Vous êtes sur la page 1sur 5

SEMANA 3 CASO CONCRETO Arnaldo promoveu ao em face de Companhia Industrial de Massas Italianas, perante o Tribunal Arbitral de Roma, Itlia.

Os rbitros prolataram sentena julgando procedente o pedido do autor, para condenar a r a indenizar os prejuzos causados ao autor. Indaga-se: a) possvel a homologao de sentena arbitral estrangeira no Brasil? Fundamente a resposta. O Brasil adota o mesmo sistema adotado pela Itlia, chamado juzo de delibao, pelo qual a sentena estrangeira submetida para ter eficcia no Brasil. Tal sistema consiste na verificao da regularidade do julgado aliengena, que diz respeito verificao da forma, da autenticidade, da competncia do rgo prolator, e se o comando decisrio contido na sentena ofende ordem pblica e os bons costumes. A sentena submetida apreciao do rgo competente, atravs de uma ao chamada Homologao da Sentena Estrangeira, previsto nos artigos 483 e 484, do Cdigo de Processo Civil. perfeitamente possvel a homologao de parte da sentena estrangeira (art. 4, 2, da Resoluo n. 09/2005 do STJ). b) A sua homologao, se possvel, seria da competncia do STJ? Fundamente. A competncia para apreciao do processo pelo qual tramita a Homologao da Sentena Estrangeira o Superior Tribunal de Justia, conforme prev o art. 105, I, i, da Constituio Federal, conforme dispe o art. 483, do Cdigo de Processo Civil. A competncia at a edio da Emenda Constitucional 45, de 30 de dezembro de 2004, era do Supremo Tribunal Federal, mas a dita emenda constitucional, atravs de seu artigo 1, revoga a alnea h, do inciso I, do art. 102 da Constituio Federal, e cria a alnea i, no inciso I, do art. 105 do texto constitucional. Importante destacar que as reformas processuais que alteraram o Cdigo de Processo Civil, por equvoco, no alteraram a redao do pargrafo nico e do caput do art. 483 da lei processual civil, para a substituio do tribunal competente, trocando o Supremo Tribunal Federal pelo Superior Tribunal de Justia. QUESTO OBJETIVA 1. incorreto afirmar em relao sentena estrangeira: a) a execuo feita por carta de sentena extrada dos autos da homologao; b) no ofende a ordem jurdica brasileira a sua homologao mesmo de natureza meramente declaratria, que reconhece os requerentes como legtimos herdeiros. c) no se homologa, constatado que no foi feita regularmente a citao da parte requerida e que figurou no plo passivo no feito processado no exterior. d) decorrente de deciso de rbitros no pode ser homologada no Brasil, por ausncia de previso legal.

SEMANA 4 Francisco promove ao rescisria em face de Mercearia So Lus Ltda. Na petio inicial postula a desconstituio da sentena transitada em julgado, proferida pelo juiz e que ofendeu a coisa julgada, j tendo anteriormente outro juzo proferido deciso, em causa com o mesmo pedido, a mesma causa de pedir e entre as mesmas partes. Postula, ainda, a concesso de tutela antecipada, considerando que a r da ao promove o cumprimento da sentena que violou a coisa julgada, o que pode levar a uma leso grave e de difcil reparao, considerando que o juiz no concedeu efeito suspensivo impugnao oferecida, seguindo a fase de execuo seu curso normal. Indaga-se: a) cabvel a tutela antecipada na rescisria para suspender o processo que se encontra na fase de cumprimento de sentena? Fundamente a resposta.
O grande cerne em torno da questo gira em torno da redao do art. 489 do CPC: "A ao rescisria no suspende a execuo da sentena rescindenda". Durante muito tempo, fazia-se a interpretao literal desse artigo, ou seja, a jurisprudncia e a doutrina entendiam ser impossvel a concesso das tutelas de urgncia nas aes rescisrias. Pouco a pouco, vrias decises vieram surgindo em sentido oposto, ou seja, admitindo as medidas cautelares inominadas para atribuir efeito suspensivo sentena rescindenda. Como afirma Humberto Theodoro Jnior, "Em caso de gravidade acentuada e de manifesta relevncia da pretenso de rescindir a sentena contaminada por ilegalidade, a jurisprudncia tem admitido, com acerto, medida cautelar com fito de suspender, liminarmente, a exeqibilidade do julgado rescindendo. A partir, porm, da Lei 8.952/94, a medida adequada para se obter dita suspenso, quando presentes os requisitos do art. 273 do CPC, a antecipao de tutela. Tornou-se, enfim, pacfico que a sentena, por se revestir da autoridade da coisa julgada, no gera efeitos imunes s medidas preventivas manejveis em torno da ao rescisria." Como podemos ver, com a reforma processual realizada pela Lei 8.952/94, passou a ser utilizada, com fim de suspender a execuo da sentena rescindenda, quebrando, assim, a regra expressa no art. 489 do CPC, o instituto da antecipao da tutela. Apesar da fora de que dotada a coisa julgada, no se pode usar o argumento da intangibilidade, j que o prprio ordenamento d o direito ao rescisria. Esta , ento, uma ao como qualquer outra. H nela uma lide e o autor busca cassar a sentena viciada. Sendo assim, no h como se negar a possibilidade do uso das chamadas tutelas de urgncia. Caso, contrrio, estar-se-ia negando um pleno acesso ordem jurdica justa, onde est includa a efetividade e a tempestividade.

b) Como a doutrina recente se manifesta sobre a questo jurdica? Fundamente a resposta.


Trata de ao que visa desconstituir uma sentena de mrito sobre a qual pesa a coisa julgada, atributo de imutabilidade, em princpio, que se incorpora ao comando da sentena, alcanando seus efeitos para fora da relao processual. O elenco do art. 485, CPC, taxativo, pois o que se pretende atravs dessa excepcional medida a desconstituio de uma sentena sobre a qual h coisa julgada material, no autorizando, pois reexame, na medida que em princpio, procura-se resguardar a estabilidade jurdica.

QUESTO OBJETIVA 1) possvel a desconstituio de sentena transitada em julgado, por meio de ao rescisria, com fundamento em: a) supervenincia de lei de contedo oposto ao da coisa julgada; b) contrariedade a entendimento sumulado pelos tribunais superiores; c) erro de fato resultante da anlise de documento constantes do processo; d) falta profissional cometida pelo patrono da parte originalmente sucumbente.

SEMANA 5 Foi proposta ao por Fabrcio em face de Mercado das Flores. Postula o autor, na petio inicial, indenizao a ttulo de dano moral, em conta que seu empregador o ofendeu na frente de clientes que estavam presentes na loja, chamando-o de imbecil, intil e burro, alm de amea-lo de dispensa. A ao foi proposta perante o juzo da 3 Vara Cvel Central da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro. O Juiz estadual declinou de sua competncia para uma das varas de trabalho da Justia do Trabalho da capital do Estado. Distribuda a ao para a 4 Vara do Trabalho o juiz entendeu que a competncia da Justia Estadual. Indaga-se: a) H conflito de competncia negativo ou positivo entre os juzos? Justifique a resposta? No se faz incomum, na prtica, que dois ou mais juzes se dem por competentes para um mesmo processo, ou, ao contrrio, se entendam incompetentes para apreciar a causa. Para disciplinar essa ocorrncia possvel e corriqueira, o Cdigo de Processo Civil cuidou de regular a matria nos art. 115 a 124, atravs do incidente denominado "conflito de competncia". O conflito de competncia, portanto, pode ser positivo ou negativo. Ser positivo quando ambos os juzes assinalarem sua competncia para o feito e, negativo, quando a controvrsia versar sobre a afirmao de incompetncia por parte de ambos. b) De quem a competncia para dirimir o conflito? Fundamente a resposta. A regra insculpida no artigo 116, do CPC, permite que os conflitos de competncia possam ser suscitados por qualquer das partes envolvidas na ao original, pelo Ministrio Pblico ou pelos juzes, cuja competncia ou incompetncia queiram ver declarada. O conflito de competncia ser encaminhado ao Presidente do Tribunal hierarquicamente superior aos magistrados conflitantes, que julgar o conflito, decidindo qual o juiz competente para a causa e pronunciar-se-, igualmente, sobre a validade dos atos at ento praticados pelo juiz incompetente, conforme estabelece o CPC em seu art.122. c) Quem seria o competente? Fundamente a resposta. QUESTO OBJETIVA Interposto conflito negativo de competncia, o relator no Tribunal: a) dever, obrigatoriamente, determinar seu processamento e julgamento pelo colegiado onde atua; b) poder decidir de plano o conflito, havendo jurisprudncia dominante do tribunal sobre a questo suscitada; c) dever no conhecer o incidente, porque apenas admissvel o conflito positivo de competncia; d) dever, obrigatoriamente, determinar seu processamento e julgamento pelo plenrio do Tribunal de Justia (rgo Especial).

SEMANA 6
Competncia dos Tribunais. Competncia Originria e Recursal das Cmaras Cveis. Procedimentos nas Cmaras Cveis e no rgo Especial.

Carmem, no se conformando com a deciso do juiz que julgou improcedente o seu pedido, oferece impugnao da deciso (apelao). Os autos foram distribudos para a 4 Cmara Cvel, que, unanimidade, negou provimento ao recurso. A deciso transitou em julgado e a vencida pretende promover a ao rescisria do julgado, no fundamento de que a deciso de 1 instncia foi proferida por juzo absolutamente incompetente. Indaga-se a) A competncia para apreciar a ao rescisria da 1 ou da 2 instncia? Fundamente a resposta. Ciente das trs formas pelas quais um processo pode subir ao tribunal, chega-se a concluso de que a matria a ser estudada encontra-se, topograficamente, nos Ttulos IX e X do Livro I, que trata Do processo de conhecimento, do atual CPC. O Ttulo IX cuida dos incidentes de uniformizao da jurisprudncia, da declarao de inconstitucionalidade, da homologao da sentena estrangeira e da ao rescisria; enquanto que o Ttulo X trata, de forma minuciosa, dos recursos cabveis tanto das decises de 1 quanto das de 2 grau b) Essa competncia originria ou recursal? Justifique? em grau de recurso (ltima instncia), nesse caso, o processo chega ao tribunal atravs de um instrumento denominado recurso, a fim de que a deciso do juzo inferior seja reexaminada, diminuindo, em regra, a margem de erro e de injustia. Isso se d em virtude do princpio do duplo grau de jurisdio, a que passaremos estudar agora. A Constituio do Imprio garantia expressamente o duplo grau de jurisdio, mediante a interposio de recurso ao chamado Tribunal de Relao (depois de Apelao,e, hoje, de Justia). As Constituies que se seguiram, no entanto, apenas preveram a existncia de tribunais, dando-lhes competncia recursal, sem garantir de forma explcita o referido princpio. Em virtude dessa omisso, permitiu-se a possibilidade de o legislador infraconstitucional vedar ou limitar o direito de recurso em alguns casos (Exemplo: no cabe apelao nas execues fiscais de valor igual ou inferior a 50 OTNs1 - art. 34 da Lei n. 6.830/81; no cabe recurso de despachos art. 504, CPC), sem que se possa imputar inconstitucionalidade. O mesmo no se pode dizer quanto aos recursos especial e extraordinrio, cujo cabimento no pode ser limitado, salvo se por emenda constitucional.[Exemplo: a EC 45/04, que deu nova redao ao 3 do art. 102, da CF, no sentido de exigir do recorrente, em recurso extraordinrio, a demonstrao da repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso (...), criando mais um requisito de admissibilidade, como veremos mais adiante], pois os requisitos j esto no prprio texto constitucional e somente eles devem ser exigidos do recorrente. Por outro lado, embora o princpio do duplo grau de jurisdio no se encontre expressamente previsto na Constituio Federal de 1988, ele consectrio direto do princpio do devido processo legal (art. 5, inc. LIV), segundo a doutrina mais balizada. Outro argumento que justifica o carter constitucional, ainda que implcito, do referido princpio a previso na nossa Constituio Federal da competncia recursal dos tribunais, bem como a sua prpria existncia e organizao hierarquizada. Ademais, o Cdigo de Processo Civil o adota como regra geral. Jos Frederico Marques (2000, p. 5-6) sustenta a existncia no do duplo grau, mas da pluralidade dos graus

de jurisdio face previso constitucional dos recursos especial e extraordinrio, cujo julgamento compete ao STJ e STF, respectivamente, aludindo a um suposto 3 grau de jurisdio, o que, com a devida vnia, no existe. em duplo grau obrigatrio ou necessrio (reexame necessrio art. 475, CPC), entretanto, o processo no sobe ao tribunal apenas em razo de um recurso interposto pela parte vencida. Independentemente da vontade e iniciativa das partes, a matria decidida pelo juzo de 1 grau, em alguns casos, pode ser reexaminada pelo tribunal por fora do interesse pblico. o caso do chamado duplo grau obrigatrio ou necessrio; ou remessa, reexame necessrio; ou para alguns, ainda, simplesmente recurso de ofcio, previsto no art. 475 do CPC. Mas no se trata propriamente de recurso, pois veremos que este pressupe provocao, decorrendo do princpio do dispositivo. Portanto, contraditrio dizer recurso de ofcio. A remessa ou o reexame necessrio , na verdade, um ato administrativo vinculado e complexo do juiz de remeter a sentena, quando desfavorvel Fazenda Pblica, ao rgo hierarquicamente superior para reexame, ficando seus efeitos condicionados confirmao deste, por motivo de interesse pblico, sob pena de o presidente do tribunal avoc-lo (1, art. 475). Segundo Nelson Nery Jnior, o reexame necessrio ou a remessa obrigatria, por independer da provocao das partes, manifestao do efeito translativo no processo civil (e no decorrncia do efeito devolutivo), o que autoriza a interposio concomitante e independente do recurso de apelao pela parte vencida, e at mesmo a reforma para piorar (reformatio in pejus) a situao da Fazenda Pblica, em confronto com a Sm. 45 do STJ. na forma originria (ou nica instncia), nesse caso, o processo inicia-se diretamente no tribunal, sendo, portanto, excludo da competncia dos juzes de 1 grau. Tais processos de nica instncia assim o so em funo de: natureza especial da lide: o caso da ao rescisria, que visa anular ou desconstituir uma sentena j transitada em julgado; QUESTES OBJETIVAS incorreto se afirmar que compete s Cmaras Cveis do Tribunal de Justia o conhecimento: a) dos mandados de segurana contra atos dos Juzes e membros do Ministrio Pblico Estadual de primeira instncia em matria cvel; b) das aes rescisrias de sentenas dos Juzos cveis; c) dos conflitos de competncia entre Juzos cveis; d) das aes rescisrias dos acrdos proferidos nas suas Cmaras Cveis.

Vous aimerez peut-être aussi