Vous êtes sur la page 1sur 4

Programa II Unidade 3 Sub-unidade 3

ESDE
Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita
A COMUNICABILIDADE DOS ESPRITOS

A Comunicabilidade dos Espritos com os encarnados no um fato recente, mas antiqssimo, com a nica diferena que no passado era apangio dos chamados iniciados e na atualidade, com o advento do Espiritismo, tornou-se fenmeno generalizado a todas as camadas sociais. A possibilidade dos Espritos se comunicarem uma questo muito bem estabelecida, resultante de observaes e experincias rigorosamente realizadas por eminentes pesquisadores. Os Espritas no tm dvidas a este respeito; porm, determinados companheiros que abraam correntes religiosas diferentes da Doutrina Esprita, procuram critic-la chamando a ateno, entre outras coisas, sobre a proibio mosaica de evocar os mortos. Na lei mosaica est escrito: (...) No vos virareis para os adivinhadores e encantadores, no os busqueis, contaminando-vos com eles: eu sou o Senhor vosso Deus. (...) (07) (...) Quando pois algum homem ou mulher em si tiver um esprito adivinho, ou for encantador, certamente morrero; com pedras se apedrejaro; o seu sangue sobre eles. (08) (...) No achar entre ti quem faa passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um esprito adivinhante, nem mgico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa abominao ao Senhor, e por estas abominaes o Senhor teu Deus as lana fora de diante dele. (...) (06) Se a lei de Moiss deve ser to rigorosamente observada neste ponto, fora que o seja igualmente em todos os outros. Por que seria ela boa no tocante s evocaes e m em outras de suas partes? (...) Desde que se reconhece que a lei mosaica no est mais de acordo com a nossa poca e costumes em dados casos, a mesma razo procede para a proibio de que tratamos. Demais, preciso entender os motivos que justificavam essa proibio e que hoje se anularam completamente. O legislador hebreu queria que o seu povo abandonasse todos os costumes adquiridos no Egito, onde as evocaes estavam em uso e facilitavam abusos (...). (01) A proibio de Moiss foi mais para conter um comrcio grosseiro e prejudicial com os desencarnados. Os Israelitas necessitavam de uma ao mais disciplinadora porque, alm do mais (...) a evocao dos mortos no se originava nos sentimentos de respeito, afeio ou piedade para com eles, sendo antes um recurso para adivinhaes, tal como nos augrios e pressgios explorados pelo charlatanismo e pela superstio. (...)

Naquela poca, aliada prtica pura e simples de evocar os mortos, havia um verdadeiro comrcio com os adivinhadores (...) associadas s praticas da magia e do sortilgio, acompanhadas at de sacrifcios humanos. (...) (02) A proibio, tinha, pois, razo de ser. Nos dias atuais, o ser humano adquiriu novas conquistas, o progresso se fez pelo predomnio da razo e, a prtica de intercmbio espiritual ou medinica, defendida pelo Espiritismo, tem outras finalidades: moralizadora, consoladora e religiosa. (...) A verdade que o Espiritismo condena tudo que motivou a interdio de Moiss; (...) (02) os espritas no fazem sacrifcios humanos, no interrogam astros, adivinhos e magos para informarem-se de alguma coisa, no usam medalha, talism, frmulas sacramentais ou cabalsticas para atrair ou afastar Espritos. O Esprita sincero sabe que (...) O futuro vedado ao homem por princpio, e s em casos rarssimos e excepcionais que Deus faculta a sua revelao. Se o homem conhecesse o futuro, por certo que negligenciaria o presente e no agiria com a mesma liberdade. (...) (04) A evocao dos Espritos exercida na prtica esprita tem o fito de receber conselhos dos Espritos superiores, de moralizar aqueles voltados para o mal e continuar com as relaes de amizades e amor entre entes queridos que partilharam, ou no, a vivncia reencarnatria. Pelas orientaes instrutivas e altamente moralizadoras fornecidas pelos benfeitores espirituais, pelo valioso aprendizado oferecido pelos desencarnados sofredores, conclui-se que a prtica medinica, um fator de progresso humano pelos benefcios que acarreta. (...) Sem dvida, poderoso instrumento pode converter-se em lamentvel fator de perturbao, tendo em vista o nvel espiritual e moral daquele que se encontra investido de tal recurso. No uma faculdade portadora de requisitos morais. A moralizao do Mdium libera-o da influncia dos Espritos inferiores e perversos, que se sentem, ento, impossibilitados de maior predomnio por faltarem os vnculos para a necessria sintonia. (...) (09) Repelir as comunicaes de alm-tmulo repudiar o meio mais poderoso de instruirse, j pela iniciao nos conhecimentos da vida futura, j pelos exemplos que tais comunicaes nos fornecem. A experincia nos ensina, alm disso, o bem que podemos fazer, desviando do mal os Espritos imperfeitos, ajudando os que sofrem a desprenderem-se da matria e a se aperfeioarem. Interdizer as comunicaes , portanto, privar as almas sofredoras da assistncia que lhes podemos e devemos dispensar. (...). (03)

MEDIUNIDADE E SERVIO AO PRXIMO


Aspiras ao desenvolvimento da mediunidade para mais fcil intercmbio com o Plano Espiritual. Isso perfeitamente possvel; entretanto, preciso lhe abraces as manifestaes, compreendendo que ela te pede amor e dedicao aos semelhantes para que se transforme num apostolado de bnos.

Reconhecers que no retns com ela um distrito de entretenimento ou vantagens pessoais e sim um templo-oficina, atravs do qual os benfeitores desencarnados se aproximam dos homens, to diretamente quanto lhes possvel, apontando-lhes rumo certo ou lenindolhes os sofrimentos, tanto quanto lhe utilizars os recursos para socorrer desencarnados, que esperam ansiosamente quem lhes estenda uma luz ao corao desorientado. Recebers com ela no apenas a misso consoladora de reerguer os tristes, mas tambm a tarefa espinhosa de suportar, corajosamente, a incompreenso daqueles que se comprazem sob a nvoa do materialismo, muita vez interessados em estabelecer a dvida e a negao para obterem, usando o nome da filosofia e da cincia, livre trnsito nas reas de experincia fsica, em que a f ope uma barreira aos abusos de ordem moral. Nunca lhe ostentars a fora com atitudes menos dignas, que te colocariam na dependncia do mal, e, ainda mesmo quando ela te propicie meios com os quais te podes sobrepor aos perseguidores e adversrios, trat-los-s com o amor que no foge verdade e com a verdade que no desdenha o equilbrio admitindo que no te assiste o direito de te antepores justia da vida. Ters a mediunidade por flama de amor e servio, abenoando e auxiliando onde estejas, em nome da Excelsa Providncia, que te fez semelhante concesso por emprstimo. E nos dias em que esse ministrio de luz te pese demasiado nos ombros, volta-te para o Cristo o Divino Instrumento de Deus na Terra e percebers, feliz, que o corao crucificado por devotamento ao bem de todos, conquanto parea vencido, carrega em triunfo a conscincia tranqila do vencedor. (*) * XAVIER, Francisco Cndido. Examinando a Mediunidade. In: Encontro Marcado. Pelo Esprito Emmanuel. 7. ed. Rio de Janeiro - FEB, 1991 pgs. 93-94.

FONTES DE CONSULTA
01 - KARDEC, Allan. Da Proibio de Evocar os Mortos. In: - . O Cu e o Inferno. Trad. de Manoel Justiniano Quinto, 30 ed. Rio de Janeiro, FEB, 1992. item 3, pg 156. 02 - Item 4, pgs. 157-159. 03 - Item 15. pg. 165. 04 - Interveno dos Demnios nas Modernas Manifestaes. In: . O Cu e o Inferno. Trad. de Manoel Justiniano Quinto. 30 ed.. Rio de Janeiro, FEB, 1992. Item 10, pg. 143. 05 - O Livro dos Espritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 75. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1983. Introduo, item 6, p.25. 06 - VELHO TESTAMENTO. In: A Bblia Sagrada. Trad. Por Joo Ferreira de Almeida. 42 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Bblica Brasileira, 1980. Deuteronmio, 18:10 - 12 pgs 205206.

07 - VELHO TESTAMENTO. In: A Bblia Sagrada. Trad. Por Joo Ferreira de Almeida. 42 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Bblica Brasileira, 1980.Levtico, 19:31, pg. 126. 08 - Levtico, 20:27. Pg. 127. 09 - FRANCO, Divaldo Pereira. Mediunidade. In: _ . Estudos Espritas . Pelo Esprito Joanna de ngelis. 6 ed. Rio de Janeiro, FEB, 1995. pg. 138. Notemos que a discusso sobre a proibio da comunicao com os mortos, no invalida o ato da comunicao, e sim, como esta comunicao estava sendo feita. Muitos se apegam a esta lei mosaica, e a citam, para afirmar que os mortos no podem se comunicar. Se houve a proibio, porque os mortos se comunicavam. A questo uma simples regulao do abuso que estava ocorrendo. O pargrafo que cita: (...) No achar entre ti quem faa passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro (...), nos revela um aspecto importante para a devida interpretao do texto de Moiss. Passar pelo fogo, no teria uma traduo literal simplesmente, mas sim, a mesma que, passar pela porta estreita, dita pelo mestre Jesus. Significa superar suas provaes e expiaes, evoluindo e realizando a Lei de Deus. Passar pelo fogo, seria a luta moral que o indivduo trava para sua elevao espiritual. Desta forma, fica claro, que nenhum dos mtodos proibidos por Moiss, tm condies de levar o ser humano ao caminho de uma melhoria moral, da descoberta de si mesmo, da conquista da fraternidade e do amor universal. S o conhecimento e a prtica da Lei Divina possibilita ao homem tal conquista. Nada mais justo, que a atitude de Moiss fosse a de tentar proibir os abusos realizados por pessoas mal intencionadas, que s visavam benefcios prprios, utilizando a crendice de um povo rude e ignorante. Em uma comparao simples, temos esses anncios de facilidades amorosas conquistadas por encantamentos e feitios nos dias de hoje, anncios de conquista de emprego, e toda a sorte de desvios, que traro mais infelicidades do que felicidades para aqueles que se submetem a tais prticas. Mas como hoje em dia, o homem j tem a informao correta de como utilizar as comunicaes medinicas (com os mortos), com um proveito elevado, descrito na Doutrina Esprita, ele tem o livre-arbtrio de escolher o que lhe convm. No sendo propcio uma nova proibio, como a que Moiss realizou. Cura Metafsica

Texto Extrado do Programa II do ESDE Editado Pela FEB www.cura.metafisica.nom.br

Vous aimerez peut-être aussi