Vous êtes sur la page 1sur 13

CONCEITOS PSICOLGICOS, FSICOS E NUTRICIONAIS APLICADOS AO ATLETA

* Anglica Braga Barbosa ** Biron Ferraz de Oliveira ** Emmanuele Alves da Silva * Luciane Mitie Gunji * Juliana de Cssia Correia

RESUMO A prtica da atividade fsica, seja individual ou coletiva, para fins recreativos e/ou de condicionamento corporal e da sade denominada esporte. Dentre os benefcios evidentes da execuo metdica esto a melhoria nas condies psicolgicas, nutritivas e na qualidade de vida do atleta, independentemente da modalidade esportiva. Manifestamente, deixa-se claro a presena de malefcios que podem prejudicar relevantemente uma carreira atltica, demonstrando assim a necessidade do equilbrio entre todos os conceitos esclarecidos.

PALAVRAS-CHAVE: Atleta, esporte, psicologia, fisiologia, nutrio.

* Aluno (a) do curso de Comunicao Social Jornalismo, Universidade Braz Cubas, 1 sem./2011 ** Aluno (a) do curso de Comunicao Social Publicidade e Propaganda, Universidade Braz Cubas, 1 sem./2011

INTRODUO

A prtica metdica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exerccio fsico e destreza, com fins de recreao, manuteno do condicionamento corporal e da sade e/ou competio denominada de esporte (HOUAISS, 2009). Desde a poca dos primatas o homem pratica atividade fsica, porm os exerccios evoluram com o passar dos sculos. As primeiras atividades fsicas praticadas pelo ser humano eram fugas de animais predadores e lutas por reas praticamente inexistentes nos dias de hoje (RG NUTRI, 2010) Essas atividades deram incio ao que chamamos de esporte. Acredita-se que os gregos e os persas foram os pioneiros na prtica esportiva. Os tempos mudaram, mas desde aquela poca o ser humano vem se preocupando cada vez mais em ter uma boa qualidade de vida atravs dos exerccios fsicos (RG NUTRI, 2010). A luta corpo a corpo e com espadas surgiu entre os egpcios por volta de 2.700 a.C.. Na poca, esse tipo de exerccio tinha fins militares. As Cruzadas, organizadas pela Igreja durante os sculos XI, XII e XIII, exigiam um preparo militar que era constitudo por exerccios corporais, ou seja, exerccio fsico. Entre as prticas, constavam alguns exerccios teis para as guerras, tais como a luta, o manejo do arco e flecha, a escalada, corrida e saltos (RG NUTRI, 2010). Os jogos, por sua vez, tinham carter religioso, cujo objetivo era enobrecer o homem, fazendo-o forte e apto. Muitos jogos, porm, tinham a nica finalidade de divertir a comunidade, entre estes estavam a pelota, a pesca e a caa (RG NUTRI, 2010). A primeira competio esportiva a que se tem conhecimento foi uma corrida ocorrida no ano de 776 a.C., na Grcia. O futebol e o tnis, esportes bastante difundidos nos dias de hoje, tiveram sua origem na Idade Mdia. Uma das primeiras artes marciais foi o Kung Fu, h mais ou menos 5 mil anos, na China. Porm, apenas no sculo XVIII que os primeiros conceitos e critrios comearam a ser estabelecidos no esporte (RG NUTRI, 2010). A Nutrio faz parte da vida dos atletas desde a Antiguidade, alguns atletas tinham crenas e tabus, e costumavam se alimentar de forma diferente antes das competies esportivas. H relatos de 580 a.C. sobre atletas gregos que adotavam

dietas especiais, porm nessa poca ainda no existiam estudos cientficos sobre a nutrio no esporte (GRANDJEAN, 1997). Apenas recentemente que se conheceu a importncia da nutrio para a melhora do desempenho do atleta na prtica esportiva. Nos anos 90, a Nutrio Esportiva foi difundida entre os nutricionistas e atualmente esse campo de atuao profissional vem crescendo consideravelmente (RG NUTRI, 2010).

DESENVOLVIMENTO

1. Benefcios da prtica esportiva

1.1. Psicologia esportiva

A Psicologia do Esporte teve seu incio entre final do sculo XIX, incio do sculo XX, com o intuito de conciliar o lado fsico e psicolgico do atleta para melhor desempenho em seus objetivos. (JUNIOR, 1992) Afinal, o atleta no constitudo apenas de msculo e no consegue se aperfeioar treinando apenas a parte fsica. Conforme Silva (1967):

A combinao do neuropsiquismo com a motricidade que d a medida do padro de excelncia esportista, mas o atleta no s crebro, nervos e motricidade; principalmente sensibilidade e emoo assim, quanto maior controle emocional mais perfeita ser a coordenao da vida sensorial, neurolgica e motriz, isto melhor aspecto qualitativo ser movimento do esportista.

Por motricidade podemos entender como sendo o estudo dos movimentos, e neuropsiquismo por conjunto de caractersticas neuropsquicas de um indivduo, envolvendo relaes entre as funes psicolgicas e as estruturas cerebrais (SILVA, 1967). O desenvolvimento da Psicologia do Esporte retoma uma antiga discusso sobre a dade corpo-mente. A filosofia foi a cincia precursora desta compreenso

com os escritos de Plato, que integram o corpo e a mente como uma totalidade inseparvel (EPIPHANIO, 1999). Com a juno da motricidade e psicologia temos a psicomotricidade, Silva (1967) estabelece trs atributos essenciais a ela:

a-) psicomotricidade expressiva,isto , o movimento que prorrompe da tenso emotivos interiores do indivduo e o revela; b-) psicomotricidade executiva, isto , a atividade motora estruturada em ao externa,dirigida intencionalmente (tambm pode ser automatizada) para um fim exterior a alcanar; c-) psicomotricidade impressiva,isto atividade motora vista interiormente sob as mais variadas formas de impresses subjetivas. Em uma prova o atleta tem que se atentar aos principais componentes da agonstica, est sendo a interveno da psicologia esportiva, pode ser expressa pelas palavras luta ou competio.

Comeando pela agressividade, que a propenso a atacar a outro da mesma espcie ou diferente. Est ligada ao instinto de conservao e d corporificao chamada luta do mais forte; comportamento cotidiano dos animais, em sua luta por espao e outras necessidades (SILVA, 1967). A agressividade importante no meio competitivo esportivo, no entanto deve ser controlada, j que exercida descontroladamente pode vir a causar grandes problemas ao atleta, at mesmo danificao do prprio corpo, como por exemplo, um boxista que no mede a intensidade de sua agressividade no ringue de luta pode golpear seu adversrio at a morte, ou danificar partes do seu prprio corpo, como os punhos por grande repetio do esforo (SILVA, 1967). Tenso esportiva a necessidade de liberar energia acumulada. De acordo com SILVA (1967):

A tenso pe a prova a fora do atleta; sua fora fsica e moral, seu esprito combativo, sua
habilidade, seu engenho, seu valor, esprito de perseverana, em definitivo, pe a prova e revela seu carter.

Por isso freqente atletas extremamente tensos antes de comear alguma competio, pois a espera de poder comprovar toda sua essncia nica e o temor de no conseguir alcanar suas metas faz com que surja a vontade de se esforar ao mximo e liberar toda sua energia contida para alcanar seus objetivos (SILVA, 1967). Tendo a vontade de alcanar seus resultados, junto dela vem a vontade de reconhecimento social, que seria a supercompensao. E a atividade esportiva um meio de afirmao social e de prestgio pessoal, significa uma realizao, pois em muitos casos essa afirmao destina-se a compensar uma deficincia, um sentimento de inferioridade (SILVA, 1967). A sociedade atual valoriza os chamados heris do povo, que so pessoas de classes baixas atravs do esporte conseguem melhores condies de vida, virando smbolos de conquista e determinao. Um exemplo disso a maioria dos jogadores de futebol, que no comeo de sua carreira pertenciam a comunidades carentes e com o alavancar profissional viram dolos por mostrarem que apesar de pertencerem a uma classe excluda da sociedade conseguiram se realizar profissionalmente. (SILVA, 1967) A motivao tambm faz parte da agonstica. Segundo Samulski (1995):

A motivao caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interao de fatores pessoais (intrnsecos) e ambientais (extrnsecos).

Sem motivao, o atleta no consegue se superar, sem ela no possvel querer chegar aos objetivos e vencer os obstculos. Por isso necessrio o apoio do treinador, familiares e amigos, pois havendo grandes competies o atleta necessita de algum para se apoiar, e ajudar a no desistir. Cada atleta recebe um treinamento psicolgico diferenciado dependendo do esporte exercido, idade e sexo, e esse preparo psicolgico compreende trs fases, que segundo Silva (1967), so elas:

a-) A entrevista psicolgica. b-) Aplicao e interpretao dos testes.

c-) O preparo propriamente dito, isto , a busca de identificao e de empatia com o atleta atravs da orientao, do apoio counselling individual ou em grupo, o que constitui,como j dissemos, o verdadeiro e significativo trabalho do psiclogo, no esporte. d-) Esta fase apenas substituta parcial da pr-vista na alnea , supra, ou desdobramento dela: consiste no emprego de mtodos no verbais para ajudar ao esportista, quando sua utilizao for aconselhvel; este trabalho , quase sempre, de alada mdico-psicoteraputica.

A cada etapa, o atleta, ter sempre o acompanhamento do psiclogo, que o ajudara solucionar problemas encontrados atravs das sees psicolgicas, sendo capaz de se no conseguir resolver totalmente ao menos ter o controle sobre a problemtica, para que esta no prejudique seus desempenhos durante as competies (SILVA, 1967). Sendo assim a psicologia vital para a excelncia da execuo da atividade fsica, pois sem essa haveria um descontrole da parte fsica fazendo com que no se chegue a grande vitrias, o atleta definitivamente necessita da juno da parte muscular, cerebral e sentimental e o equilbrio entre elas (SILVA, 1967).

1.2. Nutrio esportiva

A Nutrio Esportiva uma parte especializada da rea da Nutrio que ao mesmo tempo pode ser considerada um campo terico da Cincia do Esporte, ou das Cincias do Esporte (MANOEL, 2007). A Nutrio e a fisiologia do exerccio compartilham um elo natural. A nutrio apropriada constituiu o alicerce para o desempenho fsico; proporciona o combustvel para o trabalho biolgico e as substncias qumicas para extrair e utilizar a energia potencial existente dentro desse combustvel (McARDLE, et. al, 2003). Por meio de uma dieta adequada em quantidade e qualidade, o organismo adquire energia e nutrientes necessrios para o bom desempenho de suas funes

e para um bom estado de sade. Por esse motivo, o atleta, necessita enfatizar a importncia da sua nutrio, sendo assim, h algumas disparidades entre a alimentao do esportista em relao dieta geral (MONDINI, 1994). Indivduos que no necessitam de modificaes em nutrientes e consistncia, recebem dietas normais. Esta dieta apresenta como caractersticas englobar todos os tipos de alimentos, consistncia normal, sendo fracionada em 5-6 refeies (ALMEIDA, 2007). A dieta de treino do atleta dever ter mais caloria e mais glicdios do que a dieta de um indivduo sedentrio, assim como dever igualmente conter maiores quantidades de vitaminas do complexo B,de vitaminas C, A e E, de clcio, ferro, cobre, selnio, zinco, mangans e gua (HORTA, 1989). A alimentao saudvel entendida como aquilo que se bebe e se come, que proporciona bem estar, mas sem causar danos sade. No entanto, nem sempre depende apenas de escolha individual (PHILIPPI, 2006). O fator psicolgico muito importante, mas, relacionados com ele esto por vezes fatores ticos, culturais e religiosos que tm que ser respeitados, pois esto fortemente impregnados na atividade psquica do atleta (HORTA, 1989). Os hbitos alimentares influem fortemente na escolha da dieta alimentar, sendo a palavra final na execuo de uma seleo de alimentos, a sua forma de preparo e armazenamento. Atrs de uma simples dieta, h o trabalho complexo de vrios profissionais para adequar a nutrio aos costumes do paciente, por exemplo, o hbito alimentar brasileiro est distante da nutrio adequada, e essa problemtica refletida no cenrio esportivo (HORTA, 1989). Entre os brasileiros, o caf da manh em geral muito fraco quando deveria ser uma das principais refeies. Segundo Horta (1989):

Essa primeira refeio tem grande importncia, pois antes dela h um longo perodo em que o organismo fica sem receber nutrientes e aps existe um perodo de atividades. Nessa refeio, deve ser composta por uma variedade de alimentos que fornea a ela energia para suas atividades. Mesclando entre vrios componentes alimentcios como o leite, cereais e frutas criando assim um cardpio variado, leve e rico em nutrientes. Entre as principais refeies, desjejum, almoo e jantar, seria ideal o atleta consumir lanches leves para evitar horas prolongadas sem se alimentar, para no ter uma fome exagerada no horrio destas.

Como qualquer individuo, o atleta deve cuidar de sua nutrio evitando exageros, optando sempre pela variedade e qualidade de alimentos para o consumo (HORTA, 1989). Por esse motivo, a nutrio esportiva ganha cada vez mais valor no meio esportivo, j que ajuda no aprimoramento de atletas contribuindo para que estes cheguem as desejadas vitorias nas competies (HORTA, 1989).

1.3. Qualidade de vida

Entende-se por qualidade de vida aquilo que bom e compensador nas reas social, afetiva, profissional e que se refere sade. Para que o individuo tenha uma qualidade de vida, torna-se necessria a integrao de todas as reas referidas (PHILIPPI, 2006). A prtica esportiva assim como toda a atividade fsica traz benefcios ao corpo e a mente quando feitos de maneira correta. Abreu et. al (2006) cita que:
A atividade fsica realizada com regularidade e associado a uma correta alimentao e a um estado emocional equilibrado constituem uma das principais bases para a manuteno da sade em todas as idades.

Ao levar-se em considerao que a prtica esportiva traz benefcios, no se pode pensar que os resultados aparecero de maneira instantnea; Abreu et. AL (2006) explicam o princpio da continuidade dizendo:
sabido que a condio fsica ideal s pode ser conseguida aps algum tempo, variando de meses a anos seguidos de efetivo treinamento, isso tudo em uma especializao constante da atividade fsica escolhida. Em outras palavras, pode-se dizer que o princpio da continuidade a diretriz que no permite interrupes num tempo maior de treinamento. Para se obter um nvel desejvel de sade, os indivduos devem possuir uma bagagem significativa obtida sem as indesejveis paralisaes.

Ou seja, os resultados sero obtidos com o tempo e ao interromper a continuidade das atividades fsicas alm de no se conseguir conquistar o benefcio desejado, pode-se ainda sofrer com efeitos colaterais (ABREU, et. al, 2006).

de conhecimento popular que a vida til de um atleta curta e espera-se que ele alcance o auge de sua carreira entre os 20 e 30 anos de idades. No processo de envelhecimento, v-se que o organismo idoso reage com menos eficcia aos exerccios fsicos que o organismo jovem e por isso o exerccio fsico requer adaptaes, o que no caso de um atleta implica direta ou indiretamente nos seus resultados nas competies (FILHO, 1998). A atividade fsico-recreativa, entre todas as terapias elaboradas com o objetivo de preservar a sade do homem, a mais natural, mais higinica e, por conseguinte, a menos custosa. Apresenta a vantagem de poder ser aplicada em todos os estgios da vida, desde que se adapte devidamente s possibilidades e aos limites de cada um. A prtica da atividade fsica pode ser feita como uma forma de entretenimento, de um jeito descontrado por atletas profissionais, no profissionais e por pessoas de todas as idades (PAZ, 1990).

2. Malefcios da prtica esportiva

A prtica de atividades fsicas excessivas e cansativas durante longo perodo pode causar srios problemas a sade fsica e mental. Principalmente aos atletas profissionais que se submetem a esforos fora dos limites que o corpo pode suportar. Submetendo a conseqncias, como o envelhecimento precoce, assim cita Riz (1986): Os esportes que exigem muito esforo, como corrida, natao, apressam o envelhecimento
do organismo humano e devem ser substitudos e devem ser substitudos por exerccios mais brandos como caminhada ou ioga.

Riz (1986) objetiva apresentar as conseqncias que a prtica esportiva em elevado nvel pode causar, sabendo que so prejudiciais tanto o excesso de repouso como o de trabalho. O ideal sempre o meio termo, pois, os exerccios fsicos no deveriam ter por finalidade o aumento da musculatura e sim ativar a circulao sangunea nas diferentes partes do corpo. O mtodo Cooper, criado pelo mdico americano Kenneth Cooper consiste em impor exerccios fsicos com mudanas rpidas ao corpo para pessoas menos adaptadas a se exercitar, sem submet-las a desgastes fsicos como o que a

corrida, por exemplo, proporciona. Riz (1986) critica tal mtodo por ser nocivo a qualquer pessoa que decida submeter o organismo a atividades no adaptadas.
O exerccio fsico considerado estressante, ou seja, exige alm dos rgos em conjunto, especialmente o corao e o pulmo precisam para funcionar saudavelmente. O corao esfora-se na atividade para trabalhar o oxignio excessivo, proporcionando no seu sistema fechado dilatao das paredes e hipertrofia.

Segundo Cooper, no livro: Aptido fsica em qualquer idade (p. 149):


80% do sangue so deslocados para os membros inferiores na corrida, sobrando somente 20% para o resto do organismo. Com o treino e esforo, a capacidade fsica realmente aumenta porque aumenta a massa muscular, o volume sanguneo e a fora do corao.

Isso s seria beneficio ao atleta profissional, no a quem tem aptido sedentria, que apenas querem se livrar da decomposio de gordura nas coronrias rea localizada predispondo ao aparecimento de enfarto. Para isso, bastam longas e tranqilas caminhadas (RIZ, 1986). O nmero de batimentos torna-se menor medida que o corao fica mais potente, obedecendo lei de que: cada tipo de clula deve necessitar de determinada quantidade de oxignio (RIZ, 1986). Passa a ser nociva a deficincia ou o excesso dessa composio. Assim, o corao aparentemente mais vigoroso s utilidade na prtica de exerccios violento, ele um rgo que no se atrofia nem na velhice. Submeter-se a exerccios ao exerccio violento, ou mesmo aos adaptados por Cooper, dilata e hipertrofia o corao porque foi obrigado a trabalhar constantemente forado (RIZ, 1986). O membro que se exercita desenvolve seus msculos e fica com uma reserva maior de glicognio (um glicdio monossacardeo que fundamental para a produo de energia metabolizada em todas as clulas - mundoeducacao.com. br/biologia/glicognio) e tudo em nosso corpo por demasiado prejudicial. Os atletas tm, geralmente, a pulsao mais lenta porque seu corao tornou-se mais adaptado a custa do prprio esforo que lhe foi imposto. Riz (1986) finalizaria afirmando:

A pulsao mais lenta porque o corao est enviando mais sangue a cada batida. Mas o atleta deveria enviar mais sangue, ter mais pulsao, afinal, tambm todo o resto do corpo est alterado.

Em relao ao esporte em idade avanada, sabe-se que o velho tem capacidade diminuda para tudo, inclusive transportar oxignio. O aumento da inspirao de oxignio durante o exerccio tem menor valor quando a idade maior. Ele verificou tambm que a quantidade mxima de oxignio transportada pelos pulmes cai de 53 para 26 ml por minuto, para cada quilo de peso do corpo, comparando as idades de 17 e 75 anos. Depois de um exerccio, em comparao a um jovem, o velho aumenta mais a presso arterial e o nmero de batimentos cardacos, precisando de um longo tempo para retomar ao nvel anterior. Para cada trabalho executado quando se tem maior idade, o corpo requer maior nvel de oxignio, porque a potencialidade anaerbica deve ser menor. Embora o corao seja um rgo que no se atrofia nem na velhice, ele sofre as conseqncias dos excessos enquanto jovem acaba por degenerar-se e tanto mais rpido quanto maior for o estresse. Todo atleta envelhece mais depressa e morre mais precocemente em relao aos que no fazem exerccios violentos (ROBINSON, 1938). No h nenhuma exceo: se for feito exerccios bruscos, haver forosamente envelhecimento mais precoce, esse se d a prtica de tais exerccios implica em excesso e todo excesso causa de envelhecimento. (RIZ, 1972) Algumas das atividades consideradas desgastantes e prejudiciais,

considerando o excesso em que so praticados so: a natao e a corrida. A natao traz grandes conseqncias ao atleta, principalmente por ter que treinar de 4 a 6 horas por dia, faa frio, calor ou esteja chovendo. Tudo em prol de uma conquista de valor, considerado um narcisismo doentio. O corpo humano no tem estrutura necessria para nadar, no foi feito para isso. O corpo sofre bruscas mudanas trmicas ao entrar em contato com a gua e ao sair, proporcionando alterao na respirao, instabilidade nos vasos sanguneos e conflito de temperatura. Ele precisa transpirar para eliminar o calor da atividade, por isso, na natao acontece uma relevante diminuio na temperatura corporal, fazendo com que o corao sofra arritmia, atrofiamento temporrio do calibre dos vasos sanguneos da pele e dificuldade para estabilizao da presso arterial. (RIZ, 1983)

J a corrida, torna-se estressante devido dificuldade que tem o sangue de voltar ao corao proveniente dos membros inferiores e de chegar ao crebro. Na corrida, como mencionado anteriormente, 80% do sangue so desviados para as pernas, prejudicando todo o corpo e fazendo o indivduo ter dificuldades de raciocnio, respirao e movimentao dos membros superiores, ou seja: todo o resto do corpo sofre, sendo o corao o que sofre mais com a hipertrofia e o aumento da presso arterial, forando-o (RIZ, 1983).

CONCLUSO

H vrios conceitos que interferem em todo o processo para tornar-se ou permanecer-se um atleta. Os conjuntos de fatores fsicos, psicolgicos e nutritivos precisam estar equilibrados entre si para que nada afete o desempenho do atleta, independentemente da modalidade esportiva. Porm, existem malefcios se a prtica for excessiva e no monitorada, sendo preciso reafirmar a necessidade de acompanhamento mdico profissional. Tanto que as informaes aqui apresentadas so apenas uma pesquisa, podendo at ser utilizada como simples referncia, mas sem maiores aprofundamentos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABREU, N.P., SCHOR, N. Qualidade de Vida . Barueri, SP: Ed. Manole Ltda, 2006. ALMEIDA, D.T. Apostila da Disciplina Tcnica Diettica 1. Salvador, 2007. Disponvel em: http://www.dieteticai.ufba.br/Temas/CARDAPIOS/cardappio.pdf EPIPHANIO, E.H. Psicologia do Esporte: apropriando a desapropriao. Revista Psicologia cincia e Profisso, 19(3), 70-73, 1999.

FILHO, E.N. Atividade Fsica no processo de envelhecimento. Campinas, SP, Sesc [s.n.] 1998 GRANDJEAN, H. Revista de Nutrio da PUCCAMP. Campinas, SP, Faculdade de Cincias Mdicas, 2003.

HORTA, L. Alimentao no esporte. NORDICA, Rio de Janeiro, 1989. JUNIOR, D.R. Histria e evoluo da psicologia do esporte. Revista Paulista de Educao Fsica, v. 6, n.2, p. 73-8., 1992.

MANOEL J. G.T., et. al Dicionrio Enciclopdico Tubino do Esporte. SENAC, So Paulo, 2007. McARDLE W.D., et. al Fisiologia do Exerccio: Energia, Nutrio e Desempenho Humano. 5 edio, GUANABARA KOOGAN S.A, Rio de Janeiro, 2003. MONDINI, L.M., C.A. Mudanas no padro de alimentao da populao urbana brasileira. (19821988). Ver S Pub, Campinas, 1994. RG NUTRI. A Histria da Evoluo do Esporte e Nutrio Esportiva. Disponvel em: http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/heene.php Acessado em: 02/06/2011. RIZ, J. O Esporte Faz Mal. O Lutador, So Paulo, 1986. PHILIPPI S.T. Nutrio e Tcnica Diettica. 2 Ed., Manole, 2006. SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: teoria e aplicao prtica. Belo Horizonte: Imprensa UFMG, 1995.

SILVA, A.R.D.. Psicologia Esportiva e Preparo do Atleta. 1 edio, Fundao Getlio Vargas, Rio de Janeiro, 1967.

Vous aimerez peut-être aussi