Vous êtes sur la page 1sur 23

Famlia 14E

TEM NOTEBOOKS QUE S A PHILCO FAZ PRA VOC.

Manual de Instrues Certificado de Garantia

Parabns pela escolha de produtos P h i! l c o


Este Manual de Instrues do Usurio foi elaborado para que voc encontre facilmente as informaes necessrias e assim tirar maior proveito do produto. Aqui tambm encontram-se algumas informaes importantes a serem consideradas no seu dia a dia. O Manual completo deste produto e outros documentos esto disponveis em formato PDF dentro do notebook em uma pasta chamada PHILCO. Recomenda-se no jogar fora este Manual de Instrues, deve-se guard-lo para eventuais consultas.

w w w. O QUE VEM NA CAIXA

.com.br

Cabo de fora

DE IO RV SE

0 30 58 -64 00 08

Fam lia 14E

TEM

NOT

EBO

OKS

QUE

A PH

ILCO

FAZ P

RA

VOC

P h i l c o

Fonte de alimentao - 65W

ido p Iniciais ia Res GuInstru


s rfcie o de supe itand : as DO em to, ev sad IDA entomen ir as . e CU stru ento pamsfria sobr o ob m equi re ente l N uipa e o oo tam ua o eq an dire apoi itind oM pre perm ento ros. leia Semidas, pam ssei to to : equi ve rg nos. men r men ZA e o a e tra pa a po da ui uipa BILI loqu cam eq ri SA as, o eq do ba te o co , ON ram is. N pernas ilizar. SP ao a ut um prog ovve RE as de es cer er SE utilizeg ar s. quer rem tes ue estiv er de eira ca rr hora An Instru NO quais ento tiv o r o C aq 8 am prim de la /D ento ria es as deazen ILCO da r io ente sta o se da r AC pam bate perd arm tes ss rein a n asio A PH m An ne ce adam tado equi po a na m pela dos r oc s ne dias de ra na ap o roxi m da po dano m s segu os o ad do o te nem ou ILCO ap al Por s ou m de ad tro do rm quanmes ao ramas la PH as azen ou mo da ur og pe o. em co es nouco e ao . cpiarm resta pr lado odut ou ento tera er po ado do zer s Pela aisqu e insta ste pr l fa dado ido am as, al lig rregan ve rg en lh qu ar o de d s ca ra en do sco maz eis fa pa softwica ar v di com cas ss uto pia de r fabr re ridi e de s de ra po proda c sque pe idad itivo cont s. o ai s ou un spos o do viar r um qu da en faze over ntea di ecau de da m r rio deve e re pate pr rda s s, essa e cess e pe ne urio dado ciai e ac o for o us s iden ve-s rvi Se ro, na do conf s de a Se repa ra es iver barr ss, dr segu rmais. irele c., d de na s, W m, et s. info ssoa oa .br ers. R itivo Ca iver wnl com driv pe spos Web dos dr o dohilco. o ria IDO s di aio Para w.p na op do ado, eta UM am to Tecl corr w w porte na NS cio men m, ao Su solu . CO iona So al o ento nc Pad, inst la m AO O fuuch e da insta iona TO To pend a re func EN de ente de IM alm lemas rm ND No s prob TE do A pode isto ar, ficar dani

Ma nua Ce l de rtific Ins ado tru de es Ga ran tia

Manual de Instrues

02

www.

.com.br

IMPORTANTE
O usurio dever fazer uma cpia de segurana peridica dos dados armazenados na unidade de disco rgido ou em outros dispositivos de armazenamento como precauo contra possveis falhas, alteraes ou perda de dados. Antes de enviar o produto para o reparo, recomendvel fazer uma cpia de segurana dos dados e remover quaisquer informaes confidenciais patenteadas e pessoais dele. A PHILCO no responsvel por danos ou perdas de quaisquer programas, dados ou mdias de armazenamento removveis.

ADVERTNCIA
Recomenda-se ao usurio que siga as precaues abaixo para evitar possveis acidentes: A bateria recarregvel no dever ser substituda incorretamente , pois contm substncias perigosas; A bateria recarregvel dever ser substituda somente por bateria compatvel e recomendada pela PHILCO; m No tentar desmontar a bateria; m a bateria longe do alcance das crianas; Manter m a bateria longe do fogo; Manter m No expor a bateria gua ou chuva.
m m

ASSISTNCIA TCNICA
Em caso de defeito no notebook, o usurio deve entrar em contato com o Servio de Atendimento ao Consumidor: 0800-645-8300, de posse de Nota Fiscal e do Nmero de Srie do produto. Este composto de 17 dgitos alfanumricos (verificar a etiqueta de cdigo de barras, colada na parte de baixo do notebook.)

ATENO!
No descartar a bateria (aps seu fim de vida) em um lixo comum a serem depositados em aterros sanitrios. Ao descartar a bateria, preciso cumprir as normas locais.

03

CARACTERSTICAS
FRONTAL ABERTO
1

LADO DIREITO

3 4 5 6 7

1. Entrada para microfone externo 2. Entrada para fone de ouvido 3. Portas USB 2.0 4. Drive de CD/DVD 5. Boto Eject

LADO ESQUERDO 8 1. Cmera Web Cam 2. Tela de cristal lquido (LCD) 3. Microfone interno 4. Boto LIGA/DESLIGA 5. Teclado (ABNT 2) 6. Touchpad (Almofada de toque) 7. Botes do Touchpad 8. Indicadores por LEDs

2 3

5 6

FRENTE

1. Entrada para fonte de alimentao AC 2. Sada HDMI 3. Conector de rede RJ-45 (Ethernet Lan) 4. Sada para monitor VGA 15 Pinos 5. Porta USB 2.0 6. Entrada Kensington Lock 7. Grade de ventilao
1

1. Auto-falantes 2. Leitor de cartes de memria*

* O leitor de cartes compatvel com os formatos de carto MS, SD, MMC e MS-Pro. O modelo de carto MMC no suportado pelo sistema operacional Linux.

Manual de Instrues

04

www.

.com.br

INDICADORES POR LED INDICADORES POR LED


Abaixo do seu touchpad h 4 indicadores de LED: Abaixo do seu touchpad h 4 indicadores de LED:

Indicador de Energia:

Se este LED estiver aceso o notebook est ligado; Se o LED estiver apagado entende-se que o notebook est desligado; Se o LED estiver piscando o notebook est hibernando / dormindo. Se este LED estiver ativado entende-se que a internet sem fio esta ativada. Se o LED estiver piscando em azul, mostra que o equipamento carregando; Se o LED estiver piscando em laranja/vermelho, mostra estado crtico de bateria, ou seja, necessita carregar.

Indicador de Wifi : Indicador de Bateria:

Indicador de Disco Rgido: Mostra disco rgido em funcionamento.

TECLAS DE FUNES CONTROLES USANDO TECLAS DE ATALHO TECLAS DE FUNES


CONTROLES USANDO TECLAS DE ATALHO
TECLA Fn+Esc Fn+F1 Fn+F2 Fn+F3 Fn+F4 Fn+F6 Fn+F7 Fn+F8 Fn+F9 Modo de espera Modo econmico Modo de exibio: LCD; CRT; LCD e CRT Wireless (habilita / desabilita) Touchpad (habilita / desabilita) Web Cam (habilita / desabilita) udio (habilita / desabilita) Auto-falante (diminui volume)

DESCRIO
Bluetooth (no disponvel para este modelo)

Fn+F10 Auto-falante (aumenta volume) Fn+F11 Brilho do LED (diminui a intensidade) Fn+F12 Brilho do LED (aumenta a intensidade)

05

*Modo econmico: o notebook ter sua performance reduzida.

LIGANDO O NOTEBOOK PELA PRIMEIRA VEZ


PRIMEIRO PASSO Vire seu notebook para baixo, de modo que o fundo fique voltado para cima. Insira a bateria no compartimento indicado at encaixar. SEGUNDO PASSO Plugue o cabo de fora no conector de energia ao lado esquerdo do seu notebook. Deixe carregando por 8 horas.

TERCEIRO PASSO Abra o seu notebook.

QUARTO PASSO Pressione o boto POWER para ligar o seu notebook.

Manual de Instrues

06

www.

.com.br

UTILIZANDO O COMPUTADOR COM A BATERIA INSTALANDO A BATERIA


1. Posicionar as travas no modo desbloqueado. 2. Posicionar a bateria at escutar um click da trava central. 3.Posicionar as travas (indicadas na figura abaixo) no modo bloquear.

REMOVENDO A BATERIA
1. Posicionar as travas no modo desbloqueado. 2. Desbloquear a trava central e retirar a bateria.

1 2

07

FONTE DE ENERGIA
CONEXO COM O ADAPTADOR AC Um adaptador AC fornecido para fornecer energia ao seu notebook e recarregar a bateria. A voltagem de entrada do adaptador vai de 127 a 240 V, cobrindo assim as voltagens padro da maioria dos pases do mundo.

ATENO Nunca devemos utilizar fonte de energia com potncia inferior a sugerida pelo fabricante. Elas podero provocar danos ao notebook. O notebook vendido com seu adaptador prprio. No usar outros adaptadores nem outros dispositivos eltricos para alimentar o equipamento Sempre que possvel, manter o notebook conectado ao seu adaptador e esse ligado a uma tomada de fora para recarregar a bateria.

RECARGA DA BATERIA
A bateria instalada ser recarregada automaticamente todas s vezes que o seu notebook estiver conectado ao seu adaptador e este a uma tomada eltrica. aconselhvel descarregar, s vezes, totalmente a bateria para prolongar a vida til e melhorar o desempenho da mesma. ATENO! S usar baterias recomendadas por uma revenda credenciada. As baterias no so todas iguais e no devero ser substitudas indiscriminadamente. O uso de baterias incorretas poder causar danos graves no seu computador e ferimentos ao usurio devido emisso de gases txicos.

H riscos de exploso se a bateria for incorretamente instalada. Uma bateria sempre dever ser substituda por outra do mesmo modelo ou por um modelo recomendado pelo fabricante.

CUIDADOS COM A BATERIA! Recarregue a bateria quando estiver totalmente descarregada; Se precisar guardar a bateria, armazene-a em um lugar longe do calor e da umidade, de preferncia num lugar ventilado; No deixe a bateria mais de 6 meses sem carregar, isso pode danific-la; No carregue ou descarregue a bateria parcialmente, isso faz com que a durao dela no seja conforme especificaes do fabricante.

Manual de Instrues

08

www.

.com.br

LIGANDO O SEU NOTEBOOK


Ligar o notebook pressionando o boto LIGA / DESLIGA (indicado na figura abaixo). Manter o boto pressionado por um ou dois segundos e soltar. O teste de energia (POST) ser automaticamente executado.

Depois que o teste for completado, o computador ir carregar o sistema operacional .

CUIDADO!
Nunca desligar ou reinicializar o seu notebook quando o disco rgido estiver sendo utilizado. Se isto acontecer, seus dados podero ser destrudos ou perdidos. Deve-se sempre esperar pelo menos 5 segundos antes de ligar novamente o notebook. Ligar e desligar o notebook em uma sucesso rpida poder danificar o circuito eltrico do produto.

USANDO O NOTEBOOK
AJUSTANDO A TELA DE CRISTAL LQUIDO (LCD) A tela de cristal poder ser ajustada usando as seguintes combinaes de teclas:
TECLAS Fn+F11 Fn+F12 Fn+F3 FUNES Diminui a intensidade do brilho Aumenta a intensidade do brilho Altera o modo de exibio: s LCD, s CRT e LCD e CRT

MONITOR EXTERNO (CRT) O usurio poder conectar um monitor externo ao seu notebook usando o conector de 15 pinos (DB 15). Trs configuraes so possveis: LCD: cristal lquido CRT: monitor externo LCD + CRT : Exibio simultnea de uma tela de cristal lquido de um monitor CRT. Para alternar entre estes modos de exibio, basta pressionar a combinao de teclas [Fn]+[F3]

09

TOUCHPAD
um painel eletrnico situado logo abaixo do teclado do notebook. Voc poder usar o painel de touchpad para deslizar os dedos e mover o cursor. Voc poder usar os botes situados abaixo do touchpad como se fossem os botes esquerdo e direito de um mouse.

PRECAUES COM O TOUCHPAD O touchpad um dispositivo muito sensvel presso. Deve-se prestar ateno s seguintes medidas de precauo: Tomar cuidado para que o touchpad no entre em contato com sujeiras, lquidos ou substncias gordurosas; No tocar no touchpad se seus dedos estiverem sujos; colocar objetos pesados sobre o touchpad ou seus botes. Nunca

USB
CONECTANDO UM MOUSE USB 1. Escolha a porta USB de sua preferncia; 2. Conecte o cabo do mouse porta USB. ATENO! Para evitar danos ao computador e/ou dispositivos USB, observe o seguinte: Ao mover o computador com dispositivos USB conectados, evite qualquer tipo de impacto nas portas USB; No coloque o notebook em um bolsa ou maleta de transporte quando os dispositivos USB estiverem conectados.

Manual de Instrues

10

www.
UDIO

.com.br

CONECTANDO ALTO-FALANTES EXTERNOS OU FONES DE OUVIDO Voc pode aumentar a potncia de udio do computador conectando alto-falantes externos ou fone de ouvido. PARA CONECTAR ALTO-FALANTES EXTERNOS 1. Diminua o volume dos alto-falantes nas caixas de som ou no boto do fone de ouvido, antes de lig-los; 2. Conecte uma ponta do cabo do alto-falante na sada de udio do notebook (1).

MICROFONES
CONECTANDO MICROFONE EXTERNO Se for necessrio usar um dispositivo de entrada de som (por exemplo, bater um papo na internet ), conecte um microfone externo (no fornecido). PARA CONECTAR O MICROFONE EXTERNO Conecte o cabo do microfone na entrada do microfone externo do notebook; (2)

11

UTILIZAO DA PORTA HDMI


Este modelo de notebook possui uma porta HDMI (High Definition Multimedia Interface). Essa porta conecta o computador a um dispositivo de vdeo ou udio opcional, como uma televiso de alta definio ou qualquer componente digital ou de udio compatvel. O notebook pode suportar um dispositivo HDMI conectado porta HDMI, enquanto simultaneamente exibe uma imagem no monitor do computador ou em qualquer outro dispositivo externo suportado. Para transmitir sinais de vdeo atravs da porta HDMI, necessrio um cabo HDMI (adquirido separadamente), disponvel na maioria dos revendedores de aparelhos eletrnicos.

USANDO A INTERNET
ACESSANDO A INTERNET ATRAVS DE UMA BANDA LARGA Voc precisa do adaptador de LAN (HUB ou SWITCH) para conectar seu computador a redes locais. Conecte uma extremidade do cabo de rede (no fornecido) porta de rede (LAN) do seu notebook e a outra extremidade rede a qual deseja conectar-se. Para configuraes mais detalhadas para o acesso rede local, pergunte ao seu administrador de rede.

Manual de Instrues

12

www.

.com.br

ACESSANDO A INTERNET ATRAVS DE UMA REDE SEM FIO O Wireless permite que seu computador se conecte a uma rede de internet por meio de uma conexo sem fio (Wi-Fi ). A velocidade e o alcance da comunicao podem variar dependendo das seguintes condies: Distncia entre os dispositivos de comunicao (verificar no manual do fabricante do roteador/access point); Existncia de obstculos entre os dispositivos, como paredes, vidros, portas; Para correta configurao do dispositivo de acesso, verifique o manual do fabricante .

Em alguns lugares como aeroportos, shoppings e faculdades o acesso a rede sem fio liberado. Existem equipamentos que transmitem os sinais sem fio chamados Access Point (Ponto de Acesso). Neste caso basta ativar a placa Wi-Fi de seu notebook, a rede ser reconhecida e a conexo poder ser efetuada.

Obs: Na pgina 05desse manual voc encontrar a instruo de como ativar o Wireless. Caso deseje acessar uma rede sem fio em sua casa necessrio ter um modem banda larga e um roteador sem fio configurado e conectado ao modem. Com esses dois equipamentos, modem e roteador, voc ter acesso a sua prpria rede sem fio a qual poder adicionar uma senha de segurana, para que ningum mais, alm de voc e das pessoas que voc permitir, acesse a rede. Se no conseguir configurar sua rede sem fio, entre em contato com o fabricante do roteador/Access point, um tcnico ou uma assistncia tcnica, pois a PHILCO no executa esse tipo de procedimento.

13

ACESSANDO A INTERNET ATRAVS DE UMA REDE SEM FIO


Aps ativar a Wireless atravs da funo no teclado (Fn+F4), verifique abaixo como acessar uma rede Wireless. WINDOWS 7 Clicar no cone ao lado do relgio, em seguida ser exibido todas as redes Wireless disponveis ao alcance.

WINDOWS XP Clicar no cone ao lado do relgio, em seguida ser exibido todas as redes Wireless disponveis ao alcance.

WINDOWS VISTA Clicar no cone ao lado do relgio, em seguida ser exibido todas as redes Wireless disponveis ao alcance.

LINUX MANDRIVA Para ativar o Wireless no Linux Mandriva, clicar duas vezes sobre o cone WIRELESS ou/e acionar FN+F4.
Manual de Instrues

14

www.

.com.br

CUIDADOS COM SEU PRODUTO


NOTEBOOK Quando for limpar o notebook, no use nenhum tipo de material lquido como: lcool, benzina, etc. O notebook deve ser limpo somente com um pano macio (ex. tecido de algodo 100% fio 100), levemente umedecido com gua; desligue o notebook antes de efetuar essa limpeza; Sempre Se acontecer de derrubar algo lquido no equipamento, desligue-o, retire a bateria e ou desconecte da tomada; No tente secar o local com secador ou pano. Nesse caso, entre em contato com o SAC para informar o posto mais prximo; No expor o notebook ao sol, chuva ou umidade, pois isso poder danificar seu equipamento; No coloque o equipamento sob superfcies porosas (inadequadas), como tapetes, travesseiros, cobertores, isso far com que as aberturas de ventilao existentes no notebook sejam bloqueadas (o que ocasionar a queima dos componentes internos do equipamento por falta de ventilao); Para evitar perda de dados caso ocorra algum problema no seu equipamento, faa regularmente backups dos seus dados; Esse modelo foi testado em um ambiente com variao de temperatura de 0 C at 60 C, no entanto recomenda-se utilizar em ambientes de at no mximo 50 C.

LCD No deixe a tela LCD voltada para o sol. Isso poder danific-la. Evite a luz direta do sol quando estiver usando o computador perto de uma janela; No risque a superfcie da tela LCD nem a pressione. Isso pode causar danos; A tela LCD fica aquecida durante o funcionamento. Isso normal e no indica mal funcionamento; A tela LCD fabricada com tecnologia de alta preciso. No entanto, pequenos pontos pretos e/ou pontos de brilho (vermelho, azul ou verde (brancos) podero ser observados na tela LCD. um resultado normal do processo de fabricao e no indica funcionamento defeituoso; No pressione a tela LCD com a tampa fechada ou coloque algum objeto sob, pois isso poder marcar, riscar a tela LCD ou at mesmo quebra-l.

15

www.

.com.br

RESOLUO DE PROBLEMAS
MEU NOTEBOOK NO LIGA? Verifique se o notebook est firmemente conectado a uma fonte de alimentao e est ligado, e se a luz indicadora de alimentao est ligada; Verifique se a bateria est instalada corretamente e carregada. Desconecte todos os dispositivos USB conectados (se houver) e, em seguida, reinicie seu computador; Se o computador estiver conectado a um filtro de linha ou a um no-break (UPS), verifique se o filtro de linha ou o no-break est conectado a uma fonte de alimentao e ligado; estiver usando um monitor externo, verifique se ele est conectado a uma fonte de alimentao e se Se voc est ligado; se os controles de brilho e de contraste esto ajustados corretamente. Consulte o manual fornecido Verifique com o monitor para obter maiores informaes; Desconecte o adaptador AC e remova a bateria. Espere de trs a cinco minutos. Reinstale a bateria, conecte o adaptador AC e tente ligar o notebook; Verifique se voc est usando o adaptador AC fornecido pela PHILCO. Para sua segurana, use somente os adaptadores AC originais da PHILCO fornecidos especificamente para esse modelo.

SISTEMA OPERACIONAL NO INICIALIZA / TRAVA / REINICIA Verifique se existe alguma mdia ou perifrico (pen-drive) conectado ao equipamento; Verifique se no foram apagados arquivos de sistema, isso pode gerar uma falha na inicializao. Ex: Pasta Windows (C:/Windows); Verifique se no foi instalado algum programa recentemente, isto pode ter causado falhas ou excluso de arquivos; o recovery do sistema operacional que existe no equipamento; Executar Lembrando que, se for executado esse procedimento de recovery, os dados pessoais sero apagados.

BATERIA NO CARREGA Verifique se o adaptador est bem conectado ao notebook; Verifique se a bateria est bem encaixada; se os terminais da bateria esto limpos; Verifique se a tomada est funcionando. Verifique

Manual de Instrues

16

www.

.com.br

PORTAS DE USB NO FUNCIONAM Se o perifrico USB necessita de uma fonte de energia para funcionar, verifique se o dispositivo USB est ligado e usando sua prpria fonte de energia; Por exemplo, uma cmera digital, verifique se a bateria est carregada. Se estiver usando uma impressora, verifique se o cabo de energia est conectado corretamente tomada AC; o manual que acompanha o dispositivo USB para obter maiores informaes. Pode ser necessrio Consulte instalar o software antes de conectar o dispositivo; conectar um dispositivo simples, como por exemplo, um mouse, para verificar se a porta est Tente funcionando.

NO CONSIGO ACESSAR A INTERNET VIA BANDA LARGA Verifique se os cabos esto bem conectados no notebook e na tomada de acesso; Certifique-se que o drive de rede est instalado corretamente; Caso necessite de senha para acessar, informe os dados corretos; a sua operadora que fornece o servio de internet banda larga (NET, TELEFONICA, OI); Contate se o software que est sendo utilizado compatvel com o software da operadora. Verifique

NO CONSIGO ACESSAR WI-FI Verifique se a placa Wi-fi do seu equipamento est habilitada (FN+Wi-fi)* ; Verifique se o drive da placa Wi-fi est instalado corretamente; as configuraes do ponto de acesso. Consulte o manual fornecido com o ponto de acesso para obter Verifique maiores informaes; se o notebook est visualizando o ponto de acesso; Verifique se o LED de indicao Wi-fi est aceso e habilitado; Verifique Possivelmente, alguns lugares tm um roteador sem fio configurado para acesso a internet. Como os sinais so transmitidos pelo ar eles podem chegar at seu notebook, porm como medida de segurana foi configurada uma senha no roteador para que somente pessoas autorizadas tenham acesso a esta rede. *Verificar quadro Tecla de Funes na pgina 05.

BANDEJA DO DVD NO ABRE Verifique se o notebook est ligado; Pressione o boto de Ejetar da unidade; Se o boto de ejeo da unidade no funcionar, clique em Iniciar e em Computador. Clique com o boto direito do mouse no cone da unidade de disco tico e selecione Ejetar; Tente reiniciar o notebook. 17

TERMO DE GARANTIA
A PHILCO solicita ao CONSUMIDOR a leitura prvia do Manual de Instrues para melhor utilizao do PRODUTO. A PHILCO garante seus produtos contra defeitos de fabricao durante o perodo estabelecido, contados a partir da data de entrega do produto expressa na nota fiscal de compra, no quadro abaixo:
CERTIFICADO DE GARANTIA
NOTEBOOK GARANTIA LEGAL: 90 DIAS* GARANTIA ADICIONAL: 270 DIAS GARANTIA TOTAL: 360 DIAS**

BATERIA GARANTIA LEGAL: 90 DIAS* GARANTIA ADICIONAL: 00 DIAS GARANTIA TOTAL: 90 DIAS**

*A garantia legal de 90 dias e tem seu incio na data de aquisio do produto. ** A garantia total a soma da garantia legal com a garantia adicional.

A PHILCO prestar servios de Assistncia Tcnica somente nas localidades onde mantiver postos autorizados. Em locais onde no haja postos autorizados PHILCO, o PRODUTO dever ser transportado, por conta do CONSUMIDOR, ao Posto Autorizado mais prximo. Se o CONSUMIDOR vier a transferir a propriedade deste PRODUTO, a garantia ficar automaticamente transferida, respeitando-se o prazo de validade contado a partir da primeira aquisio. O COMPROMISSO DE GARANTIA CESSAR NOS SEGUINTES CASOS: No sejam seguidas as recomendaes de conservao e uso contidas no Manual de Instruo do Usurio. Seja constatado defeito no PRODUTO decorrente de negligncia, impercia ou mau uso pelo CONSUMIDOR; O PRODUTO seja examinado, adulterado ou consertado fora da Rede de Assistncia Tcnica Autorizada PHILCO; Se houver remoo e/ou alterao do nmero de srie do equipamento ou de quaisquer dos seus componentes internos; O PRODUTO tiver o lacre violado, quando houver; a utilizao de hardware, pea ou componente no original; Ocorra alteraes de software e/ou do sistema operacional original do PRODUTO; Ocorram danos fsicos internos e externos ao PRODUTO decorrentes de choques ou quedas sofridas durante o Ocorram transporte, manuseio ou armazenamento inadequados, ou atos e efeitos causados por ao de agentes da natureza, tipo raios, inundaes, terremoto, oxidao e oscilaes de tenso eltrica; For constatado que o defeito fora causado por equipamento a ele conectado; O PRODUTO seja ligado em tenso diferente daquela para a qual foi projetado; o equipamento apresentar problemas por causa da mudana de configuraes de softwares e de Quando outras aplicaes no includas com o equipamento original, sob nenhuma circunstncia os postos autorizados PHILCO sero responsveis pela perda de informaes dos usurios, seja por problemas de hardware, seja por problemas de software; o equipamento tiver sido contaminado por vrus; Quando

Manual de Instrues

18

www.
m

.com.br

Defeitos de pequenos pontos luminosos (pixel) nas telas de LCD: no pode e nem poder ser considerado defeito de tela devido insignificncia se o nmero de pixels com defeito por milho for inferior a quatro (04) ou o nmero de pixels defeituosos na rea central for no mximo um (01). Entende-se como a rea central a rea do retngulo formada quando imaginariamente se divide a tela em nove retngulos iguais, formados por duas linhas verticais e duas linhas horizontais; m A PHILCO concede ao proprietrio do PRODUTO o direito de exerccio de garantia mediante apresentao da Nota Fiscal de compra e do nmero de srie do equipamento; m A garantia contada a partir da data de entrega do PRODUTO, conforme expresso na Nota Fiscal de compra, cobrindo defeito de HARDWARE (peas) do produto, desde que operando dentro dos limites de sua capacidade e obedecidos os requisitos tcnicos de instalao e proteo especificados na documentao tcnica que acompanha o PRODUTO. Em caso de defeitos e/ou dificuldade na instalao ou no funcionamento, o CONSUMIDOR dever entrar em contato com o SERVIO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR, pelo telefone 0800-645-8300, estando em posse do nmero de srie e da nota fiscal do PRODUTO; m A responsabilidade da PHILCO limita-se ao valor do PRODUTO. Ela no pode ser responsabilizada, direta ou indiretamente, por eventuais danos causados a pessoas, a outros equipamentos ou a instalaes, nem por lucros cessantes ou quaisquer outros danos ou perdas emergentes ou consequentes; m A garantia da bateria no cobre mudanas em sua capacidade, tampouco o desgaste natural decorrente da utilizao do PRODUTO ao longo do tempo. O tempo de durao da bateria poder variar dependendo da configurao do PRODUTO, da frequncia e intensidade de seu uso; m de responsabilidade do CONSUMIDOR gerar backup dos softwares dos arquivos e dos documentos instalados no PRODUTO. Tambm de responsabilidade do CONSUMIDOR se ele efetuar alguma alterao da configurao original do software e, por isso, houver perda de arquivos que ocasione o mau funcionamento do PRODUTO; m de defeito no PRODUTO reserva-se o direito de substituir as peas ou componentes por outros de Em caso iguais ou superiores performances. As peas e componentes substitudos sero de propriedade da PHILCO; mreparao ou substituio, a PHILCO satisfaz a garantia integral, no cabendo ao CONSUMIDOR direito Com a de pleitear nenhum outro tipo de indenizao ou de cobertura; m A reparao, modificao ou substituio de peas e/ou conjuntos durante o perodo de garantia no implicaro a prorrogao do prazo de garantia estabelecido pela PHILCO; m O CONSUMIDOR compromete-se por si e pelos demais usurios do PRODUTO, a no reproduzir os contedos das memrias permanentes "ROM" e do "SOFTWARE", nem alterar a configurao original que acompanha o PRODUTO a no ser para uso prprio; m O CONSUMIDOR dever ainda estar ciente de que os programas ali contidos so protegidos por direitos autorais e a cesso ou a elaborao de cpia desses contedos para terceiros, gratuitamente ou no, constitui ato ilcito com penalidades previstas na legislao brasileira, podendo inclusive o usurio responder por perdas e danos; m Este Certificado de Garantia d s partes envolvidas direitos especficos, particularmente os decorrentes da Lei 8.078/90, CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

19

UTILIZE SEU NOTEBOOK DE FORMA ERGONMICA


Voc usar o computador como um dispositivo porttil em diversos ambientes. Sempre que possvel, tente levar em considerao s seguintes consideraes ergonmicas para ambientes fixos e mveis:

UTILIZAO
Considere ter nos locais onde voc mais utiliza o notebook, como sua casa ou escritrio, um teclado externo de tamanho normal. Estes teclados podem ser conectados ao computador atravs de portas USB ou em alguns modelos atravs da comunicao sem fio por Bluetooth. m O LCD deve estar a uma distncia de 70 centmetros da face do usurio, ao nvel dos olhos ou um pouco acima deles. De preferncia ele deve estar adaptado em um suporte ergonmico para notebooks, o que garante maior conforto e comodidade se utilizado em conjunto com um teclado externo.
m

Caso a utilizao do notebook no seja feita em superfcies rgidas, importante ficar atento se as fendas de ventilao esto obstrudas. Uma dica colocar o notebook sobre uma superfcie rgida que pode ser uma bandeja ou livro largo. m Faa pausas durante o uso do notebook. O uso excessivo pode prejudicar olhos, msculos e tendes.
m

Manual de Instrues

20

www.

.com.br

PARA ENTRAR EM CONTATO COM O SAC PHILCO (0800-645-8300), O CONSUMIDOR DEVE ANOTAR OS SEGUINTES DADOS:
Nmero de Srie: Nmero da Nota Fiscal de Compra: Data da Emisso da Nota Fiscal de Compra: Endereo do Consumidor:

22

www.
NTMG0000073Z1_Rev00

.com.br

Material Reciclvel

Vous aimerez peut-être aussi