no: no se tratava de novos chefes, j o eram h tempos. Perguntei: - O aniversrio de quando tomaram o poder? - Uma coisa assim explicou ao meu lado algum que entrara. Periodicamente, chega o dia da festa e calha-lhes a eles. - Calha-lhes a eles o qu? - Subir ao palanque. - Qual palanque? J vi muitos, um a cada cruzamento. - A cada um calha um palanque. Os nossos chefes so muitos. - E o que fazem? Discursos? - No, discursos no. - Sobem l para cima, e o que fazem? - O que quer que faam? Esperam um pouco, enquanto duram os preparativos, e depois a cerimnia acaba em dois minutos. - E vocs? - Vemos. Havia grande movimento no bar: carpinteiros, serventes que descarregavam dos camies os objectos para ornamentar os palanques machados, cepos, cestos e ficavam a beber cerveja. Eu dirigia as minhas perguntas a um qualquer e respondia sempre outro. - uma espcie de reeleio, afinal? Uma confirmao dos lugares, digamos, dos mandatos? - No, no corrigiram-me. No compreendeu! o fim do prazo. O seu tempo acabou. - E ento? - Ento deixam de ser chefes, de estar l em cima: caem. - E para que que sobem aos palanques? - Dos palanques pode-se ver bem como cai, o salto que d, cortada rente, e como vai parar ao cesto. Comeava a compreender, mas no tinha bem a certeza. - A cabea dos chefes, querem dizer? No cesto? Fizeram sinal que sim. isso. A decapitao. Essa mesmo. A decapitao dos chefes. Eu tinha chegado ali de fresco, no sabia de nada, no tinha lido nada nos jornais. - Assim, amanh, de repente?

- Quando calha calha disseram. Desta vez calha a meio da semana. Fazse feriado. Tudo fechado. Um velho acrescentou, sentencioso: - O fruto quando est maduro colhe-se, a cabea decapita-se. Deixaria morrer os frutos nos ramos? Os carpinteiros prosseguiram no seu trabalho: em certos palanques estavam a instalar a armao de pesadas guilhotinas; noutros fixavam solidamente cepos para a degolao com o cutelo, sobre cmodos genuflexrios (um dos ajudantes fazia a experincia de se baixar com o pescoo no cepo, para ver se estava altura certa); noutro local ainda montavam uma espcie de bancas de carniceiro, com regos para escorrer o sangue. No sobrado dos palanques estendiam oleados, e j estavam preparadas as esponjas para os limpar dos salpicos. Todos trabalhavam com brio; ouviase rir, assobiar. - Ento vocs esto satisfeitos? Odiavam-nos? Eram maus chefes? - No, quem disse isso? olharam-se entre si, surpreendidos. Bons. Enfim, nem melhores nem piores que muitos. Eh, sabe-se como so: chefes dirigentes, comandantes Quando se chega a estes postos - Porm fez um deles, - eu destes gostava. - Eu tambm. E eu tambm fizeram eco outros. Nunca tive nada contra eles. - e no se importam que os matem? disse eu. - O que se h-de fazer? Se um tipo aceita ser chefe j sabe como vai acabar. No pretender morrer na cama! Os outros riram-se: - Seria cmodo! Um tipo dirige, dirige, e depois, como se no fosse nada com ele, larga tudo e volta para casa Um fez: - Ento, digo-vos eu, que todos quereriam ser chefes! At eu estava pronto, olhem, c estou eu! - Eu tambm, eu tambm disseram muitos, a rir. - Eu c no queria fez um de culos, - assim no: que sentido teria? - verdade. Que gosto haveria em ser chefe desse modo? intervieram vrias vozes. Uma coisa fazer aquele trabalho sabendo o que te espera, e outra mas como se podia faz-lo, se no fosse assim? O dos culos, que devia ser o mas culto, explicou: - A autoridade sobre os outros faz uma coisa nica com o direito que tm os outros de te fazer subir ao palanque e abater-te, um dia no muito remoto Que autoridade teria um chefe, se no estivesse cercado por esta espera? E se no lha lessem nos olhos, a ele prprio, esta espera, por todo o tempo que dura o seu cargo, segundo a segundo? As instituies civis assentam neste duplo aspecto da autoridade; nunca se viu civilizao que adoptasse outro sistema. - Contudo objectei, - poderia citar-vos casos - Quero dizer: verdadeira civilizao insistiu o dos culos, - no falo dos intervalos de barbrie que mais ou menos tm existido na historia dos povos O velho sentencioso, o que primeiro havia falado dos frutos nos ramos, resmungava qualquer coisa para consigo. Exclamou: - O chefe manda enquanto tiver a cabea garrada ao pescoo. - O que quer dizer? perguntaram-lhe os outros? Quer dizer que se por acaso um chefe, imaginemos, passar os limites, e se no lhe cortarem a cabea, fica ali a dirigir toda a vida? - Assim no se passavam as coisas assentiu o velho, - nos tempos em que no era claro que quem opta por ser chefe opta por ser decapitado a curto prazo. Quem tinha o poder guardava-o bem

Aqui eu podia entrar no dilogo, citar exemplos, mas ningum me ligaria importncia. - E ento? Como faziam? perguntaram ao velho. - Tinham de decapitar os chefes fora, a mal, conta a sua vontade! E no em datas estabelecidas, mas s quando j no aguentavam mesmo mais! Isto acontecia antes que as coisas fossem reguladas, antes que os chefes aceitassem - Oh, s faltava que no aceitassem! disseram os outros. Havamos de ver essa! - As coisas no so assim como vocs dizem interveio o dos culos. No verdade que os chefes sejam obrigados a sofrer as execues. Se o dissermos perdemos o verdadeiro sentido das nossas ordenaes, a verdadeira relao que liga os chefes ao resto da populao. S os chefes podem ser decapitados, por isso no se pode querer ser chefe sem querer ao mesmo tempo o golpe do cutelo. S quem sentir esta vocao pode tornar-se chefe, s quem se sentir j decapitado a partir do primeiro momento em que se senta num posto de comando. Pouco a pouco os clientes do bar foram escasseando, cada um tornara ao seu trabalho. Reparei que o homem dos culos se dirigia s a mim. - isto o poder continuou, - esta espera. Toda a autoridade de que se goza no seno o anunciar da lmina que silva nos ares, e se abate com um corte limpo, todos os aplausos no so seno o incio deste aplauso final que acolhe o rolar da cabea no oleado do palanque. Tirou os culos para os limpar no leno. Notei que tinha os olhos cheios de lgrimas. Pagou a cerveja e foi-se embora. O homem do bar inclinou-se para o meu ouvido. um deles disse. V? Tirou uma pilha de retratos debaixo do balco. Amanh tenho de retirar aqueles e pendurar estes. O retrato de cima era o do homem dos culos, uma m ampliao de uma fotografia tipo passe. Foi eleito para suceder aos que deixam o lugar. Amanh tomar posse do cargo. Calha-lhe a ele, agora. Acho que fazem mal em dizer-lhes de vspera. Ouviu o tom dele? Amanh assistir s execues como se fossem j a sua. Fazem todos isto, nos primeiros dias; impressionam-se, exaltam-se, parece-lhes sei l o qu. A vocao: que palavro que foi ele buscar! - E depois? - Conforma-se, como todos. Tm muitas coisas para fazer, no pensam mais nisso, at que tambm chega o dia da festa para eles. Ou pelo menos: quem pode ler no corao dos chefes? Fingem que no pensam nisso. Outra cerveja?
Genuflexrio: Estrado baixo, com encosto para os braos, em que uma pessoa se ajoelha para rezar

2. A televiso mudou muitas coisas. O poder, outrora, ficava distante, figuras remotas, empertigadas num palanque, ou retratos dando-se ares com expresses de uma altivez convencional, smbolos de uma autoridade que mal se conseguia relacionar com indivduos de carne e osso. Agora, com a televiso, a presena fsica dos homens polticos uma coisa prxima e familiar; as suas caras, ampliadas pelo vdeo, visitam diariamente as casas dos cidados privados; cada um, tranquilamente afundado no seu sof, descontrado, pode observar o mnimo movimento de feies, o bater incomodado das plpebras luz dos reflectores, o nervoso humedecer dos lbios entre cada duas palavras Especialmente nas convulses da agonia o rosto, j bem conhecido por ter

sido enquadrado tantas vezes em ocasies solenes ou festivas, em poses oratrias ou de parada, exprime todo o seu ser: nesse momento, mais que em nenhum outro, que o simples cidado sente o governante como seu, como algo que lhe pertence para sempre. Mas j antes, por todos os meses anteriores, sempre que o via aparecer no pequeno cran e majestosamente cumprir as suas funes por exemplo a inaugurar escavaes, a espetar medalhas no peito dos meritosos, ou apenas a descer escadinhas de avies agitando a mo aberta j estudava naquele rosto as possveis contraces dolorosas, tentava imaginar os espasmos que antecederiam o rigor mortis, distinguir no pronunciar dos discursos e dos brindes os tons que caracterizariam o estertor extremo. Nisto consiste precisamente o ascendente do homem pblico sobre a multido: o homem que ter uma morte pblica, o homem cuja morte temos a certeza de assistir, todos juntos, e que por isso rodeado em vida pelo nosso interesse curioso, antecipador. Como eram as coisas antes, no tempo em que os homens pblicos morriam ocultos, j no conseguimos imagin-lo; hoje faz-nos rir o ouvir dizer que definiam por democracia certas suas ordenaes de ento; para ns a democracia s comea no dia em que se tem a segurana de que no dia estabelecido as telecmaras enquadraro a agonia da nossa classe dirigente na sua totalidade, e, no fim do mesmo programa (mas muitos espectadores nesse momento apagam o aparelho) a tomada de posse do novo pessoal, que ficar no cargo (e em vida) por um perodo equivalente. Sabemos que nas outras pocas o mecanismo do poder tambm assentava nos assassnios, em hecatombes ora lentas ora repentinas, mas os mortos, salvo raras excepes, eram pessoas obscuras, subalternas, mal identificveis; frequentemente as matanas passavam em silncio, eram oficialmente ignoradas, ou justificadas com motivos rebuscados. S esta conquista, j definitiva, a unificao dos papis do carnfice e da vtima numa rotao contnua, permitiu extinguir nas almas todo o resqucio de dio e de piedade. O primeiro plano do encolher das maxilas escancaradas, a cartida revirada que se debate dentro do colarinho engomado, a mo que se ergue contrada e lacera o peito cintilante de condecoraes, so contemplados por milhes de espectadores com sereno recolhimento, como quem observa os movimentos dos corpos celestes no seu cclico repetir-se, espectculo que quanto mais nos estranho tanto mais sentimos como confortante.
Estertor: Rudo da respirao do moribundo. Hecatombes: 1. Antigo sacrifcio de cem bois 2. Sacrifcio de muitas vtimas; carnificina; mortandade 3. Grande destruio; devastao (Do gr. hekatmbe, sacrifcio de cem bois, pelo lat. hecatombe-, hecatombe; sacrifcio de cem vtimas)

3. No querem matar-nos j? Esta frase, pronunciada por Virghily Ossipovitch com um leve tremor que contrastava com o tom quase protocolar, embora carregado de speras tonalidades polmicas, em que se desenrolara a discusso at quele momento, rompeu a tenso na assembleia do movimento Volya e Raviopravie. Virghily era o mais jovem componente do Comit directivo; uma penugem fina sombreava-lhe o lbio proeminente; madeixas de cabelos louros caam-lhe sobre os pardos olhos oblongos;

aquelas mos de ns avermelhados cujos pulsos saam sempre de mangas de blusas demasiado curtas, no tinham tremido ao espoletar a bomba sob a carruagem do Czar. Os militantes de base ocupavam todos os lugares volta na baixa e fumosa sala da cave; a maioria sentada em bancos corridos e baixos, alguns acocorados no cho, outros em p de braos cruzados encostados s paredes. O Comit directivo estava sentado ao centro, oito rapazes curvados em redor da mesa pejada de papis, como grupo de camaradas de curso ocupados no arranque final antes dos exames estivais. s interrupes dos militantes que lhes choviam em cima dos quatro cantos da sala, respondiam sem se virar e sem levantar a cabea. De vez em quando, uma carga de protestos ou de consensos erguia-se da assembleia e visto que muitos se punham de p e se estendiam para a frente parecia convergir das paredes para a mesa a submergir as costas do Comit directivo. Libory Serapionovitch, o hirsuto secretrio, tinha j vrias vezes pronunciado a mxima lapidar a que com frequncia se recorria para atenuar as divergncias irredutveis: - Se o camarada se separada do camarada, o inimigo une-se com o inimigo, - e a assembleia replicara em coro escandido: - A cabea est cabea at ao alm da vitria, vitoriosa e honrada amanh cair, - ritual aviso que os militantes do Volya e Raviopravie no deixavam de remeter aos seus dirigentes sempre que lhes dirigiam a palavra, e que os prprios dirigentes trocavam entre si como expresso de saudao. O movimento lutava por instaurar, sobre as runas da autocracia e da Duma, uma sociedade igualitria em que o poder fosse regulado pela matana dos chefes eleitos. A disciplina do movimento, tanto mais necessria quanto mais a polcia imperial endurecia a sua represso, exigia que todos os militantes devessem seguir sem discusso as decises do directivo; ao mesmo tempo a teoria recordava em todos os seus textos que qualquer funo de comando s era admissvel se exercida por quem j havia renunciado a gozar dos privilgios do poder, e virtualmente j no devia ser considerado no nmero dos vivos. Os jovens chefes do movimento nunca pensavam na sorte que lhes reservava um futuro ainda utpico: por agora era a represso czarista que provia a uma renovao dos quadros infelizmente cada vez mais rpida; o perigo das prises e das forcas era demasiado real e quotidiano para que as conjecturas da teoria tomassem forma nas suas fantasias. Um ar juvenilmente irnico, de desprezo, servia para remover das suas conscincias o que afinal era o aspecto saliente da sua doutrina. Os militantes de base sabiam tudo isto, e como compartilhavam com os membros do directivo riscos e privaes, assim compreendiam o seu esprito; e no entanto conservavam o sentido obscuro do seu destino de justiceiros, para o exercer no s sobre os poderes constitudos mas tambm sobre os futuros, e no podendo exprimir-se de outro modo, ostentavam nas assembleias uma atitude arrogante, que embora limitando-se a um modo formal de comportamento, no deixava de pairar sobre os chefes como uma ameaa. - Enquanto o inimigo nossa frente for o Czar disse Virghily Ossipovitch, - estulto quem procura no Czar o camarada, - afirmao talvez inoportuna, e certamente mal recebida pela barulhenta assembleia. Virghily sente uma mo apertar a sua; sentada no cho aos seus ps estava Evghenya Ephramovna, de joelhos encolhidos dentro da saia toda plissada os cabelos em carrapito na nuca e pendentes dos dois lados do rosto como voltas de um macio novelo. Uma mo de Evghenya subira ao longo das botas de Virghily at encontrar a mo do jovem contrada no punho, e tocou-lhe o dorso como numa carcia consoladora, e depois espetou as unhas agudas arranhando-o lentamente at fazer sangue. Virghily compreendeu que o que naquele dia se movia na assembleia era uma determinao

obstinada e precisa, algo que lhes dizia respeito directamente a eles, os dirigentes, e que seria revelado da a pouco. - Nenhum de ns jamais esquece, camaradas interveio a acalmar os nimos Ignatsy Apollonovitch, o mais idoso do Comit, que passava por ser o esprito mais conciliador, - o que no deve ser esquecido contudo, justo que vocs no-lo recordem, de quando em quando embora acrescentou, com um risinho na barba, para nos recordar j se ocupem o suficiente o conde Galitsine, e os cascos dos seus cavalos - Aludia ao comandante da Guarda imperial que com uma carga de cavalaria tinha recentemente desfeito uma sua manifestao de protesto, na ponte do Manejo. Uma voz, vinda sabe-se l donde, interrompeu-o: - Idealista! e Ignatsy Apollonovitch perdeu o fio meada. E porqu? perguntou, desconcertado. - Crs que basta guardar na memria as palavras da nossa doutrina? disse, do outro lado da sala, um magricelas que se fizera notar entre os mais agitados da ltima leva. Sabes porque que a nossa doutrina no se pode confundir com as de todos os outros movimentos? - Claro que sabemos. Porque a nica doutrina que quando tiver conquistado o poder, no poder ser corrompida pelo poder! resmungou, inclinada sobre os papis, a cabea rapada de Femya, aquele dentre eles que era chamado o idelogo. - E porque esperamos para a pr em prtica insistiu o magricelas, - pelo dia em que conquistarmos o poder, minhas pombinhas? - Agora! Aqui! ouviu-se gritar de vrios lados. As irms Marianzev, chamadas as trs Marias, avanaram por entre os bancos chilreando Com licena! Com licena e ficando enredadas com as longas tranas. De braos dobrados, traziam toalhas, cantarolando e empurrando os homens, como se estivessem pondo a mesa para um refresco na varanda da sua casa de Ismahilovo. - Tem esta diferena, a nossa doutrina o magricelas continuava a sua prdica, - que s se pode escrever com o corte de uma lmina afiada na pessoa fsica dos nossos amados dirigentes. Houve um rebulio e derrubar de bancos porque muitos da assembleia se levantaram e dirigiram para a frente. Quem mais dava empurres e levantava a voz eram as mulheres: - Sentados, meus irmozinhos! Queremos ver! Que prepotncia, me santssima! Daqui no se v nada! e assomavam por entre as costas dos machos os seus rostos de professorinhas a quem os cabelos curtos debaixo dos bons de pala pretendiam dar um ar resoluto. A Virghily s uma coisa podia fazer vacilar a coragem, e era um sinal qualquer de hostilidade da parte feminina. Levantou-se chupando o sangue dos arranhes de Evghenya nas costas da mo, e mal lhe sara da boca essa frase: - No querem matar-nos j? quando se abriu a porta e entrou o squito de bata branca empurrando os carrinhos carregados de ferros cirrgicos cintilantes. A partir desse momento algo na atitude da assembleia mudou. Comearam a chover frases cerradas: Mas no quem falou em matar-vos?... a vs, os nossos dirigentes com o afecto que temos por vs e tudo o resto o que faremos sem a vossa orientao?... o caminho ainda longo estaremos sempre aqui convosco - e o magricelas, as raparigas, todos os que antes pareciam constituir a oposio se prodigalizaram a encorajar os chefes, com um tom tranquilizante, quase protector. s uma coisinha leve, de grande significado mas em si nada grave, oh oh oh, um tanto dolorosa, certamente, mas para que se possa reconhecer-vos como chefes a srio, os nossos chefes bem amados, uma mutilao, s isso, faz-se num instante, uma pequena mutilao de vez em quando,

no o leveis a mal por to pouco, isto que distingue os chefes do nosso movimento, o que mais seno isto? Os membros do directivo j eram imobilizados por dezenas de braos robustos. Em cima da mesa colocavam as gazes, as bacias de algodo, as facas serrilhadas. O cheiro a ter impregnava o ambiente. As raparigas preparavam tudo rpidas, diligentes, como se desde h muito tempo cada uma j se tivesse preparado para a sua tarefa. - Agora o doutor vai explicar-vos tudo muito bem. V, Tolya! Anatol Spiridionovitch, ex-estudante de medicina, avanou mantendo erguidas as mos enfiadas em luvas de borracha vermelha sobre o estmago j obeso. Era um estranho tipo, Tolya, que talvez para camuflar uma sua timidez fazia uma cmica careta infantil e se saa sempre com uma enfiada de ditos espirituosos. - A mo Eh, a mozinha a mo um rgo prensil eh, eh muito til por isso se tm duas e os dedos, geralmente, so dez cada dedo compe-se de trs segmentos sseos ditos falanges pelo menos, nos nossos pases assim lhes chamam falange falanginha falangeta - Pra com isso! No nos chateies! No venhas dar-nos lies! A assembleia rumorejava. (Este Tolya no fundo ningum simpatizava com ele). Vamos aos factos! Fora! Comecemos! Em primeiro lugar trouxeram Virghily. Quando compreendeu que amputariam s a primeira falange do anular recuperou a sua coragem e suportou a dor com uma valentia digna dele. Outros em contrapartida gritaram; tiveram de ser muitos a segur-los; felizmente a certa altura a maior parte desmaiava. As amputaes correspondiam a dedos diferentes conforme a pessoa, mas em geral no mais de duas falanges para os dirigentes mais importantes (as outras seriam cortadas a seguir, um pouco de cada vez; tinha de se fazer que estas cerimnias se repetissem muitas vezes nos anos que se sucederiam). O sangue que se perdia era mais que o previsto; as raparigas limpavam-nos escrupulosas. Os dedos amputados, em fila em cima da toalha, pareciam peixinhos degolados pelo anzol e trazidos para a margem. Em breve ressequiam e enegreciam, e, aps uma curta discusso sobre a oportunidade de conserv-los num estojo, deitaramnos no lixo. O sistema da poda dos chefes obteve um grande sucesso. Com um dano para o fsico relativamente modesto obtinham-se resultados morais de relevo. O ascendente dos chefes crescia com as mutilaes peridicas. Quando uma mo de dedos cortados se erguia sobre as barricadas, os manifestantes faziam bloco e os ulanos a cavalo no eram capazes de dispersar a multido aos gritos que os submergia. Os cantos, as quedas, os relinchos, os gritos: Volya i Raviopravie!, Morte ao Czar!, Vitoriosa e honrada amanh cair! corriam pelo ar gelado, sobrevoavam as margens do Neva, alcanavam a fortaleza de Pedro e Paulo, eram ouvidos at nas celas mais profundas onde os camaradas aprisionados batiam em cadncia as correntes e estendiam pelas grades os cotos.
Escandir: 1. decompor (versos) nas suas unidades mtricas 2. pronunciar (uma palavra) slaba por slaba Estulto: insensato; nscio; imbecil

Plissada: que tem pregas bem dobradas e muito juntas; srie de pregas muito prximas feitas numa pea de vesturio ou num tecido Prdica: 1. prtica; sermo 2. discurso Prnsil: 1. que prende ou se prende 2. diz-se dos rgos, como certos membros, apndices, a cauda, etc., que podem realizar preenso Ulanos: cavaleiro do exrcito alemo ou austraco, armado de lana

4. Os jovens dirigentes, sempre que avanavam a mo para assinar um documento ou para sublinhar com um seco gesto uma frase num relatrio, deparavam-se com os dedos cortados debaixo dos olhos, e isto tinha uma imediata eficcia mnemnica, estabelecendo a associao de ideias entre o rgo do comando e o tempo que se encurtava. Era um sistema prtico, acima de tudo: as amputaes podiam ser executadas por simples estudantes e enfermeiros, em salas operatrias improvisadas, com aparelhagens arranjadas ao acaso; se descobertos e presos pela polcia sempre no rasto deles, as penas previstas para uma simples mutilao eram leves, ou no entanto nunca comparveis com as que apanhariam seguindo letra as prescries da teoria. Eram ainda os tempos em que a matana pura e simples dos chefes no seria compreendia nem pelas autoridades nem pela opinio pblica; os executores seriam condenados como assassinos, e o mbil seria procurado em qualquer rivalidade ou vingana. Em todas as organizaes locais, e em todas as instncias do movimento, um grupo de militantes, distinto do grupo dirigente, e cujos membros mudavam continuamente, encarregava-se das amputaes; fixava os prazos, as partes do corpo, tratava da compra dos desinfectantes e, socorrendo-se do conselho de algum especialista, at pessoalmente manejava os instrumentos. Era uma espcie de comit de probos que no tinha influncias sobre as decises polticas, rigidamente centralizadas pelo executivo. Quando aos chefes comearam a escassear os dedos, estudou-se o modo de introduzir qualquer variante anatmica. Primeiro foi a lngua a atrair as atenes: no s se prestava a ablaes sucessivas de fatias ou fibrilas, mas tambm como valor simblico e mnemnico era o que havia mais indicado: cada corte incidia directamente sobre a fonao e as virtudes oratrias. Mas as dificuldades tcnicas inerentes delicadeza do rgo eram superiores ao previsto. Aps uma srie de intervenes as lnguas foram postas de parte, e recuou-se para mutilaes mais vistosas mas menos absorventes: orelhas, narizes, algum dente. (Quanto ao corte dos testculos, embora sem o excluir totalmente, foi quase sempre evitado, porque se prestava a aluses sexuais). O caminho longo. A hora da revoluo ainda no soou. Os dirigentes do movimento continuam a submeter-se ao bisturi. Quando chegaro ao poder? Por muito tarde que seja, sero os primeiros chefes que no decepcionaro as esperanas que neles puseram. J os vemos desfilar pelas ruas embandeiradas no dia da tomada do poder: arrancando com a perna de pau quem ainda tiver uma perna inteira; ou empurrando a cadeirinha com um brao quem ainda tiver um brao para a empurrar, os rostos ocultos

por mscaras emplumadas para esconder as descarnaes mais repugnantes vista, alguns hasteando o seu prprio escalpe como um trofu. Nesse momento ser claro que s naquele mnimo de carne que lhes resta poder encarnar-se o poder, se ainda houver poder para existir.
Hirsuto: 1. que tem plos compridos, flexveis e duros 2. eriado, cerdoso, spero Duma: A Duma ( em russo) o nome dado Assembleia Nacional da Rssia, criada em 1906 pelo czar Nicolau II, substituda pelo Soviete Supremo na sequncia da revoluo de 1917 e restabelecida com a queda do estado sovitico, em 1991. Atualmente a Duma composta por 450 deputados eleitos por 4 anos. Ablaes: 1. aco de cortar; extraco 2. CIRURGIA remoo de uma parte do corpo Fibrilas: 1. pequena fibra 2. CITOLOGIA cada um dos elementos filiformes que entram na constituio das fibras musculares (miofibrila) e de outras clulas, como as clulas nervosas (neurofibrila), etc. 3. BOTNICA cada uma das ltimas ramificaes das razes; fibrilha, radcula Probos: 1. que tem probidade 2. justo 3. honrado; honesto; ntegro; recto

Vous aimerez peut-être aussi