Vous êtes sur la page 1sur 4

16/03/12

Corroso e outras patologias em Pontes Metlicas - PORTAL MET LICA

Empresas

| Informaes tcnicas

23:52
Home

Busca...

Arquitetura e Obras Artigos Tcnicos Produtos e Fornecedores Tabelas Indicadores de Preo Notcias

Corroso e outras patologias em Pontes Metlicas


A deteriorao causada pela interao fsico-qumica entre o material e o seu meio operacional representa alteraes prejudiciais indesejveis, sofridas pelo material metlico e armaduras do concreto armado, tais como o desgaste, variaes qumicas, modificaes estruturais, tornando-o inadequado para o uso dentro da estruturas. Estas incidncias, quando associadas ao uso incorreto das estruturas e falta de manuteno peridica, ressaltam em resistncias bem menores nos elementos do que as que foram calculadas, o que compromete a vida til da estrutura. Nesse contexto, o artigo prope verificaes a serem feitas durante um processo de inspeo em pontes metlicas de modo a obter um diagnstico mais preciso das patologias da estrutura analisada. LTIMAS NOTCIAS

16.03.12 - Prmio Alcoa d Inovao em Alumnio tem inscries prorrogadas

16.03.12 - Indstria do a alia para cobrar apoio do governo

Introduo
No sculo XVIII, a Revoluo Industrial na Inglaterra viria trazer grandes novidades para a engenharia de pontes. A principal inovao foi a insero das estruturas metlicas na construo. Os metais constituram a base da Revoluo Industrial inglesa, devido grande ocorrncia natural de minrios nas regies central e norte da ilha da Gr-Bretanha. Inicialmente, utilizou-se o ferro forjado como matria-prima para a construo de pontes. A primeira ponte metlica foi inaugurada em 1779 no distrito de Shropshire, oeste da Inglaterra. A Iron Bridge, como ficou conhecida, foi construda totalmente em ferro pela equipe do ironmaster Abraham III e levou quanto anos para ser finalizada. Atualmente, a ponte se encontra desativada para veculos e cargas, recebendo apenas visitao turstica. Com a difuso da Revoluo Industrial pela Europa continental no sculo XIX, vrios pases comearam a utilizar estruturas metlicas em suas obras pblicas. Em 1857, foi inaugurada a primeira ponte metlica da Alemanha, a ponte Werchsel. J em 1887, concluiu-se a primeira ponte metlica de Portugal, a ponte Pia Maria que apresenta um arco treliado de ferro fundido, projetado por Gustave Eiffel. A partir de meados do sculo XIX, as colnias britncias e os EUA comearam a apresentar construes de grande porte baseadas em estruturas metlicas. Na ndia e na Austrlia, muitas pontes e ferrovias foram construdas em ferro fundido. Nos EUA a construo com estruturas metlicas se deu de modo bastante rpido, tanto que em 1883, inaugurou-se a famosa Brooklyn Bridge, a primeira ponte de grande porte construda em ao nos EUA. Em 1884, foi finalizada a construo do Viaduc Du Garabit, ponte ferroviria em arco sobre o Rio Truyre, na Frana. Tambm foi projetada por Gustave Eiffel, a ponte foi um aperfeioamento do modelo da Pia Maria. O Viaduc Du Garabit se tornou o resultado de um projeto bastante pretensioso, pois apresentava o maior vo em ponte do mundo, alm de estar a impressionantes 122 m de altura em relao ao fundo do vale. Atualmente, a tecnologia de pontes de mostra bastante avanada e eficiente. No entanto, possvel observar que muitas pontes construdas ao logo de mais de dois sculos da indstria metalrgica sofrem com problemas patolgicos e no possuem um programa adequado de manuteno. Nesse contexto, importante destacar os processos patognicos e sistematizar os procedimentos de inspeo. Contribuindo nesse sentido, este trabalho apresenta importantes verificaes a serem feitas em pontes metlicas com a finalidade de entender melhor a condio estrutural da construo analisada.

16.03.12 - Drago de vidr promete riqueza e poder Camboja

16.03.12 - Plsticos ganh peso na Belmetal

15.03.12 - Siderrgicas fi em evidncia no Ibovesp


Siga-nos

2. O processo corrosivo em ponte metlicas


As causas mais importantes da corroso em pontes metlicas (FIGURA 1)so a atmosfera principalmente a presena de poeira a variao da umidade do prprio meio ambiente e os gases corrosivos, como gs carbnico (CO2), anidrido sulfuroso (SO2), anidrido sulfrico (SO3), gs sulfdrico (H2S), amnia (NH3) e trixido de nitrognio (N2O3). Alm da existncia de vazamentos ou infiltraes, so

metalica.com.br/corrosao-e-outras-patologias-em-pontes-metalicas

1/4

16/03/12

Corroso e outras patologias em Pontes Metlicas - PORTAL MET LICA


fatores de risco para a ocorrncia de corroso: a idade avanada da estrutura, a falta de proteo ou proteo inadequada, a presena de ferrobactrias e a aerao diferencial (Brinck, 2004 [1]). Todos os metais esto sujeitos ao ataque corrosivo, se o meio for suficientemente agressivo. Segundo Gentil (2003) [2], materiais considerados bastante resistentes corroso podem ser facilmente corrodos quando se usa um meio corrosivo especfico. Deste modo, para se afirmar da possibilidade do emprego do material deve-se fazer um estudo do conjunto: material metlico, meio corrosivo e condies operacionais (Dias, 1998 [3]). Os processos de corroso so considerados reaes qumicas heterogneas, ou reaes eletroqumicas, que se passam geralmente na superfcie de separao entre o metal e o meio corrosivo. (Gentil, 2003 [2]; Doyle et al., 1962 [4]). Segundo Pannoni (2204) [5], o mecanismo de ataque se relaciona alterao localizada do meio onde a estrutura se encontra. Na primeira etapa, denominada incubao, verificase o consumo do agente oxidante dentro da fresta atravs da reao catdica. A renovao do agente oxidante depende da difuso do agente em um meio confinado, o que praticamente impossibilita a reposio do mesmo. A reao andica prossegue, pois os eltrons gerados nesta regio so consumidos no processo catdico que acontece do lado externo, ventilado, da fresta. Ocorre um acmulo de produtos de corroso sob a forma de ctions metlicos dentro da regio confinada da fresta. Esta etapa pode acontecer sem dano aparente da estutura (Castro, 1999 [6]).

Figura 1 - Corros o na estrutura de ponte metlica no interior da Bahia

3. Verificaes durante processo de inspeo de pontes metlicas


Considerando a abrangncia do processo de deteriorao das estruturas metlicas, importante que certas verificaes sejam feitas durante o processo de inspeo de obras de arte especiais metlicas. A seguir, so listadas verificaes necessrias a um correta determinao do estado patolgico de uma ponte metlica.

3.1. Fundaes, Blocos e Pilares


Devem ser levantados possveis indcios de avarias causadas por choque de embarcaes e veculos que, se verificados, devero ser identificados. Cabe tambm observar a ocorrncia de assoreamento, estado de eroso, recalque (Loureno, 2007 [7]), situao da cabea das fundaes e a possvel existncia de protees ou qualquer forma de movimentao junto s fundaes, tais como variao do nvel de gua, velocidade da gua, material slido transportado, a possvel presena de galhos de rvores etc. Os materiais presos em fundaes, provocando obstruo ao curso de gua e elementos agressivos aos materiais da estrutura, devem ser cuidadosamente analisados, assim como a possvel necessidade da realizao de algum ensaio especial. O alinhamento e prumo dos pilares, a manuteno e a condio geral da estrutura tambm devem ser avaliados.

3.3. Aparelhos de apoio


Identificar o tipo de aparelho e possveis deficincias (fissuras, rasgos, trincas, ressecamento das almofadas de neoprene e corroso do ao). Devem ser cuidadosamente avaliados o posicionamento, a estrutura de apoio, o alinhamento, a horizontalidade e possveis movimentaes relativas das faces de assentamento e dos aparelhos (FIGURA 2). Deve ser feita uma avaliao da distribuio da carga nos apoios, a inspeo de possveis sinais de fissurao na cabea dos pilares, nas proximidades da juno entre as almofadas de neoprene e nos laminados de ao alm dos contatos de superestrutura. Verificar tambm o possvel esmagamento ou travamento das almofadas de neoprene por diferentes motivos, defeitos na execuo ou falta de manuteno. No caso de apoios elastomricos, devem ser verificadas possveis diferenas da espessura entre as partes dianteira e traseira dos mesmos e se h evidncias de rotao excessiva. Por fim, dever ser observada a funcionalidade do aparelho, a sua lubrificao e a liberdade de apoio dos movimentos, assim como a possvel existncia de folgas, vibraes das porcas e parafusos e a existncia de infiltrao (Dias, 1998 [3]).

3.3. Encontros
Deve ser verificada a presena de gua, quer seja por represamento, mudana no direcionamento do curso ou significativas variaes no nvel. Devem ser avaliados os taludes e sua conformidade, as saias dos aterros de acesso e a ocorrncia de empuxos no previstos sobre o encontro e possveis recalques, desalinhamentos e falta de prumo (Oliveira, 2002 [8]).

metalica.com.br/corrosao-e-outras-patologias-em-pontes-metalicas

2/4

16/03/12

Corroso e outras patologias em Pontes Metlicas - PORTAL MET LICA

Figura 2 - Aparelho de apoio danificado por processo corrosivo

3.4. Superestrutura
Cabe verificar o funcionamento adequado dos contraventamentos, impedindo instabilidade e deformaes nas peas por eles contraventadas, a presena de elementos agressivos ao ao e detalhes importantes sobre as condies gerais da estrutura (limpeza, sistema de proteo, estgio de deteriorao, acmulos de gua causados por vazamentos e por condensao que possa causar corroso em ambientes fechados, os meios de ventilao desses elementos fechados e o nvel de trepidao e rudos da obra de obra). A pista de rolamento dever ser cuidadosamente observada, detonando-se falhas e irregularidades tais como desnveis, descontinuidades, rachadura e trincas (FIGURA 3). Deve ser avaliado e mapeado o estado de corroso da estrutura (FIGURA 4) e suas causas provveis, assim como a presena de fraturas, fissuras ou trincas, as condies (uniformidade, irregularidade, desalinhamento, desgaste, fissuras, deformao excessiva e processo de corroso) dos elementos de ligao (parafusados ou rebitados e soldas) e superfcies de contato.

Figura 3 Descontinuidade na pista de ponte

Figura 4 - Corros o em elementos da superestrutura

Caso haja suspeio sobre a qualidade das ligaes soldadas, pode-ser executar ensaio no-destrutivo (ex: lquido penetrante) e, em situaes especiais, outros testes mais sofisticados devem ser requeridos. No caso de ligaes parafusadas, verificar porcas, contra-porcas, arruelas e se o aperto dos parafusos est conferindo rigidez suficiente para evitar vibraes excessivas quando ocorrer passagem de veculos.

3.5. Acessrios
Quanto aos acessrios, as verificaes devem abranger juntas de dilatao, guarda-corpos, drenagem, presena de obstculos (frma, brita, etc.) que impeam a movimentao da junta, ocorrncia de afrouxamento ou deslocamento de algum dos componentes, a infiltrao e qualquer irregularidade no perfil vertical da junta devem ser cuidadosamente levantados. Os guarda-corpos devem ser avaliados quanto ao alinhamento e prumo e os mecanismos de deteriorao instaurados tais como: corroso, pintura de proteo e suas condies gerais de fixao superestrutura (chumbadores, arruelas, porcas, contraporcas e soldas). Quanto drenagem, deve ser observada a existncia de possveis obstculos que dificultem o escoamento das guas pluviais nas canaletas, tais como frmas, brita, etc. Cabe notar se faltam tubos de sada de gua ou se existem anomalias nos mesmos. importante observar o estado das canaletas e pingadeiras, sua funcionalidade e possveis vazamentos para a estrutura. Por fim, recomendase tambm que ser verifique se a drenagem compromete qualquer outra estruturas ou provoca eroso nos taludes dos encontros.

4. Concluses
Usualmente, o grande problema em estruturas metlicas no estrutural, mas de manuteno. Apenas em um segundo momento, onde problemas desencadeados pela ausncia de uma manuteno preventiva, o problema culmina para o aspecto de segurana estrutural. A manuteno e preveno so sempre pontos fundamentais na busca por uma maior durabilidade em OAEs ) obras de arte especiais.

metalica.com.br/corrosao-e-outras-patologias-em-pontes-metalicas

3/4

16/03/12

Corroso e outras patologias em Pontes Metlicas - PORTAL MET LICA


Trabalhos de levantamento de incidncias patolgicas em estruturas metlicas, atravs de inspees rotineiras, podem ser considerados como a base de uma metodologia racional e analtica de se encarar os problemas de durabilidade, vida til, manuteno e gerenciamento de obras. Atravs da sistematizao dos processos de obteno e construo de um banco de dados referentes s estruturas, pode-se criar um sistema de gerenciamento com o objetivo de conhecer o real estado da obra, analisar e diagnosticar as suas condies, planejar e priorizar as intervenes, elaborar oramentos mais prximos da realidade, alm de ter informaes gerais que garantam tomadas de decises adequadas. Esforos devem se feitos no sentido de concretizar os conceitos atuais de durabilidade, vida til e patologia das estruturas metlicas, tanto no meio tcnico quanto no acadmico. Muitas so as incidncia patolgicas que podem ser evitadas, caso fossem aplicados antecipadamente os conhecimentos prvios sobre as suas causas. Desta maneira, nas fases de concepo, projeto e execuo, poderiam ser tomadas as medidas cabveis de preveno.

Referncias bibliogrficas
1. Brinck, F. M. Efeito da corroso na integridade estrutural da ponte metlica Marechal Hermes. Dissertao de Mestrado, Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, UFOP, Ouro Preto, 2004. 2. Gentil, V. Corroso. Ed. Livros Tcnicos e Cientficos, Rio de Janeiro, 3 Ed., 2003. 3. Dias, L. A. M. Estruturas de ao conceitos, tcnicas e linguagem. Zigurate Editora, So Paulo, 1998.

4. Doyle, L. E.; Morris, J. L.; Leach, J. L.; Schrader, G. F. Manufacturing processes and materials for engineers. Ed. Prentice-Hall Inc., New Jersey, 1962. 5. Pannoni, F. D. Princpios da proteo de estruturas metlicas em situao de corroso e incndios. Gerdau Aominas, So Paulo, 2 ed., 2004. 6. Castro, E. M. C. Patologia dos edifcios em estruturas metlicas. Ouro Preto. Dissertao de Mestrado. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, UFOP, Ouro Preto, 1999. 7. Loureno, L. C. Anlise de corroso em estruturas de pontes metlicas e de concreto armado. Dissertao de Mestrado, Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, Centro Tecnolgico, UFF, Niteri, 2007. 8. Oliveira, E. M. R. Metodologia de caracterizao de patologias em ob ras de arte especiais. Dissertao de Mestrado, Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, Centro Tecnolgico, UFF, Niteri, 2002.

Autores:
Lbia da Costa Loureno - Eng Civil, M.Sc., Universidade Federal Fluminense, Niteri, RJ; Mychael Vincius da Costa Loureno - Graduando em Cincias Biolgicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ; Luiz Carlos Mender - Prof. Associado D.Sc., Universidade Federal Fluminense, Niteri, RJ.

VEJA TAMBM Outros Artigos Tcnicos: Corroso C e a i as empresas especializadas em Reforo de Estruturas C e a i as empresas especializadas em Galvanizao C e a i as mehores empresas especializadas na Fabricao e Montagem de Pontes e Passarelas

E ie

e- ai

Fale conosco Anuncie Cadastre-se Sobre o Met@lica Links Copyright 1999-2012 Metlica - Todos os direitos reservados.

metalica.com.br/corrosao-e-outras-patologias-em-pontes-metalicas

4/4

Vous aimerez peut-être aussi