Vous êtes sur la page 1sur 10

4|

ESTRUTURA DOS MATERIAIS


Captulo 01

1. Introduo O comportamento dos materiais depende da sua microestrutura. Esses tipos de arranjos estruturais podem ser divididos quanto ao seu nivel de aprofundamento, podendo ser classificados como:

Subatmico: medida em (ngstrm) tomo; Microscopia eletrnica de tunelamento: possvel produzir uma imagem de alta resoluo, em que so vistos at os tomos.

Microscopia eletrnica de tunelamento

Atmico: medidas em nm - m; -Molculas e cristais;

Difrao de raios-X : traa o desenho da rede cristalina;


- Microscopia eletrnica de varredura: um equipamento capaz de produzir imagens de alta ampliao (at 300.000 x) e resoluo.

5|

Imagem obtida pela Microscopia eletrnica de varredura de polmeros e ps metlicos.

Microscpico: medidas em nm - mm Partculas e fases do material; Microscopia tica e de varredura e ensaios fsicos; Grande aplicao na pesquisa e desenvolvimento dos materiais de construo. Um exemplo caracterizar a porosidade do material estudado.

Imagem obtida pela Microscopia ptica de uma cermica,

Macroscpico: medidas em mm e superiores a essa unidade. Analisa-se o material como um todo; Tradicionalmente empregada na construo civil; Ensaios mecnicos: determinao da resistncia compresso. 1. Estrutura Atmica

Estrutura do tomo

Ncleo: Prtons e nutrons Eletrosfera: Eltrons


tom o

4|

Massa e carga dos prtons, nutrons e eltrons

Elemento Prton Nutron Eltron

Massa (g) 1,673 x 10-24 1,675 x 10-24 9,109 x 10 -28

Carga (C) +1,602 x 10 -19 0 -1,602 x 10 -19

Nota-se que a massa dos prtons e nutrons aproximadamente 1840 vezes maior do que a massa do eltron.

1. Foras interatmicas:
As foras interatmicas so responsveis pela estrutura da matria, pois tm origem na interao entre os tomos que compem os materiais, sendo assim derivada da fora eletrosttica. A fora entre dois tomos ou molculas pode ser entendida a partir do grfico ao lado, no qual apresenta-se a variao da fora entre os tomos em funo da distncia entre eles.

Relao entre a fora de ligao e a distncia interatmica.

medida que os tomos vo se aproximando entre si, estas foras so inicialmente atrativas e aumentam rapidamente de intensidade. Com efeito, sabemos que, quando comprimimos suficientemente um gs, ele tende a se condensar (liquefazer), demonstrando o efeito das foras atrativas, que se chamam foras de Van der Waals. Por outro lado, uma vez liquefeito, o fluido tende a resistir fortemente compresso, e sabemos que o mesmo acontece com slidos. Isto sugere que, a distncias suficientemente pequenas, as foras interatmicas sejam fortemente repulsivas.

5|
Isto acontece quando dois tomos se aproximam a distncias da ordem do raio atmico. Nessas condies, comea a ocorrer a interpenetrao entre suas nuvens eletrnicas, e a repulso Coulombiana entre elas se ope interpenetrao, dando origem s foras repulsivas.

2. Ligaes atmicas:
tomos ligados apresentam condio energtica mais estvel do que quando no esto ligados. Ligaes atmicas primrias

Inicas; Covalentes; Metlicas.


Ligaes atmicas e moleculares secundrias

Dipolo permanente;
Dipolo induzido. LIGAES INICAS Foras de atrao eletrosttica: elementos metlicos e no metlicos. Diferena na eleronegatividade maior que 1,7. Envolvem perda e ganho de eltrons foras de ligao atrativas de Coulomb. No direcionais Materiais slidos e solveis Exemplo: Cloreto de sdio - NaCl

4|

Ligao inica.

LIGAES COVALENTES Eltrons compartilhados

Ligao covalente.

LIGAES METLICAS Eltrons livres nuvem de eltrons No direcionais Alta deformabilidade

4|

Ligao metlica

LIGAES SECUNDRIAS OU DE VAN DER WAALS Ligaes mais fracas Surgem da atrao entre dipolos eltricos em tomos ou molculas Dipolos induzidos gases nobres

ESTRUTURA DOS MATERIAIS DE CONSTRUO CIVIL


A aplicao conveniente de um material determinada por suas propriedades, e estas so originadas na sua estrutura interna. Esta estrutura interna envolve no apenas os tomos, mas tambm como estes se associam com seus vizinhos, em cristais, molculas e microestruturas.

A densidade controlada por raio atmico, peso atmico e nmero de coordenao. Os eltrons mais externos determinam as propriedades qumicas, mecnicas, de resistncia, condutividade trmica e eltrica e caractersticas ticas. Conforme o arranjo dos tomos, distingue-se: - Estrutura cristalina: arranjo repetitivo das molculas ou tomos resultando em propriedades iguais em todas as direes;

4|

Estrutura cristalina

CRISTAL: modelo tridimensional ordenado e repetido. Exemplos de materiais cristalinos: sal de cozinha, cristais de quartzo. - Estrutura amorfa: cada tomo ou molcula age de forma independente, ocasionando a ausncia de ordenao a longo alcance. Os gases, lquidos e o vidro apresentam estrutura amorfa.

Estrutura amorfa.

Vidro (amorfo).

O material amorfo no tem temperatura de solidificao definida, ou seja, medida que baixa a temperatura formam-se ligaes de energia mais baixa, ocasionando o endurecimento. Apresenta a temperatura vtrea durante a qual adquire um estado viscoso, assim, em baixas temperaturas apresenta-se em estado slido e frgil, a medida que a temperatura aumenta, atinge um estado viscoso at atingir o lquido em altas temperaturas. 1. Classificao De acordo com as suas propriedades, pode-se classificar os materiais em: metais, polmeros, cermicos, e compsitos. METAIS So um conjunto de tomos cujos eltrons apresentam grande liberdade de

5|
movimentao. Extrados de minerais onde ocorrem na forma de xidos e sulfetos (exceo: ouro, prata e platina). Caractersticas: Apresentam alta condutividade eltrica e trmica; So opacos, podendo alcanar brilho atravs do polimento; Normalmente pesados e deformveis; Estrutura cristalina (cristais). Normalmente, os metais so mais simples que os outros dois tipos de materiais: polmeros e cermicos. Isto verdadeiro porque um grande nmero de metais contm um s tipo de tomo sendo chamados de monofsicos. Podem ainda ser uma liga, com um segundo componente adicionado para melhorar suas propriedades, como o lato (liga de cobre e zinco), o bronze ( cobre e estanho) entre outras. A maioria dos metais apresenta um sistema cristalino cbico, ou seja, repetese nas trs direes. Existem sete tipos possveis de sistemas cristalinos. Abaixo so mostrados os sistemas mais comuns.

Estruturas cristalinas: (a) estrutura cbica de face centrada. (b) estrutura hexagonal fechada. (c) estrutura cbica de corpo centrado

POLMEROS Formados por elementos no metlicos, onde as ligaes qumicas so feitas por compartilhamento de eltrons pelos tomos. Formam molculas longas.

Caractersticas:

4|
- baixo ponto de fuso; - isolantes eltricos; - baixa dureza; - baixo mdulo de elasticidade; - baixa densidade; - isolantes; - pouco refletores de luz; - transparentes quando em finas lminas; - flexveis e sujeitos deformao. Os polmeros podem se apresentar como macro-molculas e geralmente nocristalinos. Podendo ser de origem natural, como as madeiras ou artificial, como o PVC e o nylon. A unidade bsica da estrutura chamada mero. Por isso o nome de polmeros: grande nmero de meros, so geralmentes cadeias longas, podendo ter elasticidade elevada, como o caso dos elastmeros. CERMICOS Compostos por elementos metlicos e no metlicos, com estrutura bastante complexa. Exemplo: cimento, concreto, vidro, tijolos, pedras. Os elementos metlicos cedem eltrons para os no metlicos, formando ligaes inicas com estrutura cbica. Caractersticas: - material duro e frgil; - mais resistente a altas temperaturas; - baixa condutividade trmica; - boa condutividade eltrica (sob altas temperaturas). Quadro de resumos da classificao geral dos materiais.
Materiais Tipo de ligao predominante Informaes gerais Metais apresentam elevadas ductilidade e Metais Metlica condutividade eltrica e trmica os eltrons livres transferem com facilidade carga eltrica e energia trmica. Cermicas em geral so duras e frgeis, com baixa ductilidade e baixas condutividades eltricas e trmicas no existem eltrons livres, e ligaes inicas e covalentes tem alta energia e ligao. Polmeros podem ser poucos dcteis e, em geral, so pobres condutores eltricos. Se existem ligaes secundarias, podem ter sua ductilidade bastante Exemplo de Cadeia polimrica

Inica, mas s vezes Cermica e vidros aparece em conjunto com ligaes covalentes fortes. Covalentes, mas s vezes existem ligaes secundrias entre

Polmeros

5|
cadeias Covalente, mas alguns Semicondutores compostos semicondutores tm elevado carter inico aumentada, com queda de resistncia e de ponto de fuso. Semicondutores em geral tm baixa ductilidade e condutividade eltrica em funo das ligaes covalentes e inicas.

COMPSITOS Compsitos so uma combinao de dois ou mais materiais, como os polmeros reforados com fibra de vidro. a Combinao de dois ou mais materiais para obteno das melhores propriedades de cada um. Polmeros reforados com fibras de vidro ou de carbono, sanduches estruturais e at mantas de impermeabilizao com vu de polister e madeiras podem ser considerados compsitos.

Vous aimerez peut-être aussi