Vous êtes sur la page 1sur 10

ABORTO

Definio, verdades, mentiras e posicionamento

Professora Lara Primeiro A, Terceiro A e B ABORTO

Um aborto ou interrupo da gravidez a remoo ou expulso prematura de um embrio ou feto do tero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontnea ou induzida, provocando-se o fim da gestao, e consequente fim da atividade biolgica do embrio ou feto, mediante uso de medicamentos ou realizao de cirurgias. O aborto vem sendo provocado por vrios mtodos diferentes e seus aspectos morais, ticos, legais e religiosos so objeto de intenso debate em diversas partes do mundo. Aps seis meses de gestao, quando o feto j considerado vivel, o processo tem a designao mdica de parto prematuro. A terminologia aborto, entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se induo da morte do feto.

Os seguintes termos so usados para definir os diversos tipos de aborto a partir da ptica mdica:

Aborto espontneo: aborto devido a uma ocorrncia acidental ou natural. A maioria dos abortamentos espontneos so causados por uma incorreta replicao dos cromossomos e por fatores ambientais. Tambm por ser denominado aborto involuntrio ou casual. Aborto induzido: aborto causado por uma ao humana deliberada. Tambm denominado aborto voluntrio ou procurado, ou ainda, interrupo voluntria da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:

Aborto teraputico

aborto provocado para salvar a vida da gestante para preservar a sade fsica ou mental da mulher para dar fim gestao que resultaria numa criana com problemas congnitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves para reduzir seletivamente o nmero de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes mltiplas.

Aborto eletivo: aborto provocado por qualquer outra motivao.

Aborto subclnico: abortamento que acontece antes de quatro semanas de gestao Aborto precoce: entre quatro e doze semanas Aborto tardio: aps doze semanas

O aborto induzido, tambm denominado aborto provocado ou interrupo voluntria da gravidez, ocorre pela ingesto de medicamentos ou por mtodos mecnicos. A tica deste tipo de abortamento fortemente contestada em muitos pases do mundo mas reconhecida como uma prtica legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema pblico de sade. Os dois polos desta discusso passam por definir quando o feto ou embrio se torna humano ou vivo (se na concepo, no nascimento ou em um ponto intermedirio) e na primazia do direito da mulher grvida sobre o direito do feto ou embrio.

Existe controvrsia na comunidade mdica e cientfica sobre os efeitos do aborto. As interrupes de gravidez feitas por mdicos competentes so normalmente consideradas seguras para as mulheres, dependendo do tipo de cirurgia realizado. Entretanto, um argumento contrrio ao aborto seria de que, para o feto, o aborto obviamente nunca seria "seguro", uma vez que provoca sua morte sem direito de defesa. Os mtodos no mdicos (uso de certas drogas, ervas, ou a insero de objetos no cirrgicos no tero) so potencialmente perigosos para a mulher, conduzindo-a a um elevado risco de infeco permanente ou mesmo morte, quando comparado com os abortos feitos por pessoal mdico qualificado. Segundo a ONU, pelo menos 70 mil mulheres perdem a vida anualmente em consequncia de aborto realizado em condies precrias, no h, no entanto, estatsticas confiveis sobre o nmero total de abortos induzidos realizados no mundo nos pases e/ou situaes em que criminalizado. Existem, com variado grau de probabilidade, possveis efeitos negativos associados prtica abortiva, nomeadamente a hiptese de ligao ao cncer de mama, a dor fetal, o sndroma ps-abortivo. Possveis efeitos positivos incluem reduo de riscos para a me e para o desenvolvimento da criana no desejada.

A existncia ou ausncia de sensaes fetais durante o processo de abortamento hoje matria de interesse mdico, tico e poltico. Diversas provas entram em conflito, existindo algumas opinies defendendo que o feto capaz de sentir dor a partir da stima semana enquanto outros sustentam que os requisitos neuro-anatmicos para tal s existiro a partir do segundo ou mesmo do terceiro trimestre da gestao. Os receptores da dor surgem na pele na stima semana de gestao. O hipotlamo, parte do crebro receptora dos sinais do sistema nervoso e que liga ao crtex cerebral, forma-se quinta semana. Todavia, outras estruturas anatmicas envolvidas no processo de sensao da dor ainda no esto presentes nesta fase do desenvolvimento. As ligaes entre o tlamo e o crtex cerebral formam-se por volta da 23 semana. Existe tambm a possibilidade de que o feto no disponha da capacidade de sentir dor, ligada ao desenvolvimento mental que s ocorre aps o nascimento. Novos estudos do Hospital Chelsea, realizados pela Dra. Vivette Glover em Londres sugerem que a dor fetal pode estar presente a partir da dcima semana de vida do feto. O que justificaria, segundo os proponentes do aborto, o uso de anestsicos para diminuir o provvel sofrimento do feto.

A sndroma ps-abortivo seria uma srie de reaes psicolgicas apresentadas ao longo da vida por mulheres aps terem cometido um aborto. H vrios relatos de problemas mentais relacionados direta ou indiretamente ao aborto; uma descrio clssica pode ser encontrada na obra "Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana", de Sigmund Freud. No livro "Alm do princpio de prazer", Freud salienta: "Fica-se tambm estupefato com os resultados inesperados que se podem seguir a um aborto artificial, morte de um filho no nascido, decidido sem remorso e sem hesitao." H mdicos portugueses, porm, que questionam a existncia do sndroma; no existe nenhum estudo portugus publicamente divulgado sobre o assunto. Entretanto nos Estados Unidos, Reino Unido e mesmo no Brasil, essa possibilidade j bastante discutida, com resultados contrastantes. O sndroma ps-abortivo (PAS), conhecido tambm como sndroma ps-traumtico ps-abortivo ou por sndroma do trauma abortivo, um termo que designa um conjunto de caractersticas psicopatolgicas que alguns mdicos dizem ocorrer nas mulheres aps um aborto provocado. Alguns estudos, no entanto, concluem que alguns destes sintomas so consequncia da proibio legal e/ou moral do aborto e no do ato em si. [carece de fontes] Entretanto, tal sndrome teria sido catalogada em inmeras pesquisas, entre elas a do dr. Vincent Rue que no estudo da Desordem Ansiosa Ps-Traumtica (DAPT), presente em ex-combatentes do Vietn, que teria sua correspondente na sndrome ps-aborto (SPA). Algumas estatsticas de organizaes pr-vida argumentam que h um aumento de 9% para 59% nos ndices de distrbios psicolgicos em mulheres que se submetem ao aborto. Outro estudo, do Royal College of Psychiatrists, a associao dos psiquiatras britnicos e irlandeses, considerou que o aborto induzido pode trazer distrbios clnicos severos para a mulher, e que essa informao deve ser passada para a mesma, antes da opo pelo aborto. Esse estudo foi repassado populao pelo Jornal Britnico Sunday Times.

Embora existam notcias indicando que muitas mulheres grvidas morrem em consequncia de atos violentos, aparentemente no h dados conclusivos que cruzem esta informao com o risco de morte geral das mulheres no-grvidas em situaes semelhantes. Consequncias a longo prazo para a criana no desejada Muitos membros de grupos pr-escolha consideram haver um risco maior de crianas no desejadas (crianas que nasceram apenas porque a interrupo voluntria da gravidez no era uma opo, quer por questes legais, quer por presso social) terem um nvel de felicidade inferior s outras crianas incluindo problemas que se mantm mesmo quando adultas, entre estes problemas incluem-se:

doena e morte prematura pobreza problemas de desenvolvimento abandono escolar delinquncia juvenil abuso de menores instabilidade familiar e divrcio necessidade de apoio psiquitrico falta de auto estima

Uma opinio contrria, entretanto, apresentada por grupos pr-vida, seria que, mesmo que sejam encontradas correlaes estatsticas entre gravidez indesejveis e situaes consideradas psicologicamente ruins para as crianas nascidas, esta situao no pode ser comparada com a de crianas abortadas, visto que estas no esto vivas. Uma "situao de vida" no seria passvel de comparao com uma "situao de morte", visto a inverificabilidade desta enquanto situao possivelmente existente (a chamada "vida aps a morte") pelos mtodos cientficos disponveis. Como no se pode estipular se uma situao ruim de vida, por pior que fosse, seria pior que a morte, o aborto, no caso, no poderia ser apresentado como soluo, visto que no d a capacidade de escolha ao envolvido, enquanto ainda um feto.

Para justificar este crime abominvel, os abortistas inventaram uma grande quantidade de falsos argumentos que foram difundidos insistentemente, especial naqueles pases onde, por qualquer motivo, tentam buscar a legalizao do aborto ou ampli-lo onde j foi legalizado alguma de suas formas. Revisemos algumas destas mentiras e qual a verdade.

Mentira 1: desumano no legalizar o "aborto teraputico" que deveria ser realizado quando a gravidez pe a mulher em risco de morte ou de um mal grave e permanente. A Verdade: neste caso o termo "teraputico" utilizado com o fim de confundir. "terapia" significa curar e neste caso o aborto no cura nada. Atualmente, a cincia mdica garante que praticamente no h circunstncias em que se deva optar entre a vida da me ou do filho.

Esse conflito pertence histria da obstetrcia. J em 1951, o Congresso de Cirurgies do American College disse que "todo aquele que faz um aborto teraputico ou ignora os mtodos modernos para tratar as complicaes de uma gravides ou no quer dispor de tempo para uslos" o temido caso das gestaes "ectpicas" ou que desenvolvem-se fora do tero materno esto sendo dirigidas medicamente cada vez com maior facilidade. Por outro lado, o cdigo de tica mdica afirma que em caso de complicaes na gravidez devem ser feitos os esforos proporcionados para salvar a me e filho e nunca ter como sada a morte premeditada de um deles. Mentira 2: brutal e desumano permitir que uma mulher tenha o filho produto de uma violao, por isso, para estes casos, deveria ser legalizado o aborto chamado "sentimental". A Verdade: Em primeiro lugar as gravidezes seguidas de uma violao so extremamente raras. Nos Estados Unidos, por exemplo, a violao um srio problema, aproximadamente 78.000 casos foram notificados em 1982. Esta cifra mais importante se tem-se em conta que 40% a 80% das violaes no so denunciadas. Nestes casos as gravidezes so extraordinariamente raras, por vrias causas. Por exemplo, as disfunes sexuais em seus violadores, cuja taxa extremamente alta. Em trs estudos foram constatados que 39, 48 e 54% das mulheres vtimas do ataque no tinham ficado expostas ao esperma durante a violao. Em outro estudo foi comprovado que 51% dos violadores experimentaram disfunes que no lhes permitiam terminar o ato sexual. Outra causa pela qual so extremamente raras as gravidezes por violao: a total ou temporal infertilidade da vtima. A vtima pode estar j grvida ou pode Ter outras razes naturais. 43% das vtimas encontrava-se nestas categorias. A vtima pode estar tomando anticoncepcionais, ter um DIU ou ligadura das trompas, 20% situava-se nesta categoria. Assim, somente uma minoria das vtimas tem um potencial de fertilidade. Alm da infertilidade natural, algumas vtimas esto protegidas da gravidez pelo que chamado de estresse de infertilidade; uma forma de infertilidade temporal como reao ao estresse extremo. O ciclo menstrual, controlado por hormnios, facilmente distorcido por um estresse emocional e pode atuar demorando a ovulao; ou se a mulher j ovulou a menstruao pode ocorrer prematuramente. Um estudo determinou que registraram somente 0,6% de gravidez em 2190 vtimas de violao. Em uma srie de 3.500 casos de violao em 10 anos no Hospital So Paulo de Minneapolis, no houve um s caso de gravidez. Procurar uma legislao baseada em uma exceo em vez de uma regra totalmente irracional desde o ponto de vista jurdico. bvio que o espantoso crime da violao utilizado para sensibilizar o pblico a favor do aborto, ao apresentar o fruto inocente de uma possvel concepo brutal como um agressor.

claro que a mulher sofreu uma primeira espantosa agresso, a da violao. Apresentar o aborto como uma "soluo" dizer que um veneno deve ser combatido aplicando-se outro. O aborto no vai tirar nenhuma dor fsica ou psicolgica produzida em uma violao. Ao contrrio, vai acrescentar as complicaes fsicas e psquicas que o aborte tem por si mesmo. Por outro lado, o fruto deste ato violento uma criana inocente, que no carrega para nada com a brutal deciso de seu pai gentico. Por outro lado, os legisladores mais especializados afirmam que legalizar o aborto "sentimental" abrir a porta a srias complicaes jurdicas: praticamente qualquer unio, inclusive consensual, poderia ser apresentada como contrria vontade da mulher, e portanto, uma violao. Finalmente, o argumento mais importante, que o aborto por violao no sequer aceito pelas verdadeiras vtimas, as mulheres violadas. Podem ler-se estes duros mais reveladores testemunhos. Mentira 3: necessrio eliminar uma criana com deficincias porque ele sofrer muito e ocasionar sofrimentos e gastos para os pais. A Verdade: Este princpio, conhecido como "aborto eugensico" baseado no falso postulado de que "os lindos e saudveis" so os que devem estabelecer o critrio de valor de quanto vale uma vida ou no. Com este critrio, teramos motivo suficiente para matar os deficientes j nascidos. Por outro lado, cientificamente, os exames pr-natais no tm segurana de 100% para determinar malformaes ou defeitos. Por exemplo, no caso da rubola matar a 5 criaturas perfeitamente saudveis para cada beb afetado.

Por ltimo, quem pode afirmar que os deficientes no desejam viver? Uma das manifestaes contra o aborto mais impressionantes no estado norte americano da Califrnia foi a realizada por um numeroso grupo de deficientes reunidos sob um grande cartaz: "Obrigado mame porque no me abortar" . O Dr. Paul Cameron demonstrou perante a Academia de Psiclogos Americano que no h diferena entre as pessoas normais e anormais no que concerne a satisfao da vida, atitude perante o futuro e vulnerabilidade frustrao. "Dizer que estas crianas desfrutariam menos da vida uma opinio que carece de apoio emprico e terico", diz o especialista. Inclusive so numerosos os testemunhos dos pais de crianas deficientes fsicos ou mentais que manifestam o amor e a alegria que esses filhos lhes proporcionaram. Mentira 4: O aborto deve ser legal porque toda criana deve ser desejada. A Verdade: Este um argumento absurdo. O "desejo" ou "no desejo" no afeta em nada a dignidade e o valor intrnseco de uma pessoa. A criana no uma "coisa" cujo valor pode ser decidido por outro de acordo com seu estado de nimo. Por outro lado, que uma mulher no

esteja contente com sua gravidez durante os primeiro meses no indica que esta mesma mulher no v amar a seu beb uma vez nascido. Pode ser comprovado que nos pases onde o aborto legalizado, aumenta-se a violncia dos pais sobre as crianas, especialmente a da me sobre seus filhos ainda quando so planejados e esperados. A resposta a isto que quando a mulher violenta sua natureza e aborta, aumenta sua potencialidade de violncia e contagia esta sociedade, a qual vai se tornando insensvel ao amor, dor e ternura. Mentira 5: O aborto deve ser legal porque a mulher tem direito de decidir sobre seu prprio corpo. A Verdade: Mas quando o senso comum e a cincia moderna reconhecem que em uma gravidez h duas vidas e dois corpos. Mulher, segundo definio o dicionrio, um "ser humano feminino". Dado que o sexo determinado cromossomicamente na concepo, e mais ou menos a metade dos que so abortados so "seres humanos femininos", obviamente NO TODA MULHER TEM DIREITO A CONTROLAR SEU PRPRIO CORPO. Mentira 6: Com a legalizao do aborto terminariam os abortos clandestinos. A Verdade: As estatsticas nos pases "desenvolvidos" demonstram que isto no assim. Pelo contrrio, a legalizao do aborto o converte em um mtodo que parece moralmente aceitvel e portanto, como uma opo possvel que no igualmente considerada nos lugares onde no legal. Mas dado que a grande maioria de abortos no so por motivo "sentimental", "teraputico" ou "eugensico", mas por uma gravidez considerada "vergonhosa", no estranho que a mulher - especialmente se adolescente ou jovem - busque igualmente mtodos abortivos clandestinos pela simples razo de que uma lei, ainda que tire a pena legal, no tira a vergonha e o desejo de ocultamento. Por outro lado, esta mentira baseada no mito segundo o qual os abortos legais so mais "seguros" que os clandestinos. Um exemplo: uma investigao realizada em 1978 nos Estados Unidos constatou que s nas clnicas de Illinois, foram produzidas 12 mortes por abortos legais. Mentira 7: O aborto deve ser legal porque a mulher tem direito sobre seu prprio corpo. A Verdade: Tem alguma pessoa direito a decidir sobre seu prprio corpo? Si, mas at certo ponto. Pode algum querer eliminar um vizinho ruidoso s porque incomoda a seus ouvidos? Obviamente no. igual no caso do aborto. A mulher estaria decidindo no sobre seu prprio corpo, mas sobre o de um ser que no ela, ainda que esteja temporariamente dentro dela. Mentira 8: O aborto uma operao to simples como extrair um dente ou as amgdalas. Quase no tem efeitos colaterais. A Verdade: as cifras desmentem esta afirmao. Depois de um aborto legal, aumenta a esterilidade em 10%, os abortos espontneos tambm em 10%, e os problemas emocionais sobem de 9% para 59%. Alm disso, h complicaes se houver gravidezes consecutivas e a mulher tem o fator RH negativo. As gravidezes extra-uterinas aumentam de 0,5% para 3,5%, e os partos prematuros de 5% at 15%. Tambm podem ocorrer perfurao do tero, cogulos sangneos nos pulmes, infeo e hepatite produzida pelas transfuses, que poderia ser fatal.

Alm disso, cada vez mais pesquisas tendem a confirmar uma importante tese mdica: que a interrupo violenta do processo de gestao mediante o aborto afeta as clulas das mamas, deixando-as sensivelmente mais propensas ao cncer. Alguns partidrios do aborto inclusive chegaram a argumentar que um aborto menos perigoso que um parto. Esta afirmao falsa: o aborto, especialmente nos ltimos meses da gravidez, notavelmente mais perigoso. Nos pases ricos morrem duas vezes mais mulheres por aborto legal do que por disfunes do parto. Por outro lado, algumas mulheres tm problemas emocionais e psicolgicos imediatamente depois do aborto, outras os tm anos depois: trata-se da sndrome ps-Aborto. As mulheres que padecem desta sndrome negam e reprimem qualquer sentimento negativo por um perodo de ao menos cinco anos. Depois surgem uma variedade de sintomas, desde suores e palpitaes at anorexia, alucinaes e pesadelos. Os sintomas so surpreendentemente similares aos da Sndrome de tenso ps-traumtico que sofreram alguns veteranos, 10 anos ou mais depois de ter combatido em uma guerra.

"Mulheres que se decidem pelo aborto normalmente o fazem coagidas. So na sua maioria vtimas dos homens que no se responsabilizam pela vida que geraram, ou da ignorncia que no soube proteger-se contra a gravidez indesejada. No raro so vtimas da violncia sexual na sociedade e famlia." Voltou a ser assunto de debate, no Congresso Nacional e nos meios de comunicao, a legislao concernente ao aborto provocado por interveno externa. Trata-se de um assunto controvertido, mexe com a vida de muitas pessoas e evoca o apelo a princpios ticos, tanto dos defensores quanto dos que so contrrios. Por esta razo o debate dever abranger os mais diversos segmentos da sociedade, sempre em busca de critrios orientadores que possam ajudar as pessoas a posicionar-se nesta matria to difcil. Para tanto a IECLB, procurando entender a vontade de Deus a partir do Evangelho de Jesus Cristo, apresenta as seguintes consideraes:

Conforme a revista Veja, estima-se que no Brasil so realizados 1,4 milhes de abortos por ano. Por ser considerado crime, exceto em caso de perigo de vida para a me e de estupro, a interrupo da gravidez est sendo jogada para a clandestinidade, onde costuma acontecer sem os devidos cuidados mdicos. Muitas mulheres morrem em conseqncia de intervenes inadequadas realizadas por pessoas despreparadas. Outras sofrem seqelas para o resto da vida. A primeira pergunta a fazer pelos motivos que levam mulheres a submeter-se a tais riscos. Mulheres que se decidem pelo aborto normalmente o fazem coagidas. So na sua maioria vtimas dos homens que no se responsabilizam pela vida que geraram, ou da ignorncia que no soube proteger-se contra a gravidez indesejada. No raro so vtimas da violncia sexual na sociedade e famlia. Em todo aborto tambm est envolvido um homem. H muitos motivos sociais, econmicos ou outros que foram as mulheres a procurar soluo na interrupo da gravidez. Em nossa sociedade falta disposio para discutir esses motivos. Prefere-se criminalizar as vtimas.

Mesmo assim o aborto no pode ser aceito como uma soluo para o problema da gravidez indesejada. Implica riscos para a sade fsica e psquica da gestante e uma agresso vida. Como igreja crist recebemos do nosso Criador a tarefa de defender a vida humana desde a sua formao no ventre materno. lnterromp-la, fere o mandamento que probe matar. No podemos concordar, portanto, que se d gestante sozinha o direito de decidir sobre a interrupo da gravidez, nem podemos permitir que seja coagida pelo parceiro, pela famlia ou pela sociedade. O aborto no pode ser simplesmente liberado, nem pode ser adotado como mtodo de controle populacional. A inconformidade com o aborto, porm, no pode limitar-se penalizao do ato consumado. Ela nos leva a empenhar-nos por uma srie de medidas preventivas:

- promover uma educao sexual adequada e conscientizar para a necessidade do planejamento familiar; - reavaliar a prtica sexual masculina e insistir em que os homens assumam a responsabilidade pela vida que geram; - promover leis severas que visam punir o estupro e cobem a violncia sexual; - facilitar o acesso a mtodos anticoncepcionais e a informao sobre estes, para evitar que gestantes se vejam em situaes em que a nica sada parece ser o aborto; - pressionar o Estado para que seja cumprido o direito de crianas e adolescentes para assegurar vida digna a toda vida que est a e que est para nascer.

Estamos conscientes, porm, que h situaes em que o aborto o mal menor. Por isso devem permanecer as assim chamadas "indicaes", ou seja a especificao de casos em que o aborto se justifica. Jamais passar de uma "soluo de emergncia". Mas tambm no se pode colocar a vida ainda no nascida acima do direito vida da gestante, visto que dela dependem em boa medida as condies para o desenvolvimento normal e sadio da criana. Precisa-se levar a srio a angstia e aflio de mulheres que carregam em seu ventre uma vida gerada por violncia ou coao, que no vem condies psquicas e econmicas de acolher a criana em gestao ou que sabem que ela nascer com graves defeitos. A proteo vida das mulheres o meio mais eficiente para proteger a vida pr-natal. Nos casos de conflito a mera lei no basta para resolver as questes. H que se buscar a co-responsabilidade da gestante, dos familiares, dos/as mdicos/as e de outras pessoas envolvidas. A partir do nosso compromisso que considera tanto a vida das gestantes, da criana concebida e dos familiares e est consciente de que somos culpados, como sociedade, pelo sofrimento que a questo do aborto envolve, pleiteamos uma legislao justa que regulamente os casos de interrupo de gravidez. Nestes casos inclumos o risco de vida da gestante e a gravidez que resulta de estupro.

Vous aimerez peut-être aussi