Vous êtes sur la page 1sur 3

doena de parkinson

doena de Parkinson um dos distrbios do movimento que mais acomete os idosos. caracterizada por quatro sinais essenciais: rigidez, tremor, bradicinesia, e instabilidade postural. H tambm comprometimento cognitivo que, aliado ao distrbio motor, gera incapacidade comparvel aos acidentes vasculares cerebrais. A doena de Parkinson um desequlibrio do sistema nervoso central que afecta milhares de pessoas. Porque no contagioso e no tem que ser relatado por mdicos, a incidncia da doena frequentemente subestimada. A doena de Parkinson pode aparecer em qualquer idade, mas pouco comum nas pessoas com idade inferior a 30 anos, o risco de desenvolv-la aumenta com a idade. Ocorre em todas as partes do mundo, e os homens so ligeiramente mais afectados do que mulheres.

doenas de alzheimer!
A Doena de Alzheimer uma doena do crebro, degenerativa, isto , que produz atrofia, progressiva, com incio mais freqente aps os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as reas da linguagem e produz alteraes no comportamento

doena esclerose multipla!


uma doena do Sistema Nervoso Central, lentamente progressiva, que se caracteriza por placas disseminadas de desmielinizao (perda da substncia mielina - que envolve os nervos) no crnio e medula espinhal , dando lugar a sintomas e sinais neurolgicos sumamente variados e mltiplos, s vezes com remisses, outras com exacerbaes, tornando o diagnstico, o prognstico e a eficincia dos medicamentos discutveis.

O que causa?
No existem causas conhecidas para a esclerose mltipla, entretanto estudamse causas do tipo anomalias imunolgicas, infeco produzida por um vrus latente ou lento e mielinlise por enzimas. Observaes de casos familiares sugerem suscetibilidade gentica e as mulheres so um pouco mais afetadas do que os homens. Podemos dizer que atualmente h maior nmero de casos do que nos anos 50, e que as manifestaes surgem entre os 20 e os 40 anos de idade, sendo que essa enfermidade teria menor prevalncia e incidncia na Amrica Latina, principalmente no Brasil, pois mais comum em climas temperados do que em climas tropicais.

O que ?
A sndrome de Guillain-Barr uma doena aguda associada fraqueza muscular e paralisia. um distrbio autoimune em que o sistema imunolgico ataca o sistema nervoso, provocando inflamao e destruio das bainhas de mielina, que revestem e conferem isolamento eltrico s fibras nervosas e, s vezes, provoca leso das prprias fibras. Esse processo de desmielinizao dificulta ou interrompe a transmisso de impulsos nervosos, causando formigamento e perda de sensibilidade, que em geral comeam nas mos e nos ps e progridem para o resto do corpo, afetando igualmente os dois lados. A sndrome de Guillain-Barr uma emergncia clnica e deve ser monitorada com cuidado. A fraqueza muscular pode comprometer a respirao, e a frequncia cardaca pode se alterar.

Sinapse
Sinapse um local onde o impulso transmitido de uma clula a outra. Existem 2 tipos de sinapse: 1 Sinapse eltrica 2 - Sinapse qumica Sendo assim, o que caracteriza uma sinapse eltrica? Em primeiro lugar, devemos saber que a sinapse eltrica encontrada principalmente no SNC e SNP, mas tambm no miocrdio, musculatura lisa do intestino, hepatcitos e clulas epiteliais do cristalino. Na sinapse eltrica a transio de uma clula a outra faz-se por junes abertas (gap junstions), com fendas muito pequenas (menos de 30 ngstrons), de baixa resistncia eltrica, por onde flui uma corrente eletrotnica (eftica), de uma clula a outra. A corrente eltrica passa, de uma clula a outra, graas ao chamado conexon (conjunto de 6 camadas de protenas denominadas de conexinas), que so canais que se abrem para a passagem de corrente eltrica entre as duas clulas. Tais canais (conexons), podem fechar-se em caso de aumento do Ca++ ou H+ intracelular em uma das duas clulas. A modulao do impulso eltrico quase no ocorre na sinapse eltrica e quase no h retardo de transmisso. Outra caracterstica da sinapse eltrica que ela permite uma corrente eltrica nas duas direes o que no ocorre com a sinapse qumica que na maioria das vezes unidirecional. Algumas sinapse eltricas conduzem mais em uma direo que em outra e a esta propriedade chamamos de retificao.

o que oncologia

A Oncologia a especialidade mdica que estuda os tumores, que podem ser benignos ou malignos. A palavra Oncologia tem origem grega: oykos"= volume, tumor e um ramo da patologia que estuda as neoplasias. Os tumores podem estar localizados ou invadir outros tecidos, podendo disseminar-se por todo o corpo. A Oncologia est voltada para a forma como o cncer se desenvolve no organismo e qual o tratamento mais adequado para cada caso.

necrose H vrios padres morfolgicos de necrose, sendo os principais: necrose de coagulao, necrose liquefativa, necrose caseosa e necrose gordurosa A necrose de coagulao acontece caracteristicamente quando da morte celular por hipxia em todos os tecidos, exceo do crebro. Nesse tipo de necrose, predomina a coagulao protica, e tende a acontecer em tecidos com alto teor de protenas. Os tecidos afetados apresentam uma textura firme. A acidose intracelular desnatura protenas e enzimas, bloqueando a protelise celular. H manuteno da arquitetura bsica e contorno das clulas por, pelo menos, alguns dias. A necrose de liquefao caracterstica de infeces, pois essas promovem o acmulo de clulas inflamatrias; e tambm da morte por hipxia do sistema nervoso. Esse tipo de necrose ocorre quando h o predomnio de liquefao enzimtica; acontece quando o tecido tem grande teor gorduroso. As clulas mortas so completamente digeridas e h transformao do tecido em uma massa viscosa

Vous aimerez peut-être aussi