Vous êtes sur la page 1sur 2

14

O PROGRESSO
DE PAREDES

sexta-feira 16 de maro de 2012

Vtor Soares - presidente da Casa do Povo da Sobreira

Assumamos os encargos da organizao se o Campeonato da Europa fosse aqui


Eleito em 2006 e reeleito em 2009 a favor da rotatividade nas instituies e no se recandidatar em 2012. Com uma equipa no topo da 3. diviso no Hquei em Patins com jogadores a custo zero, tem a mgoa de no poder ter uma equipa de andebol feminino e de ter o Rancho Folclrico num hiato forado. Orgulhoso pela realizao do Campeonato da Europa de Hquei em Patins em Paredes, no esconde que preferia que este se realizasse na sua terra em vez de Lordelo, no entanto no por este factor que deixar de colaborar e ajudar organizao deste evento.
Daniel Sousa e Silva|texto/foto Quais so as principais atividades da Casa do Povo? O Hquei em Patins com quatro equipas, trs nos escales de formao e uma nos seniores, o Futsal com uma equipa snior e at h muito pouco tempo o Rancho Folclrico, que at era a atividade com mais tradio, e que existia desde a dcada de setenta e que neste momento est a passar por um hiato. s vezes bom saber parar para recomear com outra fora. Com muita pena nossa no havia condies para continuar. Mas o que que falta para estarem reunidas essas condies? Fundamentalmente haver tocadores. At a pagar tivemos diculdades em os arranjar. Nomeadamente a concertina que um instrumento de que existem poucos tocadores aqui na zona. No entanto, este hiato pode ser mau no imediato, mas vai ser bom a longo prazo. Que balano faz destes seis anos de mandato? O primeiro balano, o balano da amizade, pois colegas de direo que no incio eram pessoas conhecidas, hoje so grandes amigos, o que torna tima a nossa convivncia semanal, falando do ponto de vista estritamente pessoal. Do ponto de vista da instituio uma das coisas de maior relevncia

Vtor Soares, presidente da Casa do Povo da Sobreira que zemos, foi fazer a adequao regulatria, pois conseguimos consagrar esta Casa do Povo com uns estatutos modernos, mas salvaguardando os seus direitos de pessoa coletiva de utilidade pblica administrativa. um direito que esta Casa do Povo tem, assim como todas as outras, desde que o saibam fazer. Isto foi uma grande vitria para ns, e de uma forma geral, o balano francamente positivo para a vida da instituio, mas negativo para a dinmica que se pretendia implementar e pelas iluses que toda a gente tem quando comea um projeto destes. receitas prprias. O ano passado tivemos o apoio da Cmara Municipal que rondou os mil e seiscentos euros. Este ano foi-nos transmitido que h a inteno de renovar esse protocolo, mas at ao momento no recebemos nada. Da Junta de Freguesia tambm no temos direito a nada desde 2008. Como fazem para angariar fundos? Temos um pavilho prprio, o que bom e mau ao mesmo tempo, pois temos que pagar a manuteno, luz, gua e gasleo para aquecimento de gua, no entanto sermos proprietrios deste imvel, permite-nos alug-lo para treinos. Temos tambm um caf e uma loja que esto arrendados. Temos tambm alguns empresrios que nos ajudam, sem esperar nada em troca, mas ns achamos por bem fazer a divulgao das empresas que nos ajudam. No se entenda isto como um patrocnio, pois isto muito mais piedade do que publicidade. Como avalia o desempenho da equipa snior de hquei? O desempenho absoluta-

Temos pena de no ter andebol feminino


Quais eram essas iluses, e o que que se constata na realidade? A iluso que tnhamos era de que as coisas seriam mais fceis de gerir. At porque a perspetiva econmica da poca era distinta da que temos hoje em dia, e at posso dar como exemplo: estamos em Maro, a poca est quase a acabar e ns vivemos exclusivamente de

A Casa do Povo da Sobreira tem quatro equipas de hquei em patins

sexta-feira 16 de maro de 2012

O PROGRESSO
DE PAREDES

15

mente fabuloso. Por vrios motivos: no incio da poca assumimos que este ano iramos lutar para ser campees nacionais da 3. diviso. Esta semana subimos ao primeiro lugar e no queremos sair de l. Mas a nossa maior vitria conseguir este sucesso com um grupo de trabalho que no recebe dinheiro absolutamente nenhum. Alguns por amor camisola, pois j esto connosco h muitos anos, outros porque j se afeioaram Casa de Povo da Sobreira do tudo o que tm e ns, direo, estamos satisfeitssimos com o progresso que esta equipa tem tido. Acha possvel ser campeo? Acho que sim. J disse isto e volto a repetir: prefervel ter um objetivo ambicioso e falhar, do que ter um objetivo medocre e alcan-lo por natureza. Temos a sorte de ter um grupo de atletas e homens impecveis, quer como jogadores, quer como pessoas, tudo nos leva a crer que faremos uma belssima poca! E o clube tem condies para estar na diviso superior? Financeiras no! Mas isso, como se costuma dizer: cada coisa a seu tempo! Ningum diz s pessoas para perder, e o corao quer sempre que a equipa ganhe, mas nanceiramente no temos condies para disputar a 2. diviso. Quantas crianas tm a jogar

nos escales de formao? So sensivelmente dez midos por cada escalo etrio, portanto cerca de trinta. Se a estes juntarmos as escolinhas de iniciao patinagem, temos volta de cinquenta crianas connosco. Temos pena por no termos mais crianas a praticar, mas infelizmente o hquei no tem a visibilidade de outras modalidades, e as crianas preferem praticar outros desportos, como o futebol por exemplo. Tambm o facto de ser mais difcil jogar hquei do que futebol tambm faz com que as crianas acabem por optar pelo futebol. No entanto, somos um clube com tradio, no s no hquei em patins como no andebol feminino, e uma das mgoas desta direo no poder ter uma equipa nesta modalidade, mas infelizmente por questes regulamentares o nosso pavilho no permite que se jogue andebol feminino.

Deve haver rotatividade nas direes das instituies


De que forma a Casa do Povo da Sobreira incentivou a Cmara Municipal de Paredes a organizar o Campeonato da Europa de Hquei em Patins, facto muito relevado tanto pelo Presidente da Cmara como pelo Presidente da Federao Portuguesa de Pa-

tinagem? No sei. Isso ter que perguntar a eles. A verdade que zemos muita fora para que se pudesse realizar o Campeonato aqui, porque quando se soube que o mesmo seria realizado em Portugal e o facto de a Autarquia querer construir seis novos pavilhes, dos quais um seria construdo na Sobreira, o que propusemos Federao e Autarquia foi que ao invs de se fazer um pavilho idntico aos demais, se fizesse um com melhores condies, que pudesse albergar um evento desta envergadura. Como contrapartida, oferecamos a edilidade o terreno da Casa do Povo para alm de assumirmos todos os encargos da organizao, caso o campeonato se realiza-se aqui. No foi possvel, mas camos satisfeitos na mesma, por o campeonato se realizar no nosso concelho, e tudo faremos para ajudar naquilo que possamos, porque alm de Sobreirenses, somos paredenses. O seu mandato termina este ano. Tenciona recandidatar-se? Eu no! H colegas de direo que j manifestaram essa vontade, e eu espero que avancem e eu acho muito bem! Defendo que para tudo tem de haver rotatividade e dois mandatos tempo mais que suficiente para existirem vcios que eu nem me apercebo que existem, como em tudo na vida preciso saber sair e ser humilde, e eu acho que est na hora de dar o lugar a outros.

Campeonato Nacional de Trial 4x4

jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 4x4 realizou-se no Eurocircuto da Costilha, em Lousada. Este evento acolheu milhares de espectadores, que assistiram estupefactos a uma prova de trial em moldes bastante diferentes do que habitual na modalidade. Nesta prova, os participantes tiveram que percorrer quatro mangas, com partidas de dois carros lado a lado, num caminho traado pelos Homens do Clube TT Trilhos Nordeste. Em cada uma das mangas, as equipas enfrentaram um percurso de duas voltas ao traado do Clube Automvel de Lousada constitudo por vrios obstculos de trial, como pedras, valas e troncos de madeira. de salientar que esta prova s se realizou na jornada de Lousada, pois na jornada seguinte, em Alenquer, sero retomadas as tradicionais trs horas de trial. Vtor Ribeiro e Vitorino Morais foram os grandes vencedores desta primeira jornada, mantendo um ritmo elevado durante toda a prova.

Unio empata e Aliados perde


O Unio de Paredes recebeu a equipa de Tondela num empate a um golo, enquanto o Aliados de Lordelo perdeu 3-2 contra So Joo Ver.

DISTRITAIS DA A.F. PORTO Diviso de Honra 25. Jornada


D. SANDINENSES 1 - NUNLVARES 1 om este resultado, a formao de Nunlvares encontra-se na 18. posio, com 16 pontos. Na prxima jornada, o Nunlvares recebe o Salgueiros 08.

Notas Desportivas
Foto: Edmundo Regalo

UNIO DE PAREDES 1 TONDELA 1 Unio de Paredes recebeu o Tondela, empatando a um golo, no jogo relativo 23. jornada do Campeonato Nacional da 2. Diviso Zona Centro. Num jogo pobre, o lder da zona centro entrou no intervalo em vantagem. Mas na segunda parte, o Unio marcou e o jogo seguiu empatado at ao apito nal. O Unio de Paredes segue em 14. lugar, com 18 pontos. Na prxima jornada recebe o Oliveira do Bairro.

2. DIVISO NACIONAL (Zona Centro)

Castlo Maia 0 - Aliana de Gandra 0 O Aliana de Gandra subiu para o 5. lugar da tabela, com 42 pontos. Na prxima jornada recebe o Lavrense.

1. Diviso Srie 1 26. Jornada

SO JOO VER 3 - A. LORDELO 2 Aliados de Lordelo foi at Santa Maria da Feira perder 3-2 com o So Joo Ver, no jogo referente 23. jornada do Campeonato Nacional da 2. Diviso Zona Centro. O Aliados de Lordelo est em nono lugar, com 32 pontos. Na prxima jornada desloca-se ao terreno do Tondela.

Cristelo 3 Salvadorense 0 O Cristelo 7. classicado com 33 pontos. J o Sobrosa est no 6. lugar com 34 pontos. Prxima Jornada: Sobrosa Aldeia Nova Cristelo (folga)

2. Diviso Srie 1 23. Jornada

Sobreirense 1 Valadares 4 O Sobreirense o ltimo classicado da tabela com 17 pontos.

2. Diviso Srie 2 26. Jornada

3. DIVISO (Srie B)
VILA ME 0 - REBORDOSA 0 Rebordosa foi ao terreno do Vila Me empatar numa partida sem golos, em jogo referente 22. jornada da 3. Diviso Nacional Srie B. O Rebordosa sexto classicado, com 31 pontos.

FUTSAL 3. Diviso Srie A 17. Jornada


PAREDES 9 BOM PASTOR 3 O Paredes 1. classicado com 41 pontos.

A. F. Porto 1. Diviso (Srie 2) 22. Jornada


A.D. CARVALHEIRA 0 ROMANOS 1 O Romanos 5. classicado com 40 pontos.

Fase do jogo Paredes-Tondela Jogo Paredes-S.Joo de Ver

Vous aimerez peut-être aussi