Vous êtes sur la page 1sur 6

As Notas de Joo Wesley sobre: TITO Tito converteu-se do paganismo por obra de So Paulo, Gal 2:3 e, segundo parece,

bastante cedo, j que o apstolo referia-se a ele como seu irmo em sua primeira ida Macednia e que l organizou e estabeleceu igrejas quando So Paulo no julgou apropriado ir pessoalmente. Paulo o havia ento deixado em Creta para regularizar as igrejas e escreveu a epstola para assisti-lo nesse particular, conforme geralmente aceito, aps a Primeira e antes da Segunda Epstola a Timteo. O teor e o estilo tanto desta quanto daquelas epstolas bastante semelhante e mutuamente lanam luz umas sobre as outras, sendo dignas de receberem a ateno cuidadosa de todos os ministros e igrejas cristos de todos os tempos. A epstola tem quatro partes: I Dedicatria ...................................................................... Cap.1:1-4 II A orientao a Tito com o fim de 1. Ordenar bons presbteros ..................................................... 5-9 2. Os quais eram particularmente necessrios em Creta, .... 10-12 3. Reprovar e admoestar os Cretenses, ............................... 13-16 4. Ensinar idosos e idosas, ............................................ Cap.2 1-5 E jovens, sendo modelo para eles ....................................... 6-8 E servos, exortando-os por um motivo glorioso ................. 9-15 5. Estimular a obedincia aos magistrados e a gentileza a todos os homens, ................................................... Cap. 3 1-2 Compelindo-os a isto pelo mesmo motivo, ................................ 3-7 6. Boas obras devem ser praticadas, questes tolas, evitadas, facciosos, afastados, ............................................8-11 III Um convite para Tito ir a Nicpolis, com alguns conselhos ...12-14 IV Concluso, ................................................................................. 15 Captulo I

1. Paulo, servo de Deus, e apstolo de Jesus Cristo Ttulos apropriados pessoa de

Paulo, tambm ao ofcio ao qual ele estava comissionando Tito. Para promover a f Cuja propagao a funo nica de um apstolo. Um servo de Deus a f que dos eleitos. Um apstolo de Jesus Cristo e o pleno conhecimento da verdade. Ns servimos a Deus de acordo com a medida de nossa f: exercemos nosso ofcio pblico de acordo com a medida de nosso conhecimento. A verdade segundo a piedade Que permanentemente correm em paralelo e sustentam a vital e espiritual adorao a Deus e, na verdade, no possuem outra finalidade ou escopo. Este verso (NT no original: estes dois versos) contm a essncia do Cristianismo a qual Tito deveria manter sempre em vista. Dos eleitos de Deus de todos os Cristos genunos. de cada servo de Deus. Que o Deus que no pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos A Cristo, nosso Cabea.

2. Na esperana da vida eterna A grande motivao e estmulo de cada apstolo e

3. E em tempos devidos Em tempos variados, cujos momentos adequados so


ajustados sua obra prpria. Qual criatura ousaria perguntar, Por que no antes? Manifestou a sua palavra Contendo aquela promessa e toda a verdade que segundo a piedade. Mediante a pregao que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador e quem ousaria exercer tal ofcio sob qualquer menor autoridade? afeio paternal com filial. A segundo a f comum Comum a mim e a todos os meus filhos espirituais. estabelecer pessoalmente. Constituistes presbteros Nomear os homens mais fiis e zelosos para supervisionar sobre todos os demais. Suas caractersticas pessoais so listadas no texto subseqente, Tit 1:6-9. Esses eram os ancios, ou bispos, os quais Paulo aprovava; homens dotados de f viva, conscincia pura, vida inculpvel.

4. A Tito, verdadeiro filho Criado mesma imagem de Deus e retribuindo uma

5. Para que pusestes em ordem as coisas restantes O que no tive tempo de

6. Marido de uma s mulher Certamente, o Esprito Santo ao repetir isso com


tamanha freqncia, pretendeu deixar os Catlicos Romanos sem desculpa.

7. Despenseiro de Deus Aos quais ele confia almas imortais. No arrogante


literalmente, que agrada a si mesmo, mas a todos os homens pelo seu bem para a edificao. No irascvel mas manso, dcil e terno.

9. Apegado palavra fiel Talvez fosse mais literal dizer de acordo com os ensinos
ou doutrinas dos apstolos; aluso a Atos 2:42.

10. Os da circunciso Os judeus convertidos. 11. preciso faz-los calar A palavra na verdade significa colocar um freio na boca
de um cavalo rebelde.

12. Profeta Assim eram chamados antigamente todos os, porm, alm disso, Digenes
Larcio afirma que Epimnides, o poeta Cretense, predisse muitas coisas. Feras terrveis Ferozes e selvagens. 14. Mandamentos de homens Mestres judeus ou outros mestres quaisquer fossem, que se desviassem da verdade. que

15. Os puros Aqueles cujos coraes so purificados pela f, a estes permitimos. Todas as coisas so puras Todos os tipos de carne; a distino Mosaica entre carnes puras e imundas agora removida. Todavia, paras impuros e descrentes, nada puro O apstolo compara impuro a descrente, declarando que nada pode ser limpo sem f verdadeira, pois ambos, entendimento e conscincia, as foras mestras da alma, so corrompidos; conseqentemente, assim o homem e tudo o que faz.

Captulo II

1. S doutrina Revigorante e preservadora sade espiritual. 2. Temperantes Como soldados veteranos, no facilmente surpreendidos (NT o
termo em ingls usado na traduo de Wesley vigilant). Constncia Uma virtude que lhes especialmente necessria e adequada Srio No dado a deboches e que no se distrai s portas da eternidade.

3. Em seu proceder Os detalhes vm a seguir. Que sejam srias Literalmente,


observantes de um decoro santo. No caluniadoras Ou maldizentes. No dadas a muito vinho Se fizerem uso de um pouco para as enfermidades decorrentes da idade. Mestras Idade e experincia as vocacionam para serem tais. Que ensinem o bem, apenas.

4. A fim de instrurem as jovens recm casadas A essas Timteo devia instruir


pessoalmente; Tito, porm, as devia instruir atravs das mulheres idosas. A amarem ao marido e a seus filhos Com afeio terna, temperante, santa e sbia. Oh, quo difcil esta lio.

5. A serem sensatas Particularmente no amor por seus filhos. Honestas

Particularmente no amor por seus maridos. Boas donas de casa Sempre que no forem chamadas por obras de necessidade, piedade e misericrdia. Bondosas De bom temperamento, doces, suaves, solcitas. Sujeitas ao marido Cuja vontade, em todas as coisas lcitas, a regra para a esposa. Para que a palavra de Deus no seja difamada Ou seja, difamada, particularmente pelos maridos descrentes, que despejam toda a culpa sobre a religio de suas esposas.

6. Que sejam criteriosos Uma virtude raramente encontrada na juventude. 7. Torna-te, pessoalmente, padro de boas obras O prprio Tito era, ento, um
jovem. No ensino que ensinas em pblico: quanto ao contedo, integridade; na forma de apresenta-la, reverncia gravidade e solenidade.

8. Linguagem sadia Nas conversas privadas. 9. Que sejam, em tudo, obedientes Naquilo que pode ser feito sem cometer pecado.
No sejam respondes - Mesmo que injustamente culpados. Isto os servos honestos so capazes de fazer. No furtem Nada tomando ou dando sem licena de seus mestres: isto, tais servos justos so capazes de fazer.

10. Pelo contrrio, dem prova de toda a fidelidade Suave e solcita fidelidade. A

fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus nosso Salvador Mais que So Paulo diz dos reis. Como ele exalta a humildade de seu carter, da mesma forma devem eles exaltar a humildade de sua condio.

11. Porquanto a graa de Deus ... salvadora Tal em natureza, disposio e desgnio.
Se manifestou ... a todos os homens de todas as classes.

12. Educando-nos Todos os que no a rejeitam. Para que, renegada a Impiedade

Tudo o que for contrrio ao temor e amor ao Senhor. E as paixes mundanas As quais se opem sobriedade e retido. Vivamos, no presente sculo, sensata Em total pureza e santidade. Sensatez, no senso escriturstico, refere-se maneira de ser global da pessoa do que uma nica virtude. Abrange tudo o que se ope ao torpor do pecado, insensatez da ignorncia, profanao das paixes desregradas. Sensatez nada menos que todos os poderes da alma sendo despertos de maneira harmoniosa e constante, devidamente governados pela prudncia celestial e totalmente conformados s santas afeies. Justa Fazendo a todos o que desejamos que faam conosco. E piedosamente Como todos os que so consagrados a Deus tanto em corao quanto em vida. A qual esperamos. Do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus Ento, caso existisse (segundo o esquema Ariano) um grande Deus e um pequeno Deus, Cristo no seria nosso pequeno, mas sim nosso grande Deus.

13. Aguardando a bendita esperana Com desejo ardente. E a manifestao da glria

14. O qual a si mesmo se deu por ns Para morrer em nosso lugar. A fim de remir-nos
de toda a iniqidade Escravos miserveis, libertos tanto do poder como do nosso prprio ser, assim como da culpa, de todos os nossos pecados.

15. Ningum te despreze Isto , que ningum tenha motivo justo de qualquer espcie

para te menosprezar. Ainda assim eles certamente iro menosprez-lo-lo. Homens que no conhecem a Deus menosprezaro um verdadeiro ministro de sua Palavra.

Captulo III

1. Lembra-lhes Todos os Cristos Cretenses. Que se sujeitem Passivamente. Sem


resistncia. Aos que governam Supremos. s autoridades Governantes subordinados. Sejam obedientes Ativamente, na medida em que suas conscincias permitam.

2. No difamem a ningum A ningum entre eles e a nenhum homem. Nem sejam


altercadores No invistam contra ningum. Dando provas de toda cortesia Quando investirem contra eles. Para com todos os homens Mesmo aqueles que so como ramos.

3. Pois ns tambm E como Deus agiu em ns, assim devemos agir para com o nosso
prximo. Outrora, ramos nscios Totalmente ignorantes de Deus. Desobedientes Quando ele se declarou a ns.

4. Quando, porm, manifestou-se a benignidade de Deus Pela luz de seu Esprito ao


mais ntimo de nossas almas.

5. No por obras de justia Nesta importante passagem o apstolo nos presenteia


com uma prazerosa viso de nossa redeno. Aqui a temos:

1. A causa de nossa redeno; no nossas obras ou nossa retido, mas a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador. 2. Os efeitos, que so: I. Justificao; tornados justos, perdoados e aceitos unicamente atravs dos mritos de Cristo, no por nenhum merecimento nosso, mas de acordo com sua prpria misericrdia, por sua graa, sua livre, imerecida, bondade. II. Santificao, expressa pela abluo regeneradora (isto , o batismo, a coisa significada, assim como o significante externo) e a renovao do Esprito Santo; o qual purifica a alma, como a gua limpa o corpo, e a renova em toda a imagem de Deus. 3. A consumao de tudo Que possamos nos tornar herdeiros da vida eterna, e vivamos agora na sua jubilosa esperana.

8. Sejam solcitos na prtica de boas obras Embora o apstolo no as tome por


fundamento, ainda assim ele as coloca em seu devido lugar, e ento as menciona, no superficialmente, mas como questo de grande importncia. Ele deseja que todos os crentes sejam cuidadosos Que depositem seus cuidados sobre elas. Que usem sua melhor perspiccia, sua extrema diligncia, no para apenas pratic-las, mas para que sejam solcitos a elas, serem eminentes e destacados em sua prtica. Porque, embora as obras no sejam o fundamento da reconciliao com Deus, ainda assim so agradveis e honorveis prtica crist. E proveitosas aos homens Meios para aumentar a eterna felicidade, tanto nossa quanto a dos outros. 10. Evita ao homem faccioso, depois de admoest-lo primeira e segunda vez Evita-o, deixe-o por conta prpria. Este o nico lugar, em toda a Escritura, onde a palavra faccioso aparece (NT O termo usado por Wesley em sua traduo da Bblia, bem como na Traduo King James 1611 heretic, podendo ser traduzido para herege); E aqui evidentemente significa um homem que obstinadamente persiste a contender por questes tolas, e com elas dar causa a discrdia e animosidade, a cismas e partidarismos na Igreja. Isto, e apenas isto, um herege, em seu sentido escriturstico. Sua punio semelhantemente estabelecida aqui. Afast-lo e evit-lo, deix-lo por si s. Quanto ao sentido Catlico Romano: homem que erra nas questes fundamentais, embora infiltrado, juntamente com muitas outras coisas, bastante cedo na Igreja, ainda assim no lhe assiste sombra de fundamento, quer no Antigo, quer no Novo Testamento.

11. Pois sabes que tal pessoa est pervertida Em seu corao, ao menos. E vive
pecando, e por si mesma est condenada Sendo convencido por sua prpria conscincia que age erroneamente.

12. Quando te enviar rtemas, ou Tquico Para suced-lo em seu ofcio. Tito era em

essncia um evangelista, que, pela prpria natureza deste ofcio, no tinha residncia fixa. Embora supervisionasse outros ancios (presbteros) onde quer que viajasse, assistindo cada um dos apstolos de acordo com a medida de sua capacitao. Apressa-te a vir at Nicpolis Muito provavelmente no Nicpolis, na Macednia, como asseveram as subscries comuns (na verdade, nenhuma das subscries ao final das epstolas de So Paulo possui qualquer autoridade), mas sim uma cidade com mesmo nome que se estende ao mar na Costa de Epiro.

Estou resolvido a passar o inverno ali Neste momento o apstolo no estava l ainda. Caso contrrio ele deveria ter escrito passar o inverno aqui e, conseqentemente, esta carta no foi escrita de l.

13. Encaminha com diligncia Zenas, o intrprete da lei Podendo ser tanto um
advogado romano quanto um expositor da Lei Judaica.

14. Quanto aos nossos Todos os nossos irmos e irms em Creta. Que aprendam

tambm Tanto por seu conselho quanto pelo seu exemplo. Talvez eles no tenham, em ocasio anterior, assistido Zenas e Apolo, como deveriam.

Traduo: Fbio Martelozzo Mendes Reviso: Guilherme R.Baslio http://www.transconsult.com.br

Vous aimerez peut-être aussi