Vous êtes sur la page 1sur 168

JORGE MIGUEL MONTEIRO PAULOS

CONTRIBUTOS DA MSICA NA INCLUSO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL

Orientador: Professor Doutor Horcio Pires Gonalves F. Saraiva

Escola Superior de Educao Almeida Garrett

Lisboa 2011

JORGE MIGUEL MONTEIRO PAULOS

CONTRIBUTOS DA MSICA NA INCLUSO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL

Dissertao apresentada para obteno do Grau de Mestre em Educao Especial conferido pela Escola Superior de Educao Almeida Garrett Orientador: Professor Doutor Horcio Pires Gonalves F. Saraiva

Escola Superior de Educao Almeida Garrett

Lisboa 2011

Agradecimentos
Em todo o tipo de trabalho, existem momentos melhores que outros, a adversidade e os contratempos tambm fazem parte da investigao. Como refere o autor Quivy, R. Campenhoudt, L. (1998) h sempre momentos em que no estamos no melhor caminho para atingir os nossos objetivos. Vrias vezes os sentimentos negativos invadiram a vontade de querer prosseguir, mas a ajuda de vrias pessoas prximas a nvel pessoal e profissional, tornaram possvel este estudo, contriburam a nvel colaborativo, como fonte de inspirao ou de motivao. A todos eles, fica um agradecimento pela fora e motivao transmitida para que o trabalho tenha atingido os seus objetivos.

Abstract
Este estudo resulta de uma investigao sobre a importncia da msica na incluso de alunos com necessidades educativas especiais, mais concretamente com os portadores de Paralisia Cerebral. A reviso da literatura debruou-se sobre os temas que achamos mais pertinentes para poder desenvolver esta temtica. Definio de Deficincia, Paralisia Cerebral, msica, importncia da msica no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educao Musical, musicalizao e incluso. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inqurito por questionrio a professores do 1 ciclo da Regio Autnoma da Madeira e uma entrevista a professores de Educao Musical do Ncleo de Arte Inclusiva da mesma Regio. Os dados foram recolhidos, tratados, analisados e confrontados com a reviso da literatura e com estudos j feitos na mesma temtica. Palavras-chave: msica, incluso, Paralisia Cerebral.

This study is the result of an investigation into the importance of music in the inclusion of pupils with special needs education, more specifically those with cerebral palsy.

The literature review focused on the issues we find most relevant in order to develop this theme. Definition of disability, Cerebral Palsy, music, importance of music in human development, music therapy, music education, music to and inclusion. As data collection tool was used a questionnaire to teachers of the 1st cycle of the Autonomous Region of Madeira and an interview with teachers of Music Education at the Center for Inclusive Arts in the same region. The data were collected, processed, analyzed and compared with the literature review and studies already done on the same topics. Keywords: music, inclusion, Cerebral Palsy.

II

A msica que provm do corpo semelhana de toda a expresso reconcilianos connosco, coopera e organiza o nosso devaneio, acorda prazeres, sugere o que ns fomos e d-nos a voz do que queremos ser. APMT (1998) P. 42.

III

ndice

Captulo 1: Introduo 1.1-Justificao do Estudo.......3 1.2- Introduo....4

Captulo 2: Reviso da Literatura 2.1-Deficincia.......7 2.2-Paralisia Cerebral.....9 2.3-Msica.....19 2.4-Importncia da msica no desenvolvimento humano.........22 2.5-Musicoterapia e Msica......26 2.6-Educao Musical...........29 2.7-Musicalizao......35 2.8- Incluso..38 2.9- Msica e Incluso......44 2.10- Incluso, Paralisia Cerebral e Msica......49 2.11-Incluso pela Msica e pela Arte na RAM...55

Captulo 3: Metodologia 3.1-Problema......60 3.2-Obletivos de Investigao....61 3.3-Hipteses..62 3.4-Instrumentos de Investigao...64 3.5-Procedimentos......65 3.6-Populao.....66 3.7-Dimenso e critrios de seleo de amostra.....67 3.8-tica da pesquisa...68

IV

Captulo 4: Anlise de dados 4.1-Apresentao dos resultados.......70 4.1.1-Anlise dos questionrios.....70 4.1.2-Anlise das entrevistas..78

Captulo 5: 5.1- Apresentao e discusso dos resultados.....104

Captulo 6: 6.1- Concluso.....116 6.2- Linhas futuras de investigao..119

Bibliografia.....120

Anexos.....125

Abreviaturas

APPC- Associao Portuguesa de Paralisia Cerebral CAP- Centro de Apoio Psicopedaggico CAOS - Centros de Atividades Ocupacionais CIF- Classificao Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Sade DRE- Direco Regional de Educao DREER- Direco Regional de Educao Especial e Reabilitao GCEA- Gabinete Coordenador de Educao Artstica ICIDH - Classificao Internacional de Deficincias Incapacidades e Desvantagens IMC- Infirmit Motrice Crbral IMOC- Infirmit Motrice D`origine crbral NIA- Ncleo de Incluso pela Arte NEE- Necessidades Educativas Especiais OMS- Organizao Mundial de Sade ONU- Organizao das Naes Unidas PC- Paralisia Cerebral PEI- Programa Educativo Individual PIT - Plano Individual de Transio RAM- Regio Autnoma da Madeira SREC- Secretaria Regional de Educao e Cultura UVP- Unidade de Vigilncia Peditrica UNESCO- Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura.

VI

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Captulo 1
(Introduo)

2 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

1.1- Justificao do estudo

Segundo Quivy, R.; Campenhoudt, L. (1998), no fcil gerar conhecimento novo, mas sempre importante melhorar o significado dos fenmenos. Gerando novas perspetivas a fatos, mesmo que j tenham sido estudados, iro sempre ajudar a compreender com mais nitidez esses fenmenos. Sendo a incluso um fenmeno de elevada importncia no seio escolar e social, julgamos ser pertinente contribuir para a melhoria o conhecimento e desenvolvimento desse processo. A msica como disciplina escolar e como arte tem um papel fundamental no enriquecimento pessoal e acadmico nos alunos em geral. importante contribuir para a sensibilizao de todos que numa sociedade toda a gente tem um papel importante a desempenhar e que temos todos muito a aprender uns com os outros.

3 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

1.2- Introduo

Este trabalho cientfico reflecte de uma feio simples a anlise sobre a forma como a msica pode contribuir para a incluso de alunos com Necessidades Educativas Especiais, mais concretamente os da patologia de Paralisia Cerebral. Numa sociedade que cada vez mais tem a tendncia em quebrar preconceitos, onde a escola um dos principais meios de criao de valores dos seus alunos, a escola inclusiva cada vez mais um conceito defendido por uns e criticado por outros. Numa perspetiva de procurar saber as necessidades e as dificuldades dos professores que lidam com estes alunos direccionmos a recolha de dados baseada na experiencia e na opinio dos mesmos em relao incluso destes alunos atravs da msica. Esta temtica faz despertar determinadas questes: o que ser que a msica tem de especial para aproximar as pessoas? Ser que a msica desenvolve o pensamento? Ser que a msica apenas contagia, ou tem realmente a capacidade de desenvolver competncias psicomotoras num indivduo? So estas questes e outras direcionadas com a incluso de alunos com Paralisia Cerebral que tentaremos responder na elaborao do trabalho. Este trabalho de investigao passa pela explorao dos conceitos que esto ligados ao tema: Deficincia, Paralisia Cerebral, msica, importncia da msica no desenvolvimento humano, Musicoterapia, Educao Musical, musicalizao e incluso.

4 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Captulo 2
(Reviso da Literatura)

5 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Dado o facto de estarmos perante um trabalho de investigao, estritamente necessrio contextualizar o quadro de estudo. Aps a identificao da problemtica em anlise, torna-se indispensvel reunir e organizar estudos que se relacionem com a temtica. fundamental criar um resumo sobre o que j existe documentado a respeito dos temas pertinentes neste mesmo estudo. Fortin (1999) refere que a reviso da literatura um procedimento que consiste em verificar o registo e o exame crtico do conjunto de publicaes pertinentes, sobre um domnio de investigao. No fundo fazer um balano do que foi escrito no domnio da investigao em estudo. Segundo o autor a reviso bibliogrfica serve para a obteno de indicaes e sugestes para o plano de investigao, quer na recolha de dados, quer na utilizao de instrumentos ou amostras. Num trabalho de investigao importante criar uma estrutura terica que possibilite a explicao dos fatos em estudo e produzir uma relao entre eles de acordo com o tema. Os temas aqui aprofundados e relacionados so importantes para a compreenso do objeto em estudo e para a anlise dos resultados obtidos. A pesquisa foi feita com base nas palavraschave: deficincia, paralisia cerebral, msica, a msica no desenvolvimento do ser humano, musicoterapia, educao musical, musicalizao, incluso.

6 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.1- Deficincia

Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) no h uma definio nica de deficincia ou de determinado tipo de deficincia, existem sim variadssimos conceitos, uns mais divergentes e outros mais parecidos uns com os outros. De autor para autor, e medida que a sociedade vai evoluindo no sentido de procurar novas descobertas, as definies vo-se modificando. Desde o incio dos anos 80 que a (ICIDH) Classificao Internacional de Deficincias Incapacidades e Desvantagens tem vindo a trabalhar no sentido de criar um consenso na definio de deficincia dentro da nossa sociedade. Com a evoluo de termos, de conceitos e dos valores da prpria sociedade, em 2002 sentiu-se a necessidade de criar Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (CIF). A Revista de Sade Pblica de So Paulo (2000), citada por Matheus e Schielemann (2000), descreve a deficincia como: perda ou anormalidade de estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica, temporria ou permanente. Incluem-se nessas a ocorrncia de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, rgo, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funes mentais. Amiralian et al, (2000) P. 98. Citado por Matheus e Schielemann (2000). D que pensar quando, por exemplo, alguns estudos demonstram que est estimado que 10% da populao mundial possui alguma deficincia. Segundo a mesma revista, deficincia associada s limitaes bsicas para uma vida social, nomeadamente no que diz respeito mobilidade, comunicao, uso dos sentidos, interao social e cognio. Sendo que, para que se possam qualificar como deficincia, tero de se expressar no corpo num estado permanente ou de longa durao. Para alm de todas essas limitaes, existem ainda as barreiras fsicas, ambientais, econmicas e sociais que, apesar de muitas vezes serem esquecidas pela nossa sociedade, so tambm fatores que contribuem para que um individuo fique em desvantagem em relao aos demais. Ainda se verifica uma certa marginalidade em relao s pessoas com deficincia, contudo ultimamente as coisas tm evoludo para que as diferenas e as barreiras sejam diminudas. Segundo Bieler (2005), numa abordagem sobre a deficincia como parte do ciclo de vida e desenvolvimento inclusivo, a autora refere-se a deficincia como sendo o resultado
7 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

da interao de deficincias fsicas, sensoriais ou mentais com o ambiente fsico, cultural e as instituies sociais. Atravs do estudo desta autora chegou-se concluso que 80% das deficincias tm origens que se podem prevenir e que muitas vezes podem estar associadas a nveis baixos econmicos e sociais, desde falta de condies de saneamento, de alimentao e fatores hereditrios. A deficincia pode-se apresentar essencialmente de 2 formas: fsica motora, sensitiva, visual e auditiva ou mental alteraes psicolgicas originadas por desequilbrios biolgicos e ambientais. Apesar desta distino, existem tambm as multideficincias que podem ser um misto das duas formas. A nvel clnico, as alteraes anatmicas e/ou funcionais por motivos genticos, denomina-se de anomalia, que podem ser congnitas adquiridas no nascimento ou anomalias adquiridas ocorridas aps o nascimento ou prximo dele. Existem ainda outras denominaes como a sndrome, que a denominao mdica onde existem determinados erros durante a formao do embrio.

8 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.2- Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral (PC) segundo registos, j vem sendo referida desde h muito tempo. citada na Bblia e algumas das personagens mais importantes da histria da humanidade foram portadoras desta deficincia. Desde muito cedo se criou muita discusso sobre o tipo de patologia que se tratava, qual a origem e quais as causas e caractersticas. A prpria denominao e definio foram motivos de muitos estudos e de consequentes transformaes. Mesmo atravs de muitas investigaes e da evoluo da tecnologia, ainda se torna, em alguns casos, difcil de analisar com rigor certos casos desta patologia. Segundo a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), a definio de Paralisia Cerebral (PC) passa de um modo geral pela referncia a uma leso originada pela falta de oxignio no crebro, esta manifesta-se sobretudo no controlo da postura e movimento qual se podem coligar perturbaes a nvel da linguagem, de deficincias sensoriais e de perceo, problemas de comportamento e epilepsia. A definio desta deficincia foi sendo sujeita a vrias transformaes, na metade do sculo XIX foi reconhecida como uma deficincia neuro motora, por volta do ano de 1860, um mdico Ingls de seu nome John Little focou-se na importncia da baixa oxigenao do crebro, denominada de hipoxia. Este Senhor deu origem primeira definio de PC em 1843. Uns anos depois, em 1862 sintetizou vinte anos de investigaes, citado por Nielsen L. B.(1999) P.96.William Little afirmou que: os espasmos e a deformidade associados paralisia cerebral se ficavam a dever a hemorragia cerebral resultante de trauma ocorrido no processo de nascimento. P. 95. Mais tarde, Sigmond Freud veio dizer que uma das causas de origem da PC se devia a agresses desenvolvidas na fase pr-natal, ou seja, desde a gerao at altura do parto. Muitos foram os autores que contriburam para a definio desta patologia. Logicamente que nem sempre foram consensuais umas definies com as outras mas, todas contriburam para a sua evoluo e aperfeioamento. Desde muito cedo os autores no tiveram dvidas de que esta patologia seria provocada por uma leso enceflica. S aps a II grande guerra que este assunto voltou a ter interesse no mbito internacional. Nos Estados Unidos concluiu-se a formao da Academia de Paralisia Cerebral. Segundo Nielsen (1999), a Academia Americana para a Paralisia Cerebral (American
9 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Academy for Cerebral Palsy) foi fundada em 1947 e a Associao Unida para a Paralisia Cerebral (United Cerebral Palsy Association), uma organizao de projeo nacional, foi formada em 1949-1950. Passado uns anos, num congresso em Edimburgo, conseguiu-se obter um bom resultado de concordncia sobre a patologia, vrios estudiosos especializados no assunto reuniram-se e chegaram a vrias concluses. No primeiro congresso, chegou-se concluso de que a PC seria uma patologia originada por uma desordem do movimento e da postura devido a uma leso no crebro. Uns anos depois, como refere a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), e na mesma cidade, chegou-se concluso de que seria: uma desordem permanente, mas no imutvel, da postura e do movimento, devida sua disfuno do crebro antes que o seu crescimento e o seu desenvolvimento estejam completos. Baxi (1964), citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) P. 19. Esta patologia foi tendo vrias nomenclaturas ao longo da sua histria, como IMC (Infirmit Motrice Crbral) ou IMOC (Infirmit Motrice D`origine crbral). Ingman (1984) distingue PC como a no ausncia de movimentos, mas sim movimentos involuntrios ou descoordenao e que a sua origem nem sempre cerebral, mas sim intracraniana. Cahuzac (1985), citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), distinguiu algo muito importante para o conhecimento desta patologia, segundo o autor os portadores desta patologia apresentavam principalmente alteraes a nvel motor, separando assim a associao inevitvel de atraso mental devido ao prprio nome da patologia. Segundo o autor, uma criana portadora desta patologia pode ter um desenvolvimento mental normal ou at acima da mdia, o que tambm no significa que no possa apresentar atraso mental, at devido s leses a nvel cerebral e o que da possa advir.

10 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.2.1 - Caractersticas da Paralisia Cerebral

Nielson (1999), refere que de acordo com rea do crebro que est lesionada e da extenso no sistema nervoso central, a PC pode evidenciar as seguintes caractersticas: - Espasmos - Problemas a nvel de tonicidade muscular - Movimentos involuntrios - Problemas de postura e movimento - Convulses - Anomalias no campo das sensaes e da perceo - Problemas de viso - Problemas de fala - Deficincia mental Segundo a revista Diversidades N 30 da Direco Regional de Educao Especial e Reabilitao da Regio Autnoma da Madeira (2010), a definio de PC foi revista por um grupo de investigadores (Developmental Medicine and Child Neurology, 2000) visando j os dados neuro imagiolgicos. No nosso pas, a Associao Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), fundada em 1960 tambm tem contribudo no estudo Epidemiolgico Europeu. Surveillance of Cerebral Palsy in Europe desde 2006 num projeto de Vigilncia Epidemiolgica Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 anos, que tem a coordenao da Unidade de Vigilncia Peditrica (UVP).

Assim, define-se paralisia cerebral como um termo abrangente para um grupo de situaes clnicas, que permanente mas no inaltervel, que origina uma perturbao do movimento e/ou postura e da funo motora e devida a uma alterao, leso ou anomalia no progressiva do crebro imaturo e em desenvolvimento. As crianas que adquirem esta situao at aos 5 anos de idade devem ser includas neste grupo1.
1

Revista Diversidades N30 P. 4 11 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Para alm da definio, da nomenclatura e das caractersticas desta patologia, os autores foram-se virando para as causas de aparecimento, para que assim a pudessem compreender melhor. Segundo a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), esta leso pode suceder em 3 momentos da vida: pr-natais, perinatais e ps-natais. medida que a tecnologia e o conhecimento foram avanando, a definio comeou a ter menos contradies e comearam-se ento a especificar ainda mais as caractersticas desta patologia e todos os aspetos envolventes a ela.
De acordo com a Associao Mdica Americana, 90% dos casos de Paralisia Cerebral ocorrem no crebro. Entre as suas causas incluem-se: infeco materna com rubola, ou quaisquer outras doenas vricas que se manifestem na gravidez; parto prematuro, falta de oxigenao da criana devido separao prematura da placenta; posicionamento inadequado do beb no momento do parto; trabalho de parto demasiado prolongado ou demasiado abrupto e problemas com o cordo umbilical.2

Estas so algumas das causas que podem originar esta patologia, que no alvo de contgio. A Paralisia Cerebral no contagiosa e raramente est associada a uma condio hereditria. Dado que as leses cerebrais no se agregam com o tempo. Esta patologia no progressiva e no causa primria de morte.

2.2.2- Causas da Paralisia Cerebral

A incidncia desta patologia, segundo a Revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) referida segundo Paneth e Kieley (1984) aps a reviso de 28 estudos efectuados nos ltimos 35 anos, em 2 pessoas por 100. Cahuzac (1985), citado na mesma revista, refere que as causas pr-natais ocupam cerca de 1% do total dos casos de PC, enquanto que no perodo perinatal, j se verificavam 95%, (50% dos quais de sofrimento fetal so neo-natais). Monreal (1985), citado na mesma revista, constatou que cerca de 60% a 70% de crianas com PC teriam histrias familiares relacionadas com alguns tipos de anomalias neurolgicas. Andrada (1986), citada pela revista de Reabilitao (1989), refere que a PC em pases em desenvolvimento mais elevada quem em pases industrializados devido sobretudo capacidade de atender aos cuidados com as crianas nos perodos mais crticos.

Nielsen L. B.(1999) P.96. 12 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Sendo assim, vamos tentar ento conhecer quais as causas que originam esta leso. Segundo F. Stanley e E. Blair (1984), citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) os fatores etiolgicos da PC so: 1- Fatores pr-natais (antes do nascimento) - Predisposio familiar, - Influncias intra-uterinas precoces ex: alcoolismo da me, deficincia de iodina, doena de minamata, metil mercrio, infeces virais congnitas (rubola, citomegalovrus, toxoplasmose), - Influncias na gravidez adiantada (hemorragias), - Segundo Miller (2000), a hipoxia (falta de oxignio), as exposies a radiaes, a diabetes, a tenso alta e a incompatibilidade sangunea tambm podem ser fatores para a ocorrncia de PC antes do nascimento. 2- Fatores perinatais (durante o parto) - Fatores de risco intraparto, ex: parto plvico, parto prolongado, traumatismo de parto, - Fatores de risco extraparto, ex: kenicterus, meningite, anxia, hemorragia incraniana, Segundo Miller (2000), intoxicao por medicamentos, hemorragia

intraventricular. 3- Fatores ps-natais (depois do parto) - Infeces virais bacteriolgicas, - Traumatismos, - Segundo Miller (2000), incompatibilidade sangunea no feto materno, tumores, hematomas, problemas metablicos, acidentes cardiovasculares, meningite, encefalite. Embora a leso cerebral possa ocorrer em qualquer momento da vida, segundo a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) determinante para o tratamento de uma Paralisia Cerebral que seja diagnosticado e encaminhado o mais cedo possvel. A incidncia
13 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

maior como afirma Wigglesworth (1984), citado na revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), situa-se desde a concepo at aos primeiros anos de vida, hoje em dia cada vez mais j se aposta na preveno, reabilitao e insero social na perspetiva de minimizar os efeitos da doena.

2.2.3- Graus da Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral um termo genrico que inclui um conjunto de tipos nosolgicos que apresentam quadros muito distintos entre si. Como referido na revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), no clara a forma de distinguir a classificao ou uma tipologia pura, at bastante comum encontrarem-se na mesma pessoa uma combinao de dois tipos de Paralisia Cerebral que tm a denominao de casos mistos. De acordo com a conjugao dos fatores decisivos na autonomia do indivduo, local da leso e os dfices motores, a PC pode ser classificada em 3 graus: 1- Severo quando o indivduo apresenta uma enorme dificuldade na realizao dos movimentos, quase no existe autonomia 2- Moderado quando o indivduo necessita de ajuda nas alteraes de movimentos 3- Leve - quando o indivduo apresenta uma autonomia considervel apesar de ainda necessitar de ajuda em movimentos de coordenao e equilbrio

2.2.4- Tipos Nosolgicos da PC

Segundo Bobath (1984), citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), existem trs fatores que devem ser considerados em todos os casos de Paralisia Cerebral: a tonicidade, a inervao recproca e os padres predominantes de postura e movimento. Dentro da tonicidade, ou seja, dentro do estado permanente de tenso dos msculos que no participam nos movimentos, a PC pode-se classificar em trs tipos de
14 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

categorias: Espstico, Atetsico e Atxico. Alguns autores referem-se a estas categorias referindo-as como uma classificao fisiolgica, outros como tipos nosolgicos. Segundo a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), a Espasticidade de todos os tipos nosolgicos o mais comum. Gersh (2007) afirma que 80% dos casos de crianas com PC so deste tipo. A espasticidade pode ser definida como um exagero permanente do reflexo de estiramento, resultante de uma desordem no tnus, acompanhado geralmente de um aumento de resistncia. Bobath (1984), citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) refere-se espastecidade como uma falta de controlo inibitrio dos altos centros nervosos sobre o sistema gama ou alfa. Os indivduos realizam movimentos lentos, bruscos e sobretudo rgidos devido exagerada contrao dos msculos quando esto em extenso. A espastecidade considerada comummente como uma leso piramidal afetando primordialmente o movimento contrrio. Revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) P. 20. A Atetse caracterizada pela ocorrncia de movimentos involuntrios cuja frequncia pode variar de acordo com o estado de excitao do indivduo. Segundo a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), este caso representa cerca de um quarto do total de casos de PC. Alguns autores distinguem dentro do tipo geral de atetose a disquinsia quando o sndroma se situa nos membros e distonia quando no tronco que os seus efeitos se fazem mais sentir. P. 21. Literalmente significa que a postura no est fixada, podendo afetar principalmente o controlo da cabea e do tronco. A Ataxia uma leso cerebelosa que origina uma instabilidade de movimentos caracterizada por uma desadequao s solicitaes do meio. Educao Especial e Reabilitao (1989). P. 21. O indivduo apresenta uma grande descoordenao e desequilbrio e um tremor associado aos movimentos que quer executar, tanto a nvel da motricidade fina como a nvel global. As principais caractersticas so as de uma marcha alargada e descoordenao na linguagem verbal.

15 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.2.5- Classificao Topogrfica

A classificao topogrfica tem a ver com o aspeto exterior da pessoa, dependendo da localizao e do tipo de anomalia a Paralisia Cerebral pode variar de acordo com a sua gravidade e com as incapacidades que as leses podem provocar na motricidade e em geral. Na revista Educao Especial e Reabilitao (1989) refere que os tipos nosolgicos e a incidncia topogrfica so dois valores fundamentais a ter em conta quando se perspetiva uma classificao da paralisia. A classificao de Little Club, citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) distingue o tipo nosolgico da incidncia topogrfica e tambm a etiolgica da seguinte forma: 1- Sindromas Espsticos: -Diplegia - Tetraplegia - Hemiplegia 2- Sindromas Atxicos: - Ataxia congnita - Diplegia Atxica 3- Sindromas Disquinticos: - Atetose - Distonia

2.2.6- Classificao da Paralisia Cerebral

A revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), refere-se ao uso da designao plegia dizendo que est ligado ausncia total de movimento e que paresia se liga a uma leso com um papel de menos gravidade. Smith (1993), citado pela revista de Educao Especial e Reabilitao (1989) classifica a PC em: - Monoplegia que afeta apenas um dos membros superiores - Paraplegia que afeta os dois membros inferiores
16 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

- Hemiplegia quando dois membros do mesmo hemisfrio so afetados, ou seja, inferior e superior do mesmo lado - Triplegia que afeta trs membros. Geralmente os dois membros inferiores e um superior - Tetraplegia quando os quatro membros esto paralisados, sendo que os superiores so atingidos com maior gravidade - Diplegia quando so afetados os quatro membros, sendo que os inferiores so atingidos com maior gravidade - Hemiplegia quando os quatro membros so afetados, sendo que um dos hemisfrios est mais afetado que outro

2.2.7- Doenas Relacionadas

Segundo Gersh (2007) a PC abrange distrbios que afetam a capacidade de mobilidade e equilbrio. As leses provocadas pela patologia no deterioram os msculos que esto ligados espinal medula, mas alteram a capacidade de o crebro controlar esses msculos. Ora como o crebro est associado a vrias leses do nosso corpo devido sua forte ligao, tambm a PC est associada a outras patologias. A revista N 30 Diversidades da Direco Regional de Educao Especial e Reabilitao da Regio Autnoma da Madeira (2010) expe a importncia de serem tidas em conta as necessidades especficas que uma criana com PC apresentam no seu desenvolvimento. Uma vez que na paralisia cerebral h uma alterao, leso ou anomalia que afeta um crebro imaturo e em desenvolvimento, vrias funes cerebrais podem ser perturbadas, sendo a deficincia motora a mais evidente, mas existindo outras

17 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

deficincias associadas, nomeadamente da viso e audio, dfices perceptivos, 3 cognitivos e na linguagem e comunicao, podendo tambm haver epilepsia

Apesar das principais perturbaes da PC terem mais caractersticas a nvel motor, segundo a revista de Reabilitao (1989), esta patologia tambm pode estar associada epilepsia, leses ao nvel da linguagem, audio, viso, cognitivas e relaes sociais. - Linguagem - a dificuldade de coordenao e de desempenho nos movimentos, limita bastante a expressividade e os gestos do indivduo, sem esquecer da fala que uma ao motora, a respirao e movimentos de articulao e coordenao que interferem na pronunciao das palavras - Audio - o indivduo sente em geral uma certa dificuldade na perceo principalmente dos sons agudos, o que implica que haja menor capacidade tanto na recepo como na emisso desses sons. - Viso a insuficincia deste sentido deve-se muitas das vezes descoordenao dos msculos envolvidos no olho, da, muitas das vezes alguns indivduos optam por fechar um dos olhos j que assim envolve menos capacidade de coordenao. - Cognio a associao do nome Paralisia Cerebral muitas vezes confundida com atraso mental, o que est errado. Podem-se encontrar indivduos inteligentes, normais ou com inteligncia abaixo da mdia, muitas vezes depende da leso que estes apresentam. - Relaes Sociais a criana com PC muito sensvel, na relao com os outros, quando existe deficincia mental muito difcil existir um bom controlo emocional.

Diversidades N 30 (2010). P 6. 18 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.3- Msica o que ?

daquelas coisas que muitos de ns no pensamos muito no seu significado. O que a msica? algo to relativo e to presente no nosso dia-a-dia que raro pararmos para pensar no que ela significa ou qual a importncia que ela tem nas nossas vidas, o que a torna to especial e to essencial. Num s dia quantas vezes ela passa por ns? Por vezes estamos atentos sua presena, outras nem tanto, mas ela est quase sempre presente em ns, e de forma consciente ou inconsciente ela influencia as nossas aes. O escritor francs Victor Hugo escreveu um dia que a msica est em tudo, do mundo sai um hino. Significa que a msica algo de dimenso universal, atravs dela o mundo pode sofrer alteraes fazendo de si uma arma de grande dimenso na humanidade. Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004), define msica como sendo uma linguagem universal que teve um papel sempre importante ao longo da histria da humanidade. Desde os mais simples rituais como um casamento at um concerto com milhares de pessoas, a msica sempre teve um papel importante, seja para marcar momentos importantes, seja para definir pretextos para que se renam ou mobilizem pessoas. A autora refere que a msica comeou a ser utilizada em rituais importantes na vida do Homem. Os rituais mais conhecidos e antigos do ser humano como: o nascimento, o casamento ou a morte, comearam a ser acompanhados com msica, tanto nos momentos de maior euforia como nos de maior tristeza. Esta representao de estado de esprito comeou a ter uma importncia enorme, os grandes lderes tinham a sua prpria msica para que assim pudessem ser louvados com distino. No s como forma de expresso de sentimentos ou atos comemorativos, a msica tambm comeou a fazer parte de um estado de esprito, segundo dados antropolgicos, a msica comeou a ter um papel importante na recuperao de doenas. Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004) refere que Pitgoras conseguiu demonstrar que uma sequncia correta de sons podia alterar comportamentos e at em alguns casos ajudar na cura de doenas, na Grcia Antiga a msica chegou at a ser um dos ensinos obrigatrios devido sua importncia. Com a evoluo dos tempos, a tecnologia foi avanando. O Homem tornou-se cada vez mais criativo e foi sentindo necessidade em melhorar as suas condies de vida. Desde
19 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

que a msica comeou a fazer parte da vida do ser humano, fez tambm parte dessa evoluo, quer tenha sido utilizada como forma de conforto, satisfao pessoal, terapia ou simplesmente como forma de praticar um instrumento de msica. Hoje bastante mais fcil e consegue-se de uma forma muito mais verstil ouvir ou produzir msica ou sons. Da que, definir o significado de msica se torne um pouco mais complexo do que aquilo que se possa imaginar. Segundo Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004), so vrias as formas de definir a palavra msica. De uma forma geral, por diversos autores vista como cincia e arte ao mesmo tempo. Cincia, no s pela relao matemtica e fsica entre os elementos musicais, mas tambm, como uma terapia devido aos efeitos que consegue desencadear no ser humano. E arte pela forma como se pode escolher e organizar os arranjos musicais. Desde o que ela transmite ao que ela composta existem muitas formas de definir msica. Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004) descreve-a como uma () combinao harmoniosa e expressiva de sons e como arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variveis ()P. 25. Dependendo do fim e da perspetiva, vrios autores foram estudando os efeitos da msica, quais os seus constituintes principais e a sua grande envolvncia. Numa ptica mais a nvel da influncia no ser humano, Gainza (1988) citado por Barreto e Silva (2004), relata que A msica e um som, enquanto energia, estimulam o movimento interno e externo do homem; impulsionam-no ao e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidade e grau. P. 22. A nvel estrutural a msica pode variar imenso. Existem diversos estilos musicais, uns mais meldicos, outros mais ritmados, uns mais concretos e organizados, outros mais abstratos, mas, todos eles fazem parte de uma famlia chamada msica. Schafer (1993), citado por Costa (1995) refere-se msica como uma combinao de sons, podendo ser atravs de ritmo ou melodia com o objetivo de ser ouvida. Sons esses organizados no tempo sem esquecer os silncios que fazem parte da msica tambm. Abrangendo variaes no som que podem acontecer sequencialmente ou simultaneamente. De acordo com tantos fatores pelos quais a msica pode variar, desde a sua cadncia, ao volume, expresso, intensidade, entre outros, Weigel (1988), citado por Barreto e Silva (2004), definiu que a msica composta por 4 fatores muito importantes: - Som: que so vibraes audveis e regulares de corpos elsticos, que se repetem com a mesma velocidade, como as de um pndulo de um relgio. As irregulares so denominadas de rudo.

20 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

- Ritmo: o efeito causado pela durao de diferentes sons, que podem ser longos ou curtos. - Melodia: a sucesso rtmica e bem ordenada dos sons. - Harmonia: a combinao simultnea entre a melodia e a harmonia dos sons.

Numa perspetiva mais filosfica, est definido que a msica pode ser considerada por duas formas: naturalista ou funcional. No que diz respeito perspetiva naturalista a msica pode j existir por si s, ela existe antes de ser ouvida e s se poder considerar como arte quando interpretada ou ento expressada. A outra perspetiva defende que a msica tem de ser vista como uma forma de comunicao, uma abordagem artstica e funcional que tem o objetivo de estabelecer um dilogo entre o compositor e o ouvinte.

21 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.4- A Msica como influncia das Emoes e do Desenvolvimento Humano

O filsofo Aristteles (384-322 a. C.), citado pela Revista Diversidades N 24 (2009) refere que a msica d largas ao pensamento e imaginao. Alm da msica requerer determinados parmetros como refere Weigel (1988), citado por Barreto e Silva (2004), esta arte ou cincia como tambm considerada, consegue suster o rigor matemtico com a criatividade de um msico virtuoso inspirado, tornando-a como uma forma de comunicao impar. Gainza (1988), citado por Barreto e Silva (2004), refere que os componentes da msica correspondem a aspetos humanos especficos. O ritmo alicia o movimento corporal, a melodia estimula a afectividade e a estrutura musical colabora na ordem mental do homem. Benezon (1985) diz que a msica uma arte e uma cincia, dois elementos que contribuem para a evoluo do ser humano. Todas estas pequenas concluses favorecem a noo de que a msica tem, sem margem de dvidas, um semblante importantssimo no desenvolvimento do ser humano. Ela uma forma de expresso universal que marca geraes e acontecimentos, origina emoes, de tal forma que se pode tornar at numa boa terapia e, alem disso, facilita o desenvolvimento cognitivo. Weigel (1988), citado por Barreto e Silva (2004), confirma que o ritmo tem um papel valorizado na formao e equilbrio do sistema nervoso. Para o autor a ao musical favorece a descarga emocional e a reao motora. Segundo o autor a msica tem a funo de romper barreiras para facilitar a comunicao entre os seres humanos. H autores que defendem que a msica est na base de toda a aprendizagem no ser humano. Alm das emoes, a msica consegue interferir com a capacidade que ns prprios temos em decidir na resoluo de situaes ou de problemas. Por outras palavras, interfere na nossa inteligncia. Gardner (1995), citado por Barreto e Silva (2004), autor da teoria das inteligncias mltiplas, distingue 8 inteligncias, sendo que uma delas a inteligncia musical. O autor referencia que Uma inteligncia implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que so importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. P.21. A inteligncia musical caracterizada pela habilidade para reconhecer sons e ritmos, gosto em cantar ou tocar um instrumento musical. Em termos de comportamento humano, a nvel das emoes e dos comportamentos dentro da sociedade, a msica desempenha um papel bastante importante, atravs dos seus
22 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

efeitos, esta pode ser estimulada de variadssimas formas, desde as terapias at ao simples lazer sem qualquer planeamento. Benezon (1985) destaca que esta a arte e a cincia que por sua vez, so elementos importantes no processo evolutivo do desenvolvimento do ser humano. As alteraes que a msica provoca no ser humano tanto podem ter efeitos positivos como menos bons. La msica ambiental durante las atividades docentes estimula la atencin del nio e a la vez que actua como sedante. Prez e Martinez (1968) P. 284. Na prpria Bblia Sagrada, citado por Revista Diversidades N 24 num texto do antigo testamento, relatado um episdio do rei Saul que estava atormentado com uma coisa que o deixava perturbado. A msica foi ento o remdio:
se tu, nosso rei nos deres ordens, os teus servos procuraro um homem que saiba tocar harpa, para que quando o mau esprito dominar sobre ti, ele a toque a fim de te acalmar () e sempre que o mau esprito atormentava Saul, David tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o esprito mau deixava-o. 4

A msica pode tambm ser vista de uma forma abstrata. O que pode causar desconforto para uns pode causar conforto ou indiferena para outros. A msica foi-nos oferecida pela harmonia. Segundo Plato (sc. V a.C.), citado pela Revista Diversidades N 24 (2009), esta arte ajuda-nos a entender melhor as nossas emoes, o que faz com que nos conheamos melhor a ns prprios tambm. Alm disso, ajuda-nos a ter confiana naquilo que sentimos e que acreditamos, uma das maiores virtudes da msica que pode ser feita da forma como se quer, ou seja, da forma como se sente e sem imposies. Muitos autores tm vindo a estudar os efeitos teraputicos da msica. Desde que se conhece este fenmeno que se vo relatando casos bastante pertinentes para a melhoria do conhecimento sobre a msica no desenvolvimento humano e na relao com as suas emoes. Descobrir na msica o poder de curar o corpo, fortalecer a mente e desbloquear o esprito criativo so alguns dos objetivos de um livro de Don Campbell sobre o Efeito Mozart. Este termo foi utilizado quando em 1991, Dr. Alfred A. Tomatis afirmou que a msica de Mozart benfica para melhorar problemas como dislexia, deficite de ateno, autismo e dificuldades motoras. O que comeou com o objetivo de tornar crianas mais inteligentes, fez com que se viesse a descobrir que a msica estimula a aprendizagem e a memria, fortalece a capacidade
4

Revista Diversidades N 24 (2009) P.10. 23 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

de concentrao, reduz a tenso muscular e melhora o movimento e a coordenao corporal. Segundo Don Campbell este fenmeno impar e contagiante, ele refere a msica como um remdio para o corpo, para a mente e para a alma. Segundo Campbell D. (2000), quem tenha reparado numa criana a balanar-se ao ritmo de um som, consegue reparar na forma profunda como a msica nos toca. A msica tem muita importncia no desenvolvimento dos indivduos dentro de uma sociedade. Alm de funcionar como terapia, tambm serve na ajuda do desenvolvimento da inteligncia, criatividade e disciplina. Segundo o programa de competncias, Segundo o Programa de Competncias do 1. Ciclo, (2004), ouvir uma cano ou aprend-la desperta, estimula e desenvolve o gosto pela vivncia da linguagem. O efeito de descontrao provocado pela msica faz com que as crianas descubram o mundo da aprendizagem ao mesmo tempo que brinca, segundo o programa de competncias a criana torna-se mais recetiva. Quanto a menos presso um indivduo for sujeito em determinada tarefa, melhores sero os nveis de stresse e consequentemente melhor ser o estado de confiana e de sucesso. Segundo Barreto e Silva (2004), o relaxamento provocado pela msica ajuda no controlo da mente e do afastamento de sensaes negativas. Segundo Barreto e Silva (2004), Villa-Lobos (1946) refere que a msica um alimento indispensvel para a alma do ser humano. Segundo Kodly (1929), citado por Gardnard (1974), no h disciplina que sirva tanto o bem-estar da criana a nvel espiritual e fsico como a msica. Esta causa efeitos bio-psico-sociais no desenvolvimento do ser humano: - Provoca uma sensao de enorme bem-estar; - Tende a reduzir ou retardar a fadiga e, em consequncia, o aumento do tnus muscular; - Segundo o ritmo, incrementa ou diminui a energia muscular; - Acelerao da frequncia respiratria ou sua regularizao; - Produz efeito marcado, porm varivel, na pulsao e na presso sangunea;

24 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

- Desenvolve o raciocnio a memria (cantigas de roda e as canes de mima, desenvolvem o raciocnio lgico); - Desenvolve a sensibilidade e amplia a perceo (promove alteraes no impacto dos estmulos sensoriais de diferentes modos); - Com a msica pode-se trabalhar alguns aspetos da personalidade e disciplina da criana, estimulando a sua formao global. Uma criana muito rebelde, por exemplo, descarrega toda sua energia manipulando um instrumento; - Desenvolve a autoestima da criana (a timidez das crianas pode ser superada com as aulas de msica; o tocar ou cantar num coro, faz com que a criana passe a sentir a sua prpria voz e comece a soltar-se, a perceber a importncia do trabalho em grupo, da cooperao entre pessoas. Estas aulas podero ser uma forma destas crianas demonstrarem as suas potencialidades, o seu sentimento de potncia, sentindo-se aceites e fazendo parte de um grupo); - Facilita a expresso de sentimentos espirituais e promove conforto espiritual; - Auxilia na expresso de dvidas, raiva, medo e questes relacionadas ao significado da vida e finitude; - Promove entretenimento e diverso; - Desenvolvem a coordenao motora, expresso corporal (atravs dos instrumentos, danas, e realizao de ritmos ela aumenta a atividade voluntria, como por exemplo, digitar, e incrementar a extenso dos reflexos musculares empregues no escrever, desenhar,); - Melhoram as habilidades matemticas das crianas (a rea cerebral responsvel pela msica est muito prxima da rea de raciocnio lgico-matemtico (ou seja, as conexes nervosas acionadas ao executarem uma obra clssica so muito prximas daquelas usadas ao fazer-se uma operao aritmtica ou lgica, no crtex cerebral esquerdo); - Desenvolvimento da linguagem pode ser estimulado por meio de atividades musicais tais como lengalengas, trava-lnguas e pequenas canes (desenvolvendo a

comunicao/compreenso, estimulando habilidades scio comunicativas); - Socializao (considerando que estas crianas geralmente vivenciam o seu quotidiano de uma forma isolada, ela funciona como ponte entre as diferenas culturais e o isolamento).

25 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.5-Musicoterapia e Msica

A grande diferena entre os conceitos de musicoterapia e msica est na forma como esta utilizada, com que objetivo. Ouvir msica simplesmente pode servir para distrair, enquanto que a musicoterapia exige a utilizao desta mas de uma forma planeada com o fim de atingir determinados objetivos. A musicoterapia basicamente uma forma teraputica na utilizao da msica e dos seus efeitos. So vrias as definies para esta terapia. Musicoterapia a utilizao da
msica e ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicao, relao, aprendizagem, mobilizao, expresso, organizao e outros objetivos teraputicos relevantes no sentido de alcanar necessidades fsicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. 5

O ser humano tem por hbito utilizar a msica como indutor de relaxamento ou excitao. Muitas das vezes quando se procura mudar o estado de esprito recorre-se msica. Esta j foi no passado utilizada para exorcizar ou curar doenas, com a evoluo dos tempos e com o aumento dos conhecimentos, foi-se descobrindo a causa das doenas e cada vez mais em pormenor os efeitos da msica at se chegar a um carter mais cientfico. Desde o efeito dos ritmos musicais no ritmo cardaco ao relaxamento muscular, a msica comeou a fazer parte de uma utilizao teraputica. Essa terapia pode ser feita de modo ocupacional ou ento de uma forma verdadeiramente psicoteraputica. O primeiro Instituto de Musicoterapia nasce em Estocolmo no ano de 1942. A primeira denominao foi a de Psicorritmia, mais tarde os Estados Unidos da Amrica criaram a denominao de National Association for Music Therapy. Antes de se espalhar pelo mundo, a Gr-Bretanha, em 1959 criou a denominao de Society for Music Therapy and Remedial Music Benezon (1985) por muitos encarado como o pai da musicoterapia, ele descreve musicoterapia como uma psicoterapia que utiliza o som, a msica e os instrumentos corporais-sonoros-musicais para constituir uma ligao entre o musicoterapeuta e o paciente

Federao Mundial de Musicoterapia inc. (1996). 26 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

ou grupos de pacientes, permitindo melhorar a qualidade de vida, recuperando e reabilitando o paciente para a sociedade. A musicoterapia, segundo os terapeutas, uma atividade que procura o bem-estar social, fsico e psicolgico. Baseia-se na prtica de atividades musicais controladas e organizadas especificamente para determinado(s) sujeito(s). Os instrumentos musicais so a ponte de ligao gradual e espontnea entre o paciente e o terapeuta. Atravs da aproximao dos instrumentos, o paciente vai-se abrindo cada vez mais ao terapeuta, mostrando-se, para que assim se possa acionar uma melhor progresso e reabilitao, como refere (Sousa 2005) um dos objetivos da musicoterapia criar uma ligao comunicativa. Segundo o autor no importava o tipo de msica produzida mas sim os sentimentos que atravs dela se produziam. Esta terapia visa a independncia e a autonomia dos pacientes, proporciona atividades que criam condies para o desenvolvimento no domnio humano pretendido. A musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ ou restabelecer funes do indivduo para que ele / ela possa alcanar uma melhor integrao intra e/ou interpessoal e, em consequncia, uma melhor qualidade de vida, pela preveno, reabilitao ou tratamento. Federao Mundial de Musicoterapia inc. (1996). A msica e a musicoterapia so conceitos que esto bastante ligados um ao outro mas, tm objetivos diferentes. A msica reconhecida pelos seus efeitos no Homem desde a antiguidade, a musicoterapia j um processo ordenado que implica um planeamento e uma metodologia. Ainda a nvel do tratamento psicopedaggico, existe um processo que se denomina de ludo psicopedagogia-musical. Este sistema consiste no tratamento psicopedaggico

associado msica. Envolve duas reas de interveno, a rea ldica e a msica. Grosso modo este processo envolve atividades musicais brinquedos, instrumentos musicais ou melodias atravs de formas de brincar direcionadas para um trabalho especfico no tratamento de uma deficincia. Apesar de no existir um significado de linguagem especfico a nvel das organizaes sonoras, a msica no deixa de ser um veculo de expresso. Autores como Weigel (1988), referido por Barreto e Silva (2004), investigaram os efeitos da msica sobre a aprendizagem e os comportamentos relacionados com esse processo. A msica, alm de ser um ptimo
27 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

veculo para o conhecimento ntimo, tambm uma tima atividade ldica. O processo ensino/aprendizagem tem melhores performances quando acompanhado por atividades como esta, a msica facilita na comunicao, expresso e linguagem e o facto de ser acompanhada com uma ndole ldica, deixa de parte sentimentos negativos e abre espao s emoes que facilitam a aprendizagem. As atividades de ludo psicopedagogia-musical desenvolvem o domnio cognitivo porque desenvolvem os sentidos das crianas, a viso, audio e expresso. A nvel psicomotor facilitam o controlo muscular, o equilbrio e a coordenao. Em termos sociais este processo desenvolve a capacidade de se relacionar e conviver com os outros.

28 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.6-A Educao Musical

As atividades musicais feitas nas escolas no so dirigidas para a criao de msicos profissionais, segundo Brscia (2003), referido por Barreto e Silva (2004), so feitas com o objetivo de proporcionar uma vivncia e uma compreenso da linguagem musical, para a facilitao da expresso de emoes e ganhos na cultura geral e de integrao do ser. Segundo o autor a msica pode melhorar o desempenho em disciplinas como o Portugus e a Matemtica. Gainza (1988), referido por Barreto e Silva (2004), afirma que as atividades musicais na escola podem ter objetivos profilticos, nos seguintes aspetos: -Fsico: oferecendo atividades capazes de promover o alvio de tenses devidas instabilidade emocional e fadiga; -Psquico: promovendo processos de expresso, comunicao e descarga emocional atravs do estmulo musical e sonoro; -Mental: proporcionando situaes que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organizao e compreenso.

A Educao Musical o conjunto de experincias dirigidas a transmitir a prtica e a teoria da msica que inclui: - Musicalizao: mtodos destinados a iniciar o estudante na prtica vocal ou instrumental antes do ensino da teoria musical - Prtica Instrumental: ensino e treino de tcnicas especficas de cada instrumento - Prtica Vocal: ensino da teoria musical, escalas, rtmica, harmonia e notao musical - Perceo Auditiva: treino da perceo meldica (alturas e intervalos) e rtmica. Da mesma forma que a Musicoterapia utiliza a msica de uma forma metdica e planeada, a Educao Musical tambm o faz. Na Musicoterapia so os terapeutas que utilizam a msica para os seus objetivos, na Educao Musical, so os Professores. Apesar de os
29 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

resultados de ambos os processos por vezes no diferirem muito, os mtodos so bastante distintos. Mesmo estando a msica sempre relacionada, a Educao Musical est direcionada na aquisio de conhecimentos especficos, na Musicoterapia, mesmo que se adquiram algumas competncias nesse nvel, s a sade e a reabilitao que interessam verdadeiramente ao Psicoterapeuta. Por outro lado, o Professor tem o dever de motivar e estimular o desenvolvimento da prtica de determinada habilidade, embora tambm possam da resultar efeitos que beneficiem a sade, como refere Louro (2006) a Educao Musical educa e reabilita. Dalcroze, Kodly, Orff, Villa Lobos e Suzuki foram alguns dos Educadores que contriburam para a evoluo desta disciplina. Em Portugal esta disciplina passou por vrias fases. A msica tambm tem a capacidade de refletir os valores de uma sociedade. Na poca do fascismo s alguns tinham o direito de usufruir da msica e de forma controlada, na escola nem sequer era mencionada. Com um pas com uma industrializao bastante atrasada e com uma forte emigrao, os artistas e os intelectuais estavam reprimidos. Gagnard (1974) refere que a msica sofreu durante cinquenta anos uma ofensiva de represso e s alguns privilegiados puderam usufruir dela. Assim que surgiu a democracia no ano de 1974 com a revoluo, a msica passou a ficar acessvel a quem a quisesse consumir. Ao nvel do Ensino, em 1990 criou-se uma nova reforma do Sistema Educativo e atravs do surgimento do Decreto-lei n. 6/2001 de 18 de Janeiro houve j avanos significativos, uma vez que as reas de expresso adquiriram direito de cidadania. A partir da, o Governo, atravs do novo programa fez com que se garantisse uma educao de base para todos. A educao passou a ser um processo de formao para o indivduo ao longo da vida e no apenas na fase inicial, o que envolveu conceder uma particular ateno s situaes de excluso e tambm ao desenvolvimento de um trabalho de esclarecimento de exigncias quanto s Expresses. Mais tarde, em 1998 o Ministrio da Educao reorganizou o currculo do Ensino Bsico. Na perspetiva de uma aprendizagem melhor e considerando que a escola necessitava de assumir um espao distinto para a cidadania, para as aprendizagens diversificadas e para as atividades de apoio e estudo, consagrou ento trs novas reas curriculares no disciplinares. Entre elas a Educao Musical que se encontra integrada na rea de Expresso e Educao

30 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Artstica. A Educao passou assim a ter uma maior diversidade cultural e ldica como podemos ler no seguinte artigo:
As escolas, no desenvolvimento do seu projeto educativo, devem proporcionar aos alunos atividades de enriquecimento do currculo, de carcter facultativo e de natureza eminentemente ldica e cultural, incidindo, nomeadamente, nos domnios desportivo, artstico, cientfico e tecnolgico, de ligao da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimenso europeia na educao. 6

No Decreto-Lei n. 344/90, de 2 de Novembro, que estabelece as bases gerais da organizao da educao artstica pr-escolar, esclarece que a educao artstica imprescindvel na formao global equilibrada da pessoa. A msica e as outras expresses comearam assim a ser encaradas no s como uma forma de entretenimento, mas sim como um caminho de ligao multidisciplinar, nas quais se favorecem valores e competncias que estavam reprimidas noutras disciplinas sem a exigncia de tcnicas artsticas apuradas. (Snyders, 1996), referido por Barreto e Silva (2004), refere que a Escola tem a funo de preparar os jovens para o futuro, segundo este autor a melhor forma de o fazer criando momentos positivos realando-os. As expresses nas escolas so uma mais-valia porque alm de se poderem articular de forma multidisciplinar com as outras disciplinas, so bastante motivadoras tanto na aprendizagem como no comportamento dos alunos. Segundo o autor, necessrio que os esforos dos alunos recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente.

2.6.1- Educao Musical no Pr-Escolar

As orientaes curriculares para a Educao Pr-escolar envolvem trs grandes reas: formao social, formao pessoal e expresso e comunicao que inserem a expresso motora, dramtica, plstica e musical. Apesar de a disciplina de Educao Musical ocupar um lugar secundrio na Educao, muitos foram os Educadores que contriburam para que esta disciplina fizesse parte da Lei de Bases do Sistema Educativo. Silva (1997) conta que a msica deve iniciar-se logo na primeira infncia para que assim se possa criar um ambiente com a famlia em casa onde se possa ouvir
6

(artigo 9 - Decreto-Lei n.6/ 2001 de 18 de Janeiro) P. 7. 31 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

e explorar a msica. Desde a identificao dos sons at ao brincar na identificao dos sons do meio ambiente cantando e trauteando. No Ensino Pr-Escolar, as orientaes para a msica baseiam-se num trabalho muito bsico de sons e ritmos para que a criana comece desde logo a ter noo das diferenas de intensidade fraco/forte, timbre modo de produo, durao longo/curto e altura grave/agudo. O trabalho nesta fase desenvolve-se na execuo de alguns itens que devem ser abordados com a maior proximidade possvel de sons do nosso meio ambiente. So eles: -escutar: identificar sons como os da natureza, gua a correr por ex. -cantar: explorar a linguagem e formas de ritmo -danar: desenvolvimento motor -criar: o seu prprio instrumento. Basicamente os objetivos desta primeira fase so o aperfeioamento da audio e da emisso de sons e de alguns movimentos corporais. Os objetivos desta primeira fase, segundo as Orientaes Curriculares para a Educao PrEscolar, passam principalmente pelo aperfeioamento da audio e da emisso de sons e de alguns movimentos corporais.

2.6.2- Educao Musical no 1 Ciclo do Ensino Bsico No Primeiro Ciclo do Ensino bsico, segundo as orientaes Curriculares, as direes baseiam-se mais no aperfeioamento a nvel do canto. Nesta fase, a voz o instrumento mais importante, ela uma ferramenta muito importante na comunicao e por isso, tem de ser estimulada. Algumas das estratgias mais sugeridas so as prticas atravs de jogos de roda, movimentos corporais entre outros. O corpo tambm outro instrumento pelo qual o aluno comunica imenso, desde as palmas, batimentos de vrias intensidades e outras variantes dinmicas importantes na forma de expresso e de reconhecimento do corpo. Segundo o programa do 1 ciclo:
Sentir, no corpo em movimento, o som e a msica , na criana, um forma privilegiada e natural de expressar e comunicar cineticamente o que ouve. O movimento, a dana, a percusso corporal so meios de que o professor dispe para, com pleno agrado das crianas, desenvolver a sua musicalidade. 7

Programa do 1. Ciclo p. 69. 32 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.6.3- 2 e 3 Ciclo e Secundrio

No 2 Ciclo, a disciplina lecionada por um docente da rea e tem o nome de Educao Musical. Os objetivos a desenvolver so semelhantes aos do 1 Ciclo mas, uma vez que os alunos nesta fase j tm as competncias mais desenvolvidas, podem-se assim realizar um conjunto de tarefas mais especficas na rea musical. Desenvolver o poder de reflexo, observao, perceo e memorizao, educar o ouvido musical, desenvolver habilidades rtmicas, e expressar a criatividade em conjunto com as outras expresses so algumas das competncias a desenvolver. A disciplina de Educao Musical no 3 Ciclo e no Ensino Secundrio de carcter opcional, o que faz com que no haja muitos alunos matriculados. O trabalho desenvolvido no 1 ciclo no domnio de flautas, do canto, dos cordofones (instrumentos de corda) e do instrumental Orff (instrumentos de precurso adaptados) nem sempre continuado ainda mais quando a disciplina mais tarde se torna opcional. Segundo Paulos Esteireiro, coordenador de Educao Artstica na Regio Autnoma da Madeira, a disciplina de Msica mesmo estando prevista no currculo nacional, no lecionada de forma contnua o que faz com que o trabalho feito inicialmente nem sempre seja prosseguido, o que enfraquece um pouco a disciplina.

2.6.4- Educao Musical na Regio Autnoma da Madeira

A Regio Autnoma da Madeira um caso muito particular no que diz respeito incluso da msica no 1 ciclo. Desde 1980 que as expresses musical e dramtica tm vindo a ser implementadas neste nvel de ensino embora s em 1989 que foi oficializada atravs da sua primeira lei orgnica, integrada no Decreto Legislativo Regional n. 26/89/M de 30 de Dezembro, com a designao de Gabinete de Apoio Expresso Musical e Dramtica. A Educao Artstica no 1 Ciclo foi regulamentada pelo Decreto-Lei n344 de 1990, passou por algumas alteraes, aumentou as competncias e em 1997 foi criado o Gabinete Coordenador de Educao Artstica (GCEA), que uma Direco de Servios da Direco
33 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Regional de Educao (DRE), que integra a Secretaria Regional de Educao e Cultura (SREC), da Regio Autnoma da Madeira (RAM). Em 2002, Paulo Esteireiro, Coordenador do Centro de Investigao e Documentao do Gabinete Coordenador de Educao Artstica (GCEA), criou um projeto de regionalizao do currculo da Educao Musical no 2 ciclo com o objetivo de conservar a msica tradicional da Madeira.

34 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.7-Musicalizao o que .

Desde a antiguidade que a msica est relacionada com valores morais. J na Grcia antiga, acreditava-se que esta participava na formao e na construo da cidadania das pessoas. Mais tarde comeou a ser encarada como uma forma de relacionar emoes com outras aes como a integrao social e a aprendizagem. A msica comeou a ser utilizada como uma forma de inspirao para influenciar o desempenho de determinadas tarefas. A musicalizao um procedimento que permite com que a msica seja o objeto de formao de um indivduo. Antigamente apenas se sabia que este termo se associava iniciao musical de crianas. Hoje em dia j se sabe muito mais, alguns autores referem-na como sendo uma aula individual ou em grupo onde se pretende, de uma forma metodolgica, atingir determinados objetivos. Segundo Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004):
um processo de formao de conhecimento cujo objetivo no apenas criar o gosto pela msica mas tambm pelo desenvolvimento de outras aptides como a sensibilidade, a criatividade, o sentido rtmico, a imaginao, memria, concentrao, ateno, auto-disciplina, respeito ao prximo, sociabilizao, afectividade, expressividade, coordenao motora, perceo auditiva e consciencializao corporal. 8

As atividades de musicalizao deveriam ser mais exploradas no ensino, no s porque melhoram a aprendizagem como trazem benefcios a nvel da sociabilizao. Segundo Brscia (2003) o canto ajuda na aprendizagem, na sociabilizao e no conhecimento do que nos rodeia. Gainza (1982), referido por Barreto e Silva (2004) certifica que O objetivo especfico da educao musical musicalizar, ou seja, tornar um indivduo sensvel e recetivo ao fenmeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de ndole musical. Gainza (1982), citado por Barreto e Silva (2004) O trabalho da musicalizao pode comear a ser feito a partir dos 2 anos de idade, tanto que, hoje em dia a msica obrigatria na escola desde o pr-escolar. Segundo Barreto e Silva (2004), a musicalizao na escola desenvolve a concentrao, memria, coordenao motora, socializao, acuidade auditiva e disciplina. A experincia uma forma muito rica de obter conhecimento. Estes dois conceitos esto diretamente relacionados, quanto mais diversificadas forem as situaes de processo

Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004) 35 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

ensino/aprendizagem, melhores resultados da viro. Segundo Weigel (1988), citado por Barreto e Silva (2004), as atividades de musicalizao podem melhorar em muito alguns domnios de desenvolvimento nas crianas. A nvel cognitivo/lingustico, atravs da msica possvel desenvolver os sentidos viso, tato e audio, a criana pode danar ou repetir gestos trabalhando a coordenao motora e a ateno, ao mesmo tempo que pode cantar ou imitar sons tornando-a mais familiarizada com o ambiente que a rodeia. A nvel psicomotor, o ritmo tem um papel muito importante na formao e no equilbrio do sistema nervoso. Ao mesmo tempo que uma criana canta e faz um ritmo ou uma dana, permite que esteja a desenvolver varias competncias ao mesmo tempo, neste caso concreto, o sentido rtmico, a coordenao motora e a aquisio de leitura ou escrita. Quanto ao desenvolvimento scio afetivo, a msica tem tambm um papel importante, na medida em que a criana vai formando a sua identidade e a sua autoestima, a sua forma de se relacionar com os outros e de se sentir includo. H atividades musicais entre crianas que favorecem a participao em grupo apelando a valores de cooperao, entreajuda e sociabilizao. Atravs da msica pode-se trabalhar um conjunto muito vasto de conhecimentos que se podem relacionar com outras reas. Pode-se pegar no timbre do som e diferenciar, classificar, atribuir intensidade, tempo, etc. De acordo com as capacidades da criana e com as reas de interesse o Professor pode problematizar situaes e da aperfeioar conhecimentos e competncias para o aluno de uma forma motivante. Alm disso pode ainda torn-los mais proativos, autnomos e determinados como refere Benezol (1985) no manual de musicoterapia: A msica deve desempenhar um papel importante na educao em geral, pois ela responde aos desejos mais diversos do Homem; o estudo da msica o estudo de si mesmo. Dalcorze citado por Benezol (1985) P. 173. As atividades de musicalizao possibilitam criana um conhecimento melhor dos seus domnios e da sua capacidade de relacionamento e comunicao com os outros. Nos dias que correm, so cada vez mais os atrativos visuais com que as crianas vo sendo seduzidas. A imagem tem um poder tremendo na nossa sociedade e para que o ditado popular, uma imagem vale mais que mil palavras, no seja comparado em relao ao som, bastante importante que as crianas sejam estimuladas capacidade de captar e distinguir os sons. Da mesma forma que um professor pede ao aluno para descrever uma ao por meio de palavras ou de desenhos, tambm o pode pedir por meio de sons. O facto de distinguir sons mais graves ou agudos, mais intensos, curtos ou longos, ou de os conseguir reproduzir e diferenciar
36 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

faz com que a criana esteja a desenvolver um conjunto muito completo de competncias e domnios, ao mesmo tempo que desenvolve a sensibilidade auditiva. Brscia (2003) destaca que se podem fazer jogos muito didticos na fase infantil atravs dos sons. Distingue 3 tipos de jogos, o Sensrio-Motor onde a criana at idade dos dois anos realiza atividades que relacionam o som e o gesto, reproduzindo sons atravs do corpo. O Simblico onde se procura o desenvolvimento da linguagem atravs do som relacionado com a imagem, realizase at aos quatro anos. O Analtico que envolve o relacionamento com os outros e aprendem as regras bsicas de disciplina, realiza-se a partir dos quatro anos de idade.

37 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.8-Incluso o que .

H muitos anos atrs, pensava-se que a escola s servia para tornar as crianas mais cultas e fazer delas boas pessoas, pensava-se tambm que os que no aprendiam era simplesmente porque tinham menos capacidade do que os outros. O que certo que ao longo da histria da humanidade fomos conhecendo alguns maus alunos que se tornaram verdadeiros gnios. Cada vez mais a escola vista como uma instituio de muita importncia no desenvolvimento de uma sociedade. Grande parte do tempo de uma criana est dividido entre a escola e o lar onde reside. na escola que se fazem grande parte das primeiras amizades, l que as crianas comeam a descobrir o mundo e o que querem que ele seja no futuro. l que estes adquirem os valores e as aprendizagens necessrias para se integrarem da forma mais autnoma numa sociedade que futuramente estar tambm dependente desses mesmos alunos. A escola neste sentido tem o dever de incluir o aluno na sociedade, como refere o guia de professores com alunos com NEE na sala de aula, a incluso um processo que envolve a integrao dos alunos sem qualquer distino.
A incluso, a pretender portanto, que todos os alunos, tenham direito a uma educao igual e de qualidade. Que todos os alunos sejam vistos quanto ao seu todo, no seu crescimento e desenvolvimento. Que a todos os alunos seja provida uma educao que respeite as suas necessidades e caractersticas que, na sua essncia, constituem direitos fundamentais de toda a criana. Que a todos os alunos seja facilitada a sua transio para a vida ativa, por forma a que eles se venham a mover na sociedade a que por direito pertencem com maior autonomia e indecncia possveis. 9

A educao serve a sociedade, hoje em dia considerada um direito do ser humano. J h alguns anos comeou-se a pensar na importncia da educao no reflexo de uma sociedade, segundo a Declarao Universal dos Direitos do Homem (ONU 1948). O Conclio do Vaticano 11 declara que toda a pessoa tem direito educao. Visto que todo o indivduo deve ter os mesmos direitos, olhando por esse prisma, a escola deve acolher todos sem distino. Nem todas as crianas tm as mesmas possibilidades, nem todas tm os mesmos moldes culturais e cada uma tem as suas prprias
9

Nielsen L. B.(1999) P.9. 38 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

capacidades. A educao no um direito s de alguns e cada criana apresenta caractersticas, interesses, habilidades e necessidades nicas de aprendizagem. A escola tem de estar preparada para recolher todas estas diferenas e tentar preparar todas as crianas sem que se sintam prejudicadas ou de alguma forma tratadas de forma diferente. A educao, atravs da sua reforma educativa, tem lutado cada vez mais por uma escola eficaz e abrangente para todos os alunos. A escola tem-se desenvolvido no sentido de prevalecer os valores da igualdade de direitos e condies. Cada vez mais se aposta numa escola inclusiva onde os alunos com deficincia aprendem juntamente com os alunos do ensino regular na procura de uma maior integrao e de um enriquecimento de valores sociais. Estas alteraes tm mudado o sistema de ensino, especialmente no papel dos professores e nas exigncias que essas mudanas provocam. Ao longo do tempo quebraram-se algumas barreiras que existiam, mudaram-se algumas mentalidades, surgiram novos valores sociais e conseguiu-se criar condies para que um aluno com NEE (Necessidades Educativas Especiais) tenha igualdade na educao em relao aos restantes. Alguns autores pensam que a incluso j est implementada e outros acham que este sistema ainda no resulta porque nem as escolas, nem os professores, nem os pais esto ainda completamente preparados, como refere Correia (2003). No so s os elementos mais diretamente envolvidos neste processo que devem estar preparados, toda a sociedade deve estar sensvel a esta mudana para benefcio de todos. A educao especial no passado era vista de outra forma. Os deficientes mentais eram internados em orfanatos ou manicmios, junto daqueles que na altura no eram teis para a sociedade, velhos e pobres, eram marginalizados, postos de parte. As primeiras instituies especializadas para portadores de deficincia aparecem no sculo XIX. A sociedade sentiu necessidade em proteger os civis sem deficincia daqueles que eram diferentes, predominando assim valores discriminatrios e de preconceito, passou-se de rejeio para um protecionismo exacerbado. No nosso pas, nos anos 40 surge o primeiro centro de observao e diagnstico mdico-pedaggico para deficientes, o Instituto Antnio Aurlio da Costa Ferreira. Nos anos 60 comea-se a falar em integrao, comea-se a pensar em inserir alguns dos alunos com deficincia com alunos do ensino regular, o objetivo era proporcionar um maior campo social para estes alunos.

39 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Em Portugal, a integrao comeou-se a experimentar em alguns liceus. Mas s em 1986, atravs da publicao da Lei de Bases do Sistema Educativo, com a lei (46/86 de 14 de Outubro) alnea J, artigo 7 que permitiu que pela primeira vez, jovens deficientes e jovens no deficientes estudassem no mesmo espao. Este foi um decreto muito importante na histria dos direitos inclusivos. Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, o ensino adopta um cunho universal de maneira a assegurar uma formao geral comum a todos os portugueses. O seu cunho universal abrange todos os indivduos, sem discriminao. No 2. ponto do Artigo 2 da Lei de Bases do Sistema Educativo (1998) o Estado compromete-se a fomentar a democratizao do ensino, garantindo o direito igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares. Em 2008 a este decreto foram reforados alguns objetivos e algumas finalidades em relao ao antigo, veio trazer melhores condies e um maior nmero de direitos. Assegurar s crianas com necessidades educativas especficas, devidas, designadamente, a deficincias fsicas e mentais, condies adequadas ao seu desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades Alnea J Decreto-Lei n.3/2008 de 7 de Janeiro. Este Decreto veio alargar o Ensino Especial at ao Pr-escolar e ao Ensino Particular e os encarregados de educao passaram a ter deveres de participao na educao do aluno. Foi criada a CIF (Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade), o PEI (Plano Educativo Individual) acompanhado por um PIT (Plano Individual de Transio) tornando o trabalho da educao mais cooperativo com os outros tcnicos profissionais, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e integrao do aluno. Atravs de uma resoluo das Naes Unidas, a Declarao de Salamanca 1994, que se desenvolveram os princpios, polticas e prticas do Ensino Especial. Esta declarao foi elaborada pelo Congresso Mundial sobre NEE, realizada pelo Governo Espanhol em colaborao com a UNESCO, com a participao de 92 pases e 25 Organizaes Internacionais. Esta declarao considerada um dos mais importantes documentos que visam a incluso social, surge devido aos movimentos a favor dos direitos humanos e abre uma nova perspetiva inclusiva. A escola deve ser o meio mais competente para combater atitudes discriminatrias, formando mentalidades mais abertas e compreensivas de modo a formar uma sociedade inclusiva. Segundo Crespo (2005), a escola inclusiva valoriza todos os alunos, mesmo tendo eles diferenas so acolhidos e respeitados. () As crianas e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso s escolas regulares, que a elas se devem adequar atravs de uma pedagogia centrada na
40 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

criana, capaz de ir ao encontro destas necessidades. Declarao de Salamanca UNESCO (1994) P. 2. Este acordo permitiu que o Ensino Especial deixasse de ser uma instituio isolada para passar a fazer parte do ensino como um servio reconhecido. Os alunos com NEE, cujas carncias se relacionam com deficincias ou dificuldades escolares, passaram a ter direito a frequentar o ensino regular e de aceder ao currculo comum por via de um conjunto de adaptaes adequadas s suas necessidades e s suas caractersticas. Nesta declarao pediase s escolas que acolhessem todas as crianas independentemente das condies fsicas, intelectuais, econmicas, sociais ou lingusticas, para que aprendessem juntos sempre que possvel independentemente das diferenas existentes. Todas estas alteraes exigiram profundas reestruturaes tanto a nvel humano, pais, professores, alunos, como em termos dos espaos fsicos, adaptaes de acesso e funcionalidade, como a nvel de pedagogias. Esta alterao geradora de controvrsias. Segundo Correia (2003) ainda h muito a fazer para que as escolas inclusivas tenham bons resultados. Devido heterogeneidade de alunos a incluso importante mas mais importante ainda gerar condies para haver as respostas certas. Segundo o autor, os pais, os professores e os colegas ainda no esto completamente sensibilizados com esta mudana ao ponto de poderem passar para os alunos com NEE toda a confiana para que estes sejam integrados. preciso ajudar os professores que ainda no esto completamente preparados e os espaos fsicos tm de ser reorganizados. Correia (2003) refere que a escola inclusiva deve defender um trabalho de equipa desenvolvido por todos os rgos da escola, desde a gesto, aos professores, tcnicos, terapeutas, psiclogos, auxiliares e pais. Todos eles so responsveis pela integrao e aprendizagem dos alunos. Para compreender melhor a evoluo da relao que a escola teve em relao sociedade no que diz respeito incluso e integrao, temos de distinguir dois conceitos. O termo incluso um termo recente. Tem vindo a ter algum destaque na rea educativa e est na sua histria, ligado defesa e valorizao da pessoa com deficincia. Comeou-se a falar em incluso no princpio dos anos 80 quando a ONU organizou o ano internacional da pessoa com deficincia. A incluso refere-se s metodologias e pedagogia diferenciada necessria para que os alunos com NEE se sintam em igualdade com os outros. A integrao tem o mesmo sentido de incluir os alunos com necessidades perto dos que no as tm. anterior ao
41 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

conceito de incluso j que a principal preocupao deste conceito centra-se na integrao e normalizao dos alunos com deficincia junto dos outros. Rodrigues (2003) afirma que colocar a criana na escola comum no indica que ela est efectivamente includa; necessrio ajudar os professores a aceitarem a responsabilidade quanto aprendizagem de todas as crianas nas escolas e prepar-los para ensinarem aquelas crianas que esto atualmente excludas das escolas por qualquer razo. Se na preparao para a incluso de alunos com deficincia todos os intervenientes estiverem bem preparados todos podem ficar a ganhar numa escola inclusiva. Para Hoffmann (2000), existem muitas vantagens na incluso de alunos com deficincia. O autor refere que atravs da incluso os alunos alcanam experincia e capacidades humanas, melhoram o ensino e ficam mais bem preparados para a vida adulta numa sociedade. Segundo relatrios de Educao Inclusiva na sala de aula, a partir de estudos de caso em 15 pases europeus, constatou-se que nas salas de aula inclusivas o que bom para os alunos com NEE igualmente bom para todos os alunos. Os professores necessitam de apoio e de colaborar com os colegas, com a escola e com os profissionais exteriores. A cooperao entre os pares fundamental para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos. A heterogeneidade permite que as estratgias de aprendizagem se tornem mais flexveis e diversificadas, ao mesmo tempo que exigem regras que melhoram o funcionamento da sala de aula. O Programa Educativo Individual (PEI) d lugar a uma abordagem de ensino eficaz e mais qualitativo, onde se valorizam os progressos. Uma sociedade inclusiva tem caractersticas de abertura que considera e valoriza as diferenas e consegue criar oportunidades iguais para todos os seus elementos. A Constituio da Repblica Portuguesa refere no artigo 71 que o Estado obriga-se a reabilitar e integrar cidados portadores de deficincia. A escola passa ento a ter um desafio notvel, o de desenvolver uma pedagogia focada no aluno, mesmo naqueles que apresentam mais dificuldades e incapacidades. Ao nivel de adaptaes pedaggicas, a incluso pode ser feita com maiores ou menores adaptaes, dependendo da especificidade, tm processos de adaptaes especficos. Os alunos com alguma modificao, tm uma incluso de certos objetivos ou metodologias. o aluno passa a maior parte do tempo na sala do ensino regular. Nas modificaes
42 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

significativas, os alunos passam longos perodos fora da sala do ensino regular, onde recebem reforo em reas especficas. A soma de todas as diferenas de cada um pode produzir resultados harmoniosos e enriquecedores, onde possvel viver uma socializao sem barreiras (Carvalho 2006) citado pela revista Diversidades RAM n 24 (2009) P. 14. A heterogeneidade das escolas inclusivas um fator de grande mudana do papel do professor no ensino. As grandes diferenas existentes entre as crianas, fazem com que cada aluno seja visto como uma potencial fonte de conhecimento benfico para todos os outros elementos. Como no aprendem todos da mesma maneia, como no esto todos no mesmo patamar de capacidade e como alguns apresentam desvantagens, o professor tem o papel proativo face s necessidades dos alunos com o objetivo de minimizar ao mximo as diferenas. Esse processo permite ao docente ganhar competncias ao nvel de estratgias de ensino/aprendizagem, assim, medida que se vo aprefeioando e reinventando as metodologias, e ao mesmo tempo que se vo difernciando as pedagogias, torna a incluso um processo de aprendizagem mutua, onde todos aprendem e todos ensinam. Para que o ensino resulte nesta pedagogia diferenciada, essencial compreender quais os objetivos pretendidos a cumprir de acordo com as capacidades de cada aluno, cada evoluo deve ser valorizada. O facto de se adaptar o ensino s necessidades uma grande mais-valia para o processo de ensino/aprendizagem, no s porque permite maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos mais fracos como o faz sentir satisfeito e valoriza um fator muito importante em qualquer tipo de desempenho acadmico, a motivao.

A Regio Autnoma da Madeira encontra-se num processo em desenvolvimento. Segundo a Directora Regional do Ensino Especial, a Dra. Maria Jos Camacho numa entrevista RTP Madeira, ainda existem crianas com deficincia cujos familiares ainda no procuraram ajudas junto das entidades especializadas. A integrao feita pela DREER (Direco Regional de Educao Especial e Reabilitao), por CAOS (Centros de Atividades Ocupacionais) e por algumas associaes.

43 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.9-Msica e incluso
Aps uma abordagem sobre os temas nucleares desta investigao, importante agora relacion-los entre si para que se possa a partir da compreender a afinidade existente entre eles no estudo em causa. Com a escolaridade obrigatria estendida para todas as crianas, incluindo portadoras de deficincia, que se regulamentou a perspetiva de escola igual, gratuita e de qualidade para todos. Desde o inicio dos anos 90 que as nossas escolas se tm preocupado em dar mais nfase s expresses fsico-motoras e artsticas. nelas que por vezes se faz a triagem de talentos nos alunos para que assim estes possam seguir desde cedo na rea em que sentem mais aptido ou talento. prova de que estas disciplinas no s so importantes para a comunidade e para o bom encaminhamento do ensino tendo em vista a orientao vocacional, como e principalmente para demonstrar que estas reas so importantssimas no desenvolvimento da criana e na aprendizagem em geral. As reas da Lngua Portuguesa e da Matemtica tm sempre ganho mais protagonismo nos contedos programticos e na carga horria. Mas pouco e pouco foi-se verificando que as expresses musical, plstica e tecnolgica, fsico-motora e dramtica tm vindo a manifestar alguma importncia no s isoladamente mas tambm numa perspetiva multidisciplinar. Em qualquer tipo de relao entre seres humanos, a envolvncia entre as partes um fator importante para que se possa criar uma forma de comunicao mais produtiva. Quando se conseguem criar laos entre as pessoas, torna-se mais fcil captar a ateno ou mesmo a vontade dos outros. Diz-me e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me e eu aprenderei (Provrbio Chins), citado pelo Projeto Educativo da EBI/ Jardim de Infncia do Couo (2009) P. 1. Frases como esta, do-nos conta da importncia que as expresses tm no ensino. No processo de ensino/aprendizagem a incluso tem de ser sentida, atravs da convivncia as diferenas amenizam-se favorecendo valores como o companheirismo e colaborao.
Mulheres e homens, somos os nicos seres que, social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os nicos em que aprender uma aventura criadora, algo, por isso mesmo, muito mais rico que meramente repetir a

44 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

lio dada. Aprender para ns construir, reconstruir, constatar para mudar, o que no se faz sem abertura do Esprito. 10

A msica, segundo Snyders (1992), citado por Barreto e Silva (2004), Uma atividade criativa e integradora. Ela atrai e envolve os alunos, serve de motivao, estimula reas do crebro, desenvolve a criatividade, autoestima, capacidade de concentrao, raciocnio lgico, socializao e expresso corporal.P.12. Uma das maiores dificuldades das escolas inclusivas deve-se ao facto de muitos professores no estarem ainda completamente preparados para enfrentar as adversidades deste processo. Em algumas situaes, alguns professores no sabem gerir uma turma onde estejam includos alunos com NEE, muitos deles nunca tiveram qualquer tipo de formao especializada. A msica pode ser um dos veculos importantes para diferenciar metodologias de ensino e principalmente para amenizar situaes mais complicadas na relao entre todos os agentes da turma. Rodrigues (2003) refere que o ensino tradicional, com as suas tcnicas e mtodos baseados na transmisso de conhecimentos e na individualizao das tarefas constitui uma barreira no caminho da escola inclusiva. A competio, a homogeneizao de respostas e comportamentos e o medo de errar impedem o reconhecimento das diferenas e a riqueza que trazem para o desenvolvimento de todos. No fcil para um Professor, nem para ningum quando enfrenta um desafio novo, pode at mais tarde vir a ser um desafio estimulante mas, pelo menos numa fase inicial os nveis de confiana no sero os melhores. As dificuldades na adaptao curricular e na forma como deve lidar com as limitaes dos alunos com NEE perante a turma, so processos que requerem muito trabalho, experincia e sobretudo confiana. muito importante tambm o companheirismo entre colegas. Principalmente na partilha de experincias, torna-se uma ajuda preciosa quando um professor com menos experiencia tem o auxlio de outros que j enfrentaram problemas semelhantes. Florian (1998), citado por Coelho (2011): Um professor sem formao apropriada, por muito aberto e bem intencionado que seja, no conseguir dar a educao apropriada a alunos com dificuldades de aprendizagem ou outras necessidades educativas especiais se no tiver o apoio dos colegas mais experientes. P. 45. A msica uma forma de comunicao bastante forte. Atravs dela o professor pode motivar os alunos aprendizagem. Sobretudo os alunos com mais dificuldades de
10

Paulo Freire (2009). 45 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

aprendizagem, a msica pode abrir caminhos para uma melhor performance. Correia (2003) refere que os professores titulares e os professores de educao especial, que trabalham em colaborao apresentam melhores resultados que os professores com mtodos tradicionais. Numa escola inclusiva, a msica pode ser a porta de entrada para que haja uma maior entrega por parte de todos os seus intervenientes. Esta tem a capacidade de se expressar e atingir todas as pessoas, de as modificar, de as afastar ou de as aproximar umas das outras. Atravs da msica possvel criar uma atmosfera partilhada por todos os que a ouvem, pode at ser sentida de diferentes formas mas ela torna-se algo que todos tm em comum em determinada situao. O dom de poder criar imagens mentais e de desenvolver competncias criativas e introspetivas algo que a torna numa atividade incrvel. Segundo Gardner (1995), referido por Barreto e Silva (2004), e a sua teoria das inteligncias mltiplas a msica tem a capacidade de influenciar o homem fsica e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integrao e a incluso social. Alunos com dificuldades na rea da matemtica podem desenvolver algumas capacidades ao mesmo tempo que podem usufruir da msica. Esta desenvolve a capacidade de concentrao e memorizao, quando praticada por algum instrumento ou pela voz proporciona o desenvolvimento de competncias da rea da fsica e da matemtica, a prpria disposio e intensidade de sons varia numa escala matemtica. A aplicao da msica na reabilitao ganhou visibilidade durante as duas guerras mundiais, quando os veteranos incapacitados, fsica e emocionalmente apresentavam rpidas melhorias na sequncia das visitas de msicos aos hospitais de campanha. Soares C. (2003) P. 130-131. Juntar a msica com a filosofia da escola inclusiva, claramente uma aposta de sucesso. Do a possibilidade aos alunos de: viverem, sentirem, escutarem, apreciarem, conhecerem, pensarem, explorarem, descobrirem a msica, a partir de experincias ldicas e socializadoras (Amaral & Martins, 2009) citado pela revista Diversidades RAM N 24 (2009) P. 13. Pretende-se que atravs da msica o ensino se torne aberto a todos numa forma livre e motivante de ensinar e aprender. Quanto mais vontade uma criana estiver, mais facilmente se relaciona com os outros e mais facilmente capta conhecimento. Se a criana no estiver bem consigo mesma, fica inibida e fechada ao contato com os que a rodeiam e consequentemente ficar fechada
46 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

quebrando o desenvolvimento das competncias sociais, cognitivas e motoras. Segundo o livro para la integracion del deficiente de Prez e Martnez (1986) as atividades musicais so bastante teis para quebrar barreiras de comunicao entre seres humanos, como explica o autor,
() La expressin y la accion se unen en el canto, revistiendo especial importncia, de ahi nuestra atencion hacia el canto colectivo, ya que en el debe conseguir-se la participacion e comunicacion de todos. El sensibilizar las apatias, asi como el canto orienta hacia la recuperacion psquica, libera al nio e deve la ajuda a manifestar-se tal como es. 11

As prprias atividades de musicalizao desenrolam-se a favor da incluso de crianas portadoras de necessidades especiais. Como o objetivo das aulas de Educao Musical no passa por formar msicos profissionais, o carcter livre e ldico permite que o aluno fique mais aliviado de possveis presses, favorecendo a descontrao e o envolvimento. Estes fatores so decisivos para a incluso principalmente de alunos com dificuldades especiais, ao mesmo tempo que criam condies para que todos os alunos se sintam capacitados de demonstrar novos interesses e aprendizagens. Para crianas hiperativas que normalmente no tm grandes resultados acadmicos, ou aquelas que so mais ansiosas, a concentrao algo sempre muito difcil de controlar, uma vez que estas crianas geralmente apresentam uma respirao curta e descontrolada. Alm das competncias individuais como a aprendizagem em geral e o desenvolvimento cognitivo, as atividades musicais estimulam as crianas nas competncias de relacionamento com os outros. A incluso de crianas com NEE que apresentem dificuldades no controle de movimentos especficos, feita muitas vezes graas a atividades de musicalizao. A msica d o estmulo ideal para o controle dos movimentos pretendidos, ao mesmo tempo que estes se sentem mais vontade para se expressarem com os restantes alunos. Segundo Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004), estas atividades valorizam a expresso de todos e desenvolvem a autoestima geral. O autor refere ainda que a msica alivia a tenso e facilita a linguagem. Alm de a msica contribuir para tornar o ambiente escolar mais recetivo, tambm pode dinamizar a aprendizagem de outras disciplinas, ganhando um papel multidisciplinar. Isso permite dinamizar a aprendizagem e torn-la como forma de oportunidade de assegurar possibilidades de igualdade para que todas as crianas se possam educar atravs da msica.

11

Prez e Martinez (1968) P. 285. 47 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Para que qualquer indivduo se sinta integrado, seja num grupo de pessoas, seja na prpria sociedade, decisiva a forma como se sente com ele mesmo. Quem no est bem consigo prprio, dificilmente o estar com os outros. As combinaes de sons que acompanham a melodia tornam-se em harmonia. Essa harmonia sentida de forma individual, cada pessoa sente a msica de maneira diferente. A dialtica corpo/mente ajuda a ser desenvolvida pela interpretao desses conjuntos de sons, o que permite uma maior tomada de conscincia corporal. Campbell D. (2000) ao comentarem sobre a inteligncia musical resumem os motivos pelos quais ela deve ser valorizada na escola: - Conhecer msica importante. - A msica transmite nossa herana cultural. to importante conhecer Beethoven e Louis Armstrong quanto conhecer Newton e Einstein. - A msica uma aptido inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida. - A msica criativa e auto-expressiva, permitindo a expresso de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres. - A msica ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os outros, tanto em sua prpria cultura quanto em culturas estrangeiras. - A msica oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem no encontrar em parte alguma do currculo. - A msica melhora a aprendizagem de todas as matrias. - A msica ajuda os alunos a aprenderem que nem tudo na vida quantificvel.

48 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.10-Incluso, Paralisia Cerebral e Msica

Se a msica influencia o homem de todas as formas, influencia ainda mais quando se trata de pessoas com uma sensibilidade acima da mdia. Brscia (2003) diz que crianas mentalmente deficientes e autistas geralmente reagem msica, quando tudo o mais falhou. A terapia musical foi, por exemplo, utilizada para melhorar a coordenao motora nos casos de paralisia cerebral e distrofia muscular. Tambm usada para ajudar a controlar a respirao e a dico nos casos em que existe distrbio da fala. Para alm do mais palpvel, a msica tambm proporciona o domnio emocional, favorecendo-a na linguagem. A msica pode ajudar a criana no controlo da motricidade, na sua organizao espciotemporal e na expresso oral dando-lhe ao mesmo tempo oportunidade de expresso livre e prazer evitando bloqueios emocionais. APMT I (1998). P. 84. A terapia feita atravs da msica tem-se mostrado competente no tratamento e reabilitao de pessoas com PC. Esta patologia tem a caracterstica principal da falta de capacidade em controlar os msculos de forma voluntria. Muitas vezes esse fator deve-se a uma certa inibio por parte dos portadores, prejudica-os nos movimentos e sobretudo na comunicao. A msica um meio bastante valioso na exteriorizao criativa, alm disso melhora a ateno, o relaxamento e vocalizao. O equilbrio emocional provocado pela ao da msica tambm favorece a integrao social e a incluso dentro da sala de aula. A criana ao se sentir mais descontrada, sente mais vontade de se relacionar com os outros. Os aspetos ldicos que a msica proporciona criana ajudam-na no seu equilbrio emocional e na sua maturao e integrao social. APMT I (1998) P. 84. Uma das maiores dificuldades que a criana com PC sente na sua integrao o seu controle muscular. Quando estas crianas sentem a msica, o seu corpo reage de forma mais coordenada, os mecanismos de ao da msica melhoram o desempenho no controlo muscular, e a reao aos sons e harmonia musical permitem uma melhoria no controlo respiratrio e da fala. Brescia (2003), citado por Barreto e Silva (2004), refere que a terapia musical foi usada para o melhoramento da dico em casos de distrbio da fala.

49 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

A confiana meio caminho para a vitria. Qualquer que seja o desempenho de um indivduo, sendo ou no importante, o nvel de confiana est normalmente relacionado com o desempenho. Uma criana que tem dificuldade no controlo da fala e dos movimentos, no tem propriamente uma confiana que se possa considerar muito alta para desempenhar tarefas de sociabilizao. A msica por si j um companheiro que aproxima as pessoas e que as pe em igualdade, todos a esto a ouvir e isso torna-se numa partilha comum entre todos. Na escola inclusiva importante haver laos entre todos os colegas. Uma criana com PC precisa do apoio dos colegas.
O professor deve selecionar um aluno da classe para assumir as funes de companheiro mais ntimo do aluno com paralisia cerebral () a escolha do professor deve recair sobre um aluno merecedor de confiana que no s proporcionar apoio mas que muito mais importante, ser tambm um companheiro. 12

Essa base de confiana tem de se transportar para fora da sala de aula e tem de ter um caminho de continuidade. A criana com PC no se relaciona apenas com os colegas de escola, ela est sujeita a comunicar e a conviver com outras pessoas. Este um trabalho de equipa ente os pais, os terapeutas o educador ou professor da classe e o professor de msica. Textos de musicoterapia APMT I (1998) P. 83. Se principalmente todos os intervenientes na sua recuperao fizerem um trabalho de equipa entre si, no s vai aumentar a confiana da criana como ir usufruir de um cuidado muito mais elaborado e personalizado.
A interveno exige um trabalho de equipa transdisciplinar que inclui o mdico, enfermeiro, terapeutas (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e terapeuta da fala), psiclogo, tcnico de servio social, educadores, professores e ainda os pais que devem fazer parte integrante da equipa, colaborando de habilitao e na educao do seu filho () 13

Alm disso, os profissionais tm o papel de fazer o transfere dos procedimentos para a casa da criana, atravs da famlia.
O professor de msica ou musicoterapeuta tem um papel importante na equipa que se prope apoiar a criana e a famlia. A criana com paralisia cerebral tem grandes dificuldades no controlo da postura e movimento, devido paralisia ou

12

Nielsen L. B.(1999) P.98. Textos de musicoterapia - APMT I (1998) P. 83. 50 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

13

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

parsia dos membros, coordenao perturbaes de equilbrio. 14

motora,

movimentos

involuntrios

Mesmo o benefcio da recuperao atravs das indicaes dos profissionais que lidam com a criana, importante ter em ateno que esta pode apresentar mais do que dificuldades no controlo muscular e da fala. Alm da deficincia motora pode haver dfices sensoriais de viso e audio, dificuldades perceptivas, dfice de linguagem e fala, atraso cognitivo, e problemas emocionais e de comportamento. Textos de musicoterapia I APMT (1998) P. 84. Uma famlia preparada para enfrentar as dificuldades tambm uma famlia preparada para contribuir para a incluso da criana na escola e na sociedade. Incluir uma criana com PC numa sala de aula atravs da educao musical ou atravs de atividades musicais gera normalmente benefcios gerais para todos. As crianas com NEE sentem-se mais perto dos restantes alunos e da comunidade e todas se sentem partilhadas por algo to contagiante como a msica. Com a msica podem-se trabalhar variadssimas competncias individuais e de grupo, para crianas com dificuldade ou mesmo com as que no apresentam qualquer patologia ou dificuldade na aprendizagem. Competncias como a disciplina, ou a entreajuda so aspetos importantssimos a desenvolver em qualquer turma onde se desenvolva o processo ensino/aprendizagem, ainda mais quando se trata de uma escola inclusiva. A capacidade de manter a ateno tambm um aspeto que pode ser desenvolvido atravs da msica. Textos de musicoterapia I APMT (1998) P. 84. A nvel de competncias de grupo, a msica um grande meio para promover valores como a sociabilizao, a cooperao e o respeito pelas diferenas. um meio muito importante de sociabilizao, uma vez que permite a participao e comunicao em grupo, favorecendo o equilbrio socio-afetivo da criana. Textos de musicoterapia I APMT (1998) P. 84. Em Portugal, graas aos interesses no apoio s crianas com PC tem-se desenvolvido um trabalho positivo nesse sentido. Desde 1971 que o centro de reabilitao de paralisia cerebral Calouste Gulbenkian tem tido apoio de educao musical no curriculum educacional das crianas que frequentam o centro. Textos de musicoterapia I - APMT (1998) P. 84. A reabilitao atravs da msica, quer seja atravs de musicoterapeutas, quer atravs de professores de educao musical ou simplesmente atravs de atividades musicais, tem vindo a dar alguns frutos. Gabriela Rodrguez de Gil, licenciada argentina em
14

Textos de musicoterapia - APMT I (1998). P. 83. 51 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Musicoterapia, trabalha desde 1999 no Ncleo Regional de Faro da Associao Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC). Segundo a musicoterapeuta a msica pode atuar como um processo de auxlio importante dos movimentos. Atravs de atividades musicais pode-se ativar o sistema nervoso e da desenvolver variadas respostas motoras. Com a experincia a musicoterapeuta vem dizer nas Jornadas Ibricas de Musicoterapia que possvel melhorar a qualidade de vida das crianas e jovens com paralisia cerebral atravs da msica. A utilizao de instrumentos adaptados s crianas com PC aumenta a autoestima. A partilha e a demonstrao das emoes atravs dos instrumentos adaptados melhoram no s a performance tanto das produes vocais como instrumentais, atravs desse processo e com a interao em grupo, transmitem e partilham as suas emoes. A escolha dos instrumentos adaptados importante nos resultados. () necessrio encontrar para cada criana o instrumento mais ajustado ao tipo e grau de incapacidade e a parte do corpo que a criana controla melhor. Textos de musicoterapia I - APMT (1998) P. 85. Sendo um dos objetivos da incluso, inserir o mais possvel os alunos com deficincia na sociedade, a escola tem de ser um molde fiel sociedade. Na nossa sociedade existem pessoas com mais dificuldades que outras, tanto a nvel de integrao com os outros como a nvel de limitao psico-motora. Alunos com deficincia obtm melhores resultados a nvel comportamental quando aprendem junto de crianas sem deficincia. () vrios estudos que comprovam que crianas deficientes integradas com outras crianas, advm da efeitos mais positivos no plano comportamental. Vayer, Roncin (1989) P. 159. Especificamente, os alunos com PC tambm apresentam mais evoluo quando esto junto dos outros. No que diz respeito aceitao pelos restantes alunos, depende da preparao da escola e dos professores, Os sujeitos com paralisia cerebral so bem aceites com as outras crianas quando no exigem cuidados especiais. Vayer, Roncin (1989) P. 159. Por outro lado existem casos em que benfico passarem por centros especializados, alunos com PC por exemplo, de acordo com o diagnstico necessitam de cuidados especiais:
O aluno com Paralisia cerebral pode e deve ser integrado no ensino regular, todavia, por vezes, poder ter necessidade de frequentar Centros mais especializados, onde equipes transdisciplinares, intervindo junto da criana e da famlia, garantem um melhor desenvolvimento e a continuidade de cuidados especficos de que ela necessita, de forma a tornar possvel uma maior autonomia e uma futura integrao na escola e na sociedade 15

15

(Nunes, 2001), citado por P. 28 Fontes M. (2008). 52 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Ao incluir alunos com deficincia numa turma com outros alunos h que ter em ateno diversos fatores. importante manter um equilbrio para que a turma no se torna demasiado virada para os alunos com NEE, nem que se note em demasia aqueles que tm dificuldades ou apresentem deficincia. Uma turma tem de ter uma identidade equilibrada, um modelo imagem da sociedade. No planeamento da turma determinante criar condies para que nenhuma das partes saia prejudicada. Segundo Vayer, Roncin (1989),
difcil quando se trata de integrar uma populao particular numa sociedade pois, a partir de uma certa percentagem de indivduos diferentes, a populao de origem teme perder a sua identidade. ainda mais difcil quando se trata de integrao de crianas deficientes na classe, pois nos chocamos com um elenco de objeces devido ao facto de que essas crianas so definidas como inadaptadas. 16

O equilbrio centra-se em duas necessidades, a necessidade vital da diferena entre os indivduos e a necessidade social da boa convivncia, estes dois dados devem estar ao mximo em harmonia. O equilbrio centra-se em duas necessidades, a necessidade vital da diferena entre os indivduos e a necessidade social da boa convivncia, estes dois dados devem estar ao mximo em harmonia. Crianas que apresentam dificuldades na aprendizagem e na integrao social devido a algumas das suas incapacidades, no devem ser uma barreira na escola inclusiva, pelo contrrio, devem ser encaradas como um desafio. As crianas com PC tm dificuldades motoras, apesar disso algumas delas conseguem executar tarefas como por exemplo pegar num lpis ou tocar um instrumento. sinal que mesmo havendo algumas desvantagens em relao s crianas que no apresentam qualquer tipo de leso, no implica que no executem determinada tarefa ou que no possam interagir com os outros. Uma criana mesmo no tendo qualquer tipo de leso motora pode no ter a mesma capacidade para tocar determinado instrumento que uma criana com PC por exemplo. Se uma criana com PC for bem acompanhada pelos professores e por toda a equipa que o envolve na incluso, esta pode perfeitamente obter um bom aproveitamento a nvel da aprendizagem. Quando o acompanhamento no o ideal ou quando simplesmente a escola no est preparada, verifica-se a maior parte das vezes que o rendimento no to positivo. Para Fischer, citado por (Hoffmann, 2000), no caso da incluso de alunos com PC, o problema no est apenas na preparao profissional, tambm est no conhecimento sobre a
16

P. 11. Vayer, Roncin (1989). 53 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

patologia. Segundo o autor o contato com estas crianas requeres alguma ateno j que tm caractersticas salientadas o que requer uma preparao diferenciada pelo professor. O desempenho dos professores depende no s dos conhecimentos que conseguir adquirir como da prpria persistncia e tambm do nmero de alternativas que conseguir criar. Mariane da Silva, uma das autoras de um estudo do 5 ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Par, quando as escolas no tm as condies para receber alunos com PC ou quando simplesmente os professores no tm formao especfica acontece que apenas se v uma turma normal e entre eles h um aluno com PC. Professores que tiveram formao especfica para lidar com estas situaes, esto mais capacitados para desenvolver uma comunicao alternativa para facilitar a incluso e minimizar as diferenas e os preconceitos. A msica pode ser uma alternativa bastante positiva para que se possa estabelecer comunicao. Ana Isabel, 13 anos, no tem atraso mental, mas a paralisia cerebral deixou-a sem coordenao dos membros e impossibilitada de falar. Embora no consiga seguir o ritmo na perfeio, acompanha a letra atravs dos desenhos e tecla os sons no rgo, graas a um capacete equipado com um ponteiro. 17

17

Soares C. (2003) P. 130-131. 54 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

2.11-Incluso pela Msica e pela Arte na RAM

Para a populao com necessidades especiais, a arte reitera uma ao educativa e uma interveno teraputica, orientada para a criao e consubstanciada numa praxis transdisciplinar e holstica que entusiasma, promove, une, habilita e reabilita. Maria Jos Camacho Directora Regional de Educao Especial e Reabilitao Revista Diversidades N 24 (2009) P. 3. A msica uma arte, como tal, nessa perspetiva, uma forma de desenvolver a mente e de promover a comunicao e a criao, a deficincia no deve ser um obstculo a todo este processo, respeitando as diferenas e adaptando-as s capacidades, possvel obter ptimos resultados na reabilitao e educao. Personalidades ao longo da histria da humanidade foram encontrando a sua forma de comunicar e de vencer determinados medos atravs da arte, que mais tarde fez deles artistas de referncia. Na Regio Autnoma da Madeira existem vrios projetos de incluso social atravs das artes. A msica uma arte impar, para Gautier, Heine e Stael, (citados pela revista diversidades n 24) a msica o mais querido de todos os rudos; uma arte que vai para alm de todas as artes; a arquitectura dos sons; tem o poder de agir, simultaneamente, sobre o esprito e sobre os sentidos Revista diversidades n 24 P. 10. O Projeto Oficina Versus um dos exemplos de arte inclusiva feito na RAM. Nasceu pela mo do Professor Eleutrio de Aguiar em 1989 e o grande objetivo ento era o de incluir crianas com NEE atravs de vrias prticas artsticas. Este projeto teve um contributo decisivo nesta matria, teve continuidade atravs de outros projetos chegando aos dias de hoje com o Ncleo de Incluso pela Arte (NIA). Desde a dana, a msica, o teatro e as artes plsticas, foram-se desenvolvendo as condies para que fosse possvel vencer a diferena. Criar e afirmar oportunidades artsticas e mudar atitudes sociais pela arte so alguns dos objetivos da NIA. A Arte Inclusiva representa um papel importantssimo na mudana de atitudes sociais em relao diferena, o processo bilateral pelo qual a sociedade se adapta para
55 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

poder incluir nos seus sistemas sociais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir os seus papis na sociedade. (Sassaki, 1997) citado por revista diversidades n 24 P. 7. O Projeto Danando com a Diferena outro programa de arte inclusiva, formado em 2001 por Henrique Amoedo, esteve ativo na DREER at 2007 e hoje est tutelado pela Associao do Amigos da Arte Inclusiva Danando com a Diferena. A unio entre a msica, a dana e a projeo de imagens faz deste grupo, constitudo por elementos com e sem deficincia, um dos projetos de arte inclusiva com mais reconhecimento a nvel nacional. O elenco todo ele bastante heterogneo o que exige bastante versatilidade, ao que tm conseguido responder com sucesso. Tm tido tambm diferentes coregrafos com mtodos diferentes, o que por si s j faz de si uso do seu nome: Danando com a Diferena. Este grupo tem dado um grande contributo social ao mesmo tempo que vai enriquecendo cada vez mais as suas potencialidades como artistas e como pessoas. Um dos objetivos fazer com que a deficincia seja olhada com naturalidade demonstrando que na arte no h limites. O reconhecimento do preconceito e da diferena do a este grupo uma fora muito maior no carcter da inovao. As adaptaes feitas por este grupo inclusivo nas diferentes coreografias, trouxeram diferentes perspetivas sociais em diferentes formas de arte. Clara Andermatt, uma das coreografas confessa que descobriu coisas junto dos bailarinos, conseguiu ultrapassar dificuldades fsicas, e ultrapassar os limites do corpo e da mente em momentos intensos junto de todo o elenco. Henrique Amoedo director artstico e mentor da Associao dos Amigos da Arte Inclusiva, refere que O conhecimento a maior arma contra o preconceito, que normalmente ocorre quando estamos distantes de algo que no conhecemos o suficiente. Isto tambm ocorre no universo da deficincia. Citado por revista diversidades n 24 P. 7. Flvia Cintra esteve presente no 1 encontro inclusivo de dana na Madeira, aquela que foi consultora de Alline Moraes, actriz que interpretou Luciana na novela Viver a Vida da Rede Globo um excelente exemplo de incluso, sofreu um acidente que a deixou tetraplgica e mesmo assim nunca deixou de lutar, refere que:
Estamos muito habituados a identificar as coisas que as pessoas com deficincia no podem fazer. Contudo, para cada dificuldade, existem mil possibilidades. E quando a gente trabalha com incluso, acostumamo-nos a verificar

56 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

o nmero de opes e de possibilidades. E verdade. A minha limitao grande mas as minhas possibilidades so maiores.18

O coro capinhas um trabalho desenvolvido pelos CAOs, surgiu no ano de 2001 com o objetivo de pessoas deficientes cantarem os reis. Mais tarde, comeou a explorar um maior nmero de expresso artstica, desde a dana, o canto ou a execuo de instrumentos tradicionais, comeou por criar a possibilidade de desenvolver a autoestima e a comunicao de pessoas com deficincia para o pblico. A orquestra Orff da DREER mais um dos bons exemplos desenvolvidos na RAM. Inspirada na pedagogia musical de Pierre Van Hawve e nos mtodos Orff e Kodaly, tem tambm desenvolvido um bom trabalho inclusivo atravs de temas tradicionais do folclore portugus e estrangeiro, assim como composies e arranjos inditos. Um exemplo excelente de msica inclusiva existente na ilha da Madeira o Coro da Direco Regional de Educao Especial e Reabilitao (DREER) cuja maestrina cega. Nolia Ferreira pertencente ao Servio Tcnico de Educao para a Deficincia Intelectual, refere que so muitas as adaptaes que esta tem de fazer tanto para ela com as suas partituras em Braille, como para os restantes 30 elementos do grupo. Segundo a maestrina, o mais importante neste trabalho musical que a msica faz parte da vida do Homem, sendo ela de que estilo for, cada um interpreta-a sua maneira e todos os obstculos se superam para dar voz ao sonho de se expressar atravs da msica. O Projeto 5. Punkada um projeto de longa data que tem desenvolvido um bom trabalho na incluso pela arte. De salientar que a maioria dos seus elementos constituda por pessoas com PC, o seu objetivo sobretudo obter prazer atravs da msica, utilizando instrumentos convencionais tentando produzir msica de todos os estilos. Segundo a Psicloga Teresa Paiva, espantoso como atravs da excelente qualidade musical conseguem comunicar com o pblico aps o choque inicial de os ver amarrados s suas cadeiras.

18

Revista Olhar (2010) - N 26127 p. 16/17. 57 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Captulo 3
(Metodologia)

58 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

A investigao em cincias sociais segue um procedimento anlogo ao do pesquisador do petrleo. No perfurando ao acaso que este encontrar o que procura. (Quivy, R. Campenhoudt, L. 1998) P. 15. O sucesso de qualquer procura, ou de qualquer busca, est no seu procedimento. Quanto maior conhecimento tivermos sobre o que desejamos procurar, maior ser a probabilidade de sucesso para adotarmos os meios adequados para o atingirmos, para assim, conseguirmos chegar mais rapidamente e de forma mais assertiva ao objetivo desejado. Um dos problemas que mais apoquenta o investigador sem dvida a metodologia da investigao, ou seja, a forma como vai trabalhar o seu problema. Todos ns sabemos que no nada fcil gerar conhecimentos novos, no s pelo rigor imenso que isso exige mas tambm, porque o que hoje uma verdade, amanh poder j no o ser. Como tal, importante contribuir para que haja uma boa comunicao entre o investigador e os leitores deste trabalho. Pretende-se neste captulo que se entenda o que se fez para resolver o problema de pesquisa, quais as orientaes e procedimentos que se tomaram para transformar os conceitos em fenmenos que possam ser medidos e registados. Fortin (1999) refere que as decises metodolgicas so elementares para assegurar a fiabilidade e a qualidade dos resultados de investigao. No desenvolvimento de um trabalho de investigao, a metodologia pode muitas vezes estar sujeita a ter de ser revista, obrigando a recomear e a alterar fases anteriores do trabalho, umas vezes porque algo no estava correto e outras pela busca de maior pertinncia a fim de melhorar a qualidade e validade deste. Segundo Gaston Bachelard, citado por Quivy, R. Campenhoudt, L. (1998), o processo cientfico, resume-se em algumas palavras: O facto cientfico conquistado, construdo e verificado. Conquistado a ponto de o podermos utilizar para a nossa investigao em nosso benefcio, construdo atravs da razo para que seja vlido, e verificado atravs de atos para que se possa comprovar. Podemos at ter muito conhecimento sobre o tema que queremos investigar, mas se no o soubermos aplicar corretamente nos moldes que o queremos expor, corremos o risco de ter de rever de novo o trabalho feito anteriormente, para que possa prosseguir de forma correta e vlida. Por vezes, o ponto de partida de um trabalho de investigao pode ser provisrio, primeiro comea-se por traar um plano que depois pode ter de vir a ser reformulado, necessrio analisar muito bem os caminhos a tomar. No manual de investigao, (Quivy, R.;
59 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Campenhoudt, L. 1998) referencia-se que para que haja uma verificao frutuosa de um estudo, tem de existir um quadro terico bem estruturado. O ponto de partida, a base do trabalho deve comear por uma pergunta. Essa pergunta que tem de conter determinadas caractersticas, deve ser unvoca, concisa e pertinente, deve ajudar a compreender fenmenos e de uma forma realista deve tambm ajudar a compreender o problema de partida, deve definir o problema num contexto especfico e concreto. Para que a anlise cientfica seja adequada ao problema e ao objeto, o plano do investigador tem de estar bem estruturado. Segundo (Quivy, R.; Campenhoudt, L. 1998) o modelo de anlise o prolongamento natural da problemtica, articulando as pistas que vo orientar o trabalho de investigao e anlise. O problema da investigao, tem de conter caractersticas que o tornem vlido cientificamente, deve espelhar tanto o que se pretende estudar como o que no se quer.

3.1 - Problema

Tuckman (2008), refere que um problema de investigao deve constituir uma questo de forma clara e sem ambiguidade numa relao entre duas ou mais variveis que possa ser testada empiricamente, ou seja, atravs da recolha de dados. O tema de investigao deste trabalho centra-se principalmente em tentar saber quais os contributos que a msica consegue oferecer na incluso de alunos com a patologia de paralisia cerebral. Inicialmente formulmos a questo: Quais os contributos da msica na incluso de alunos com paralisia cerebral, com os seus pares dentro de uma sala de aula?. No decorrer da reviso da literatura e na construo dos instrumentos, sentimos a necessidade de colocar a questo de uma outra maneira, pretendamos criar um problema que relacionasse a temtica da msica e da incluso em alunos com a patologia da PC mas no apenas focado no relacionamento com os seus pares, mas sim com a aprendizagem, com a integrao e com a melhoria do seu estado geral. Para que a questo no se tornasse demasiado longa para abranger todos esses conceitos, crimos uma que abrangesse tudo sem se tornar demasiado especfica e que ao mesmo tempo fosse clara: Quais os contributos da msica na incluso de alunos com paralisia cerebral na sala de aula?
60 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

3.2- Objetivos de Investigao

3.2.1- Objetivos Gerais

- Saber se a msica contribui para a incluso de alunos com PC e com NEE, - Saber se a formao na Educao Especial melhora os conhecimentos e a preparao dos professores que tenham alunos com NEE e PC. - Obter informao sobre como se encontra a incluso atualmente.

3.2.2- Objetivos Especficos

- Apurar se os Professores do 1 ciclo utilizam a msica nas suas aulas e se esta trs resultados na aprendizagem e no desenvolvimento geral, - Saber se os Professores do 1 ciclo e os de Educao Musical do 1 e 2 ciclo sabem o que se entende por incluso, deficincia e paralisia cerebral, - Perceber qual o relacionamento de alunos com NEE e PC em relao ao resto dos alunos, - Saber quais os principais benefcios da msica em alunos com PC e NEE, - Conhecer o nvel de preparao dos professores para a incluso escolar e para lecionar com alunos com NEE e PC. - Averiguar qual a opinio dos Professores em relao incluso de alunos com PC utilizando a msica como veculo.

61 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

3.3-

Hipteses

Tendo em vista o modelo de anlise e a formulao do plano de investigao, muito importante criar outras questes relacionadas com o objetivo geral do estudo, suposies mais especficas para que se torne mais claro o problema original. Segundo Tuckman (2008), uma hiptese uma sugesto de resposta ao problema estabelecendo um juzo entre duas ou mais variveis de forma clara e declarativa. As variveis so tudo aquilo que se possa estudar e representar por um investigador, so os dados que as hipteses relatam. A varivel dependente aquela que se relaciona com a resposta que se pretende procurar, a varivel independente aquela que se pode manipular e que est relacionada com o resultado da varivel dependente. Segundo Fortin (1999), o tipo de estudo descreve a estrutura utilizada segundo a questo de investigao vise descrever variveis ou grupos de sujeitos, explorar ou examinar relaes entre variveis P. 133.

1- Introduzir momentos musicais dentro da sala de aula melhora o relacionamento dos alunos com NEE e PC em relao turma. V.I. Introduzir momentos musicais. V.D.- Bom relacionamento dos alunos com NEE e PC perante turma.

2- A msica melhora a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo-motor dos alunos com NEE e PC. V.I. - Msica. V.D. Melhora a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo--motor dos alunos com NEE e PC.

62 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

3- O aluno com paralisia cerebral reage bem com a msica e sente-se, por isso, mais confiante para interagir com os seus colegas. V.I. Reagir bem com a msica. V.D. Confiana para interagir com os colegas.

4- Quanto maior for a formao do Professor a nvel do ensino especial maior a sua preparao para a incluso de alunos com PC e NEE. V.I. Formao acadmica do Professor no Ensino Especial. V.D. Preparao para a incluso de alunos com PC e NEE.

5- Quanto maior for o contato com a msica maior ser a probabilidade de incluso de alunos com PC e NEE. V.I. Contato com a msica. V.D. Incluso de alunos com PC e NEE.

6- A Msica to importante no desenvolvimento das capacidades dos alunos como as reas da Matemtica ou Portugus. V.I. Importncia da Msica no Ensino. V.D.- Desenvolvimentos das capacidades dos alunos.

63 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

3.4- Instrumentos de Investigao

Para Fortin (1999), os instrumentos de colheita de dados so teis para colher as informaes que fornecero respostas s questes de investigao ou s hipteses. Na realizao de um estudo, existem vrias formas de colher informao especfica sobre determinado problema. Desde a recolha de documentao, s entrevistas ou aos questionrios, todos estes mtodos requerem logicamente um rigor cientfico que permite obter uma informao vlida e que ao mesmo tempo seja realmente til para um estudo cientfico. Da, como refere Quivy, R. Campenhoudt, L. (1998), no se pode atuar logo sem que primeiro haja um longo caminho de preparao para o fazer, que mtodo utilizar, de que forma, e em quem. Toda a pesquisa deste trabalho de investigao foi feita de forma cuidada e focada no mbito do estudo pretendido. Existiu sempre uma preocupao na busca de material pertinente de investigao j publicado nesta temtica. Relativamente questo inicial, apenas foi possvel encontrar alguns conceitos relacionados e no todos eles no mesmo contexto especfico e com os mesmos objetivos. Para responder ao problema de partida foi feita uma reviso da literatura existente sobre os temas que dizem respeito temtica. Pegmos num estudo denominado de De que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE na sala de aula e utilizmos o questionrio que tinha j sido utilizado como instrumento de recolha de dados, formulmos algumas modificaes tendo em vista este estudo para que depois os resultados pudessem ser confrontados na anlise dos dados. O mtodo utilizado neste estudo o mtodo qualitativo descritivo. Inicialmente constitudo atravs de 2 Inquritos por questionrio que esto apresentados em anexo. Um dirigido a Professores do 1 ciclo a exercer na RAM, constitudo por 21 questes, 6 abertas e 15 fechadas, umas de resposta sim ou no e outras de resposta numa escala de valores tipo Likert onde os inquiridos escolhem o nvel de concordncia com as questes apresentadas. O outro, destinado a Professores de Educao Musical do 1 e 2 ciclo a exercer atividade na RAM que tenham alunos com NEE ou PC, constitudo por 25 questes, sendo que 7 so abertas e 18 so fechadas, da mesma forma, umas de resposta sim ou no e outras de resposta numa escala de valores tipo Likert onde os inquiridos escolhem o nvel de concordncia com as questes apresentadas. Devido ao facto de no existir um nmero
64 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

significativo de Professores de Educao Musical que tenham alunos com PC ou NEE, optouse por se realizar uma entrevista para que a amostra se tornasse mais credvel. A partir dos questionrios, aplicados de forma no casual, por convenincia a Professores do 1 ciclo da RAM e das entrevistas aos Professores de arte inclusiva do 1 e 2 ciclo de Educao Musical da RAM, iremos obter informaes que permitam principalmente saber se a msica ou no um instrumento que contribui para a incluso de alunos com PC e NEE. Especificamente aos Professores de msica que tenham alunos com as patologias desejadas foi alterado o instrumento de forma a obter uma informao mais especfica, descritiva, abrangente e vlida para o estudo. A entrevista composta por 25 questes abertas que especificam o uso da msica na integrao de alunos com PC e NEE. Segundo Tuckman (2008), as entrevistas permitem aos investigadores transformar a informao recolhida em material de estudo de uma forma mais credvel, o entrevistado passa mais o que sente e no tanto o que acha mais correcto responder, alm disso, assim o entrevistador consegue desvendar alguns estados de emoo nas respostas do entrevistado. De acordo com Fortin (1999), a utilizao da entrevista possibilita obter taxas elevadas de resposta, assim como apresenta a vantagem de poder ser utilizada na maioria dos sectores da populao, e permite detetar facilmente erros de interpretao. Posteriormente validao destes questionrios, sero recolhidos os dados para que sejam tratados e analisados de forma estatstica e descritiva para assim se poderem discutir os resultados com os do trabalho anterior. As concluses sero feitas atravs da verificao dos objetivos abrindo espao se possvel para novas linhas futuras de investigao.

3.5-

Procedimentos

Dezembro Elaborao da Metodologia. Janeiro Elaborao da Metodologia, Investigao sobre o tema em estudo e levantamento da Bibliografia. Fevereiro Elaborao da Reviso da literatura.
65 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Maro Reviso da literatura, delimitao do estudo, elaborao dos instrumentos de recolha de dados e pedidos de autorizao de aplicao. Abril Elaborao dos instrumentos de recolha de dados e expectativa de aplicao. Maio Aplicao dos instrumentos de recolha de dados. Junho Expectativa para a recolha dos instrumentos. Alterao de um dos questionrios para uma entrevista. Julho Recolha dos instrumentos, tratamento e anlise dos dados recolhidos e elaborao das respectivas concluses.

3.6-

Populao

Segundo Fortin (1999), uma populao consiste numa coleo de elementos ou de sujeitos que partilham caractersticas comuns, definidas por um conjunto de critrios. De acordo com o mesmo autor, desde que o investigador delimite a populao potencial para o estudo deve logo precisar os critrios de seleo dos seus elementos. A escolha da amostragem direcionada por estes critrios, e alguns deles dizem respeito s caractersticas requeridas para que um elemento ou sujeito faa parte da amostra. Neste estudo os requisitos na recolha das entrevistas baseou-se na escolha de Professores de Educao Musical que atendessem a alunos com PC e NEE na Regio Autnoma da Madeira. Entendemos que atravs de entrevistas a estes professores seria mais eficaz obter informaes pertinentes para o desenvolvimento do estudo. Quanto aplicao dos questionrios, baseou-se na procura de uma populao de professores que coincidisse com a populao do estudo anterior de que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE ou seja, professores do 1 ciclo da RAM escolhidos de uma forma no causal, por convenincia. Como foi utilizado o mesmo instrumento na recolha de dados de investigao, o questionrio adaptado ao novo estudo, a amostra foi a mesma mas com maior significncia, ou seja, num maior nmero para aumentar a validade do estudo. Os resultados sero analisados e confrontados com os do estudo anterior.

66 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

3.7-

Dimenso e critrios de seleo de amostra

Segundo Fortin (1999), a eleio de uma amostra sujeita a um mecanismo denominado de amostragem, ou seja, procedimento no qual um grupo de indivduos de uma populao selecionado com intuito de conseguir informaes comparadas com um fenmeno, e de tal forma que toda a populao avaliada pelo investigador seja representativa. As informaes que se desejavam procurar neste estudo enquadravam-se no esclarecimento da forma como a msica funciona na incluso de alunos com PC e NEE. Como utilizada, quem a utiliza e de que forma estes alunos reagem com a sua presena. Os critrios de incluso na seleo desta amostra foram essencialmente a procura de caractersticas que nos pudessem auxiliar no confronto com o estudo anterior de que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE, ou seja, criar uma amostra constituda por professores do 1 ciclo escolhidos por convenincia que estivessem a lecionar na RAM. Os questionrios foram entregues em vrias escolas do 1 ciclo da RAM em formato de papel A4 e por correio eletrnico atravs do Google Docs. Os critrios de incluso na seleo da amostra recolhida pelas entrevistas basearam-se especialmente nos Professores de Educao Musical da RAM que atendessem a alunos com PC e NEE. Foi estabelecido contato com a DREER e com a coordenao do Ncleo de Arte Inclusiva da RAM. Esta seleo foi feita por convenincia, uma vez que estes professores utilizam de uma forma especializada a msica como instrumento de incluso de alunos com PC e NEE. Nem sempre se pode associar o nmero de inquiridos representatividade da amostra, ou seja, no podemos relacionar o facto de obter um grande nmero de inquiridos, maior a representatividade, depende das caractersticas dos divduos e do instrumento utilizado na recolha dos dados. Fortin (1999) refere que quando o propsito de estudo explorar e descrever fenmenos, a dimenso da amostra dever ser reduzida. Sendo que nos estudos exploratrios de natureza qualitativa ou quantitativa em que a finalidade a descoberta de novos conhecimentos num domnio, pequenas amostras so suficientes para obter informao sobre o fenmeno em estudo.

67 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Os professores de msica que foram entrevistados, foram contactados atravs da coordenao do Ncleo de Arte Inclusiva da RAM porque l que se faz incluso atravs da msica a alunos com PC e NEE, achmos por isso conveniente procurar descrever o que estes profissionais tm para testemunhar atravs da sua experincia. Nas entrevistas foi utilizado um gravador de voz e um bloco de notas. Um gravador para ser possvel registar a informao sem perder detalhes e o bloco de notas para apontar indicaes pertinentes para a recolha de informao. Os locais escolhidos para as entrevistas foram escolhidos em conjunto com o entrevistado e o entrevistador pensando sempre no conforto, disponibilidade e tranquilidade de ambos os intervenientes.

3.8-

tica da pesquisa

Durante o estudo a tica e os seus procedimentos obrigatrios num trabalho de investigao foram sempre cumpridos. As identidades dos inquiridos e a dos prprios alunos cujo estudo se inclinava foram sempre protegidas. Existiu em todo o desenvolvimento do trabalho um cuidado na elaborao dos inquritos e das entrevistas no sentido que apenas passasse para o estudo a informaes profissionais pertinentes para o estudo. Todos os dados pessoais no que respeita identidade foram mantidos no anonimato. Todas as regras de descrio e de direitos pessoais foram mantidas. Foram elaborados pedidos de autorizao DREER e Direco Regional de Educao para a aplicao dos questionrios e das entrevistas, encontram-se ambos apresentados em anexo. A informao foi recolhida diretamente atravs de uma reflexo em formato de respostas diretas s perguntas tambm diretas que se encontravam nos questionrios e nas entrevistas. Foi inclusivamente estruturado um consentimento informado para salvaguardar a legalidade do estudo.

68 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Captulo 4
(Anlise de dados)

69 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

A organizao das entrevistas e dos questionrios fundamental para a compreenso e interpretao dos dados e dos prprios resultados. Segundo Fortin (1999), a recolha de dados no mais que a colheita da informao de forma sistemtica atravs do auxlio de instrumentos de medida. Tudo o que se escreve ou tudo o que se diz passvel de ser sujeito a uma anlise de contedo. Neste trabalho de investigao, os dados foram recolhidos atravs de um questionrio e de uma entrevista, esses dados foram analisados para que assim possam mais facilmente ser interpretados. Fortin (1999) refere que a anlise dos contedos deve ser adequada aos objetivos e ao prprio desenho de estudo. Neste trabalho de investigao ser feita uma anlise descritiva e estatstica da informao recolhida de forma a afirmar ou refutar as hipteses levantadas nesta investigao. Relativamente ao resultado da informao obtida atravs do questionrio, ser confrontada com a reviso da literatura de forma descrita e comentada de questo em questo atravs de tabelas e dos grficos mais representativos, os menos representativos ficaram em anexo. Os dados sero ainda confrontados com os resultados do trabalho cujo mesmo instrumento tinha sido j utilizado anteriormente: de que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE. O resultado das entrevistas ser apresentado pela ordem das questes que foram colocadas aos entrevistados. Primeiro por uma tabela, para que assim mais facilmente se possam comparar as informaes, posteriormente em confrontao com a reviso da literatura e com os prprios entrevistados textualmente. Assim, ao mesmo tempo que se procuram as respostas aos problemas do estudo, confrontam-se as ideias dos entrevistados.

4.1- Apresentao dos resultados


4.1.1- Anlise dos questionrios A recolha dos dados deste trabalho de investigao incidiu sobre Professores do 1 ciclo da RAM atravs de um inqurito por questionrio. Foram inquiridos 161 professores. Foram entregues 450 questionrios, 250 por formato digital para o endereo eletrnico atravs do programa Google docs e 200 em formato de papel A4 em algumas escolas da RAM.
70 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Como foram recolhidos 161 no total, d uma percentagem de recuperao de 35 %. Dado que o questionrio composto por 21 questes, relacionando com o nmero de questionrios aplicados significa que esta amostra considerada representativa. Aps a recepo dos questionrios distribudos pelos vrios docentes foi feita a anlise dos instrumentos de avaliao, a apresentao dos resultados ser apresentada atravs de alguns grficos e de tabelas para favorecer a compreenso e interpretao. Apenas esto aqui descritos os grficos mais representativos, os restantes encontram-se em anexo. Tabela 1 Disciplina que lecionam. a) Caractersticas dos Docentes inquiridos: Disciplina que leciona Ensino Recorrente Apoios Educativos 1 Ciclo Regular Educao Musical Expresso Plstica Educao Fsica Ensino Especial Nmero de Professores 9 7 122 6 7 3 7

Todos os Professores inquiridos so do 1 ciclo, grande percentagem pertencem ao Ensino Regular, concretamente 73%, os restantes lecionam no 1 ciclo mas em reas extracurriculares.

71 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Tabela 2 Tempo de servio Tempo de Servio Menos de 5 anos Entre 5 e 10 anos Entre 10 e 15 anos Entre 15 e 20 anos Mais de 20 anos Nmero de Professores 14 76 44 15 12

O tempo de servio , de certa forma, um dado representativo da experincia de um profissional. De qualquer forma, como referiu a entrevistada de Educao Musical n2 a formao e a experincia tm um certo peso na competncia dos docentes. No curso de Formao Inicial, 88% dos Professores afirmam ter tido uma cadeira sobre NEEs. Como afirma o Entrevistado n1, a formao especfica muito importante para o desempenho das atividades. Embora nem todos estes docentes tenham alunos com NEEs, importante ter a noo que existem ainda alguns docentes que tm nas suas aulas alunos cuja sua formao no lhes deu nenhum preparo para lidar com esses casos. Dos docentes que afirmam ter tido uma cadeira nessa temtica correspondem aos que tm menos tempo de servio, podemos deduzir que os que se licenciaram mais tarde, tiveram mais informao sobre alunos com NEEs. Necessidades Educativas Especiais, Introduo ao Ensino Especial e Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem foram as nomenclaturas para a disciplina que tiveram nos seus cursos de formao inicial. 11% Dos Professores inquiridos possui formao especfica na rea do Ensino Especial. A designao foi unnime: Ps Graduao em Ensino Especial Domnio Cognitivo e Motor.

72 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

b) Conhecimento de conceitos sobre Ensino Especial e experincia na rea. Grfico 1 Definio de incluso
Deficincia ausncia ou disfuno de uma estrutura psquica, anatmica ou fisiolgica Deficincia perda ou anomalia da funo anatmica

120 100 80 60 40 20 0

Deficincia a limitao de um conjunto de competncias Deficincia a incapacidade psquica, anatmica ou fisiolgica

Relativamente ao conhecimento dos Professores inquiridos, bastante visvel pelo grfico que a definio que estes acharam mais correta corresponde primeira opo. A resposta n 3 gerou algumas confuses, que embora no esteja errada, no corresponde mais acertada. 76% Dos Professores inquiridos afirma j ter trabalhado com alunos com NEEs. As patologias com as quais j conviveram nas suas aulas originaram respostas muito variadas. Alguns afirmam no se recordar muito bem, apenas um diz ter trabalhado com um aluno com Sndrome de Roth. Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Autismo, sndrome de Down, sndrome surdez, dislexia e hiperatividade foram as respostas que obtiveram maior frequncia. No que diz respeito ao relacionamento dos alunos com NEES em relao aos outros alunos, importante referir que nenhum dos inquiridos respondeu que o muito mau. Foi a resposta mais equilibrada de todas, 86 responderam que o relacionamento bom, 7 muito bom, 65 razovel e 3 responderam que o relacionamento mau.
73 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Grfico 2 Definio de Paralisia Cerebral

180 160 140 120 100 80 60 40 20 0

Total ausncia de atividades fsicas e mentais

Patologia no progressiva do movimento e da postura

Dano cerebral que leva inabilidade, dificuldade ou descontrole dos msculos e certos movimentos do corpo Anormalidade pr, peri e ps natal

Das definies apresentadas sobre Paralisia Cerebral, destaca-se no grfico a 3 resposta. 88% dos inquiridos preferiram a resposta n3 como aquela que mais se enquadra com a definio mais correta. A que menos foi escolhida foi a 1 opo. A incluso um processo que respeita as diferenas nas crianas promovendo-as socialmente ao mesmo tempo que lhes proporciona aprendizagem. Foi esta a opo que obteve maior escolha por parte dos professores. 87% da amostra escolheu esta opo. Grande maioria dos inquiridos acha que a incluso deve ser feita em alunos com PC pelo motivo de que estes tm esse direito. Direito igualdade de oportunidades e Direito Educao foram as respostas mais frequentes no questionrio relativamente a esta questo. Outros referiram-se ao nvel da melhoria individual desses alunos: Melhoria das competncias, Melhoria da aprendizagem. Outros frisaram a questo moral desse direito: Faz-los sentir integrados com os outros, Favorecer a sociabilizao. A nvel social outros responderam que: Adapt-los s circunstncias da sociedadee favorecer a sociabilizao, impedir a excluso e discriminao. Apesar de esta questo no perguntar diretamente se os inquiridos concordam ou no com a incluso, alguns mostraram-se
74 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

discordantes com a prtica desta neste tipo de alunos, justificando que a incluso simplesmente no resulta. Outros mostraram apenas um ponto de vista mais crtico no discordando completamente, no concordam com a incluso mas apenas em determinados moldes, h alunos que no obtm grande benefcio com o processo da incluso, tanto os que esto a ser inseridos como os que inserem os outros.

Grfico 3 Incluso de alunos com PC atravs da msica. c) Incluso e msica em alunos com Paralisia Cerebral:
200 150 100 50 0
Nmero de respostas

Sim No

Sim

Este grfico representa a quantidade de pessoas que beneficiaram da msica no processo ensino/aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral, 154 responderam que sim. As justificaes variaram um pouco, desde o desenvolvimento, em geral, do aluno at ao estado de esprito que provoca, foram vrias as respostas. Da grande diversidade de respostas muitas enquadraram-se no que a msica pode melhorar para que o aluno aprenda melhor, A msica uma disciplina motivadora, melhora a concentrao, estimula os sentidos, desperta emoes, alm disso provoca alteraes fsicas emocionais: melhora a comunicao, ajuda no controlo muscular e tem um efeito relaxante.

75 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Tabela 3 Contributo da msica no aluno com PC Desenvolvimento Cognitivo Nada Muito pouco Pouco Alguma coisa Muito 0 0 5 37 125 0 0 0 12 149 0 0 1 16 144 Desenvolvimento Motor Sociabilizao

77% Dos inquiridos afirma que a msica contribui para o desenvolvimento cognitivo de um aluno com Paralisia Cerebral. So ainda em maior nmero, aqueles que acham que a msica desenvolve os alunos com PC a nvel motor, concretamente 149 dos 161 inquiridos. A nvel da sociabilizao, tambm no restaram dvidas, a msica contribui e muito.

Grfico 4 Importncia da Educao Musical em relao aos outros contedos programticos.


160 140 120 100 80 60 40 20 0
Nmero de respostas

Sim No

76 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

O grfico representa a quantidade de inquiridos que discordaram da afirmao: A msica tem menos importncia que as outras reas, como a Matemtica. Uns espantosos 94% dos professores afirmam que a msica no menos importante que as outras reas. Quanto justificao dessa premissa, os inquiridos responderam de vrias maneiras. As respostas obtidas mais vezes foram a de que a msica uma linguagem universal e que multidisciplinar. Tambm responderam dizendo que a msica tem um grande valor educacional. Outros disseram que desenvolve vrias competncias, tais como: motoras, sociais e intelectuais. Alguns referem ainda que todas as reas so importantes no desenvolvimento dos alunos incluindo tambm a msica. Em referncia ltima questo utiliza com que frequncia a msica nas suas aulas, os professores mostraram-se um pouco divididos. 60% Utiliza a msica com alguma frequncia, 15% utiliza muitas vezes, 19% utiliza pouco, 4% muito pouco e apenas 2% dizem no utilizar msica nas suas aulas. Nas questes nmero 7 Como o relacionamento do(s) alunos com NEES em relao ao resto do grupo, 11 Na sua opinio a msica contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno com PC, 11.1 A msica tem um papel importante no desenvolvimento de capacidades motoras e 11.2 A nvel da sociabilizao dos alunos com PC, a msica contribui houve opes que nunca fora selecionadas. Concretamente a opo Muito Mau da pergunta 7, e as opes Nada e Muito Pouco da questo 11, Nada, Muito Pouco e Pouco da pergunta 11.1 e Nada e Muito Pouco da questo 11.2. A resposta que teve mais adeptos foi a resposta sim da questo nmero 9. Os inquiridos afirmam que a msica contribui de forma positiva para o processo ensino/aprendizagem de alunos com PC. A opo que obteve resposta mas que teve menos apoiantes verificou-se na questo 11.2, apenas uma pessoa respondeu Pouca Coisa quando foi perguntado se a nvel de sociabilizao dos alunos com PC a msica contribui.

77 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

4.1.2- Anlise das entrevistas

(Quivy, R. Campenhoudt, L. 1998) refere que a investigao qualitativa tem como objetivo o entendimento do significado ou da traduo dada pelos prprios sujeitos inquiridos, com frequncia e de modo implcito, aos acontecimentos que lhes dizem respeito e aos comportamentos que exteriorizam. Atravs da entrevista consegue-se perceber mais corretamente o conhecimento dos professores sobre a incluso de alunos com estes problemas atravs do uso da msica. Assim, de uma forma qualitativa e descritiva conseguiremos ver os pontos de vista, as opinies e as alternativas que gostariam de verificar neste contexto. Dos Professores de Educao Musical do Ncleo de Incluso pela Arte da RAM, foram entrevistados 4. A mesma entrevista foi tambm aplicada a um Director Artstico de um grupo de incluso pela arte com reconhecimento internacional que mestre em performance artstica/dana, o que faz aumentar o nmero de entrevistas para 5. O mtodo utilizado para a seleo da amostra foi o mtodo de amostragem no causal, por convenincia. Segundo (Quivy, R. Campenhoudt, L. (1998), s a partir do momento em que analisamos o material j recolhido que podemos falar em dados da investigao. Os dados de investigao s sero considerados como tal depois de serem tratados, depois de organizadas todas as transcries, gravaes ou anotaes. Neste trabalho de investigao, as entrevistas foram gravadas e anotadas, posteriormente foram descritas de questo em questo pelos 5 entrevistados de forma a se poderem comparar facilmente as respostas. Para proteger a identidade dos entrevistados, os nomes apresentados sero fictcios.

78 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Tabela n 4 - Dados sobre a formao acadmica e experiencia profissional. Joo (entrevistado 1) Licenciatura em Curso / Professor de 1. Ciclo Variante Educao e Vnia (entrevistado 2) Licenciatura em Educadores de Infncia. 1999/2003 Mrcio (entrevistado 3) Licenciatura em Professor de 1. Ciclo Variante Educao e Expresso Musical. Srgio (entrevistado 4) Licenciatura em Professor de 1. Ciclo Variante Educao e Expresso Musical. Raul (entrevistado 5) Licenciatura em Educao Fsica e Desportos. 1990/1995 Mestre em Performance Artstica/Dana

Ano de inicio e Expresso Musical. concluso 2000/2004 Mestrado em Educao Musical em Londres.

Universidade

-Escola Superior de Educao de Setbal .

-Universidade Madeira.

da Instituto Politcnico de Bragana.

Faculdades Integradas de Guarulhos So Paulo Brasil.

79 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Professor de Educao Musical no ncleo de arte inclusiva. Atividade momento no

Professora de Educao Musical no ncleo de arte inclusiva.

Professor de Educao Musical no ncleo de arte inclusiva.

Professor de Educao Musical no ncleo de arte inclusiva.

Director Artstico de um grupo de arte inclusiva.

Director Artstico da Orquestra da DREER

Elemento de um grupo de arte inclusiva h 10 anos.

Tempo de servio

6 anos.

7 anos.

6 anos.

5 anos

20 anos.

Dificuldades encontradas

A forma como a msica Dificuldades ao est a ser encarada no conseguir chegar

em Entender a determinados

Conseguir apropriar as atividades aos alunos

Proporcionar autonomia enquanto o


80

Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

longo da carreira Ensino Especial com alunos com atualmente. PC ou NEE.

todos os alunos da comportamentos dos mesma forma. Refere alunos do Ensino a heterogeneidade dos Especial. alunos como uma das maiores dificuldades

com mais dificuldades.

resto do grupo social envolvente no colabora.

enquanto professora.

Facilidades encontradas

Confessa que os alunos ao com deficincia so

Reala a empatia, a A forma como os receptividade, empenho que o alunos interagem, se entre colegas e com o

A alegria que os alunos demonstram quando sentem o carinho dos outros.

Facilidade dos alunos da Educao Especial na participao das atividades.

longo da carreira extremamente com alunos com acessveis, define-os PC ou NEE. como fascinantes. Diz que muito gratificante trabalhar com estes alunos.

mostra maior por parte professor. dos alunos com

deficincia.

Formao relao

em O professor refere que a A professora diz que a O professor confessa formao especfica formao vale o que que a formao

muito importante haver formao

No.

81 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

ocupao atual

muito importante.

vale,

salienta e para

a muito importante e a que se deveria apostar o na musicoterapia.

especfica, ela proporciona mais alternativas ao profissional.

experincia dinmica

sucesso de um bom profissional.

Disciplina Ensino

de Necessidades

Necessidades Educativas Especiais.

Necessidades Educativas Especiais.

Necessidades Educativas Especiais.

Educao Fsica Adaptada.

Especial Educativas Especiais.

no Curso inicial Especializao em Formao Especfica No possui nenhuma na especializao na rea Frequentou formaes No possui nenhuma na rea mas no possui especializao na rea. nenhuma especializao. No possui nenhuma especializao. Consciencializao Corporal, Investigao sobre a influncia da dana no resgate da sexualidade de pessoas com leso medular traumtica.

rea do Ensino mas demonstra Especial interesse em faz-lo.

82 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Sobre a tabela N4 notam-se diferenas quanto s razes de formao. certo que todos eles tm pelo menos uma licenciatura mas nem todos foram formados para a atividade que esto neste momento a desenvolver. Tirando o entrevistado n 5, todos eles se encontram a lecionar educao musical no 1 ciclo no Ncleo de Incluso pela Arte da DREER da RAM. A entrevistada n2 no tem formao em Educao musical mas, como at faz parte de um grupo de incluso h 10 anos diz gostar muito do que faz e sente que tem bons resultados. Entende que a formao vale o que vale, querendo prevalecer que a dinmica e a experincia fazem dela uma melhor profissional. Vnia Entrevistada n 2, refere: o saber no ocupa lugar, por isso estou a procurar mais formao mas, os alunos precisam de professores dinmicos que trabalhem a pedagogia de situao. O entrevistado n 1 mestre em Educao Musical, e o entrevistado n 5 mestre em Performance artstica/dana. Para o entrevistado n 1, o Joo, uma das maiores dificuldades aceitar que em algumas situaes a msica deixou de ter uma perspetiva Educativa, passando apenas a ser vista por ser uma forma teraputica. Ele refere que o que aprendeu no curso foi ensinar a msica e no reabilitar, embora se sinta feliz em faz-lo. A Vnia, entrevistada n 2, confessa que no fcil trabalhar com estes casos, complicado adaptar as atividades a todos de uma forma que os motive por igual cada um tem a sua dificuldade com os alunos com mais dificuldades trabalho mais os instrumentos de precurso, os que tm mais capacidades j consegui com que tocassem varias msicas na flauta de bisel. O professor Mrcio, entrevistado n 3, confessa que no fcil compreender o que estes alunos sentem, no fcil para mim compreender os seus comportamentos. O entrevistado n 4, o Srgio diz que muitas vezes no fcil encontrar atividades que motivem todos os alunos, no fcil motivar todos os alunos com a mesma atividade, por vezes tenho de improvisa para sentir que no prejudico ningum. O entrevistado n 5, o Raul, acha que a maior dificuldade trabalhar para a autonomia dos alunos quando a sociedade ainda no coopera, a maior dificuldade tentar proporcionar-lhes o mximo de autonomia possvel quando todos as demais pessoas que compem a sua rede social, estando consequentemente envolvidas no seu processo de educao global no colaboram no mesmo sentido. A nvel das facilidades/pontos positivos encontradas pelos professores de salientar o que o entrevistado n 1 relata que muito gratificante trabalhar com pessoas com deficincia, so pessoas muito acessveis. J a entrevistada n 2 diz depois da
83 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

envolvncia, depois de os conquistar muito mais fcil controlar a motivao trabalho jogos onde fomento o comportamento e a disciplina. O entrevistado n 3 refere a potencialidade da interao destes alunos. O Mrcio afirma que: Penso que a interao com os alunos um ponto muito importante a explorar, tento-o fazer constantemente porque alm de ser gratificante sei que muito importante para eles e para mim. O entrevistado n 4 salienta a alegria quando os alunos se sentem atendidos: muito gratificante para mim observar um sorriso nestes alunos quando sentem que lhes damos incentivo. O entrevistado n 5 salienta a disponibilidade que estes alunos tm na participao das suas atividades. Relativamente formao especfica na Educao Especial, entrevistado n1 salienta que muito importante ter formao especfica. Confessa que o seu estgio profissional o marcou quando lidou com cegos, gostaria de um dia se especializar em musicoterapia: seria uma grande mais-valia. A entrevistada n2 refere que: trabalho com um grupo de arte inclusiva h 10 anos, tenho tido formao atravs do grupo de arte inclusiva onde estou tambm inserida e da que tenho vindo a ganhar alguma da dinmica que consegui adquirir. O entrevistado n3 no hesita em dizer que a formao determinante, ele chega a dizer que a formao que os professores tm no chega a ser suficiente para lidar com estes casos. Refere ainda: Deveria ser inserido nos cursos de Educao Musical disciplinas com componentes sobre a Educao especial (Psicologia, sociologia, NEE mais intensiva, Musicoterapia) . O entrevistado n 4 tambm no tem dvidas em referir que a formao preponderante no desempenho do professor, todo o profissional melhora o seu desempenho quando tem uma formao especializada. O entrevistado n 5 responde que no tem formao especfica na rea da Educao Especial, logo diz no ter formao suficiente embora na sua especializao tenha feito investigaes na rea da consciencializao corporal que lhe permitiram obter um maior conhecimento sobre as questes da deficincia.

84 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Joo (entrevistado 1)

Vnia (entrevistado 2)

Mrcio (entrevistado 3)

Srgio (entrevistado 4)

Raul (entrevistado 5)

Um trabalho com Criar laos com os um processo que Criar os alunos com NEES Definio de incluso

as

mesmas Preparao

das com para os seus sociais, com e

com alunos, criar valores, visa integrar alunos oportunidades a todos pessoas o empatia e com algum tipo de os dificuldade. alunos deficincia

objetivo de os fazer envolvncia. sentir integrados e no marginalizados.

pertencentes a uma assumir sociedade. papis sempre

competncia assertividade.

Definio deficincia

de Dificuldade fsica/mental causa prejuzo.

uma pessoa normal Dificuldade/ausncia que que tem

Limitao fsica ou Ausncia

ou

a em

uma de determinada parte motora que afeta o disfuno corporal, psquica ou desempenho fisiolgica.

limitao.

de estruturas psquicas, fisiolgicas, anatmicas


85

determinadas tarefas.

e/ou

Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

sensoriais.

Definio de Paralisia Falha Cerebral movimento

de Pessoa

que

tem Malformao ou no inconstncia dos dos problemas motores corporais.

falta

de Pode

ocorrer

nos

dos dificuldade

oxigenao crebro desencadeia motores mentais. ou

no perodos pr, peri ou que ps-natal, o sistema limites nervoso central sofre at uma leso que vai acarretar, na maioria das vezes, disfunes sensoriomotoras.

membros devido a controlo congelamento crebro. no movimentos.

Tabela N 5 Nvel de conhecimento dos entrevistados Conceitos

86 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

A nvel dos conhecimentos sobre os conceitos referidos os professores responderam o seguinte: O entrevistado n2 perspetiva a incluso como uma forma de no marginalizar as pessoas, quer a nvel social quer a nvel laboral, critica a sociedade dizendo que existem ainda muitas barreiras arquitectnicas e sobretudo a nvel de raciocnio que impedem ainda a incluso de pessoas com deficincia. Existe uma grande ignorncia ainda nas pessoas ao lidar com estas pessoas. O professor confessa que gosta de ver os seus alunos bem, para fazer os alunos da orquestra juvenil includos fao-os tocar a msica que eles mais gostam de ouvir O entrevistado n1 refere-se incluso como: a incluso para mim envolver e criar empatia com as pessoas para fazer sentir um aluno includo importante aceitar a deficincia, respeit-lo e no o deixar de parte aproveitar as potencialidades de cada um mesmo que seja de forma adaptada o mais importante para mim ver o sorriso na cara deles. O entrevistado n 3 salienta a importncia que deve haver na preparao dos alunos a serem integrados e de todos os elementos que fazem parte desse processo. importante incluir mas saber incluir bem, ele declara o seguinte: O aluno deve ser apresentado turma e comunidade Escola onde vai ser inserido. Deve-se promover um esclarecimento com a turma sobre a dificuldade do aluno, porque a partir da toda a turma estar ciente da diferena do colega e mais consciente em o poder ajudar e com a normalidade do dia-a-dia faz-lo sentir mais um menino e no o menino. O entrevistado n 4 salienta a igualdade de oportunidades, no s a nvel da aprendizagem mas tambm a nvel social, a incluso criar as mesmas oportunidades a todos alunos sem os descriminar, tanto a nvel social como a nvel escolar O entrevistado n 5 relaciona o termo incluso em dois sentidos: Num deles devemos preparar as pessoas com deficincia para assumir os seus papis sociais, sempre com competncia e assertividade. No outro sentido devemos dar condies para que a sociedade as receba, aceitando as suas diferenas, sem preconceitos ou condescendncias. Acaba dizendo que mesmo assim o mais importante que se deve preparar o aluno a fazer aquilo que mais gosta aceitando sempre as suas prprias condies. O entrevistado n1 define deficincia como uma dificuldade fsica/mental de certas pessoas que precisam de ferramentas de apoio para aprender a ultrapassar as dificuldades. A Vnia, a entrevistada n 2 diz: deficincia quando algum tem
87 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

alguma limitao, mas no entanto, tenho vindo a descobrir que as pessoas com deficincia so pessoas normalssimas. O entrevistado, n 3, o Mrcio, mostrou-se bastante seguro em definir deficincia: A deficincia a dificuldade ou ausncia de determinada parte corporal, psquica ou fisiolgica.. Sem fugir muito a esta definio, o entrevistado n 2 define deficincia como. Uma dificuldade fsica ou mental de algum que precisa de apoio para ultrapassar um prejuzo. O entrevistado n 4 define deficincia como uma limitao que implica diferenas no desempenho de atividades, deficincia so limitaes motoras ou mentais que limitam o desempenho de determinadas atividades. O entrevistado n 5, respondeu de uma forma bastante argumentada, refere: Ausncia ou a disfuno em estruturas psquicas, fisiolgicas, anatmicas e/ou sensoriais, sendo que esta ausncia ou disfuno algo permanente e que leva os indivduos que as detm a serem incapazes ou terem dificuldades para a realizao de diferentes tarefas tendo, por isso, alguma desvantagem social quando comparados s pessoas que no tm qualquer tipo de deficincia. O entrevistado n1 define paralisia cerebral como ter o crebro congelado que o impede de certos movimentos, sabendo ns que o crebro a base do movimento. A Vnia refere-se Paralisia Cerebral como uma paragem, Paralisia cerebral uma paragem ou limitao motora e mental. O Mrcio associou a patologia malformao de problemas motores. O entrevistado n 4 associa a patologia falta de oxigenao do crebro que afeta por isso o controle de determinados movimentos, podendo tambm afetar determinadas competncias mentais. O entrevistado n 5 mais uma vez, de forma bem argumentada refere-se patologia salientado as causas e os sinais desta: Pode ocorrer nos perodos pr, peri ou ps-natal e tambm denomina-se encefalopatia crnica no progressiva da infncia. Numa das fases anteriormente mencionadas o sistema nervoso central sofre uma leso que vai acarretar, na maioria das vezes, disfunes sensoriomotoras.

88 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Joo (entrevistado 1)

Vnia (entrevistado 2)

Mrcio (entrevistado 3)

Srgio (entrevistado 4)

Raul (entrevistado 5)

Importncia Educao em

da A Educao Musical A Educao Musical A experincia/estudo Musical desenvolve s conjunto competncias. um tem uma grande de Educao Musical na essencial para um

A Educao Musical O ensino artstico tem tanta importncia to importante quanto como as outras qualquer no acadmica, independentemente de estarmos a falar de alunos com ou sem necessidades educativas especiais. rea

Relao

de importncia

outras reas

multidisciplinaridade. crescimento pessoal e Disciplinas cognitivo to til e importante quanto as outras disciplinas. desenvolvimento geral dos alunos.

Msica como meio Alm de os ajudar na Ningum de incluso de integrao, com enriquece-os termos gerais.

fica As

atividades A msica uma das A msica pode ser disciplinas por motiva mais que um meio de incluso os para alunos com

indiferente msica, conjuntas em ela transmite desenvolvidas

alunos PC/NEES

emoes e aproxima todos os alunos da alunos, favorece o paralisia

cerebral

89 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

as pessoas.

turma favorecem a convvio entre todos porque estimulao sensorial os alunos. e a interao com os outros. certeza

tenho que

a esta

forma de expresso artstica acompanhar pode estes

alunos em diferentes fases do seu processo educativo. Msica como fator um fator que A msica favorece o A uma disciplina ser

estimulao A msica favorece o onde ajuda a

podem

de desenvolvimento favorece claramente desenvolvimento do sensorial cognitivo e motor do o aluno PC/NEES desenvolvimento raciocino e da aluno

o desenvolvimento dos trabalhados diferentes atravs da objetivos como a a

alcanar alunos

com do aluno de forma expresso corporal. motivadora.

melhores resultados.

estimulao.

concentrao,

coordenao motora, o ritmo, a acuidade auditiva, o raciocnio lgico, entre outros.

Contributo msica para

da a

A msica no s Os alunos expressam- A favorece a se muito

estimulao A msica contribui Msica pode ajudar a

melhor origina uma maior para o relaxamento expressar sentimentos

90 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

comunicao aluno PC/NEES

do com

comunicao como quando melhora-a de forma contato significativa. msica.

esto com

em comunicao com o muscular do aluno, e emoes de forma a meio ambiente. da que contribui para no o melhor mbito verbal. No da oral,

desempenho motor e comunicao comunicativo.

tambm pode ser um meio para motivar os alunos com paralisia cerebral

Estimulao rtmica A como contributo rtmica

estimulao A msica pode ajudar da um

estimulao A msica aproxima Pode contribuir se o os alunos uns dos aluno desenvolver

msica na competncia de consegue efeito tarefas como o vestir proporcionar determinados

para a integrao tem Social/Escolar alunos com PC

outros. Melhora as com os demais uma relaes afetivas atividade.

dos multiplicador, origina por exemplo. comportamentos. Pode ajudar na tarefa de comer por

movimentos dos seus entre todos e facilita colegas, sentir-se colegas fazendo-o a integrao. igual aos

exemplo.

A msica facilita o O controlo

efeito O aluno, atravs da A Msica relaxa o O

relaxamento Pode facilitar e se este for o caso

muscular, multiplicador permite msica sente-se mais aluno, isso permite muscular

91 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

o que faz com que o que venha a ter cada solto para realizar as que

os

seus proporcionado pelos tambm poder haver sejam efeitos musicais torna ganhos na autoo aluno com PC mais imagem deste confiante melhorar autonomia. a para indivduo, aspeto este sua que pode contribuir com a sua autoestima.

aluno com PC fique vez mais sucesso nos suas tarefas. Sente movimentos mais confiante. seus logo movimentos, algum fica

entusiasmo mais confiantes.

mais com o ritmo que lhe transmite.

confiante.

Tabela N 6 - Educao Musical e os alunos com PC/NEES

92 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Para o Joo, a Educao Musical desenvolve um conjunto de competncia e valores que complementam o ser humano, o domnio da prpria msica que a considero como uma linguagem universal, alem disso a atividade musical permite desenvolver competncias ao nvel da disciplina. O entrevistado n 2 refere: a Educao Musical muito importante no desenvolvimento dos alunos, a msica permite ao ser humano tornar-se harmoniosamente global diz ainda que todas as disciplinas deveriam agir por uma multidisciplinaridade a msica pode trabalhar contedos da Matemtica e do Portugus a msica permite aprender utilizando o corpo, para mim muito importante aprender atravs do corpo. O Entrevistado n2 define Educao Musical como uma forma de trabalhar competncias musicais e humanas atravs de atividades planeadas. O Mrcio, que o entrevistado n 3 no concorda com a premissa de que a Educao Musical menos importante que as outras reas, ele recusa aceitar que a msica deva ser vista em segundo plano, quer a nvel da educao, quer a nvel social, A Educao Musical pode ser um veculo muito importante para chegar ao mais ntimo dos alunos. O entrevistado n 4 diz que a Educao Musical to importante como as outras disciplinas, esta permite que o aluno desenvolva conhecimento e competncias de uma forma bastante motivante: a Educao Musical das disciplinas em que eles se sentem mais motivados. O entrevistado n 5 considera o ensino da msica to importante como as outras reas com a benesse de poder ser desenvolvida com qualquer tipo de aluno: considero o ensino artstico to importante quanto qualquer rea acadmica, independentemente de estarmos a falar de alunos com ou sem necessidades educativas especiais. Segundo Brscia (2003) a msica ajuda na aprendizagem, na sociabilizao e no conhecimento do que nos rodeia. O entrevistado n1 acha que a msica um meio de incluso com sucesso porque esta permite ao aluno passar informao atravs dela. A Vnia refere que: a msica uma forma de expresso e comunicao, uma linguagem que transmite emoes. Permite desenvolver aptides, a msica uma das reas mais completas. Toda a gente conquistada pela msica, ela j nasce connosco.. A entrevistada n 2 diz ainda que a msica transforma o comportamento dos alunos e por isso pe toda a gente que a ouve em igualdade, logo sentem-se todos includos. O entrevistado n 3 diz que a msica um excelente instrumento de incluso de alunos com PC, ele refere que a msica desenvolve vrias competncias: A estimulao sensorial e as atividades
93 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

corporais conjuntas com a turma ajuda na interao e consolidao de afectos com todos os intervenientes, logo, ajuda a incluir o aluno. O entrevistado n 4 patenteia o facto de a msica ser bastante motivante para todos os alunos e de ser favorvel ao convvio. O entrevistado n 5 esclarece que concorda com a msica como meio inclusivo de alunos com PC no s na fase educativa como tambm em fases futuras das suas vidas: Acho que a msica pode ser um meio de incluso para alunos com paralisia cerebral porque tenho a certeza que esta forma de expresso artstica pode acompanhar estes alunos em diferentes fases do seu processo educativo. Desde a sua formao inicial at a sua profissionalizao. Relativamente ao desenvolvimento cognitivo e motor e comeando pelo entrevistado n 3, ele salienta os benefcios que a msica provoca no desenvolvimento humano, ele concorda com o desenvolvimento cognitivo e motor nos alunos com PC atravs da utilizao da msica, ele diz o seguinte: A msica contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos com PC. A estimulao sensorial, psquica e funcional atravs da msica ajuda o aluno a alcanar melhores resultados. Alcana mais facilmente determinados pormenores cognitivos. O entrevistado n 1 diz que a msica melhora o desenvolvimento cognitivo e motor, as atividades que tem desenvolvido tm comprovado o mesmo facto, salienta o efeito multiplicador que a msica provoca nos alunos e que isso os ajuda no desenvolvimento. A Entrevistada n 2 refere a importncia da msica no desenvolvimento dos alunos com PC num todo, ela acha que a msica ajuda o aluno a conhecer-se melhor por dentro e por fora. O entrevistado n 4 acha que a estimulao musical sem dvida muito importante no desenvolvimento cognitivo e motor destes alunos: a msica mexe com eles e motiva-os para a aprendizagem. O entrevistado n 5 faz referncia aos processos envolventes das atividades musicais e o que da poder advir: A concentrao, a coordenao motora, o ritmo, a acuidade auditiva, o raciocnio lgico, entre outros. Tais objetivos, entre tantos outros, podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de qualquer aluno, incluindo-se os alunos com paralisia cerebral. No houve grandes dvidas por parte dos entrevistados quando lhes foi perguntado se a msica contribui para a comunicao dos alunos com PC. O entrevistado n 3 salienta que alm de se conseguir perceber mais do que se passa no ntimo dos alunos, a estimulao musical tambm origina uma maior comunicao com
94 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

o meio envolvente. O entrevistado n 1 diz que a msica melhora claramente a comunicao de alunos com PC e outras deficincias, tem um efeito multiplicador porque estimula o movimento. A entrevistada n 2 encara a msica como um bem essencial para estes alunos: a msica faz bem a tudo! A msica permite desenvolver o controlo dos movimentos destes alunos. O entrevistado n 4 salienta o papel do relaxamento muscular da msica nos alunos com PC: a msica permite que estes alunos se sintam mais relaxados, o que favorece na sua comunicao. O entrevistado n 5 refere a importncia da msica na transmisso de emoes, a msica pode ajudar a expressar sentimentos e emoes de forma no verba, salienta ainda o contributo positivo na comunicao verbal deste tipo de deficincia. O Joo diz que a coordenao rtmica estimula todos os sentidos, a Vnia acha que a msica pode ajudar no desempenho de determinadas tarefas: a coordenao rtmica ajuda a coordenao do corpo, logo faz todo o sentido trabalhar a msica para desenvolver competncias. Atividades como vestir, podem ser treinadas com a msica. O Mrcio acha que a estimulao rtmica contribui para a integrao social/escolar do aluno com PC: Atravs desta estimulao consegue acompanhar determinados movimentos dos seus colegas, fazendo-o sentir-se igual aos colegas. O Srgio confessa que a msica aproxima os alunos uns dos outros: melhora as relaes afetivas entre todos e facilita a integrao. O Raul reala o fato das atividades por si j serem benficas integrao uma vez que so feitas em grupo. Todos os entrevistados confessam que a msica aumenta a confiana do aluno com PC. Facilita o controlo muscular e isso faz com que eles se sintam mais integrados. O aumento da autonomia e da autoestima do aluno foram evidenciados por todos os professores. O entrevistado n 3 vai ainda mais longe, ele confessa que a msica tem um poder relaxante: Sim, facilita. A msica vai relax-lo e atravs desse relaxamento e movimentos mais suaves ele ir conseguir mover determinadas partes dos seus msculos consoante a sua vontade. Logo sentir-se- mais confiante com o seu desempenho.

95 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Joo (entrevistado 1)

Vnia (entrevistado 2)

Mrcio (entrevistado 3)

Srgio (entrevistado 4)

Raul (entrevistado 5)

Que atividades so Manuseamento utilizadas nas aulas instrumentos com estes alunos. musicais.

dos Expresso dramtica, Relaxamentos, dana manuseamento instrumentos e movimentos de nveis de coordenao,

Atividades com Educao

de Eu no realizo. Musical, Quando necessitamos de de trabalhos especficos neste mbito convidamos profissionais qualificados para tal. J tivemos aulas de canto, percusso e percusso corporal.

de manuseamento instrumentos

precurso e flauta de estimulao rtmica, musicais bisel. sensorial, acompanhamentos musicais atravs de instrumentos musicais. essencialmente.

Avaliaes

Avalio com a prpria Avalio prtica dos quantitativamente

avaliao

Avaliar faz parte do Avaliar aquilo que para se fazemos de vital


96

importante para fazer processo

Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

instrumentos, a sua para ver como esto a um evoluo performance. e evoluir.

balano

dos saber o caminho que importncia mudarmos a

para rota,

processos que se vo estamos a levar. desenvolvendo, funciona feedback. como

quando sentimos esta necessidade

Nmero de alunos Um aluno. com PC Tabela N 6 Prtica Docente

Cinco alunos.

Um aluno.

Um aluno.

Um aluno.

97 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

A nvel das atividades desenvolvidas pelos professores nas suas aulas, os entrevistados mostram-se um pouco mais abrangentes. O entrevistado n 1 salienta a importncia do treino musical, eles tm de ensaiar para tocarem cada vez melhor e para se conhecerem cada vez mais. A entrevistada n 2 acrescenta nas suas atividades alm da msica a dana e a expresso dramtica uma vez que so atividades que esto envolvidas. A Vnia refere: A envolvncia destas atividades muito enriquecedora para eles. O entrevistado n 3 d mais importncia a atividades como o relaxamento: fao vrios exerccios, relaxamentos, movimentos com nveis de coordenao, estimulao rtmica, sensorial, acompanhamentos musicais atravs de instrumentos musicais. O entrevistado n 4 refere a importncia dos instrumentos musicais, o manuseamento dos instrumentos musicais muito importante para estes alunos se expressarem. Como o entrevistado n 5 no leciona Educao Musical, apesar de trabalhar com msica quando quer trabalhar mais especificamente nesta rea, ele convida profissionais qualificados para realizarem este tipo de atividades. Todos os professores entrevistados fazem uma avaliao. No s para avaliar as suas competncias mas tambm para avaliar a forma como se esto a adaptar em relao aos outros como respondeu o entrevistado n 3: Avaliamos os alunos para perceber o seu nvel de adequao s diferentes etapas do desenvolvimento pessoal. Para os alunos que pertencem orquestra, o professor Joo indica que a prpria atuao uma forma de avaliao. A professora Vnia avalia os alunos de forma quantitativa, ela diz que sente essa necessidade para que o ensino/aprendizagem funcione. O entrevistado n 5 utiliza-a para avaliar o progresso de cada um mas tambm do seu grupo como indicador de futuro: Avaliar aquilo que fazemos de vital importncia para mudarmos a rota, quando sentimos esta necessidade. Seja porque algo no correu da melhor forma ou porque pensamos que podemos ir mais longe daquilo que atingimos. O entrevistado n 4 diz que a avaliao faz parte de um processo como o do ensino/aprendizagem. Quanto ao nmero de alunos com PC que esto a ser acompanhados pelos entrevistados, o entrevistado n 1 diz ter um aluno, a entrevistada n 2 diz ter 5 alunos, os entrevistados n3, 4 e 5 dizem ter 1 cada.

98 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Joo (entrevistado 1)

Vnia (entrevistado 2)

Mrcio (entrevistado 3)

Srgio (entrevistado 4)

Raul (entrevistado 5)

Relacionamento dos alunos com PC e NEES com o resto do grupo.

positiva, confraternizam uns com os outros, bastante so felizes.

bastante positivo, relacionam-se bem e uns tentam-se proteger aos outros.

Tanto o grupo como o aluno relacionamse muito bem e interagem uns com os outros.

Reagem bem, gostam do convvio com os outros alunos.

O relacionamento de aluno no seu grupo de trabalho bom, por vezes um pouco passivo.

Dificuldades em incluir alunos com PC.

No h grandes dificuldades.

Adequar as atividades de acordo com as usas limitaes, por vezes difcil chegar at eles.

Desconhecimento sobre a patologia de quem os rodeia, falta de algumas condies.

Fazer esquecer as diferenas e os limites que existem em ralao aos outros.

Detetar os seus reais interesses e adequlos s suas capacidades.

99 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

O que falta no Ensino para incluir estes alunos.

Formao especfica dos professores, Musicoterapia.

Mais formao dos

Mais formao

Uma consciencializao na sociedade, apoio para as famlias e mais condies.

Um sistema educativo que realmente inclua, respeitando as diferenas e cobrando resultados e desenvolvimento das capacidades.

professores sobretudo docente e no a nvel de dinmicas para lidar com eles. docente para uma melhor incluso.

O que crucial para Formao especfica incluir estes alunos. e vontade pessoal.

Criar laos e empatia com os alunos. Disponibilidade pessoal.

Disponibilidade, dedicao e motivao por parte dos professores.

Acreditar na causa mesmo quando as condies so muito difceis.

Ter competncias pessoais e profissionais para faz-lo.

Tabela N 7 A Educao Musical e o aluno com PC/NEES

100 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Todos os entrevistados mostraram haver um bom relacionamento dos alunos com PC e NEES em relao ao resto do grupo. O entrevistado n 1 salienta: o relacionamento positivo, uns aprendem com os outros, a entrevistada n 2 diz: bastante positivo o seu relacionamento, o entrevistado n 3 conta que: Tanto o grupo como o aluno relacionam-se muito bem e interagem uns com os outros, o entrevistado n 4 diz que: estes alunos gostam do convvio e so bem aceites pelos outros, o entrevistado n 5 diz ser bom embora por vezes seja um pouco passiva. A maior dificuldade na incluso de alunos com PC, segundo estes docentes fica pelas limitaes fsicas dos prprios e tambm devido a algum desconhecimento das prprias pessoas que fazem parte do processo de integrao. O entrevistado n 1 mostrase bastante positivo neste aspeto at porque sente que j tem alguma experiencia nesta situao: na RAM penso que a incluso se faz de uma forma positiva, j se faz desde h muitos anos e talvez por isso seja mais fcil faz-lo. A entrevistada n 2 salienta a grande dificuldade em conquistar estes alunos inicialmente, ela diz: a maior dificuldade para incluir alunos com PC adequar as atividades, quando consigo chegar a eles mais fcil, costumo usar objetos que os motivem para os fazer esquecer das diferenas para chegar melhor a eles. O entrevistado n 3, por sua vez, no tem dvidas em apontar as principais dificuldades: O nvel de desconhecimento das pessoas da comunidade escolar em relao doena e alguma barreira arquitectnica. O entrevistado n 4 sente dificuldades quando v o aluno menos includo: por vezes difcil para mim fazer esquecer as diferenas e os limites que existem em ralao aos outros. O entrevistado n 5 sente dificuldade em detetar os interesses destes alunos e na adequao s suas capacidades. A formao essencial para melhorar o processo de incluso especialmente neste tipo de crianas. Foi esta a resposta dada pelos entrevistados n 1 e n 3. O Joo diz: falta formao especfica nos professores de Educao Musical, essencial haver formao para melhorar a incluso destes alunos. O Mrcio diz: Para melhorar a incluso destes alunos, essencial haver mais formao docente e no docente para uma melhor incluso. A entrevistada n 2 tambm refere a formao como um fator importante mas salienta que o fator humano e a dinmica so muito importantes. O entrevistado n 4 destaca a uma maior consciencializao da sociedade neste sentido, deveria haver mais apoio para as famlias e mais condies para os professores e
101 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

escolas. O entrevistado n 5 vai de encontro aos principais objetivos da escola inclusiva: Um sistema educativo que realmente inclua, respeitando as diferenas e cobrando resultados e desenvolvimento das capacidades. O que crucial para um professor poder trabalhar com estes alunos a vontade pessoal (Joo). A entrevistada Vnia aponta como caracterstica fundamental os laos humanos, essencial estar aberto a eles, sem receios, criando laos. O entrevistado n 3 refere que a motivao um fator determinante, crucial o professor ter disponibilidade para se dedicar e para se incluir nas aprendizagens do aluno. A motivao para trabalhar com este alunos fundamental para um aprofundamento cognitivo sobre o aluno. O entrevistado n 4 apela vontade e ao acreditar naquilo que se faz Acreditar na causa mesmo quando as condies so muito difceis. O entrevistado n 5 refere a competncia a nvel profissional e a nvel pessoal no desempenho das tarefas.

102 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Captulo 5
(Apresentao e discusso dos resultados)

103 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Depois da reviso da literatura, da consulta de trabalhos de investigao mais pertinentes sobre o tema, depois de termos recolhido os dados atravs dos questionrios e das entrevistas, de os termos tratado de forma descritiva atravs de tabelas, de textos e dos grficos mais significativos, chegou o momento de os discutirmos. Os dados sero discutidos e confrontados com a reviso da literatura e com os resultados cujo instrumento de investigao criou no estudo de que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE na sala de aula. Relativamente aos resultados dos questionrios conclumos em primeiro lugar que a grande maioria j trabalhou com alunos com Necessidades Educativas Especiais, o que torna a amostra feita por convenincia, uma amostra que ajuda na resoluo do nosso problema de estudo. A grande maioria dos professores situa-se ainda na parte inicial das suas funes, recolhemos essa informao atravs dos dados do tempo de servio, 75% dos inquiridos tem entre 5 e 15 anos de servio. Estes dados podem refletir que ainda existe alguma frescura sobre a aprendizagem do curso de formao inicial, da a pertinncia em procurar saber se estes se lembravam de ter tido alguma formao na rea do Ensino Especial no seu curso. Grande parte dos inquiridos diz ter tido pelo menos uma cadeira sobre o Ensino Especial no curso e em grande nmero tambm so os professores que dizem j ter tido alunos com essas necessidades dentro das suas salas de aula. J a nvel de especializao na rea do Ensino Especial reduzido o nmero dos docentes que a dizem ter. Atravs do resultado das entrevistas e da questo relativamente formao especfica, sentimos necessidade em confrontar alguns dados com os dos questionrios. O entrevistado n 1, o Joo diz que a formao e a vontade pessoal so muito importantes no desempenho do docente no Ensino Especial: a formao especfica muito importante para o bom desempenho do profissional. No caso da Entrevistada n 2, a Vnia, refere essa importncia mas salienta tambm o dinamismo da prpria pessoa: importante criar laos com os alunos e ser dinmico na pedagogia de situao.

104 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

A hiptese n 4 levantada neste estudo vai de encontro a este dilema. Ser que quanto maior for a formao a nvel do Ensino Especial, maior ser a sua preparao para a incluso de alunos com PC e NEEs? Um estudo feito no Brasil sobre formao de professores em Educao Especial e a experincia conclui que a formao permite oferecer ao professor um reportrio de conhecimentos especficos no que diz respeito aos alunos e s suas deficincias.
() Pudemos concluir que o que havia sido cuidadosamente pensado e repensado sobre a proposta de articular as disciplinas oferecidas pela Habilitao em Educao Especial do curso de Pedagogia acabaram se concretizando de forma a oferecer ao futuro professor especializado, um repertrio de conhecimentos especficos voltados para cada tipo de deficincia. Silva (2009). P. 104.

Florian (1998), citado por Coelho (2001), refere que por mais que um professor seja bem-intencionado, se no tiver a formao apropriada, no ir conseguir dar uma educao apropriada a alunos com NEEs. Atravs das opinies dos Docentes do Ncleo de Arte Inclusiva da DREER da RAM chegmos concluso que a formao muito importante mas que a experincia tambm tem a sua importncia na aplicao dos conhecimentos. Correia (2003) expe que ainda h muito a fazer para que as escolas inclusivas tenham bons resultados. Devido heterogeneidade de alunos, a incluso importante mas mais importante ainda gerar condies para haver as respostas certas. Segundo o autor, os pais, os professores e os colegas ainda no esto completamente sensibilizados com esta mudana ao ponto de poderem passar para os alunos com NEEs toda a confiana para que estes sejam integrados. preciso ajudar os professores que ainda no esto completamente preparados e os espaos fsicos tm de ser reorganizados A nvel do conhecimento de conceitos, os docentes inquiridos no questionrio mostraram-se competentes e com alguma eficcia de resposta. Grande parte deles optou pelas respostas mais apropriadas. Alguns assumiram respostas menos apropriadas, no deixando de estar completamente erradas mas sim menos assertivas. Concretamente na definio sobre deficincia, a grande maioria, 66% dos inquiridos acertou na resposta mais correta, embora outros, em menor nmero escolhessem outras respostas parecidas mas menos corretas. Com este desempenho,
105 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

os docentes demonstraram reconhecer que a deficincia algo que falta a nvel do ser humano mas alguns esqueceram-se o que essa limitao afeta no seu desempenho. Segundo A Revista de Sade Pblica de So Paulo (2000), deficincia (...)perda ou anormalidade de estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica, temporria ou permanente. Amiralian et al, (2000) P. 98. Citado por Matheus e Schielemann (2000). Ainda segundo a mesma revista, referenciado que essa perda afeta estruturas e funes: () "rgo, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funes mentais. Amiralian et al, (2000) P. 98. Citado por Matheus e Schielemann (2000) Grande maioria dos inquiridos referenciou j ter trabalhado com alunos com deficincia e segundo as descries, este grupo j lidou com casos bastante diferentes. No que diz respeito ao relacionamento dos alunos com Necessidades Educativas Especiais com a turma, segundo Vayer (1989) os alunos com NEES so alunos que se relacionam bem com os outros. A entrevistada n 2 do Ncleo de Arte Inclusiva da RAM refere que por vezes tem dificuldades em descobrir as necessidades desses alunos mas que depois de conseguir ganhar confiana e criar laos muito fcil adquirir boa relao. O livro sobre integrao da criana deficiente na classe (1989) refere que as crianas deficientes quando esto integradas com outras crianas mostram ter benefcios: ()crianas deficientes integradas com outras crianas, advm da efeitos muito positivos no planos comportamental Vayer (1989) P. 159. A entrevistada n2 Vnia refere que os alunos com idade mais avanada demonstram vontade em proteger e ajudar os alunos com maiores dificuldades. Este pode ser um bom trunfo para que a incluso resulte de forma simbitica segundo Nielsen (1999), O professor deve selecionar um aluno da classe para assumir as funes de companheiro mais ntimo do aluno com paralisia cerebral () a escolha do professor deve recair sobre um aluno merecedor de confiana que no s proporcionar apoio mas que muito mais importante, ser tambm um companheiro. Nielsen (1999). P. 98. Especificamente na Patologia da Paralisia Cerebral, do que conseguimos apurar no estudo atravs principalmente das entrevistas que tm um bom relacionamento com o resto da turma, todos os entrevistados fazem essa referncia. Nas respostas dos questionrios, numa escala estilo Likert quanto ao relacionamento dos alunos com
106 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

NEEs em relao ao resto do grupo, 94% dos docentes escolheram razovel e bom. De acordo com o livro de integrao da criana deficiente de Pierre Vayer (1989) P. 159: Os sujeitos com Paralisia Cerebral so bem aceites pelas outras crianas quando no exigem cuidados especiais. No que diz respeito definio de Paralisia Cerebral, mais uma vez os professores inquiridos demonstraram estar bem preparados para a escolha da resposta mais acertada. Apesar de nem todos os Professores j terem prestado servios a alunos com esta patologia, demonstraram estar minimamente inteirados sobre os traos principais da doena. Nos inquritos, 89% dos inquiridos escolheram a opo mais acertada na definio da patologia. O entrevistado n 3, o Professor Mrcio descreve Paralisia Cerebral de uma forma correta e sucinta como: Malformao ou inconstncia dos problemas motores corporais. Segundo a revista de Educao Especial e Reabilitao (1989), Paralisia Cerebral : uma desordem permanente, mas no imutvel, da postura e do movimento, devida sua disfuno do crebro antes que o seu crescimento e o seu desenvolvimento estejam completos.P. 19. Ainda em relao aos conceitos e ao conhecimento dos docentes, notou-se um grande acerto na resposta mais aproximada verdade dentro das opes de definio de incluso. Uma notria maioria, 87% optou pela resposta A incluso um processo que respeita diferenas nas crianas promovendo-as socialmente ao mesmo tempo que lhes proporciona aprendizagem. Segundo a Declarao de Salamanca de 1994 da UNESCO (1994), a incluso prev que: () As crianas e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso s escolas regulares, que a elas se devem adequar atravs de uma pedagogia centrada na criana, capaz de ir ao encontro destas necessidades. O entrevistado n 5, na sua resposta em relao ao conceito de incluso exps o seguinte: A incluso para mim um processo que acontece em dois sentidos. Num deles devemos preparar as pessoas com deficincia para assumir os seus papis sociais, sempre com competncia e assertividade. No outro sentido devemos dar condies para que a sociedade as receba, aceitando as suas diferenas, sem preconceitos ou condescendncias. Segundo o entrevistado tem de existir, alm de uma preparao por parte de quem faz a incluso, tambm um trabalho no sentido de consciencializar o aluno dos seus prprios limites, aceitando-os. Alm disso, refere que o mais importante procurar desenvolver mecanismos para que estes alunos
107 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

faam o que gostam de fazer tanto na vida acadmica como profissional. O equilbrio entre os objetivos pretendidos no processo de incluso e os meios necessrios para o fazer ser a melhor opo para que assim a incluso seja positiva. Uma das respostas do inqurito a esta questo referia-se ao que os prprios alunos da turma que acolhem os alunos com deficincia desenvolvem, estratgias de convivncia que suavizem as suas limitaes perante a sociedade, ou seja, tanto para o aluno com NEE que necessita de convivncia, como os outros que necessitam de aprender a viver com essas situaes, precisam da criao destes laos. A harmonizao entre as condies necessrias para que os alunos com necessidades sejam apresentados ao mesmo tempo que haja convivncia saudvel em simbiose para Vayer (1989) a melhor opo. Segundo Vayer (1989) P. 13, h que equilibrar dois fatores importantes na integrao de alunos com NEES: () a necessidade vital da diferena entre os indivduos e a necessidade social da boa convivncia, dois dados que devem ser harmonizados. Uma das questes que gerou maior especulao por parte dos inquiridos foi a questo que sugeria aos docentes 2 razes pelas quais a incluso escolar deveria ser realizada em alunos com Paralisia Cerebral. Grande maioria remeteu-se aos benefcios causadores tanto na criana com a patologia como para o prprio meio escolar. Alguns evidenciaram os direitos da educao e igualdade mas outros, embora numa minoria significativa, realaram que esta teria mais benefcios quando existisse maior preparao no seio que acolhe estes alunos, saber incluir primeiro para que seja benfico tanto para o aluno a ser includo como para o resto da turma. O entrevistado n 3 do Ncleo de Arte Inclusiva da RAM refere que tem de existir um trabalho bem organizado por todos os elementos responsveis por este processo para que o aluno a ser includo se possa sentir como uma pessoa igual s outras e no uma pessoa que est ali para tentar estar como as outras. Correia (2003) refere que h ainda muito a fazer para que a incluso seja feita com sucesso, a escola inclusiva deve defender um trabalho de equipa desenvolvido por todos os rgos da escola, desde a gesto, aos professores, tcnicos, terapeutas, psiclogos, auxiliares e pais. Todos eles so responsveis pela integrao e aprendizagem dos alunos. Alguns dos inquiridos, embora em pouco nmero (cerca de 5%), mostram-se crticos em relao incluso destes alunos: no concordo com a incluso ou estes alunos deveriam estar noutro tipo de instituies foram as respostas dadas pelos que no concordam. Segundo
108 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Nunes (2001), o aluno com Paralisia cerebral pode e deve ser integrado no ensino regular, todavia, por vezes, poder ter necessidade de frequentar Centros mais especializados, onde equipes transdisciplinares, intervindo junto da criana e da famlia, garantem um melhor desenvolvimento e a continuidade de cuidados especficos de que ela necessita, de forma a tornar possvel uma maior autonomia e uma futura integrao na escola e na sociedade. Citado por Fontes M. (2008) P. 28. Rodrigues (2003) afirma que colocar a criana na escola comum no indica que ela est efectivamente includa; necessrio ajudar os professores a aceitarem a responsabilidade quanto aprendizagem de todas as crianas nas escolas e prepar-los para ensinarem aquelas crianas que esto atualmente excludas das escolas por qualquer razo. Um estudo sobre a incluso de alunos com PC na RAM, concluiu que os pais so agentes tambm importantes na integrao dos alunos de PC, segundo Mendona A. (1999), Os pais devem ter uma participao ativa para que os filhos se sintam integrados. Bobath (1980), citado por Mendona A. diz que Os pais representam o principal papel na estruturao da personalidade da criana, e, no caso das crianas com paralisia cerebral, no consegue tornar-se independente do apoio da me. () No apenas fisicamente, mas tambm emocionalmente e intelectualmente. P. 53. 97% Dos inquiridos no tem dvidas em concordar que a msica contribui de forma positiva para o processo ensino/aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral. A hiptese n 2 do nosso estudo referia-se de uma forma especfica a esta situao: A msica melhora a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo/motor dos alunos com NEE e PC. O entrevistado n 5 refere que a msica pode sem dvida ser um veculo inclusivo tanto no processo educativo como profissional. O entrevistado n 3 confere que a estimulao sensorial e as atividades corporais conjuntas com a turma ajuda na interao e consolidao de afectos com todos os intervenientes. O entrevistado n 5 diz que a msica pode ser uma rea onde se podem trabalhar imensas competncias: uma disciplina onde podem ser trabalhados diferentes objetivos como a concentrao, a coordenao motora, o ritmo, a acuidade auditiva, o raciocnio lgico, entre outros. Tais objetivos, entre tantos outros, podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de qualquer aluno, incluindo-se os alunos com paralisia cerebral. Alm do fator motivao, os inquiridos referiram-se msica como uma forma de gerar conhecimento e competncias de uma forma global, tanto a nvel racional como
109 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

emocional. Em relao ao estudo anterior De que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE na sala de aula, este resultado mostra-se mais positivo nos benefcios da msica em relao aprendizagem dos alunos. Apenas 57% dos 14 professores anteriormente inquiridos concordavam com esse fenmeno. Segundo Campbell (2000), a msica transmite nossa herana cultural, to importante conhecer Beethoven e Louis Armstrong quanto conhecer Newton e Einstein. A msica, segundo Snyders (1996), citado por Barreto e Silva (2004), Uma atividade criativa e integradora. Ela atrai e envolve os alunos, serve de motivao, estimula reas do crebro, desenvolve a criatividade, autoestima, capacidade de concentrao, raciocnio lgico, socializao e expresso corporal. Segundo Barreto (2004), a musicalizao na escola desenvolve a concentrao, memria, coordenao motora, socializao, acuidade auditiva e disciplina. Relativamente ao papel da msica no desenvolvimento das capacidades motoras, os inquiridos mostraram-se em completo acordo. Foi a questo onde nenhum se manifestou de forma negativa ou menos positiva, numa escala de valores tipo Likert 93% disse que contribua muita coisa e os restantes 7% escolheu alguma coisa. O entrevistado n 3 refere que o desempenho motor do aluno melhora significativamente quando lhe estimulada a msica: A msica vai relax-lo e atravs desse relaxamento e movimentos mais suaves ele ir conseguir mover determinadas partes dos seus msculos consoante a sua vontade. Logo sentir-se- mais confiante com o seu desempenho. O facto de o aluno com PC reagir bem com a msica faz com que este melhore os seus movimentos e at a sua comunicao. Segundo o entrevistado n 5 a msica pode ajudar a expressar sentimentos e emoes de forma no verbal. A comunicao e desempenho motor relacionam-se com a autoconfiana do aluno, na hiptese n 3, referamo-nos ao facto de o aluno com PC reagir bem o deixava mais confiante, segundo os resultados sim, o aluno consegue ficar mais confiante no seu desempenho quando lhes so introduzidos momentos musicais. Segundo APMT (1998), A msica pode ajudar a criana no controlo da motricidade, na sua organizao espcio-temporal e na expresso oral dando-lhe ao mesmo tempo oportunidade de expresso livre e prazer evitando bloqueios emocionais. Textos de musicoterapia I (1998). P. 84. A msica tem um grande papel no controlo da postura de um aluno com PC como demonstra o seguinte texto: O professor de msica ou musicoterapeuta tem um papel importante na equipa que se prope apoiar a criana e a famlia. A criana
110 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

com paralisia cerebral tem grandes dificuldades no controlo da postura e movimento, devido paralisia ou parsia dos membros, coordenao motora, movimentos involuntrios e perturbaes de equilbrio. Textos de musicoterapia I APMT (1998). P. 84. Atravs da reviso da literatura e das respostas dadas pelos inquiridos, confirmase que a msica transmite confiana aos alunos portadores desta patologia. No contributo da msica para a sociabilizao dos alunos com PC os professores mostraram-se igualmente concordantes, sendo que 90% respondeu que contribua muita coisa, 9% contribua alguma coisa e apenas uma pessoa diz contribuir mas pouco. Foi aproximadamente nos mesmos valores que esta questo obteve os seus resultados, 85% dos inquiridos tinham respondido que a msica contribui muito para a sociabilizao. O entrevistado n 3 refere a importncia de momentos musicais atravs dos quais o aluno se possa sentir como eles imitando-os. Segundo APMT (1998) Os aspetos ldicos que a msica proporciona criana ajudam-na no seu equilbrio emocional e na sua maturao e integrao social. Textos de musicoterapia I (1998). P. 84. Estando os alunos mais integrados, atravs de momentos musicais, confirma a hiptese n 1 levantada no inicio do trabalho: Introduzir momentos musicais dentro da sala de aula melhora o relacionamento dos alunos com NEE e PC em relao turma. A nvel de competncias de grupo, a msica um grande meio para promover valores como a sociabilizao, a cooperao e o respeito pelas diferenas. um meio muito importante de sociabilizao, uma vez que permite a participao e comunicao em grupo, favorecendo o equilbrio socio-afetivo da criana. P. 84. Textos de musicoterapia I (1998). Campbell; D. (2000) refere que a msica ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os outros, tanto em sua prpria cultura quanto em culturas estrangeiras, o mesmo autor refere que a msica exalta o esprito humano. A entrevistada n 2 refere que aproveita a relao protectora que os alunos mais velhos da turma sentem em relao aos alunos com mais dificuldades, assim favorece a relao social entre todos de forma motivadora. Segundo Nielsen (1999): O professor deve selecionar um aluno da classe para assumir as funes de companheiro mais ntimo do aluno com paralisia cerebral () a escolha do professor deve recair sobre um aluno merecedor de confiana que no s proporcionar apoio mas que muito mais importante, ser tambm um companheiro. Nielsen (1999) P.98. Mendona
111 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

(1999) no estudo A paralisia cerebral e a comunicao alternativa, realizado na RAM, conclui que o convvio com os pares na escola permite a procura de novas solues, realizaes e satisfaes no campo pessoal, educacional e ou profissional. Ser na interao com os outros que criana com PC se ir comparar e trocar as respectivas experiencias que lhe permitiro obter e desenvolver uma vivncia na comunidade circundante. Mendona (1999) P. 57. Segundo Monteiro A. (2004), num estudo tambm realizado na RAM, denominado Projeto de incluso Estudo de caso Teatro como forma inclusiva, chegou-se concluso de que a arte, neste caso atravs do grupo oficina versus, promove a incluso de pessoas portadoras de deficincia. Atravs das informaes fornecidas pela reviso da literatura, comparadas com as respostas dadas pelos inquiridos, confirmamos a validade da hiptese n 5: Quanto maior for o contacto com a msica maior ser a probabilidade de incluso de alunos com PC e NEE. A nvel do contributo da msica na comunicao dos alunos com PC, uns considerveis 96% dos inquiridos responderam que sim. O entrevistado n 2 refere que:
A estimulao musical origina uma maior comunicao com o meio envolvente.

Brscia (2003) refere que A terapia musical foi usada para melhorar a coordenao motora nos casos de paralisia cerebral e distrofia muscular. Tambm usada para ensinar controlo de respirao e da dico nos casos em que existe distrbio da fala P. 50, referido por Barreto e Silva (2004). A criana com PC no se relaciona apenas com os colegas de escola, ela est sujeita a comunicar e a conviver com outras pessoas: Este um trabalho de equipa ente os pais, os terapeutas o educador ou professor da classe e o professor de msica. Textos de musicoterapia I APMT (1998) P. 85. Segundo Campbell; Dickinson (2000), a msica criativa e auto-expressiva, permitindo a expresso de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres. Brscia (2003), citado por Barreto e Silva (2004), refere que as atividades musicais a expresso de todos e desenvolvem a autoestima geral. O autor refere ainda que a msica alivia a tenso e facilita a linguagem. Quando a Educao Musical comparada a nvel de importncia a outras reas como, a Matemtica, os professores inquiridos revelaram-se decididos em no
112 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

inferiorizar esta disciplina. Uns exemplares 94% dos inquiridos respondeu que no, a Educao Musical no menos importante que as outras disciplinas. A entrevistada n 2 diz que esta disciplina tem caractersticas multidisciplinares e que melhora a aprendizagem global. O entrevistado n 2 salienta o crescimento pessoal: a experincia/estudo de Educao Musical essencial para um crescimento pessoal e cognitivo to til e importante quanto as outras disciplinas. Dos inquiridos no questionrio houve em grande parte respostas como: a msica proporciona equilbrio emocional e desenvolve a ateno, a msica uma linguagem universal e tem um grande valor educacional. Outros disseram que desenvolve vrias competncias, tais como: motoras, sociais e intelectuais. O Decreto-Lei N 344/90 refere que a educao artstica imprescindvel na formao global equilibrada da pessoa. Segundo APMT (1998), competncias como a disciplina, ou a entreajuda so aspetos importantssimos a desenvolver em qualquer turma onde se desenvolva o processo ensino/aprendizagem, ainda mais quando se trata de uma escola inclusiva. A capacidade de manter a ateno tambm um aspeto que pode ser desenvolvido atravs da msica. Textos de musicoterapia I (1998) P. 84. Campbell; D. (2000) refere que a msica uma aptido inerente a todas as pessoas e que merece ser desenvolvida, o mesmo autor refere que a msica oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem no encontrar em parte alguma do currculo. Segundo Snyders (1996), citado por Barreto e Silva (2004), as expresses nas escolas so uma mais-valia porque alm de se poderem articular de forma multidisciplinar com as outras disciplinas, so bastante motivadoras tanto na aprendizagem como no comportamento dos alunos. Relativamente hiptese n 6, levantada no inicio do trabalho: A Msica to importante no desenvolvimento das capacidades dos alunos como as reas da Matemtica ou Portugus, segundo a reviso da literatura e a opinio dos professores inquiridos, confirma-se que a Educao Musical pode ser to enriquecedora ou mais que as outras disciplinas, mesmo aquelas que tm mais carga horria como a matemtica. Quanto utilizao da msica nas aulas dos docentes inquiridos, tivemos de ter em conta que alguns deles sendo professores de Educao Musical desde logo que utilizam a msica na sua estratgia de ensino. Apenas 3 inquiridos responderam que no a utilizam nas suas aulas, os restantes utilizam-na de desatascar que 60% dizendo sim utilizar com alguma frequncia. Em relao ao estudo De que forma a msica contribui
113 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

para a incluso de alunos com NEE na sala de aula, os inquiridos deste novo estudo reconhecem ter mais uso de momentos musicais na sala de aula. a entrevistada n 2 refere que muito importante a msica no 1 ciclo, esta ajuda na articulao das matrias de forma bastante motivante para os alunos. Em relao ao estudo realizado anteriormente De que forma a msica contribui para a incluso de alunos com NEE, constatmos que a nvel de conceitos sobre Educao Especial, os professores se mantm na mesma fasquia de conhecimento, com algumas dvidas, mas mostrando de forma global ter boa noo. Na amostra desse anterior estudo, todos esses 14 professores do 1 ciclo pertencentes RAM deram indicaes de que a msica seria um bom instrumento de incluso para alunos com NEE, de que estes alunos se relacionavam relativamente bem com os restantes mas, como no tinham respostas abertas, no deram um contributo crtico sobre a actual situao da incluso escolar. Atravs deste novo estudo, focado especificamente para a incluso de alunos com PC, mas incluindo sempre todos os outros alunos portadores de deficincia, os inquiridos emitiram algumas crticas sobre a utilizao deste instrumento inclusivo e sobre a forma como se inclui nas nossas escolas.

114 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Captulo 6
(Concluso)

115 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

6.1- Concluso

O caminho para a investigao longo e requer muito sacrifcio, como refere Quivy, R.; Campenhoudt, L. (1998). As dificuldades fazem parte desse caminho, o sacrifcio e os contratempos fazem igualmente parte integrante da investigao. Mesmo quando as circunstncias nos obrigam a parar ou a retroceder, vale sempre a pena continuar a caminhada e a vontade de procurar gerar novos conhecimentos porque tambm com os erros que se adquirem aprendizagens. A igualdade um direito que nos assiste a todos, como tal, no deve ser esquecida principalmente para aqueles que se encontram em desvantagem em relao aos outros. A aceitao um valor por vezes esquecido na nossa sociedade. Todos ns temos os nossos prprios limites que teremos de reconhecer tal e qual como temos de aceitar os limites dos outros. neste sentido que o desenvolvimento da investigao foi realizado, importante haver uma sensibilizao dos direitos de oportunidade que esto dispostos na nossa sociedade e o que se pode fazer para evitar discriminaes e para promover a convivncia em harmonia. Os alunos com NEES apresentam dificuldades especficas na aprendizagem e precisam, alm de interagir com outras crianas, de um ensino apto a responder s suas necessidades. Os alunos com Paralisia Cerebral tm dificuldades no controlo dos movimentos, necessitam de estimulao e de conviver de forma harmoniosa com os outros para se sentirem integrados. A UNESCO (1995) resolveu criar uma chamativa para a sociedade na incluso de todos os alunos apelando igualdade de condies. A msica uma linguagem universal que nos une a todos como seres humanos. Desde que este nasce que convive com os sons que o rodeia. Incluindo os mais agradveis ou os menos agradveis, tornam-se parte de ns e da nossa comunicao em sociedade. mediante um conjunto de sons e de silncios que a msica se constitui. Ela pode ser uma manifestao de algum ou pode tornar-se manifesta quando observamos algum a ouvi-la, escut-la, por exemplo.

116 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Ningum fica indiferente msica, quando um aluno com Paralisia Cerebral ouve os sons, torna-se mais calmo para realizar os movimentos e mais confiante para interagir com os outros. Foi esta uma das concluses qual o trabalho se manifestou. A msica um meio bastante favorvel para aproximar as pessoas, neste caso para incluir os alunos com mais dificuldades e necessidades entre o resto dos companheiros. Os resultados dos questionrios aplicados a Professores do 1 Ciclo da RAM e das entrevistas aos Professores de Educao Musical do Ncleo de Arte Inclusiva da RAM, assumiram um papel crucial na realizao do estudo qualitativo descritivo. Chegou-se concluso que alguns professores, que apesar de no terem tido qualquer cadeira sobre Educao Especial, todos no geral tm noes base sobre os conceitos Deficincia, Incluso e Paralisia Cerebral. O tema experiencia/formao gerador de controvrsias. Os professores consideram que a experincia permite a criao de mais alternativas no desenvolvimento deste processo, por outro lado, a formao tambm considerada pelos mesmos como sendo uma mais-valia no desempenho das suas atividades especialmente perante alunos com necessidades especiais. A escola inclusiva adquire um conjunto de objetivos que so bastante bem recebidos pela maioria dos professores. Incluir alunos com NEES junto dos demais benfico para ambos. Devido falta de formao e de condies por parte de todos os agentes envolvidos e por a incluso ser ainda um processo em construo, muitos professores contestam a viabilidade deste sistema como est a ter uso em algumas situaes. A msica , alm de um instrumento de integrao, um contributo para: o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento das capacidades motoras, da

sociabilizao, da comunicao, aprendizagem e confiana dos alunos com Paralisia Cerebral. A Educao Musical uma disciplina que enriquece o currculo dos alunos e tem caractersticas que a diferenciam de todas as outras. Tem uma capacidade multidisciplinar, motivadora de aprendizagem, incute o ensino globalizado e desenvolve valores de disciplina e criatividade.
117 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Apesar de a msica beneficiar a incluso destes alunos, alguns professores de Educao Musical sentem ainda a dificuldade em perceber as necessidades e em adequar algumas atividades. Os alunos com Paralisia Cerebral tm um bom relacionamento com os demais e para os professores bastante gratificante trabalhar com eles porque alm de serem empenhados, as mais pequenas conquistas no processo ensino/aprendizagem, repercutem-se no desejo de querer continuar a melhorar tanto por parte dos profissionais que os acompanham como pelos mesmos. O estudo realizado serve para se aprender que necessrio o apoio de todos para o sucesso de uma escola inclusiva. Uma escola onde todos possam ter as mesmas oportunidades de aprender e, particularmente onde todos possam ser compreendidos pelos outros, tudo isso capital para que o futuro da sociedade seja unido e saudvel. evidente a importncia da valorizao das aptides artsticas dos alunos para que o rendimento geral na escola seja bem-sucedido e equilibrado, sem emoo e envolvncia difcil criar laos que perdurem, e a msica tem um papel fundamental nesse semblante.

118 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

6.2- Linhas futuras de investigao.

Num trabalho de investigao h sempre algo que fica por fazer ou para melhorar. Por vezes as circunstncias constituintes do processo da investigao so determinantes para a ocorrncia de erros ou de decises menos conseguidas. importante haver sempre trabalhos que possam ser confrontados para assim diminuir as margens de erro. Seria interessante que este estudo pudesse ser realizado a nvel do ensino em Portugal continental. Uma vez que a incluso pela Arte j se faz na Regio Autnoma da Madeira h cerca de 30 anos, seria curioso ver o que os professores de Educao Musical, que faam incluso atravs da arte, teriam para dizer numa amostra em meios diferentes e com maior populao.

119 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Bibliografia

APMT (1998) Associao Portuguesa de Musicoterapia. Textos de Musicoterapaia I. Benezon, R. (1985) - Manual de Musicoterapa: Enelivros. Brscia, Vera Lcia Pessagno (2003). Educao Musical: bases psicolgicas e ao preventiva. So Paulo: tomo. Campbell D. (2000). - O efeito Mozart Descobrir na msica o poder de curar o corpo, fortalecer a mente e desbloquear o esprito criativo. Educao Especial e Reabilitao: Revista Volume 1, N 1 (1989) Correia, M. L. (2003). Incluso e Necessidades Educativas Especiais. Porto: Porto Editora. Costa, C. (1995): Musicoterapia na reabilitao de pessoas com deficincias mentais. In Integrar. N. 6. Decreto Lei n. 139 /90, de 16 de Agosto estabelece as bases gerais da organizao da educao artstica pr-escolar, escolar e extra-escolar. Decreto-Lei n. 3/2008 de 7 de Janeiro. Dirio da Republica n. 4/2008 I Srie. Lisboa: Ministrio da Educao. Decreto Lei n. 344 / 90, de 2 de Novembro Regulamenta a Educao Artstica em Portugal. Decreto-Lei n. 6/2001 de 18 de Janeiro. Dirio da Repblica n. 15/2001 I Srie A. Lisboa: Ministrio da Educao Fortin, M. (1999). O processo de investigao: da concepo realizao. Loures: Lusocincia. Gainza, Violeta Hemsy (1988) Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. So Paulo: Summus,. Ganganrd, M. (1974). Iniciao Musical dos Jovens. Editorial Estampa. So Paulo (Brasil).

120 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Gresh, E. (2007). Problemas clnicos e tratamentos. In Geralis, E. (2 ed.). Crianas com Paralisia Cerebral Guia para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed. Hoffmann S. Orientaao e Mobilidade(1998): Um proceso de alteraao positiva no desenvolvimento integral da cirana portadora de cegueira congnita. Porto Alegre. Lei n. 46 / 86, de 14 de Outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo (alterada pela Lei n. 115 / 97, de 19 de Setembro). Louro, S.V. (2006). Educao Musical e Deficincia: propostas pedaggica. Estdio Dois. Brasil. Matheus e Schielemann (2000) Definio de deficincia. Revista de sade de So Paulo. Mendona A. (1999) A paralisia cerebral e a comunicao alternativa O papel da escola como meio inclusivo. Miller, Geoffrey e Clark, Gary D. (2002) - Paralesias Cerebrais Causas, Consequncias e conduta, Brasil, Editora Manole. Monteiro A. (2004) - Projeto de incluso Estudo de caso Teatro como forma inclusiva. Nielsen L. B. (1999) - Necessidades educativas especiais na sala de aula Um guia para professores. Porto Editora. Nunes C. (2001) - Aprendizagem ativa da criana com multideficincia guia para educadores. Ministerio de Educaao de Lisboa. Organizao Curricular e Programas Ensino Bsico 1. Ciclo (2004). Ministrio da Educao. 4. Edio. Prez F. J. e Martnez B. U. (1986) - Para la integracion del deficiente: Edicion Sexta. Quivy, R.; Campenhoudt, L. (1998). Manual de Investigao em Cincias Sociais. Lisboa: Editora Gradiva. Revista Olhar N 26127 (2010) Jornal da Madeira. Realidades.

121 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Revista Diversidades (2009) N 24 Expresses: O Liberal, Empresa de Artes Grficas, LDA. Revista Diversidades (2010) N 30 Sem Barreiras: O Liberal, Empresa de Artes Grficas, LDA. Rodrigues, D. (2003). Perspetivas sobre a Incluso. Porto. Porto Editora. Silva E. (2009) Formao de Professores em Educao Especial: A experiencia da UNESP. Silva, L.R.I (1997). Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar. Ministrio da Educao. Lisboa. Silva M. (2010) - Jornal da Madeira - Reportagem Sol Realidades. Soares C. Revista viso (2003) - Terapia pela msica. Viso, 17 de Abril. Sousa, A. L. L. (2005) Extensao Universitaria na UFG: Olhando para o passado. Revista da UFG, Vol. 7, N. 2, Dezembro, Tuckman, B. (2008). Manual de Investigao em educao. Lisboa. Edio da Calouste Gulbenkian. Uma Escola Inclusiva a partir da escola que temos (1999). Edio do Conselho Nacional de Educao. Ministrio da Educao. 1. Edio. UNESCO (1994). Declarao de Salamanca e enquadramento da ao na rea das necessidades educativas especiais. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional. Vayer P. e Roncin C. (1989). - Integrao da criana deficiente na classe: Editora Mandle LTDA.

122 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Referncias electrnicas

Arte

Inclusiva

Grupo

danando

com

diferena

http://www.aaaidd.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5&Ite mid=8. Consultado em 12/01/2011. Bieler R. (2005): A deficincia como parte do ciclo de vida e o desenvolvimento inclusivo. http://siteresources.worldbank.org/EXTLACREGTOPHIDAIDS/Resources/Defi cienciaCiclodeVidaeDesenvInclusivo.doc Consultado em 13/01/2011. Barreto e Silva (2004) A Msica Como Meio de Desenvolver a Inteligncia e a Integrao do Ser

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/musicalizacao/importancia_educa cao.htm Consultado em 05/01/2011. Beck J. Educaao Musical inclusiva. (2009)

http://artigospanambi.blogspot.com/2009/08/educacao-musical-inclusiva.html Consultado em: 12/01/2011. Bieler, B.R. Desenvolvimento Inclusivo: Uma abordagem universal da Deficincia.http://bica.cnotinfor.pt/images_news/PDF./old/Paper_Rosangela.pdf . Consultado em 03/01/2011. Coelho D. (2011) Incluso e necesidades educativas.

http://principezinho11.blogspot.com/2011/05/inclusao-e-necessidadeseducativas.html. Consultado em 23/01/2011. Decreto Lei n. 319 / 91, de 2 de Agosto Ensino Especial em http//www.educare.pt. consultado em 11/01/2011. Direco Regional de Educao Especial e Reabilitao. http://www.madeiraedu.pt/dreer/tabid/1284/Default.aspx Consultado em: 13/01/2011. Esteireiro P. Gabinete de coordenao artstica. http://www.madeira-

edu.pt/gcea/tabid/2355/Default.aspx. Consultado em 13/01/2011.

123 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Federao Mundial da Musicoterapia. Defenio http://www.musicoterapia.mus.br/musicoterapia.htm. 21/01/2011.

de Musicoterapia (1996) Consultado em

Fontes M. (2008) Educao e Expresso Musical em crianas com Leso Cerebral Paralisia Cerebral. Escola Superior de Educao de Paula Frassinetti. http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/67/PG-EE-

2008MartaFontes.pdf?sequence=1 Consultado em 02/02/2011. Frases sobre msica http://www.mensagenscomamor.com/frases_sobre_musica.htm. Consultado em 05/01/2011. Freire P. (2009) Os grandes crescem com as crticas.

http://angelamaria314.blogspot.com/2009/08/mulheres-e-homens-somos-osunicos-seres.html. Consultado em 21/01/2011. Hoffmann R. Paralisia Cerebral e a aprendizagem: Um estudo de caso inserido no Ensino Regular (2000). http://www.icpg.com.br/artigos/rev0212.pdf. consultado em 15/01/2011. Louro, C. (2001). Ao social na deficincia. Lisboa: Universidade aberta.http://angelamaria314.blogspot.com/2009/08/mulheres-e-homens-somosos-unicos-seres.html. Consultado em 20/01/2011. Mitre e Souza O brincar na hospitalizao de crianas com paralisia cerebral. (2009). http://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n2/a07v25n2.pdf. Consultado em

17/01/2011. Projeto Educativo (2009/2013) - EBI/ Jardim de Infncia do Couo (2009). http://www.anossaescola.com/couco/ficheiros/documentos/Projecto%20Educati vo%202009-13.pdf Consultado em 16/01/2011. Revista n. 27. So Paulo - Educao e o Espectculo do Aprendizado (1999). http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas. Consultado em 12/01/2011. Simes J. Jornal de parede fala-me de msica. 5 Punkada. http://falamedemusica.net/Newspaper/5Punkada.php?lang=pt 16/01/2011. Consultado em

124 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Jorge Miguel Monteiro Paulos - Contributos da msica na incluso de alunos com Paralisia Cerebral.

Anexos

125 Escola Superior de Educao Almeida Garrett - 2011

Anexo I Grficos

Grficos das respostas ao questionrio de Professores do 1 Ciclo 1- Que disciplina leciona?

2- Tempo de servio.

ii

3- No curso de formao inicial, foi dada alguma cadeira sobre NEES?

160 140 120 100 80 60 40 20 0


Nmero de respostas

Sim No

4- Possui alguma formao especfica na rea do Ensino Especial?

iii

5- Escolha das seguintes opes, a que acha mais correta para a definio de deficincia.

6- J trabalhou com alunos com NEES?

iv

7- Como o relacionamento do(s) aluno(s) com NEES em relao ao resto do grupo?

8- Escolha das seguintes opes a que melhor define Paralisia Cerebral.

vi

9- Escolha das seguintes opes a que acha mais correta para a definio de incluso.

vii

10- Acha que a msica contribui de forma positiva para o processo ensino/aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral?

11- Na sua opinio a msica contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno com Paralisia Cerebral?

viii

11.1- A msica tem um papel importante no desenvolvimento de capacidades motoras?

ix

11.2- A nvel da sociabilizao dos alunos com Paralisia Cerebral, a msica contribui:

11.3- A msica facilita a comunicao dos alunos com Paralisia Cerebral?

12- Acha que a Educao Musical menos importante que as outras reas (Portugus, Matemtica)?

13- Utiliza a msica com que frequncia nas suas aulas?

xi

Anexo II Inquritos

xii

Inqurito para Professores de Educao Musical

xiii

Estimado(a) colega Sou aluno de Mestrado em Cincias da Educao Educao Especial, na p Escola Superior de Educao Almeida Garrett e venho por este meio apelar sua colaborao para um trabalho acadmico que estou neste momento a desenvolver. Este pretende ser uma base de anlise para um estudo sobre: Contributos da Msica na Incluso de alunos com Paralisia Cerebral. Quero ainda inform-lo que garanto o total e completo anonimato. Para responder assinale com X a respectiva resposta em que se enquadra ou ento preencha as linhas com letra legvel. Peo a cada colega o mximo de objectividade e sinceridade no seu preenchimento. Agradeo a sua colaborao. Jorge Paulos

1- Disciplina que leciona: ___________________________________________________

2- Tempo de servio: Menos de 5 anos Entre 10 e 15 anos Mais de 20 anos entre 5 e 10 anos entre 15 e 20 anos

3- No curso de formao inicial foi dada alguma cadeira sobre NEE`S? Sim No

3.1- Se respondeu sim, justifique.

xiv

4- Possui alguma formao especfica na rea do Ensino Especial? Sim No

4.1- Se respondeu sim, justifique. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

5- Escolha das seguintes opes a que acha mais correta para a definio de deficincia. Deficincia ausncia ou disfuno de uma estrutura psquica, anatmica ou fisiolgica. Deficincia perda ou anomalia da funo anatmica. Deficincia a limitao de um conjunto de competncias. Deficincia a incapacidade psquica, anatmica ou fisiolgica.

6- J trabalhou com alunos com NEE`S? Sim No

6.1- Refira as patologias com as quais j trabalhou.

xv

7- Como o relacionamento do(s) aluno(s) com NEES em relao ao resto do grupo? Muito mau Mau Razovel Bom Muito bom

8- Escolha das seguintes opes a que acha que melhor define Paralisia Cerebral. Total ausncia de atividades fsicas e mentais. Patologia no progressiva do movimento e da postura. Dano cerebral que leva inabilidade, dificuldade ou descontrole de msculos e certos movimentos do corpo. Anormalidade pr, peri e ps-natal.

9- Escolha das seguintes opes a que acha mais correta para a definio de incluso. A incluso um processo que favorece a participao de todos os alunos dentro de um grupo. A incluso um processo que respeita diferenas nas crianas promovendoas socialmente ao mesmo tempo que lhes proporciona aprendizagem. A incluso basicamente consiste em juntar crianas com deficincia com crianas normais. A incluso criar oportunidades para todos os alunos para a aprendizagem.

xvi

9.1- Indique 2 razes pelas quais acha que a incluso escolar deva ser feita em alunos com Paralisia Cerebral: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

10- Acha que a msica contribui de forma positiva para o processo ensino/aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral dentro de uma sala de aula? Sim No

10.1- Se a resposta foi sim, diga porqu. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

11- Na sua opinio a msica contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno com Paralisia Cerebral?
Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

11.1- A msica tem um papel importante no desenvolvimento de capacidades motoras?


Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

11.2- A nvel da sociabilizao dos alunos com Paralisia Cerebral, a msica contribui:
Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

xvii

11.3- A msica facilita a comunicao com alunos com Paralisia Cerebral? Sim No

12- Acha que a Educao Musical menos importante que as outras reas (Portugus e Matemtica)? Sim No

12.1- Se a resposta foi no, justifique. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

13- A estimulao auditiva e rtmica pode ajudar o aluno com PC na integrao Social/Escolar? Sim No

14- A integrao do aluno com PC na sociedade/escola pode ser influenciada e facilitada pelos sons do quotidiano? Sim No

15- A msica facilita o controlo muscular do aluno com PC, aumentando a sua autoconfiana. Concorda? Sim No

xviii

16.1- Se a resposta foi Sim, justifique. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Obrigado pela sua colaborao.

xix

Inqurito por Questionrio para Professores do 1 Ciclo

xx

Estimado(a) colega Sou aluno de Mestrado em Cincias da Educao Educao Especial, na p Escola Superior de Educao Almeida Garrett e venho por este meio apelar sua colaborao para um trabalho acadmico que estou neste momento a desenvolver. Este pretende ser uma base de anlise para um estudo sobre: Contributos da Msica na Incluso de alunos com Paralisia Cerebral. Quero ainda inform-lo que garanto o total e completo anonimato. Para responder assinale com X a respectiva resposta em que se enquadra ou ento preencha as linhas com letra legvel. Peo a cada colega o mximo de objectividade e sinceridade no seu preenchimento. Agradeo a sua colaborao. Jorge Paulos

1- Disciplina que leciona: _______________________________________________________________

2- Tempo de servio: Menos de 5 anos Entre 10 e 15 anos Mais de 20 anos 3- No curso de formao inicial foi dada alguma cadeira sobre NEE`S? Sim No entre 5 e 10 anos entre 15 e 20 anos

3.1- Se respondeu sim, justifique.

xxi

4- Possui alguma formao especfica na rea do Ensino Especial? Sim No

4.1- Se respondeu sim, justifique. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

5- Escolha das seguintes opes a que acha mais correta para a definio de deficincia. Deficincia ausncia ou disfuno de uma estrutura psquica, anatmica ou fisiolgica. Deficincia perda ou anomalia da funo anatmica. Deficincia a limitao de um conjunto de competncias. Deficincia a incapacidade psquica, anatmica ou fisiolgica.

6- J trabalhou com alunos com NEE`S? Sim No

6.1- Refira as patologias com as quais j trabalhou.

xxii

7- Como o relacionamento do(s) aluno(s) com NEES em relao ao resto do grupo? Muito mau Mau Razovel Bom Muito bom

8- Escolha das seguintes opes a que acha que melhor define Paralisia Cerebral. Total ausncia de atividades fsicas e mentais. Patologia no progressiva do movimento e da postura. Dano cerebral que leva inabilidade, dificuldade ou descontrole de msculos e certos movimentos do corpo. Anormalidade pr, peri e ps natal.

9- Escolha das seguintes opes a que acha mais correta para a definio de incluso. A incluso um processo que favorece a participao de todos os alunos dentro de um grupo. A incluso um processo que respeita diferenas nas crianas promovendoas socialmente ao mesmo tempo que lhes proporciona aprendizagem. A incluso basicamente consiste em juntar crianas com deficincia com crianas normais. A incluso criar oportunidades para todos os alunos para a aprendizagem. 9.1- Indique 2 razes pelas quais acha que a incluso escolar deva ser feita em alunos com Paralisia Cerebral: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ xxiii

10- Acha que a msica contribui de forma positiva para o processo ensino/aprendizagem de alunos com Paralisia Cerebral dentro de uma sala de aula? Sim No

10.1- Se a resposta foi sim, diga porqu. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

11- Na sua opinio a msica contribui para o desenvolvimento cognitivo do aluno com Paralisia Cerebral?
Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

11.1- A msica tem um papel importante no desenvolvimento de capacidades motoras?


Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

11.2- A nvel da sociabilizao dos alunos com Paralisia Cerebral, a msica contribui:
Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

11.3- A msica facilita a comunicao com alunos com Paralisia Cerebral? Sim No

xxiv

12- Acha que a Educao Musical menos importante que as outras reas (Portugus e Matemtica)? Sim No

12.1- Se a resposta foi No, justifique. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

13- Utiliza a msica com que frequncia nas suas aulas?


Nada Muito pouco Pouca coisa Alguma coisa Muita coisa

Obrigado pela sua colaborao.

xxv

Anexo III

Entrevistas

xxvi

ENTREVISTA PARA DOCENTES DE MSICA NCLEO DE INCLUSO PELA ARTE / DREER - RAM

1- Graduao

Curso: _______________________________________________________ Universidade: _________________________________________________ Ano de incio e concluso: _______________________________________ Habilitaes Literrias: __________________________________________

2- Experincia profissional:

a) Tempo de servio? _______________________________________________

b) Refira algumas facilidades e dificuldades encontradas ao longo da sua carreira com alunos do ensino especial: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

c) Considera a sua formao suficiente para o seu desempenho enquanto professor de educao / expresso musical de alunos do ensino especial? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

xxvii

d) No curso inicial teve alguma cadeira sobre NEES? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

e) Possui alguma formao especfica na rea do ensino especial? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

3- Conceitos:

a) O que para si a incluso? Perante um aluno com deficincia, o que acha mais importante fazer para o fazer sentir includo? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

b) O que entende por deficincia? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

c) Como define a Patologia Paralisia Cerebral?

xxviii

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

4- Educao Musical / PC

a) Acha que a Educao Musical menos importante que as outras reas (Portugus e Matemtica)? Porqu? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

b) Diga porque que acha que a msica pode ser um meio de incluso para alunos com PC? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

c) Acha que a msica contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos com PC? Porqu? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

xxix

d) A msica contribui para a comunicao dos alunos com PC? Porqu? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

e) A estimulao rtmica contribui para a integrao social / escolar do aluno com PC? Porqu? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

f) A msica facilita o controlo muscular do aluno com PC? Ele sente-se mais confiante por isso? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

5- Prtica docente:

a) Que tipos de atividades musicais realiza com os seus alunos? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ xxx

b) realizada algum tipo de avaliao? Qual? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

c) Tem alunos com PC? Quantos? _____________________________________

6- O Aluno com NEE / PC

a) Qual o relacionamento destes alunos com o resto do grupo? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

b) Qual para si a maior dificuldade na incluso de alunos com PC? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

c) Para incluir este tipo de alunos o que acha que falta no nosso ensino? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

d) O que considera crucial para um professor poder trabalhar com crianas com PC / NEE?

xxxi

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________

xxxii

Anexo IV Autorizaes

xxxiii

Trabalho: Contributos da Msica na Incluso de alunos com Paralisia Cerebral

CONSENTIMENTO INFORMADO

Reconheo que os procedimentos de investigao me foram explicados e que todas as minhas questes foram esclarecidas de forma satisfatria. Compreendo que tenho o direito de colocar agora e durante o desenvolvimento do estudo, qualquer questo relacionada com o mesmo. Tendo-me sido garantido que os dados que me dizem respeito sero guardados de forma confidencial que nenhuma informao ser publicada ou comunicada, incluindo a minha identidade, sem a minha permisso. Compreendo que sou livre de, a qualquer momento, abandonar o estudo. Pelo presente documento, consinto a minha participao plena no estudo acima mencionado.

___/___/___ Assinatura:____________________________________________________________

Confirmo ter explicado a natureza e finalidades dos procedimentos de investigao. Declaro total disponibilidade para fornecer esclarecimentos a dvidas surgidas antes ou durante a execuo de tais procedimentos.

___/___/___ Assinatura:____________________________________________________________

xxxiv

Autor: Jorge Paulos (Aluno do Mestrado do Mestrado em Cincias da Educao Ensino Especial na Escola Superior de Educao Almeida Garrett)

Orientador: Professor Doutor Horcio Pires Gonalves F. Saraiva

Este trabalho de investigao consiste no estudo sobre os Contributos da Msica na Incluso de alunos com Paralisia Cerebral nas Escolas da Regio Autnoma da Madeira. Os dados recolhidos sero tratados de forma confidencial. Os resultados sero apresentados mais tarde, nunca sendo os participantes identificados de forma individual, ficando os resultados disposio dos interessados. A deciso de participar ou no no estudo voluntria. Se decidir participar, poder abandonar o mesmo a qualquer momento.

Dado que s com a sua participao nos ser possvel concretizar este estudo, agradecemos desde j, a ateno e o tempo disponibilizado.

Grato pela sua colaborao.

xxxv

Exmo. Senhor Director regional Da Educao da RAM Dr. Rui Anacleto Mendes Alves Assunto: Pedido de autorizao para realizao de estudo de opinio de Professores por questionrio. Eu, Jorge Miguel Monteiro Paulos, aluno do Mestrado em Cincias da Educao Ensino Especial na Escola Superior de Educao Almeida Garrett, estou a realizar um trabalho de investigao sobre Contributos da Msica na Incluso de alunos com Paralisia Cerebral, sob orientao do Professor Doutor Horcio Pires Gonalves F. Saraiva. Venho assim, pedir a vossa excelncia, autorizao para realizar o estudo de campo atravs da aplicao de um Questionrio de opinio nas Escolas da Regio Autnoma da Madeira. Na realizao deste estudo de investigao sero considerados os aspetos ticos, ser igualmente garantida a confidencialidade dos dados e anonimato de todos os que aceitarem participar no estudo. Os resultados sero apresentados mais tarde, nunca sendo os participantes identificados de forma individual, ficando os resultados disposio dos interessados. Com os melhores cumprimentos. Subscrevo-me atentamente.

Funchal, 4 de Abril de 2011 _________________________________ Jorge Paulos

xxxvi

Vous aimerez peut-être aussi