Vous êtes sur la page 1sur 10

1

Um homem sem nariz qualquer coisa de insuportvel Kellen Wiginescki Mestranda em Letras pela UEM Email: kekewiwi@hotmail.com Toda imagem artstico-simblica ocasionada por um objeto fsico particular j um produto ideolgico. (BAKHTIN, 1988, p. 31). Eu sou eu mesmo (GOGOL, 2001, p. 168).

Resumo: O nariz, de Nicolai Gogol, mesmo que possa ser analisado enquanto crtico de um determinado tipo de sistema e, nesse sentido, o meio expressaria, sem dvida, parte da sua obra -, seria um erro incorrer em reducionismos dessa natureza. Tambm no possvel cair num subjetivismo, pois o elemento social se desfaria. objetivo desse artigo, portanto, integrar aspectos objetivos vislumbrados enquanto o meio - e subjetivos representados pelos smbolos utilizados pelo autor, como o nariz e o oficial Kovaliv para se estabelecer um dilogo crtico com o referido conto. Palavras-chave: O nariz. Ideologia. Subjetividade.

Introduo Nicolai Gogol um proeminente escritor russo de origem ucraniana que viveu entre 1809 e 1852. Escreveu, dentre tantas obras: Almas mortas, O inspetor geral e O nariz. E ser sobre O nariz que este artigo tratar de analisar. Tal conto, mesmo que possa ser analisado enquanto crtico de um determinado tipo de sistema autoritrio e, nesse sentido, o meio expressaria, sem dvida, parte da sua obra -, seria um erro incorrer em reducionismos do

tipo criticado pelo brilhante crtico literrio Antnio Cndido: Dai-me o meio e a raa, eu vou darei a obra (CNDIDO, 1985, p. 18). Caso esse tipo de erro ocorra, um artista poderia ser perfeitamente descrito conforme o seu pesquisador conhea o seu meio. A intuio, nesse caso, seria completamente desconsiderada e o artista seria, na verdade, um mero objeto de seu meio. O fato, no entanto, que o artista no algum deslocado da sociedade, mas por ser a arte, no entender de Nietzsche 1, pautada pela intuio/introviso, a compreenso total de si mesma torna-se impossvel. nesse sentido que o filsofo diz, em sua obra O nascimento da tragdia:
Teremos ganho muito a favor da cincia esttica se chegarmos no apenas inteleco lgica mas certeza imediata da introviso [Anschauung] de que o contnuo desenvolvimento da arte est ligado duplicidade do apolneo e do dionisaco, da mesma maneira como a procriao depende da dualidade dos sexos, em que a luta incessante e onde intervm peridicas reconciliaes (NIETZSCHE, 2003, p. 27).

O nariz, ainda nessa esteira, expressa algo muito alm de seu meio, sendo presentes elementos psicolgicos, filosficos, sociolgicos, literrios, etc. No se trata de, com isso, tornar a psicologia e a sociologia, por exemplo, disciplinas-chefe do fenmeno literrio, mas de ressaltar a importncia das mesmas, como Antnio Cndido esclarece: O primeiro cuidado em nossos dias , portanto, delimitar os campos e fazer sentir que a sociologia no passa, neste caso, de disciplina auxiliar; no pretende explicar o fenmeno literrio ou artstico, mas apenas esclarecer alguns dos seus aspectos (CNDIDO, 1985, p. 18).
No citado Nietzsche de forma dogmtica, no sentido de que este filsofo d conta de expressar aquilo que o artista e a arte so. Mas, apenas para reforar a argumentao e a interdisciplinaridade. O recurso ao trecho acerca da introviso, necessrio esclarecer, no se trata da introviso/intuio idealista, mas imanente, sob a gide do dionisaco. E o que o dionisaco nietzscheano? Tudo aquilo que expressa o lado obscuro da vida. por isso que Nietzsche valoriza a introviso, pois permite sair da realidade, permite torn-lo um extemporneo. E o que um extemporneo? Algum alm do tempo, e no fora do mesmo. Dessa forma, torna-se fcil justificar o recurso ao filsofo, pois o artista seria algum alm de seu prprio tempo, e a intuio seria justamente esse alm.
1

O meio a ideologia Se for permitido afirmar que o meio define quaisquer obras de arte, o artista seria um mero projetista desse. E, assim, a descrio do artista seria possvel. O que acontece, contudo, que tais idias so reducionistas, e isso porque seria o mesmo que dizer: Dai-me o meio e a raa, eu vos darei a obra. Disso faz gerar que um crtico de arte que tenha pretenses de conhecer um artista por completo esteja fadado ao fracasso. Surpreendentemente, essas idias trazem convergncias axiolgicas com um clebre pensamento cristo de que: A cincia incha, mas o amor edifica (1 Cor. 8:1). Mas, de que forma confluem? Pelo simples fato de que a cincia pode matar a arte, e esse , tambm, o pano de fundo dO nascimento da tragdia, de Nietzsche. Indo ainda alm: a arte sempre escapa ao crtico. No significa dizer que ela no possa ser compreendida, mas sempre de forma parcial. nesse sentido de parcialidade que vem o recurso de analisar o meio (a ideologia). O texto de Gogol, um cmico conto cruel, pode ser parcialmente compreendido, nesse nterim, a partir da anlise de um tipo de ideologia autoritarista. Em meio a um meio repressor, a relao meio-autor e, portanto, obrameio, ser bastante significativa para entender determinada expresso/tendncia artstica e, no caso, O nariz. O meio da obra , sem dvida, repleto de autoritarismo. Isso porque a clebre expresso de que cada um dono do seu nariz diz muito para se pensar esse conto que pode ser considerado fantstico2. E de que forma se associa O nariz a referida expresso? Porque na obra o nariz do major Kovaliov, inspetor do Estadomaior russo, anda de um lado para outro sem direo. Como a perda do nariz no conto parte privilegiada da obra, a vinculao a expresso se justifica. Sntese: quem no dono do seu prprio nariz o v perambulando a torto e a direita e pode ocorrer o risco de ser, estranhamente, repreendido por ele: Eu sou eu mesmo (GOGOL, p. 168).
(...) fantstico a hesitao experimentada por um ser que s conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural (TODOROV, s/d, p. 31).
2

Uma pergunta que certamente deve vir mente : mas, justo um oficial sem identidade j que essa a resultante da falta de nariz? Resposta bvia: sim! E por dois motivos fundamentais: 1 aquele que manda deve ser o primeiro a obedecer; 2 para ironizar os altos postos do governo, pois so alienados. E o que entendido por alienao? A perda do nariz; no caso, a perda de uma parte elementar do corpo humano: algo que distingue sujeira de limpeza e, de forma metafrica, algo que traz personalidade. A perda do olfato significativa em muitos autoritrios, porque sobreviver/tolerar esse tipo de situao declinante s possvel sem discernimento olfativo. A explicao da celebre imagem dos trs macacos, que no caso se converteram em trs rapazes (desenhada por Sebastio Soares de Castro), feita por Felipe Figueira em Amplitude e complexidade da ao pedaggica, obra ainda no publicada, basilar para se compreender o que a perda do nariz, no caso tida como corrupo/corporativismo3. O que interessante, ainda, que o autor d um novo nome imagem: A evoluo do corporativismo.

O primeiro sentido que o ser humano desenvolve a audio; intimamente relacionado a ele encontra-se a fala. Sintonizado a estes, encontra-se a viso, outro sentido importante do ser humano. A imagem feita pelo professor Sebastio Soares de Castro e intitulada A evoluo do corporativismo, baseada na clssica representao dos Trs macacos sbios, adquire outro sentido, diretamente relacionado com o contedo desse livro: o sujeito social tendo desenvolvido seus sentidos, deve direcion-los prtica crtica, que ouve, que v e que fala atentamente, no se deixando corporativizar diante das mazelas sociais. Desde suas origens a educao est relacionada com a prtica humana, ou seja, com as necessidades que esta lhe impunha, se desenvolvendo como pensamento e ao, pensamento para a ao. Neste contnuo desenvolver-se, os sentidos da educao foram evoluindo: ouvir para falar, falar tendo ouvido e ver para harmonizar. O educador, assim sendo, primeiro ouve e depois fala; fala, tendo ouvido, e, depois v o resultado dessa ao, sintetizada em si e na sociedade. A educao, portanto, constituda pela sintonia dos sentidos, tem nisso seu maior sentido: o ensino crtico. A evoluo do corporativismo, a partir dessas constataes, mais do que uma mera representao desfigurada, mas representa, antes, algo sintomtico: a prpria dicotomia. Enquanto se ouve, se pode falar de forma crtica, harmnica, no-dicotmica; porm, filtrando o que se ouve e o que se diz, esta harmonia pode ser desfigurada e alienada. No se trata, evidentemente, de pressupor que exista uma educao angelical, visto que no objetivo buscar uma utopia, mas, certamente, compreender que na imposio das ideologias, se efetiva uma educao moldada que atende, no raro, a fins alienantes (FIGUEIRA, s/d, P. 96-99).

Podemos, sem pestanejar, afirmar que o nariz anrquico do major Kovaliov4 a soma da perda do ouvido, da boca e da viso. E tudo isso para representar a completa alienao/ideologia. Por ideologia vislumbrado o sentido dado por Marilena Chau, em sua clssica O que ideologia?: A ideologia um dos meios usados pelos dominantes para exercer a dominao, fazendo com que esta no seja percebida como tal pelos dominados (CHAU, 1981, p. 86). Toda essa narrativa: alienao/ideologia, perda do nariz/identidade, expressa por Gogol e o oficial uma mera imagem para simbolizar/denunciar de forma bastante singular/genial algum sintoma social 5. Por essa razo que o artista genuno extemporneo: no se submete a parmetros externos e pode dar livre curso ao seu nariz.

Espreguiou-se e mandou que lhe trouxessem um pequeno espelho que estava na mesa. Sua inteno era examinar uma espinhazinha que na noite anterior lhe surgira no nariz; no entanto, para grande surpresa sua, notou que onde deveria estar o nariz nada havia (GOGOL, 2001, p. 165) 5 Uma boa parte do que o socilogo trabalha para descobrir no est escondido, no mesmo sentido em que est o que as cincias da Natureza pretendem trazer luz do dia. Muitas das realidades ou relaes que ele pe a descoberto no so invisveis, ou o so apenas no sentido de que elas cegam os olhos, segundo o paradigma da carta roubada caro a Lacan: penso por exemplo na relao estatstica que une as prticas ou as referncias culturais educao recebida (BOURDIEU, 2003, 30-31). No significa, com isso, afirmar que o crtico literrio trar tona toda a intencionalidade do artista, at porque a prpria intencionalidade do artista no lhe permitida revisitar. Mas o que Bourdieu expressa de suma importncia, pois delimita bem o campo terico no apenas do sociolgico, mas, ao citar o sociolgico, permite estender a todo pesquisador das cincias humanas.

A obra No ter nariz (in)suportvel O conto de Nicolai Gogol pode ser lido de vrias maneiras: enfatizando a questo ideolgica, esttica, estilstica, etc. O que acontece, porm, que para se fazer uma leitura esttica e/ou estilstica necessrio ter certa noo histrica, at porque so formas de se analisar um texto que se transformam ao longo da histria. Como a linguagem algo essencialmente humana, e o ser humano um ser dinmico por natureza, logo, ela consequentemente dinmica e aquele que no se intenta a isso no conseguir realizar um estudo minimamente crtico. Tudo isso faz gerar vrias interpretaes dO nariz, e a interpretao literal, e suas respectivas interpretaes estticas, uma delas. Arlete Cavaliere bastante expressiva ao tecer comentrios sobre o referido conto:
Ao lermos o ttulo do conto O Nariz imediatamente nos perguntamos, com certo estranhamento: por que um nariz? O que se pode dizer sobre um nariz? Passamos a questionar quase que involuntariamente a autonomia de um rgo do corpo humano que para ns no pode existir independente do seu todo. Como se apenas o ttulo do conto nos remetesse a uma subverso da ordem ontolgica do mundo, instaurando certa idia de desproporo, de desarmonia: por que nomear uma obra atravs de uma parte de um ser e no atravs do prprio ser que, de certa forma, quem d sentido e vida a cada uma de suas partes, formando um todo uno e orgnico? Em outras palavras, como se pode falar sobre um nariz sem aludir ao seu possuidor? Poderia simplesmente um nariz representar a personagem principal de uma obra literria, o eixo em torno do qual gravita o conto? Parece que questionamos logo de incio a hierarquia dos seres e das coisas e sua possvel transgresso, o que implica uma certa rebeldia, ou at uma certa sublevao dos possudos contra os possuidores, das partes contra o todo, ou das coisas contra o homem, naquilo que elas tm de simblico, de representativo, etc. (CAVALIERE, 1990, p. 105).

O conto se inicia quando Ivan, um barbeiro, acorda e vai comer seu po quentinho e no meio dele encontra um nariz. Assustado, no sabe como aconteceu tal feito, ou seja, no sabe como um nariz foi parar em seu po. Igualmente assustada e, na verdade, indignada, sua esposa pede para que ele

desfaa desse membro imediatamente. Ivan, por sua vez, o embrulha num papel e sai de sua casa para jog-lo. O cenrio do conto se torna cada vez mais tenso. Ivan, por exemplo, com o desejo de se desfazer do nariz, fica cada vez mais angustiado, pois se v observado por muitas pessoas, as ruas esto cheias e, numa tentativa desesperada, acaba por jogar o incmodo no rio. Para sua surpresa, duramente repreendido por um guarda e, por no saber como argumentar diante duma situao to extravagante, acaba por ser colocado contra a parede. Nesse momento, encerra-se um importante momento do conto, que o da perda do nariz. O segundo momento comea quando o major Kovaliov acorda sem o nariz, e este momento se desenvolve todo a partir disso, ou seja, diante duma situao bizarra de se perder uma parte do corpo. Kovaliov acorda, no est com o seu nariz e fica incomodado. No lugar desse ficou um espao liso, plano e intil: Por a pode imaginar o leitor qual no fora o desespero do major ao descobrir, no lugar do nariz bem regular, um espao liso, plano, intil (GOGOL, 2001, p. 166). Para o major, tal situao inadmissvel, pois ele, enquanto sujeito respeitado, perderia crdito, e suas pretenses de se casar com uma moa de bons dotes se tornariam diminudas. Na tentativa desesperada de encontrar o seu membro, procura pela casa e fora dela, at encontr-lo numa igreja, orando. Nesse momento, algo fantstico acontece: Kovaliov repreendido pelo seu prprio nariz e, transtornado com essa estranha situao, volta para casa. J em sua casa, Kovaliov se revolta e resolve ir a um jornal fazer um anncio para que o nariz volte ao seu devido lugar. Aps todo esse enredo, inicia-se um outro momento do conto, que quando o nariz, sem mais nem menos, aparece na casa do major. Assim, com a volta do nariz, Kovaliov fica muito feliz e comea sua luta para recoloc-lo no devido lugar, mas no consegue, e o nariz cai vrias vezes. Com isso, lhe vem mente chamar um cirurgio que morava no mesmo prdio que o seu, mas, para sua surpresa, o mdico disse: Claro que o nariz poderia

ser recolocado, eu mesmo o faria imediatamente; asseguro-lhe porm que seria pior para o senhor (GOGOL, 2001, p. 177). Ainda depois da volta do nariz, algo mais surpreendente ocorre: ele resolve voltar ao seu devido ligar, autonomamente, tal qual tinha sado. Se formos utilizar o mtodo fenomenolgico de Husserl para interpretar tal texto, at pelo fato de que o filsofo se preocupa com os fenmenos puros6, a leitura do texto seria literal, para se chegar mente do autor. Todavia, se o mtodo for o marxista crtico ideologia -, muito reducionismo acontecer e o autor ser mero reflexo de determinado meio. Da que o estruturalismo tem grandes bases no marxismo. Tal reducionismo seria terrvel para o campo literrio, pois, por exemplo, se na fenomenologia transcendental de Husserl desprezada a historicidade, no marxismo o excesso de historicidade sufocaria o texto. E a sociocrtica, por sua vez, teria uma inteno exemplar, de unir autor-meio, sem limitar um ao outro.
Sociocrtica designar, pois, a leitura do histrico, do social, do ideolgico, do cultural, nessa configurao estranha que o texto: ele no existiria sem a realidade, e a realidade, em ltima instncia, teria existido sem ele; mas a realidade, ento, tal como podemos perceb-la, seria exatamente a mesma? Toda a questo est a: se a realidade s nos conhecida pelos discursos realizados a seu respeito, qual ser, entre eles, o lugar do discurso propriamente dito? (BARBRIS, 2006, p. 146).

Diante de tudo isso, da exposio literal do conto, e de algumas metodologias, possvel afirmar que o texto de Gogol extrapola as tipologias analticas, extrapola, tambm, a prpria intencionalidade do autor, pelo fato de que o que existem so intenes, e um texto adquire vrias conotaes ao longo da histria. esse o sentido, tambm, que tem ao se dizer que um texto pode no ser tido sucesso em sua terra natal, mas em outro lugar e at em outra poca - ter adquirido sucesso. Ou seja, um texto - obra de arte - sempre dinmico, e o conto de Gogol exemplo de dinmica. Dito de outro modo: exemplo de mltiplas interpretaes. Concluso
Os fenmenos para Husserl no precisam ser interpretados, construdos desta ou daquela maneira, numa argumentao racional (EAGLETON, 1983, p. 62)
6

Contos

fantsticos,

como

O nariz, so

altamente

subversivos,

transgressores da prpria Arte potica. Tal conto, literalmente, gera milhares de interpretaes explcitas e implcitas -, que so justificveis na maioria dos casos. Da fenomenologia ao marxismo, leituras possveis, obviamente que enxergando limites entre as mesmas. Isso prova, contudo, o carter transgressor do prprio Gogol. assim que possvel fazer referncia ao excelente texto de Barbris nesse caso especfico: Todo texto transgride uma Arte potica, e as discusses literrias referem-se sempre ao estilo: a construo de uma intriga, a constituio de uma personagem ou os nveis de lngua (BARBRIS, 2006, p. 168). A abordagem esttica e a ideolgica, por exemplo, ou seja, uma que muitas vezes adquire um carter mais subjetivo e outra um enfoque mais objetivo o que, ao fim e ao cabo, no possvel ser vislumbrado de forma dicotmica -, so formas de anlise, como j dito. Ver a perda do nariz como alegoria ao fantstico e ao bizarro, ou ver apenas como perda da identidade algo que depende, no caso, do modo de valorar do estudioso. Contudo, segundo Bakhtin:
Toda imagem artstico-simblica ocasionada por um objeto fsico particular j um produto ideolgico. Converte-se, assim, em signo o objeto fsico, o qual, sem deixar de fazer parte da realidade material, passa a refletir e a refratar, numa certa medida, uma outra realidade (BAKHTIN, 1988, p. 31).

O que acontece, porm, que marginalizar um ou outro aspecto objetivo ou subjetivo - sintoma de acriticidade, algo que a perspectiva sociocrtica tanto combate, e que sem dvida O nariz no admite. Por tudo isso, ainda possvel tecer o seguinte comentrio acerca de Nicolai Gogol: um clssico, pelo fato de que resiste ao tempo e pode ser lido at hoje, pleno sculo XXI. Quaisquer anlises rasteiras/reducionistas, portanto, caem por terra e so qualquer coisa de insuportvel (GOGOL, 2001, p. 174). Referncias bibliogrficas

10

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filologia da Linguagem. So Paulo, Editora Hucitec, 1988. BARBRIS, Pierre. A sociocrtica. In: Daniel Bergez (et al.). Trad. de Olinda Maria Rodrigues Prata. Mtodos crticos para a anlise literria. So Paulo: Martins Fontes, 2006. Bblia sagrada. Trad. de Joo Ferreira de Almeida. Geogrfica: So Paulo, 2010. BOURDIEU, Pierre. Lies da aula. So Paulo: tica, 2003 CNDIDO, Antnio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. So Paulo: Nacional, 1985. CAVALIERE, Arlete. A magia das mscaras. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1990. CHAU, Marilena. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense, 1981. EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introduo. So Paulo: Martins Fontes, 1983. FIGUEIRA, Felipe. Amplitude e complexidade da ao pedaggica. Paranava: 2010. GOGOL, Nicolai. O nariz. In: COSTA, Flvio Moreira da (org.). Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragdia. Trad. de J. Guinsburg. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. TODOROV, Tzvetan. Introduo literatura fantstica. Trad. de Maria Clara Correa Castello. So paulo: Editora Perspectiva, s/d.

Vous aimerez peut-être aussi