Vous êtes sur la page 1sur 9

1. INTRODUO A construo civil hoje composta de recursos humanos, tcnicas construtivas, materiais, logstica, meio ambiente e segurana no trabalho.

. O mercado da construo civil ainda regula a economia do pas, se a construo civil vai bem, a economia vai bem, este um fato real em virtude do volume de aspectos que so envolvidos quando uma construo est em andamento, seja ela de habitao, infra-estrutura ou industrial. A tecnologia de materiais um instrumento que permite a substituio e industrializao de etapas importantes da construo. Em tempos passados utilizvamos tcnicas simples com utilizao massiva de mo-de-obra, executado com matrias primas locais, utilizando pouco componentes, hoje podemos utilizar tcnicas modernas com utilizao de mo-de-obra intensiva, produzido de forma racionalizada no canteiro de obras ou com materiais industrializados, parcialmente substituindo o operrio por mquinas e prfabricando em obras limpas do ponto de vista ecolgico. O mercado exige, a tecnologia se apresenta e as tcnicas mudam, o impacto social representativo. Onde se utilizavam cinco pedreiros e dois ajudantes, hoje se utiliza um operador de mquinas leves. Onde se aplicava dois centmetros de espessura em um reboco, hoje se aplica um centmetro e meio ou s vezes menos. O progresso tem seu preo social e ambiental.

2. A PROFISSO DE ENGENHEIRO CIVIL O profissional que aplica conhecimentos cientficos resolvendo problemas do mbito da engenharia civil, com competncia para realizar tarefas de investigao, concepo, ensino, estudo, projeto, fabricao, construo, fiscalizao, controle de qualidade, manuteno, sendo responsvel pela a coordenao e gesto das obras. Alm destas, o engenheiro civil executa obras de infra-estrutura, construo de pontes e rodovias. Segundo Henry G. Stott a engenharia a arte de organizar, dirigir homens e controlar as foras e os materiais da natureza para o benefcio da raa humana. Dados do SINDICATO DAS INDSTRIAS DA CONSTRUO CIVIL DO ESTADO DO MARANHO SINDUSCON-MA E CONFEA, informam que o Brasil tem 712.418 engenheiros, dos quais 169.019 so engenheiros civis, o pas precisa para se desenvolver formar na carreira tecnolgica anualmente 60 mil engenheiros de todas as modalidades, mas apenas 32 mil colam grau. A profisso de engenheiro civil muito diferente de vinte anos atrs, segundo o Engenheiro Perciliano Moraes, que concluiu o curso de Engenharia na Universidade Veiga Almeida, Estado do Rio de Janeiro, em 1977. Na poca do milagre econmico, no auge do regime militar no Brasil, era poca de grandes obras de infra-estrutura, construo de metrs, Ponte Rio Niteri, Construo da Rodovia Belm Braslia, Construo da Barragem de Itaipu, Gasodutos da Petrobras, ou seja, havia muito emprego para um engenheiro recm formado, mais o nvel salarial era menor que o de hoje, em valores de referncia, por exemplo, um engenheiro experiente naquela poca compraria um automvel com um ano de trabalho, hoje ele levaria no mximo quatro meses. 3. O MERCADO DE TRABALHO A construo civil, segundo os especialistas, atingiu o pleno emprego, o fato contraditrio, uma m e boa notcia existe mais vagas do que profissionais para preench-las, ou seja, no est empregado ou tem dificuldade para se ocupar, apenas o indivduo que no tem uma qualificao profissional ou o que est mudando de profisso. Todas as profisses esto em falta no mercado da construo, engenheiros, arquitetos, pedreiros, armadores, e muitos outros. O desafio aumentar a produtividade, mecanizando talvez, e conseguir

produzir mais com menos mo-de-obra, utilizar mais tecnologia e processos mais efetivos que economizem matria prima, pois o desperdcio na construo um fator de custo altssimo. No auge do desenvolvimento os Estados Unidos da Amrica conseguiram sustentar o pleno emprego, por terem investido na educao, na pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e tcnicas que resultaram no aumento expressivo de produtividade garantindo a passagem sem atropelos por este perigoso funil. No houve presso inflacionria, as grandes empresas americanas expandiram-se e ajudaram no crescimento do seu capitalismo. Analisando o Brasil, verifica-se que as obras governamentais derivadas do plano de acelerao do crescimento, obras de parceria pblica privadas, grandes obras de infraestrutura e obras necessrias para a copa do mundo de 2014 e ainda as obras das olimpadas de 2016, alavancam a necessidade de milhares de profissionais da construo civil, principalmente engenheiros civis, que atuaro nas linhas de frente de obra como engenheiros de campo, planejadores, gestores, gerenciadores e muitas outras posies que so ocupadas por este profissional acostumado a solucionar problemas. Um fenmeno pouco usual no mercado de trabalho, que j est sendo amplamente aplicado, a utilizao da mo-de-obra de engenheiros j aposentados. Indstrias esto chamando estes profissionais para tocar grandes projetos de expanso e ao mesmo tempo treinar novos engenheiros, lderes que sero formados para atender s prximas demandas. Na revista VOCE S/A, de abril de 2011, Alexandre Almeida, em artigo na pgina 86, escreve perguntando onde esto os engenheiros?, comentando a demanda atual por engenheiros no Brasil, e informando que para desenvolver um projeto de expanso, a Novelis - grande empresa do ramo de laminao de alumnio - teve que recontratar engenheiros aposentados de seu quadro, para dar prosseguimento aos planos de expanso e treinar novos lderes. Em um artigo publicado em maro deste ano, o SINDUSCON MA diz que:
A construo nunca teve um perodo to bom desde a poca do milagre econmico [nos anos 70]. Ento estamos falando de um forte crescimento nos ltimos anos, depois de mais de 20 de estagnao. Na classe C muita gente conseguiu comprar seu primeiro imvel. Em algumas cidades do pas, at a populao de baixssima renda, que nunca teria um imvel, teve a oportunidade de financiar com ajuda do governo.

Estas obras alavancam a necessidade de milhares de profissionais da construo civil, principalmente engenheiros civis, que atuaro nas linhas de frente de obra como engenheiros de campo, planejadores, gestores, gerenciadores e muitas outras posies que so ocupadas por este profissional acostumado a solucionar problemas.
3

O Congresso Mundial de Engenheiros (World Engineers Convention), realizado em dezembro de 2009 no Centro de Convenes Ulysses Guimares, em Braslia, concluiu que:
O Pas precisa investir cada vez mais em educao de qualidade para formao de novos profissionais que saiam das universidades capacitadas para o mercado de trabalho. Faz-se necessrio que se dobre a quantidade de engenheiros civis formados a cada ano, nos prximos cinco anos.

O problema de falta de engenheiros capacitados est criando outro ainda mais srio, a curto e longo prazo, a importao de profissionais. Profissionais de engenharia de pases como a ndia, estados unidos e outros pases da Europa, esto sendo atrados pelo mercado nacional, em virtude da escassez de engenheiros qualificados. Estas autorizaes de trabalho so criticadas pelos sindicatos de classe e deveriam ser muito bem analisadas antes de serem dadas. Alguns fatores devem ser considerados, por exemplo, no devero ser permitidos engenheiros de culturas diferentes atuarem no mercado nacional sem a devida atualizao do profissional nas tcnicas e normas brasileiras. Especialistas apontam que h diversas particularidades no mercado brasileiro, o que exigiria algum tempo para a adaptao de profissionais estrangeiros. A utilizao de mo-de-obra tcnica e qualificada atravs de cursos especficos de curta durao (tecnlogo) uma opo de dever ser incentivada. Outra opo buscar os engenheiros que esto atuando em reas de administrao e finanas de volta para a engenharia, tornando mais atraentes cargos e salrios, so lideranas experientes que foram levadas a atuar em reas afins. 4. AS UNIVERSIDADES E FACULDADES Segundo dados do Portal do MEC, o pas tem 354 (trezentos e cinqenta e quatro) cursos de engenharia civil registrado e em pleno funcionamento. No Maranho existem plos de ensino superior, onde apenas no Plo de So Luis existem cursos de engenharia civil, na Universidade Federal do Maranho, na Universidade Estadual do Maranho, na Faculdade Pitgoras e na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, e ainda em fase de implantao no Centro Universitrio do Maranho. As universidades implantadas na poca do milagre econmico e em tempos mais antigos so mais equipadas e tem mais tradio, com currculos a muito reconhecidos pelo mercado. J as faculdades recentes ou ainda em implantao, atendem aos requisitos mnimos
4

do MEC, e somente so fiscalizadas anos depois, com critrios com rigidez questionvel. Nestas fiscalizaes o MEC passa adotar aes paliativas, levando em considerao que os cursos j esto em andamento e evita prejudicar os alunos, abrindo novos prazos e novas oportunidades para as faculdades. O estudo universitrio levado a srio recompensa o mercado com profissionais qualificados, direcionados de forma correta e prontos para contribuir com o desenvolvimento que o pas precisa. 5. O PERFIL DO ENGENHEIRO MODERNO Desde o incio dos tempos o ser humano procurou conviver em agrupamentos humanos, sejam em cavernas, aldeias e finalmente nas primeiras cidades. O Engenheiro teve papel determinante nas mudanas ocorridas durante este processo, por mais que ainda no tivesse ainda a denominao moderna, construindo obras monumentais, cidades, templos, e outras grandes construes que fizeram parte do desenvolvimento e da modernidade. O Engenheiro civil foi uma das peas mais destacadas do processo de transformao da sociedade, em suas mudanas na paisagem natural. At poucos anos atrs os projetos de engenharia no levavam em considerao os impactos ambientais e nem segurana do trabalho. Devastaes foram executadas em nome do progresso, e muitos operrios morreram. O engenheiro do sculo XXI o lder, gestor, tem conhecimento tcnico satisfatrio e empreendedor. A liderana algo nato, nasce com a pessoa, mais pode ser desenvolvida e despertada, atravs de cursos especficos de liderana e aes em grupo para que o acadmico consiga entender sua capacidade de comandar. A gesto um dos requisitos principais do perfil, empresas esto desenvolvendo projetos multidisciplinares, abrangentes e longos, com necessidade de controle e de logstica importantes, onde o gestor de obras tem que ser especialista. O engenheiro dever ter muito conhecimento tcnico em todas as disciplinas tcnicas, a interdisciplina hoje essencial para execuo dos grandes projetos. Por fim, o empreendedorismo que advm da pro atividade. O profissional do futuro no pode se a ter ao que ouve, ou mesmo esperar ouvir, deve ter a iniciativa e se antecipar s ordens, tornando-se um profissional gil e previsvel apenas no lucro que proporcionar. Por fim o engenheiro civil dever atuar na gesto de expectativas dos operrios e da sociedade, desenvolvendo o psicolgico do operrio, mantendo a equipe motivada,
5

protegendo o meio ambiente e desenvolvendo o trabalho com segurana, dentro das normas mnimas aprovadas pelo seu conselho de classe e pelos rgos normativos. Resumindo o engenheiro dever ter viso sistmica, integrada, de sistemas de operao (indstria, servios, construes); Capacitao para trabalhar com as tcnicas de processamento de informaes, especialmente de tratamento numrico (ex.: simulao); Formao de tecnologias bsicas - materiais e processos; Capacitao para especificar e dialogar/negociar com empresas fornecedoras; Habilidade para o trabalho em grupo; Liderana e criatividade; Formao em tecnologias bsicas, com nfase em disciplinas especficas, mas com capacidade de transitar entre reas de produo de conhecimentos comuns; Viso do progresso tecnolgico que ocorre fora e dentro da empresa; Capacitao para rpida absoro de conhecimento, atravs de pesquisas, projetos, visitas e uso de consultores; Capacitao para especificar produtos e processos de manufatura. Ter conhecimento profundo de uma lngua estrangeira, preferencialmente o ingls. Ufa! muita atribuio, responsabilidade e capacidade que um engenheiro deve ter. Pois bem, exatamente ai que est o problema. 6. O PROBLEMA NA FORMAO DO ENGENHEIRO Segundo o Engenheiro Perciliano Moraes, (formado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia Veiga de Almeida, em 1977),
o problema da formao dos engenheiros hoje, a pouca mudana ocorrida na grade curricular dos cursos de engenharia, a maioria das matrias de antes de 1977, igual aos cursos de hoje, mudando uns nomes e alguns contedos, mais a essncia a mesma. O que falta uma reformulao profunda com enfoque mais prtico. O Engenheiro civil sai da faculdade com pouco ou nem um conhecimento tcnico utilizvel. Como os contedos so distantes da realidade dos canteiros de obras, os formados em engenharia tm que ser re-treinados nas obras.

Para a Resoluo CES/CNE 11 (MEC, 2002), corresponde a 15% da carga horria mnima e versa sobre um subconjunto coerente de tpicos discriminados, dos quais alguns podem ser especficos da Engenharia Civil e outros no. Exemplos de casos que abrangem reas de conhecimento da Engenharia Civil: Construo Civil, Hidrulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Bsico, Materiais de Construo Civil, Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas, Geotecnia, Topografia e Geodsia, Transporte e Logstica.

Na formao do engenheiro no temos o enfoque necessrio. Deveria ter lngua estrangeira desde o inicio do curso, 80 horas todo semestre, produo textual, empreendedorismo, liderana (com enfoque prtico), estgio em obra e oratria. O problema curricular presente em todos os cursos de engenharia, e dividida esta culpa com os rgos reguladores e estudiosos. A base curricular deveria ser estendida e modificada em sua essncia. No mnimo vinte por cento da carga horria mensal atual do ensino da engenharia civil deveria ser revertida em prtica acompanhada, dentro do mercado de trabalho, com base terica. Ou seja, o ensino da engenharia deveria ter uma abordagem mais prtica, ou simplesmente deveria ser dado um enfoque maior em matrias prticas, com apoio de grades tericas optativas.

7. CONCLUSO A sada para este momento de pleno desenvolvimento passado por nosso pas a modernizao do ensino, transformando o curso de engenharia civil em uma profisso dinmica com ensino levando em conta as novidades do mercado tecnolgico, onde casos como a mquina automtica para rebocar paredes, aumentando de 40m2 para 400m2 a quantidade de reboco por dia realizado por um operador, mudando prazo e efetivos de uma obra de forma radical, onde se utilizaria 200 pedreiros, vo se utilizar 8 operadores. A face do mercado com a aplicao e difuso das inovaes, incluindo-as na formao dos engenheiros e tecnlogos. A automatizao dos processos gerar economia, ao mesmo tempo em que disponibilizar a mo de obra para outros postos de trabalho, racionalizando os recursos disponveis chegaremos a lucros ainda no sonhados pelos empresrios.

8. REFERNCIAS Inova Engenharia, Propostas para modernizao da educao em engenharia no Brasil / IEL . NC, SENAI. DN. Braslia 2006, Instituto Euvaldo Lodi. Ncleo Nacional, 103p,; il. Mercado de trabalho para o engenheiro e tecnlogo no Brasil, Sumrio analtico, CNI/SESI/SENAI/IEL CONFEA. Faltam engenheiros no mercado, Frinia Chaves, Jornal Correio de Uberlndia. Da complexidade no trabalho do engenheiro, o repensar de sua formao, Ciliana Regina Colombo e Walter Antnio Bazzo, Cobenge 2001. Recrutamento estrangeiro, Rodnei Corsini, Revista TECHNE, revistatechne.com.br. Mercado de Trabalho para o Engenheiro e Tecnlogo no Brasil, Sumrio Analtico, CNI, SESI, SENAI, IEL, CONFEA. Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indstria Brasileira 2015, SEBRAE-RJ e FGV Projetos. Exerccio profissional e entidades, Fevereiro/2011, piniweb.com.br/... /imprime208344.asp. Engenharia em Alta no Brasil, www.sinduscon-ma.com.br. Sondagem da Construo Civil, CBIC e CNI, edio de lanamento, dezembro 2009, www.cni.org.br.
Resoluo CES/CNE 11 (MEC, 2002).

Vous aimerez peut-être aussi