Vous êtes sur la page 1sur 5

Imprimir

Como funciona o boot de um computador


Por Eduardo Vieira Karas Fonte: www.tecmundo.com.br/11266-Como-funciona-o-boot-de-um-computador.htm Segunda-Feira 4 de Julho de 2011
Voc liga seu computador e espera at o Windows se iniciar. O que acontece nesse meio tempo? Do momento em que voc liga o seu computador at o instante em que o sistema operacional carrega muita coisa ocorre. Nesses preciosos segundos, uma srie de processos que juntos so chamados de boot trabalham como engrenagens para inicializar a mquina e faz-la funcionar a todo vapor. Antes de tudo, os componentes obviamente necessrios para fazer a mgica acontecer so os cabos, a fonte (no caso de um notebook, quem cumpre essa funo a bateria), a eletricidade e a correta disposio das peas de hardware. Se voc j abriu seu gabinete, provavelmente percebeu que a placa-me possui um pequeno LED que indica a energia em standby. Quando o boto de ligar pressionado, a fonte leva eletricidade para a placa-me, que em seguida ativa o processador e o cooler.

BIOS, a pea-chave
Logo aps, quem entra em ao o BIOS (Basic Input/Output System Sistema Bsico de Entrada/Sada em portugus), um sistema operacional pr-gravado no chipset que garante a traduo dos cdigos de hardware para a tela sua interface de configurao (Setup Utillity) azul, sendo facilmente reconhecida (o que no quer dizer que seja facilmente entendida!) por muitos usurios. Ampliar

Ampliar (Fonte da imagem: PcItYourself)

Imagine que o BIOS sempre ser o primeiro a acordar e a trabalhar assim que voc pe o PC para funcionar. ele que passa as primeiras ordens para o processador, alm de verificar quais itens esto instalados na mquina. O BIOS tambm responsvel por carregar a memria RAM, placa de vdeo, teclado, cach bsico e, por fim, possibilitar a inicializao do sistema operacional. Acompanhe em ordem cronolgica as etapas que ele percorre: 1. Acessa a memria CMOS, um circuito integrado que grava informaes referentes ao hardware. Nela, o BIOS estabelece reconhecimento e comunicao com peas como placas de vdeo e memria RAM. 2. A segunda fase, conhecida como Power-on Self Test (POST) nada mais do que um conjunto de teste que a BIOS realiza para saber se tudo est se inicializando da maneira correta. Quando alguns componentes essenciais esto faltando, alguns beeps ou mensagens na tela alertam o usurio. A etapa seguinte consiste na procura de alguma fonte para inicializar o sistema operacional. Tal fonte 3. configurvel e pode ser um disco rgido (padro), CD-ROM, pendrive, disquete, entre outros. 4. Agora, o BIOS l o setor zero (que contm apenas 512 bytes, denominado Master Boot Record) do HD. Essa rea contm um cdigo que alavanca a inicializao do sistema operacional. Outros dispositivos de boot (CDs, disquetes etc.) tm a capacidade de emular esse setor zero. 5. No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partio do HD est ativa (configurada como Master) e inicializa o setor um dela essa rea tem um cdigo com a simples misso de carregar o setor dois.

Ampliar 6. A etapa seguinte consiste na leitura de um arquivo de configurao de boot, o Boot Loader (quando falamos do Windows, trata-se do NTLDR). 7. A partir dele, inicializado o ncleo (kernel). Assim como o BIOS estabelece a ligao entre hardware e sistema, o kernel serve para firmar uma comunicao estvel entre hardware e software. Nessa fase, ele quem assume o controle do computador. 8. O kernel carrega os arquivos principais e informaes bsicas do sistema operacional (incluindo o registro), alm de relacionar os componentes de hardware com as respectivas DLLs e drivers. 9. No entanto, o kernel no carrega todos os processos para no sobrecarregar o sistema somente as operaes essenciais so colocadas em atividade para possibilitar o incio do Windows. 10. A tela de escolha de usurios exibida e, aps o logon, os programas relacionados para comear junto com o

sistema so carregados.

Modo de segurana
O que o modo de segurana faz , basicamente, filtrar ainda mais as funes que entram em ao junto ao carregamento do sistema operacional. O prprio Windows sugere, em certos casos, que o usurio tente reiniciar o computador em modo de segurana.

Ampliar Nele, alguns componentes ficam desativados, possibilitando que deficincias e erros no processo de boot possam ser corrigidos. Da mesma maneira, drivers e programas com problemas podem ser desinstalados ou reinstalados. Se voc tem dvidas sobre como acessar o modo de segurana, confira nosso artigo destinado ao assunto.

Dicas para apressar o boot da mquina


Assim como vrias outras tarefas realizadas na mquina, o boot do sistema tambm depende do hardware utilizado (principalmente da memria RAM, processador e HD). Alm disso, dois outros pontos devem ser observados: a quantidade de drivers e processos que se iniciam com o Windows e o nmero de programas instalados. Cada novo aplicativo instalado no computador modifica e amplia o registro, fazendo com que o tempo de boot aumente. Alm de, claro, efetuar a desinstalao de programas inteis, outra boa atitude do usurio recorrer a softwares que atuam na limpeza do registro. Aplicativos como o CCleaner Slim e Easy Cleaner oferecem diversas ferramentas de otimizao do registro e ainda podem manejar histrico, cookies, DLLs inativas e outros arquivos que atrasam o desempenho da mquina o uso peridico deles super-recomendado.

Ampliar Esses limpadores tambm permitem definir quais so os programas iniciados com o Windows outra maneira valiosa de se conseguir acelerar o boot. Se voc tem pressa, basta retirar as entradas que voc no considera vitais para o dia a dia.

Pontos de restaurao
Porm, a vai uma dica: nunca deixe de salvar os arquivos de restaurao que os limpadores pedem a cada mudana feita. Se voc notar que algo deixou de funcionar corretamente aps uma alterao de registro, voc pode recorrer a esses pontos de restaurao assim como aos pontos de restaurao do prprio Windows. Para usurios mais avanados, que desejam extrair o melhor desempenho da inicializao do PC, h o Soluto e alguns outros programas destinados exclusivamente ao trabalho e controle do boot do computador. ... Assim como em outras ocasies, quando se fala em boot o que prevalece o bom senso. Fora o que foi dito acima, h aes que so fundamentais para garantir um funcionamento equilibrado do sistema: utilizar um antivrus atualizado (e de confiana) e realizar desfragmentaes de disco de tempos em tempos para colocar a casa em ordem.

Ampliar Um upgrade ou a troca da mquina certamente outra sada, pois no adianta voc querer ter um boot que demore menos de um minuto com um computador com menos de 1 GB de RAM rodando vrios programas e jogos pesados para a sua estrutura. Consequentemente, esse conjunto de atitudes leva no s a um boot mais rpido, como tambm a uma estabilidade maior em diversas tarefas. Se voc tem problemas com a demora da inicializao da sua mquina, lembre-se de que este apenas um reflexo do seu sistema como um todo quando ele estiver saudvel, seu PC agradece com maior disposio para despertar.

Imprimir

Vous aimerez peut-être aussi