Vous êtes sur la page 1sur 5

Biologia

Questo 01

Questo 03

Os grficos apresentados a seguir representam a temperatura de vrios organismos vivos em funo da temperatura ambiental. O grfico que representa a temperatura do corpo humano em funo da temperatura ambiental :

No processo da respirao que ocorre nas mitocndrias, o oxignio intervm somente no ciclo de Krebs. somente como aceptor final de hidrognio. somente na gliclise. na gliclise e como aceptor final de hidrognio. na gliclise e no ciclo de Krebs.
Questo 04

Em um neurnio, o componente celular mais importante na conduo do impulso nervoso o ribossomom. a neurofibrila. a mitocndria. o retculo endoplasmtico. a neurilema.
Questo 05

Os sistemas de Havers so encontrados no tecido sseo. no tecido muscular liso. na medula ssea. no tecido muscular esqueltico. no tecido epitelial.
Questo 06

Considere os dois quadrados seguintes como sendo dois vegetais; eles, e muitos outros iguais, de ambos os sexos, vivem em uma determindada rea geogrfica, cruzando-se e resultando da descendentes frteis.

Diante dos dados expostos anteriormente, pode-se afirmar que os dois vegetais so de espcies diferentes. da mesma subespcie (variedade). da mesma espcie. de subespcies diferentes. do mesmo gnero.
Questo 07

Questo 02

Considere as seguintes afirmaes: I. A duplicao do DNA do tipo semiconservativa. II. O RNA traduz a informao gentica em sequncias de aminocidos. III. O acontecimento principal da passagem de informao gentica de uma gerao a outra a transformao do DNA em RNAm. Est(o) correta(s) apenas I, II e III. I e II.
Prova tipo

As algas constituem um grande potencial alimentar para o ser humano, pois fornecem protenas, acares, vitaminas e minerais, especialmente clcio e iodo. No uso laboratorial, o gar uma substncia gelatinosa extrada da parede celular das algas e usado como meio de cultura de micro-organismos. O gar extrado das algas cianofneas. clorofceas. feofceas. rodofceas. crisofceas.
3

II e III. I.

I e III.

Biologia

Questo 08

Questo 12

Uma gimnosperma, uma monocotilednea e uma dicotilednea diferem umas das outras pela ausncia de ovrio na gimnosperma e decorrente ausncia de semente. pela presena de flor e sistema de vasos condutores na dicotilednea. pela organizao do aperelho reprodutor. pelos tipos de tecidos meristemticos apresentados pela monocotilednea e decorrentes formas de ciclo de vida. pela forma como transportam a seiva.
Questo 09

A digesto dos alimentos ocorre pela ao de diversos rgos e substncias que vo sendo adicionadas ao bolo alimentar. Especificamente no estmago os alimentos deglutidos recebem a ao do suco gstrico que apresenta na sua constituio uma enzima chamada secretina. maltase.
Questo 13

tripsina. pepsina.

ptialina.

Os gastrpodes pertencem ao filo mollusca e, portanto, devem apresentar os seguintes caracteres: corpo mole, no metamerizado, a maioria das espcies providas de concha de carbonato de clcio e sistema sanguneo aberto. corpo mole sustentado por um endoesqueleto ou exoesqueleto, metamerizado e com sistema sanguneo aberto. corpo mole, metamerizado, todas as espcies providas de concha de carbonato de clcio e com sistema sanguneo aberto. corpo no segmentado, coberto por concha e sistema sanguneo fechado. corpo metamerizado, provido de concha de carbonato de clcio e sistema sanguneo fechado.
Questo 10

Aps ingerir bebida alcolica algumas pessoas perdem parcialmente ou totalmente o equilbrio do corpo, tornando-o incapaz de realizar atividades que necessitem um total controle. Neste caso pode-se dizer que a perda do equilbrio do corpo ocorreu porque o lcool afetou o crebro. o bulbo. o cerebelo. a hipfise. a corrente sangunea.
Questo 14

Na passagem da vida aqutica para a terrestre por parte dos vertebrados, trs grandes transformaes ocorreram: 1- Nadadeira polirradiada para a extremidade pentadctila; 2- Respirao branquial para a pulmonar; 3- Circulao sangunea simples para a dupla. Entre os organismos citados a seguir, os primeiros a sofrerem estas transformaes foram os crocodilos. os lagartos. as tartarugas. as aves. os sapos.
Questo 11

Nos organismos pluricelulares e em particular nos animais vertebrados aps a fecundao do vulo pelo espermatozoide, o ovo sofre uma srie de divises mitticas, o que leva formao de um grupo macio de clulas, iniciando-se as diversas etapas do desenvolvimento embrionrio. Os primeiros folhetos embrionrios se diferenciam a partir da mrula. dos blastmeros. da blstula. da blastocele. da nurula.
Questo 15

No perodo chuvoso comum, nos grandes centros urbanos, o amulo de guas das chuvas em esgotos ou formando pequenas reservas e que pode causar problemas de sade pblica. Destaca-se aqui a leptospirose, que uma doena causada por uma bactria que pode estar presente na urina do rato e que infecta o homem pelo seu contato com a gua contaminada. uma doena causada por um vrus que eliminado pela urina do rato que infecta o homem pelo seu contato com a gua cotaminada. uma doena parasitria transmitida pelo rato infectado que o hospedeiro definitivo do agente causador. uma doena bacteriana, cujos hospedeiros definitivos so o rato e o homem. uma virose com sintomas de febre, dores musculares e leso heptica.
4

Em poliibridismo, onde 3 o nmero de pares de genes, os nmeros de fentipos e gentipos no indivduo heterozigoto so, respectivamente, 3 e 3. 4 e 9. 2 e 4. 8 e 27. 9 e 9.
Questo 16

As hemcias humanas pssuem na sua superfcie substncias denominadas aglutinognios, que reagem com as aglutininas encontradas no plasma. Quando um indivduo possui aglutinognio AB nas suas hemcias, no seu plasma encontramos aglutinina anti-B. aglutininas anti-A e anti-B. nenhuma aglutinina. aglutinina anti-A. uma aglutinina AB.
Prova tipo

Biologia

Questo 17

Uma mulher que nunca recebeu uma transfuso sangunea d luz, numa segunda gravidez, uma criana com eritroblastose fetal; numa terceira gravidez nasce uma criana normal, portanto conclui-se que a mulher rhrh; o homem rhrh; o primeiro filho rhrh, o segundo filho Rhrh e o terceiro filho RhRh. a mulher RhRh; o homem RhRh; o primeiro filho Rhrh, o segundo filho RhRh e o terceiro filho rhrh. a mulher Rhrh; o homem rhrh; o primeiro filho rhrh, o segundo filho RhRh e o terceiro filho rhrh. a mulher RhRh; o homem rhrh; o primeiro filho Rhrh, o segundo filho Rhrh e o terceiro filho rhrh. a mulher rhrh; o homem Rhrh; o primeiro filho Rhrh, o segundo filho Rhrh e o terceiro filho rhrh.
Questo 18

O efeito inibidor de um gene sobre outro, no alelo, recebe a denominao de epistasia. polimeria. gene condicionante. gene aditivo. polialelia.
Questo 19

O efeito estufa ocorre porque a energia luminosa atravessa livremente a atmosfera, absorvida pela terra e convertida em calor na superfcie. O calor irradiado de volta, sob a forma de radiao infravermelha, mas grande parte dele fica retida, pela ao de isolante trmico que provocado pelo oxignio. gs carbnico. nitrognio. oznio. hidrognio.
Questo 20

Considerando-se uma teia alimentar constituda por: plantas; fungos; insetos; peixes; homem. Nessa teia, encontra-se no ltimo nvel trfico as plantas. os fungos. os insetos. os peixes. o homem.

Prova tipo

Qumica

Questo 21

Questo 27

Assinale a alternativa que apresenta propriedades que so utilizadas para verificar a pureza de uma substncia slida. Solubilidade e cor. Cor e ponto de ebulio. Dureza e ponto de fuso. Ponto de fuso e densidade. Cor e sabor.
Questo 22

A existncia de ligaes de hidrognio faz com que molculas apresentem mais baixos pontos de ebulio em relao a molculas sem ligaes de hidrognio. elevados pontos de ebulio em relao a molculas sem ligaes de hidrognio. pontes de van der Waals. altas massas molares. hidrognio ligado a enxofre.
Questo 28

Considerando o gs metano (CH4) como ideal, qual a variao do volume ocupado por uma amostra desse gs se a temperatura passa de 27 C para 77 C, em uma transformao isobrica? Exatamente 100 % do volume inicial. Aproximadamente 84 % do volume inicial. Aproximadamente 116 % do volume inicial. Aproximadamente 300 % do volume inicial. Exatamente 16 % do volume inicial.
Questo 23

O armazenamento de substncias qumicas deve ser feito de acordo com as normas internacionais. Entretanto, com um bom conhecimento dos fenmenos qumicos possvel no cometer erros de estocagem. Assim, possvel dizer que no se deve colocar em mesmo local um cido voltil, como o HCl, com uma base tambm voltil, como o hidrxido de amnio. Se isto ocorrer, quando abrirmos os dois frascos possvel observar que fenmeno? Reao qumica, com formao de um lquido escuro de um hidroxi-cido. Simples liberao dos gases e sua evaporao, sem reao qumica. Reao qumica, com formao do clorato de amnio. Reao qumica, com formao do cloreto de amnio. Reao qumica, com formao do cloreto alcalino de amnio.
Questo 29

cido perclrico contm 1 % de hidrognio, 35,3 % de cloro e 63,7 % de oxignio. A frmula mnima do composto : (HCl35,3O64)n (HClO)n
Questo 24

(H2Cl2O8)n (HClO4)n

(HClO2)n

Um cido pode ser classificado como fraco, forte ou moderado, de acordo com sua fora, representada por qual parmetro? Poder volatilizante. Grau de velocidade. Grau de ionizao. Poder corrosivo de ametais. Grau de solubilizao.
Questo 25

Considerando uma soluo aquosa insaturada de uma nica substncia, possvel afirmar que a soluo formada obrigatoriamente no contm ons. no possvel mais dissolver outras substncias. com leve agitao do recipiente que contm a soluo, esta formar um corpo de fundo. a soluo formada possui duas fases. no possvel existir corpo de fundo.
Questo 30

Em qual das alternativas abaixo no so apresentadas espcies isoeletrnicas? K+1 e Cl-1 Cl-1 e S-2 Cs+1 e I-1 Sr-2 e S-2 Sr+2 e Se-2
Questo 26

Em uma titulao de cido sulfrico (H2SO4) , alquota de 25 mL, foram utilizados 12,5 mL de hidrxido de potssio (KOH) 0,40 mol/L. Qual a concentrao da amostra de cido sulfrico? 0,10 mol/L 0,20 mol/L
Questo 31

0,25 mol/L 0,40 mol/L

0,50 mol/L

Qual das alternativas abaixo apresenta uma adequada distribuio de eltrons em termos dos nveis e subnveis energticos para o tomo de Cloro? 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 4p6 4d9 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 4p5 4d10 1s2 2s2 2p6 3s1 3p6 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
6

Considerando que uma soluo aquosa, que possui pH igual a 3,00, foi diluda de 100 mL para 200 mL, qual o pH final da soluo? Dado: log 5 = 0,70. 2,00 6,00 4,00 1,50 3,30
Prova tipo

Qumica

Questo 32

Questo 38

Qual das alternativas abaixo apresenta sais que por hidrlise geram solues cidas? KCl NH4Cl NaCN Li2S Mg(ClO)2
Questo 33

Qual das alternativas abaixo apresenta informao correta sobre enantiomorfos e diastereoismeros? Os diastereoismeros so formados por ismeros que so imagens especulares um do outro. Os enantiomorfos so formados por ismeros que so imagens especulares um do outro. Os diastereoismeros podem formar misturas racmicas. Os enantiomorfos so ismeros que desviam a luz polarizada em ngulos diferentes. Os diastereoismeros so ismeros que desviam a luz polarizada de um mesmo ngulo e em sentidos opostos.
Questo 39

Quantas partculas 5 1 5 2 5 e1 e5 e2 e5 e3

so emitidas na transformao do

Protactnio-234 (Z = 91) ao Chumbo-214 (Z = 82)?

A reduo de um cido carboxlico significa que um dos produtos da reao necessariamente um hidrocarboneto. o composto diminuiu a sua massa molar. o composto reagiu com hidrognio. um dos produtos da reao uma cetona. um dos produtos da reao hidrognio molecular.
Questo 40

Questo 34

Considerando que a frmula molecular de um composto orgnico C4H11N e que todos os tomos de carbono esto ligados a no mximo um outro tomo de carbono, qual a alternativa abaixo que apresenta o nome de um composto que atende aos requisitos supracitados? Trimetilamina Metilpropilamina Butilamina Dietilamina Dietilamida
Questo 35

A centrifugao um processo de separao fsica entre dois slidos em que um possui propriedades magnticas. um slido e um lquido em um sistema homogneo. dois lquidos em uma mistura azeotrpica. um slido e um lquido em um sistema heterogneo. dois gases que possuem pontos de ebulio muito prximos. Massas atmicas: MM (H) = 1 g/mol MM (Cl) = 35,5 g/mol MM (O) = 16 g/mol Nmeros atmicos:

Considerando que a presena de pontes de hidrognio aumentam a tenso superficial, qual dos compostos, no estado lquido, abaixo apresenta a maior tenso superficial? Benzeno cido butanoico Butano ter dibutlico Ciclobutano
Questo 36

Os dois produtos da hidrlise do propanoato de propila so ter propanoico e propanol. cido propanoico e propanona. propanoato de alumnio e propanol. cido propanoico e propanal. cido propanoico e propanol.
Questo 37

Isomeria de funo e isomeria de cadeia so tipos de isomeria tica. de compensao. geomtrica. de posio. plana.

Prova tipo

Vous aimerez peut-être aussi