Vous êtes sur la page 1sur 4

Lista de Exerccios 1 Tpicos Avanados em Engenharia de Software Professora: Eliana Beatriz Pereira Pref. Manhuau (Consulplan 2010) 1.

Em relao aos Projetos de Sistemas de Software, assinale a sequncia correta de desenvolvimento de um sistema: A) Anlise, Projeto, Implementao, Testes, Instalao/Implantao B) Projeto, Anlise, Implementao, Instalao/Implantao, Testes C) Anlise, Projeto, Implementao, Instalao/Implantao, Testes D) Projeto, Implementao, Anlise, Instalao/Implantao, Testes E) Testes, Anlise, Projeto, Implementao, Instalao/Implantao IBGE (Consulplan 2009) 2. Segundo Pressman (1995), Engenharia de Software o estabelecimento e uso de slidos princpios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confivel e que funcione eficientemente em mquinas reais, abrangendo um conjunto de trs elementos fundamentais (mtodos, ferramentas e procedimentos). Assinale a alternativa INCORRETA: A) Mtodos de Engenharia de Software proporcionam os detalhes de como fazer para construir o software.` B) As ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos mtodos. C) Procedimentos constituem o elo de ligao dos mtodos e das ferramentas e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno de software. D) Mtodos envolvem um amplo conjunto de tarefas que incluem: planejamento e estimativa de projeto, anlise de requisitos de software e sistemas, projeto de estrutura de dados, arquitetura de programa e algoritmo de processamento, codificao, teste e manuteno. E) Ferramentas so roteiros para o desenvolvimento de software CEPISA (Consulplan 2007) 3. Das alternativas abaixo, qual NO um mito do software? A) Se ns estamos atrasados nos prazos, podemos adicionar mais programadores e tirar o atraso. B) Numa definio inicial do software com uma descrio formal e detalhada do domnio da informao, funo, desempenho, interfaces, restries de projeto e critrios de validao fundamental. C) Os requisitos de projeto modificam-se continuamente, mas as mudanas podem ser facilmente acomodadas, porque o software flexvel. D) Meu pessoal tem ferramentas de desenvolvimento de software de ltima gerao; afinal de contas compramos os mais novos computadores. E) O estabelecimento geral de objetivos suficiente para iniciar a escrita de programas. Podemos fornecer os detalhes posteriormente .

Consulplan 2011 4. Em relao ao RUP, analise as afirmativas: I. Usa a abordagem da orientao a objetos em sua concepo. II. projetado e documentado utilizando a notao UML. III. As fases do RUP so: concepo, elaborao, construo e execuo. IV. Baseia-se nos quatro Ps: Processos, Projeto, Produto e Pontos de Funo. Esto corretas apenas as afirmativas: A) I, II B) II, III C) I, II, IV D) III, IV E) I, II, III, IV INFRAERO (FCC 2011) 5. Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia gil XP, a) no se permite a presena constante do cliente durante o desenvolvimento do projeto para no haver interferncia na interpretao dos requisitos. b) necessrio adotar medidas para que os desenvolvedores trabalhem mais de 40 horas semanais fazendo horas extras, para agilizar o desenvolvimento e concluir o projeto em menos tempo. c) a programao deve ser feita em dupla, onde dois programadores trabalham em um nico computador. Um desenvolvedor implementa o cdigo, enquanto outro observa continuamente o trabalho que est sendo feito, procurando identificar erros sintticos e semnticos. d) um nvel mdio de complexidade de programao deve ser definido de modo que satisfaa os requisitos atuais e futuros. e) uma entrega de verses do software a cada seis meses deve ser cumprida, contemplando o maior nmero possvel de requisitos. TRT-23 (FCC 2011) 6. NO se aplica disciplina de desenvolvimento de software extreme programming (XP): a) Usa notaes prprias para construir os diversos produtos de trabalho do projeto. b) Encoraja a refabricao para modificar um sofware sem alterar o comportamento externo do cdigo. c) Recomenda que dois programadores trabalhem juntos no mesmo computador para escrever um cdigo. d) Baseada em valores de simplicidade, comunicao, feedback e coragem. e) Adota como um elemento-chave a criao de testes unitrios antes da codificao comear. INFRAERO (FCC 2011) 7. De certo modo, o Processo Unificado uma tentativa de apoiar-se nos melhores recursos e caractersticas dos modelos convencionais de processo de software, porm, de caracteriz- os de modo que implementem muitos dos melhores princpios de desenvolvimento gil de software. Com base nessa afirmao, correto dizer que o Processo Unificado a) prev requisitos estveis e desenvolvimento em uma sequncia de etapas sem a participao do cliente. b) divide o projeto em fases de uma maneira inflexvel e, aps a fase de desenvolvimento, no se prevem mudanas das especificaes. c) sugere que o software seja todo planejado e documentado antes de ser implementado.

d) sugere um fluxo de processo que iterativo e incremental, dando a sensao evolucionria que essencial no desenvolvimento moderno de software. e) reconhece que a comunicao com o cliente importante, entretanto dispensa os mtodos diretos para descrever a viso do cliente de um sistema. INFRAERO (FCC 2011) 8. Considere as seguintes fases do RUP: (F1) Inception, (F2) Elaboration, (F3) Construction e (F4) Transition e os critrios de avaliao: I. Arquitetura estvel. II. Concordncia dos envolvidos quanto definio do escopo, estimativas de custo e cronograma. III. Despesas reais dos recursos versus despesas previstas aceitveis. A correta associao entre os critrios e as fases a) I-F1, II-F2 e III-F3. b) I-F2, II-F3 e III-F4. c) I-F1, II-F3 e III-F4. d) I-F2, II-F1 e III-F2. e) I-F2, II-F3 e III-F1. TRE/AP (FCC 2011) 9. um dos core supporting workflows, o a) Test. b) Inception. c) Analysis & Design. d) Business modeling. e) Configuration and Change Management. SERPRO (CESPE 2008) Os modelos geis so muito mais rpidos e eficientes que os modelos incremental e iterativo, no partilhando aqueles, portanto, das vises adotadas por estes. E STJ (CESPE 2008) No RUP (rational unified process), um ciclo de desenvolvimento dividido em quatro fases, uma delas a de construo (construction). Nessa fase, tipicamente tem-se atividades da disciplina de anlise e projeto. Essas atividades realizam a definio preliminar da arquitetura do software e resultam na primeira verso de um documento que descreve a arquitetura. E No RUP, a fase denominada elaborao (elaboration) aquela em que as atividades da disciplina implementao (implementation) so mais intensas. Ao final dessa fase, o sistema prov todos os servios previstos para a verso a ser entregue no final do atual ciclo de desenvolvimento e encontrase em um estado que permite a sua instalao no ambiente dos usurios para incio do teste beta. E TST 2008 10. No que se refere a modelos e metodologias de desenvolvimento de software, assinale a alternativa incorreta: a) O modelo em cascata organiza o desenvolvimento em fases. Esse modelo encoraja o desenvolvimento dos requisitos antes de qualquer fase do projeto. Aps a especificao e anlise dos requisitos, tm-se o projeto, a implementao e os testes. b) Um possvel objetivo da prototipao criar rapidamente um sistema experimental que possa ser avaliado por usurios finais. Um prottipo aprovado pelos usurios pode

vir a ser usado como de partida para a construo do sistema. c) O RUP guiado por casos de uso, focado na arquitetura, iterativo e incremental. A vida do software organizada em ciclos e cada ciclo dividido nas fases de requisitos, anlise, projeto e implementao. d) Processos de desenvolvimento que adotam a metologia gil enfatizam a comunicao na equipe e a simplicidade. Para atingir tais prticas, o XP advoga prticas tais como a posse coletiva do cdigo.

Vous aimerez peut-être aussi