Vous êtes sur la page 1sur 17

A ILUSTRAO BRASILEIRA E A ATUAO DOS BACHARIS THE BRAZILIAN ILLUSTRATION AND THE ACTING OF THE GRADUATES

Flvio Bento Samyra Hayde Dal Farra Naspolini Sanches

RESUMO A partir da tese A ilustrao brasileira e a idia de universidade, de Roque Spencer Maciel de Barros, este estudo visa apresentar um breve relato sobre a evoluo das idias que caracterizaram o perodo denominado por ilustrao brasileira, e da atuao dos bacharis e doutores nesse contexto. As questes que concentram a ateno deste trabalho so, essencialmente, a relevncia da intelectualidade brasileira na fase final do Imprio, e a contribuio dos bacharis na construo dessa histria das idias. Constatou-se que nas ltimas dcadas da poca imperial, iniciou-se no Brasil uma importante mudana de mentalidade, que produziu relevantes conseqncias na poltica e nas cincias, e, especialmente, na educao superior. Nesse contexto, aparece com destaque a ao dos bacharis na sustentao desses novos ideais, que ditaram os rumos das instituies nacionais no perodo que antecede o advento da Repblica. PALAVRAS-CHAVES: ILUSTRAO BRASILEIRA. ENSINO JURDICO. HISTRIA DO ENSINO JURDICO BRASILEIRO. HISTRIA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.

ABSTRACT Based on the thesis A ilustraco brasileira e a idia de universidade, by Roque Spencer Maciel de Barros, this study intends to present a short report about the ideas of evolution which is called Ilustrao Brasileira, (Brazilian Ilustration) and also the importance of undergrads and PHDS in this context. The issues that call its attention are essencially, the lack of brazilian intelectuals during the end of Imperorlism, and contributions in building this history of ideas. The report conclucded that he last decades of the Imperiorism an important change started in Brazil, especially related to a higher education. It appears with anoutstanding contribution from the undergrads new ideas which dictated the course of the national institutions during this period before the Declaration of the Republic.

Trabalho publicado nos Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em Braslia DF nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008.

4734

KEYWORDS: BRAZILIAN ILUSTRATION. JUDICIAL TEACHING. HISTORY OF BRAZILIAN JUDICIAL TEACHING; HISTORY OF UNDERGRADUATE AND GRADUATE TEACHING.

INTRODUO

O presente estudo, idealizado a partir da tese A ilustrao brasileira e a idia de universidade, de Roque Spencer Maciel de Barros, tem como objetivo apresentar uma breve anlise do desenvolvimento das mentalidades que caracterizaram o perodo da ilustrao brasileira, e da atuao dos bacharis nesse contexto. necessrio destacar, ainda, que este trabalho se limitou a investigar somente a primeira parte da obra, que recebeu do autor o ttulo Panorama da ilustrao brasileira. A tese em questo uma investigao sobre a histria das idias no Brasil, que compreende o ciclo denominado por ilustrao brasileira, poca que vai de 1870 at a primeira Grande Guerra. A pesquisa, entretanto, limitou-se aos anos de 1870 a 1889. Nesse estudo sobre a histria das idias, o autor indicado conferiu ateno especial educao, particularmente superior, e s correntes ou tendncias ideolgicas que ditaram os rumos da instruo superior brasileira nessa fase. O livro A ilustrao brasileira e a idia de universidade representa o trabalho com o qual Roque Spencer Maciel de Barros concorreu livre-docncia em Histria e Filosofia da Educao, na ento Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, que hoje integra a Universidade de So Paulo. Trata-se de uma das mais importantes teses em sua rea, o que, por si s, justifica o seu estudo. No prefcio publicao da tese, Laerte Ramos de Carvalho observou que a pesquisa representava uma adequada reviso da seguinte posio, que se tornou bastante comum entre os pensadores brasileiros no incio do sculo XX: que a mentalidade limitada de nossos bacharis, influenciada pelas doutrinas estrangeiras, alheia s questes nacionais, era a principal responsvel pelas deformaes das instituies nacionais (1959, p. 5-6). O exemplo tpico dessa viso a tese do historiador Francisco Jos de Oliveira Viana, expressa no livro O idealismo da constituio. O autor entendia que as discusses antigas e de sua poca, sobre os problemas da organizao do Estado, estavam sustentadas em posies frgeis, porque se apresentavam dissociadas da realidade nacional; eram baseadas em um idealismo utpico. O grande problema da poltica, da democracia brasileira, era a organizao das fontes de opinio: imperava no Brasil a desorganizao da opinio.

Os povos contemporaneos, ou melhor, as democracias contemporaneas podem ser classificadas em dous grupos: as democracias de opinio organisada e as democracias sem opinio organizada. Os inglezes e os americanos pertencem ao primeiro grupo. Ns pertencemos ao segundo grupo - o das democracias de opinio infusa, inorganica, inarticulada. (VIANA, 1939, p. XV).

4735

Para Oliveira Viana, esse idealismo era conseqncia de uma educao, especialmente a superior, baseada em valores europeus, tanto a jesutica, do perodo colonial, como a de Coimbra, que formou os grandes destaques da poltica que lanaram as bases da primeira Constituio brasileira. O idealismo poltico era ditado conforme os modelos estabelecidos pelos pensadores franceses, ingleses e norte-americanos. No Brasil, dentre os centros irradiadores desses pensamentos, os mais importantes eram as academias de Direito. Os novos bacharis herdaram o idealismo utpico de seus mestres, que foram formados em Coimbra, e o disseminaram pelo pas. Outra descrio da influncia estrangeira nos bacharis e doutores da poca pode ser lida nas obras de Gilberto Freyre. Este autor chegou a descrever os bacharis, valorizados pela educao europia (FREYRE, 1936, p. 303), como uns sophisticados, trazendo com o verdor brilhante dos vinte annos, as ultimas idas inglesas e as ultimas modas francesas (FREYRE, 1936, p. 304). Afirmou, ainda, que a ascenso do bacharel ou doutor afrancesado trouxe para a vida brasileira muita fuga da realidade atravez de leis quasi freudianas. Leis copiadas das francesas e das inglesas. (FREYRE, 1936, p. 311). Nesse contexto, os principais assuntos que se apresentam para anlise so: a relevncia da intelectualidade brasileira no perodo; e, o papel dos bacharis na construo dessa histria das idias.

A ILUSTRAO BRASILEIRA

Roque Spencer Maciel de Barros indicou a data de 1870 como um marco, no necessariamente exato, da consolidao de novas idias, de uma mudana de mentalidade que iria produzir conseqncias especialmente na poltica e nas cincias. Esse movimento intelectual persistiu aps o advento da Repblica, e s seria superado por novas realidades e novos problemas que surgiram com a primeira Grande Guerra. O perodo de novas idias e de mudana de mentalidade indicado denominado pelo autor por ilustrao brasileira, ou movimento ilustrado, uma poca que se mostrou apenas semelhante ao iluminismo europeu do sculo XVIII, e que deste se destacou por uma dimenso nova: a dimenso histrica. Conforme o autor, a ilustrao brasileira recebeu como herana do iluminismo a crena no poder das idias, a reao cientfica ou esprito cientfico[1], a conscincia da importncia da educao, acrescida de uma viso histrica que seria fundamental para a nossa imagem do mundo (BARROS, 1959, p. 23). Os defensores desses ideais se propuseram a mudar o pas pela cincia, pela cultura, pela educao. E, nesse contexto, a escola era a base natural dessa transformao. Era preciso, entretanto, reformar o ensino, aperfeioar a instruo, superar o atraso cultural, avanar, ver adiante no tempo, preparar-se para o futuro. Uma das caractersticas da ilustrao brasileira foi a universalizao de seus ideais. No havia para o movimento ilustrado um idealismo nacional, singular, e

4736

essa mentalidade foi duramente criticada por Oliveira Viana na obra O idealismo da Constituio. Roque Spencer Maciel de Barros, entretanto, observou que:

[...] compreendendo que o Brasil era, como , uma nao tpicamente ocidental e no apenas portuguesa, como muito menos o era indgena ou africana stes homens buscaram os instrumentos capazes de integrar-nos, de vez, na grande comunidade euroamericana; ao invs de entregarem a uma suposta realidade brasileira, procuravam crila pela ao educativa da lei, da escola, da imprensa, do livro. (1959, p. 25-26)

importante observar a relevncia conferida instruo superior no perodo, em detrimento das instrues primria e secundria. Advertiu o autor que a independncia do Brasil no foi um movimento popular. Com o desligamento oficial do Brasil do Imprio Colonial Portugus, havia a necessidade de organizar o Estado, de prov-lo de pessoas capazes de executar as atividades estatais. E s com a educao superior se poderia superar essa exigncia. Conforme o autor, aps a independncia:

O momento seguinte exigia a organizao do estado, a formao de uma burocracia altura das responsabilidades e esta no poderia esperar pelo longo trabalho de organizao dos diferentes grus de ensino e pela sua eficiente articulao: era imperativo resolver, fosse como fosse, o problema da instruo superior. Da a criao dos cursos jurdicos que, acrescentando-se aos cursos mdicos j existentes, e que mais tarde passariam a Faculdades de Medicina, deveriam, formar, imediatamente, a elite dirigente. (BARROS, 1959, p. 27)

necessrio considerar, tambm, que a ilustrao no movimento popular. A ilustrao surgiu da elite, e esta necessitava de preparadas, e uma instruo superior adequada para formar essa classe. perfeitamente compreensvel a prioridade conferida educao superior no imperial, inclusive na fase do movimento ilustrado.

foi um pessoas Da ser perodo

O movimento ilustrado e as demais correntes ideolgicas que existiram no perodo investigado suscitaram o surgimento de tipos caractersticos da poca, favorveis ou contrrios aos ideais da ilustrao. O autor apresentou trs tipos fundamentais que imperaram nessa fase: o catlico-conservador, o liberal, e o cientificista. O tipo catlico-conservador, cujo centro de interesse era a religio, representou a posio anti-ilustrada, que rejeitava os ideais da ilustrao. O tipo liberal, e o tipo cientificista, este fundado na valorizao da cincia, representaram o tipo ilustrado. A anlise desses tipos e de seus elementos essenciais ser realizada nos itens que se seguem.

4737

A MENTALIDADE CATLICO-CONSERVADORA[2]

A ilustrao representou uma sria ameaa ao catolicismo, ento j bastante enfraquecido na conscincia da populao. No obstante o catolicismo representar, na poca, a religio oficial, o Brasil era, como ainda , um pas de mltiplas crenas. O artigo 5 da primeira Constituio brasileira, de 25 de maro de 1824, estabelecia que a religio catlica apostlica romana continuar a ser a religio do Imprio. Todas as outras religies sero permitidas com seu culto domstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo. Uma das atribuies do imperador era nomear bispos e prover os benefcios eclesisticos [artigo 102]. Estava previsto no juramento do imperador, manter a religio catlica apostlica romana [artigo 103]. Este mesmo juramento era feito pelo herdeiro presuntivo, em completando 14 anos de idade [artigo 106], e pelos conselheiros de Estado [artigo 141]. As eleies ocorriam por meio de assemblias paroquiais; assim, s podiam votar e ser votados os catlicos. (BRASIL, 1980, p. 198, 210-214, e 218). A disciplina de Direito Pblico Eclesistico, ou Direito Eclesistico, integrou os currculos do curso jurdico at 14 de novembro de 1890, quando o Decreto n. 1036-A, considerando que, decretada a separao da igreja e do Estado, teem desapparecido os motivos que determinavam o estudo do direito ecclesiasicto, resolve supprimir a cadeira daquella disciplina nos cursos juridicos (BRASIL, 1891, p. 37103711). Estudava-se, nessa disciplina, entre outros temas, os princpios do Direito Eclesistico, as relaes entre a Igreja Catlica e o Estado, as pessoas eclesisticas [o papa, o proco etc.], os diversos preceitos do Direito Eclesistico [cnones], os sacramentos, o poder judicirio da Igreja [como, por exemplo, o poder de decidir os conflitos que tratavam da nulidade de casamentos], os delitos eclesisticos e suas penas [a heresia, os sortilgios ou superties, a blasfmia etc.] (ARAUJO, 1857; PHILLIPS, 1855). Os valores catlicos orientavam as leis, as instituies, as organizaes oficiais, mas estavam cada vez mais distantes de representar os concretos ideais da populao. Tem-se, ento, duas situaes: a fora do catolicismo, representada pelas instituies, at ento no ameaadas, e, sua fraqueza, que correspondia no existncia de uma conscincia de organizao dos catlicos e de um sistema doutrinrio forte e coerente. A mentalidade ilustrada, ao combater as idias dominantes e demonstrar as contradies e fragilidades das instituies e dos ideais do catolicismo, provocou a reao dos catlicos, que passaram a se organizar, a procurar expor um sistema doutrinrio coerente, a justificar a mentalidade conservadora ento prevalecente. Assim, como exps Roque Spencer Maciel de Barros:

[...] enquanto liberais e cientificistas procuram, no domnio religioso, transformar as instituies para atender s reivindicaes das conscincias; enquanto lutam para por o pas ao nvel do sculo, os catlicos se entregam tarefa de conservar as instituies, de impedir que o fermento liberal, laico, o ideal cientificista, renovem a face do pas. (1959, p. 40)

4738

O momento mais importante desse conflito entre a mentalidade catlicoconservadora e o esprito liberal foi a chamada "questo religiosa". De um lado, a Igreja Catlica, que: defendia a supremacia dos decretos eclesisticos; proclamava a infalibilidade papal, definida no primeiro conclio do Vaticano, em 1870, durante o pontificado de Pio IX; combatia os ideais liberais; proibia a presena dos maons em seus cultos. Do outro lado, o Estado defendia o seu direito de negar validade s determinaes da Igreja que contrariassem a Constituio[3], e insurgia-se contra as restries maonaria. importante observar, tambm, que a luta entre o liberalismo e o catolicismo era um enfrentamento universal, representado pela resistncia do catolicismo diante de seu enfraquecimento perante os ideais da civilizao moderna. O papa Pio IX foi um ferrenho combatente das ideologias modernas, sobretudo por meio da encclica Quanta Cura, de 1864. Um dos meios de reao catlico-conservadora foi o exerccio do magistrio superior, as ctedras das escolas superiores. Escreveu o autor que:

Na Faculdade de Direito do Recife, j em 1868, Tarqunio de Souza registrava com prazer que a 'escola de Kant e seus sequazes Zeiller, Ahrens e outros, que por tanto tempo dominou exclusivamente entre ns, se no tem sido completamente substituida, vai ao menos sendo contrabalanada pelas doutrinas da escola que chamarei crist, e a cuja frente tem estado em nosso sculo o douto Taparelli, de saudosa memria, Liberatori, Benza e ltimamente o modesto annimo autor das excelentes Institutas de Direito Natural'..., etc. Em outros termos, substituiam-se as doutrinas liberais pelas ultramontanas no campo da filosofia do direito. (BARROS, 1959, p. 44).

Spencer Vampr relatou a atuao do professor Jos Maria Correa de S e Benevides, um ferrenho defensor da monarquia, baseada no direito divino, e catlico ultramontano, que no admitia:

[...] transigencia alguma com os positivistas, ou republicanos encapotados, expresso de que muito usava. Combater o positivismo, era uma das mais tenazes preoccupaes de sua intelligencia, e, em todas as aulas, a proposito de nada, l surgiam remoques a Augusto Comte, Littr, Lafitte, e tambem a Herbert Spencer, a Stuart Mill, e a outros philosophos da epoca. (1924, v. 2, p. 214)

Os fundamentos doutrinrios da mentalidade catlico-conservadora podem ser assim sintetizados: a religio era o ncleo da cultura; o direito divino deveria orientar a organizao da sociedade, e somente a Igreja era o seu intrprete legtimo e autorizado; a lei eclesistica deveria prevalecer sobre a lei civil; o Estado deveria estar subordinado Igreja; s se admitia a sociedade teocrtica, baseada na orientao divina.

4739

No campo jurdico, a doutrina em questo era contrria liberdade de expresso e de imprensa, liberdade de culto, liberdade de associao, instituio do casamento civil, secularizao dos cemitrios, liberdade de votos, emancipao da mulher, e se mostrava indiferente questo da libertao do trabalho, que envolvia a abolio da escravatura e o incentivo imigrao, pois todas essas questes representavam ameaas ao catolicismo ou contrariavam valores tradicionais da f catlica. No campo do ensino, esse tipo de mentalidade defendia que a educao deveria ser confiada somente queles que seguissem a orientao da Igreja Catlica. Os catlico-conservadores temiam a intensificao da propagao dos novos ideais nas escolas, e eram contrrios idia da instruo obrigatria, e prtica do ensino das cincias naturais e at das cincias humanas emancipadas da teologia e da filosofia. A ateno de todas as mentalidades estava concentrada na cultura superior. Com relao liberdade de ensino, os catlico-conservadores acabaram decidindo por defend-la, no obstante representar a condenao da liberdade de ensino a posio mais coerente com os interesses e os ideais do catolicismo. Parece que seria mais adequado Igreja, na poca, combater o ensino livre, a criao de faculdades livres, postulados expressamente liberais, e defender uma poltica de controle das escolas superiores pelo Estado. Os catlicos, entretanto, foram defensores das faculdades livres e do controle do Estado sobre o ensino superior, para que se impedisse a propagao das "doutrinas subversivas" (BARROS, 1959, p. 62). As faculdades deveriam ser capitaneadas pela Igreja e por aqueles que defendiam os seus valores. Observa-se que pelos menos duas situaes justificaram essa postura dos catlicoconservadores: no perodo em estudo, as faculdades estavam comprometidas com a Igreja (BARROS, 1959, p. 60-61); e, como a religio oficial, consagrada na Constituio, era a catlica, todo o ensino deveria estar de acordo com suas doutrinas (BARROS, 1959, p. 62). Esse compromisso das faculdades era atestado pelos Estatutos dos Cursos Jurdicos. Os artigos 126 e 127 dos Estatutos previam penas, inclusive a de priso, aos alunos que praticassem, dentro do edifcio da Faculdade actos offensivos da moral pblica e da Religio do Estado, [...] (BRASIL, 1854a, p. 188). No mesmo sentido seguiam os Estatutos das Escolas de Medicina, artigos 161 e 162 (BRASIL, 1854b, p. 223). Spencer Vampr relatou um caso de ato ofensivo religio do Estado praticado por acadmico.

Um incidente occorreu nos actos do segundo anno, o qual deu logar a processo academico. Cahira por sorte ao estudante Francisco Peixoto de Lacerda Werneck o ponto liberdade de religio, - e, professando idas positivistas, escreveu topicos neste teor: 'esses ignorantes sem caracter, isto , aquelles que ensinam a moral, baseada na existencia de um ente supremo, chamado Deus, como dizem esses ignorantes sem caracter'.

4740

Terminava a prova, declarando que expunha as suas idas, sem ceder 's suggestes mesquinhas de interesses egoistas', e que, si se afastara da doutrina dos mestres, assim procedera 'com a convico da boa consciencia'. Iniciou-se o processo academico, por queixa de Arcipreste Andrade. A Congregao, composta de, - Ramalho, director interino, Antonio Carlos, Falco Filho, S e Benevides, Dutra Rodrigues, Vieira de Carvalho, Leite de Moraes, Rubino, Joo Monteiro e Americo Brasiliense, - condenou o estudante, por offensa religio do Estado, a perder dois annos de estudos, na frma do art. 127 dos Estatutos. (1924, v. 2, p. 444-445)[4]

O Governo Imperial, baseado na legislao ento vigente, determinava quais compndios deveriam ser adotados nas Academias. Spencer Vampr narrou um incidente entre a Congregao da Faculdade de Direito de So Paulo e o Governo, sobre a adoo de compndio de economia poltica. Em resposta Congregao, que decidira pela adoo de compndio indicado somente se o professor assim entendesse, o Ministro Joo de Almeida Pereira Filho censurou a atitude da Congregao, e afirmou, em aviso ministerial de 29 de dezembro de 1860, que:

[...] a autonomia da Congregao, pelo modo por que ella quer entendida, no existe, nem poderia jamais existir. Os estatutos a repellem. A adopo dos compendios no direito exclusivo ou positivo, dos lentes; porque importaria isto privar Governo de exercer interferencia e inspeco, a respeito de uma materia to transcendente no ensino publico, o que inadmissivel. (1924, v. 2, p. 113)

O episdio narrado retrata a questo das leituras proibidas, que foi bem discutida por Alberto Manguel (1997, p. 311-323). Em diversas situaes na histria, os detentores do poder [as elites governantes] tentaram controlar a leitura, como forma de coibir a propagao de idias contrrias aos interesses dessa classe dominante. O objetivo desse controle sempre foi o de divulgar apenas as opinies que estivessem em consonncia com o que fosse adequado elite e dificultar o desenvolvimento de opinies prprias, de reflexes crticas contra o estado de coisas. Segundo Alberto Manguel, os poderes absolutos exigem que todas as leituras sejam leituras oficiais e a censura [...] o corolrio de todo o poder (1997, p. 315). Nesse sentido, o Governo Imperial determinava os autores que poderiam ser estudados nas Academias e exercia uma firme censura contra qualquer ato que representasse afronta a esse controle das leituras nos cursos jurdicos. Vrios artigos dos Estatutos dos cursos atendiam aos interesses de controle, inclusive das leituras, que era exercido pelos adeptos da mentalidade catlicoconservadora. Como exemplos podem ser destacados os artigos 12, nmero 12, 21, nmeros 1 e 2, 37, entre outros[5]. No artigo 21, nmero 1, consta que a Congregao

4741

deveria inspecionar a parte cientfica do curso, inclusive quanto aos livros e compendios seguidos nas aulas (BRASIL, 1854a, p. 173). Pode-se entender que esse controle tambm era exercido por meio das leituras que eram disponibilizadas aos acadmicos. Segundo Richard M. Morse, a biblioteca da Academia de So Paulo, por volta de 1840, era bastaste limitada

compreendendo principalmente a coleo franciscana um tanto atacada pelos bichos, e as doaes do Bispo D. Mateus e de Toledo Rendon. Kidder achou que aproximadamente a metade era de volumes sbre teologia, que ningum lera nem leria. Livros contemporneos, inclusive obras de jurisprudncia, eram poucos; a literatura e as cincias estavam escassamente representadas. O diretor, entretanto, queixara-se veementemente ao Ministro do Imprio (1970, p. 96).

Esse controle tambm foi destacado por Jos Eduardo Faria, que se referiu ao autoritarismo governamental que controlou os recursos, o currculo, o mtodo de ensino, a nomeao de professores, os programas e os livros (1984, p. 161).

A MENTALIDADE LIBERAL

A ilustrao brasileira gerou dois tipos principais de mentalidades liberais: os liberais clssicos, baseados no direito natural, e os liberais cientificistas, sustentados na orientao cientfica. Existiam, portanto, diferentes vises liberais, com fundamentos tericos distintos. O tipo liberal clssico sustentava sua teoria no direito natural, isto , na previso de direitos originrios, pr-existentes, de carter individual, que resultavam da natureza humana, e que o Estado devia respeitar. Ocorre que os fundamentos do direito natural foram suscitando novas discusses. Conforme observou o autor, Jean-Jacques Rousseau desenvolveu uma outra viso do direito natural, fundada no pacto social, no interesse comum. Para Emanuel Kant, o direito era um produto histrico e cultural, fruto de reivindicaes sociais e econmicas; as caractersticas do direito natural passaram a ser a autonomia da vontade, a racionalidade, a razo pura (BARROS, 1959, p. 67-72). Assim, os fundamentos do liberalismo passaram por uma reanlise, em funo dessa evoluo da teoria do direito natural. Os liberais precisaram conciliar a ateno conferida por essas novas vises coletividade, com um dos princpios basilares do liberalismo: a individualidade. Um problema central no novo liberalismo a questo genrica das relaes entre o indivduo e o Estado. Nesse contexto, surgiu a questo da liberdade de ensino, pois, enquanto se defendia essa liberdade, que prope a no interveno estatal na rea educacional, surgia a idia do princpio da educao elementar obrigatria e

4742

gratuita. Assim, "ao mesmo tempo que se protesta contra o estado-educador, consagrase a sua necessidade" (BARROS, 1959, p. 81). Era necessrio, portanto, conciliar e liberdade de ensino e a interveno estatal. Como hiptese de soluo para esse impasse, despontou a idia do "germanismo francs". Os franceses indicavam a organizao universitria alem como o modelo mais adequado de conciliao ente a liberdade de ensino e a interveno do Estado, baseados na excelncia do ensino universitrio alemo e na superioridade de sua cincia. Roque Spencer Maciel de Barros reconheceu que:

De fato, o regime alemo garante a plena liberdade doutrinria e seu segrdo est em trazer o princpio da 'livre-concorrncia', a 'oferta' e a 'procura', reguladas apenas pela competncia demonstrada na obteno do ttulo de 'privat-docenten', para o seio mesmo da universidade. E a universidade o Estado; ste no abdica, de forma alguma, do seu papel educador - apenas no impe doutrinas; garante para tdas elas a possibilidade de se fazerem ouvir, de florescer, dependendo o seu triunfo ou seu malgro de suas virtudes intrnsecas e no da coao do poder. (1959, p. 86)

Acaba-se, enfim, por reconhecer que a interveno estatal, alm de necessria, o principal fator da prpria liberdade de ensino. A apresentao das observaes anteriores, vinculadas ao liberalismo europeu, mostrou-se necessria para a anlise que se seguir, do liberalismo clssico brasileiro. A preocupao central dos liberais clssicos brasileiros referia-se s instituies poltico-sociais, aos costumes polticos, especialmente forma de governo, na poca representada pela monarquia absolutista. Para o liberalismo, o progresso social e econmico s seria possvel por meio de mudanas polticas, da democratizao do pas, o que importava a superao da organizao imperial. Outra luta dos liberais clssicos era pela liberdade individual; "a luta pela libertao da conscincia e das fras tolhidas da individualidade, no plano religioso, intelectual, social, moral, econmico" (BARROS, 1959, p. 96). O primeiro grande embate era contra a religio oficial. Predominaram, nesse ponto, as teses regalistas, que defendiam a ingerncia do chefe de Estado nas questes religiosas. Uma questo tambm importante era a libertao do trabalho, que somente seria possvel com a abolio da escravatura. O fim da escravido exigiria estmulos poltica de imigrao, e havia a conscincia de que era preciso mudar as condies polticas do pas, de forma a atrair imigrantes de pases mais civilizados, especialmente do ocidente. Era preciso, ainda, promover a liberao do comrcio e da indstria, estimular a atuao da iniciativa privada, a livre concorrncia. No que concerne educao, dois foram os princpios basilares desta mentalidade: a obrigatoriedade da educao elementar, aliada sua gratuidade; e, uma ampla liberdade de ensino. A Constituio de 1824 j havia previsto que "a instruo primria gratuita a todos os cidados" (BRASIL, 1980, p. 226); mas era necessrio

4743

"reconhecer, ainda, alm do 'direito' educao, o 'dever' da educao" (BARROS, 1959, p. 106); era preciso "que a gratuidade, existente nas leis, possa tornar-se realmente efetiva, multiplicando-se as escolas, criando-se o mximo de oportunidade de educao" (BARROS, 1959, p. 106). Quanto ao ensino superior, no obstante alguns terem defendido o controle e a interveno do Estado, o liberalismo brasileiro lutou pela liberdade irrestrita do ensino.

A MENTALIDADE CIENTIFICISTA[6]

O estudo da mentalidade cientificista centrou-se em duas bases do pensamento social e poltico do movimento ilustrado: o novo liberalismo[7], e o positivismo. Na obra Curso de filosofia positiva, Augusto Comte formulou a lei dos trs estados, que caracterizam a histria da humanidade: os estados teolgico, metafsico e positivo. A filosofia positivista de Augusto Comte influenciou importantes pensadores brasileiros da poca. No sul do pas, a evoluo do positivismo se concentrou de forma mais marcante nos campos poltico e pragmtico[8]. A "filosofia da histria, aplicada realidade nacional, bem como as medidas prticas dela decorrentes" (BARROS, 1959, p. 131), concentravam a ateno desses pensadores, especialmente Lus Pereira Barreto, Miguel Lemos, Raimundo Teixeira Mendes. No norte, o positivismo teve um carter mais cultural e literrio, e foram seus condutores Tobias Barreto e Silvio Romero. As idias positivistas reconheciam a importncia da educao para o progresso da nao. Era necessrio, entretanto, transformar a realidade poltica, social, mental e educacional. Dentre os postulados do positivismo, que se transformou em religio, por meio da Igreja Positivista do Brasil, estavam a liberdade de ensino. Como observou Roque Spencer Maciel de Barros, o resultado de tal poltica levaria o pas repblica e o colocaria decididamente no limiar do estado definitivo da humanidade (1959, p. 130-131). Para comparar a influncia do positivismo na mentalidade nacional, observe-se o exemplo de Luiz Pereira Barreto. Conforme Roque Spencer Maciel de Barros, a obra do autor citado representou um "[...] esfro de interpretar, luz da filosofia positivista da histria, a vida brasileira, integrando-a no esquema geral da evoluo da humanidade" (1959, p. 125). E acrescentou:

O plano de Barretto 'apresentar sucessivamente apreciao do intelecto brasileiro a filosofia teolgica, a filosofia metafsica e a filosofia positiva', que se referem, a primeira 'aos conservadores, os representantes do antigo passado; a segunda aos liberais,

4744

os representantes do passado moderno; a terceira aos contemporneos efetivos da cincia natural, os representantes do presente e do futuro'. (BARROS, 1959, p. 125-126)

Outro exemplo significativo da influncia positivista na mudana da mentalidade brasileira est no programa da Igreja Positivista do Brasil, elaborada por Miguel Lemos. Seus principais propsitos eram:

[...] luta pela transformao poltica do pas, de imprio em repblica; preparao para a completa separao entre o poder espiritual e o temporal, pela decretao do registro e do casamento civis e da secularizao dos cemitrios; completar a obra de emancipao dos escravos, iniciada pela lei Paranhos. (BARROS, 1959, p. 130)

A influncia positivista na inteligncia brasileira, especialmente entre os nossos bacharis ilustrados, foi, aos poucos, perdendo foras, ao ser superada por novas correntes filosficas, como o darwinismo e o spencerismo (BARROS, 1959, p. 146). Como afirma Roque Spencer Maciel de Barros, o positivismo foi, gradativamente, se transformando em cientificismo (1959, p. 145). Roque Spencer Maciel de Barros apontou como contribuio fundamental do cientificismo brasileiro, a formulao de uma nova concepo do direito. A evoluo do pensamento humano exigia uma mudana de fundamentao do direito, conforme a nova viso cientfica do universo. De acordo com Clovis Bevilaqua, os nossos bacharis, influenciados por novos pensadores, sentiam a necessidade de enquadrarem o direito na interpretao cientfica que tinham do mundo (apud BARROS, 1959, p. 148). Tobias Barreto foi o primeiro grande combatente para a concretizao dessa mudana. O professor da Faculdade de Direito do Recife repudiou a clssica idia do direito natural e originrio, para defender uma concepo culturalista do direito: o direito como produto histrico-cultural da humanidade, produto das lutas e combates da sociedade (BARROS, 1959, p. 149-157). A mentalidade cientificista passou a analisar a validade de nossas instituies luz da cincia e de sua evoluo histrica. Uma das caractersticas dessa mentalidade a ateno perspectiva histrica. Para seus defensores, a realidade nacional necessitava ter em vista sua integrao civilizao, humanidade, mediante um programa de mudanas que deveria ser realizado. Entendia-se que era necessrio ocorrer transformaes em vrios nveis: cultural, jurdico, econmico, educacional, social, poltico (BARROS, 1959, p. 164-169). Dentre os seus principais postulados destacavam-se: o regime republicano-democrtico, o sufrgio universal, as liberdades de conscincia e espiritual, o trabalho livre, a abolio da escravatura, a imigrao, a emancipao da mulher, entre outros (BARROS, 1959, p. 169-185). No que se refere educao, os cientificistas defenderam a liberdade de ensino, o ensino livre, baseado em uma ampla formao intelectual e cientfica, como forma de superar os problemas fundamentais do pas. O Decreto n. 7.247, de 19 de abril

4745

de 1879, reformou o ensino superior no Brasil imperial e permitiu a associao de particulares para a fundao de cursos superiores (BRASIL, 1880, p. 206). Esses cursos, aps atenderem alguns requisitos estabelecidos no referido Decreto, poderiam alcanar o ttulo de Faculdade livre.

CONSIDERAES FINAIS

Em sntese, como observou Laerte Ramos de Carvalho no prefcio da tese A ilustrao brasileira e a idia de universidade, Roque Spencer Maciel de Barros, ao estudar as idias que marcaram a fase final do Imprio, preocupando-se especialmente em analisar a evoluo da educao superior e a questo do surgimento tardio da universidade no Brasil, conseguiu resgatar, de forma bastante apropriada, a importncia da atuao dos bacharis nesse perodo de relevantes transformaes. Mesmo sem demonstrar qualquer preocupao explcita com a valorizao dessa atuao [em nenhuma parte da obra h qualquer indicao clara desse propsito], Roque Spencer Maciel de Barros, ao tratar do sentido prospectivo da ilustrao, e da funo educadora da lei, que, muitas vezes, estabelece situaes como preparao para o futuro, considerou que a conscincia jurdica liberal, uma das principais molas da ilustrao brasileira, no era uma forma de alienao, mas um princpio civilizador (BARROS, 1959, p. 25). O entendimento expresso neste estudo, quanto utilidade da tese A ilustrao brasileira e a idia de universidade, poderia representar somente mais uma manifestao a ser somada ao senso comum, que a considera um dos textos clssicos da histria e da filosofia da educao no Brasil. Observa-se, entretanto, que, considerando o enfoque primordial desta anlise, centrado na argumentao da atuao dos bacharis e na influncia do ensino jurdico nesse perodo de mudana de mentalidade, foi possvel discorrer com maior ateno acerca da observao lanada por Laerte Ramos de Carvalho sobre a importncia da tese, para corrigir a inadequada compreenso do papel que o bacharel e o prprio ensino jurdico representaram nessa fase. Nesse sentido, o texto analisado possui um valor especial. Observa-se que Roque Spencer Maciel de Barros conseguiu construir, de maneira didtica, aprofundada e original, a histria desse importante perodo de mudana de mentalidade que, no final da fase imperial, produziu relevantes conseqncias na poltica e nas cincias, e que foi denominado de ilustrao brasileira. Percebe-se que um instrumento destacado dessa evoluo foi a educao superior, quer em funo da atuao de professores e acadmicos, quer por representar a instruo uma das instituies que exigiam transformaes. A mentalidade brasileira, na poca, evoluiu do tipo catlico-conservador, que defendia os ideais da monarquia e do catolicismo, para uma intelectualidade atenta s idias cientficas, aos avanos do conhecimento moderno. As ctedras das escolas superiores, especialmente as academias dos cursos jurdicos, conforme bem demonstrado por Roque Spencer Maciel de Barros, eram utilizadas pelos pensadores para divulgar e defender seus ideais[9].

4746

Esse confronto de idias envolvia a discusso sobre as instituies ento vigentes, especialmente a educao, o conceito de direito e seus fundamentos e diversas questes jurdicas; o que atesta a importncia dos bacharis nesse processo de transformao. A obra de Roque Spencer Maciel de Barros procurou retratar os avanos da intelectualidade brasileira, buscando compreender seus principais elementos, de acordo com a realidade da poca, relatada pelos homens de ento. Diferentemente da tese de Francisco Jos de Oliveira Viana, expressa na obra O idealismo da constituio, A ilustrao brasileira e a idia de universidade demonstrou o valor dos bacharis na sustentao dos novos ideais que ditaram os rumos das instituies nacionais no perodo que antecede o advento da Repblica, especialmente na rea da educao.

BIBLIOGRAFIA ARAUJO, Manoel do Monte Rodrigues d. Elementos de direito ecclesiastico publico e particular. Rio de Janeiro: Antonio Gonalves Guimares, 1857. 3 v.

BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustrao brasileira e a idia de universidade. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1959.

______. A ilustrao brasileira revisitada. In: MONARCHA, Carlos. (Org.). Histria da educao brasileira: formao do campo. Iju: Uniju, 1999.

BRASIL. Decreto n. 1.386, de 28 de abril de 1854. D novos Estatutos aos Cursos Jurdicos. Colleco das Leis do Imperio do Brasil de 1854. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1854a. Tomo XVII. Parte II.

______. Decreto n. 1.387, de 28 de abril de 1854. D novos Estatutos s Escolas de Medicina. Colleco das Leis do Imperio do Brasil de 1854. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1854b. Tomo XVII. Parte II.

______. Decreto n. 1.036-A, de 14 de novembro de 1890. Decretos do governo provisorio da republica dos Estados Unidos do Brazil: de 1 a 30 de novembro de 1980. Rio de Janeiro: Nacional, 1891. [decimo primeiro fasciculo].

4747

______. Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879. Colleco de leis do Imperio do Brazil de 1879. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1880. Tomo XLII. Parte II.

______. Constituio (1824). MIRANDA, Jorge (org.). Textos histricos do direito constitucional. Lisboa: Imprensa Nacional, 1980.

CARVALHO, Laerte Ramos de. In: BARROS, Roque Spencer Maciel de. A ilustrao brasileira e a idia de universidade. So Paulo: Universidade de So Paulo, 1959, p. 56.

DORIA, Luiz Gasto Descragnolle. Fundao dos cursos jurdicos. Revista do Instituto Historico e Geographico de So Paulo, So Paulo, v. 16, p. 404-409, 1914.

FARIA, Jos Eduardo. Sociologia jurdica: crise do direito e prxis poltica. Rio de Janeiro: Forense, 1984.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadencia do patriarchado rural no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

LINS, Ivan. Histria do positivismo no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1964.

MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. Traduo de Pedro Maia Soares.

MORSE, Richard M. Formao histrica de So Paulo. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1970.

PHILLIPS, Georges. Du droit ecclsiastique: dans ses principes gnraux. 10. ed. Paris: Jacques Lecoffre, 1855. 3 v. Traduo de J. P. Crouzet.

4748

VAMPR, Spencer. Memorias para a historia da academia de So Paulo. So Paulo: Saraiva, 1924. 2 v.

VIANA, Francisco Jos de Oliveira. O idealismo da constituio. 2. ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1939.

[1] A educao superior brasileira, baseada na tradio portuguesa, no sofreu, com a urgncia e a intensidade necessrias, as influncias da reao cientfica. Em nota explicativa, o autor destacou a observao do pensador Raimundo Teixeira Mendes, pertinente poca, sobre o atraso da instruo superior em relao ao esprito cientfico. Escreveu Teixeira Mendes, que "a atividade poltica fazia concorrer a mocidade para as academias de direito, que, privadas de tda base cientfica, no permitiram a emancipao dos futuros estadistas" (BARROS, 1959, p. 30-31, nota 22). [2] O autor, no obstante ter reconhecido a propriedade da denominao "mentalidade tradicionalista", sugerida por outros estudiosos para no identificar uma ideologia com a religio catlica, manteve sua preferncia pela denominao original, e chegou a manifestar sua preferncia por outra, a "mentalidade ultramontana", porque seu objetivo era mesmo "o de aproximar essa religio da ideologia" (BARROS, 1999, p. 26). [3] O artigo 102 da Constituio previa, como uma das atribuies do imperador, conceder ou negar o beneplcito aos decretos dos conclios e letras apostlicas e quaisquer outras constituies eclesisticas que no se opuserem Constituio; e precedendo aprovao da Assembleia se contiverem disposio geral (BRASIL, 1980, p. 213). [4] Esse mesmo episdio foi apresentado por Ivan Lins: Distinguiu-se tambm como positivista em Recife Francisco Peixoto de Lacerda Werneck que, em 1882, fra condenado, na Faculdade de Direito de So Paulo, a perder dois anos de estudos por ofensa Religio do Estado, visto haver escrito numa prova sbre liberdade de religio: sses ignorantes sem carter, que ensinam a moral baseada na existncia de um ente supremo, chamado Deus ... (1964, p. 132).

[5] Art. 12. Incumbe ao Director, alm de outras atribuies marcadas nestes Estatutos: [...] 12 Velar na observancia destes Estatutos; e propor ao Governo tudo quanto for concernente ao aperfeioamento do ensino, e ao regiman da Faculdade, no s na parte administrativa, que lhe he pertencente, como ainda na parte scientifica; devendo, neste ultimo caso, ouvir previamente a Congregao (BRASIL, 1854a, p. 172). Art. 21. Compete Congregao, alm das outras funces que por estes Estatutos lhe so conferidas: 1 Exercer a inspeco scientifica da Faculdade no tocante ao systema e methodo de ensino, aos livros e compendios seguidos nas aulas, propondo quaesquer reformas ou alteraes que forem aconselhadas pela experiencia ou pelo progresso das sciencias sociais e juridicas. 2 Empregar a maior vigilancia a fim de evitar que se

4749

introduzo praticas abusivas na disciplina escholar e no regimen da Faculdade; [...] (BRASIL, 1854a, p. 173). Art. 37. S podero ser admitidos ao concurso os cidados brasileiros que, entando no gozo dos direitos civis e politicos, tiverem o gro de Doutores pelas Faculdade de Direito do Imperio. Para provar estas condies, os candidatos devero apresentar ao Secretario da Faculdade, no momento da inscripo, seus diplomas ou publica formas destes, justificando a impossibilidade da apresentao dos originaes; certido de baptismo, e folha corrida do lugar de seus domiclios (BRASIL, 1854a, p. 176). [6] O autor abandonou a utilizao dessa expresso, e passou a empregar outra que, no seu entender, mostrou-se mais adequada: cientismo (BARROS, 1999, p. 24). [7] "Crena na liberdade, cientificamente demonstrada, tomado o conceito na sua acepo poltica, e f na cincia - a esto, unidos, os motivos dominantes do novo 'liberalismo', mais adequado as solicitaes do sculo" (BARROS, 1959, p. 75). [8] Quanto influncia do positivismo nas Faculdades de Direito de So Paulo e Recife, merece destaque a obra de Ivan Lins, Histria do positivismo no Brasil (1964, p. 127133, 138-174). [9] Observou Luiz Gasto DEscragnolle Doria que com o curso dos tempos, com os progressos da cultura e do liberalismo, as academias de direito ouviram, na cathedra, sustentadores da liberdade religiosa. Criticaram a infalibillidade papal e muitissimas outras questes, melindrosas para a poca (1914, p. 407).

4750

Vous aimerez peut-être aussi