Vous êtes sur la page 1sur 2

Conhecimento e imaginrio social Gilmar Andrade dos Santos

Os argumentos apresentados na maior parte do texto tem recebido relativamente pouca ateno por comparao com os principais dogmas enunciados nos primeiros pargrafos, assim, um detalhado exame feito desses argumentos originais, que foram to influentes no estabelecimento da sociologia do conhecimento cientfico. Uma anlise atenta revela uma vacuidade aparentemente despercebida, bem como uma discrepncia enorme entre os princpios radicais do programa forte e as teses que na verdade, defendeu no corpo do texto Bloor. O argumento gira em torno de um paradoxo de auto conhecimento: Se assumido que o curso da histria humana influenciada pelo contedo das idias cientficas, em seguida, prever o curso futuro da histria dependeria de ser capaz de prever o contedo futuro da nossa cincia. Por exemplo, isso significaria ser capaz de anteceder hoje o contedo e contexto, implica que devemos ser capazes de prever o contedo das teorias cientficas dada a detalhes do meio social, cultural. Estudos de caso do programa forte so tomadas ter estabelecidos precisamente este tipo de conexo. Reconhecendo este respeito, Bloor observa que a relevncia do argumento de Popper ao forte programa deriva do fato de que o determinismo social e determinismo histrico esto intimamente idias relacionadas. Bloor l as possveis conseqncias do argumento de Popper para seu prrpio projeto como segue: Este argumento parece depender de uma propriedade peculiar de conhecimento e resultar em um abismo entre as cincias naturais e cincias sociais na medida em que eles se atrevem a tocar o homem como um conhecedor. Ele sugere que as aspiraes do programa forte como sua busca de causas e leis errada e que algo mais modestamente emprica chamado para. Talvez sociologia deve voltar a limitar-se a no mais do que uma crnica de erros ou um catlogo de circunstancias externas, que ajuda ou atrapalha a cincia. (1976, p. 15).
Esses quatro princpios, da causalidade, da imparcialidade, da simetria e da reflexividade, definem o que ser chamado de programa forte na sociologia do conhecimento. Eles no so novidade, mas representam um amlgama dos traos mais

otimistas e cientficos que podem ser encontrados em Durkheim (9380), Mannheim (1936) e Znaniecki (1965).

Argumento de Bloor equivale a o trusmo de que fatores sociais inflienciam os resultados sociais Ele oferece esta profundidade em oposio idia de que o mundo material os os fatores da qumica s pode de alguma forma ser suficiente para explicar estes resultados sociais. Desta forma, Bloor apresenta seu tautolgica tese contra um adversrio imaginrio como se houvesse alguma questo importante em jogo aqui. Certamente nenhum adversrio do programa forte gostaria de afirmar a alegao de concorrentes. E, igualmente, no adversrio gostaria de negar a tautologia que os fatores sociais foram causalmente responsveis pelo resultados sociais. Acima de tudo, exemplo Bloor no pode ser interpretado como apoio a simetria princpio do programa forte, se este levado a afirmar que as crenas verdadeiras e falsas deve receber o mesmo tipo de explicao, sociolgica causal em geral. Essa tese vai muito alm Bloor exemplo, exigindo a situao contrafactual na qual os resultados de sucesso laboratrio de Thomson poderia ter recebido a mesma recepo e aclamao como os de Liebig. O ponto no se a qumica s foi a causa da diferena, como sugere Bloor, mas vez que as crenas das pessoas so determinadas, entre outras coisas, por consideraes racionais, incluindo a evidncia. Adversrio mtico Bloor est sendo selado com um erro de categoria curiosa de acordo com os fatos da qumica em si, so de alguma forma deveriam ser causalmente eficazes. Mas esta uma falha caracterstica de apreciar a verdadeira natureza e da fora da posio contrria de Bloor programa. Referncias Bibliogrficas BLOOR, D. Conhecimento e imaginrio social. UNESP, So Paulo, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi