Vous êtes sur la page 1sur 6

CURSO APROV (Qumica Inorgnica)

1 Aula de Sbado
Prof: Maria Adum

maria.adum@globo.com Tel.: 2178899253 1. Os elementos do 4o perodo da tabela peridica so aqueles que


apresentam eltrons distribudos pelos quatro primeiros nveis de energia. a) Apresente a frmula e o nome do composto inico formado pelos elementos de maior e de menor eletronegatividade desse perodo. b) Os trs metais do grupo 8B desse perodo apresentam propriedades magnticas. Tal fato est relacionado presena de eltrons desemparelhados em suas distribuies eletrnicas. Selecione o metal de menor massa atmica dentre esses trs e faa sua distribuio eletrnica. 2. A tabela a seguir complementa as informaes contidas no primeiro e segundo perodos da tabela peridica e mostra os raios atmicos, em picmetros, de alguns elementos: Li 152 Na 186 160 111 Mg 143 Al 117 Si 110 Be B 88 C 77 70 P 104 N 66 S 99 Cl O F 64

Note que, nas colunas verticais, os raios atmicos crescem de cima para baixo e, nas linhas horizontais, os raios atmicos crescem da direita para a esquerda. Explique por que o raio atmico do elemento sdio maior do que o raio atmico do elemento cloro.

3. O elemento cloro apresenta dois istopos mais abundantes na natureza, um com 18 nutrons e o outro com 20 nutrons. a) Determine os nmeros de massa desses dois istopos do cloro. b) Selecione, na tabela peridica, o metal mais eletronegativo que pertence ao mesmo perodo que o cloro. Escreva a frmula qumica e o nome do composto formado pelo cloro e por esse metal. 4. Desde o primeiro trabalho de Mendeleyev, publicado em 1869, foram propostas mais de quinhentas formas para apresentar uma classificao peridica dos elementos qumicos. A figura a seguir apresenta um trecho de uma destas propostas, na qual a disposio dos elementos baseada na

CURSO APROV (Qumica Inorgnica)


1 Aula de Sbado
Prof: Maria Adum

maria.adum@globo.com Tel.: 2178899253


ordem de preenchimento dos orbitais atmicos. Na figura, alguns elementos foram propositadamente omitidos.

5. A crosta terrestre composta principalmente por sais e xidos. Nestes compostos, alguns dos metais mais abundantes so: Na, Mg, Al, K e Ca. a) Identifique o metal de maior raio atmico, dentre os citados.

6. As tintas so feitas com base na combinao de pigmentos inorgnicos, materiais formadores de pelcula e solventes. A mistura de diferentes pigmentos responsvel pela grande variedade de tons e cores existentes. Na composio dos pigmentos, podemos encontrar diversos elementos qumicos, tais como Pb, Fe, Al, Si, Hg, Cr e Ba. a) Qual, dentre esses elementos, apresenta menor potencial de ionizao? b) Quais desses elementos so metais de transio ?

7. O desenvolvimento da cincia depende tanto da formulao de teorias quanto de experimentos rigorosamente realizados; por esse motivo, a produo e a interpretao de dados obtidos experimentalmente deve ser o fundamento bsico do ensino da Qumica. A tabela a seguir fornece valores experimentais das 1, 2 e 3 energias de ionizao dos cinco nicos metais localizados no segundo e no terceiro perodos da classificao peridica, representados pelas letras A, B, C, D e E. energias de ionizao em eV 1 2 3 6,0 18,8 28,4

Element

CURSO APROV (Qumica Inorgnica)


1 Aula de Sbado
Prof: Maria Adum

maria.adum@globo.com Tel.: 2178899253


os (metais) B C 5,4 7,6 75,6 15,0 122,4 80,1

5,1

47,3

71,6

9,3

18,2

153,9

Identifique o elemento representado pela letra C 8. O carbono apresenta diferentes formas cristalinas alotrpicas. O diamante, de ocorrncia natural rara, tem a mesma estrutura cristalina do silcio e do germnio, os quais podem ser empregados na fabricao de dispositivos semicondutores. Recentemente, foi descoberto como produzir diamante com pureza suficiente para, tambm, ser utilizado na fabricao de semicondutores. Identifique, entre os trs elementos qumicos mencionados, aquele que pertence ao terceiro perodo da tabela peridica. Escreva seu smbolo e o nmero total de eltrons do seu nvel mais energtico. 9. Em sua 42 Assembleia Geral, realizada em 2003, a Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC) oficializou o nome Darmstdio, com smbolo Ds, para o elemento qumico resultante da fuso nuclear de istopos da Nquel de nmero de massa 62 com istopos de Chumbo de nmero de massa 208, havendo a liberao de 1 neutron, conforme a reao nuclear a seguir:

a) Determine a posio que o Darmstdio ocupar na tabela peridica. b) Sabendo que o numero de nutrons do Ds 159, calcule o seu nmero de massa 10. As telas de televiso plana e telefones celulares usam como visores os chamados OLED que so equivalentes a microlmpadas coloridas, formadas por camadas de compostos metalorgnicos depositadas entre dois eletrodos. Uns dos metais utilizados como emissor de ftons o alumnio, ligado a um composto orgnico, a quinolina [Al(quinolina)3. Em sistemas semelhantes, pode-se variar a cor da luz emitida substituindo-se o

CURSO APROV (Qumica Inorgnica)


1 Aula de Sbado
Prof: Maria Adum

maria.adum@globo.com Tel.: 2178899253


alumnio por outro metal de mesma valncia. Escreva a configurao eletrnica eletrnica de on Al+3 e indique entre os ons da lista a seguir, qual poderia substituir o alumnio nesse sistema.

11. Um professor decidiu decorar seu laboratrio com um relgio de Qumica no qual, no lugar das horas, estivessem alguns elementos, dispostos de acordo com seus respectivos nmeros atmicos, como mostra a figura.

Indique a hora que o relgio do professor marca quando: a) o ponteiro dos minutos aponta para o elemento de menor nmero atmico e o ponteiro das horas aponta para o elemento mais eletronegativo. b) O ponteiro dos minutos aponta para o metal alcalino terroso de menor raio atmico e o ponteiro das horas aponta para o gs nobre do segundo perodo. 12. Vamos preencher as quatro primeiras quadrculas a seguir com smbolos de elementos qumicos.

O elemento da quinta quadrcula o enxofre. Os outros so: Quadrcula 1: o elemento de transio interna cuja configurao eletrnica : [Rn] 5f 2 6d 1 7s 2. Quadrcula 2:

CURSO APROV (Qumica Inorgnica)


1 Aula de Sbado
Prof: Maria Adum

maria.adum@globo.com Tel.: 2178899253


o metal alcalino terroso com maior raio atmico. Quadrcula 3: o elemento do eletronegatividade.

bloco

s,

do

segundo

perodo,

com

maior

Quadrcula 4: o elemento do grupo 15 cujo estado fsico de ocorrncia natural gasoso. Preencha as quadrculas correspondentes em seu caderno de respostas. 13. Considere as espcies qumicas representadas no quadro a seguir. S2 Ar Fe3+ Ca2+ Al3+ Cl

a) Identifique, com o auxlio da Tabela Peridica, as espcies isoeletrnicas, apresentando-as em ordem decrescente de raio. b) Identifique, dentre as espcies qumicas cujos elementos pertencem ao terceiro perodo, aquela que apresenta o menor potencial de ionizao. Justifique sua resposta. 14. O livro A Tabela Peridica, de Primo Levi, rene relatos autobiogrficos e contos que tm a qumica como denominador comum. Cada um de seus 21 captulos recebeu o nome de um dos seguintes elementos da tabela peridica: Argnio, Hidrognio, Zinco, Ferro, Potssio, Nquel, Chumbo, Mercrio, Fsforo, Ouro, Crio, Cromo, Enxofre, Titnio, Arsnio, Nitrognio, Estanho, Urnio, Prata, Vandio, Carbono. Escreva o smbolo do elemento que d nome a um captulo e corresponde a cada uma das seis descries a seguir. I metal alcalino. II lquido na temperatura ambiente. III o de menor potencial de ionizao do grupo 15. IV radioativo, usado em usinas nucleares. V Aparece na natureza na forma de gs monoatmico. VI lantandeo. 15. Uma festa de aniversrio foi decorada com dois tipos de bales. Diferentes componentes gasosos foram usados para encher cada tipo de

CURSO APROV (Qumica Inorgnica)


1 Aula de Sbado
Prof: Maria Adum

maria.adum@globo.com Tel.: 2178899253


balo. As figuras observadas representam as substncias presentes no interior de cada balo.

a) Indique quantos elementos diferentes e quantas substncias simples diferentes existem nos bales. b) Classifique o tipo de sistema de cada balo quanto homogeneidade. c) O elemento , que aparece no balo II, est localizado no 2 perodo, grupo 14. Um de seus istopos apresenta 8 nutrons. Calcule o nmero de massa desse istopo.

Vous aimerez peut-être aussi