Vous êtes sur la page 1sur 8

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no aquecimento por cho radiante hidrulico

DOMTICA NO AQUECIMENTO POR PISO RADIANTE HIDRULICO

Gilberto Batista UBI, Departamento de Electromecnica, Eng Electromecnica Covilh, Janeiro de 2012

Resumo: Este trabalho consiste num estudo da integrao de um sistema controlado de aquecimento por cho radiante hidrulico numa rede de Domtica domstica. Comea por apresentar o princpio de funcionamento de um piso radiante hidrulico, evidenciando as caractersticas que o tornam mais vantajoso relativamente a outros sistemas de aquecimento, apresentando as suas caractersticas principais, necessidades de controlo e onde a Domtica poder desempenhar um papel importante. feita uma anlise aos sistemas de redes comunicao existentes e os seus pontos fortes, segue com uma breve explicao de como pode ser feito o controlo de um piso radiante, enunciando quais as principais funes do controlador e esquematizando um possvel sistema geral controlo moderno. Termina com uma breve concluso evidenciando quais as possibilidades mais evidentes de fazer essa integrao e quais os sentidos em que isso se torna mais vantajoso. Palavras-chave: Energtica de Edifcios, Piso Radiante, Domtica, Sistema de Aquecimento, Sistema de Arrefecimento, Conforto Trmico.
1

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico 1. INTRODUO A eficincia energtica nos edifcios um tpico cada vez mais importante devido ao crescente consumo destes nos ltimos anos. Em Portugal 62% da energia elctrica gasta em edifcios. (DGEG,2005)

Fig. 1 - Fonte: DGEG, Balano Energtico de 2005, Energia Final

Em particular os edifcios residenciais, cerca de 3,3 milhes em Portugal contribuem com 17% do consumo de energia primria a nvel nacional e representam cerca de 29% do consumo de electricidade. Deste modo, torna-se evidente a necessidade de uma ateno particular eficincia energtica dos equipamentos consumidores de electricidade como forma de moderao dos consumos. Um edifcio que tenha como sistema de aquecimento um piso radiante hidrulico ir ser bastante eficiente, em termos energticos necessita apenas de gua a uma temperatura relativamente baixa (35 a 45). Para alm da sua eficincia, em comparao com os outros sistemas de aquecimento tradicionais, este sistema proporciona um maior conforto.

Fig. 2 - Distribuio da temperatura, da esquerda para a direita, num aquecimento ideal, com cho radiante e com radiadores

Como se observa na figura 2 a distribuio de temperaturas para aquecimento com cho radiante est muito prximo do ideal, sendo que a temperatura maior na zona inferior do grfico (onde esto os ps) que na zona superior (dos joelhos para cima), proporcionando assim um maior conforto ao utilizador neste caso que no do sistema de aquecimento por radiadores que mantm a cabea mais quente que os ps.

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico Para aumentar consideravelmente, ainda mais, a eficincia do piso radiante hidrulico fundamental que se faa de modo inteligente a distribuio do calor no edifcio, ou seja, proporcionar conforto ao utilizador consumindo o mnimo de energia possvel. Deste ponto de vista a domtica pode ter um papel importante na medida em que pode fornecer um conjunto de dados teis ao controlo destes sistemas j que fornece um vasto conjunto de variveis at ento desprezadas pelo controlador do piso radiante.

2. PISO RADIANTE HIDRULICO Um piso radiante um sistema de aquecimento em que a libertao de calor ocorre maioritariamente por radiao e conveco no pavimento.

2.1.

Princpio de funcionamento

O princpio de funcionamento consiste na impulso da gua a uma temperatura amena (cerca de 40C), por circuitos de tubos ao longo do cho. Os tubos envolvem-se numa camada de argamassa que se situa sob o pavimento absorvendo a energia trmica dissipada pelos tubos e transmitindo-a para o pavimento que por sua vez emite a energia para o local atravs de radiao e conveco natural. Os circuitos emissores partem dos colectores de alimentao e retorno onde o caudal regulado e impulsionado em funo das necessidades trmicas de cada local. A gua enviada pela caldeira ou bomba de calor temperatura desejada e possvel controlar a temperatura ambiente de cada compartimento de forma independente.

Fig. 3 Esquema hidrulico e termodinmico do piso radiante

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico 2.2. Caractersticas principais

As caractersticas principais deste dispositivo so antes de mais, permitir obter um perfil ptimo de temperatura (prximo do ideal), com emisso trmica uniforme. O aquecimento feito sem movimentao de ar, requer gua a baixa temperatura o que traduz uma evidente poupana energtica. compatvel com a maioria das fontes de energia sejam caldeiras a gs, a gasleo, a biomassa ou elctricas e tambm com colectores solares trmicos e/ou bombas de calor. Pode ser instalado com quase todos os tipos de pavimento e a nvel de esttica um elemento neutro j que invisvel. Contudo existem certas circunstncias em que no aconselhada a sua utilizao como por exemplo se a pessoa estiver a pensar em remover a instalao posteriormente vai ser difcil o acesso aos tubos, caso a pessoa queira um sistema com resposta rpida para o aquecimento esta tambm no a escolha mais eficaz, o que agrava se escolher um pavimento de madeira, com inrcia trmica elevada, recomendando-se por isso cermica para os casos em que o tempo de resposta importante. Um aspecto final que este sistema deve ser instalado na altura de construo do edifcio, mais propriamente quando a laje esteja pronta (pavimento uniforme) e as paredes rebocadas. 2.3. Necessidade de controlo e domtica

A domtica a parte da tecnologia (elctrica e informtica) das habitaes. Pode dizer-se que o ramo onde se encontram e se faz a gesto de reas como comunicaes, segurana, energia e conforto. Neste trabalho, como se trata do sistema de aquecimento por piso radiante hidrulico vo ser focadas apenas as reas da energia e conforto, buscando-se proporcionar o mximo desta ltima com o mnimo de energia possvel. Isso possvel se utilizarmos os recursos do controlador central do edifcio (onde so tratadas todas as variveis, provenientes dos mais variados sensores distribudos pela casa) para comandar de modo mais eficiente as electrovlvulas e bomba(s) que determinam a libertao de calor nas diversas divises.

3. CONTROLO DE UM PISO RADIANTE HIDRULICO 3.1. Variveis

Sistema tradicional sem domtica Num sistema tradicional, sem qualquer apoio da domtica, as variveis mais comuns so, em termos de sensores, os termostatos, por vezes uma sonda exterior de temperatura e uma sonda de temperatura da laje e menos frequente um sensor de humidade. Em termos de actuadores temos as electrovlvulas, uma ou mais bombas e a caldeira.

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico

Fig. 5 Exemplo do sistema hidrulico/termodinmico e do sistema de controlo do piso radiante tradicional

Sistema moderno com domtica Neste sistema, existe uma maior diversidade se variveis que podem ser tomadas em considerao para garantir o conforto despendendo o mnimo possvel de energia. Um conjunto de variveis possvel a acrescentar aos do sistema tradicional, podem incluir sensores de luminosidade exterior (por exemplo junto s janelas ou em stios onde haja entrada de radiao solar para dentro do edifcio), sensores de portas, janelas e persianas (aberto/fechado) de toda a casa, sensores de movimento (para saber se existe presena humana) em todas as divises, detectores de incndio, etc.

(controlador geral)

Fig. 6 Exemplo do sistema de controlo para um possvel piso radiante hidrulico moderno

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico 3.2. Sistemas de comunicao

A comunicao entre dispositivos pode ser feita com um dos vrios protocolos de rede, tais como o X10, CEBus, KNX, EIB, ESH, Z-Wave, Zigbee, Embernet, CANopen, etc. O mais popular em automao de edifcios o X10, com milhes de unidades em todo o mundo e com preos acessveis mesmo em novos produtos, a propagao do sinal feita pela rede elctrica tal como o num protocolo CEBus e nos sistemas europeus EIB e EHS. O protocolo KNX o sucessor e converge de trs normalizaes anteriores: EHS (European Home Systems Protocol, BatiBUS, e o European Installation Bus (EIB ou Instabus) podendo operar em vrios meios de comunicao tais como par entrelaado, redes elctricas, ondas rdio, infravermelho e Ethernet (KNXnet/IP). O protocolo Z-Wave usa uma comunicao totalmente sem fios, um meio simples, fivel e de baixo consumo. Zigbee uma especificao para um conjunto de protocolos de comunicao que usam rdios de baixa potncia baseados na norma IEEE 802 para redes PAN (personal area networks). Embernet o nome dado nova plataforma de rede Zig-Bee da Ember que permite aos componentes comunicarem entre si por wireless de uma forma organizada, suportando-se automaticamente num estilo de rede em malha. Para a instalao da rede de domtica num edifcio deve escolher-se, de acordo com as condies do edifcio, fiabilidade desejada, investimento pretendido e conforto desejado o sistema de comunicao mais adequado.

3.3.

Funes/Regras

O controlador vai gerir a informao dada pelos sensores, transmitida, normalmente, num dos sistemas de comunicao acima referenciados, actuando no sistema de acordo com a sua programao. A programao baseada em funes que tm os dados dos sensores como entradas e de acordo com certas regras, comparaes, clculos, etc., comandam os actuadores de uma maneira especfica. Exemplos de regras so, enquanto o termostato do quarto x est activo, a electrovlvula que condiciona a passagem de gua quente vinda da caldeira para esse quarto mantm-se aberta. Outros exemplos incluem aumentar a temperatura de impulso ou o caudal da gua caso a temperatura exterior esteja demasiado baixa. Outra pode ser reduzir o caudal de gua quente impulsionado para divises em que se detecte entrada de radiao solar por sensores de luminosidade exterior junto s janelas, estando as persianas destas abertas. Por exemplo reduzir tambm o caudal ou manter temperatura mnima divises onde no seja detectada presena humana pelos sensores de movimento. Uma outra regra possvel de aplicar seria, caso os detectores de incndio activassem, alterar o modo de funcionamento do piso radiante para arrefecimento, podendo deste modo abrandar a propagao das chamas.

3.4.

Esquematizao do controlo de um piso radiante hidrulico moderno

Um piso radiante moderno deve ser controlado recorrendo ao mximo de informao existente acerca do ambiente no edifcio e ainda aos desejos dos utilizadores para ao mesmo tempo conseguir satisfazer as pessoas e consumir o mnimo de energia possvel.

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico No esquema abaixo ilustrada uma hiptese de controlo, onde so visveis as variveis que o controlador do piso radiante vai ter que gerir, so elas os valores on/off dos termostatos de todas as divises do edifcio que tenham aquecimento por piso radiante, que normalmente so pr-programados pelas pessoas, ou seja elas definem a temperatura mnima e mxima que querem nessa diviso, o que vai corresponder activao (on) e desactivao (off) do termostato. Outras variveis so os valores de temperatura, tanto a exterior ao edifcio como a da laje nas vrias divises do edifcio. E outras variveis fornecidas pelo controlador central tais como os vrios valores de luminosidade exterior, os valores das portas/janelas/persianas que esto abertas, locais da casa onde existe movimento, alarme de incndio activado, etc.

Fig. 7 Esquema geral de um possvel controlo de um piso radiante hidrulico moderno

Para fazer essa gesto das variveis de entrada o controlador deve ser devidamente programado para comandar devidamente os actuadores que so eles as electrovlvulas, que podem ser normalmente fechadas ou normalmente abertas, logo no primeiro caso se receberem tenso/corrente vo abrir e no segundo caso vo fechar. Outro actuador a bomba circuladora, que pode ser geral como na figura acima ou haver um para cada circuito e pode ter apenas uma velocidade ou vrias. Um outro actuador, tambm representado no esquema acima a bomba de calor ou caldeira que vai ligar/desligar ou, caso tenha mais que um nvel de potncia, alterar a temperatura de sada da gua.

Energtica de Edifcios e Domtica Domtica no controlo de um sistema de aquecimento por cho radiante hidrulico 4. CONCLUSES

Neste trabalho foi feita uma breve introduo ao piso radiante hidrulico, alertando para a necessidade que existe de uma melhor eficincia nos edifcios. Deste prisma este sistema de aquecimento iria contribuir eficazmente para uma reduo dos consumos energticos nos edifcios residenciais e de servios. Tradicionalmente o piso radiante hidrulico tem um controlo simples sendo os termostatos e algumas sondas os nicos sensores em que o controlador se vai basear para tomar decises. Este trabalho abre horizontes para possveis mtodos de controlo deste equipamento recorrendo tecnologia de domtica existente e que est bastante difundida no melhoramento do conforto, da segurana e gesto da energia em edifcios.

5.

REFERNCIAS

Alliance, Z. (2008). Zigbee Specification. ZigBee Standards Organization. Isolani, P. (2008). Eficincia energtica nos edifcios residenciais. Lisboa: EnerBuilding.eu. Nunes, R. J. (2002). Anlise Comparativa de Tecnologias para Domtica. Lisboa: JEACI. Palma, D. S. (2008). Domtica KNX/EIB de baixo custo. FEUP. Portugal, O. &. (2002). Eficincia Energtica nos Edifcios. Portugal: Direco Geral de Energia - Ministrio da Economia. Uponor. (2009). Aplicaes de aquecimento radiante e climatizao - Manual Tcnico.

Vous aimerez peut-être aussi