Vous êtes sur la page 1sur 20

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

Poltica de segurana
dos EUA para a Amrica Latina aps o final da Guerra Fria
MONICA HERZ
Introduo

1990 foram marcados por algumas mudanas significativas nas relaes entre os Estados Unidos e a Amrica Latina. A indefinio de uma poltica hemisfrica clara se aliava nfase nos interesses econmicos, afirmao do modelo neoliberal e perspectiva de um multilateralismo limitado porm emergente (1). Depois de um perodo dominado pelas expresses da Segunda Guerra Fria no continente, as iniciativas da administrao Bush concentraram-se em estreitar os laos econmicos entre os EUA e a Amrica Latina, negociando o Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte (Nafta) e lanando a Iniciativa para as Amricas. A mudana teve carter paradigmtico, havendo um translado de uma poltica mais coerciva e ideolgica para uma perspectiva que enfatizava a cooperao, maiores investimentos e comrcio. As duas administraes seguintes, sob liderana de Bill Clinton, mantiveram objetivos similares. A partir de janeiro de 1994 passou a vigorar o Nafta, dando continuidade ao processo de integrao das economias dos Estados Unidos, Canad e Mxico, alm de alguns pases da bacia do Caribe. A negociao do Tratado de Livre Comrcio das Amricas seria o passo seguinte.
S ANOS DE

A poltica externa americana no perodo foi redesenhada nos termos de um multilateralismo limitado s reas e aos temas para a coordenao de polticas congruentes com os interesses norte-americanos. Contudo, a tenso entre iniciativas multilaterais e o unilateralismo na poltica externa norte-americana mantida e, ainda em 1989, d-se continuidade tradio de intervenes militares de carter unilateral na regio, com a invaso do Panam e a apresentao do presidente daquele pas Justia norte-americana (2) . A prtica de certificar os pases que colaboram no combate ao narcotrfico e as interferncias nos processos polticos domsticos, como ocorreu recentemente na Venezuela, atestam para o privilgio dado a esta opo em determinadas circunstncias. Ao mesmo tempo, abre-se um debate sobre o papel que os EUA deveriam preencher como liderana regional; est em questo a disposio do governo norte-americano de arcar com os custos dos mecanismos de normatizao da ordem regional (3).

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

85

MONICA HERZ

Em termos de objetivos estratgicos, o governo norte-americano se concentraria em duas agendas: a promoo das reformas neoliberais e o combate ao comrcio ilcito de drogas. A agenda de segurana deve ser compreendida neste contexto. Assim, neste trabalho salientarei as linhas mestras da poltica de segurana norte-americana na regio, enfatizando a percepo de novas ameaas na forma da fragilidade das instituies democrticas, do trafego ilcito de drogas e da imigrao ilegal. A presena militar norte- americana no continente tambm ser focalizada, como expresso de elementos de ruptura e continuidade de sua poltica. Finalmente, concluirei salientando as contradies inerentes aos diferentes aspectos da poltica de segurana norte americana.

Tendncias gerais da poltica de segurana norte-americana no hemisfrio


A poltica de segurana de um pas pode ser definida de formas variadas. Desde os anos de 80, uma vasta literatura vem redefinindo o conceito de segurana, tratado agora de forma menos objetivista e perdendo a lgica da estratgia de deterrncia seu lugar central. Por outro lado, h um debate em curso sobre o escopo do conceito de segurana, tendo sido um conceito mais abrangente incorporado a bibliografia e a prtica poltica (4). Neste trabalho, as tendncias na construo do interesse nacional norte-americano vis--vis a Amrica Latina sero investigadas, restringindo-se o texto aos temas que envolvem o uso ou a ameaa de uso da violncia por parte do Estado. Assim, a definio de ameaas ao Estado e/ou nao por parte dos governos americanos, seu aparato de Estado e as estratgias elaboradas so o foco da anlise. A definio de ameaas segurana do Estado e da nao norte-americana ao final da dcada de 1990 inclua: a agresso a Estados, em particular, aqueles que adquirem armas de destruio em massa; ameaas transnacionais, como organizaes terroristas e criminais; a difuso de tecnologias perigosas associadas s armas de destruio em massa; Estados falidos ou aqueles que sucumbem disputas religiosas, culturais, raciais ou tribais; servio de inteligncia de outros pases e o possvel acesso a segredos diplomticos, tecnolgicos, econmicos ou comerciais americanos, e problemas ambientais e de sade (5). A partir da definio dessas ameaas, a estratgia seria aumentar a segurana dos Estados Unidos e sua prosperidade econmica, alm de promover a democracia e os direitos humanos. Observa-se que a Amrica Latina no constitui uma regio de alta prioridade por uma srie de motivos. Destaca-se a necessidade de estabelecer uma hierarquia de prioridades para distribuio de recursos e ateno. As regies diretamente afetadas pela desestruturao do imprio sovitico, a busca de controle sobre as regies petrolferas no Oriente Mdio e aquelas prximas ao Mar Cspio, o conflito rabe-israelense, as ameaas advindas da proliferao de armas de destruio em massa em um conjunto de pases, a necessidade de reestruturar

86

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

a aliana atlntica e, finalmente, o terrorismo transnacional, no deixavam lugar para um olhar mais atento sobre o nosso hemisfrio. A proliferao de armas de destruio em massa percebido como uma das principais ameaas segurana dos EUA, e o hemisfrio parece estar caminhando de encontro viso de ordem internacional privilegiada pela elite decisria norteamericana. Os projetos de aquisio de armas nucleares foram abandonados e acordos e declaraes afirmam que a regio est livre das armas de destruio em massa (6). Apesar das tenses que envolvem o governo de Hugo Chaves na Venezuela, o acesso s importaes de petrleo no foram apresentadas como uma ameaa ao longo da dcada. Finalmente, a transio para a democracia formal em todos os pases do continente, com exceo de Cuba, tranqiliza as lideranas em Washington. Contudo, partindo da definio de ameaas acima, observa-se ainda uma tendncia expanso da agenda de segurana norte-americana no hemisfrio, que passou a incluir o apoio democracia, poltica de migrao, proteo de fronteiras, terrorismo, trfico de drogas, desastres naturais e meio ambiente; alm dos temas mais tradicionais, como o controle de produo e transferncia de armamentos, resoluo de disputas de fronteira, o papel das organizaes regionais ou globais de segurana e as insurreies armadas. Destacam-se dentre esses o trfico de drogas e a imigrao ilegal que so objetos de polticas envolvendo o uso ou a ameaa do uso de violncia. As ameaas identificadas geram uma modificao significativa na definio da relevncia de diferentes sub-regies. A regio andina adquire maior importncia para a alocao de recursos no contexto do planejamento estratgico do Estado norte-americano, em contraposio relevncia da Amrica Central durante os anos 80. A produo de drogas nesta parte do hemisfrio, a preocupao com os Estados falidos e a necessidade de diversificar a presena norte-americana com o fechamento da base militar no Panam, planejada para o final de 1999, explicam esta mudana. Como resultado da maior relevncia que a regio andina adquire no contexto dos objetivos estratgicos norte-americanos houve uma extenso da zona de influncia imediata. A distribuio de bases, os acordos militares assinados, a assistncia concedida a esses pases atestam para esta mudana. A guerra na Colmbia passa a ser um dos pontos focais da poltica de segurana norte-americana no hemisfrio. Este conflito envolve um conjunto de elementos j identificados como ameaas aos EUA: a criminalidade transnacional, especificamente o trfico de drogas e de armas, a perda de controle do Estado sobre o territrio e a conseqente ausncia de implementao da lei, alm da presena de grupos insurgentes de esquerda. Alm de prover 80% da cocana que chega aos Estados Unidos e uma proporo cada vez maior da herona consumida naquele pas, a Colmbia representa um grande interesse geopoltico em termos de comrcio, origem de migrantes e efeito do conflito sobre a segurana da regio andina.

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

87

MONICA HERZ

A Administrao Clinton buscou estabelecer uma diviso entre o apoio militar e econmico para a erradicao da produo e comrcio de drogas ilcitas e o apoio contra insurgncia, ainda como resultado da chamada sndrome do Vietn. A poltica do Governo Bush aps 11 de setembro e o fim das negociaes de paz entre o governo colombiano e a guerrilha em fevereiro de 2002 abrem as portas para um aumento da assistncia militar norte-americana Colmbia, e o apoio contra-insurgncia volta agenda poltica. A ajuda ao controle do territrio por parte do Estado colombiano atravs de assistncia, sem o envio de tropas, passa a receber ateno central da poltica americana (7). A percepo em Washington de que um Estado fraco, que no controla seu territrio e tem baixa legitimidade uma ameaa segurana regional, e foi potencializada pelos ataques de 11 de setembro e a guerra antiterror construda a seguir. As instituies criadas no contexto da Guerra Fria sero revistas a partir de novas percepes de ameaas. Abre-se um debate sobre o papel dessas instituies, que haviam servido para conter o comunismo desde a Segunda Grande Guerra. Durante o Governo Bush (pai), a postura coercitiva da administrao anterior perdeu seu status central na elaborao da poltica externa americana e uma nova nfase na cooperao multilateral pde ser observada. Neste contexto, novas formas de associao regional foram estimuladas. A criao de novos mecanismos ad hoc de concerto, alm das mudanas realizadas no mbito da OEA nos ltimos dez anos, refletem esta perspectiva. Os mecanismos de cooperao multilateral, como a Cpula das Amricas, a OEA, a Junta de Defesa Inter-Americana, as Reunies de Ministros da Defesa das Amricas sero fruns privilegiados pelas trs primeiras administraes do ps-Guerra Fria. Observa-se uma tentativa de fornecer um novo sentido ao sistema de segurana hemisfrico. Como indica Jorge Domingues, embora tendncias ao multilateralismo e ao unilateralismo coexistam, identifica-se uma disposio para o fortalecimento do multilateralismo regional (8). Em 1994, teve incio a Reunio de Cpula das Amricas. Em 1995, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos organizou a 1 Conferncia de Ministros da Defesa do Hemisfrio em Williamsburg, Virginia. A reviso do papel da OEA no campo da segurana, com a criao do comit de segurana em 1995, e da Comisso Inter-Americana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad) (9), incentivado pelos EUA. A invaso do Haiti em 1994 foi o primeiro caso em que o governo norte-americano buscou a aprovao multilateral para o uso de fora militar no continente. Os governos tambm estimularam o debate sobre a redefinio do papel da Junta Inter-Americana de Defesa, para que ela pudesse assumir uma posio mais clara na administrao da segurana regional (10). A Junta foi criada em 1942, e um rgo de aconselhamento da OEA, financiada por ela mas no subordinada a ela politicamente. A Junta hoje dedica-se aos projetos de desminamento, catalogao de medidas de confiana mtua, ajuda em casos de desastre e s atividades especficas do Colgio Inter-Americano de Defesa.

88

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

Os temas das conferncias dos ministros de Defesa expressam a nova viso de cooperao hemisfrica no campo da segurana. A criao de medidas de confiana mtua, a cooperao no campo da defesa e o novo papel dos militares foram discutidos. A nfase sobre a cooperao multilateral pode ser observada nos esforos para o envolvimento da OEA na crise haitiana e dos quatro pases garantes do tratado do Rio de Janeiro nas negociaes de paz entre Peru e Equador (11). O paradigma da segurana cooperativa passa a ser um dos pilares da poltica de segurana dos EUA para o continente. O conceito e a prtica de medidas de confiana mtua foram incorporados s doutrinas de segurana nos diferentes pases latino-americanos (12). A troca de informao, com o aumento da transparncia e a reduo da percepo de ameaas, a criao de canais de comunicao, o acesso s atividades militares de outros pases, o aumento da previsibilidade atravs da notificao quanto s atividades militares e a criao de restries s atividades militares so os pressupostos desta agenda. A participao dos militares em misses de paz multilaterais vista como parte deste translado, que modificaria o papel e a perspetiva das Foras Armadas latino-americanas (13). A expanso da agenda de segurana e a diversificao de estratgias e prticas neste campo deve ser entendida a partir da idia de que a incerteza do mundo ps-Guerra Fria como um guarda-chuva de todas as ameaas (14). O choque dos avies comerciais contra as torres do World Trade Center parecia confirmar que este um mundo imprevisvel e repleto de ameaas. Especificamente no que se refere Amrica, j no incio da dcada verifica-se a identificao da instabilidade regional e do vcuo de poder gerado pelo final da Guerra Fria como principais ameaas segurana norte-americana (15). A estratgia militar visa a responder a esta perspectiva. Nos documentos do perodo, as operaes permanentes ou temporrias de tropas americanas fora do territrio daquele pas (o termo utilizado forward presence operations) so enfatizadas. O impacto para a constituio de uma estratgia para o hemisfrio ocidental mais evidente na disposio temporria de tropas, na busca de cooperao na rea militar, gerando maior previsibilidade nas relaes militares e na defesa da democracia (16). A preocupao com a instabilidade regional no contexto do final da Guerra Fria est fortemente associada nfase dada pelas sucessivas administraes norte-americanas no-proliferao de armas de destruio em massa. Essa preocupao se estende na disseminao das capacidades militares convencionais avanadas. Desde o incio da dcada de 1990, a presso para que os pases latinoamericanos, que ainda no haviam assinado os tratados de no-proliferao, o fizessem foi exercida de forma sistemtica. A existncia de uma diversidade de materiais com uso duplo militar e civil dificulta as negociaes neste campo. No entanto, os avanos foram significativos do ponto de vista norte-americano, tendo a Argentina e o Brasil se acomodado aos regimes de no-proliferao.

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

89

MONICA HERZ

A diferena entre a definio de ameaas por parte dos governos norteamericanos e o processo de construo de interesses que ocorre no mbito de cada um dos pases latino-americanos gera um conflito potencial na regio, enquadrado na enorme assimetria de poder que tradicionalmente a carateriza. As relaes entre os Estados Unidos e os pases da Amrica Latina na esfera militar tornam-se foco de uma reviso e um intenso debate que pode ser observado nas publicaes das diferentes Foras Armadas no continente. O final da Guerra Fria, como lembra AugustoVaras (17), teve um impacto sobre a poltica de segurana norte-americana muito mais dramtico do aquele que se observou ao sul do Rio Grande. A poltica de reviso do papel das Foras Armadas na Amrica Latina implementada pelos Governos Bush e Clinton no encontra a esperada ressonncia na regio, que viria a enfrentar um conflito armado em 1995 entre o Peru e o Equador, ainda tinha um conjunto de disputas fronteirias (18) a resolver e buscava acompanhar, ainda que tardiamente, o desenvolvimento tecnolgico no campo militar, alm do complexo processo de redefinio do papel dos militares em cada um desses pases, o qual gera uma tendncia exacerbao da defesa de interesses corporativos. Ademais, setores das elites latino-americanas percebem um aumento de ameaa soberania estatal como resultado do prprio processo de integrao econmica, da redefinio de ameaas paz internacional no mbito das Naes Unidas, passando a incluir o desrespeito aos direitos humanos e crises humanitrias, alm da contnua poltica unilateralista norte-americana. Na verdade, o perodo de maior alinhamento entre os interesses dos EUA e os demais pases do continente no campo da segurana ocorreu aps a Segunda Guerra. At os anos de 1960, bens coletivos como investimentos, segurana, armas e ideologia foram gerados pelos norte-americanos, alm da construo de instituies em um exerccio de liderana hegemnica. Augusto Varas (19) salienta que o perodo de maior aproximao na definio de ameaas e estratgias foi extremamente curto. Em contraposio, durante o Governo Reagan, a Segunda Guerra Fria adquiriu contornos particulares no hemisfrio com a rollback policy implementada em Granada, na Nicargua e no Panam (20). A poltica coercitiva e ideolgica do perodo gerou um dos mais significativos movimentos de concertao exclusivamente latino-americano: o grupo de Contadora e seu grupo de apoio. A viso de interesses de segurana compartilhados foi ainda fortemente atingida pelo papel exercido pelos Estados Unidos durante a Guerra das Malvinas e pelas invases unilaterais de Granada e do Panam. Por outro lado, existem divergncias importantes quanto ao regime de no- proliferao de armas. Entre os militares a excluso de pases latino-americanos de programas de assistncia, como decorrncia da poltica de direitos humanos de Jimmy Carter (21) e dos requerimentos dos regimes de no-prolifera-

90

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

o nuclear, tiveram efeitos importantes, ressaltando a tendncia desta parcela do aparato de Estado de assumir uma posio defensiva em relao ao princpio da soberania. A natureza das ameaas supracitadas dificulta a diviso entre esferas civis e militares, entre o interno e o externo, sendo difcil de definir as jurisdies de diferentes agentes no so claras. O incentivo para que as Foras Armadas latinoamericanas participem de operaes policiais no contexto da luta antidrogas ou se concentrem na preparao para operaes de paz entra em conflito com a auto-imagem das diferentes corporaes como defensoras da integridade territorial do Estado. A poltica de transferncia de armas foi revertida pela Administrao Clinton por meio da diretiva presidencial n 34, que apresenta a transferncia de armas convencionais como um instrumento legtimo da poltica externa norte-americana. Desta feita, uma moratria de 20 anos para a venda de armas de tecnologia avanada foi suspensa a partir de 1997. A venda de caas F-16 para o Chile representou uma guinada tecnolgica em relao s armas comercializadas pelos Estados Unidos na regio. O principal incentivo para esta mudana foi econmico, tendo a indstria blica americana pressionado o governo para mudar uma poltica que reservava o mercado latino-americano a empresas europias e israelenses. Contudo, uma maior participao norte-americana no processo de modernizao das foras areas latino-americanas favorece a busca de maior influncia nesta rea. Algumas mudanas anteriores podem ser observadas. Em fevereiro de 1993, um memorando de entendimento entre os Estados Unidos e a Argentina permitia a compra de equipamento de informtica avanado, e tecnologia nuclear e qumica e sistemas de guia aeronuticos. A Argentina concordou em estabelecer mecanismos de controle para suas exportaes de tecnologia militar (22). A poltica do Governo Reagan de vender armas avanadas a pases aliados permitiu uma maior abertura de comrcio de armas no continente; no entanto, a nica venda de caas avanados foi feita em 1982, para a Venezuela, com o objetivo de contrabalanar a aquisio de MIG-23 soviticos pelos cubanos. O embargo venda de armas para o Chile foi suspenso e a venda de avies A-4M Skyhawk para a Argentina foi aprovada, quebrando uma poltica instituda ainda durante o conflito no Atlntico Sul. Finalmente, cabe ressaltar que, durante os anos de 1990, o governo norte-americano deu continuidade sua poltica anticubana, produzindo um conjunto de legislaes que visavam a isolar o pas do sistema internacional. A contnua marginalizao de Cuba dos arranjos de segurana regionais outra caracterstica da poltica de segurana norte-americana para o hemisfrio que deve ser ressaltada. Esse pas no considerado no contexto da agenda de segurana cooperativa, e consta de uma lista de sete pases (Ir, Iraque, Coria do Norte, Sudo e Sria) que no podem receber assistncia na rea de segurana (23).

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

91

MONICA HERZ

Segurana e o paradigma democrtico


O funcionamento da democracia e das economias de mercado no hemisfrio ocidental constitui um dos objetivos centrais da poltica externa norte-americana para a regio. Como vimos, o fortalecimento da democracia uma das estratgias de segurana do Estado americano. Ainda durante a presidncia de Jimmy Carter, este tornou-se um objetivo da poltica externa norte-americana, tendo sido posteriormente endossado pela segunda administrao Reagan. Os processos de democratizao e pacificao que caracterizaram a maior parte da regio durante os anos 80 permitiram s elites decisrias nos Estados Unidos chegar ao entendimento de que se constitura uma slida fundao para a construo de suas polticas. Dentre as justificativas para o uso da fora no Panam e no Haiti, a defesa das instituies democrticas mencionada. Por outro lado, recursos diplomticos significativos foram usados para fortalecer as instituies democrticas no Peru, na Guatemala e no Paraguai. A Cpula das Amricas, realizada em dezembro de 1994, em Miami, ratificou o consenso regional em relao superioridade do regime democrtico liberal. O Plano de Ao gerado no encontro claramente vincula democracia estabilidade regional. A associao entre a promoo da democracia e a segurana emerge da percepo de que instituies demoticas em muitos dos pases da regio so frgeis e que a estabilidade adquirida est sob constante ameaa. Por outro lado, o combate a outras ameaas mais evidentes, como as drogas e a migrao ilegal, poderia ser prejudicado caso o paradigma democrtico no se consolidasse (24). Dessa forma, recriava-se sob novo prisma a tradicional imagem da Amrica Latina e de suas elites, cuja capacidade de criar instituies de governncia estveis e democrticas questionada. A natureza tutelar da poltica externa norteamericana para a Amrica Latina cristaliza-se nos anos de 1990 em um projeto de fortalecimento das instituies da democracia liberal. Dentre as esferas de cooperao que o governo americano buscou incentivar no perodo destacam-se a proteo e a consolidao da democracia, correspondendo a uma orientao mais geral da poltica externa americana em que a criao e consolidao de regimes liberais democrticos adquirem centralidade. Neste sentido, agncias como o National Endowment for Democracy (NED) e programas como o Democratic Initiatives Program da Agencia International de Desenvolvimento dos Estados Unidos (AID) e instituies regionais criadas no mbito da OEA, com incentivo norte-americano, sero instrumentais. A Resoluo n 1.080 da Assemblia Geral da OEA, em 1991, daria incio, ao processo de criao de um aparato institucional de proteo democracia. A Resoluo, ou Declarao de Santiago, foi aplicada para condenar o golpe de 1991 no Haiti, no Peru em 1992, na Guatemala em 1993 e no Paraguai em 1996. A reu-

92

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

nio de Cpula de 1994 havia gerado o incentivo para o fortalecimento das instituies multilaterais de proteo democracia no hemisfrio. Em 1997, uma reforma da carta da OEA ratificou o protocolo de Washington de 1992. A nova carta d Organizao o direito de suspender um membro quando ocorre quebra institucional. Finalmente, em 2001 a Carta Democrtica Inter-Americana adotada. A criao da Unidade para a Promoo da Democracia, uma agncia da OEA que visa a assistir o fortalecimento de instituies democrticas, tambm contribuiu para a consolidao do paradigma democrtico na regio. A mudana da poltica norte-americana em face da tradio de autonomia dos militares nas sociedades latino-americanas j pode ser observada no final dos anos de 1980. At mesmo o currculo das instituies para treinamento de oficiais latino-americanos foi modificado, tendo sido includos temas como instituies democrticas e respeito aos direitos humanos. O governo norte-americano incentivou a formao de ministrios de defesa, em contraposio a ministrios especficos para cada uma das Foras Armadas, no contexto de um discurso mais amplo que enfatiza a consolidao democrtica e o pressuposto do controle civil sobre as instituies castrenses. No mbito domstico, o debate sobre direitos humanos continua, e criada a legislao que probe ajuda militar a unidades que violem os direitos humanos com impunidade (Lei Leahy, 1997).

Drogas e migrao ilegal


Enquanto a lgica da poltica de segurana norte-americana para o hemisfrio calcava-se sobre a ameaa advinda de potncias externas, pelo menos at o final da Guerra Fria, hoje auelas que surgem no prprio continente americano adquirem crescente relevncia. As novas ameaas que galvanizam energias em Washington so as migraes descontroladas e o trfico de drogas. Em 1999, os principais problemas para a segurana eram descritos da seguinte forma: The principal security concerns in the hemisphere are transnational in nature, such as drug trafficing, organized crime, money laundering, illegal immigration, firearms trafficking, and terrorism (25). No incio da Administrao Bush, foi declarada uma guerra contra as drogas, e uma estratgia nacional de controle de drogas foi elaborada. Os recursos do fundo antidrogas foram aumentados de $ 4,3 bilhes para $ 10,6 bilhes entre 1989 e 1991, sendo que 70% deste montante destinava-se a lidar com o suprimento de drogas. A mesma administrao organizou duas reunies de cpula para lidar com o assunto: em Cartagena, em fevereiro de 1990 e em San Antonio, Texas, em fevereiro de 1992 (26). Em um testemunho diante do Congresso norte-americano em 1992, o comandante do Comando Sul, General George A. Joulwan, afirmou que a luta antidrogas era a sua prioridade nmero 1 (27). Contudo, a definio do trfico de drogas como uma ameaa aos Estados Unidos j vinha sendo construda h dcadas. Ainda em 1971 o presidente Richard

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

93

MONICA HERZ

Nixon havia declarado o trfico de drogas como uma ameaa segurana nacional. Nos anos 80, o Governo Reagan expandiu os esforos de combate s drogas a partir da teoria de narcoguerrilha, elaborando-se uma associao entre os cartis de drogas colombianos, as guerrilhas esquerdistas e Cuba. Em 1986, estabelecido um mecanismo de certificao unilateral, que estabelece que o presidente dos EUA deve relatar ao Congresso quanto cooperao de cada pas no combate s drogas. O pas sem certificao no pode receber crdito do governo americano e um voto negativo norte-americano pode ser emitido em instituies financeiras multilaterais; alm disso, sanes comerciais so previstas. Ao final de 1993, o Governo Clinton buscou desmontar a conexo entre o cultivo de cocana e a produo da pasta de coca no Peru e na Bolvia, e as refinarias e os distribuidores na Colmbia (28). A transferncia do cultivo para a Colmbia ocorreu como resultado dos sucessos obtidos no Peru e no Equador. Em 1998, o Congresso norte-americano aprovou o Western Hemisphere Drug Elimination Act, permitindo um aumento significativo do financiamento s operaes antidrogas no continente. A agncia dentro do departamento de Estado responsvel pela gesto da guerra contra as drogas (Bureau for International Narcotics and Law Enforcement Affairs-INL) poderia assim intensificar suas atividades, que incluem esforos de substituio de cultivos, fumigao, reformas judiciais, transferncia de armas e treinamento de militares e foras policiais. Em 2000, um pacote de $ 1,3 bilhes de ajuda Colmbia foi aprovado. Um dos principais componentes do Plano Colmbia, elaborado inicialmente pelo governo colombiano, a assistncia norte-americana para o combate s drogas, tendo esta agenda dominado as relaes bilaterais nos ltimos anos. O plano previa o gasto de $ 7,5 bilhes (recursos externos e internos) para enfrentar a crise colombiana. A premissa de que os recursos do trfico devam ser eliminados para que as guerrilhas e os grupos paramilitares no tenham acesso aos meios necessrios para dar continuidade guerra civil naquele pas. A poltica de George Bush, criando a iniciativa andina, representa assim uma expanso destes esforos. O plano de cinco anos contava com $ 2,2 bilhes para o combate ao trfico de cocana na Colmbia, Peru e Bolvia. Como conseqncia da nfase dada ao controle do suprimento de drogas observa-se uma tendncia crescente militarizao dos esforos antidrogas do governo norte-americano, embora suas tropas no se envolvam direitamente com produtores ou contrabandistas de drogas. Em 1989, o Departamento de Defesa tornou-se a agncia que lideraria a interdio de drogas no exterior. Em 1991, uma legislao especfica autorizou o Pentgono a usar seus fundos para treinar militares e foras policiais, assim como transferir equipamento no contexto da guerra antidrogas (29). As relaes entre militares latino-americanos e norteamericanos foram intensificadas como resultado do combate ao narcotrfico, tendo o governo dos EUA preferencia pelo uso de foras militares e no policiais neste

94

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

contexto (30). A partir de 1999, as foras policiais deixam de ser os maiores receptores de assistncia norte-americana (31). O tratamento da migrao como uma questo de segurana faz parte do movimento de expanso do conceito de segurana por parte de polticas de Estado e de governo, assim como pela literatura acadmica sobre o assunto. Os imigrantes podem tornar-se uma ameaa por desestabilizarem as relaes bilaterais, se oporem ao regime do pas que os recebe, violarem as normas da cultura local e determinado grau de homogeneidade de uma comunidade ou representarem um custo financeiro (32). Nos anos de 1990, observa-se uma mudana de atitude em relao imigrao nos EUA, alimentada pela recesso econmica e pelo final da Guerra Fria, que colocava em dvida o envolvimento internacional dos Estados Unidos. No caso especfico da Amrica Latina, a imigrao da Amrica Central e o fluxo de migrantes cruzando ilegalmente a fronteira com o Mxico recebem particular ateno por parte das autoridades. Durante os anos de 1980, os conflitos na Amrica Central geraram grandes deslocamentos populacionais; assim, ondas de migrantes de El Salvador, da Guatemala e da Nicargua chegaram aos EUA. A migrao advinda do Haiti e de Cuba, em particular, foi percebida como ameaa durante o perodo. Depois do golpe contra o presidente Aristide, o nmero de haitianos interditados pela guarda costeira norte-americana aumentou substancialmente. O governo americano chegou a levar 20 mil haitianos para a base de Guantanamo at a interveno no Haiti em setembro de 1994. O problema gerado pelo fluxo de migrantes haitianos foi uma varivel relevante para que se tomasse a deciso de intervir militarmente naquele pas e tornou-se um tema importante da campanha eleitoral que levaria Clinton Casa Branca. O estabelecimento de um governo constitucional no Haiti permitia aos Estados Unidos recusar aos haitianos o status de refugiados ou exilados. Entre 1959 e 1993, mais de 600 mil cubanos tornaram-se residentes permanentes nos Estados Unidos, tendo como base legal os termos do Cuban Adjustment Act. No entanto, a partir de 1994, houve uma mudana na poltica americana como resultado da confluncia dos fluxos migratrios cubanos e haitianos, de mudanas nas posies defendidas pela comunidade cubano-americana e do aumento de migrantes durante os anos de 1990. Migrantes cubanos tambm foram levados para Guantanamo e um acordo entre o governo norteamericano e o cubano favoreceu a volta de cubanos ao seu pas e a reimposio de restries partida de migrantes pelo governo cubano (33). Desta forma, a base militar de Guantanamo torno-se um lugar seguro que limitava o acesso s costas norte-americanas. Por outro lado, a preocupao com a imigrao ilegal da Amrica Central contribuiu para a militarizao da fronteira entre os EUA e o Mxico.

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

95

MONICA HERZ

Na mesma linha adotada para lidar com outras questes de segurana hemisfrica, o Governo Clinton buscou estabelecer mecanismos multilaterais de cooperao nesta rea. Em 1996, o Processo de Puebla foi iniciado como uma conferncia regional sobre migrao realizada em Puebla, Mxico. Os pases centro-americanos e o Canad, alm dos Estados Unidos e do Mxico participaram deste esforo. No segundo encontro sobre migrao realizado em maro de 1997, no Panam, as partes concordaram em criar um grupo de consulta regional sobre migrao e adotaram um plano de ao (34).
Luis Acosta / Agncia France Presse

Guerrilheiro vigia estrada prximo de um cartaz de propaganda contra o Plan Colmbia

Assistncia militar e presena militar


A experincia de intervenes militares no hemisfrio ocidental favorece a viso de que esta uma opo a ser considerada pelas elites decisrias norteamericanas (35). Embora a interveno no Panam tenha sido a ltima interveno militar unilateral dos EUA, o uso da fora, para realizar objetivos considerados essenciais, volta pauta com o processo de elevao do comrcio e produo ilcitos de drogas ao status de ameaa segurana nacional. Na verdade, os anos de 1990 so marcados por uma crescente militarizao da poltica de segurana norte-americana no hemisfrio, observando-se uma maior participao dos militares na constituio de uma estratgia para a regio (36). A baixa relevncia da regio, particularmente depois dos atentados de 11 de setembro, facilita esse processo, estando os recursos do Departamento de Estado vol-

96

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

tados para as regies de maior relevncia poltica. Neste contexto, mais fcil aumentar o oramento de defesa. O carro-chefe deste processo a guerra contra o narcotrfico. O Comando Sul das foras militares norte-americanas (Southcom) o mais importante ator militar na regio, responsvel por uma complexa rede de funes e instalaes. Esto sob sua responsabilidade aes em 19 pases, ou seja, todos os pases da Amrica Latina excluindo-se o Mxico e a Guiana Francesa. Em 1997, sua sede de operaes foi transferida para Miami. As operaes antidrogas e o contato com os militares da regio so seus principais objetivos (37). Desde a Segunda Guerra, diversos programas foram criados pelo governo norte-americano com o objetivo de fortalecer as instituies militares no hemisfrio e aumentar a influncia dos EUA. A ajuda militar direta, os programas de treinamento e a venda de armas compem esses programas. Observa-se um declnio destas atividades nos anos de 1980, como demonstram os dados do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O aumento especfico depois da revoluo nicaraguense foi designado para a Amrica Central e para os pases andinos no contexto da luta antidrogas (38) .
Shane T. McCooy / Agncia France Presse

Prisioneiros da Al Qaeda e do Taliban na base naval da baa de Guantanamo, Cuba.

A assistncia militar um instrumento tradicional da poltica externa norte-americana. O treinamento de policiais e oficiais militares, a proviso de inteligncia, planejamento e transporte, exerccios conjuntos com militares latinoamericanos, projetos cvicos e humanitrios fazem parte das atividades militares

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

97

MONICA HERZ

norte-americanas na regio. As atividades de contra-insurgncia perderam o seu papel central aps a crise Ir-Contras e o fim dos conflitos na Amrica Central, embora tenham ocorrido as operaes na Colmbia e no Peru ao longo da dcada de 1990. O contato entre militares da regio estimulado por meio de um conjunto de instituies e prticas. A criao do Encontro de Ministros da Defesa das Amricas intensificou as discusses estratgicas de alto nvel na ltima dcada. Existem vrios fruns para as Foras Armadas da regio: Conferncias de Exrcitos Americanos (39), Sistema de Cooperao das Foras Areas Americanas, Conferncia Naval Inter-Americana, Simposium Internacional de Foras Martimas, Junta de Defesa Inter-Americana, Colgio de Defesa Inter-Americana. Os programas de trocas e treinamento so um aspecto fundamental deste contato constante (40). As bases militares so outra forma importante da extenso da presena militar norte-americana no continente. As bases no Equador (Manta), Aruba, Curaao e El Salvador (Comalapa) fazem parte do processo de reviso de operaes no ps-Guerra Fria; resultando, ainda, da retirada das foras norte-americanas do Panam em 1999. Essas bases foram acrescentadas s de Soto Cano em Honduras , de Guantnamo em Cuba e s de Porto Rico (41). Por outro lado, outras instalaes so utilizadas pelos militares norte-americanos, como o caso do Centro de Treinamento de Iquitos no Peru e as bases na Colmbia. Washington assinou acordos de dez anos com a Holanda, referentes a Aruba e Curaau, com El Salvador e o Equador, e o Congresso designou $ 116 milhes no ano fiscal de 2001 para a renovao das bases no Equador, em Aruba e Curaau. Esses arranjos, denominados Forward Operating Locations, permitem aos militares norte-americanos, sua guarda costeira, ao servio de alfndega e ao DEA (Drug Enforcemet Administration), usar instalaes existentes como plataformas para a luta antidrogas. O Comando Sul tambm opera radares no Peru (Iquitos, Andoas, Pucallpa) e na Colmbia (San Jos del Guaviare, Maranda e Leticia), outros so mveis e secretos. Observa-se que a diversificao da presena militar norte-americana uma estratgia consistente (42). Tropas norte-americanas operam sistemas de radar, monitoram a regio do ar, provem apoio operacional e de inteligncia e treinam foras de segurana locais. Desta feita constitui-se uma rea de controle em terra, ar e vias aquticas na regio andina (43), em acordo com a redefinio das fontes regionais de ameaas. Embora o envio de tropas, como j mencionado, no faa parte da estratgia de interveno no conflito colombiano, a presena militar norte-americana nos Andes hoje muito significativa.

Concluso
Podemos concluir que a poltica de segurana norte-americana aps o final da Guerra Fria foi marcada por elementos de ruptura importantes que do uma

98

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

maior nfase sobre os mecanismos de cooperao e concertao regionais, na incorporao da subregio andina sua rea de influncia mais prxima, na diversificao da presena militar, nas novas ameaas e tentativas de redefinio do papel e da estrutura institucional das Foras Armadas na regio. Por outro lado, o recurso s polticas unilaterais, a relevncia dos acordos bilaterais no campo militar, a contnua assistncia ao aparato militar de diferentes pases, enfatizando-se o contato entre militares da regio, so elementos de continuidade a serem lembrados. Ao final da Guerra Fria, a poltica externa norte-americana para a Amrica Latina parecia cumprir um ciclo marcado por uma lgica geopoltica em que o eixo da estratgia era evitar a presena de potncias estrangeiras na regio (44). A poltica de conteno da Guerra Fria era apenas a ltima verso de uma tendncia que remonta ao sculo XIX. A partir dos anos 90, as ameaas nao norteamericana advm de fenmenos endgenos: drogas, migraes, fragilidade das instituies polticas. Observa-se que a poltica de segurana norte-americana na regio est impregnada de tenses. A militarizao do combate ao narcotrfico atinge o processo de construo de um paradigma democrtico para a regio ao longo da dcada de 1990. Paradoxalmente, a poltica de combate s drogas na Colmbia tem solapado as bases institucionais de uma das mais tradicionais democracias latino-americanas. Ademais, o combate s drogas na regio andina no tem favorecido o desenvolvimento de uma cultura de proteo aos direitos humanos. Da mesma forma, a tendncia do atual governo, congruente com sua perspectiva de ordem hegemnica de concentrar-se em medidas unilaterais e relaes bilaterais abala os alicerces das instituies multilaterais geradas durante a ltima dcada. A dificuldade que as lideranas norte-americanas tm de incorporar os conflitos interestatais sua perspectiva do sistema de segurana regional leva os Estados Unidos ao despreparo diante de conflitos territoriais como entre a Argentina e a Gr-Bretanha, entre o Chile e a Argentina, o Peru e o Equador, a Colmbia e a Venezuela, dentre outros (45). As medidas de segurana mtua, incentivadas pelo governo norte-americano, no resolvem os conflitos originais entre as partes, embora possam gerar um ambiente mais propcio que assegura um bom resultado das negociaes. Alm disso, o Estado a unidade de anlise para a criao de medidas de confiana em um contexto onde a maior parte das ameaas advm de atores no-estatais (46). As tenses entre a agenda econmica e a de segurana so bastante evidentes. Buscou-se concomitantemente pressionar os governos do hemisfrio para que reformas econmicas fossem implementadas, de acordo com as receitas do FMI, e para que o cumprimento de legislaes criminais fosse garantido. As naes da regio so colocadas sob a gide de uma tenso inerente entre uma proposta de Estado minimalista nas suas relaes com o mercado e do aumento do papel do Estado no combate criminalidade (47). Por outro lado, a deciso de

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

99

MONICA HERZ

liberar a venda de equipamento militar avanado para a regio, respondendo a interesses econmicos domsticos, no favorece a busca de estabilidade, mas pode gerar uma minicorrida armamentista, representando custos elevados para sociedades enfrentando crises econmicas e sociais profundas. Diante do maior desafio estabilidade na regio o conflito colombiano , o governo dos EUA tem recorrido a uma postura unilateralista, limitando-se a lidar com o Estado colombiano na esfera bilateral. A liderana norte-americana no tem se mostrado disposta a arcar com os custos de um processo de concertao multilateral no mbito das instituies criadas ou reformadas ao longo dos anos de 1990. Este o mais importante indicador da direo tomada pela potncia hegemnica em face da necessidade de garantir e fortalecer as instituies multilaterais regionais. Notas
1 Lars Schoultz, William C. Simth, Introduction in Lars Schoultz, William & Augusto Varas. C. Smith & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations. Miami, North-South Center Press,1994. 2 Para uma discusso sobre a invaso do Panam, em que a luta contra o narcotrfico, a necessidade de afirmar a liderana dos Estados Unidos no contexto do final da Guerra Fria e a agenda de defesa da democracia no continente so enfatizados, ver Eytan Gilboa, The Panama Invasion Revisited: Lessons for the Use of Force in the Post-Cold War Era, in Demetrios James Caraley (ed.), The new american interventionism, Columbia University Press, 1999,. 3 Por exemplo, Abraham Lowenthal, Latin America: Ready for Partnership?. Foreign Affairs 72, n.1, p.74-92. Michael C. Desch, Why Latin America May Miss the Cold War, in Jorge Domnguez, International security & democracy, Pittsburgh, Pittsburgh Press, 1998. 4 Por exemplo, Ronnie D. Lipschutz (ed.) (1995), On Security, Nova York, Columbia University Press. J. Ann Tickner (1995), Re-visioning Security, in Ken Booth & Steve Smith, International relations theory today, Oxford, Polity Press. Barry Buzan (1991), People, states and fear: an agenda for international security studies in the post Cold War Era, Londres, Harvester Wheatsheaf. Jessica Mathews (1991), The Environment and International Security, in Klare & Thomas (1991), World security:trends and challenges at centurys end, Nova York, St Martins Press. David Baldwin (1997), The Concept of Security, Review of international studies, n.23. 5 The White House, A national security strategy for a new century, dez. 1999 (acesso em 14 de agosto de 2002) http://usinfo.state.gov/regional/ar/natsec2k). 6 Em 1991, Brasil, Argentina e Chile assinaram a Declarao de Mendoza se comprometendo a no produzir, comprar, armazenar, usar ou transferir armas qumicas ou biolgicas. Bolvia, Equador, Paraguai e Uruguai tambm aderiram Declarao. A Declarao de Cartagena, assinada em dezembro de 1991, compromete os pases andinos renunciar as armas de destruio em massa. Em fevereiro

100

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

de 1995, a Argentina aderiu ao Tratado de No-Proliferao Nuclear e, em 1998, o Brasil fez o mesmo. 7 Gabriel Marcella, The U. S. Engagement with Colombia: Legitimate State Authority and Human Rights, The North-South Agenda, n. 55, mar. 2002. 8 Jorge Dominguez, The Future of Inter-American Relations, Working Paper, Inter-American Dialogue, 1999, p.3. 9 O comit foi criado em 1986 e teve um plano de ao aprovado pela Assemblia Geral da OEA em 1990 (AG/RES.1045). Mecanismos de avaliao e regulao do trfico de drogas e atividades conexas foram criados ao longo dcada. 10 Inter-American Defense Board, Toward a New Hemispheric Security System, 6 set. 2001. 11 Monica Herz e Joo Pontes Nogueira, Ecuador vs. Peru, peacemaking amid rivalry, Bolder, Lynne Rienner, 2002. 12 Ashton B. Carter, William Perry e John Steinbruner (1992), A new concept of cooperative security, Washington, C. C., Brookings Institution. O diplomata argentino Hernn Patio Meyer foi um dos defensores desta perspectiva na Amrica Latina. Ver Conselho Permanente da OEA, Comit de Segurana Hemisfrica, Support for a New Concept of Hemisphere Security, OEA/Ser.G, CE/SH12/93, 17 maio 1993. 13 A assistncia para o treinamento para operaes de paz feito por um programa especfico Enhanced International Peacekeeping Capabilities Initiative do qual participaram, segundo dados de 2000, Argentina, Bolvia, Chile e Uruguai. Congressinal Presentation for Foreign Operations, Washington, mar. 2000 (acesso em 14 ago. 2002) www.state.gov/www/budget/fy2001/fn150/forops. 14 Esta viso est clara no documento Quadrennial Defense Review Report, 30 set. 2001, Departamento de Defesa dos EUA. 15 Ver Presidents National Security Strategy ago. 1991, jan. 1993; National Military Strategy jan. 1992. 16 Nina Serafino, U.S. Military Activities in Latin America: U.S. Government Rationales and Perceptions in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, North-South Center Press, 1994,. 17 Augusto Varas, Post-Cold War Security Interests and Perceptions of Threat in the Western Hemisphere, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.s.-Latin American relations, Miami, North-soth Center Press, 1994, p.3. 18 As disputas entre a Colmbia e a Venezuela quanto delimitao do golfo da Venezuela, o conflito entre a Colmbia e a Nicargua sobre as ilhas San Andrs, a disputa entre a Venezuela e a Guiana quanto regio de Esequibo so alguns exemplos. 19 Augusto Varas, Post-Cold War Security Interests and Perceptions of Threat in the Western Hemisphere, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, North-South Center Press, 1994. ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

101

MONICA HERZ

20 Ver Thomas S. Bodenheimer & Robert Gould, U.S. Military Doctrine and their Relations to Foregin Policy, in Augusto Varas, Hemispheric security and U.S. policy in Latin America, boulder, Colorado, Westview Press, 1989. 21 Em 1977, o presidente Jimmy Carter reverteu a Doutrina Nixon que favorecia a transferncia de armas como mecanismo de conteno do bloco sovitico. A partir de ento a venda de armas para a Amrica Latina foi limitada em decorrncia do desrespeito aos direitos humanos na regio e do principio de no introduzir armas com grau de sofisticao mais elevado em uma determinada regio. Frank Mora & Antonio Pala, US Arms Transfer Policy for Latin America, Airpower Journal, 1999, p. 2. 22 Michael Klare, The Perspectives of the U.S. Government and Private Military Suppliers, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, NorthSouth Center Press, 1994, p.161. 23 Changes in the Law Governing U.S. Security Assistance to Latin America and the Caribbean, in 2001 (acesso em 17 ago. 2002) www.ciponline.org/facts/ legis01.htm. 24 Rodolfo Cerdas Cruz, United States Foreign Relations and the Promotion of Democracy in Latin America, in Victor Bulmer-Thomas e James Dunkerley, The United States and Latin America: the New Agenda, Londres, Institute of Latin American Studies, 1999. 25 The White House, A National Security Strategy for a New Century, dez. 1999 (acesso em 14 ago. 2002) http://usinfo.state.gov/regional/ar/natsec2k), p. 48. 26 Lars Schoultz, U.S. Values and Approaches to Hemispheric Security Issues, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, North-South Center Press, 1994, p. 46. 27Citado em Nina Serafino, U.S. Military Activities in Latin America: U.S. Government Rationales and Perceptions, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, North-South Center Press, 1994, p. 62. 28 Gina Amatangelo, Militarization of the U.S. Drug Control Program, Foreign Policy In Focus, v.6, n.17, maio 2001. 29 Adam Isacson e Joy Olson, Just the Facts: a quick Tour of U.S. Defense and Security Assistance to Latin America and the Caribbean, International Policy Report, dez., 1998, p. 4-5. 30 Gina Amatangelo, Militarization of the U.S. Drug Control Program, Foreign Policy In Focus, v.6, n.17, maio 2001, p.4. 31 Center For International Policy, U.S. Security Assitance to the Andean Region, 2000-2001 (acesso em 25 ago. 2002) www.ciponline.org. 32 M Weiner, Security, Stability and International Migration, International Security, v.17, n.3, 1992. 33Mass Migration from Haiti and Cuba: Lessons Learned, Refugee and ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

102

POLTICA

DE

S EGURANA

DOS

EUA

PA R A A

A M R I C A L AT I N A

APS O

FINAL

DA

GUERRA FRIA

Humanitarian Admissions, U.S. Commission on Immigration Reform, 5 dez.1994. 34Kenneth J. Franzblau, U.S. Immigration and Foreign Policy, in U. S. Commission on Immigration Reform, Refugee and Humanitarian Admissions, Research Paper 1, 1997, p. 428-52. 35 Jorge I. Domnguez, U.S.-Latin American Relations during the Cold War and its Aftermath, Working Paper Sereis 99-101, Weatherhead Center for International Affairs, Harvard University, 1999, p. 12. 36 Adam Isacson, Militarizing Latin American Policy, Foreign Policy in Focus, v. 6 n.21, 2001. 37 Center for International Policy, U.S. Southern Command (acesso em 15 ago. 2002) www.ciponline.org/facts/dodsc.1. 38 Para esta discusso ver J. Samuel Fitch, The Decline of U. S. Military Influence in Latin America, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, NorthSouth Center Press, 1994. 39 Os comandantes em chefe dos Exrcitos Americanos encontram-se neste frum. 40 Os dois principais centros de treinamento nos Estados Unidos so o Instituto para a Cooperao em Segurana do Hemisfrio Ocidental (antes a Escola das Amricas) em Fort Benning, Georgia, e Academia Inter-Americana das Foras Areas na base area de Lackland, no Texas. Militares da regio participam de diversos programas para militares e policiais como o Programa Internacional para Educao e Treinamento Militar dos EUA (IMET). Em 1998, por exemplo, quase 10 mil militares latino-americanos receberam treinamento de instituies norte-americanas e 48.132 militares norte-americanos estiveram na Amrica Latina e no Caribe. Ver Just the Facts: a Civilians Guide to U.S. Defense and Security Assistance to Latin America and the Caribbean, Latin America Working Group (acesso em 18 ago. 2002) www.ciponline.org, p.11. 41 Em 1997, Vieques incorporada ao Comando Sul; antes a base fazia parte do Comando Atlntico. 42 John Lindsay-Poland, U.S. Military Bases in Latin America and the Caribbean, Foreign Policy in Focus, v. 6, n. 35, 2001, p.1. Center For International Policy, Counter-Drug Radar Sites (acesso em 18 ago. 2002) http://ciponline.org/facts/ radar.htm. 43 Michael L. Evans, U.S. Drug Policy & Intelligence Operations in the Andes, Foreign Policy in Focus, v. 6 , n. 22, 2001, p.1-2. 44Para uma discusso sobre esta tradio, ver Lars Schoultz, U.S. Values and Approaches to Hemispheric Security Issues, in Lars Schoultz, William C. Simth & Augusto Varas, Security, democracy, and development in U.S.-Latin American relations, Miami, North-South Center Press, 1994. 45 Este o argumento de Paul G. Buchanan, Chameleon, Tortoise, or Toad, in Jorge Domnguez, International Security & Democracy, Pittsburgh, Pittsburgh Press, 1998.

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

103

MONICA HERZ

46 Paul Buchanan salienta as contradies inerentes ao translado de conceitos elaborados no contexto das relaes transatlnicas para o hemisfrio ocidental. Paul Buchanan, op. cit., p. 282-83. 47 Peter Andreas, Free Market Reform and Drug Market Prohibition: US Policies at Cross-Purposes in Latin America, Third World Quarterly, v.16, n.1, 1995.

RESUMO O ARTIGO analisa a poltica de segurana dos EUA para a Amrica Latina a partir

do final da Guerra Fria. So consideradas as principais transformaes deste aspecto da poltica externa norte americana para a regio. A tendncia incorporao de novos temas agenda de segurana, em particular a manuteno de regimes democrtico, o narcotrfego e as migraes investigada, assim como a presena militar norte americana na regio. A relevncia que a regio andina adquire nos anos 90 e a disposio das trs primeiras administraes do ps Guerra Fria de incentivar mecanismos multilaterais para a rea da segurana tambm so avaliados.
ABSTRACT THE ARTICLE analyses

North American security policy regarding Latin America since the end of the Cold War. The main transformations of this aspect of the USs foreign policy toward the region are considered. The tendency to incorporate new themes to the security agenda, such as the preservation of democracy, drug traffic and production and illegal migration is investigated. The US military presence in the region is also looked into. The importance that the Andean sub region acquired during the 1990s and the desire of the three first post Cold War administrations to stimulate the creation and reconstruction of multilateral mechanisms in the security sphere are evaluated.

Monica Herz professora do Instituto de Relaes Internacionais da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Phd em Relaes Internacionais (London School of Economics).

104

ESTUDOS AVANADOS 16 (46), 2002

Vous aimerez peut-être aussi