Vous êtes sur la page 1sur 9

1

OS EFEITOS DA UTILIZAO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NO MBITO EMPRESARIAL

Adileny Rosany da Silva Costa1 Myria Sabina Silva Sousa2 Ricardo Santos Fontenele3

RESUMO A Contabilidade Ambiental, assim como qualquer outra ramificao da contabilidade, tem sua relevncia empresarial e social, j que ela tem como foco principal o desenvolvimento sustentvel e so muitos os impactos ambientais causados pela explorao indiscriminada do meio ambiente pelas empresas. Por esse motivo, o presente artigo pretende, a partir da metodologia de pesquisa bibliogrfica, compreender efeitos do uso da Contabilidade Ambiental no campo empresarial. A pesquisa mostra o quanto o tema em questo est em discusso na cpula organizacional, os seus reflexos na sociedade e nas empresas. Palavras-chaves: Contabilidade. Meio Ambiente. Empresas. Sociedade. ABSTRACT The Environmental Accounting as well as any other branch of accounting, has its corporate and social relevance, since it focuses mainly on sustainable development and there are many environmental impacts caused by the indiscriminate exploitation of the environment by companies. Therefore, this article aims, methodology from the literature, to understand effects of the use of environmental accounting in the business field. The research demonstrates how the theme in question is under discussion at the summit organization, its repercussions on society and business. Words-key: Accounting. Environment. Companies. Society.

1 INTRODUO

Tema de expresso mundial, essa a dimenso da Contabilidade Ambiental na atualidade. Alguns profissionais ainda a encaram de forma duvidosa ou como modismo, mas o uso estratgico dela tem gerado uma maior valorizao nas empresas e, como conseqncia, a conscientizao de que o meio ambiente deve ser explorado sustentavelmente.
1 2

Acadmica do Curso de Cincias Contbeis da FAMA Faculdade Atenas Maranhense. Acadmica do Curso de Cincias Contbeis da FAMA Faculdade Atenas Maranhense. 3 Acadmico do Curso de Cincias Contbeis da FAMA Faculdade Atenas Maranhense.

A Contabilidade Ambiental vista como a cincia capaz de cooperar na proteo ao meio ambiente. Isso a partir de dados econmicos e financeiros, os quais so resultados da ao de organizaes utilizadoras de recursos naturais. Ela apta a desenvolver relatrios aos seus usurios internos e externos, que do suporte a observao de como est a explorao ambiental por parte das empresas e como estas esto aplicando ou implementando suas aes em prol ao meio ambiente. O pensamento de que empresas e a natureza devem ter uma relao harmoniosa est ganhando foras. E a contabilidade est assumindo uma responsabilidade inenarrvel: tratar de fenmenos ambientais considerando aspectos econmico-financeiros, mas auxiliando na gesto empresarial e na preservao socioambiental. A pesquisa traz como tema O Efeito da Utilizao da Contabilidade Ambiental no mbito Empresarial, j que as empresas esto a cada dia se conscientizado da importncia de cuidar do meio ambiente, tanto para sua explorao quanto para a conservao de seus recursos naturais, os quais so essenciais para o mantimento das atividades produtivas empresariais. Desta maneira, o presente artigo tenciona, atravs da metodologia bibliogrfica, cuja consistncia se dar ao buscar o referencial terico sobre o tema por meio de revistas, livros, artigos e internet, conhecer o efeito do uso da contabilidade ambiental nas empresas e de que forma ela est dentro das mesmas. Neste contexto, foi feita uma reflexo sobre a contabilidade e a questo ambiental e social; as empresas, o meio ambiente e o lucro; e as empresas e a contabilidade ambiental de modo a analisar o efeito a pratic-la.

3 A CONTABILIDADE E A QUESTO SOCIOAMBIENTAL

A degradao ambiental est por todos os lados. H tempos que a mdia televisiva, entre outros meios informativos, descarrega notcias de como se encontra a natureza e seus recursos, e muitas vezes as pessoas so surpreendidas com as catstrofes ambientais.

Por isso, no decorrer dos anos, a sociedade tem imposto sua opinio sobre o assunto e ficado cada vez mais observadora aos causadores de tais aes negativas ao meio ambiente. Alm de tambm ter mudado seus padres de consumo: comprar de empresas que seguem o lema socialmente responsveis. o pode-se confirmar quando Callado et al. fala:
Hoje em dia, face crescente concorrncia dada a globalizao, os clientes esto cada vez mais informados e predispostos a comprar e usar produtos que respeitem o meio ambiente. O produto ecologicamente correto vende mais nos mercados e detm a preferncia do consumidor. (CALLADO et

al., 2009, p. 24). Devido a esse fato, empresas esto em busca de uma implementao eficaz de gesto ambiental para que possam diminuir os efeitos de sua explorao no meio ambiente. E assim, a gesto ambiental significa incorporar gesto estratgica da organizao princpios e valores que visem ao alcance de um modelo de negcio focado no desenvolvimento sustentvel. (QUEIROZ et al., 2007, p. 14.). E a Contabilidade Ambiental entra como pea-chave neste objetivo, no podendo ser considerada como um novo custo para a empresa, pois ela tem a capacidade de demonstrar a responsabilidade social corporativa alm de melhorar a imagem empresarial perante o mercado to competitivo. Ela ainda d suporte s tomadas de decises no que diz respeito s polticas ambientais, gerando dados relevantes para este feito.

4 EMPRESAS, MEIO AMBIENTE E LUCRO

Como de conhecimento, as empresas so os principais agentes de desenvolvimento econmico de qualquer pas. Porm, para a gerao desse desenvolvimento elas fazem uso de recursos naturais disponveis na meio ambiente, de onde retiram suas principais matrias-primas. Como j foi citado no tpico anterior, as organizaes que possuem uma postura de respeito sociedade e ao meio ambiente so as que tm o diferencial, a melhor reputao frente a sociedade.

A presso da sociedade e outras vertentes constatada quando Callado et al. diz:


O aumento do envolvimento de pessoas, entidades e organizaes no governamentais (ONGs) na busca de solues para os problemas ambientais tem contribudo sobremaneira para que as empresas repensem os negcios prejudiciais ao meio ambiente e empreendam outros ambientalmente favorveis. Alm da influncia sobre o meio empresarial, por meio de denncias e aes que chamem a ateno da sociedade, os grupos ambientalistas tm tido um importante papel na formao de opinio pblica e de presses polticas nas instncias legislativas e executivas.

(CALLADO et al., 2009, p. 98). Quando se fala em preservao socioambiental, tem que levar em considerao a tica organizao diante da sociedade e do meio ambiente. A atuao organizacional que se apia em princpios, valores, proativismo e na qualidade da relao empresa e consumidor est manifestando sua

responsabilidade social empresarial, a qual pode ser entendida como a manifestao e prtica de princpios de responsabilidade, pelas empresas, com o social e ambiental. Callado et al. cita alguns dos ganhos produzidos pela responsabilidade social corporativa:
As aes de RSC podem propiciar ganhos para a empresa em termos de imagem dela prpria, de seus produtos e de sua marca, bem como a prtica de Marketing Social. Esses ganhos normalmente ocorrem proporcionalmente ao investimento dependido pela empresa, mas no obrigatoriamente. (CALLADO et al., 2009, p. 145).

E ainda, uma empresa responsvel socialmente normamente atrai clientes mais conscientes e que passam no s a valorizar mais a marca, como a us-la e propag-la com sua rede de relacionamento. (CALLADO et al., 2009, p. 145). Para ser social e ambientalmente responsvel vai muito alm da obrigao de respeitar as leis, pagar devidamente os impostos e dar as condies adequadas de segurana e sade para os trabalhadores, essas aes j deveriam ser de praxe. J empresa que contribui para a construo de uma sociedade mais justa, agrega muito mais valor a sua imagem.

Como muito se ouve, o principal objetivo das empresas o lucro. Mas elas, no mercado globalizado e competitivo atual, devem discutir estratgias de como produzir, lucrar e ao mesmo passo preservar o meio ambiente. As organizaes devem estudar prticas de explorao, as quais apresentem o menor percentual de prejuzo a natureza. Em sntese e de forma bvia, o objetivo empresarial de lucrar no pode ficar para trs, pois toda empresa para se manter aberta precisa lucrar. Porm, necessrio que se exija cada vez mais veemente das companhias o emprego de uma conscincia voltada para o meio ambiente, que tambm possibilite a existncia das atividades geradoras de lucro. Assim, a organizao deve investir em preservao ambiental, sendo incentivada e at mesmo cobrada a fazer isso. Deste modo, a presena de autoridade do poder pblico deveria tambm se fazer presente, pois este possui todos os meios para fiscalizar e autuar, se fosse caso, as empresas que continuassem a prejudicar de forma desenfreada o meio ambiente. No que diz respeito ao lucro Tachizawa corrobora:
A transformao e a influncia ecolgica nos negcios se fazem sentir de maneira crescente e com efeitos econmicos cada vez mais profundos. As organizaes que tomarem decises estratgicas integradas questo ambiental e ecolgica conseguiro significativas vantagens competitivas, quando no, reduo de custos e incremento nos lucros a mdios e longos prazos. (TACHIZAWA, 2009, p.6).

Desta feita, h meios de lucrar e ser social e ambientalmente responsvel. Esta a tendncia do momento e ela no traz prejuzos, ao contrrio, somente propicia ganhos alm de gerar uma boa relao com a sociedade, a qual consumidora e mantedora dos lucros empresariais.

5 CONTABILIDADE AMBIENTAL: SEUS EFEITOS NAS EMPRESAS

Muito se fala em globalizao e ela trouxe consigo muitos efeitos na sociedade, dentre os quais se pode citar a crescente demanda por transparncia. Hoje, os livros contbeis j no so o bastante, as empresas do cenrio atual esto vendo-se obrigadas a divulgar seu desempenho social e ambiental.

Elas tm de publicar relatrios anuais, onde seu desempenho aferido de todas as formas possveis. J existem empresas que fazem isso de maneira voluntria, entretanto muitos dos relatrios scio-ambientais sero, com certeza, obrigatrios em um tempo bem prximo. Assim, a contabilidade ento veio para evidenciar a condio econmicofinanceira das organizaes e a performance peridica destas, constituindo um apropriado sistema de informaes quanto atitude ambiental das entidades. A utilizao da Contabilidade Ambiental pelas empresas gera muitos benefcios para elas. Os benefcios vo desde a melhoria da imagem empresarial at a maior gerao de lucros. Clientes exigem empresas socialmente responsveis, desta forma vo somente comprar produtos e utilizar servios de empresas socialmente responsveis. E todas essas mudanas fazem surgir um papel a ser desempenhado pelos contadores: o de garantir a modernizao das informaes empresariais agora no mbito do meio ambiente. Demonstrando de forma eficiente e eficaz as polticas ambientais das empresas e os efeitos que esta causa ao meio ambiente de forma positiva e negativa. Sendo que essas informaes devem transmitir o comprometimento prtico da empresa em melhorar a qualidade do meio ambiente e da sociedade. Alm de evidenciar a responsabilidade social corporativa praticada pela empresa. Todos esses dados so de extrema importncia para que se possa analisar o quo responsvel a organizao . Como garante Callado et al.:
A partir da gerao de informaes sistemticas sobre ndices financeiros baseados em informaes contbeis ambientais, pode-se analisar a eficcia das decises e polticas que a entidade tenha adotado ao longo do intervalo de tempo estudado. (CALLADO et al., 2009, p. 126).

Tachizawa sobre o efeito da tendncia de ser social e ambientalmente responsvel para os negcios, em relao s informaes:
Significa que os gestores das organizaes do futuro devero estar atentos a uma nova maneira de fazer negcios, baseada na crescente velocidade de informao. O novo enfoque na administrao no significar aplicar a tecnologia pela tecnologia, simplesmente, mas utiliz-la como instrumento a servio do executivo e empresrio para redefinir o estilo de gesto das

organizaes no contexto de um novo modelo de gesto ambiental e de responsabilidade social. (TACHIZAWA, 2009, p.65).

Queiroz fala sobre a importncia das informaes para as tomadas de decises:


[...] o sistema de gesto ambiental deve fornecer informaes relativas aos eventos e/ou transaes ambientais para os diversos tomadores de deciso, com o grau de detalhamento compatvel com o valor e a natureza dos eventos e realizado de forma ntegra. Logo, o registro dever tempestivo, ou seja, deve coincidir com o momento da ocorrncia do fator gerador, ou no momento em que houver informaes adicionais e complementares. Para a evidenciao destes registros, devero ser estruturadas demonstraes contbeis, notas explicativas e quadros complementares, de acordo com a extenso e a natureza das informaes a serem prestadas. (QUEIROZ et al., 2007, p. 69.).

E ainda, em sntese, pode-se considerar como efeitos e benefcios da Contabilidade Ambiental nas empresas: Eficiente alocao dos custos ambientais; Eficaz diminuio com gastos com matrias-primas e recursos para a produo; Gerao de dados, informaes e demonstrativos sobre as aes ambientais; Publicao do balano ambiental; Correo das aes e das polticas ambientais.

Com o emprego da Contabilidade Ambiental na organizao, esta saber quais so seus de custos ambientais de maneira exata, e quais os benefcios eles esto gerando. Ela poder cortar gastos na produo e forma a pensar melhor no meio ambiente. Ainda adquirir relatrios que demonstraram a viabilidade econmica das aes praticadas, alm de poder gerar sua transparncia de gesto e melhorar sua imagem perante a sociedade.

6 CONSIDERAES FINAIS

Por meio desta pesquisa, foi possvel observar a importncia da Contabilidade Ambiental para a sociedade, empresas e meio ambiente. Com a utilizao da mesma pelas empresas a sociedade e o meio ambiente s tm a ganhar, pois as

pessoas tero um planeta melhor para se viver e ainda mais saudvel. As empresas ao utilizar a gesto ambiental lucraro mais, alm de estarem contribuindo para um mundo melhor. Portanto, a Contabilidade Ambiental para organizaes serve para mostrar a responsabilidade ambiental delas, isso a partir do uso de relatrios que demonstram de maneira transparente e eficaz o investimento das empresas no meio ambiente. O processo de gesto ambiental nas empresas deve ser discutido a fundo e ser obrigatrio para todos os tipos de empresas, desde as pequenas empresas s multinacionais. J que todos os seres vivos so agentes no meio em que vivem e podem trazer benefcios ou malefcios a ele, as empresas tambm podem colaborar tanto para a explorao eficiente ou deficiente da natureza. Desta forma, elas devem ser cobradas a trazer investimentos no meio ambiente, por menor que seja a prtica ambiental exercida ela trar conseqncias boas natureza, alm de produzir efeitos tambm positivos s empresas.

REFERNCIAS

QUEIROZ, Adriana Pinheiro de et al. Contabilidade Ambiental: ferramenta para a gesto da sustentabilidade. So Paulo: Atlas, 2007.

CALLADO, Aldo Leonardo Cunha et al. Gesto Ambiental e Responsabilidade Social. So Paulo: Atlas, 2009.

TACHIZAWA,

Takeshy.

Gesto

Ambiental

Responsabilidade

Social

Corporativa. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

MATUCHEVSKI, Karine; RUPPENTHAL, Janis Elisa; OLIVEIRA, Joo Helvio Righi de. A contabilidade ambiental nas organizaes. Disponivel em

<http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/342.pdf> Acesso em 27 de novembro de 2011.

POLETO, Joo Batista; MOROZINI, Joo Francisco. A Contabilidade Ambiental e a Evidenciao dos Gastos na Empresa. Disponvel em

<http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/5%20Edi% C3%A7%C3%A3o/Aplicadas/PDF/2-Ed5_CA-Conta.pdf> novembro de 2011. Acesso em 27 de

ZANLUCA, Jlio Csar. O que contabilidade ambiental? Disponvel em <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadeambiental.htm> Acesso em 27 de novembro de 2011. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade Ambiental O Passaporte para a Competitividade. Disponvel em

<http://www.universoambiental.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=4&canallocal=4& canalsub2=10&id=166> Acesso em 27 de novembro de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi