Vous êtes sur la page 1sur 10

Captulo VIII

Movimentos Atmosfricos

Objetivos:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Definir o vento e destacar a sua importncia agronmica; Explicar o processo de formao dos ventos; Associar o vento aos centros de alta e baixa presso; Discriminar as distintas classes de ventos; Representar graficamente as observaes de vento superfcie; Descrever os procedimentos de medio dos ventos.

Desenvolvimento:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Generalidades Processo de Formao do Vento Influncias Modificadoras do Vento Instrumentos e Medio do Vento Perfil da Velocidade do Vento Circulao do Ar na Atmosfera Concluses Exerccios Propostos Bibliografia Citada e Recomendada

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

1. Generalidades
O vento no nada mais que o ar em movimento. Esse movimento do ar atmosfrico, especialmente quando ocorre prximo superfcie terrestre, tem sua importncia agronmica, conforme os itens a seguir: (a) (b) (c) (d) (e) (f) (g) (h) (i) meio de propagao de sementes, gros de plen e patgenos; quando seco e quente, o vento intensifica a transferncia de gua para a atmosfera; veculo de polinizao das plantas (polinizao anemfila); agente causador de danos mecnicos s plantas (quebra-ventos em reas agrcolas); agente causador de eroso do solo (eroso elica); provoca desuniformidade na distribuio de gua por sistemas de irrigao por asperso; pode provocar tombamento de rvores (p. ex., fruteiras) irrigadas por gotejamento; provoca desuniformidade na aplicao de pesticidas, com pulverizadores em solo ou em avio; o vento fonte alternativa de energia (energia elica).

2. Processo de Formao do Vento


O vento no existiria se a temperatura da Terra fosse a mesma em todas as latitudes ao longo do tempo.

A variao da presso com a distncia horizontal define o gradiente horizontal de presso (GHP), indicado pela equao 1:

G HP =

P P P 2 P1 = x x x 2 x1

(1)

onde P = diferena de presso na distncia x. Os subscritos 1 e 2 indicam valor inicial e final, respectivamente. A derivada parcial indica que a presso tambm varia em outras direes alm da horizontal.

1001 mb 100 km 1004 mb 1007 mb 1010 mb

Figura 1 Isbaras e gradiente horizontal de presso. (Fonte: TUBELIS e NASCIMENTO, 1984).


Exemplo Prtico 1) Com base nas informaes da Figura 1, checar o valor do GHP como apresentado.

Express-lo em termos de unidade de distncia (km).


Exemplo Prtico 2) Qual seria o valor do GHP na Figura 1, se a distncia entre as isbaras fosse 50 km?

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

3. Influncias Modificadoras do Vento


Se a fora do gradiente de presso fosse a nica a atuar sobre uma dada massa de ar, a direo de deslocamento seria tambm aquela perpendicular s isbaras. No entanto, a direo e a velocidade do vento sofrem influncia de outras foras.

3.1. Efeito da Rotao da Terra


A velocidade angular da Terra (2 dia-1 ou 15 h-1) constante para qualquer ponto na superfcie, exceto na latitude de 90o, onde a velocidade angular zero. A velocidade linear por outro lado varia com a latitude. Equador Latitude de 45 Latitude de 70 Latitude de 90o 465 m s-1 370 m s-1 159 m s-1 0 m s-1 (plos)

Devido ao movimento de rotao da Terra, o vento desviado da direo perpendicular s isbaras, seu caminho terico. O desvio para a direita no HN e para a esquerda no HS, qualquer que seja a direo inicial de deslocamento da massa de ar. Esse desvio causado pela ao da fora defletora de rotao da Terra ou fora de Coriolis.

O efeito defletor (D) da fora de Coriolis aumenta com a latitude e com a velocidade do vento, podendo ser estimado pela equao 2:

D = 2 M V sen

(2)

onde: M = massa do ar; V = velocidade da massa de ar; = velocidade angular da Terra e = latitude. Pela equao 2 percebe-se que D aumenta do Equador para os plos.

3.2. Efeito da Fora Centrfuga


A ao dessa fora surge em funo da tendncia de movimento curvilneo da massa de ar, resultante da ao da fora D. Assim a direo resultante do vento passa a ser dada pela ao de trs

foras: do gradiente horizontal de presso atmosfrica ( G HP ), do efeito de rotao da Terra ( D ) e da

fora centrfuga ( Fc ).

3.3. Efeito do Atrito com a Superfcie


O efeito do atrito com a superfcie mais pronunciado at aproximadamente 500 m de altura, dependendo das condies topogrficas e meteorolgicas locais. A fora de atrito resultante oposta ao deslocamento do vento.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

3.4. Direo Resultante do Vento


A direo resultante do vento devido ao das quatro foras depende da distribuio da presso atmosfrica (zonas de alta e baixa presso) e do hemisfrio considerado, norte ou sul. Hemisfrio Sul: zona de baixa presso circulao ciclnica sentido horrio zona de alta presso circulao anticiclnica sentido anti-horrio zona de baixa presso circulao ciclnica sentido anti-horrio zona de alta presso circulao anticiclnica sentido horrio

Hemisfrio Norte:

A Figura 2 e a Figura 3 ilustram os casos acima.

Hemisfrio Norte

Hemisfrio Norte

Hemisfrio Sul

Hemisfrio Sul

Figura 2 Esquema de distribuio das Isbaras num centro de alta presso e circulao horizontal e vertical do ar.

Figura 3 Esquema de distribuio das isbaras num centro de baixa presso e circulao horizontal e vertical do ar.

4. Instrumentos e Medio do Vento


Do vento pode-se medir a velocidade, direo e fora. A direo do vento aquela de onde o vento sopra. As direes-padro so norte (N), nordeste (NE), leste (E), sudeste (SE), sul (S), sudoeste (SW), oeste (W) e noroeste (NW). Nos sensores digitais a direo dada em graus, ou seja, N = 0o ou 360o; NE = 45o; E = 90o; SE = 135o; S = 180o; SW = 225o; W = 270o e NW = 315o. A representao grfica da direo do vento em valores (freqncia) absolutos ou relativos denominada rosa dos ventos (Figura 4). Na rosa dos ventos podem ser representadas dezesseis direes, ou seja, oito alm daquelas mencionadas acima.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

Figura 4 Freqncia relativa mdia mensal, Janeiro, em Viosa-MG, no perodo 1970-1980 (Fonte: VIANELLO e ALVES, 1991).

Exemplo Prtico 3) Considere as normais (freqncias absolutas) de direo do vento apresentadas a seguir, e represente-as graficamente:

N 5 NNE 32 NE 63 ENE 145 Calmas = 71

E ESE SE SSE

208 179 123 91

S SSW SW WSW

62 30 25 22

W WNW NW NNW

18 9 6 6

Passo 1) Obter o total de observaes (Nobs); Passo 2) Obter a freqncia relativa (%) de cada direo: F = (n / Nobs) 100 Passo 3) Construir as circunferncias no eixo ortogonal da rosa dos ventos; Passo 4) Indicar no grfico a freqncia de cada direo; Passo 5) Determinar a direo predominante do vento.
A velocidade do vento dada pela componente horizontal em m s-1 e km h-1, lembrando que 1 m s = 3,6 km h-1.
-1

A fora do vento a fora exercida pela massa de ar num obstculo perpendicular a sua direo. medida com a escala de Beaufort. Esta escala varia de 0 a 12, correspondendo o nmero 1 a vento calmo e o 12 a furaco. O nmero 0 na escala corresponde a uma calma perfeita, ou seja, ausncia completa de vento. A cada valor na escala de Beaufort associa-se uma faixa de velocidade. Assim, vento calmo pino 1 U < 1,6 km h-1 e furaco pino 12 U > 120 km h-1. Entre os aparelhos destinados a medir propriedades do vento, tem-se: Catavento tipo Wild direo e fora; velocidade fornecida indiretamente, atravs da escala de Beaufort. Instalado a 10 m acima da superfcie do solo. O catavento de Wild (Figura 5), com o passar do tempo, apresenta oxidao nos eixos e o atrito dela resultante introduz erros acentuados nas observaes. um instrumento obsoleto. A haste com os pinos de referncia utilizada para indicar a fora do vento.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

haste com pinos de referncia

placa metlica

esfera de compensao aletas

sistema de pontos cardeias

Figura 5 Catavento de Wild (sem o mastro). (Fonte: VAREJO-SILVA, 2001). Anemmetro totalizador de canecas mede o vento percorrido (km) com o qual se obtm a velocidade mdia. Instalado a 2 m de altura, na parte sul do posto meteorolgico. O aparelho (Figura 6) constitudo por um conjunto de trs canecas (ou hlices) solidrias a um eixo vertical. O nmero de giros das canecas, sendo proporcional velocidade, transformado em deslocamento (distncia percorrida) e indicado num odmetro. A velocidade mdia obtida dividindo-se o deslocamento pelo intervalo de tempo (h). Nos equipamentos digitais cada rotao gera um pulso eltrico, que captado por um sistema eletrnico de aquisio de dados (datalogger) (PEREIRA et al., 2002). Como cada pulso corresponde distncia de um giro, contando-se o nmero de pulsos num intervalo de tempo tem-se o vento percorrido, com o que se calcula a velocidade mdia.

sistema de canecas Figura 6 Anemmetro de conchas do tipo totalizador. (Fonte: VAREJO-SILVA, 2001).

odmetro

EXEMPLO PRTICO 4)

Calcular a velocidade mdia do vento entre 07h00m dos dias 20 e 21 de janeiro, sabendo-se que as leituras efetuadas num anemmetro foram respectivamente, 08539,6 e 09739,6. Considere que cada unidade no odmetro correspondeu a 100 m de vento percorrido.
Anemgrafo universal num grfico denominado anemograma, registrada a direo, a velocidade instantnea e a distncia percorrida pelo vento. O aparelho (Figura 7) instalado na parte sul do posto meteorolgico, a 10 m de altura, e a unidade registradora em abrigo especial a 1,5 m de altura.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

Figura 7 Anemgrafo universal, vendo-se acima os sensores e abaixo detalhe do mecanismo de registro e da bia do sistema de presso-suco. (Fonte: VAREJO-SILVA, 2001).

5. Perfil da Velocidade do Vento


Direo e velocidade so propriedades do vento muito sensveis influncia de edifcios, rvores, montanhas e outros obstculos, apresentando, portanto, grande variabilidade espacial. Segundo ZUIGA (1985), o vento raras vezes apresenta-se ordenado, ou seja, escoando segundo um regime ou fluxo laminar. O fluxo ou regime de escoamento predominante o turbulento, desordenado, acompanhado de fortes oscilaes de direo e velocidade. A frico entre o ar em movimento e a superfcie sobre a mesma. A camada de ar sujeita aos efeitos Dependendo das condies meteorolgicas e topogrficas centenas de metros a 1 km (ZUIGA, 1985), acima da qual (solo ou cultivo), retarda o movimento do ar da frico chamada camada de frico. esta camada pode estender-se de alturas de encontra-se a atmosfera livre da frico.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

A velocidade do vento caracterstica da altura em que a medio foi feita. Comumente necessrio converter-se a velocidade do vento medida uma dada altura para uma outra altura. Isso pode ser obtido pela equao 7.

U2 =Uz

4,87 Ln(67,8 z 5,42)

(7)

onde U2 = velocidade do vento a 2 m de altura (m s-1); Uz = velocidade do vento a z m acima da superfcie do solo; z = altura de medio da velocidade do vento acima da superfcie do solo (m).
Exemplo Prtico 5) Um aparelho medidor da velocidade do vento, instalado num posto meteorolgico a

17 m de altura, registrou vento de 15,1 km h-1. Qual teria sido a velocidade do vento na altura de referncia de 2 m?
Durante o dia a velocidade do vento tende a ser maior que durante a noite. A velocidade do vento durante o dia a 2 m de altura (U2d) pode ser estimada a partir da velocidade mdia diria do vento quela altura (U2) e a relao de U2d com a velocidade do vento noite (U2n), pela equao 8.

U 2 U 2 2d U 2n = U 2d U 2d 1 + U 2n

(8)

Exemplo Prtico 6) Assuma que a velocidade mdia diria do vento a 2 m de altura em Cruz das Almas 2,5 m s-1 e que U2n = 0,5 U2d ento determine a velocidade do vento no perodo diurno (U2d).

6. Circulao do Ar na Atmosfera
O ar atmosfrico circula seguindo padres gerais e locais, em reposta aos gradientes de presso atmosfrica.

6.1. Circulao Geral


A Figura 8 ilustra padres tericos de circulao do ar atmosfrico entre zonas de alta e baixa presso e em alta altitude e baixa altitude. Observa-se a formao de clulas de circulao nas diferentes latitudes, como resultado de fenmenos de convergncia e divergncias das correntes de ar. A configurao descrita a seguir no exatamente o que se observa ao longo do ano. Claramente, a distribuio dos continentes e oceanos, combinada com o aquecimento diferenciado (em virtude da diferena no calor especfico), origina configuraes de presso que diferem do vero para o inverno.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

Figura 8 Esquema representativo da circulao geral da atmosfera.

6.2. Circulao Local


Brisa de vale e de montanha Durante o dia, devido radiao solar, as encostas das montanhas se esquentam muito, o mesmo ocorrendo com o ar em contato com elas. Este aquecimento diferencial expande a massa de ar em contato, reduzindo sua densidade. O ar mais quente e mais leve ento forado a elevar-se pela ao do ar mais frio e mais denso da circunvizinhana. Em altitude, a massa de ar que se elevou volta sobre o vale, produzindo uma sobrepresso que empurra o ar contra a encosta, originando assim um vento ascendente chamado brisa de vale. Durante a noite ocorre o processo inverso. As encostas se esfriam muito e tambm o ar em contato, que se contrai e aumenta sua densidade. Este ar frio e pesado inicia um movimento descendente em direo ao vale, caracterizando a brisa de montanha. O acmulo de ar frio no vale origina uma corrente area ascendente que, em altitude, se move em direo a encosta. Fecha-se assim, a clula de circulao. Brisa martima e terrestre O vento local do mar para terra e vice-versa, depende do grau de aquecimento tanto da massa slida (terra) quanto da lquida (mar) e de acordo coma diferena de temperatura das duas massas, estabelece-se uma corrente de ar (Figura 9). Durante o dia a terra se esquenta mais rapidamente que o mar, produzindo sobre ela uma diminuio da presso; em consequncia, o vento soprar do mar para a terra; a chamada brisa martima. Durante noite sucede o inverso. A terra se esfria mais rapidamente que o mar, e sobre ela se produz um aumento da presso e o vento ento sopra da terra para o mar; a chamada brisa terrestre.

Figura 9 Brisa martima (A) e terrrestre (B).

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA


Prof. Aureo S. de Oliveira NEAS/UFRB

7. Concluses 8. Exerccios Propostos


EP.01. A velocidade do vento a 2 m de altura em determinado local foi de 1,8 m s-1. Qual teria sido a velocidade a 10 e 20 m de altura? Dobrando as alturas (de 10 para 20 m), a velocidade do vento tambm dobra? Em caso negativo qual a relao entre elas? EP.02. Um anemmetro totalizador de canecas, instalado a 2 m de altura indicou no odmetro 57.329 s 09:00 h e 57.415 s 10:00 h. Calcular a velocidade mdia do vento no perodo, em m/s, sendo que a leitura do instrumento em centenas de metros. EP.03. Numa determinada localidade, leituras a cada duas horas, indicaram as seguintes frequncias absolutas das direes do vento. Com base nos dados, representar graficamente (rosa dos ventos) a freqncia relativa de cada direo. Obs.: Material necessrio: papel milimetrado, transferidor e compasso.

N NNE NE ENE

230 185 75 25 Calmas = 100

E ESE SE SSE

2 2 1 0

S SSW SW WSW

0 0 3 2

W WNW NW NNW

10 25 90 175

EP.04. Numa determinada localidade, a velocidade do vento 4,3 m s-1 quando medida a 10 m de altura acima do solo. Converta esta velocidade para a altura de referncia (2 m acima do solo). Qual a relao entre ambas velocidades em termos percentuais. EP.05. Construir o grfico do valor percentual da velocidade do vento, de 0,5 m a 20 m, em relao altura de 6 m. EP.06. O vento percorrido nas 24 horas de um dado dia foi de 216,7 km a 2 m de altura. Determinar a velocidade mdia diria do vento em m s-1. EP.07. Estime a velocidade do vento a 3 m do solo, sabendo-se que um aparelho instalado a 10 m indicou velocidade de 18 m s-1.

9. Bibliografia Citada e Recomendada


PEREIRA, A. R.; ANGELOCCI, L. P.; SENTELHAS, P. C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicaes. Guaba: Agropecuria. 2002. 487p. VIANELLO, R. L. e ALVES, A. R. Meteorologia bsica e aplicaes. Viosa: UFV Imprensa Universitria. 1991. 449 p. TUBELIS, A. e NASCIMENTO, F. J. L. do. Meteorologia descritiva: fundamentos e aplicaes brasileiras. So Paulo: Nobel. 1984. 374 p. VAREJO-SILVA, M. A. Meteorologia e climatologia. Braslia: Instituto Nacional de Meteorologia-Ministrio da Agricultura. 2001. 515 p. ZUIGA, A. C. Agroclimatologa. San Jos: Editorial Universidad Estatal a Distancia. 1985. 520 p.

Captulo IX Movimentos Atmosfricos

Vous aimerez peut-être aussi