Vous êtes sur la page 1sur 3

OFICINA DE FORMAO

ESTRATGIAS CRIATIVAS DE CONCEO E APLICAO DE BLOGUES EDUCATIVOS RELATRIO FINAL | Ana Paula Xavier Fernandes

Nunca encontrei, at agora, nas experincias que fiz, uma pessoa completamente incapaz de aprender a desenhar (...)
John Ruskin, in Elements of Drawing (1857)

Quando me inscrevi nesta ao de formao tinha como objectivos principais, primeiro descobrir as potencialidades da utilizao da Internet/blogues, segundo, pr em prtica os conhecimentos adquiridos na conceo e aplicao de blogues em contexto educativo. A proposta lanada para o trabalho final foi convidativa e muito interessante e para alm da curiosidade e de algumas boas horas de trabalho, muita inspirao e transpirao valeu a pena! Surgiu o tema do nosso grupo de trabalho, Artes visuais e multimdia um espao que pretende agregar um conjunto de outros espaos e experincias, que se prendem com o ensino das artes visuais e das ferramentas multimdia teis aprendizagem e ao desenvolvimento da criatividade artstica. E partindo desta temtica, a interao entre as ferramentas multimdia e o ensino das artes visuais, nasceu o meu blogue, sketchbooks digitais! O ambiente das sesses permitiu-nos viver momentos descontrados e de aprendizagem. Gostei do clima positivo e motivante criado pelo formador, Lus Ruivo e por todos os presentes. No meu grupo de trabalho partilhamos experincias muito enriquecedoras e este foi fundamental para o desenvolvimento do projeto final. Os materiais preparados e disponibilizados aos formandos no blogue da formao, bem como a agenda, foram fundamentais para se conseguir aplicar os conhecimentos na realizao dos contedos de aprendizagem. O trabalho que desenvolvi durante as sesses permitiu-me experimentar e aplicar todos os recursos num outro blogue experimental. Tenho pena de no ter conseguido escrever mais no dirio da formao!
1

Ao planificar o meu recurso educativo digital tentei definir os objetivos a atingir neste projeto. A minha prtica letiva est muito atenta ao desenvolvimento da criatividade e da imaginao e desta forma tenho vindo a reforar a utilizao do skechtbook, ou dirio grfico para a criao de hbitos de registo e de prtica. Decidi que o meu trabalho final, mais uma vez, incidiria sobre a importncia do Desenho. Este no apenas aptido de expresso ou rea de investigao nos mecanismos de percepo, de figurao, ou de interpretao; tambm forma de reagir, atitude perante o mundo que se pretende atenta, exigente, construtiva e liderante. O desenho aqui surge tambm como uma rea estruturadora de muitas outras reas do exerccio profissional, que nela se baseiam ou que do seu exerccio partem. O desenho ensinar a ver, mais do que simplesmente a olhar.... uma boa maneira das pessoas estarem atentas s coisas que as rodeiam. O blogue sketchbooks digitais tem cinco pginas que funcionam como separadores superiores: 1 pgina: dirio ... Publiquei este texto introdutrio que apresenta os termos dirio, viagem e outros igualmente usados:
Ao abordarmos o tema dos Sketchbooks digitais estamos naturalmente a falarmos de viagem de desenho de pequenos cadernos portteis e de um encontro permanente com o Eu e o Outro! Estar em viagem, referimo-nos a um tempo de disponibilidade, onde h mais vontade de se agarrar tudo... os viajantes tornam-se mais observadores, mais criativos e desenham nesses pequenos laboratrios de amostras do nosso olhar sobre o mundo e ns mesmos. O termo Dirio de Viagem () h outros termos igualmente usados, embora cada um tenha um significado prprio, com pequenas/grandes diferenas. Pode ser, por exemplo, Caderno de Esboos ou de Campo, usado na rea da biologia e geologia, Caderno de Procura Paciente, como lhe chamava o arquitecto Le Courbusier na sua primeira viagem ao Oriente, Carnet de Voyage, em francs ou Sketchbook em ingls ou, ainda, "Livro de Artista", termo com algumas particularidades. (Eduardo Salavisa) Desenhar em cadernos viajar, encostamos a cabea, fechamos os olhos e partimos descoberta... s vezes para se desenhar, observa-se, outras vezes -se observado!

Esta ltima frase remete para o desenho que est no cabealho do blogue. A seguir, um desenho feito com caneta de ponta fina preta convida o leitor a relaxar um pouco na rede ao som da musica da Rickie Lee Jones - Chuck E's In Love. Apresenta ainda um vdeo realizado pela Patrcia Pedrosa, jornalista que tem elaborado vrios projetos no mbito dos urbansketchers, comunidade de pessoas que desenham em cadernos. O vdeo apresenta o projeto World Sketching Tour, levado a cabo pelo Lus Simes que se prepara para viajar durante cinco anos pelos cinco continentes, sempre a desenhar. Os contedos a inserir nesta pgina do blogue, no futuro, sero desenhos digitalizados e que foram realizados pela autora no seu sketchbook e tambm notcias dirias que se prendam com a temtica. 2 pgina - dirios de viagem Esta pgina pretende apresentar alguns desenhadores portugueses e os seus dirios de viagem. Viajar pelo bairro com um caderno, exposio que decorreu na Freguesia de Benfica e que teve a participao de vinte e trs urbansketchers. Fica a prova com um desenho da Paula Xavier! Remetemos o leitor para o trabalho do desenhador, Joo Catarino, a partir de um dos seus blogues desenhos do dia e ainda podemos visionar o vdeo da viagem que fez pela Estrada Nacional N 2, desenhando no seu caderno.

Podemos visionar o catlogo da exposio Dirios grficos em Almada (http://issuu.com/explore) e ainda o vdeo com a entrevista ao ilustrador freelancer, Ricardo Cabral, primeiro portugus a desenhar uma capa para um caderno da Moleskine. Os contedos a inserir nesta pgina do blogue, no futuro, sero dar a conhecer ainda mais autores portugueses. 3 pgina - sketchbooks digitais Esta pgina pretende apresentar alguns artistas que trabalhem com outro tipo de suportes como o Jorge Colombo, conhecido, no entanto, pelos seus trabalhos no iPhone e o Antnio Jorge Gonalves que tem vindo a desenvolver trabalho com atores no palco fazendo Desenho Digital Live (usando o Adobe Photoshop) em interiores e exteriores. Os vdeos so exemplificativos do trabalho que desenvolvem. Os contedos a inserir nesta pgina do blogue, no futuro, sero dar a conhecer ainda mais autores. 4 pgina - partilha experincias Esta pgina, no futuro, pretende ser um espao em que os alunos sero convidados a enviarem as suas experincias em cadernos ou noutros suportes para serem publicados. Neste momento podemos visionar o trabalho dos artistas Lapin (http://pt.scribd.com/explore) e do Mattias Adolfsson http://zoom.it/ converte a imagem para o formato Deep Zoom, que permite de forma harmoniosa e eficiente explorar toda a imagem, no
importa quo grande).

5 pgina - urbansketchers no mundo Aqui podemos chegar aos urbansketchers de todo o mundo... e saber novidades! O jornalista Gabriel Campanario criou o blogue http://www.urbansketchers.org/ em Novembro de 2008, onde participam, com os seus desenhos, autores de pases de todos os continentes. Este blogue est associado a uma organizao sem fins lucrativos que tem como grande objetivo a divulgao da prtica do desenho. O seu objetivo mostrar ao mundo, um desenho de cada vez. Adicionei algumas mini aplicaes como uma lista de sites/ blogues que me parecem ser interessantes dentro da temtica. No blogue de grupo colocamos os links para os blogues individuais e vice-versa. Os meus objectivos individuais nesta aco de formao foram bastante satisfatoriamente atingidos. Para alm do conhecimento que me foi possvel aprofundar sobre aplicao de blogues, nesta reta final entusiasmei-me e diverti-me muito com a construo do Objecto de Aprendizagem (OA). Fica agora o convite para uma visita ao http://sketchbooksdigitais.blogspot.com A construo dos contedos educativos digitais permite-nos novas descobertas, novas formas de comunicar e pode ser motor de motivao para melhorar o mundo do ensino e promover a mudana. Acredito que tentar construir saberes que sejam pertinentes, estimulando a imaginao para que se motivem os jovens a serem mais criativos e empreendedores, pode ajudar a construir um futuro promissor. Mais uma vez refiro o Antnio Cmara, o Futuro inventa-se!
Ana Paula Xavier Fernandes

Lisboa, 13 de maro de 2012


3

Vous aimerez peut-être aussi