Vous êtes sur la page 1sur 15

Proposta de quadro analtico para imagens em realidade aumentada destinadas a procedimentos mdicos Proposal of analytical framework for augmented

reality images for medical procedures


Fernanda Pozza, Carla G. Spinillo

realidade aumentada, informao, imagens A medicina vem empregando cada vez mais a tecnologia para visualizao da informao a fim de otimizar procedimentos e diagnsticos, como as imagens em Realidade Aumentada (RA) que auxiliam procedimentos mdicos invasivos (e.g. cirurgias) como fontes de informao. Todavia, este tema pouco investigado na perspectiva do design da informao. Assim, este artigo prope um quadro descritivo de imagens mdicas em RA, fundamentada na representao e percepo pictricas e em modelos de anlise grfica presentes na literatura. O quadro composto das variveis: (a) cor, (b)modo de representao, (c) representao dimensional, (d) projeo, (e) elementos simblicos e (f) elementos enfticos. Ela foi empregada em 22 imagens, observandose possveis deficincias grficas e tendo como tendncia: imagens policromticas, realistas, representadas em 3D com projeo plana, cor como nfase e sem elementos simblicos. A partir dos resultados da anlise, alguns questionamentos so colocados para futuras investigaes.

Augmented reality, information, images The medical field has been increasingly employing technologies for information visualization in order to optimize procedures and diagnosis, such as images in augmented reality (AR), which aid invasive medical procedures (e.g., surgeries) as information sources. However, there is a lack of investigation on this topic from information design perspective. Thus, this paper proposes a descriptive framework for RA images, which is based on the pictorial representation and perception, and on analytical frameworks in the literature. The proposed framework presents the variables: (a) colour; (b) mode of representation, (c) dimensional representation, (d) projection, (e) symbolic devices, and (f) emphatic devices. It was employed in 22 images, showing possible graphic drawbacks and the trend of policromatic and realistic images, in 3D representation with flat projection, using colour for emphasis and without symbolic devices. Based upon the results of the analysis, some issues are posed for future investigations.

1 Introduo
A utilizao de recursos grficos como meio de compreenso da informao evoluiu com o avano tecnolgico computacional, possibilitando a representao em mdias com significativa melhora na renderizao, interatividade em tempo real e baixo custo de aplicao. Segundo Card et al. (1999), essas mdias tornaram possvel a juno de inmeros dados em uma s figura. Com isso, criaram novos mtodos e meios para amplificar o conhecimento. Diversas reas, entre elas a medicina, vm usufruindo o meio computacional e toda a tecnologia que possa ser agregada a ele. Procedimentos mdicos invasivos (e.g. exames com inciso, cirurgias) tm sido aprimorados utilizando-se a visualizao da informao atravs da imagem aliada tecnologia da realidade aumentada - RA. Esta uma tecnologia que utiliza a projeo de objetos virtuais tridimensionais gerados por computador, em um espao real para ampliar ou aprimorar a percepo do indivduo no mundo fsico e em tempo real (Kirner e Siscoutto, 2007; Insley, 2003; Milgram, 1994; Azuma, 2001). Com imagens em RA os procedimentos mdicos invasivos podem tornar-se mais rpidos, menos impactantes e oferecerem menos riscos ao paciente, beneficiando, portanto, o sistema de sade e seus usurios, particularmente no Brasil, onde o quadro de mortes por doenas que envolvem procedimentos invasivos, como o cncer, alarmante. De acordo com uma estimativa do INCA- Instituto Nacional de Cncer, no ano de 2010 foram previstos 572.680 casos de cncer no Brasil, entre eles: cncer de clo de tero, de mama, de prstata, e tumores peditricos. Alm disso, segundo o IBGE (2009), as doenas cardiovasculares atualmente representam mais de 40% das mortes da populao brasileira. Neste quadro, as imagens mdicas em RA tm um papel relevante como facilitador na visualizao

de informaes da anatomia interna do paciente para o mdico no momento da cirurgia, por exemplo.

Modos de visualizao das imagens em RA e seu uso na medicina A realidade aumentada -RA pode ser classificada de acordo com o modo como o usurio v o mundo combinado, ou seja, com a presena de imagens virtuais sobre o cenrio fsico/real. Kirner e Tori (2006) classificam a RA como viso direta (imersiva) e viso indireta (no imersiva). A diferena entre estas classificaes se d com base no sentido visual do usurio. Segundo os autores, o usurio de um sistema de RA do primeiro tipo aponta os olhos diretamente para a cena real, sem mediao por dispositivo entre seus olhos e o ambiente ou com dispositivo de visualizao que combine os elementos virtuais diretamente na cena real. Nesse tipo de sistema, portanto, no utilizado monitor para visualizao. No sistema de viso indireta, o usurio assiste combinao do real com o virtual atravs de uma tela, que pode ser um monitor ou projetor, no alinhada com as posies reais da cena. O quadro 1 relaciona os modos de visualizao com os dispositivos de visualizao utilizados em sistemas de RA.
Quadro 1: Relao entre modos de visualizao e dispositivos

Entre os dispositivos de visualizao tem-se: (a) os capacetes vestidos pelo usurios (headmounted displays HMDs), que proporcionam a visualizao da RA por meio de pequenas telas posicionadas frente dos olhos do usurio; (b) os dispositivos portteis (handhelds), que combinam processador, memria, display e tecnologia de interao em um nico aparelho, tal como assistentes pessoais digitais (PDAs), Tablets PCs e os aparelhos celulares com tecnologia de imagem mais avanada (Bimber & Raskar, 2005); e (c) as telas ou displays que so suportes alinhados ao espao real onde a imagem digital projetada. Um exemplo de dispositivo HDM encontra-se na Figura 1, no qual a imagem captada pelas cmeras de vdeo acopladas ao capacete que so transmitidas ao dispositivo criador de vdeo. A ele tambm so transmitidas as imagens grficas produzidas pelo gerador de cena que, ento, combina as informaes recebidas e transmite o resultado aos monitores localizados frente dos olhos do usurio.

Figura 1: Diagrama conceitual de um video see-through HMD. Fonte: Pozza (2011)

Durante os procedimentos mdicos, as imagens em RA podem ser projetadas em um monitor em HMDs, sobre uma tela/display ou, ainda, sobre o corpo do paciente, a fim de fornecerem informaes sobre sua anatomia interna ao mdico/cirurgio, no momento em que o procedimento ocorre (Kirner & ToriI, 2006; Bimber & Raskar, 2005; Azuma, 1997). A Figura 2 mostra uma projeo da imagem diretamente sobre a mo de um paciente, revelando a localizao de suas veias. Os sistemas de RA no possuem uma configurao nica, os dispositivos, softwares e hardwares so escolhidos de acordo com as necessidades e possibilidades de cada situao.
Figura 2: Realidade Aumentada projetada no ambiente real - segmento mdico Fonte: http://cnettv.cnet.com/hi-tech-hospital-vein-viewer/9742-1_53-50011545.htm

As imagens em RA vm sendo empregadas tanto para diagnsticos como para tratamentos, chegando at a substituir procedimentos anteriormente invasivos. Um exemplo disto, o projeto Ultrasound Research da UNC-University of North Carolina (EUA), onde foi desenvolvido um sistema de RA, a partir de ultrasonografia, para possibilitar ao mdico obter um diagnstico em bipsia dos seios, eliminando a necessidade de incises nessa etapa do processo. Com a utilizao de um video see-through HMD, o mdico visualiza as informaes no mesmo plano em que manipula os instrumentos, ou seja, no corpo da paciente. Com isso, possvel enxergar a anatomia interna com imagens dinmicas, tanto de ultrassons quanto da agulha inserida para a bipsia. Em um outro projeto tambm nos EUA, o Laboratrio de Inteligncia Artificial do Massachussets Institute of Technology (MIT) e o Laboratrio de Planejamento Cirrgico do Hospital Feminino Brigham desenvolveram ferramentas de suporte cirurgia guiada por imagens com aplicao para retirada de tumores cerebrais. (Ser que no citamos o Kasuo??) Esses projetos confirmam a diversidade de configuraes dos sistemas de RA, assim como ressaltam o papel primordial das imagens virtuais nos procedimentos mdicos, informando e guiando o mdico durante as intervenes. Apesar da relevncia da RA em imagens mdicas, as pesquisas nesta rea em geral restringem-se ao mbito tecnolgico, negligenciando os aspectos representacionais e perceptivos inerentes a imagens desta natureza. Considerando isto, o presente artigo explora os aspectos informacionais grficos de imagens mdicas em RA, a fim de identificar a sintaxe dessas imagens na perspectiva do design da informao. Neste sentido, pretende responder a questo Quais so as variveis grficas presentes nas imagens em RA utilizadas em procedimentos mdicos invasivos? Para isso, o prximo tpico abordar teorias de percepo e representao pictricas que possibilitaram um maior entendimento sobre os aspectos grficos/visuais representacionais e de como o leitor/usurio percebe os elementos da representao. Em seguida, sero discutidas algumas abordagens analticas de representaes grficas, para por fim, apresentar uma proposta de variveis descritivas da sintaxe de imagens mdicas em RA atravs de um estudo analtico. As variveis propostas tm como objetivo dar suporte ao desenvolvimento destas imagens, indicando suas qualidades visuais mais proeminentes, as quais podem vir a influenciar a percepo e compreenso das informaes pelos mdicos.

2 Abordagens sobre representao pictrica


No intuito de ampliar o escopo do entendimento sobre a sintaxe grfica das imagens mdicas em RA, so trazidos brevemente neste artigo as abordagens sobre representao e percepo pictricas adotadas por Arnheim (2005) e Gombrich (1986). Em termos gerais, ambos consideram que a identificao de imagens depende de processos perceptivos dos leitores (teoria perceptualista), e que as ilustraes so representaes que assemelham-se a seus referentes (teoria da semelhana).
3

Arnheim (2005) afirma que a representao consiste em um meio para identificao, entendimento e definio de algo, com o intuito de estabelecer relaes e criar ordem entre o referente e a representao. E, tanto para ele quanto para Gombrich (1986), a representao determinada pelas escolhas (e.g., meio, instrumentos) e conceitos/repertrios visuais de seu autor. Estes aspectos tambm influenciam a percepo e compreenso da representao pelos leitores. Os autores ainda defendem que quanto maior o grau de detalhamento e de fidelidade de propores de uma representao, mais realista esta ser. Entretanto, eles ressalvam que o reconhecimento do que representado independe da mimese com o seu referente, sendo relativo aos elementos distintivos que caracterizam o mesmo. Ou seja, para eles, uma representao se torna reconhecvel quando apresenta as informaes essenciais do referente. Assim, possvel explicar o reconhecimento de representaes esquemticas ou por meio de manchas, como por exemplo a imagem de um feto produzida atravs de ultrassonografia uterina (Figura 3).
Figura 3: ultrassonografia uterina. Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,IGP-10706,00.html

Para Arnheim (2005), quando uma representao pictrica possui fins informativos, detalhes desnecessrios compreenso da mensagem devem ser omitidos, representando-se apenas as caractersticas essenciais do referente para evitar ambiguidades. Nesta premissa, pode se afirmar que imagens mdicas devem revelar as propriedades importantes do interior do corpo humano para possibilitar a visualizao da informao de acordo com a finalidade da representao (e.g. auxiliar procedimento cirrgico). Neste sentido, possibilitar a diferenciao visual entre uma textura spera e outra lisa, o tamanho relativo e a posio dos rgos, os vasos sanguneos, por exemplo, pode ser essencial na representao de imagens mdicas para promover a adequada percepo. Assim, pode se dizer que o grau de realismo ou de sntese - de uma representao deve ser adequado necessidade informacional do leitor da mesma, como tambm informao que se deseja comunicar. Portanto, uma imagem mdica pode (ou no) apresentar maior aproximao visual com seu referente. A Figura 4 (a e b) mostra um exemplo disto em duas ilustraes mdicas do sistema nervoso perifrico no corpo humano. A primeira (Figura 4a) demonstra a coerncia necessria para representaes pictricas informativas, evidenciando as propores e localizao das estruturas do sistema, bem como as relaes entre elas, conferindo realismo representao. J a Figura 4b ilustra a circulao sangunea atravs de sntese visual, em forma de diagrama. Nesta, a informao principal diz respeito aos diferentes trajetos, ao sentido do fluxo e s ligaes entre rgos e vasos. Os dados de distncia, por exemplo, no so necessrios, tampouco a correta proporo entre os elementos presentes no esquema. Segundo Arnheim (2005), as representaes diagramticas, por vezes so mais eficazes, j que nesses casos a representao de um objeto se d atravs de suas propriedades mais relevantes.

Figura 4: exemplos de representaes pictricas realista (a) e diagramtica (b) Fonte: http://bit.ly/fGS7l1; http://html.rincondelvago.com/anatomia-y-fisiologia-general.html

Em relao aos aspectos representativos, Arnheim (2005) ressalta a cor e a forma como importantes, pois auxiliam o observador no reconhecimento do objeto, bem como na percepo de suas particularidades. Segundo o autor, um indivduo consegue distinguir com clareza em torno de seis cores entre os tons avermelhado, azulado, amarelado e cinzentos. Ele ainda afirma que a capacidade do ser humano de distinguir reas de claridade e cores diferentes, possibilita a percepo dos limites determinantes dos objetos, assim como da profundidade e da orientao espacial dos elementos. Arnheim (2005) enfatiza que as cores, quando aplicadas a formas distintas, tornam mais evidente a discriminao visual. Ele vai mais alm, proclamando a forma como um meio de diferenciao mais eficaz do que a cor, pois possibilita uma quantidade infinita de variaes mais resistentes ao ambiente/entorno visual. Neste sentido, justifica que a configurao no influenciada pelas mudanas de claridade ou cor do ambiente, enquanto a cor est sujeita a variaes perceptivas em decorrncia desse fatores. De acordo, pode se afirmar que as formas so elementos de identificao e orientao mais proeminentes que a cor, a menos que a discriminao da cor limitese s primrias fundamentais (Arnheim, 2005: 325), como contrape o prprio autor. No que tange semelhana com o referente, Gombrich (1986) alm das propriedades da cor e da forma, destaca que o uso de sombras e perspectiva atribuem profundidade a representaes bidimensionais, fazendo com que seja percebida a terceira dimenso, e assim conferindo grau maior de realismo. Em sntese, no que que pertinente a imagens mdicas, se pode afirmar que dentre os aspectos tratados por Arnheim (2005) e Gombrich (1986) sobre a percepo e representao pictricas: (a) uma imagem mdica seria tanto uma representao de semelhana quanto de sntese das principais qualidades visuais (essncia visual) do seu referente (corpo humano/componentes); (b) a percepo e compreenso da representao est associada a estes aspectos, como tambm (c) ao repertrio/experincia visual do leitor (profissional de medicina) com o tema e com a forma em que se d a representao. Sobre esta ltima, propriedades como cor e forma tornam-se diferenciadoras na percepo da representao. Portanto, as propriedades ou qualidades grficas de uma imagem mdica so relevantes para a devida representao do referente, assim como para sua percepo pelo seu leitor. Neste sentido, a seguir so apresentadas duas abordagens analticas (Bertin, 1986 e Spinillo, 2000) nas quais so propostas variveis para a descrio de representaes grficas no escopo do design da informao.

3 Variveis de representao pictrica


Variveis de representao grfica podem ser consideradas como qualidades que permitem a visualizao da informao a fim de torn-la compreensvel para seu leitor/usurio. Segundo Spence (2007) a natureza da informao (e.g., cientfica, geogrfica, econmica) indiferente para visualizao da mesma, visto que esta uma atividade cognitiva. A literatura em design da informao e em linguagem grfica oferece diversas abordagens analticas para a descrio de representaes grficas que objetivam promover a visualizao de informaes de naturezas diversas. Algumas destas abordagens tm carter generalista como o esquema descritivo para linguagem proposto por Twyman (1979) e as variveis da apresentao
5

grfica de documentos compiladas por Mijksenaar (1997). Outras so voltadas para representaes especficas, como as variveis visuais propostas por Bertin (1986) para a descrio de mapas, redes, diagramas e afins; por Spinillo (2000) para sequncias pictricas de procedimentos (SPPs) e as propostas por Ashwin (1979) para estilo de ilustrao. Visto que o objeto desse artigo a imagem mdica em RA, que consiste em uma representao informacional relativa ao corpo humano (seja realista ou esquemtica/ sntese), considerou-se pertinente as abordagens analticas que enfocam aspectos representacionais pictricos e/ou esquemticos. Assim, as variveis visuais propostas por Bertin (1986) e por Spinillo (2000) foram escolhidas para inspirar descrio da sintaxe das imagens mdicas em RA, as quais so apresentadas brevemente a seguir. Vale salientar que apesar das variveis propostas por Ashwin (1979) serem voltadas para representao pictrica, elas no foram consideradas neste artigo. Isto se deu pelo fato delas se restringirem ao estilo de ilustrao e tambm no enfocarem imagens com funo informativa, como no caso das variveis propostas por Bertin (1986) e por Spinillo (2000). Estas so voltadas anlise de representaes monossmicas, ou seja representaes produzidas para terem apenas uma interpretao pelos leitores, evitando ambiguidades, estando, portanto, em consonncia com os objetivos das imagens mdicas em RA. As variveis grficas de Bertin (1986) e Spinillo (2000) Bertin na dcada de 1960 realizou um pioneiro e importante estudo sobre a visualizao da informao no mbito da cartografia, identificando elementos e propriedades visuais assim como suas relaes sintticas. Dentre os aspectos considerados por Bertin, detaca-se aqui as suas variveis visuais: forma, valor, textura, cor, orientao e tamanho, as quais se relacionam ao espao bidimensional representado (Bertin, 1986). A Figura 5 apresenta as variveis de Bertin.
Figura 5: Variveis visuais de Bertin (1986).

Cerca de 30 anos depois, Horn (1998) reviu as variveis de Bertin, e props uma atualizao de seu estudo da sintaxe visual da informao, acrescentando as variveis: movimento, iluminao, espessura e espao tridimensional (3D). A omisso destas variveis no estudo de Bertin (1986) certamente se deveu s limitaes tcnicas e tecnolgicas da poca para representao visual da informao. Por exemplo, o uso da animao (movimento) e recursos de modelagem 3D (espao tridimensional) na visualizao de dados cartogrficos e diagramas s se popularizaram com o advento da computao grfica no anos 90. Em relao s variveis propostas por Spinillo (2000) para sequncias pictricas de procedimentos (SPPs), se pode afirmar que referem-se a aspectos sintticos que concernem a decises sobre o uso de imagens, textos e outros recursos grficos. Assim, foram consideradas: apresentao textual; disposio da sequncia; orientadores de leitura; elementos de separao visual; elementos simblicos; elementos enfticos, estilo da imagem e representao da imagem. Estas variveis encontram-se dispostas em uma matriz descritiva, na qual a primeira coluna apresenta as variveis, a segunda destinada descrio das mesmas na SPP e a terceira para observaes quanto variao/consistncia da apresentao grfica das variveis. O quadro a seguir apresenta as variveis grficas no modelo analtico proposto por Spinillo (2000).
6

Quadro 2: Modelo analtico de Spinillo (2000) Variveis Apresentao do texto Disposio da sequncia Orientadores de leitura Elementos de separao visual Elementos simblicos Elementos enfticos Estilo da ilustrao Representao da figura Descrio Variao

Em relao s variveis apresentadas, muitas contriburam direta ou indiretamente com a construo de um quadro analtico para imagens mdicas em RA. Bertin (1986) menciona a diversidade de textura, de cor e de forma, o que leva percepo de contraste e nfase. Como contribuies de Spinillo (2000) consideram-se as variveis elementos simblicos e enfticos, e o estilo da imagem, alm da estrutura de seu modelo em linhas e colunas destinadas descrio e observao das variveis durante a anlise. Isto permite um maior detalhamento na anlise das imagens. A seguir so apresentadas as variveis propostas para anlise de imagens mdicas em RA.

4 Proposta de variveis grficas para anlise de imagens mdicas em RA


Devido diversidade visual de imagens em RA, as variveis propostas compreendem aspectos de carter geral do ponto de vista da representao grfica. As variveis, relacionadas aos aspectos sintticos das imagens, foram denominadas variveis de representao, compreendendo: (a) cor, (b)modo de representao, (c) representao dimensional, (d) projeo, (e) elementos simblicos e (f)elementos enfticos. Cada uma das variveis de representao pode ser descrita de diversas maneiras, dependendo de sua ocorrncia nas imagens em RA. A seguir tem-se brevemente as possibilidades de descrio das variveis de representao. Cor: para fins de simplificao, devido diversidade cromtica possvel em imagens, considerou-se a descrio da varivel cor como monocromtica ou policromtica. A primeira refere-se a imagens que possuem apenas um matiz e a segunda a imagens com matizes diversos. Vale salientar que a cor um importante fator de diferenciao, classificao e codificao, como afirmado por Arnheim (2005) e Bertin (1986). Este adota a cor como uma de suas variveis para anlise de representaes cartogrficas. A cor pode, tambm, ser um elemento de classificao, como na Tabela Peridica na qumica, onde a cor identifica os elementos de mesma natureza, e tambm em infogrficos e diagramas. Modo de representao: esta varivel refere-se a como a informao visualizada. Assim, ela pode ser descrita como imagem realista ou esquemtica, dependendo do grau de semelhana com o referente, ou de sntese grfica. Quando palavras ou nmeros tambm so empregados nas imagens em RA, o modo de representao pode ser verbal-numrico. Para Arnheim (2005), assim como para Gombrich (1986), uma imagem descrita como realista possui riqueza de detalhes e corretas propores, texturas e volumes em relao realidade a que se refere. Isto , o aspecto visual da representao uma cpia do aspecto visual de seu referente. Dessa maneira, a qualidade realista na matriz analtica, refere-se semelhana da imagem representada com o seu referente. O modo esquemtico tambm considerado por Spinillo (2000), refere-se a imagens com pouco detalhamento que apresentam apenas os elementos distintivos relevantes ao seu entendimento. Em alguns casos pode consistir em uma representao com as caractersticas mnimas do referente, de modo que este possa ser reconhecido. Ainda, esse tipo de representao pode se dar por formas geomtricas, setas, linhas ou sinais, configurando-se mais como um diagrama do que como uma representao essencialmente pictrica. Este tipo de imagem Arnheim (2005) chamou de diagramtica. Representao dimensional e Projeo: a Representao dimensional pode ser descrita como 2D ou 3D. O primeiro caso compreende as dimenses altura e comprimento enquanto o segundo inclui a profundidade, seja pelo uso de perspectiva ou sombras (Gombrich, 1986). A varivel Projeo referese ao quanto a RA simula a sensao visual de projeo para dentro, para fora ou no plano do corpo do paciente. Assim, considerou-se que esta pode ser descrita como ascendente, descendente ou plana. A primeira indica uma projeo na qual a imagem estaria saindo do corpo do paciente. J na
7

projeo descendente a imagem pareceria como uma cavidade adentrando o corpo do paciente. A projeo plana, por sua vez, refere-se a percepo da representao na superfcie do corpo do paciente. Elementos simblicos e elementos enfticos: a varivel elementos simblicos refere-se ao uso de cdigos grficos nas imagens em RA, como por exemplo: setas para indicar movimento, linhas tracejadas representando cortes e/ou outros smbolos que funcionam como direcionadores, delimitadores ou localizadores de reas especficas de uma imagem (Spinillo, 2000). J os elementos enfticos referem-se a propriedades capazes de dar nfase a partes da imagem, ao mesmo tempo em que as diferenciam entre si. Estes elementos podem ser de qualquer natureza grfica, desde que tenham a funo de enfatizar algo na imagem. Neste sentido, Arnheim (2005) e Bertin (1986) consideram a diferenciao cromtica como um elemento de nfase. Tambm forma, tamanho e textura considerados por Bertin (1986) podem ser descritos como elementos de nfase em imagens em RA. O Quadro 3 mostra o quadro proposto para a anlise de imagens mdicas em RA, configurandose em trs colunas. A primeira comporta as variveis de representao, j a segunda destina-se descrio de cada uma das variveis, enquanto a terceira reserva-se a comentrios relacionados a cada varivel caso se faa necessrio para identificar alguma particularidade da imagem em RA analisada.
Quadro 3: Matriz de variveis para anlise de imagens mdicas em RA.
Variveis de representao Cor Modo de representao Representao dimensional Projeo Elementos simblicos Elementos enfticos Descrio Monocromtica/ Policromtica Realista/Esquemtico/ Verbal-numrico Bidimensional- 2D/Tridimensional-3D Plana/Ascendente/ Descendente Setas/Linhas/Pontos/etc. Cor/Tamanho/Forma/ etc. Observao

5 Estudo analtico de imagens em RA utilizadas em procedimentos mdicos


O estudo analtico objetivou validar as variveis na descrio de imagens em RA destinadas a procedimentos mdicos. Para isto foi selecionada uma amostra por convenincia de 22 imagens disponveis na internet (ver fontes no Apndice 1), das quais algumas so apresentadas no Quadro 4. Cada imagem foi analisada de acordo com o quadro proposto, atravs de um protocolo. Este tambm contemplou informaes para identificao do contedo da imagem, ou seja o que ela denota, a especialidade mdica e a circunstncia em que qual se aplica, o modo de visualizao em RA, e a tecnologia empregada para sua produo e aplicao. A Figura 6 mostra o protocolo utilizado com sua aplicao em uma das imagens da amostra.

Quadro 4: Algumas imagens componentes da amostra

Figura 6: Protocolo de anlise aplicado em uma das imagens da amostra

6 Resultados e discusso
A aplicao das variveis para anlise das imagens mdicas em RA mostrou-se pertinente, possibilitando identificar aspectos gerais da representao grfica da amostra, como tambm particularidades de cada imagem. No mbito geral, a anlise indicou que a maioria das imagens mdicas em RA da amostra policromtica (N=17), realista (N=16), representada em 3D (N=17), com projeo plana (N=14), empregando cor como elemento de nfase (N=16) e no utiliza elementos simblicos (N=13), conforme mostra o Quadro 4 a seguir. Neste, as variveis encontram-se na coluna esquerda. Nas colunas seguintes esto as descries relativas cada varivel e incidncia destas na amostra, sendo as de maior nmero destacadas em amarelo.
Quadro 4: Sntese do resultado numrico da anlise

Em relao varivel cor nas imagens policromticas, esta algumas vezes intensificada para diferenciar estruturas ou tecidos corpreos (N=14), e/ou destacar os instrumentos mdicos (N= 09). J as imagens monocromticas representam apenas um tipo de estrutura corprea, como sistema venoso ou arterial, e tecido sseo. Nesses casos, a diferenciao de limites e profundidade se d com o uso de contraste ou gradientes. Algumas imagens ainda apresentaram partes monocromticas (geradas por ultrassonografia) complementadas por elementos de cores diversas. A imagem ultrassonogrfica, gerada em tempo real, complementada por imagens esquemticas (sntese), a fim de destacar informaes relevantes ao procedimento que est sendo realizado. Neste caso, o modo de representao esquemtico serve como suporte ou complemento representao realista nas imagens mdicas em RA da amostra, assim como o modo verbal-numrico (N=2). Vale salientar que apenas 10 imagens apresentaram representao esquemtica. As imagens tambm apresentaram modos de representao hbridos: realista/esquemtico, esquemtico/verbal-numrico ou realista/verbal-numrico. Quanto representao dimensional, as imagens tridimensionais (N=17) ocorreram tanto em representaes realistas quanto esquemticas, quer policromticas ou monocromticas. Essa diversidade tambm se deu nas imagens bidimensionais, entretanto representaes esquemticas incidiram em maior nmero (N=4) nesse grupo. Duas imagens da amostra apresentaram elementos bi e tridimensionais simultaneamente. De forma similar, mais de um tipo de projeo foi observada nas imagens mdicas em RA (N=4). No entanto, estas juntamente com imagens descendentes (N=6) e ascendentes (N=6) so preteridas em relao a projeo plana. No que se refere aos elementos simblicos, os que tiveram maior incidncia foram as linhas (N=6) e as formas circulares (N=6). As primeiras indicando o instrumento mdico e sua localizao e profundidade, enquanto as segundas, apareceram simbolizando alvos ou pontos de ateno. Tambm houve incidncia de elementos simblicos com formas retangulares (N=1) e setas (N=1). No primeiro caso, as formas indicaram pontos de localizao e no segundo, dimenso. Em diversas imagens foram encontrados elementos simblicos com formas diferentes, portanto, houve incidncia de uma mesma imagem em diversas categorias. Ainda a amostra tenha apresentado elementos simblicos, a maioria das imagens no exibiu essa varivel (N=13).

10

Ao contrrio dos elementos simblicos, os enfticos esto presentes em todas as imagens da amostra. Cores, texturas, formas e brilho foram os elementos identificados como variveis enfticas nas imagens analisadas, sendo o contraste pela cor, dentre todos, o mais utilizado (N=16). A forma incidiu em cinco imagens (N=5), enquanto o brilho apareceu em trs (N=3) e a textura em apenas uma (N=1). Trs componentes da amostra (N=3) possuem mais de um elemento enftico. Constatouse que a cor o elemento mais utilizado para dar nfase em imagens mdicas de RA na amostra analisada, enquanto a textura o menos utilizado. Percebeu-se, alm disso, que a relao entre elementos enfticos e o nmero de cores de uma imagem bastante prxima. Em imagens policromticas a cor , geralmente, o elemento enftico mais utilizado (N=14), seguido pela forma (N=5) e pela textura (N=1). Uma caracterstica comum s trs imagens em que o brilho atua como elemento de nfase, que representam um nico tipo de referente, no caso o tecido sseo. O brilho enfatiza o volume e a profundidade na maioria das imagens monocromticas (N=3), podendo-se dizer que o contraste entre claro e escuro tornam visveis os diferentes contornos e planos da representao. A forma no apareceu como elemento enftico em imagens monocromticas, somente nas policromticas. Algumas consideraes sobre os resultados da anlise das imagens mdicas em RA Com base nos resultados da anlise grfica das imagens mdicas em RA da amostra e na literatura, apresenta-se aqui algumas consideraes referentes visualizao da informao nestas imagens, particularmente em relao ao uso da cor, tipo de representao pictrica e de projeo. Nas imagens policromticas (maior incidncia na amostra), dentre as cores empregadas, o azul, o verde e o vermelho so as que aparecem mais frequentemente. De acordo com Arnheim (2005), um indivduo consegue distinguir claramente tons prximos s cores primrias, ou seja, avermelhado, azulado, e amarelado. No entanto, se o indivduo, no caso o mdico, possuir alguma limitao de viso, como o daltonismo, a nfase por cor pode ter sua eficcia comprometida. A Figura 6 mostra algumas imagens que possuem a cor como principal elemento de nfase. Nestas, por exemplo, o uso de vermelho e verde produziria confuso na visualizao por mdicos com algum grau de daltonismo, comprometendo assim a eficcia da imagem em RA e consequentemente o sucesso do procedimento mdico. Considerando isto, a deciso sobre o uso da cor com elemento de nfase em imagens mdicas em RA deve levar em conta possveis limitaes dos usurios (mdicos), evitando ambiguidades ou confuso no mbito perceptivo cromtico.
Figura 6: componentes da amostra que possuem a cor como principal elemento de nfase

Em relao ao uso de imagens mdicas monocromticas, a forma dos elementos representados (referente) torna-se o principal aspecto diferenciador. Para ilustrar isto, converteu-se as imagens da Figura 6 em monocromticas (Figura 7). Assim, percebe-se que muitos detalhes das imagens se perdem com a subtrao das cores, em concordncia com Arnheim (2005), o qual afirma que no s as cores, mas estas aliadas a formas distintas, tornam mais evidente a discriminao visual. Desse modo, pode-se dizer que a forma em imagens mdicas em RA um importante elemento de diferenciao e orientao. Nesta premissa, a explicitao de contorno das formas nas imagens mdicas, por exemplo, poderiam vir a promover a clareza na percepo dos limites dos elementos representados.

11

Figura 7: imagens com distino de cores menos evidente

Sabe-se tambm que o principal objetivo da utilizao das imagens como auxiliares em procedimentos mdicos a orientao e a localizao, seja de uma leso ou do instrumento mdico. As imagens analisadas possuem esse mesmo intuito, mas enquanto algumas apresentam inmeros detalhes e texturas (realistas), outras apenas sinalizam o alvo ou o instrumento por meio de elementos simblicos (esquemticas). A Figura 8 mostra duas imagens consideradas realistas e duas esquemticas.
Figura 8: Comparativo de imagens realistas e esquemticas

Do ponto de vista da hierarquia e discriminao da informao visual, as imagens esquemticas parecem mais pertinentes nestes aspectos que as realistas. Isto vai ao encontro do princpio da simplicidade defendido por Arnheim (2005), em que a percepo humana busca a leitura mais simples de uma composio, assim como o defendido por Gombrich (1986) em que para que uma representao seja reconhecida, basta que nela estejam presentes as caractersticas essenciais do objeto representado. Contrapondo-se a isto, tem-se os inmeros detalhes presentes nas imagens realistas da Figura 8, por exemplo, que parecem tornar difcil a visualizao das informaes representadas atravs de formas e texturas (pelo menos ao olhar leigo). Assim, pode-se questionar o uso apenas de imagens realistas, ou ainda: qual seria o modo de representao da forma (referente) mais eficaz em imagens para procedimentos mdicos? Questionamento similar pode ser feito em relao ao uso de projees ascendestes e descendentes em imagens medicas em RA. Na amostra, o uso destas projees, ainda que no significativo, indicam uma tentativa de incrementar a visualizao da informao pictrica fornecendo ao usurio-mdico uma iluso do acesso real ao referente no caso um rgo humano durante um procedimento mdico, conforme mostra a Figura 9. Mas, o quanto tal estratgia de visualizao eficaz ou pertinente, demanda investigaes de carter emprico, portanto, alm do escopo deste estudo.

12

Figura 9: Exemplos de projeo descendente e ascendente

7 Concluses e consideraes finais


As questes postas neste artigo, assim como as abordagens brevemente apresentadas e suas possveis relaes com a percepo e produo de imagens mdicas em RA visaram contribuir para uma discusso da visualizao de informaes mdicas no mbito do design da informao e alm dos aspectos tecnolgicos. Neste sentido, a adoo de teorias de percepo e representao pictricas na discusso de imagens medicas em RA pode ser entendida como um desafio tericocientfico, e portanto estimulante. Como resposta questo apresentada no incio deste artigo Quais so as variveis grficas presentes nas imagens em RA utilizadas em procedimentos mdicos invasivos? pode se considerar: (a) cor, (b) modo de representao, (c) representao dimensional, (d) projeo, (e) elementos simblicos e (f) elementos enfticos. Os resultados obtidos na aplicao destas na anlise da amostra das imagens indicam que as mesmas so pertinentes, pois permitiram observar aspectos da representao grfica das imagens mdicas, possibilitando levantar questionamentos sobre a visualizao de informaes mdicas no mbito imagtico. Apesar do carter exploratrio deste estudo, que impossibilita generalizaes, observou-se algumas tendncias na amostra que levam a acreditar que existe um certo padro neste tipo de representao quanto s variveis propostas. No entanto, saber se este padro deve-se a questes tecnolgicas ou de concepo deste tipo de imagem pelos seus desenvolvedores, est alm deste estudo. Para responder a estas questes faz-se necessrio realizar estudos com os usurios das imagens mdicas em RA e seus desenvolvedores. Neste sentido, a partir do aqui exposto, pode-se ainda levantar questionamentos relacionados s imagens mdicas em RA, como: Uma vez que a percepo pictrica influenciada pelo repertrio visual do observador (Arnheim, 2005; Gombrich, 1986), como se d a interpretao de uma imagem mdica por mdicos com repertrios distintos? Considerando o princpio da simplicidade (Arnheim, 2005; Gombrich, 1986), qual a eficcia de representaes realistas e esquemticas em imagens mdicas em RA? Visto que as imagens mdicas em RA so construdas a partir de exames de diagnstico por imagem, at que ponto as decises do desenvolvedor destas imagens (profissionais de tecnologia) esto em consonncia com as necessidades informacionais dos usuriosmdicos? Por fim, apesar dos aspectos aqui tratados demandarem maior aprofundamento, espera-se que estes possam inspirar futuras investigaes.

Referncias
Arnheim, R. (2005). Arte e percepo visual: uma psicologia da viso criadora. So Paulo: Pioneira Thomson Learning. Ashwin, C. (1979). The ingredients of style in contemporary illustration: a case study. Information Design Journal, Londres, v. 1, p. 51-67, 1979. Azuma, R. et al. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 21, n. 6, pp. 34-47.
13

_____. (1997). A survey of augmented reality. Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, pp. 355-385. Bertin, J. (1986). A neogrfica e o tratamento grfico da informao. Traduo de Ceclia M. Westphalen. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paran. Bimber, O & Raskar, R. (2005). Spatial augmented reality: merging real and virtual worlds. Massachusetts: A K Peters, Ltd.. Card, S. K., Mackinley, J. D. & Schneiderman, B. (1999). Readings in information visualization: using vision to think. Londres: Academic Press. Gombrich, E. H. (1986). Arte e iluso: um estudo da psicologia da representao pictrica. So Paulo: Martins Fontes. Horn, R. (1998).Visual Language: global communication for the 21st century. Bainbridge Island, Washington: MacroVU, Inc IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Indicadores sociodemogrficos e de sade do Brasil. 2009. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indic_sociosaude/2009/indicsaude.pdf. Acesso em: 14 fev. 2011. INCA Instituto Nacional de Cncer. Estimativa 2010: incidncia de cncer no Brasil. Disponvel em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2010/index.asp?link=conteudo_view.asp&ID=eAcesso em: 14 fev. 2011. Insley, S. (2003). Augmented reality: merging the virtual and the real. Disponvel em: <http://islab.oregonstate.edu/koc/ece399/f03/explo/insley.pdf> Acesso em: 06 abr. 2010. Kirner, C. & Siscoutto, R. (2007). Realidade virtual e aumentada: conceitos, projeto e aplicaes. Porto Alegre: Editora SBC. Kirner, C.; Tori, R. (2006). Fundamentos de Realidade Aumentada. In: R. Tori, C. Kirner & R. Siscoutto (Eds.). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC. Mijksenaar, P. (1997). Visual Function: an introduction to information design. Rotterdam: 010 Publishers, 1997 Milgram, P. et al. (1994). Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, SPIE, v. 2351, pp. 282-292. Spence, R (2007). Information Visualization. Edimburgo: Person Education Limited. Spinillo, C. (2000). An analytical approach to procedural pictorial sequences. Tese de doutorado no publicada. Departamento de Tipografia Comunicao Grfica. Universidade de Reading, GB. Twyman, (1979.M. A schema for the study of graphic language. In: Kplers, P. A.; Wrolstad, M. E.; Bouma, H. (Org.). Processing of visible language. Nova Iorque: Plenum Press, v.1, p. 117-150. Wong, W. (1998) Princpios de forma e desenho. So Paulo: Martins Fontes.

Sobre as autoras
Fernanda Pozza Costa, Ba. UFPR: Bacharel em Design, fotgrafa e professora do Curso de Design na Univille, Universidade de Joinville, SC. mestranda do PPGDesign UFPR, onde desenvolve projeto de pesquisa em Realidade Aumentada em imagens mdicas. Carla G. Spinillo, Dr. UFPR: Doutora em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2001), com psdoutorado na Avans University, Holanda (2010) e Bolsista Produtividade PQ2 pelo CNPq. Atualmente docente pesquisadora do PPGDesign da Universidade Federal do Paran e co-editora da InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informao. Foi diretora da International Visual Literacy Association (2008-2010) e presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informao (2003-2005 e 2005-2007), sendo filiada a estas instituies.
14

Apndice 1: Imagens da amostra e fontes

15

Vous aimerez peut-être aussi