Vous êtes sur la page 1sur 60

Doenas crnicodegenerativas e obesidade:

Estratgia mundial sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sade

2003. Organizao Pan-Americana da Sade / Organizao Mundial da Sade. permitida a reproduo parcial ou total desta obra desde que citada a fonte e no seja para venda ou qualquer fim comercial.

Tiragem: 2.000 exemplares

Projeto Grfico e Diagramao: .ormatos Design Reviso de Texto: Alessandro .erreira Soares

Esse documento baseado em fichas informativas publicadas na home page da OMS Genebra (http://www.who.int/ hpr/gs.facts.shtml) como material da Estratgia Mundial Sobre Alimentao Saudvel, Atividade .sica e Sade.

Organizao Pan-Americana da Sade. Doenas crnico-degenerativas e obesidade: estratgia mundial sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sade. / Organizao Pan-Americana da Sade. - Braslia, 2003. 60 p.: il.

1. Promoo da sade - Educao. 2. Doenas crnicodegenerativas - .atores de risco. 3. Obesidade - .atores de risco. I. Organizao Pan-Americana da Sade. II. Ttulo. NLM: WA 590

Sumrio

Estratgia Mundial sobre Alimentao Saudvel, Atividade .sica e Sade Doenas Crnicas Atividade .sica Obesidade e Excesso de Peso Cncer Diabete Doenas Cardiovasculares (DCV)

5 11 19 27 35 43 51

Estratgia Mundial sobre Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade

Estratgia Mundial sobre Alimentao Saudvel, Atividade Fsica e Sade

FATOS: As doenas crnicas figuram como principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo, responsvel por 59% dos 56,5 milhes de bitos anuais. So os chamados agravos no-transmissveis, que incluem doenas cardiovasculares, diabetes, obesidade, cncer e doenas respiratrias. Os fatores de risco que mais contribuem para as doenas crnicas so obesidade, alto nvel de colesterol, hipertenso, fumo e lcool. Uma mudana nos hbitos alimentares, na atividade fsica e no controle do fumo resultaria num impacto substancial para a reduo das taxas dessas doenas crnicas, muitas vezes num perodo de tempo relativamente curto.

As doenas crnicas representam a principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo inteiro, principalmente doenas cardiovasculares, diabete, obesidade, cncer e doenas respiratrias. Gradativamente, o problema afeta as populaes dos pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Isso reflexo das grandes mudanas que vm ocorrendo no estilo de vida das pessoas no mundo, sobretudo nos hbitos alimentares, nos nveis de atividade fsica e no fumo. A nova rotina adotada pelas pessoas fruto dos processos de industrializao, urbanizao, desenvolvimento econmico e crescente globalizao do mercado de alimentos. Essas enfermidades, tambm chamadas de agravos notransmissveis, so responsveis por 59% dos 56,5 bitos anuais e 45,9% da carga global de doena. Boa parte dos bitos (17 milhes) causada por doenas cardiovasculares, sobretudo cardiopatias e acidentes
7

Estratgia mundial sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sade

vasculares cerebrais. De acordo com o Relatrio sobre a Sade do Mundo 2002, da OMS, os principais fatores de risco so obesidade, hipertenso arterial, alto nvel de colesterol, consumo de lcool e de tabaco. Eles representam as principais causas dessas doenas. Muitas vezes, as pessoas apresentam mais de um fator, o que agrava ainda mais sua situao clnica. cientificamente comprovado que uma mudana nos hbitos alimentares e na atividade fsica pode influenciar fortemente vrios desses fatores de risco na populao. luz desse quadro, a OMS adota um enfoque abrangente de uma Estratgia Mundial sobre Alimentao Saudvel, Atividade .sica e Sade, conforme mandato da Assemblia Mundial da Sade de maio de 2002. Trata-se de um trabalho de preveno para grupos populacionais de todo o mundo, que est sendo desenvolvido desde 2002 para ser apresentado na Assemblia Mundial da Sade de 2004. O programa a espinha dorsal da OMS e seus estadosmembros com outros atores, na promoo global de mudanas que visam a alimentao saudvel e atividade fsica, cujo propsito prevenir doenas crnicas e promover a sade da populao.

O problema
Anualmente, os infartos e derrames matam 12 milhes de pessoas (7,2 milhes por causa da cardiopatia isqumica e 5,5 milhes devido a acidentes vasculares cerebrais). Alm disso, 3,9 milhes de pessoas morrem por hipertenso e outras cardiopatias anualmente. A pessoa que apresenta mais de um fator de risco ou mais de uma doena crnica tem uma situao mais grave. a caso de algum que obeso e hipertenso, por exemplo, ou um fumante que no come vegetais. Estima-se que 177 milhes de indivduos so diabticos, a maioria com diabete tipo 2 e dois teros deles vivem em pases em desenvolvimento.
8

Estratgia mundial sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sade

O excesso de peso afeta mais de um bilho de adultos no mundo e pelo menos 300 milhes so clinicamente obesos. At 80% dos casos de doenas coronrias, 90% dos casos de diabete tipo 2 e um tero dos casos de cncer podem ser evitados mediante mudanas nos hbitos alimentares, aumento na atividade fsica e abandono do tabagismo. Cerca de 75% das doenas cardiovasculares podem ser atribudas aos principais fatores de risco: colesterol alto, hipertenso, baixo consumo de frutas e verduras, falta de exerccio fsico e a prtica do fumo. Estimular uma mudana de comportamento nas pessoas reduz os fatores de risco da populao.

O que est acontecendo?


No mundo inteiro, as pessoas esto consumindo mais alimentos de grande densidade energtica com altos teores de acar e gorduras saturadas, ou excessivamente salgados. Essa forma de nutrio, aliada a um sedentarismo crescente, est ocorrendo muito rapidamente nos pases em desenvolvimento do que nos desenvolvidos. Conseqentemente, as doenas crnicas so cada vez mais comuns nos pases em desenvolvimento, especialmente nos mais pobres. Isso gera um encargo duplo, uma vez que aos casos crnicos se somam s doenas infecciosas, que continuam a assolar esses pases. Enquanto uma alimentao rica em frutas e verduras essencial, a atividade fsica diria de intensidade moderada fundamental para a sade, pois reduz a presso arterial e, a gordura corporal e melhora o metabolismo da glicose. Alm disso, a atividade fsica diria pode ajudar a reduzir a osteoporose e os riscos de acidentes com quedas entre os idosos.

Estratgia mundial sobre alimentao saudvel, atividade fsica e sade

O que fazer?
H evidncia cientfica sugerindo que os seguintes comportamentos trazem grandes benefcios sade: Consumir mais frutas e verduras, assim como nozes e gros integrais; Ter atividade fsica diria; Trocar gorduras saturadas de origem animal por gorduras insaturadas de leo vegetal; Diminuir a quantidade de alimentos gordurosos, salgados e doces no regime alimentar; Manter um peso corporal normal (dentro da faixa de 18,5 a 24,9, do ndice de Massa Corporal); No fumar.

Necessidade de um enfoque multifacetado


As causas de doenas crnicas no-transmissveis so complexas, sendo necessrias aes permanentes que foquem no apenas indivduos e famlias, mas tambm aspectos sociais, econmicos e culturais determinantes dessas doenas. Resultado prtico j existe. Essa estratgia ajudou muito na reduo de doenas cardiovasculares, cncer e diabete em pases como .inlndia, Japo e Singapura. A mudana de comportamento, portanto, precisam ser rotineiramente implementados em nvel de ateno primria de sade. Boa sade requer um enfoque de Curso de Vida relativo a hbitos de alimentao e atividade fsica. O curso deve iniciar j na gravidez da me, para proteger o feto. Depois, na infncia, a pessoa deve adquirir esses hbitos e pratic-los at a velhice. A OMS iniciou parceria para atrair todos os atores no desenvolvimento da Estratgia Global. Acredita-se que governos, profissionais de sade, indstrias de alimentos, publicidade e a sociedade civil ajudem a tornar as escolhas fceis em escolhas saudveis, seja na alimentao saudvel ou na atividade fsica.
10

Doenas Crnicas Os principais fatores de risco incluem alto teor de colesterol, hipertenso e baixo consumo de frutas e verduras

11

12

Doenas Crnicas

FATOS: Entre os principais riscos sade, responsveis por mais da metade das doenas no mundo, destacam-se hipertenso, alto teor de colesterol, obesidade, inatividade fsica, baixo consumo de frutas e verduras, ingesto de lcool e fumo. H pelo menos 600 milhes de hipertensos no mundo. Calcula-se que essa doena cause a morte de 7,1 milhes de pessoas, equivalente a 13% do total de bitos. O alto nvel de colesterol no sangue causa 4,4 milhes de mortes, ou 7,9% do total de bitos. O baixo consumo de frutas e verduras responsvel por 2,7 milhes de bitos.

Fatores de risco das doenas crnicas


As doenas crnicas, incluindo doenas cardiovasculares, diabete, cncer e doenas respiratrias, so responsveis por 59% dos 56,5 milhes de bitos anuais e 45,9% do total de enfermidades. Cinco dentre os dez principais fatores de risco da doena, identificados no Relatrio sobre Sade no Mundo 2002 esto estreitamente relacionados com a dieta e a atividade fsica. Esses fatores so hipertenso, alto nvel de colesterol, obesidade, pouca atividade fsica e consumo insuficiente de frutas e verduras. Junto com o consumo de lcool e o do cigarro, esses riscos prevenveis afetam diretamente o desenvolvimento das doenas crnicas. muito grande tambm o nmero de pessoas que apresentam mais de um fator de risco ou mais de uma doena. H uma clara evidncia de que a alterao nos hbitos alimentares e no ritmo de atividade fsica, assim como a ausncia do fumo, pode produzir mudanas rpidas nos fatores de risco e na carga relativa s doenas crnicas.
13

Doenas Crnicas

Fatores de risco: Hipertenso


A presso arterial uma medida da fora exercida pelo sangue em circulao contra as paredes das principais artrias. fcil sentir a onda de presso no pulso: a presso mais alta (sistlica) criada quando o corao se contrai e a mais baixa (diastlica), quando o corao se enche de sangue. Em geral, a hipertenso assintomtica. Altos nveis de presso arterial causam danos s artrias que fornecem sangue ao corao, crebro, rins e outros rgos, produzindo uma srie de mudanas estruturais. Nas ltimas dcadas, tornou-se mais evidente que os riscos de acidente vascular cerebral, cardiopatia, insuficincia renal e outras doenas no se restringem a um subconjunto da populao com nveis particularmente altos de presso arterial. Eles tambm esto presentes na populao com presso arterial mdia, embora acima da ideal.
14

Doenas Crnicas

As principais causas modificveis da hipertenso arterial so os hbitos alimentares, principalmente ingesto de sal, nveis de exerccio, obesidade e consumo excessivo de lcool. A maioria dos adultos tem presso arterial abaixo do ideal para a sade. Nas regies da OMS, a variao entre os nveis mais altos e mais baixos de presso arterial sistlica mdia, especfica para a faixa etria, estimada em 20mmHg. Globalmente, isso indica que quase dois teros dos acidentes vasculares cerebrais e metade das cardiopatias so atribuveis presso arterial abaixo do ideal (presso arterial sistlica maior do que 115 mmHg). H pelo menos 600 milhes de hipertensos no mundo. A doena causa 7,1 milhes de bitos no mundo, o que representa 13% do total, assim como 4,4% da incidncia total de doena.

Alto teor de colesterol


O Colesterol um tipo de gordura que existe em todo o corpo. indispensvel ao crescimento das clulas que precisam se regenerar, substituir-se ou desenvolver-se. Quando o nvel de colesterol no sangue est elevado h prejuzos sade. A maior parte do colesterol produzido no fgado a partir de uma ampla gama de alimentos, especialmente gorduras saturadas. No sangue se medem essencialmente trs tipos de colesterol: o colesterol total, o colesterol HDL e o colesterol LDL. Colesterol HDL: uma sigla, escrita em ingls - High Density Lipoproteins- que significa lipoprotena de alta densidade. o bom colesterol. O HDL circula no sangue, transportando as lipoprotenas de baixa densidade - LDL = Low Density Lipoproteins, a fim de serem destrudas e eliminadas.

15

Doenas Crnicas

Colesterol LDL: chamado de mau colesterol, porque em quantidade excessiva, ao circular livremente no sangue, torna-se nociva, acumulando-se na parede dos vasos arteriais, causando arteriosclerose. Uma dieta rica em gorduras saturadas e baixa em gorduras insaturadas, os fatores hereditrios e algumas patologias metablicas, como o diabete, determinam o nvel individual de LDL, ou colesterol ruim. O colesterol um componente importante no desenvolvimento da arteriosclerose, ou seja, da acumulao de depsitos gordurosos no revestimento interno das artrias. Essa a razo principal do colesterol aumentar o risco de cardiopatia, acidentes vasculares cerebrais e outras doenas vasculares. Quase um quinto (18%) dos acidentes vasculares cerebrais (a maioria no fatais) e cerca de 56% das cardiopatias, no mundo, podem ser atribudas a um nvel de colesterol total superior a 3.2mmol/l. A doena responsvel por 4,4 milhes de bitos (7,9% do total) e 2,8% do total de enfermidade.

Baixa ingesto de frutas e verduras


As frutas e verduras so fundamentais a todo regime alimentar saudvel. Estudos afirmam que estes alimentos podem ajudar a prevenir patologias importantes, como as doenas cardiovasculares e certos tipos de cncer, principalmente do trato digestivo. Diversos mecanismos podem mediar esses efeitos protetores, envolvendo antioxidantes e micronutrientes, como os flavonoides, carotenoides, vitamina C, cido flico e fibras. Estas e outras substncias bloqueiam ou suprimem a ao dos agentes cancergenos, e como antioxidantes, evitam danos causados pela oxidao do DNA. A ingesto de frutas e verduras varia consideravelmente dependendo do pas e reflete, em grande parte, o ambiente econmico, cultural e agrcola. Uma anlise

16

Doenas Crnicas

no Relatrio sobre Sade no Mundo 2002 avalia os nveis de ingesto mdia de frutas e verduras (excluindo a batata) na dieta diria em cada regio, medida em gramas por pessoa.

17

Doenas Crnicas

A baixa ingesto de frutas e verduras causa 19% do cncer gastrointestinal, 31% das cardiopatias isqumicas e 11% dos acidentes vasculares cerebrais Cerca de 2,7 milhes de bitos podem ser atribudos baixa ingesto de frutas e verduras.

O que est acontecendo?


O aumento das doenas cardiovasculares reflete mudanas significativas em hbitos alimentares, nveis de atividade fsica e fumo. Essas prticas tem como estmulo os processos de industrializao, urbanizao, desenvolvimento econmico e globalizao do mercado de alimentos. As pessoas esto consumindo mais alimentos de grande teor calrico e baixo teor nutritivo e so menos ativas fisicamente. As doenas cardiovasculares no podem mais ser consideradas doenas dos pases desenvolvidos. Quase 80% de todos os bitos por doenas cardiovasculares no mundo ocorrem em pases em desenvolvimento de baixa e mdia renda. E esses pases respondem por 86% das doenas cardiovasculares. Nos pases em desenvolvimento, as pessoas esto expostas a esses fatores de risco por perodos mais longos. H tambm uma alta proporo dos casos de doenas cardiovasculares em indivduos que esto numa faixa etrias economicamente ativa.

O que fazer?
A maioria das intervenes para reduzir fatores de risco para doenas crnicas, refere-se a programas abrangentes, visando a populao como um todo, e orientada para: Reduzir o sal nos alimentos processados e a gordura na dieta, particularmente as gorduras saturadas; Incentivar as atividades fsicas; Aumentar o consumo de frutas e verduras: No fumar.
18

Atividade Fsica

19

Doenas Crnicas

20

Atividade Fsica

FATOS: A atividade fsica regular fundamental para prevenir doenas crnicas. Pelo menos 60% da populao global no obedecem recomendao mnima de 30 minutos dirios de atividade fsica de intensidade moderada. O risco de contrair doena cardiovascular aumenta 1,5 vez nas pessoas que no fazem atividade fsica mnima recomendada. A pouca atividade fsica eleva substancialmente os custos mdicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, US$ 75 bilhes foram gastos apenas no ano 2000. Aumentar a atividade fsica um problema social, no apenas individual, e exige enfoques baseados em populao, multisetoriais, multidisciplinares e culturalmente relevantes.

Atividade fsica regular diria fundamental para prevenir doenas crnicas, junto com uma alimentao saudvel e a eliminao do hbito de fumar. Para o indivduo, um meio poderoso de evitar as doenas crnicas. Para os pases, pode constituir uma maneira econmica de melhorar a sade de toda a populao. Pesquisas mostram que atividade fsica regular fornece s pessoas de ambos os sexos, de todas as idades e condies incluindo as portadoras de deficincias muitos benefcios fsicos, sociais e mentais. A promoo da atividade fsica interage de maneira positiva com as estratgias para melhorar os hbitos alimentares, desencorajar o tabagismo e o consumo de lcool e drogas, reduzir a violncia, aprimorar a capacidade funcional e promover a integrao social.

21

Atividade Fsica

O problema
De acordo com o Relatrio sobre Sade no Mundo 2002, da OMS, a pouca atividade fsica causa 1,9 milho de bitos por ano no mundo. Globalmente, estima-se que a falta de exerccios seja responsvel por 10% e 16% dos casos de cncer de mama, cncer de clon e diabete, e 22% dos casos de doena cardaca isqumica. Estes percentuais so similares para homens e mulheres. As pessoas tm oportunidade de desenvolver atividades fsicas em quatro grandes contextos: No emprego (mesmo se a atividade envolve, ou no, trabalho braal); No transporte (indo a p ou de bicicleta para o trabalho, s compras, etc.); Durante a rotina de trabalho domstico (arrumar casa, etc.); Nas horas de lazer (atividades esportivas e recreativas).

Estima-se que a falta de atividade fsica entre os adultos de 17%. Uma outra estimativa indica que uma faixa entre 31% e 51% das pessoas praticam exerccios de maneira insuficiente, (menor do que duas horas e meia por semana de atividade moderada), com variao de 41% entre as sub-regies. Na elaborao do Relatrio sobre a Sade do Mundo 2002, utilizaram-se diversas fontes de dados diretos e indiretos, tipos de levantamento e metodologias para estimar os nveis de atividade no emprego, no transporte, em casa e na hora do lazer. As estimativas do Relatrio para a prevalncia de atividade fsica feita apenas para pessoas de 15 ou mais anos de idade, o que sugere que os valores encontrados podem ser mais elevados.

22

Atividade Fsica

Para o Relatrio, a atividade fsica declina com a idade, a partir da adolescncia e, no mundo todo, atividade e educao fsica esto em declnio nas escolas, principalmente entre meninas e mulheres.

A necessidade da atividade fsica regular


A falta de atividade fsica regular, associada a outros fatores de risco, contribui significativamente para o aumento de doenas crnicas. Essa prtica reduz o risco de cardiopatia, acidente vascular cerebral e cncer de mama e clon. Isso ocorre porque o exerccio melhora o metabolismo da glicose, reduz o nvel de gordura e diminui a presso arterial. essa uma das principais maneiras de reduzir o risco de doena cardiovascular e o diabete. A atividade fsica tambm pode ajudar a diminuir os efeitos dessas doenas e a reduzir o risco de cncer do clon. Isso acontece devido a seus efeitos sobre as prostaglandinas, reduo do tempo de trnsito intestinal e aumento do nvel de antioxidantes. A atividade fsica est associada a um menor risco de cncer de mama, que pode ser conseqncia de seus efeitos sobre o metabolismo hormonal. Participar de atividade fsica tambm pode melhorar o rendimento muscular e a sade dos ossos, controlar o peso e reduzir os sintomas de depresso. Os efeitos benficos da atividade fsica para dores na regio lombar, osteoropos, quedas, obesidade, depresso, ansiedade e estresse tm sido documentados em diversos estudos. Alm dos benefcios diretos sobre a sade, aumentar a atividade fsica da populao, por meio de um programa integrado que leve em considerao as polticas de transporte e planejamento urbano, traz vantagens, como ampliar a interao social, a recreao, reduzir a violncia, o congestionamento do trnsito urbano e a poluio.

23

Atividade Fsica

A atividade fsica tambm resulta em benefcios econmicos, reduzindo custos de ateno sade, aumentando a produtividade e espaos fsicos e sociais mais saudveis. Dados de pases desenvolvidos indicam que os custos diretos da inatividade so muito grandes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a participao dos custos associados falta de atividade e obesidade nas despesas em sade foi de 9,4% em 1995. Os indivduos fisicamente ativos naquele pas economizam US$ 500.00 por ano em custos de ateno sade, conforme dados de 1998. Somente a falta de exerccio pode ter acrescentado cerca de US$75 bilhes aos custos mdicos nos Estados Unidos no ano 2000. No Canad, esse problema responsvel por 6% do custo total de ateno sade.

O que fazer?
No se sabe qual a combinao ideal sobre tipo, freqncia e intensidade da atividade fsica para as diferentes populaes. So variveis que dependem do resultado desejado. Existe consenso, entretanto, quanto recomendao de pelo menos 30 minutos dirios de atividade de intensidade moderada. Os benefcios so maiores quando se faz mais, especialmente atividades mais vigorosas, que so recomendadas para os jovens, para assegurar ossos e msculos sadios. Mas, atividade fsica no significa, necessariamente, correr numa maratona cansativa ou se engajar em esportes competitivos. Pelo contrrio, para muitas pessoas, tratase de levar as crianas escola a p, ou fazer uma caminhada vigorosa no parque. Significa subir as escadas, ao invs de usar o elevador, ou descer do nibus duas paradas antes do destino. Atualmente, estima-se que 60% da populao mundial no pratica atividade fsica suficiente, nem para cumprir essa modesta recomendao. Em gerla, os adultos nos pases desenvolvidos no praticam exerccios. mais provvel que os padres de atividade fsica adquiridos durante a infncia e adolescncia sejam mantidos pelo

24

Atividade Fsica

resto da vida, fornecendo a base para uma vida ativa e saudvel. Por outro lado, estilos de vida no saudveis, como o sedentarismo, hbitos alimentares nocivos e abuso de substncias, adotados na juventude, tendem a persistir. A atividade fsica no apenas um comportamento individual. So necessrias polticas e iniciativas multisetorais para criar ambientes que ajudem as pessoas a serem fisicamente ativas, como, por exemplo: Aes coletivas baseadas nos interesses da populao, envolvendo diferentes atores sociais, como instituies pblicas e privadas e as ONGs. Envolver diversos setores, especialmente os ministrios da sade, dos esportes, da educao, do transporte e do lazer, alm de um trabalho de planejamento urbano em municpios e governos locais. Realizar aes culturalmente relevantes e baseadas em parceria. Promover atividade fsica em todos as situaes da vida. Aproveitar os principais eventos esportivos, culturais e de sade.

Aes em andamento
Uma Estratgia Global da OMS sobre Alimentao Saudvel, Atividade .sica e Sade reflete o crescente reconhecimento, pelos Estados-Membros, de que a atividade fsica deve ser considerada junto com a alimentao saudvel, no combate a crescente carga de doenas crnicas. A OMS dedicou o Dia Mundial Sem Tabaco 2002 ao tema Esporte Livre do Tabaco: Jogue Limpo. A OMS e outras organizaes internacionais esto colaborando ativamente com as organizaes desportivas em programas como Esporte para Todos, que visam a aumentar o acesso aos esportes, a todos os segmentos populacionais. Est sendo dada uma nfase especial nas aes, em parceria, para promover atividades fsicas e esportes junto aos jovens, dentro e fora das escolas.
25

Atividade Fsica

POR SUA SADE, MOVA-SE Aps o xito do Dia Mundial da Sade 2002, os Estados-Membros concordaram em celebrar o Dia Por sua sade, mova-se, anualmente, para promover atividade fsica como elemento essencial sade e ao bemestar. O Dia estar vinculado a um processo mais amplo, j em andamento, de promoo da atividade fsica, em nvel mundial, ao longo do ano, no contexto de um enfoque integrado de preveno das doenas crnicas, promoo da sade e desenvolvimento socioeconmico. Pretende-se, assim, aumentar a prtica regular de atividades fsicas na populao geral, independentemente de gnero, idade e condies fsicas, em todos os contextos (lazer, transporte, trabalho) e ambientes (escola, comunidade, lar e local de trabalho).

26

Obesidade e Excesso de Peso

27

28

Obesidade e Excesso de Peso FATOS: No mundo, h mais de um bilho de adultos com excesso de peso. Destes, pelo menos 300 milhes so obesos. A obesidade e o excesso de peso so fatores de risco relevantes para o surgimento de doenas crnicas, como diabete tipo 2, cardiopatias, hipertenso, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de cncer. As principais causas do problema so o consumo crescente de dietas com alta densidade energtica, ricas em gorduras saturadas e acares, alm de atividade fsica reduzida. Aproximadamente 90% das pessoas com diabete tipo 2 so obesas ou tm excesso de peso. O ndice de massa corporal acima do ideal contribui para cerca de 58% do diabete, 21% das cardiopatias isqumicas e entre 8% e 42% de certos tipos de cncer.

Obesidade e excesso de peso


A obesidade alcanou propores epidmicas globais, com mais de um bilho de adultos com excesso de peso. Desse grupo, 300 milhes apresentam obesidade clnica. Trata-se do principal componente de incidncia da doena crnica e incapacidade. Convivendo freqentemente com a subnutrio nos pases em desenvolvimento, a obesidade uma patologia complexa que apresenta graves dimenses sociais e psicolgicas, e afeta praticamente todas as faixas etrias e grupos socioeconmicos. As taxas de obesidade triplicaram, comparadas com dados de 1980, colhidos nos pases da Amrica do Norte, Reino Unido, Europa Oriental, Oriente Mdio, Ilhas do Pacfico, Austrlia e China. Isso se deve ao fato da populao mundial ter aumentado o consumo de
29

Obesidade e Excesso de Peso

alimentos com elevada densidade energtica, mas pobres em nutrientes, com altos teores de acar e gorduras saturadas. resultado tambm da reduo nas atividades fsicas. O mais grave que a epidemia da obesidade no se restringe s sociedades industrializadas. O aumento dessas taxas mais rpido nos pases em desenvolvimento do que no mundo desenvolvido. A obesidade e o excesso de peso representam risco substancial para as doenas crnicas severas, como diabete tipo 2, doenas cardiovasculares, hipertenso, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de cncer. As conseqncias para a sade variam desde um maior risco de morte prematura at doenas crnicas graves que reduzem a qualidade de vida do indivduo. O aumento da incidncia de obesidade infantil especialmente perturbador.

O que acontece?
A crescente epidemia reflete mudanas profundas na sociedade e nos padres comportamentais das comunidades ao longo das ltimas dcadas. Embora a gentica desempenhe papel importante na susceptibilidade do indivduo para ganhar peso, o balano energtico determinado pela ingesto de calorias e pela atividade fsica. Assim, as mudanas sociais e a transio nutricional mundial impulsionam a epidemia de obesidade. .atores contextuais tambm contribuem para o aumento da epidemia, como crescimento econmico, modernizao, urbanizao e globalizao do mercado de alimentos. Vive-se hoje um novo cotidiano. medida que a renda e a populao crescem, e se tornam mais urbanas a alimentao rica em carboidratos complexos substituda por regimes alimentares mais variados, com maior proporo de gorduras saturadas e acares. Paralelamente, houve grandes mudanas no mercado de trabalho no mundo inteiro, e agora, as ocupaes que exigem menos esforo fsico predominam. No dia a dia

30

Obesidade e Excesso de Peso

das pessoas houve aumento no uso de transporte automatizado, tecnologia no lar e formas de lazer mais passivas. E isso contribui para o abandono das atividades fsicas.

O que obesidade e excesso de peso:


A prevalncia do excesso de peso e a obesidade so avaliadas pelo ndice de massa corporal (IMC), definido como o peso em quilogramas dividido pelo quadrado da altura, em metros (kg/m ). IMCs superiores a 25kg/ m significam excesso de peso e IMCs superiores a 30kg/ m , obesidade. Embora esses marcadores sejam teis para avaliar a situao, os riscos de doena nas populaes podem aumentar progressivamente a partir de IMCs mais baixos. Nos adultos, IMCs mdios de 22-23kg/m so encontrados na frica e na sia, enquanto que IMCs de 2527kg/m so mais comuns em pases da Amrica do Norte, Europa, Amrica Latina, frica e Ilhas do Pacfico. O IMC aumenta em pessoas de meia-idade, que tm maior risco de complicaes. Nos pases que esto passando por transio alimentar, a alimentao excessiva coexiste com a subnutrio. Em geral, as pessoas com IMC abaixo de 18,5kg/m tm falta de peso. O ndice de massa corporal est aumentando em muitas populaes. Estudos recentes mostram que as pessoas que j foram subnutridas na infncia e obesas quando adultas tendem a desenvolver doenas como hipertenso, cardiopatias e diabete. Para essas pessoas, as complicaes na sade so mais graves do que com as que nunca foram subnutridas.

O problema:
Atualmente, h mais de um bilho de adultos com excesso de peso e pelo menos 300 milhes deles sofrem de obesidade clnica. Os nveis atuais de obesidade variam de valores inferiores a 5% na China, Japo e

31

Obesidade e Excesso de Peso

alguns pases africanos at mais de 75% em zonas urbanas de Samoa. Agora, mesmo em pases de prevalncia relativamente baixa como a China, as taxas em algumas cidades chegam a quase 20%. A obesidade infantil j apresenta dimenses epidmicas em algumas reas e ascendentes em outras. No mundo, existem 17,6 milhes de crianas obesas com idade menor a cinco anos. O Surgeon General, a maior autoridade governamental em sade dos Estados Unidos, afirma que o nmero de crianas obesas dobrou e o de adolescentes obesos triplicou naquele pas desde 1980. O nmero de crianas obesas entre 6 a 11 anos mais do que dobrou desde a dcada de 1960 e a obesidade na faixa etria de 12 a 17 aumentou de 5% para 13% nos rapazes e de 5% para 9% nas moas de 1966/1970 a 1988/1991. Trata-se de um problema global que atinge os pases em desenvolvimento de forma crescente. Na Tailndia, por exemplo, a obesidade na faixa de 5 a 12 anos aumentou de 12,2% para 15,6% em apenas dois anos. A obesidade responsvel por 2 a 6% do custo total de ateno sade em vrios pases em desenvolvimento; algumas estimativas apontam para at 7%. Os verdadeiros custos so indubitavelmente muito mais altos, uma vez que nem toda patologia associada obesidade includa nos clculos.

Impacto do excesso de gordura para a sade:


O excesso de peso e a obesidade produzem efeitos metablicos adversos sobre a presso arterial, os nveis de colesterol e de triglicerdeos no sangue e a resistncia insulina. H uma certa confuso sobre as conseqncias da obesidade porque os pesquisadores usam diferentes valores de pontos de corte para ndice de massa corporal, e por causa da presena de muitas condies clnicas mdicas envolvidas no desenvolvimento da obesidade que podem confundir os efeitos prprios da obesidade.

32

Obesidade e Excesso de Peso

Os problemas de sade no fatais, mas debilitantes associados obesidade incluem problemas respiratrios, musculares e esquelticos crnicos, doenas na pele e infertilidade. Os casos mais graves que ameaam a vida esto distribudos em quatro grandes categorias: doenas cardiovasculares, agravos associados resistncia insulina, certos tipos de cncer (especialmente hormnio-dependentes e cncer do intestino) grosso e doenas da vescula biliar. A probabilidade de desenvolver diabete tipo 2 e hipertenso aumenta acentuadamente quando a pessoa fica mais gorda. Confinada a adultos de idade mais avanada durante a maior parte do sculo 20, essa doena afeta hoje crianas obesas, mesmo antes da puberdade. Aproximadamente 85% de pessoas com diabete so do tipo 2, e dessas , 90% so obesas ou tm excesso de peso. Esses ndices esto crescendo muito nos pases em desenvolvimento. Para se ter uma idia, em 1995 as economias emergentes apresentavam o maior nmero de diabticos. Se as atuais tendncias se mantiverem, a ndia e os pases muulmanos do Oriente Mdio vo liderar o problema at 2025. .oram observados tambm aumentos substanciais na China, na Amrica Latina, no Caribe e na sia. Um ndice de massa corporal elevado tambm aumenta o risco de cncer de mama, clon, prstata, endomtrio, rins e vescula biliar. O excesso de peso e a obesidade crnicos contribuem muito para a osteoartrite, que a principal causa de incapacitao nos adultos. Embora a obesidade deva ser considerada como doena em si mesma, ela representa tambm um dos principais fatores de risco de outras doenas crnicas, paralelamente ao fumo, hipertenso e altos nveis de colesterol no sangue. Nas anlises realizadas no Relatrio sobre Sade no Mundo 2002, aproximadamente 58% do diabete e 21% das cardiopatias isqumicas, bem como de 8% a 42% de certos tipos de cncer, eram atribuveis a ndices de massa corporal superiores a 21kg/m , no mundo inteiro.

33

Obesidade e Excesso de Peso

O que fazer?
O gerenciamento eficaz do peso nas pessoas e em grupos em risco de obesidade requer uma srie de estratgias a longo prazo, que inclui preveno, manuteno do peso ou dieta para perd-lo. Esse trabalho deve envolver aes multisetoriais e integradas, com abordagem que inclui o apoio a regimes alimentares saudveis e atividade fsica regular. necessrio tambm o apoio ambiental a regimes alimentares saudveis e atividade fsica regular. Os principais elementos so os seguintes: Criao de polticas pblicas que promovam a disponibilidade e o acesso a uma variedade de alimentos com baixo teor de gordura e alto teor de fibras e que promova oportunidades para atividade fsica. Engajamento em atividade fsica moderada de por pelo menos 30 minutos dirios. Promoo de comportamentos saudveis para incentivar, motivar e permitir que as pessoas percam peso, por meio de atividade fsica e hbitos alimentares saudveis, como: ingesto de mais frutas e verduras, assim como nozes e cereais integrais. diminuio dos alimentos gordurosos e aucarados na dieta. substituio de gorduras saturadas de origem animal por gorduras insaturadas derivadas de leos vegetais. .ormulao de uma resposta obesidade e s patologias associadas, por meio de programas clnicos e capacitao dos recursos humanos, de maneira a assegurar apoio efetivo para que as pessoas afetadas percam peso ou evitem novos ganhos de peso.

34

Cncer

35

36

Cncer

FATOS: O cncer responsvel por 7,1 milhes de mortes por ano, o que representa 12,6% do total de bitos no mundo. Os fatores associados dieta alimentar so responsveis 30% dos casos de cncer nos pases ocidentais e por at 20% nos pases em desenvolvimento. O regime alimentar perde apenas para o fumo, como principal causa de cncer que pode ser evitada. Cerca de 20 milhes de pessoas sofrem de cncer e esse nmero deve chegar a 30 milhes nos prximos 20 anos. O nmero anual de novos casos (incidncia) dever aumentar de 10 para 15 milhes at 2020, de acordo com as estimativas. Mais da metade de todos os casos de cncer acontece em pases em desenvolvimento.

Cncer
Cada vez mais, o cncer se torna um problema relevante. Estima-se que a incidncia do cncer aumentar de 10 milhes em 2000 para 15 milhes em 2020. Aproximadamente 60% desses casos ocorrero nos pases menos desenvolvidos do mundo. Mais de sete milhes de pessoas morrem a cada ano com a doena. Apesar disso, pelo menos um tero dos casos de cncer que ocorrem por ano, poderiam ser evitados se fossem aplicados os conhecimentos existentes. O fumo o principal fator determinante do cncer, responsvel por 30% de todas as mortes por cncer nos pases desenvolvidos e por um nmero crescente nos pases em desenvolvimento. O excesso de peso e a

37

Cncer

obesidade tambm so graves fatores de risco para o cncer. O alto consumo de carnes vermelhas e carne em conserva so hbitos associados ao aumento do risco de cncer. Diante disso, a melhor forma de enfrentar o problema convidar a populao mundial a modificar os hbitos alimentares e praticar exerccios fsicos regularmente como forma de prevenir e controlar o cncer. Sabe-se, por exemplo, que as dietas ricas em frutas e verduras podem reduzir os riscos de vrios tipos da doena.

O que o cncer?
O termo cncer dado a mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo se espalhar, produzindo metstases em diversas regies do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas clulas tendem a ser muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores malignos. O cncer pode surgir

38

Cncer

em qualquer parte do corpo, como nas mamas, no colo do tero, na prstata, no estmago, no clon, nos pulmes ou na boca. Outros exemplos de cncer so a leucemia, os sarcomas, a doena de Hodgkin e os linfomas no-Hodgkin. A doena surge principalmente como conseqncia da exposio individual a agentes cancergenos, por meio do que a pessoa inala, come ou bebe, ou ainda decorrente do ambiente pessoal ou de trabalho. So os hbitos pessoais, como o fumo, padres alimentares e a pouca atividade fsica que desempenham o papel mais importante no desenvolvimento do cncer e no os fatores genticos.

O problema
Muitos dos fatores de risco se sobrepem, assim como as doenas crnicas. Quem no inclui frutas e verduras na alimentao e no faz atividade fsica, por exemplo, est acumulando riscos. Do mesmo modo que a situao de um diabtico se agrava se ele tem hipertenso. Nos pases desenvolvidos, o cncer a segunda maior causa de morte, aps as doenas cardiovasculares. Os dados epidemiolgicos indicam tambm o surgimento dessa tendncia nos pases menos desenvolvidos, que registram mais da metade de todos os casos de cncer. Isso mais evidente nos pases da Amrica do Sul e da sia. Atualmente, quase 20 milhes de pessoas vivem com cncer e at 2020, esse nmero ser de 30 milhes. O impacto da doena muito maior do que o nmero de casos sugere. O diagnstico inicial percebido pelos pacientes como uma ameaa vida, e mais de um tero deles sofrem de ansiedade e depresso. O cncer tambm pode ser economicamente prejudicial para a famlia do paciente. Por outro lado, o custo de ateno s pessoas com cncer bastante significativo nos oramentos da sade pblica.

39

Cncer

Impacto da alimentao e da atividade fsica


Os fatores associados dieta so responsveis por 30% dos casos de cncer nos pases ocidentais, o que faz da alimentao a segunda principal causa prevenvel de cncer, aps o fumo. Acredita-se que essa proporo seja de quase 20% nos pases em desenvolvimento e que aumentar no futuro. medida que a populao dos pases em desenvolvimento se desloca para as zonas urbanas, os casos de doena e morte por cncer aumentam de forma semelhante aos dos pases economicamente desenvolvidos. Isso acontece sobretudo nos casos associados aos hbitos alimentares e de atividade fsica. por isso que as taxas de cncer tambm mudam medida que as populaes migram para outros pases e adotam hbitos alimentares diferentes.

A importncia relativa do cncer como causa de morte est aumentando. A incidncia de cncer de pulmo, clon e reto, mama e prstata geralmente cresce paralelamente ao desenvolvimento econmico, enquanto a do cncer de estmago diminui. A enfermidade tambm est relacionada condio social e econmica do indivduo.
40

Cncer

Os grupos de menor escolaridade esto mais expostos aos fatores de risco. Alm disso, os pacientes de segmentos socioeconmicos menos favorecidos apresentam taxas de sobrevivncia bem inferiores aos segmentos socioeconmicas mais abastados. Nos ltimos anos, constatou-se uma forte relao entre excesso de peso ou obesidade e os muitos tipos de cncer, como esfago, clon e reto, mama, endomtrio e rins. A composio da dieta alimentar tambm importante devido ao efeito protetor das frutas e verduras, que diminuem o risco de alguns tipos de cncer, como os de boca, esfago, estmago, clon e reto. A atividade fsica regular tambm tem efeito protetor, visto que reduz o risco de cncer de mama, e clon e reto. A ingesto de grandes quantidades de carne vermelha e em conserva tambm pode estar associada a um maior risco de cncer do clon e reto. Outro aspecto da relao entre hbitos alimentares e risco de cncer o alto consumo de bebidas alcolicas, com o aparecimento da doena na cavidade oral, faringe, laringe, esfago, fgado e mama.

O que fazer?
Uma vez que a nutrio inadequada, pouca atividade fsica, obesidade, fumo e consumo excessivo de lcool so fatores de risco comuns para outras doenas crnicas (como as doenas cardiovasculares, diabete tipo 2 e doenas respiratrias), a conduo de um programa de preveno de cncer, no contexto de uma preveno integrada de doenas crnicas, seria uma estratgia eficaz. Os fatores alimentares que aumentam o risco de cncer, de acordo com as evidncias existentes, so os seguintes: Excesso de peso e obesidade; Consumo excessivo de lcool (mais de duas doses por dia);

41

Cncer

Determinadas maneiras de salgar e fermentar peixe; Bebidas e comidas muito salgadas e aquecidas; Aflotoxinas (substncia produzida por fungos, algumas vezes encontrados em gros, como amendoim, nozes e farinha de semente de algodo).

A tabela abaixo apresenta os fatores de risco segundo uma classificao de acordo com o grau de evidncia existente entre eles e os diferentes tipos de cncer:
Evidncia Reduo de risco A atividade fsica diminui o risco de cncer de clon e reto.
Convincente

Aumento de risco O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de cncer de esfago, clon e reto, mama, endomtrio, rins; O lcool aumenta o risco de cncer na cavidade oral, faringe, laringe, esfago, fgado, mama; As aflatoxinas aumentam o risco de cncer de fgado;

Provvel

Alimentao rica em frutas e verduras diminui o risco de cncer na cavidade oral, estmago, clon e reto; Atividade fsica diminui o risco de cncer de mama.

Carne em conserva aumenta o risco de cncer de clon, reto e esfago; Sal e alimentos conservados em sal aumentam o risco de cncer de estmago; Bebidas e alimentos muito aquecidas aumenta o risco de cncer na cavidade oral, faringe e esfago.

.ibra; soja; peixe; cidos graxos; carotenides; vitaminas B2, B6, folato, B12, C, D, E; clcio; zinco; selnio; constituintes vegetais no-nutritivos (ex.: flavonides e isoflavonas).

Possvel/ Insuficiente

Gordura animal, aminas heterocclicas, carboidratos aromticos policclicos e nitrosaminas.

42

Diabete

43

44

Diabete

FATOS: Cerca de 177 milhes de pessoas sofrem de diabete no mundo e esse ndice dever dobrar at 2030. Aproximadamente quatro milhes de mortes ao ano so atribuveis a complicaes do diabete. Em termos do nmero de diabticos, Os dez principais pases do mundo, so ndia, China, Estados Unidos, Indonsia, Rssia, Japo, Emirados rabes Unidos, Paquisto, Brasil e Itlia. Os custos de ateno ao diabete variam de 2,5% a 15% dos oramentos anuais da sade, dependendo da prevalncia local de diabete e do nvel de complexidade dos tratamentos disponveis. Os custos de produo perdidos podem exceder, em at cinco vezes, os custos diretos de ateno sade, conforme estimativas obtidas em 25 pases latino-americanos. Estudos baseados em populaes, realizados na China, Canad, Estados Unidos e em vrios pases europeus indicam que intervenes para alterar o estilo de vida no mundo podem prevenir o incio do diabete em pessoas de alto risco.

O custo do diabete
Existe uma epidemia de diabete em curso. Em 1985, eram 30 milhes de pacientes no mundo todo. Uma dcada mais tarde, o nmero triplicou (135 milhes). De acordo com a OMS, em 2000 existiam 177 milhes mas esse quadro dever aumentar para 370 milhes at 2030. Com relao a esse crescimento, h duas preocupaes centrais. A primeira a de que boa parte dessa expanso ocorrer em pases em desenvolvimento, devido ao crescimento demogrfico, ao envelhecimento da
45

Diabete

populao, aos hbitos alimentares pouco saudveis, obesidade e aos estilos de vida sedentrios. A segunda preocupao de que h uma crescente incidncia, entre os indivduos mais jovens, de diabete tipo 2, responsvel por quase 90% dos casos. At 2030, enquanto nos pases desenvolvidos a maioria dos diabticos estar com 65 anos ou mais, nos pases em desenvolvimento as pessoas mais afetadas estaro na faixa de 45-65 anos, ou seja, nos seus anos mais produtivos. Anualmente, pouco mais de 800 mil mortes so atribudos ao diabete. Entretanto, a maioria dos diabticos morre de outras doenas crnicas, como as cardiopatias.

O que o diabete?
O diabete melito uma doena crnica causada por uma deficincia do pncreas na produo de insulina, ou por incapacidade da insulina exercer adequadamente suas funes. A insulina o principal responsvel pelo metabolismo e pelo aproveitamento da glicose pelas clulas do organismo, com finalidade de gerar energia. A sua ausncia, ou atuao deficiente, resulta num excesso de acar no sangue (hiperglicemia crnica), causando alteraes no metabolismo do acar, das gorduras e das protenas, ocasionando muitos prejuzos para o corpo, particularmente para os sistemas vascular e nervoso. As pessoas com tolerncia diminuda glicose (TDG) e glicose de jejum alterada (GJA) esto em risco maior de desenvolver diabete e cardiopatias do que aquelas com tolerncia normal glicose. Os dois principais tipos de diabete so: Diabete Tipo 1 quando o pncreas no produz a insulina essencial sobrevivncia. Esse tipo de diabete ocorre mais freqentemente nas crianas e
46

Diabete

nos adolescentes, mas tambm pode ocorrer em pessoas com mais idade. Diabete Tipo 2 - resulta da incapacidade do corpo de responder adequadamente ao da insulina produzida pelo pncreas. O diabete tipo 2 ocorre com maior freqncia nos adultos, mas est sendo observada, cada vez mais, nas crianas e nos adolescentes. A maioria dos diabticos apresenta este tipo da doena.

Complicaes associadas ao diabete melito


Nos pases industrializados, 70% das mortes de diabticos so causadas por doena cardiovascular. Os fatores de risco de cardiopatia para os diabticos incluem hipertenso, alto nvel de colesterol no sangue, obesidade e fumo. A identificao e o acompanhamento adequado desses agravos podem adiar ou prevenir o aparecimento de cardiopatias nos diabticos. A neuropatia , provavelmente, a complicao mais freqente no diabete. Os estudos indicam que at 50% dos diabticos so afetados por este problema. Os principais fatores de risco de neuropatia esto relacionados ao nvel de acar no sangue e sua durao. Quanto mais elevados os nveis de glicemia e se a situao se tornar crnica, os riscos so maiores. Alm disso, a neuropatia pode causar leses nas extremidades e uma importante causa de impotncia. A retinopatia diabtica a principal causa de cegueira e incapacidade visual nesses pacientes. A pesquisa sugere que, aps 15 anos de doena, aproximadamente 2% dos diabticos ficam cegos e outros 10% desenvolvem deficincia visual grave. O diabete figura entre as principais causas de insuficincia renal, mas a freqncia desta complicao varia dependendo da populao e da gravidade e durao da doena.
47

Diabete

A doena do p diabtico resultante de mudanas nos vasos sangneos e nos nervos. Com freqncia, ela leva a ulceraes nas extremidades e amputao. Por isso que o diabete a causa mais freqente de amputao no acidental das extremidades inferiores.

Pases com os maiores nmeros de diabticos


Estimativas de 1995 PAS ndia China EUA Indonsia Prevalncia Nmero de de diabete diabticos (%) (em milhes) 3,8 2,0 7,8 4,1 19,4 16,0 13,8 4,5 Estimativas de 2000 Prevalncia de diabete (%) 5,5 2,4 7,8 6,7 Nmero de diabticos (em milhes) 31,5 20,7 17,5 8,5

Preveno e tratamento:
A preveno primria (dos fatores de risco) se faz com um regime alimentar saudvel e atividade fsica regular. A preveno desses fatores reduz ou adia as necessidades de ateno doena. A preveno primria deve ser particularmente enfatizada nas regies mais pobres do mundo, onde os recursos so extremamente escassos. A preveno secundria inclui diagnstico precoce e tratamento apropriado. Controlar a hipertenso, o colesterol, e os nveis de glicemia pode reduzir substancialmente o risco de complicaes e desacelerar sua progresso. Estudos realizados na China, Canad, Estados Unidos e vrios pases europeus mostram que mais da metade das pessoas com excesso de peso e com tolerncia diminuda glicose conseguiram reduzir incidncia de diabete, por meio da diminuio moderada no peso e meia hora de caminhada diria. O diabete uma doena dispendiosa, no apenas para o diabtico e sua famlia, mas tambm para as autoridades
48

Diabete

de sade, devido natureza crnica, gravidade das complicaes e aos meios necessrios ao seu controle. Estudos na ndia estimam que uma famlia indiana de baixa renda, com um adulto diabtico, emprega at 25% da renda familiar na ateno a este diabtico. No caso das famlias americanas com uma criana diabtica, este valor corresponde a 10%. Na regio do Pacifico Ocidental da OMS, uma anlise recente das despesas com ateno sade demonstrou que os diabticos representavam 16% das despesas hospitalares. Na Repblica das Ilhas Marshall, esse valor equivale a 25%. Em .iji, 20% das despesas no exterior em sade (casos em que no h possibilidade de ateno no pas e seus pacientes so tratados em outros lugares) estavam relacionadas a complicaes do diabete. So valores considerveis para pases sem condies de enfrentar grandes despesas com agravos prevenveis.

49

Diabete

50

Diabete

Doenas Cardiovasculares (DCV)

51

52

Doenas Cardiovasculares (DCV)

FATOS: Cerca de 16,6 milhes de pessoas morrem anualmente de doenas cardiovasculares, o que equivale a um tero do total de bitos no mundo em 2001. Aproximadamente 80% dos bitos por doenas cardiovasculares ocorrem em pases de baixa e mdia renda. At 2010, as doenas cardiovasculares sero a principal causa de mortalidade nos pases em desenvolvimento. Pelo menos 20 milhes de pessoas sobrevivem a infartos e acidentes vasculares cerebrais a cada ano. Muitas delas, aps o problema, continuam a depender de ateno clnica dispendiosa. As cardiopatias (doenas do corao) no conhecem fronteiras geogrficas, socioeconmicas ou de gnero.

Situao
Estima-se que 16,6 milhes de mortes, ou um tero de todos os bitos no mundo, resultam de vrias formas de doena cardiovascular. H tambm srios problemas de incapacidade por causa de cardiopatias ou acidentes vasculares cerebrais, que matam mais de 12 milhes de pessoas todo ano. E essas doenas no se restringem mais aos pases desenvolvidos. Cerca de 80% dos bitos por doenas cardiovasculares no mundo ocorrem em pases em desenvolvimento, de baixa e mdia renda. Esses ltimos so responsveis por 86% das doenas cardiovasculares. Alm disso, estima-se que, at 2010, essas doenas representem a principal causa de bito nos pases em desenvolvimento.

53

Doenas Cardiovasculares (DCV)

Preveno e controle
Apesar disso, possvel reduzir bastante esses ndices se houver estratgia para enfrentar os principais fatores de risco, como regime alimentar inadequado, pouca atividade fsica e consumo de cigarros. Mais de 50% de todos os bitos poderiam ser evitados mediante a combinao de esforos simples, de baixo custo, e aes individuais para reduzir os principais fatores de risco, como hipertenso, alta taxa de colesterol, obesidade e fumo.

O Problema
As principais doenas cardiovasculares incluem: As doenas coronarianas (ou doena isqumica cardaca e infarto) Doena vascular cerebral (derrame) Hipertenso (presso alta) Insuficincia cardaca Doena reumtica cardaca.

Dentre os 16,6 milhes de bitos por doenas cardiovasculares que ocorrem a cada ano, 7,2 milhes se devem a doena isqumica, 5,5 milhes a doena vascular cerebral e 3,0 milhes a hipertenso e outras cardiopatias. Anualmente, 20 milhes de indivduos sobrevivem a infartos e derrames, sendo que muitos deles precisam de ateno clnica dispendiosa, o que representa um grande volume de recursos dispensados na ateno sade a longo prazo. As doenas cardiovasculares afetam pessoas de meiaidade, prejudicando tambm o desenvolvimento socioeconmico de famlias e pases. Em geral, populaes carentes do ponto de vista socioeconmico esto mais expostos a fatores de risco, doenas e morte. Ao mesmo tempo, as doenas cardiovasculares esto crescendo muito nos pases em desenvolvimento.
54

Doenas Cardiovasculares (DCV)

Com relao populao infantil, o impacto dos fatores de risco, causado principalmente pela falta de exerccios fsicos e o pouco consumo de frutas e verduras, s ser sentido no futuro. Se os pases no se empenharem num grande esforo de preveno e gerenciamento dos riscos, os custos da mortalidade e morbidade pelas doenas cardiovasculares continuaro aumentando.

O que acontece?
O aumento das doenas cardiovasculares reflete uma mudana significativa nos hbitos alimentares, nos nveis de atividade fsica e no consumo de cigarros no mundo. Estas mudanas resultam dos processos de industrializao, urbanizao, desenvolvimento econmico e globalizao do mercado de alimentos. Hoje, a dieta das pessoas se carateriza por um alto teor calrico e um baixo nvel de nutrientes. Alm disso, as pessoas so muito menos ativas. Desequilbrio nutricional, atividade fsica reduzida e alto consumo de cigarro so os principais fatores de risco comportamentais. Hipertenso, alto nvel de colesterol no sangue, excesso de peso e obesidade e diabete tipo 2 esto entre os mais importantes fatores de risco. Os hbitos alimentares pouco saudveis incluem grande consumo de gorduras saturadas, sal e carboidratos refinados e baixo consumo

55

Doenas Cardiovasculares (DCV)

de frutas e verduras. Esses fatores de risco tendem a figurar juntos em muitas pessoas, o que agrava mais ainda sade.

O que fazer?
Quem j sofreu infarto ou derrame tem srio risco sofrer recorrncias da doena. Este risco pode ser diminudo sensivelmente se houver uma combinao de medicamentos tomados diariamente, como estatinas para diminuir a taxa de colesterol, aspirina e doses baixas de medicamentos para reduzir a presso arterial dados diariamente para pessoas com elevado risco de ataque cardaco e derrame cerebral. Os mtodos mais adequados para reduzir o risco geral, entretanto, so as intervenes que abrangem toda a populao e combinam polticas eficazes com programas amplos de promoo da sade. Essas intervenes deveriam ser consideradas primeiro lugar. Em muitos pases, h nfase excessiva nas intervenes individuais voltada populao com risco mdio de doenas cardiovasculares. Os recursos poderiam ser mais bem utilizados se houvesse prioridade para as pessoas com alto risco de doenas cardiovasculares. Aes polticas e programas econmicos e educacionais devem ser dirigidos a toda a populao para reduzir fatores de risco, sobretudo regime alimentar e atividade

56

Doenas Cardiovasculares (DCV)

fsica. A ingesto de gorduras, especialmente a sua qualidade, tem grande influncia no risco de doenas coronarianas, acidentes vasculares cerebrais, trombose, hipertenso e nas inflamaes. O excesso de sal tem impacto significativo nos nveis de presso arterial. Evidncias convincentes indicam que trs estratgias dietticas so eficazes na preveno das doenas cardiovasculares e auxiliam no acompanhamento de pessoas com essas doenas: Aumentar o consumo de cidos graxos mega-3 provenientes de leo de peixe ou fontes vegetais; Consumir dieta rica em frutas, verduras, nozes e gros integrais, e com poucos gros refinados. Substituir gorduras saturadas por gorduras insaturadas Evitar excesso de alimentos salgados ou aucarados Acumular pelo menos 30 minutos de atividade fsica regular por dia No fumar Manter um peso saudvel.

Intervenes eficazes
No Reino Unido, um programa bem sucedido promovido pelo governo, em parceria com a indstria de alimentos e bebidas, reduziu em quase 25% o teor de sal nos alimentos manufaturados, ao longo de vrios anos. Nas Ilhas Maurcio, a reduo do teor de colesterol foi conseguida, em grande parte, por um esforo governamental para mudar o leo de cozinha utilizado pela populao, estimulando a troca do leo de dend pelo leo de soja. A Coria tem trabalhado para manter diversos elementos da dieta tradicional. A sociedade civil e o governo desenvolvem campanhas de comunicao de massa para promover os alimentos locais, os mtodos tradicionais de cozimento e a necessidade de apoiar os agricultores locais.
57

Doenas Cardiovasculares (DCV)

No Japo, as campanhas governamentais de sade reduziram bastante a ingesto de sal. Alm disso, houve aumento no tratamento da presso alta e de hipertenso na populao como um todo. Conseqentemente, houve queda de mais de 70% no nmero de acidentes vasculares cerebrais. Na .inlndia, intervenes de mbito nacional, baseadas na comunidade, incluindo aes de promoo da sade e nutrio, resultaram na reduo do colesterol e de outros fatores riscos na populao como um todo, a qual foi seguida por uma queda muito acentuada na mortalidade por cardiopatia e acidentes vasculares cerebrais. Nos Estados Unidos, uma diminuio na ingesto de gorduras saturadas no final da dcada de 1960 resultou num grande declnio no nmero de bitos por doenas coronrias, nas ltimas dcadas. Na Nova Zelndia, a introduo da marca alimento mais saudvel nos rtulos levou muitas empresas a reformular seus produtos. Um dos benefcios foi a grande queda no teor de sal dos alimentos processados.

58

59

60

Vous aimerez peut-être aussi