Vous êtes sur la page 1sur 8

A FICO DO SISTEMA JURDICO

A produo do conhecimento na faculdade de Direito requer que se instale um sistema ficcional. Isso se d, pelo fato do objeto posto ao exame do aluno carecer de existncia real. Ou seja: Nas salas de aula usual que o professor se utilize de objetos-modelo para exposio dos contedos de suas disciplinas. Esses objetos-modelo so uma espcie de tipo ideal que funciona como intermedirios entre o professor e sua exposio e os alunos que ele visa ensinar. Como exemplo, citemos aqui um professor de geografia que pretende discorrer sobre o funcionamento do sistema fluvial dos rios brasileiros. Ele leva ento, para a sala de aula seu objeto-modelo, qual seja: um mapa do Brasil com os principais rios e seus afluentes. O aluno de geografia sabe que aquele mapa no corresponde realidade, mas que a representa em uma escala reduzida. J no curso de Direito, as coisas so diferentes, pois, a existncia do Sistema Jurdico presumida desde o primeiro momento, sendo seus elementos as normas jurdicas escritas ou no, todas inter-relacionadas numa estrutura dita lgica. V-se ento a dificuldade do estudante de Direito em compreender a diferena entre realidade e objeto-modelo, pois, na maioria das vezes levado a pensar que o sistema jurdico, que no passa de uma construo doutrinria, a prpria realidade.

1- OS VRIOS CONCEITOS DE DIREITO A palavra direito tem origem no latim (directum), que significa linha reta. O direito pode ser visto como conjunto de normas que regulam as aes humanas na vida social, estabelecido por uma organizao soberana e imposto coativamente observncia de todos. Conjunto das leis e disposies que regulam, obrigatoriamente, as relaes da sociedade. 1

O Direito um complexo de normas reguladoras da conduta humana, com fora coativa. Aos olhos do homem comum, o Direito lei e ordem. Trata-se de um conjunto de regras obrigatrias que garante a convivncia social, graas ao estabelecimento de limites ao de cada um de seus membros.

Direito uma disciplina da convivncia.

O direito constitui-se de um conjunto de normas que disciplinam a vida do homem em sociedade, revestidas de coercibilidade fsica e material.

CONCEITOS DOUTRINRIOS: Direito a norma que vige numa determinada sociedade, impondo-se pela fora da autoridade, s pessoas que a constituem. (Orlando Gomes) Direito uma realidade histrica que provm da acumulao de experincia valorativa, que no existe fora da sociedade. S haver Direito onde o homem convive, pois o Direito disciplina condutas, impondo-se como principio da vida social. (Slvio de Salvo Venosa) Direito a norma das aes humanas na vida social, estabelecida por uma organizao soberana e imposta observncia de todos. (Slvio Rodrigues)

Emanuel Kant - Sculo XVIII Os juristas ainda esto procura de uma definio para o Direito.

2 - DIREITO E MORAL

Direito e Moral so instrumentos de controle social que no se excluem, antes, se completam e mutuamente se influenciam. Desta forma, apesar do Direito distinguir-se cientificamente da moral, grandemente influenciado por esta, de quem recebe valiosa substncia. Portanto, Direito e Moral so conceitos que se distinguem, mas no se separam.

A noo de Moral A palavra moral na sua etimologia deriva do latim mores, que quer dizer costumes, ou seja, indica um comportamento propriamente humano que no natural, o homem no nasce com ele como se fosse um instinto, mas que adquirido ou conquistado por hbito. Nesse sentido, a Moral se identifica, fundamentalmente, com a noo de bem, o qual constitui o seu valor.

A bilateralidade do Direito e a unilateralidade da Moral

O Direito enquanto norma possui uma estrutura imperativo-atributiva, isto , ao mesmo tempo em que impe um dever jurdico a algum, atribui um poder ou direito subjetivo a outrem. Da dizer que a cada direito corresponde um dever. A Moral possui uma estrutura mais simples, pois impe deveres apenas. Perante ela ningum tem o poder de exigir uma conduta de outrem.

Coercibilidade do Direito e incoercibilidade da Moral

Uma das notas fundamentais do Direito a coercibilidade, pois atravs dela que o Direito capaz de adicionar a fora organizada do Estado, para garantir o respeito aos seus preceitos. A Moral por seu lado carece de elemento coativo. incoercvel. Nem por isso as normas da Moral Social deixam de exercer certa intimidao. Consistindo em uma ordem valiosa para a sociedade, natural que a inobservncia de seus princpios provoque uma reao por parte dos membros que integram o corpo social. 3

3 - DIREITO COMO SISTEMA DE LIMITES

um sistema de limites, porque sua finalidade essencial limitar a liberdade de cada um, como forma de garantir a liberdade de todos. Em outras palavras, o Direito o instrumento da partilha da liberdade. Limitando liberdades, o Direito limita o poder, pois na verdade o exerccio do poder pressupe a liberdade. O poder, como se sabe, a aptido dos seres humanos para decidir e fazer valer suas decises. Apresenta-se de diversas formas e tem vrios fundamentos. Fala-se de poder econmico, poder poltico, poder de liderana, etc. A todas essas formas de poder o Direito impe limites, para que os poderosos no abusem do poder. O Direito um instrumento adequado para estabelecimento de limites do poder.

4 - DIREITO COMO FRUTO DA RACIONALIDADE HUMANA:

Direito positivo e natural.

Direito Positivo: ius positum

O Direito Positivo compreende o conjunto de regras jurdicas em vigor num pas determinado e numa determinada poca. o conjunto de normas escritas em vigor num determinado Estado (ou seja, numa sociedade politicamente organizada), em certo perodo de tempo. o Direito histrica e objetivamente estabelecido, encontrado em leis, cdigos, tratados internacionais, costumes, decretos,

regulamentos etc. a expresso escrita pelo Estado e usada num determinado momento, uma espcie de cincia que ter que se adaptar a

cada tipo de Estado. Sua caracterstica reside no carter normativo e obrigatrio. Direito positivo o conjunto de regras jurdicas em vigor num determinado pas e numa determinada poca. o Direito cuja existncia no contestada por ningum.

Direito Natural:

O Direito Natural, para os que aceitam a sua existncia, aquele que no se consubstancia em regras impostas ao indivduo pelo Estado, mas em lei anterior e superior ao Direito Positivo, que se impe a todos os povos pela prpria fora dos princpios supremos dos quais resulta, constitudo pela prpria natureza e no pela criao dos homens, como, por exemplo, o direito de reproduzir, o direito de viver etc. o conjunto de normas ideais, baseadas em princpios de razo e de eqidade, que formam um ordenamento jurdico supremo e constante. Direito natural a idia abstrata do direito, ou seja, aquilo que corresponde ao sentimento de justia da comunidade. O direito natural tem validade em toda parte e em todo lugar, no depende de aceitao ou no, porque se baseia em princpios normais. Ex.: Autoconservao. O direito do Estado deve estar fundamentado pelo direito natural.

Concluso

O Direito Positivo o direito que depende da vontade humana, enquanto o Direito Natural o que independe de ato de vontade, por refletir exigncias sociais da natureza humana, que so comuns a todos os homens. 5

Direito potestativo e direito a uma prestao

Direito potestativo: seu exerccio, sua satisfao, independe da conduta de qualquer outra pessoa. depende exclusivamente de seu titular. exercido independentemente da colaborao de qualquer outra pessoa. Ex.: direito de revogar uma procurao.

Direito a uma prestao: seu exerccio, sua satisfao, depende sempre da colaborao de outrem que, se no ocorre, enseja propositura de ao. maior parte dos direitos.

Direito material ou substantivo e direito processual ou adjetivo Direito material ou substantivo: A norma de direito material (substantivo) estabelece conduta no destinada simplesmente a viabilizar a aplicao de outra norma. Diz respeito s condutas normalmente desenvolvidas pelas pessoas. Direito processual, adjetivo ou formal: A norma de direito processual (adjetivo) estabelece conduta destinada simplesmente a viabilizar a aplicao de norma de direito material (substantivo). Trata-se de norma destinada a regular a forma de aplicar outra norma. A norma processual ou de direito adjetivo, no diz respeito diretamente a condutas normalmente desenvolvidas pelas pessoas, seno a condutas que estas desenvolvem com o objetivo especfico de cuidar da aplicao de normas.

5 - NORMA JURDICA

O estudo da norma jurdica de fundamental importncia porque se refere substncia prpria do Direito Objetivo, cuja funo a de sistematizar e descrever a ordem jurdica vigente. Conhecer o Direito conhecer as normas jurdicas.

As normas jurdicas esto para o Direito de um povo assim como as clulas para um organismo vivo.

A norma jurdica exerce o papel de ser o instrumento de definio da conduta exigida pelo Estado. Ela esclarece ao agente como e quando agir.

Para satisfazer os anseios da pacificao social, as normas jurdicas devem ser prticas e orientadoras das condutas interindividuais.

A norma jurdica exerce o papel de ser o instrumento de conduta exigida pelo Estado.

Distino h entre norma jurdica e lei. Esta apenas uma das formas de expresso das normas, que se manifestam tambm pelo Direito Costumeiro e, em alguns pases, pela jurisprudncia.

Caractersticas da Norma Jurdica Bilateralidade O Direito existe sempre vinculando duas ou mais

01-

pessoas, pois atribui direito a uma parte e impe dever outra, ou seja, sempre haver o sujeito ativo, portador do direito e o sujeito passivo, que possui o dever jurdico. Generalidade Toda norma jurdica preceito geral que a todos obriga,

02-

sem qualquer distino de raa, cor, crena e sexo (princpio da isonomia, consubstanciado no artigo 5, caput, da CF/88). 7

03-

Abstratividade Com o objetivo de atingir o maior nmero possvel de

situaes, a norma jurdica abstrata. No h como alcanar os fatos singulares com todas as suas variaes e complexidades, pois a extenso dos cdigos e leis seria ilimitada. A vida social muito mais rica e trgida de nuances que o direito positivo possa prever. Imperatividade Significa imposio de vontade e no mero

04-

aconselhamento. Para ser um instrumento efetivo de pacificao social, o Direito deve ser dotado de normas jurdicas de carter imperativo, ou seja, que a todos obrigam, pois caso contrrio no se conseguiria estabelecer ordem, segurana e justia. Coercibilidade a possibilidade de o mecanismo estatal utilizar a fora a servio das instituies jurdicas. Possui dois elementos: o psicolgico (que exerce a intimidao atravs das penalidades previstas para a hiptese de violao das normas jurdicas) e o material (ocorre quando o destinatrio da regra no a cumpre espontaneamente).

05-

Vous aimerez peut-être aussi